You are on page 1of 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS ENGENHARIA DE PRODUO FAEN ENGENHARIA ECONMICA

DREPECIAO E VALOR RESIDUAL

Dourados 2010

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS ENGENHARIA DE PRODUO FAEN ENGENHARIA ECONMICA

DREPECIAO E VALOR RESIDUAL Mtodos e aplicaes

Trabalho apresentado na disciplina de Engenharia Econmica no 6 semestre do curso de Engenharia de Produo. Universidade Federal da Grande Dourados. Acadmicos: Diego Correa da Silva Eduardo J. K. Pinheiro Renan Buss

Dourados MS

Introduo A perda de valor de determinado bem, por deteriorao ou obsolescncia intitulada como depreciao. Podemos entender como o custo ou as despesas decorrentes do desgaste dos ativos imobilizados (mquinas, veculos, mveis, imveis e instalaes) da empresa. Ao longo do tempo, com a obsolescncia natural com uso na produo, ou com a apario de novas tecnologias, os ativos vo perdendo valor, essa perda de valor apropriada pela contabilidade periodicamente at que esse ativo tenha valor reduzido a zero. Em termos contbeis, o clculo da depreciao dever obedecer aos critrios determinados pelo governo, atravs da Secretaria da Receita Federal, art. 305 do RIR/99, que estipula o prazo de 10 anos para depreciarmos as mquinas, 5 anos para veculos, 10 anos para mveis e 25 anos para os imveis. A depreciao no obrigatria para as entidades, mas aquelas que auferem lucros, faro uso como redutor "artificial" dos seus resultados a oferecer tributao. As entidades sem fins lucrativos no tm razo para usar essa tcnica. O clculo da depreciao vigente feito a partir de vrios mtodos prdefinidos, mas deve ser embasado especificamente no mtodo de depreciao contbil, real e exponencial, que ser exemplificado no desenvolvimento deste trabalho.

A depreciao uma tcnica contbil que independe da influncia administrativa, visa atender s exigncias do Fisco quanto deduo do Imposto sobre a Renda das empresas em percentuais fixados. A razo dessa depreciao a de promover a capitalizao das empresas para quando o objeto que est sendo usado ser substitudo no seu descarte, fazendo a entidade "poupar" recursos que seriam distribudos aos scios ou acionistas, afinal, o lucro contbil da entidade, que ser distribudo "monetariamente", foi reduzido por um efeito contbil "no monetrio", atravs da depreciao, e assim, capitalizou a empresa no exato valor lanado nesta rubrica, atravs do lanamento a dbito do patrimnio na Despesa com Depreciao. Entretanto, no clculo da depreciao, o administrador poder estabelecer frmulas mais adequadas realidade de sua empresa (gerencialmente a depreciao passaria a ter influncia da administrao), desde que no fira o Regulamento do Imposto de Renda/RIR, que estabelece percentuais mximos (ou perodos mnimos de tempo). Assim, um veculo, por exemplo, embora tenha uma vida til econmica terica de cinco anos, no precisa ser depreciado nesse perodo, pois a sua vida til efetiva ser bem maior do que isso, principalmente se os resultados da empresa no forem sempre de lucros para serem "poupados" para esta finalidade.

Bens Depreciveis. De acordo com o art.25 da IN SRF n 11/96 os bens depreciveis so: Edifcios e construes (a partir da concluso e incio de utilizao, o valor da edificao deve ser destacado do valor do terreno);

Projetos florestais destinados a explorao dos respectivos frutos;

Bens mveis e imveis utilizados no desempenho de atividades de contabilidade;


Os bens imveis utilizados como estabelecimento da administrao; nas atividades operacionais, instalados em

Os bens mveis utilizados estabelecimento da empresa;

Os veculos do tipo caminho, caminhonete de cabine simples ou utilitrios utilizados no transporte de mercadorias e produtos adquiridos para revenda, de matria-prima, produtos intermedirios e de embalagem aplicados a produo; Os veculos do tipo caminho, caminhonete de cabine simples ou utilitrio, as bicicletas e motocicletas utilizadas pelos cobradores, compradores e vendedores, nas atividades de cobrana, compra e venda, bem como os utilizados nas entregas de mercadorias;

