You are on page 1of 12

1

BULLYNG NO AMBIENTE ESCOLAR

RESUMO: Este artigo resultado de um estudo reflexivo sobre a violncia no ambiente escolar, procurando compreender as causas que levam a esse fenmeno e como este interfere no processo ensino-aprendizagem, partindo do pressuposto de que a escola uma instituio de ensino e deve zelar para que o ensino possa ser transmitido em ambiente seguro e saudvel, ela tem a obrigao de afastar todos os tipos de agresses, sejam fsicas ou verbais que ocorram em seu espao fsico. A metodologia usada foi a coleta de dados em livros e artigos para assim, dar uma viso panormica sobre o bullying e suas conseqncias. Ao fazer esta reflexo constata-se a complexidade dos fatos, estes atingem diretamente os valores culturais e morais da sociedade provenientes de problemas familiares ou sociais. Palavras- Chave: Bullying. Violncia Escolar. Vtima. Agressor. 1. INTRODUO Segundo Leo (2010) a escola, vista como uma instituio de ensino deve zelar e esta comprometida com a aprendizagem e o bem-estar da criana. Todavia, este ambiente que deveria ser agradvel e sadio tem sido palco de atitudes freqentes, que envolvem atos de violncia entre os alunos, ficando evidente, dessa forma, a comportamento bullying. O bullying um fenmeno de agresso velada, fsica, verbal ou psicolgica, capaz de causar enorme prejuzo emocional, psicolgico e social no indivduo vitimizado. Por se tratar de uma realidade tambm presente no mbito escolar, capaz de comprometer o processo de aprendizagem, os pais e educadores devem preparar-se para atuar em situaes correlacionadas. O bullying caracteriza-se por um problema mundial encontrado em todas as escolas, sejam elas privadas ou publicas, o que vem se expandindo nos ltimos anos. O presente artigo objetiva fazer um estudo reflexivo sobre a violncia no ambiente escolar analisando at que ponto esta interfere no processo ensino aprendizagem, identificando quais as dificuldades encontradas diante das diferentes formas de violncia, dentro e fora da sala de aula. Os objetivos traados buscam uma melhor compreenso sobre o tema para que autor, leitores e professores possam contribuir para a reduo do problema.

Entre crianas e adolescentes, levando em conta a faixa etria em que se encontram, a pratica do bullying causada pela necessidade que o sujeito tem de se impor sobre o outro, tanto para demonstrao de poder, quanto para satisfao pessoal. Percebe-se que h uma necessidade de se auto-estimarem a todo instante, perante si mesmos e em relao aos outros e para que isso ocorra, normalmente, o agressor se impe sobre a vitima, considerada a parte mais frgil da relao e por ter a certeza de que ela no ir apresentar meios de defesa para reverter a situao (LEO, 2010). 2. BULLYING De acordo com Conselho Nacional de Justia - CNJ (2010), o bullying um termo ainda pouco conhecido do grande publico. De origem inglesa e sem traduo ainda no Brasil utilizado para qualificar comportamentos agressivos no mbito escolar, praticados tanto por meninos quanto por meninas. Esse termo, normalmente, ocorre nas relaes interpessoais, em que h uma relao desigual de poder, uma vez que, um lado da relao ser caracterizado por algum que est em condies de exercer o seu poder, atravs da intimidao, humilhao, atitudes agressivas sobre outra pessoa ou at mesmo um grupo mais fraco. Esse desequilbrio de poder que h entre os protagonistas do bullying se d pelo fato do agressor possuir algumas caractersticas, tais como, idade superior a da vitima, estrutura fsica ou emocional mais equilibrada, ter apoio dos demais amigos de classe, ser socivel entre os demais grupos da classe, tamanho superior. Tais atributos fazem com que a vitima se sinta inferior, no tendo condies de se defender diante das ofensas, sejam elas verbais ou fiscais. Esses aspectos permitem dizer que, por definio, a expresso bullying (LEMOS, 2007).
[...] um conjunto de atitudes agressivas internacionais e repetitivas que ocorrem sem motivao evidente, adotado por um ou mais alunos contra outros causando dor, angstia e aflio. Insulto, intimidaes, apelidos cruis, gozaes que magoam profundamente, acusaes injustas, atuao de grupos que hostilizam, ridicularizam e infernizam a vida de outros alunos levando-os exclusa, alem de danos fsicos, morais e materiais [...] (FANTE, 2005).

