You are on page 1of 5

Uma publicao mensal Acesso Magistral

nmero 56 - 2008 / www.acessomagistral.com.br

DICAS FARMACOTCNICAS
Gotas x conta-gotas
A administrao de um medicamento lquido por via oral dividido em dose unitria como gota de longa tradio galnica. Esta forma farmacutica continua sendo muito aplicada nos dias de hoje, notadamente em preparaes contendo concentraes de ingredientes ativos superior quelas usualmente encontradas na forma de xarope, elixir ou outras solues destinadas administrao em volumes maiores. A forma gotas tambm aplicada na administrao (instilao) de medicamentos via nasal (gotas nasais), via auricular (gotas auriculares ou ticas), via oftlmica ou ptica (colrios). Gotas (forma farmacutica): Gotas podem ser definidas com uma preparao farmacutica lquida na forma de soluo ou suspenso aquosa ou oleosa, destinada a ser administrada na forma de gota por via oral, nasal, auricular ou ptica. As gotas orais so administradas ao paciente usualmente aps a prvia diluio em gua ou outras bebidas compatveis. Conta-gotas: Instrumento utilizado para medir pequena quantidade de lquido, denominado gotas. constitudo por um pequeno tubo com uma das extremidades estreitada ou ento de um dispositivo dispensador adaptado ao frasco (gotejador).

Figura1. Exemplos de conta-gotas administrao de medicamentos

usados

na

Figura 2. Frasco com dispositivo gotejador

Fatores fsicos que influenciam na massa e no volume das gotas: A massa e o volume das gotas dispensadas de um tubo capilar ou de um conta-gotas so determinados por leis fsicas: O escoamento de um lquido em um capilar (e tambm em um conta-gotas) ir ocorrer partir da extremidade deste, com a formao de uma gota que aumenta progressivamente. O lquido

permanece retido por uma membrana invisvel constituda pelas foras de tenso superficial. A gota se desprende quando a sua massa (peso) supera as foras de tenso superficial (fora resultante da atrao entre as molculas). A massa da gota de um lquido depende do conta-gotas (do seu dimetro ou abertura), da temperatura, alm das foras de tenso superficial atuantes. Variaes nestas condies promovero alteraes na massa da gota formada. Para um dimetro ou abertura idntica de um conta-gotas, a massa das gotas ser funo da tenso superficial de cada lquido. A massa de cada gota depender ainda da natureza do lquido e da sua viscosidade em determinada temperatura .

A equao abaixo expressa matematicamente a relao dos fatores fsicos que influenciam na massa da gota dispensada partir de um tubo capilar ou de conta-gotas e gotejadores: mxg=dxx Onde: m = massa da gota (g) g = constante da acelerao da gravidade (981 cm.s-2) d = dimetro da extremidade do capilar = tenso superficial (dyn. cm-1) = constante pi (3,1416) Quando a fora peso do lquido (m x g) ultrapassa a tenso superficial, a gota desprende-se do contagotas.

Consequentemente temos: m= dxx g

Portanto, a massa da gota depende de dois fatores principais: da tenso superficial do lquido () e do dimetro da extremidade do capilar ou do conta-gotas (d).

Figura 3. Esquema da formao e desprendimento da gota de um conta-gotas (Ragazzi, 2006)

Conta-gotas oficial: Freqentemente, a gota empregada como unidade de medida de um medicamento. No passado, a gota era usada como equivalente de um mnimo. Entretanto, como medida a gota por si s no representa uma massa ou volume especfico. De fato, a gota no representa uma quantidade definitivamente determinada, uma vez que o volume das gotas de diferentes lquidos variam muito entre si (ver tabela I e II) (Ansel & Stoklosa, 2001). O tamanho da gota influenciado por vrios fatores incluindo aqueles supracitados como, densidade do lquido, temperatura, tenso superficial, dimetro e abertura da extremidade do gotejador e do ngulo de gotejamento (h uma tendncia do aumento da massa e volume da gota com o aumento do ngulo de inclinao do conta-gotas) (ver figura 5). O conta-gotas medicinal oficial, segundo a Farmacopia Americana e outras farmacopias (ex. Farmacopia Francesa e Italiana), apresenta o dimetro externo de 3mm e dispensa 20 gotas de gua por mL em uma temperatura de 25 C, posicionando o conta-gotas perpendicular ao recipiente que receber a gota ( = ngulo de inclinao de 0o) (ver figura 4).

Figura 4. Dimenses (mm) do conta-gotas oficial

Tabela I. Nmero de gotas dispensadas por mL de diversos lquidos (conta-gotas oficial) Adaptado (Charpentier et al., 2004; Ragazzi, 2006)

Tabela II. Variao do volume da gota de diversos entre diversos colrios comercializados Fonte: Stillitano et al., 2005. Substncia (lquida) gua destilada lcool 96 GL lcool 50 GL lcool 70 GL Propilenoglicol Glicerina Tintura de Valeriana Extrato fluido de Hammamlis Nmero de gotas / mL (25 C) 20 57 50 54 38 25 54 50

Figura 5. Aumento progressivo do volume da gota de gua com aumento do ngulo de inclinao do conta-gotas (conta-gotas oficial 25 C).

Calibrao do conta-gotas: Os fabricantes de medicamentos normalmente fornecem os contagotas e gotejadores especialmente calibrados para seus produtos. Contudo, em diversas situaes incluindo no contexto da farmcia magistral, o profissional de sade tem a necessidade de calibrar o conta-gotas ou outro dispositivo gotejador para medida de pequenas quantidades do produto lquido. A calibrao pode ser realizada segundo o procedimento descrito a seguir. Procedimento para calibrao de conta-gotas e outros dispositivos gotejadores: 1. Contar o nmero de gotas requerido para transferir um volume de 2mL do lquido do produto de sua embalagem original (utilizando seu respectivo conta-gotas ou gotejador) para uma proveta graduada de 5mL. 2. Dividir o nmero de gotas gasto por 2, e ento teremos o nmero de gotas dispensado por mL. 3. O volume dispensado por gota, poder ser calculado por regra de trs, conforme demonstrado no exemplo a seguir. Por exemplo, caso seja necessrio 40 gotas para preencher o volume de 2 mL de um determinado lquido, qual ser o volume dispensado por gotas e quantas gotas dispensadas equivalero a 1mL do lquido. 40 gotas ______________________2mL 1gota _______________________X (mL) X= 2 / 40 X = 0,15mL (volume dispensado por gota). Para calcular o nmero de gotas equivalentes a 1mL s dividir 2: 40 / 2 20 gotas/mL

Referncias: 1. Ansel, H.C. & Stoklosa, M.J. Pharmaceutical Calculations. 11th ed. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins, 2001. p.66-67. 2. Khan, M.A. & Reddy, I.K. Pharmaceutical and Clinical Calculations. 1st ed. Lancaster, Pennsylvania: Technomic Publishing Company, 1997. p.32-33. 3.Ragazzi, E. Galenica Pratica Formulazione e Tecnologia. 1 ed. Padova, Italia: Libreria Internazionale Cortina Padova, 2006. p.23-44. 4.Charpentier, B. et al. Guide du Prparateur em Pharmacie. 2e dition. Paris:Masson, 2004.735-736. 5.Stillitano, I.G. et al. Impacto econmico do custo de colrios no tratamento do glaucoma . Arq Bras Oftalmol. 2005;68(1):79-84

You might also like