You are on page 1of 2

FSICA I -Introduo A avaliao de Fsica elaborada com questes que procuram selecionar o candidato que, ao final da terceira srie

e do ensino mdio, consegue estabelecer relaes entre os contedos tradicionais de Fsica e problemas apresentados pela realidade social. Prima-se pela capacidade de raciocnio em detrimento da memorizao de frmulas complexas e manipulao matemtica exagerada. Dessa forma, as questes oscilam desde aquelas mais gerais, que buscam avaliar se o candidato domina a leitura de um texto de cincias e sabe relacionar as informaes ali contidas com os conceitos bsicos de fsica, at as questes com nvel mdio que exigem um pouco mais de manipulao matemtica, sem, contudo distanciar-se da interpretao dos conceitos. II -Contedo programtico Grandezas fsicas 1. Grandezas fsicas e suas medidas Sistemas de unidade, Sistema Internacional (SI), Equaes dimensionais. 2. Relaes matemticas entre grandezas Grandezas diretamente proporcionais e inversamente proporcionais, Representaes grficas da relao entre duas grandezas, Interpretao dos grficos (inclinao da tangente curva e rea sob a curva), Grandezas vetoriais e escalares, Soma, subtrao e decomposio de vetores, Mecnica. 3. Cinemtica Velocidade escalar mdia e velocidade escalar instantnea, Acelerao escalar mdia e aceleraro escalar instantnea, Representao grfica, em funo do tempo, do deslocamento, velocidade e acelerao de um corpo, Velocidade e acelerao vetoriais mdias e velocidade e acelerao vetoriais instantneas e suas representaes grficas, Movimento uniforme e uniformemente variado, Movimentos retilneos e curvilneos, Movimento circular e uniforme: velocidade angular, perodo, frequncia, Acelerao centrpeta. 4. Movimento e as leis de Newton As trs leis de Newton e suas aplicaes, Dinmica do movimento circular, Momento ou torque de uma fora, Equilbrio, Fora de atrito, Fora elstica em molas. 5. Gravitao Peso de um corpo, Acelerao da gravidade, Movimento de um projtil em campo gravitacional constante, Lei da atrao gravitacional de Newton, Sistema solar, Lei de Kepler. 6. Quantidade de movimento (momento linear) e sua conservao, Impulso de uma fora. Quantidade de movimento de uma partcula e de um corpo, Grfico fora versus tempo, Lei da conservao da quantidade de movimento de um sistema isolado de partculas, Colises perfeitamente elsticas, parcialmente elsticas e inelsticas. 7. Trabalho e energia cintica. Energia potencial. Trabalho de uma fora constante, Interpretao do grfico fora versus deslocamento, O trabalho de uma fora varivel, O teorema da energia cintica, Noo de campo de fora, Foras conservativas, Trabalho de foras conservativas, Energia potencial, O teorema da conservao da energia mecnica, Sistema conservativos, Trabalho da forca elstica, Trabalho da forca de atrito. Potncia.

8. Hidrosttica Densidade de um lquido e presso em um lquido, Variao da presso com a altura em um lquido em repouso, Princpio de Stevin, Princpio de Pascal, Empuxo: Princpio de Arquimedes. 9. Termologia Temperatura e lei zero da termodinmica, Termmetros e escalas termomtricas, Calor sensvel e calor latente, Calor especfico de slidos e lquidos, Dilatao trmica, Processos de transmisso de calor, Conduo trmica, conveco trmica e radiao, Transformaes isobricas, Trabalho em gs, A experincia de Joule e o 1 princpio da termodinmica, ptica e ondas. 10. Reflexo e formao de imagens Trajetria de um raio de luz em meio homogneo, Leis da reflexo da luz, Espelhos planos e esfricos, Imagens reais e virtuais. 11. Refrao e disperso da luz Fenmeno da refrao, Lei de Snell e ndices de refrao absoluto e relativo, Reversibilidade de percurso, Dioptros planos, Lmina de faces paralelas, Prismas. 12. Lentes e instrumentos pticos Lentes delgadas, Imagens reais e virtuais nas lentes, Equao das lentes delgadas, Convergncia de uma lente, Dioptria, O olho humano, Instrumentos: microscpio, telescpio de reflexo, lunetas terrestres e astronmicas, projetores de imagens e mquina fotogrfica. 13. Pulsos e ondas: luz e som Propagao de um pulso em meios unidimensionais, velocidade da propagao, Superposio de pulsos, Reflexo e transmisso, Ondas planas e esfricas: reflexo, refrao, difrao, interferncia e polarizao, Ondas estacionrias, Carter ondulatrio da luz, Carter ondulatrio do som, Eletricidade. 14. Eletrosttica Carga eltrica e sua conservao, Lei de Coulomb, Induo eletrosttica, Campo eletrosttico, A quantizao da carga, Potencial eletrosttico e diferena de potencial, Unidades de carga, campo eltrico e de potencial eltrico, Capacitores, Capacitncia, Capacitor de placas paralelas, Associaes em srie e em paralelo para capacitores. 15. Energia eltrica e movimento de cargas Corrente eltrica, Resistncia e resistividade; variao com a temperatura, Associao de resistores, Conservao de energia e fora eletromotriz, Potncia eltrica, Relao entre corrente eltrica e diferena de potencial aplicada, Condutores hmicos e no-hmicos, Ampermetros, voltmetros e ponte de Wheatstone, Circuitos de corrente contnua, Leis de Kirchhoff. 16. Campo magntico Campo magntico de correntes e de ms, Vetor de induo magntica, Lei de Ampre, Campo magntico de uma corrente em um condutor retilneo e em um solenide, Foras atuantes sobre cargas eltricas mveis em campos magnticos, Foras magnticas atuantes em condutores eltricos percorridos por correntes: definio do Ampre. 17. Induo eletromagntica e radiao eletromagntica Corrente induzida devido ao movimento relativo do condutor em campos magnticos, Fluxo magntico, induo eletromagntica, Sentido da corrente induzida (Lei de Lenz), Campos magnticos e variaes de fluxo eltrico (noes).

You might also like