Francisco; Liborio (2009) afirma que, diante dessa situao de causadores e vitimas de bullying, ambos precisam de ajuda, a saber:

Por um lado, as vitimas sofrem uma deteriorao da sua auto-estima, e do conceito que tem de si,por outro,os agressores tambm precisam de auxilio,visto que sofrem gravem deteriorao de sua grandeza de valores e,portanto,de seu desenvolvimento afetivo e moral (FRANCISCO; LIBORIO, 2010).

Segundo Leo (2010) o bullying no tem um alvo especifico, independente de classe social ou econmica, pode ocorrer em diferente ambientes, desde que exista entre os sujeitos, como, nas escolas, nos locais de trabalho, nas prises e nos clubes. 2.1 Tipos de bullying As formas de bulliyng direta so: Verbal (insultar, ofender falar mal, colocar apelidos pejorativos zoar); Fsica e material (bater, empurrar, beliscar, roubar, furtar ou destruir pertences da vitima); Psicolgicas e moral (humilhar, excluir, discriminar, chantagear, intimidar, difamar); Sexual (abusar, violentar, assediar, insinuar); Virtual ou cyberbullying (bullying realizado por meio de ferramentas tecnolgicas: celulares, filmadoras, internet. De acordo com Chalita (2008), a forma indireta, por sua vez, mais comum entre o sexo feminino, tendo como caractersticas atitudes que levam a vitima ao isolamento social, podendo ocasionar maiores prejuzos, visto que pode gerar traumas irreversvel ao agredido. O bullying indireto compreende atitudes de difamaes, realizao de fofocas e boatos cruis, intrigas, rumores degradantes sobre a vitima e seus familiares e atitudes de indiferenas. Os critrios adotados pelos agressores para a escolha da vitima, os agressores escolhem os alunos que esto em franca desigualdade de poder, seja por situao socioeconmica, circunstncia de idade, de porte fsico ou at porque numericamente esto desfavorveis. Alem disso, as vitimas de forma geral, apresentam algo que destoa do grupo (so tmidas, introspectivas, nerds, muito magras; so de credo, raa ou orientao sexual diferente). Estes fatos por si s j as torna pessoas com baixa auto-estima e, assim sendo, so mais vulnerveis aos

ofensores. Importante salientar que quando se trata da forma indireta do bullying, os meios de comunicao tm grande importncia como forma mais rpida de propaganda de comentrios cruis e maldoso sobre determinada pessoa publica. Esse modo de intimidao, ora mencionado, chama-se cyberbullying, pois se trata da utilizao dos meios de comunicao, tais como mensagens de correio eletrnico, blogs, torpedos, fotoblogs e sites de relacionamento. desde que seja annimo, para adoo de comportamentos produzidos de forma repetitiva, por um perodo prolongado de tempo, de um indivduo ou grupo contra uma mesma vitima, com a inteno de causar danos (CHALITA, 2008). 2.2 Alvos, autores e testemunhas Segundo Lopes; Aramis; Saavedra (2003) os alvos de bullying: so os alunos que s sofrem bullying; alvos e autores de bullying: so os alunos que ora sofrem, ora praticam bullying; autores de bullying: so os alunos que s praticam bullying; testemunha de bullying: so os alunos que no sofrem nem praticam bullying, mas convivem em ambiente onde isso ocorre. Os autores so comumente, indivduos que tm pouca empatia frequentemente, pertencem a famlia desestruturadas, nas quais h pouco relacionamento afetivo entre seus membros. Admite-se que os que praticam o bullying tm grande probabilidade de se tornarem adultos com comportamentos anti sociais e violentos, podendo vir ser a adotar, inclusive, atitudes delinqentes ou criminosas. Os so pessoas ou grupos que no dispem de recursos, status ou habilidade para reagir ou fazer cessar os atos danosos, contra si e so geralmente pouco socivel. Um forte sentimento de insegurana os impede de solicitar ajuda. So pessoas sem esperana quando as possibilidades de se adequarem ao grupo. Alguns crem ser merecedores do que lhes imposto. Tem poucos amigos, so passivos, quietos e no reagem efetivamente aos atos de agressividade sofridos. Muitos passam a ter baixo desempenho escolar, resistem ou recusam se a ir para a escola, chegando a simular doenas. Trocam de colgio com freqncia, ou abandonam os estudos. H jovens que comea a ter depresso acabam tentando ou cometendo o suicdio (LOPES; ARAMIS; SAAVEDRA, 2003). As testemunhas representam pela grande maioria dos alunos, convivem com a violncia e se calam em razo do temor de se tornarem as prximas vitimas.