Os veculos utilizados no transporte coletivo de empregados;

Os bens mveis e imveis utilizados em pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos;

Os bens mveis e imveis prprios, locados pela pessoa jurdica, e que tenham a locao como objeto de sua atividade;

Os bens mveis e imveis objeto de arrendamento mercantil nos termos da Lei 6099/74, pela pessoa jurdica arrendadora;

Os veculos utilizados na prestao de servios de vigilncia mvel, pela pessoa jurdica que tenha objeto essa espcie de atividade (art. 307 do RIR/99).

Bens no Depreciveis.

Terrenos, salvo em relao a melhoramentos ou construes;

Prdios ou construes no alugados nem utilizados pelo proprietrio na produo dos seus rendimentos ou destinados a revenda; Bens que normalmente aumentam de valor com o tempo, como as obras de arte ou antigidades;

Bens para os quais sejam registradas cotas de exausto (art.307, pargrafo nico do RIR/99).

Depreciao Acelerada. Bens que so utilizados por perodos maiores do que s oito horas previstas na legislao vigente, por sofrerem maiores desgastes, so beneficiados com a depreciao acelerada que se d mediante aplicao de coeficientes, a saber:

Um turno de oito horas - 1,0; Dois turnos de oito horas - 1,5; Trs turnos de oito horas - 2,0.

Mtodos de clculo da Depreciao. Mtodo Linear O mtodo linear consiste na aplicao de taxas constantes durante o tempo de vida til estimado para o bem e o mais freqentemente utilizado. Exemplo: Um bem tem vida til de 10 anos, com taxa de depreciao de 10%. Taxa de Depreciao = 100% dividida por tempo de vida til.

100% dividido por 10 anos = 10% a.a.

Mtodo da Soma dos Algarismos dos Anos Este mtodo consiste em estipular taxas variveis, durante o tempo de vida til do bem, adotando-se o seguinte critrio: somam-se os algarismos que formam o tempo de vida til do bem, obtendo-se assim, o denominador da frao que determinar o valor da depreciao em cada perodo.

Mtodo das Horas de Trabalho Este mtodo consiste em estimar o nmero de horas de trabalho durante o tempo de vida til previsto para o bem. A cota de depreciao ser obtida dividindo-se o nmero de horas trabalhadas no perodo pelo nmero de horas de trabalho estimado durante a vida til do bem. Este mtodo prprio das empresas industriais.

Mtodos das Unidades Produzidas Tambm utilizado por empresas industriais e consiste em estimar o nmero total de unidades que devem ser produzidas pelo bem ao longo de sua vida til. A cota de depreciao de cada perodo ser obtida dividindo-se o nmero de unidades produzidas no perodo pelo nmero de unidades estimadas a serem produzidas ao longo de sua vida til. Mtodos de Depreciao exponencial A prtica nos diz que na maioria das vezes a depreciao conduzida por uma curva exponencial com queda acentuada nos primeiros anos e mais suave nos anos posteriores. Assim utilizamos a funo: VRE: P (1+t)^n

Concluso A depreciao uma tcnica contbil amplamente usada para promover a capitalizao e tambm renovao tecnolgica das empresas e indstrias, visando atender s exigncias do Fisco quanto deduo do Imposto. Este recurso tem caractersticas para cada ativo da empresa, como bens que so utilizados por perodos maiores do que s oito horas previstas na legislao vigente, por sofrerem maiores desgastes, so beneficiados com a depreciao acelerada. Seus benefcios fiscais incentivam o progresso econmico, alm de estimular a incluso tecnolgica da empresa gerando um carter competitivo na sua fatia de mercado agregando um carter social quando visando sua atualizao contribui para competncia de seus funcionrios tornando-os mais capacitados.

Bibliografia http://miltonborba.org/MAT/Deprec.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Depreciao

You might also like