You are on page 1of 13

II Encontro de Formao do Programa Escola Ativa EJA Escolas Nucleadas da Zona Rural Mdulo II Introduo Educao do Campo Objetivos:

s: Ampliar referenciais de base dos formadores sobre o Programa Escola Ativa e a Poltica Nacional da Educao do Campo; Apresentar e socializar as snteses dos Cadernos Didticos do Campo: Concepo de Educao do campo; Projeto Poltico pedaggico; Organizao do Trabalho Pedaggico e Currculo para as escolas do campo; Discutir em oficinas as concepes da Educao do Campo aplicadas metodologia do Programa Escola Ativa; Orientar e instrumentalizar os formadores para atuao pedaggica no Programa da Escola Ativa. PLANEJAMENTO ATIVIDADES ETAPA 1 DATA TEMTICAS/ATIVIDADES 08:00 - Credenciamento 09:00 - Abertura 10:00 - Educao do Campo, enquanto direito no contexto da poltica de desenvolvimento humano e social. 11:30 - Debate 12:00 - Almoo 14:00 - Oficina 1- Diretrizes Nacionais da Educao do Campo. Procedimentos: Anexo I - Oficina 1 (Plano de Ao de implementao das Diretrizes Operacionais de Educao do Campo). 16:30 - Socializao dos resultados das atividades das Oficinas. 08:00 - O Trabalho como princpio educativo em Educao do Campo 09:30 - Debate 10:00 - Lanche 10:30 - Exposio I Consideraes sobre o tratamento do currculo na escola do campo. 12:00 - Almoo 13:30 - Oficina 2* - O Trabalho como princpio educativo em Educao do Campo; Procedimento: Anexo II. 15:30 - Lanche 16:30 - Socializao dos resultados das Atividades das Oficinas.

Tera feira 29/06

Quarta feira 30/06

07:00 -Quinta - Manh Caf da feira 08:00 - Exposio Exposio II: Organizao do Trabalho 01/06 Pedaggico. 10:30 - Oficina 3 - O Trabalho Pedaggico na organizao do currculo do Programa Escola-Ativa.
*

Procedimento: Anexo III 12:00 - Almoo 13:30 MOMENTO LDICO

ETAPA 2 Mdulo III Temas transversais: as Salas Multisseriadas e a Educao do Campo Ementa do Mdulo: *Concepes de desenvolvimento e aprendizagem (Psicologia Histrico-Cultural). *Ensino fundamental de nove anos. *Teorias de alfabetizao (alfabetizao e letramento). *Aspectos psicolingsticos da alfabetizao (desenvolvimento da escrita, produo de textos, gneros textuais). *Formas de agrupamento entre as crianas nas salas multisseriadas. *Planejamento de ensino.

Data a combinar

08:00 - Palestra: O projeto Poltico Pedaggico para Educao do Campo. 9:00 - Debate 9:30 - Lanche 10:30 - Oficina 4* Diretrizes para Construo do PPP nas Escolas do Campo. Procedimentos: Anexo IV 12:00 - Almoo 14:00 Relaes entre aprendizagem e desenvolvimento Objetivos: Analisar os diferentes posicionamentos tericos no campo educacional acerca das referidas relaes (aprendizagem e desenvolvimento), bem como suas vinculaes s concepes de homem, sociedade e prtica pedaggica. 15:30 - Lanche 16:30 - Socializao das Atividades das Oficinas.

Data a combinar

Relaes entre periodizao do desenvolvimento (zero a dez anos) e apropriao da cultura e suas implicaes para o ensino fundamental de nove anos. Objetivos: Compreender as caractersticas dos diferentes perodos do desenvolvimento (zero a dez anos), a natureza social das mesmas e o papel da apropriao da cultura nesta trajetria, tendo em vista um planejamento de ensino desenvolvimentista.
08:00 - Palestra: 9:30 - Lanche 12:00 - Almoo 14:00 Estudo em grupos

Aps a leitura (prvia) do texto A periodizao do desenvolvimento psicolgico individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigotski responder as seguintes questes: 1) Quais as principais contribuies do conhecimento acerca da periodizao do desenvolvimento para o planejamento de ensino?