Apesar de no sofrerem as agresses diretamente. Isso pode influenciar negativamente no desempenho na escola. 2.3 Causas Quando no h interveno afetivas contra o bullying, o ambiente escolar torna-se totalmente contaminado. Todas as crianas, sem exceo no afetadas negativamente, passando a experimentar sentimentos de ansiedade e medo. Alguns alunos que testemunham as situaes de bullying, quando percebem que o comportamento agressivo no trs nenhuma conseqncia a quem o prtica, podero acha por bem adot-lo. Depois de muito sofrerem esses alunos utilizam a arma como instrumento de superao do poder que os subjugava. Segundo Chalita (2008), algumas causas que propiciam o cometimento da conduta dos bullies, dentre elas: Influencia familiar, por adotarem modelos autoritrios e repressores; Um ambiente familiar superprotetor tambm pode desencadear o cometimento do bullying, visto que a criana se tornara dependente de outros, buscando a ateno e aprovao de suas atividades pelos os pais; Reao negativa com os pais, uma vez que os mesmos no demonstram interesse pelo filho; Fatores econmicos, sociais, culturais e influncia de colegas; As relaes de desigualdades e de poder existentes no mbito escolar. Comportamento da vitima em casa: Apresenta com freqncias dores de cabeas, pouco apetite, dor de estomago, tontura, sempre pela manh; Muda de humor de maneira inesperada, apresentando exploses de irritao; Regressa da escola com as roupas rasgadas ou sujas e com materiais escolares danificado; Apresenta desleixo gradual nas tarefas escolares; Pede dinheiro extra famlia ou furta. Comportamento do agressor na escola:

Faz brincadeiras ou gozaes, alm de ser de modo desdenhoso e hostil; Coloca apelido ou chama pelo nome sobrenome dos colegas, de forma malsoante, insulta, menospreza, difama; Faz ameaas, da ordem, domina, incomoda, bate, d socos, pontaps, belisces, puxa os cabelos, desentendimentos. Comportamento do agressor em casa: habilidoso para sair-se bem de situaes difceis; Exterioriza ou tenta exteriozar sua autoridade sobre algum; Porta objetos ou dinheiro sem justificar sua origem. De acordo com Lopes Neto (2005) aproximadamente 20% dos alunos autores tambm sofrem bullying, sendo denominado alvos e autores. A combinao da baixa auto-estima e atitudes agressivas e provocativas indicativa e uma criana ou adolescentes que tem como razo para a pratica bullying, provveis alteraes psicolgicas, devendo merecer ateno especial. 2.4 Conseqncias Com base nos estudos de Rosa (2010) as conseqncias da violncia do bullying na escola, so fatos que do origem a violentao na escola. Estes fatos so inquietante, levam srias seqelas, principalmente no que se refere ao rendimento na aprendizagem. Ao permanecer envolvidos com situaes dessa natureza, os jovens tanto agressores como agredidos tendem a se desligar dos estudos, resultando em prejuzos na aprendizagem. Por conseqncia tambm, terminam por envolver famlias e escolas nesse processo, uma investigao mais detalhada sobre o histrico escolar de estudantes que esto constantemente envolvidos em algum tipo de conflito escolar, pode revelar se h ou resultado na aprendizagem, via de regra, percebe-se um elevado ndice de notas baixas, repetncia e evaso no caso da escola publica (ROSA, 2010). De acordo com Rosa (2010) h algum tempo atrs, o aluno que tinha mal comportamento ou cometia atos de violncia eram advertidos verbalmente, por escrito e no havendo mudana no desempenho eram expulsos da escola, com a mudana na lei, quando isso acontece, o aluno ainda recebe advertncia mais em

