You are on page 1of 3

ESTRUTURA DO SERMO DE SANTO ANTNIO AOS PEIXES O Sermo de Santo Antnio aos peixes uma alegoria, na medida em que

e os peixes so a personificao dos homens. Padre Antnio Vieira toma como ponto de partida uma frase bblica irrefutavelmente aplicvel s condies polticas e sociais da sua poca.

A estrutura do sermo segue os preceitos da retrica clssica sendo constituda pelo exrdio ou intrito, pela exposio e confirmao, e pela perorao, que, no texto argumentativo, corresponde, respectivamente, introduo, ao desenvolvimento e concluso.

A pessoa gramatical privilegiada , obviamente, a segunda, visto que o seu objetivo persuadir e contar com a adeso dos ouvintes.

Estrutura externa

1.

Exrdio - capitulo I - apresentao do tema que vai ser tratado no sermo, a partir do conceito predicvel e das ideias a defender e que, geralmente, termina com uma breve orao, invocando a Virgem. Esta parte reveste-se de grande importncia dado que o primeiro passo para captar a teno e benevolncia dos ouvintes.

2.

Exposio e confirmao captulos II a V - Retoma da explicitao do assunto, com uma breve explicao da organizao do discurso; desenvolvimento e enumerao dos argumentos, contra-argumentos, seguidos de exemplos e/ou citaes. A exposio situa-se desde o incio do captulo II at Santo Antnio abria a sua [boca] contra os que no se queriam lavar., no captulo III; e a confirmao comea a partir de Ah moradores do Maranho, enquanto eu vos pudera agora dizer neste caso! e termina no final do captulo V.

3.

Perorao (ou eplogo) - captulo VI - concluso do raciocnio com destaque para os argumentos mais importantes. Saliente-se que esta a parte que a memria dos ouvintes melhor retm, pelo que dever conter os aspetos principais desenvolvidos no sermo, de modo a deixar clara a mensagem veiculada e a levar os ouvintes a pr em prtica os seus ensinamentos.

Estrutura interna

Exrdio

apresentao do tema, a partir do conceito predicvel: Vos estis sal terrae. ( Vs sois o sal da terra);

louvor elogioso (panegrico) a Santo Antnio: Santo Antnio foi sal da Terra e sal do mar;

invocao Virgem Maria: Maria, quer dizer, domina maris: Senhora do mar: [] espero que no me falte a costumada graa. Av Maria

Exposio e confirmao

retoma do assunto e explicao da organizao do sermo; referncia s obrigaes do sal (preservar o bem/ impedir a corrupo e criticar o mal):

Louvores aos peixes:

Em geral: - ouvem e no falam; - foram os primeiros seres que Deus criou; - so em maior nmero; - so melhores que os homens; - revelaram obedincia, respeito e devoo; - no se deixaram domesticar.

No particular: - peixe de Tobias ( -em particular: - aos roncadores;

- aos pegadores; - aos voadores; - aos polvos.

Perorao

elevao dos peixes - esto acima dos outros animais e at do prprio pregador (vieira);

louvores a Deus - hino benedicite.

You might also like