2) Em que medida as formas de agrupamento nas salas multisseriadas podem promover o enriquecimento dos perodos vividos pelos alunos. Texto: A periodizao do desenvolvimento psicolgico individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigotski (Marilda G. D. Facci).
15:30 - Lanche 16:30 - Socializao das Atividades das Oficinas.

Teorias de alfabetizao: construtivismo e histrico-cultural. (Profa. Ana Carolina Galvo Marsiglia). Objetivos: Promover reflexes acerca desses conceitos, suas especificidades e expresses na educao escolar, tendo em vista a converso da leitura e da escrita em instrumentos psicolgicos de decodificao do mundo e aes sobre ele.
08:00 Palestra: 9:30 - Lanche 12:00 - Almoo 14:00 Estudo em grupos Data a combinar

Com base na leitura do texto O desenvolvimento da escrita na perspectiva histrico-cultural e construtivista (Ana Carolina Galvo Marsiglia e Lgia Mrcia Martins). 1) Destaque as diferenas mais decisivas entre tais perspectivas. 2) Como podemos implementar avanos no ensino da escrita a partir da anlise de tais diferenas. Texto: O desenvolvimento da escrita na perspectiva histrico-cultural e construtivista (Ana Carolina Galvo Marsiglia e Lgia Mrcia Martins).
15:30 - Lanche 16:30 - Socializao das Atividades das Oficinas.

Letramento e gneros textuais: o ensino da escrita luz da pedagogia histricocrtica (Profa. Ana Carolina Galvo Marsiglia) Objetivos: Promover reflexes acerca do conceito de letramento no trabalho com gneros textuais a partir de proposies da pedagogia histrico-crtica, tendo em vista a converso da leitura e da escrita em instrumentos psicolgicos de decodificao do mundo e aes sobre ele.
08:00 - Palestra: Data a combinar 9:30 - Lanche 12:00 - Almoo 14:00 Estudo em grupos

Tomando como referncia o texto A prtica pedaggica na perspectiva da pedagogia histrico-crtica esboce um plano de ensino a partir proposta metodolgica da pedagogia histrico-crtica em relao ao contedo gneros textuais. Texto: A prtica pedaggica na perspectiva da pedagogia histrico-crtica (Ana Carolina Galvo Marsiglia).
15:30 - Lanche 16:30 - Socializao das Atividades das Oficinas.

P.S. Ser feita adequao dos objetivos e temas para a Educao de Jovens e Adultos tendo como princpio bsico a Educao do Campo

Anexo I OFICINA 1 - Diretrizes Nacionais da Educao do Campo. Procedimento: Oficina 1 (Plano de Ao de implementao das Diretrizes Operacionais de Educao do Campo). Atividade A: Prtica social inicial (caracterizao da realidade em que se colocam as Diretrizes Operacionais de Educao do Campo) Procedimento: Caracterizar a realidade da educao pblica no contexto do campo; Problematizao (explicitao da prtica social apontada pelas Diretrizes Operacionais de Educao do Campo) Procedimento: Sugestes de questes que podem ser levantadas pelo formador: Qual a idia de campo que predomina entre os educadores e nas polticas educacionais das secretarias municipais de educao? Os contedos escolares, a metodologia e as formas de organizao, funcionamento e atendimento das escolas contemplam as especificidades da realidade do campo? Como experienciar/vivenciar concretamente as Diretrizes Operacionais para as escolas do campo? Quais so os principais desafios na luta por polticas pblicas de educao do campo? Sugesto de procedimento do formador para o encaminhamento da atividade A (O formador dever registrar as principais informaes fornecidas pelos participantes de forma a estabelecer relao com os pontos discutidos e apresentados durante a palestra. Para realizar essa atividade interessante elaborar um conjunto de slides contendo imagens de escolas do campo em situao precria, bem como a viso dos educadores que atuam nessas escolas). ATIVIDADE B Instrumentalizao (aes didtico-pedaggicas para alcanar a aprendizagem). Utilizar texto das Diretrizes para tratar do contexto histrico da elaborao das Diretrizes. Destacar o que preconiza os artigos, esclarecendo que as Diretrizes constituem um conjunto de princpios legais referentes organizao curricular, a gesto, organizao e estrutura da escola, financiamento e formao dos profissionais. 1.4 Catarse (expresso elaborada da nova forma de entender a prtica social das Diretrizes Operacionais da Educao do Campo). Estabelecer a relao da Lei com a prtica da educao do campo a partir da realidade existente. Procedimento : Dividir a turma em quatro grupos. Cada grupo dever fazer a leitura dos artigos da Resoluo do Campo, e destacar os principais aspectos legais preconizados nas Diretrizes, que se colocam em contradio com a realidade da educao do campo. Sugesto de procedimento do formador para o encaminhamento da atividade B: O formador, aps a exposio dos grupos, complementa as exposies com subsdios da sntese do Caderno Didtico, considerando os fundamentos da Educao do campo, em vista ao tpico: Educao do Campo e Escola do campo como Avanar. (Pg. 36). ATIVIDADE C 1.5 Prtica social final do contedo temtico tratado: Iniciar o processo de construo de um Plano Estratgico para implantao das Diretrizes operacionais no Municpio, considerando as questes: O que, como, quando e com quem, em funo dos temas propostos abaixo: G1- Proposta Pedaggica e Organizao Curricular arts. 4 e 5;