ultima instancia convidado a deixar a escola encaminhado a um outro estabelecimento que disponibilize de vagas sem prejuzos para o que foi feito, no que se refere as atividades. O encaminhar deve ser feto aps comunicaes aos responsveis. Afasta o aluno da escola a qual ele no se adequar, visa o bem estar do mesmo, escola, famlia e sociedade em geral. Se essa iniciativa no for tomada, todos correm o risco de inesperadas. Fante (2005) afirma que as conseqncias da pratica do bullying afetam todos os protagonistas do fenmeno, ocasionar problemas fsicos, emocionais de curto e longo prazo. Alvos, autores e testemunhas enfrentam conseqncias fsicas e emocionais de curto e longo prazo, as quais podem causar dificuldades acadmicas, sociais, emocionais e legais. Evidentemente, as crianas e adolescentes no existe uma relao direta com a freqncia, durao e severidade dos atos de bullying. Pessoas que sofrem bullying quando criana so mais propensas a sofrerem depresso e baixa auto-estima quando adultos. Simples testemunhos de ao de bullying j suficiente para causar descontentamento com a escola comprometer-se do desenvolvimento acadmico e social. As crianas e adolescentes que sofrem ou praticam bullying pode vir a necessitar de diversos servios, como sade mental, justia na infncia e adolescncia e educao especial e programa social (FANTE, 2005). 2.5 Medidas preventivas Algumas medidas preventivas e avaliar o bom desempenho dos alunos pelas notas dos testes e cumprimento das tarefas, no suficiente. Segundo Lopes Neto (2005) perceber e monitorar as habilidades ou possveis dificuldades que possam ter os jovens em seu convvio social com os colegas passa a ser atitude obrigatria daqueles que assumiram a responsabilidade pela educao, sade e segurana de seus, alunos, paciente e filhos. O envolvimento de professores, funcionrios, pais e alunos fundamental para implementao de projetos de reduo do bullying. A participao de todos visa estabelecer normas, diretrizes e aes coerentes. Os professores devem lidar e resolver efetivamente os casos de bullying, enquanto as escolas devem aperfeioar suas tcnicas de interveno e buscar a cooperao de outras instituies, como

centros de sade, conselhos tutelares e redes de apoio sociais. Aos alunos autores, devem ser dadas condies amigveis e sadios, evitando o uso de aes puramente punitivas, como castigos, suspensos ou excluso do ambiente escolar, que acabam por marginaliz-los (LOPES NETO, 2005). 2.6 O papel da famlia e da escola Os alunos vtimas de bullying sempre procura ajuda junto aos familiares, bem como nas autoridades escolares. Pois, fundamental que os responsvel estejam atentos aos comportamentos tanto em casa, assim como na escola. A escola tem que estar atenta ao comportamento do educando, se um aluno isolado e apresenta postura retrada, faltas freqentes as aulas, mostram-se comumente tristes, deprimida, ou aflitas; nos jogos ou atividades em grupo sempre so as ultimas a serem escolhidas ou so excludas; aos poucos vo se desinteressando das atividades e tarefas escolares; e em casos mais dramticos apresentam hematomas, arranhes, cortes, roupas danificadas ou rasgadas. A escola responsvel nos casos de bullying, pois l onde os comportamentos agressivos e transgressores se evidenciam ou se agravam na maioria das vezes. A direo da escola (como autoridade mxima da instituio) deve acionar os pais, os conselhos tutelares, os rgos de proteo a criana e ao adolescente (CNJ, 2010). De acordo com Lopes Neto (2005) necessrio resgatar o papel do professor enquanto educador, que alm de garantir aos seus alunos a possibilidade de uma ascenso profissional, possam tambm contribuir para torn-los pessoas criticas e conscientes de suas responsabilidades. Acreditar-se ainda ser de grande importncia a percepo da famlia e da escola no sentido de perceberem a ao de educar como responsabilidade de ambos e que cruzar os braos e esperar que os resultados venham e se conformar com situao o mesmo que concordar que essas crianas sejam apenas mais uma na imensido, onde no respeitadas e valorizadas enquanto seres humanos. As famlias precisam estar atentas ao comportamento dos filhos dentro e fora da escola, relao com professores e colegas, cumprimento das atividades, respeito ao prximo, freqncia as aulas manter contato com a direo da escola e professores, vigiar amizades, preciso estar a par da situao. Se a famlia se