G2- Responsabilidade do poder pblico arts. 3 e 6 e Organizao e estrutura escolar artigo 7 e seus pargrafos; G3 - Gesto escolar e parcerias arts. 8, 9, 10 e 11; G4 - Formao dos Profissionais arts. 12 e 13 e Financiamento da Educao arts. 14 e 15. Sugesto de procedimento do formador para o encaminhamento da atividade C: O formador dever fazer as consideraes retomando a exposio da manh: Educao do Campo, enquanto direito no contexto da poltica de desenvolvimento humano, social e do projeto histrico de longo prazo de superao do modo de produo capitalista, Caderno Didtico dos Fundamentos da Educao do Campo (pg.40) e o que precisamos para transformar a Escola do Campo. Observao para o formador: O objetivo da atividade prtica fornecer indicadores para contribuir no processo de elaborao do Plano Estratgico das Diretrizes do campo para os municpios. Esses indicadores devero ser revistos no ltimo dia da formao do mdulo II, considerando que os formadores-tutores estaro com mais elementos tericos, pedaggicos e polticos sobre a temtica abordada. Lembrete fundamental: As possibilidades das condies objetivas esto dadas e esta s avana na luta, na organizao coletiva. Cabe-nos a partir do local de trabalho, no nosso caso a escola, dar rumo s polticas pblicas, sejam elas do nosso modo de vida, sejam elas das polticas de estado ou de governos (FREITAS, 1995).

Anexo II OFICINA 2 - O Trabalho como princpio educativo em Educao do Campo Procedimentos: Bases para identificao da necessidade do Trabalho como Princpio Educativo Atividade A: A Prtica social inicial (caracterizao da realidade da vida no campo, considerando as relaes de trabalho do homem do campo) Procedimento: solicitar em pequenos grupos que os professores caracterizem as comunidades de seus municpios, em vista as condies em que vivem, como trabalham, como se alimentam, como moram...) Problematizao (explicitao dos principais problemas da prtica social do trabalho no campo). Procedimento: Problematizar as relaes de trabalho do homem do campo, considerando as questes: Quem produz recebe o justo pelo que produziu? O que produzido atende aos interesses do homem do campo? As pessoas do campo vivem uma vida digna? O trabalho realizado atende as necessidades de sobrevivncia do homem do campo? Os filhos dos trabalhadores do campo tm acesso a uma boa educao e cultura, sade, alimentao, lazer, saneamento, acesso aos meios de comunicao, transporte? ...). Atividade B: Instrumentalizao (aes didtico-pedaggicas para alcanar a aprendizagem). Procedimentos: Discusso do artigo: A dupla face do trabalho: criao e destruio da vida. De: Gaudncio Frigotto. Levantamento de categorias e conceitos no compreendidos pelos grupos para estabelecer esclarecimentos explicativos a partir da base terica do artigo; Catarse (expresso elaborada da nova forma de entender a prtica social do trabalho no campo). Procedimento: Estabelecer de forma dialgica com os grupos: relaes do contedo tratado no artigo e a problematizao levantada nas relaes do homem do campo (1.1), considerando aspectos crticos da realidade das relaes do campo. Atividade C: Prtica social final do contedo temtico tratado (Proposta de ao a partir da apreenso do contedo temtico tratado) Procedimento: Discutir e levantar as possibilidades de superao existente nas relaes com o trabalho capitalista na escola, considerando as relaes existentes. Em grupos, realizar: Caracterizao e problematizao da Escola do campo, considerando como o trabalho em geral se materializa no trabalho da Escola, na organizao do trabalho pedaggico e nos elementos do Programa Escola Ativa. Levantamento e discusso de como ocorrem as relaes de poder na escola; a organizao do conhecimento (ensino e aprendizagem); avaliaes, reprovaes, retenes, tempo e espao (seriao, tempo de aprendizagem...) Levantamento das possibilidades e limites do Programa Escola Ativa no atendimento as necessidade de educao da classe trabalhadora do campo, considerando como tratar na organizao pedaggica de ensino e aprendizagem, as bases do trabalho como princpio pedaggico.

Anexo III OFICINA III - O Trabalho Pedaggico na organizao do currculo do Programa Escola-Ativa. Atividade A: Prtica social inicial (caracterizao da realidade da vida no campo, considerando a organizao do trabalho pedaggico) Procedimento: Caracterizar a experincia de currculo vivenciada pelos educadores (as), das escolas, de modo geral e do Programa Escola Ativa. Identificar o conceito de currculo e organizao do trabalho pedaggico trabalhado na exposio da mesa (manh) e no textosntese das autoras dos Cadernos Didticos do Campo, que mais se aproxima da prtica dos formadores-tutores. Aps a exposio dos participantes, solicitar que estes identifiquem os conceitos de currculo que mais se aproximam de suas prticas). Problematizao: (explicitao dos principais problemas da prtica social do currculo do Programa Escola Ativa). Sugesto de questes para o formador levantar: Qual a possibilidade de elaborar na escola do campo um currculo que tenha como referencia principal a formao humana e o modo de produo da vida dos camponeses? Ateno: Estas questo devem apontar para a concepo de currculo trabalhada pela educao do campo, enquanto Programa de vida. Considerar para esse momento: Caderno de Ensino Aprendizagem; Cantinhos de Aprendizagem; Colegiado Estudantil; Escola e Comunidade do Programa Escola Ativa, trabalhados no modulo I (retomar a exposio, considerando: Qual a viso de currculo ?) Sntese do formador: Identificar pontos comuns e contradies a partir do debate em sala e da Educao do Campo. Sugesto: Tomar como referncia o texto: Perspectiva poltica de currculo. (Texto adaptado: Caderno de Orientaes Pedaggicas da Escola Ativa, Caderno Didtico do Campo Currculo, textos e indagaes sobre currculo/ MEC). Atividade B: 1.3 Instrumentalizao (aes didtico-pedaggicas para alcanar a aprendizagem). Procedimento: Apresentar para os participantes os conceitos referentes: Ensino de significao humana e social com qualidade - Preparando-os para uma leitura crtica cientfica e ampliao do conhecimento. (COLETIVO DE AUTORES, 1992) Sugesto para o encaminhamento da atividade 1. Utilizar o texto de sugesto, abaixo, em snteses (slides) para orientar a discusso e anlise dos Cadernos de Ensino e Aprendizagem. Sntese extrada da obra: Metodologia do Ensino de Educao Fsica (referncia no Caderno Didtico de Currculo). Para seleo e organizao dos contedos de ensino e aprendizagem necessrio orientar a prtica e a construo de contedos escolares de forma indissocivel a sua significao humana e social, observando os princpios abaixo sistematizados: I. A relevncia social do contedo - um contedo relevante quando oferece subsdios para compreenso dos determinantes scio-histricos do aluno, particularmente a sua condio de classe social e vinculado explicao da realidade social. Na especificidade da educao do campo, considerando: Articular contedos de ensino e aprendizagem ao projeto de classe social que referenda o coletivo dos estudantes da escola do campo;