compromete com seu papel estar contribuindo com o bom andamento escolar do aluno (LOPES NETO, 2005). Tem quem afirme que o problema que da violncia na escola esta diretamente relacionada modernidade, a liberdade que o jovem tem atualmente, para sair, freqentar festas, acessar internet e se comunicar por meio eletrnico, diferente do tempo quando a criana era criada para obedecer esse modelo de educao vista em dias atuais como repressora. Odalia (1991) afirma que a violncia no esta vinculada a modernidade que tange a nossa sociedade, mas a partir do momento em que o homem comeou a se organiza em grupos que ela passou a ser praticada. Rosa (2010) ressalta que o professor desempenha papel essencial no processo ensino-aprendizagem, pois no fcil criar condies para que os alunos construam conhecimento, preciso que o profissional que se compromete com o desafio de educar, ensinar, seja motivador, criativo, possua bom relacionamento com o aluno, sabendo administrar conflitos e ajudando a tornar o ambiente escolar um local prazeroso de se estar. O professor deve criar um ambiente propicio ao desenvolvimento cognitivo e afetivo de seus alunos. Mediante o contexto atual, verificar-se um grande processo conturbado, no mbito poltico, cultural, social e educacional. Momentos de desencontros, desacertos, mas que emergem sinais de vida, ou seja, esperana de mudanas sociais e educacionais, que, ao serem destacadas observa-se necessidade de se fazer reflexes sobre o verdadeiro compromisso pr parte do educador no relacionamento e aprendizado com o aluno, uma vez que ao assumir seu papel, deve faz-lo com responsabilidade (ROSA, 2010). Ainda de acordo com Rosa (2010) no relacionamento professor e aluno, sempre h trocas de experincias e de conhecimento, no qual o professor estando no lugar de quem deve ensinar, de transmitir conhecimentos, no qual o professor estando no lugar de quem deve ensinar, de transmiti conhecimentos, tambm aprende com a realidade de cada aluno no lugar de quem recebem ensinamentos, tambm ensina e aprende, mesmo sem intencionalidade. De acordo Dayrell (1996):
H sempre uma circulao de conhecimentos formais e sistemticos, de que os primeiros (professores)so titulares, como tambm de saberes da

10

vida cotidiana, das formas e contedos culturais, de que os alunos so igualmente portadores (DAYRELL, 1996, p. 87).