Trabalhar em todas as disciplinas a categoria da totalidade, que implica em identificar nos contedos das disciplinas as relaes (sociais, culturais, econmicas, poltica etc), considerando relaes e nexos; Integrar na proposta do currculo o contexto social dos educandos, ou seja, um currculo colada vida real, suas contradies, sua historicidade pretender educar os sujeitos para um trabalho no alienado para intervir nas circunstncias objetivas que produzem o humano (Caderno Currculo Programa de Vida, 2009); Considerar a realidade como base da produo do conhecimento, ou seja, a prtica social o ponto de partida do conhecimento para novas snteses; Criar procedimentos didticos que permitam, a partir da prtica pedaggica, a reflexo sobre uma lgica de sociedade que valorize o trabalho coletivo e suas formas de organizao. Esses procedimentos requerem que o professor trabalhe com os alunos a auto-organizao e autodeterminao na realizao e snteses das atividades. II. Contemporaneidade do contedo O contedo deve garantir aos alunos o conhecimento do que de mais moderno existe no mundo contemporneo, da cincia e da tecnologia, mantendo-o informado dos acontecimentos nacionais e internacionais, assim como do conhecimento clssico, aquilo que se firmou como fundamental nas diferentes cincias. Deve por exemplo: Identificar quais so as aprendizagens sociais significativas (tericas e prticas), capazes de ajudar a superar o modelo de formao dos trabalhadores, o quadro social posto pelas atuais circunstncias sociais capitalistas no campo e de reverso de cincia e tecnologias para a agricultura familiar camponesa; Possibilitar a apropriao do conhecimento sistematizado historicamente pela humanidade (formais e informais), com respeito s especificidades locais e regionais. III. Adequao as possibilidades scio-cognitivas dos alunos - adequar o contedo capacidade cognitiva e prtica social do aluno, ao seu prprio conhecimento e as suas possibilidades de apropriao enquanto sujeito histrico. IV. Simultaneidade dos contedos enquanto dados da realidade os contedos so organizados e apresentados aos alunos de maneira simultnea, oferecendo a possibilidade de uma concepo de totalidade; preciso explicitar a relao que mantm entre si para desenvolver a compreenso de que so dados da realidade, que no podem ser pensados nem explicados separadamente. Este princpio confronta o etapismo e a construo de contedos por ordem de complexidade aparente". Portanto, para cada fase de vida, o que muda so as referncias ampliadas sobre o objeto estudado da realidade, considerando: Explicao do mundo natural na sua relao com o mundo social; Considerar sempre na construo do conhecimento os dados da realidade concreta; Integrao dos conhecimentos cientficos, tecnolgicos, sociais e humansticos, que compem o ncleo comum de conhecimentos gerais e universais, e os conhecimentos e habilidades relativas s atividades tcnicas de trabalho e de produo; Unidade de conhecimentos gerais e especficos, com identificao das especificidades desses conhecimentos. V. Provisoriedade do conhecimento - Apresentar o contedo para o aluno rompendo a idia de terminalidade. No desenvolvimento deste princpio desenvolver a noo de historicidade. Reconhecer que na produo humana, seja tica, cientfica, moral, afetiva intelectual etc., h expresso um determinado estgio da humanidade e que no foi assim em outros momentos histricos. Portanto, necessrio que seja tratado o conhecimento, considerando: A gnese do conhecimento, sua essncia, seus fundamentos bsicos; Considerar todas as reflexes e snteses provisrias em relao ao objeto de estudo realizado pelos alunos em qualquer fase /tempo da vida, como aproximaes ao real; O conhecimento escolar no deve desconsiderar o senso comum (conhecimento-cotidiano); a partir dele necessrio que sejam elaboradas reflexes e snteses provisrias do objeto de estudo. fundamental que o conhecimento fornea instrumentos para os alunos darem explicaes cientficas sobre os fenmenos sociais ou naturais, em vista a necessidade de estabelecer a base material do real;

Instigar os alunos a ultrapassarem as bases do conhecimento do senso comum e construir formas mais elaboradas de pensamento, em vista a condies explicativas necessrias a partir das cincias. 2. Aps a exposio dos princpios acima, realizar o exerccio da prtica pedaggica. Para tanto preciso pegar os cinco princpios e reconhec-los no tratamento dos conhecimentos que se encontram expostos nos Cadernos de Ensino e Aprendizagem do Programa Escola Ativa. Ateno: O esforo nesse momento reconhecer novas possibilidades de estabelecer tratamento aos contedos de ensino e aprendizagem, buscando a superao da forma fragmenta em que se apresentam esses contedos nos Cadernos. Procedimento: Distribuir nos grupos os Cadernos de Ensino e Aprendizagem do Programa Escola Ativa para anlise dos pontos demarcados perviamente pelos formadores1. Os professorestutores recebem a sntese acima e realizam a anlise dos contedos dos Cadernos, tendo em vista a necessidade de levantar uma sntese que aponte uma crtica respaldada nos princpios tratados acima. Observaes que procedem em vista as condies representativas dos participantes: 1. Os professores-tutores, em sua maioria, no se encontram no exerccio da docncia e, portanto, tero inicialmente dificuldades para analisar os Cadernos de Ensino e Aprendizagem do Programa Escola Ativa. Quebre esta resistncia agrupando-os por rea de formao docncia e /ou disciplina. preciso usar o bom senso, ningum avalia o que no conhece. Atividade C: Sistematizao coletiva: Apresentao dos grupos, de modo que haja complementariedade, para que saltos qualitativos sejam reconhecidos na medida em que os grupos vo apresentando suas snteses. Anexo IV OFICINA 4 - Bases para identificao das necessidades da elaborao do Projeto Poltico Pedaggica - PPP Atividade A: A Prtica social inicial (caracterizao da realidade da vida da sociedade e da escola do campo) Procedimento: solicitar em pequenos grupos que os professores levantem dados da realidade econmica, social e poltica, considerando o que necessrio reconhecer na comunidade e na escola para a educao. (Recuperar todos os dados expostos na sala). Problematizao (explicitao dos principais problemas advindos da concepo de educao, do papel da escola, da prtica pedaggica e de avaliao). Procedimento: solicitar em pequenos grupos que os professores problematizem: A concepo de educao do campo; Papel da escola do campo e apresentem uma sistematizao a partir da singularidade dos professores do campo. Currculo; Organizao pedaggica da escola do campo (diagnstico da realidade da escola); Avaliao de ensino e aprendizagem da escola do campo. Gesto escolar. Atividade B:
1

Para otimizar o tempo pedaggico das atividades previstas nessa oficina, os professores-formadores precisam antecipar o processo de escolher nos Cadernos de Ensino e Aprendizagem, os contedos a serem analisados e passar para os grupos, o que necessariamente precisa ser analisado. Essa medida no pode inibir avanos nas anlises, considerando que os grupos possam apontar tambm outros elementos, considerados necessrios.

Instrumentalizao (Aes didtico-pedaggicas para alcanar a aprendizagem). Procedimentos: Discusso do Caderno do PPP (paper que os tcnicos recebero em sua pasta): Levantamento de categorias e conceitos no compreendidos pelos grupos para estabelecer esclarecimentos explicativos a partir da base terica do artigo; Catarse (expresso elaborada da nova forma de elaborar a prtica social do PPP). Procedimentos: Estabelecer de forma dialgica com os grupos os passos da elaborao do PPP e o significado que este PPP tem na escola do campo. O pode alterar na escola a elaborao do PPP. Passos necessrios para iniciar e realizar o PPP na escola do campo, considerando agrupamentos por regionalizao. Anexo V OFICINA 5 - Aes/estratgias de um Plano de Ao para Implantao do Programa Escola Ativa nos municpios do Estado da Bahia. Elaborar de forma conjunta um plano de ao estabelecendo estratgias imediatas e mediatas, considerando as possibilidades objetiva de implantao do Programa Escola Ativa. Ateno: Revisitar os indicadores de implementao das Diretrizes Operacionais da Educao do Campo com o objetivo de refletir sobre os aspectos pontuados desde o incio da formao. O qu? (aes) Com que finalidade? (objetivos) Como? (procedime ntos) Quem? (pares) Quando? (perodo) Quais resultados esperados ? (avaliao)

You might also like