Neste sentido percebe-se, que h nestas trocas de conhecimentos relaes positivas e conflitos, haja vista que professores e alunos fazem parte de diferentes posies e expressam opinies diferentes, muitas vezes distanciadas pela diferena de idade, de origem e posio social e at mesmo pela linguagem utilizada pr ambos, e com isso os alunos acabam fechando-se entre si, no permitido uma relao mais harmoniosa, causando desta forma um confronto no convvio escolar no qual nas formas de relacionamento corre-se o risco de um comportamento autoritrio do professor, estimulando os alunos a se afastarem ou criar situaes conflituosas (ROSA 2010). 3. CONCLUSO Em primeiro momento, foi possvel verificar que o bullying apresenta diferentes implicaes, por isso buscamos evidenciar com maior clareza o conceito sobre o problema bullying no ambiente escolar, cujo objetivo o de distingui-lo das brincadeiras de crianas, como visto por alguns professores e pais, bem como reafirmando que a conduta bullying seria todas atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivao evidente, de um indivduo mais forte para com um que no apresenta meios de defesa. O objetivo principal foi de fazer uma reflexo sobre a violncia no mbito escolar, procurando compreender as causas que levam a esse fenmeno e como este interfere no ensino-aprendizagem. Diante deste problema, pode-se perceber que todos os envolvidos sofrem diretamente ou indiretamente as conseqncias do bullying. Por ser um tema bastante polmico e preocupante para os diferentes segmentos sociais, deve ser amplamente discutido, visando minimizar a gravidade dos fatos que levam a este tipo de violncia, pois poucos so os casos divulgados pela mdia, a maioria nem chega ao conhecimento da sociedade. Vale ressaltar que a violncia na escola no esta restrita aos jovens, ela acontece tambm entre professores, e com prprio ambiente, sendo esses o alvo de revoltas lideradas pelos estudantes individualmente ou em grupos. Isso acontece, porque alm de no concordarem com alguns mtodos de ensino e disciplinares

11

adotados por professores e pela escola, querem ser aceitos nas suas diferenas, incluindo o modismo a que a que esto sujeito a todo momento. Por esse motivo de suma importncia o aprofundamento das discusses sobre o conceito de bullying, realizando a polarizao vitima-agressor e ampliando o contexto de analise, com o entendimento de que os vnculos estabelecidos na escola, em especial professor-aluno, so elementos fundamentais no processo de constituio deste fenmeno. Diante do exposto podemos concluir que a preveno a melhor forma de diminuir o problema da violncia, pois a unio da famlia, escola e sociedade, o melhor caminho para se chegar a resultados cada vez, mas satisfatrio.

REFERNCIAS
CHALITA, Gabriel. Pedagogia da amizade. Bullying: o sofrimento das vtimas e dos agressores. So Paulo: Gente, 2008. CNJ - CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA. Cartilha justia nas escolas: Bullying. 1 edio. Braslia, 2010. Disponvel em: www.cnj.jus.br/images/Justica_nas_escolas/cartilha_web.pdf> Acessado em 30/05/2012. DAYRELL, Juarez Tarcsio. A escola como espao scio-cultural. In: DAYRELL, Juarez T. (Org.). Mltiplos Olhares sobre a Educao e Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996. FANTE, Clo. Fenmeo bullying: como prevenir a violncia nas escolas e educar para a paz. 2 ed. Campinas-SP: Verus, 2005. FRANCISCO, Marcos Vinicius; LIBORIO, Renata Maria Coimbra. Um estudo sobre bullying entre escolares do ensino fundamental. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2009, vol.22, n.2, pp. 200-207. LEO, Letcia Gabriela Ramos. O fenmeno bullying no ambiente escolar. Revista FACEVV. Vila Velha. Nmero 4. Jan./Jun. 2010, p. 119-135. LEMOS, Anna Carolina Mendona. Uma reviso psicopedaggica do bullying escolar. Rev. psicopedag. [online]. 2007, vol.24, n.73, pp. 68-75. LOPES NETO, Aramis A. Bullying: comportamento agressivo entre estudantes. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2005, vol.81, n.5, suppl., pp. s164-s172.

12

LOPES, N.; ARAMIS, A.; SAAVEDRA, L.H. Diga no para o Bullying: programa de reduo do comportamento agressivo entre estudantes. Rio de Janeiro, 2003. ODALIA, Nilo. O que violncia. 6 ed. So Paulo: Brasiliense, 1991. ROSA, Maria Jos Araujo. Violncia no ambiente escolar: refletindo sobre as conseqncias para o processo ensino aprendizagem. Itabaiana: GEPIADDE, Ano 4, Volume 8, jul-dez de 2010.

You might also like