You are on page 1of 69

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA

PROGRAMA GESTO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR GESTAR II 2011 ATIVIDADES ELABORADAS PELOS PROFESSORES NAS OFICINAS PRESENCIAIS PLANO DE AULA GESTAR II NOME: Custdia Maria da Costa OBJETIVOS: Entender o conceito de fractais. Visualizar vrios tipos de fractais com auxlio de um computador. Construir 2 exemplos de fractais. CONTEDO: Geometria, arte. Frao e porcentagem. TEMPO ESTIMADO: 3 aulas MATERIAL NECESSRIO: Computador, lpis de cor, giz de cera, rgua, molduras diferentes de fractal (simples), tesoura, quadro e giz. DESENVOLVIMENTO: Apresente a turma, atravs do computador vrios exemplos de fractais. Explique o significado de fractal. Divida a turma em duplas e distribua para cada dupla uma moldura de cada tipo (2 diferentes). Oriente as etapas a serem seguidas: a) Recorte a moldura da figura; b) Pinte os dois retngulos menores de uma s cor. Pinte os dois retngulos mdios de outra cor (s a parte que fica fora dos retngulos menores), j pintados. Pinte o retngulo central, maior, de outra cor (apenas a parte que fica fora dos retngulos menores (mdios)). c) Oriente seus alunos para marcar as arestas e cortar, com uma tesoura, apenas as linhas cheias de moldura. d) Observao: Antes de recortar as linhas cheias, pedir para que usem o lpis de cor para colorir. e) Mostrar as etapas para formao. AVALIAO: Os alunos sero observados, se esto realmente trabalhando em equipe, avaliados durante o desenvolvimento das atividades propostas. Propor outras molduras para que visualizem outros fractais.

ANLISE DAS ATIVIDADES DO LIVRO PT2 GRUPO 2: Atividades 8, 11 e 16 Pginas 126, 131 e 136.

NOMES: Jos Antnio, Karla Rodrigues, Raquel e Rizete CONCEITOS MATEMTICOS ENVOLVIDOS: Estatstica, probabilidade, operaes bsicas. CAMPO CONCEITUAL: Estatstica, porcentagem TRANSPOSIO DIDTICA Utilizar outros dados na tabela (quantidades menores) SITUAO-PROBLEMA: Todas atividades so situaes-problemas. ESTRATGIAS DIDTICAS DE ENSINO E DE RESOLUO: Trabalhar os conceitos de freqncia absoluta e relativa, utilizando temas de interesse dos alunos. Ex (futebol) DIFICULDADES MATEMTICAS Interpretao, organizao de dados DIFICULDADES DIDTICAS Como mostrar esses conceitos de forma concreta para o aluno. CURIOSIDADE Quem so os premiados.

OBJETIVOS: Criar uma estratgia para comparar probabilidades em uma situao envolvendo dados reais sobre as freqncias de diferentes eventos. CONTEDO: Probabilidade TEMPO ESTIMADO 3 aulas MATERIAL NECESSRIO: Moedas, tampinhas e dados. DESENVOLVIMENTO: 1 Etapa Distribuir uma moeda para cada aluno, em seguida solicitar que cada um jogue a moeda quatro vezes e fazer anotaes das faces voltadas para ele. 2 Etapa Ao analisar os lanamentos observa a repetio de faces voltada para o aluno. 3 Etapa Pegando o resultado obtido pelas faces e dividindo pela quantidade de lanamento, assim obtendo a probabilidade de cada face, sendo em frao depois transformando em porcentagem. ATIVIDADES Proponha problemas como esse em forma de trabalho em dupla e individual.

GESTAR II NOMES: Samuel, Custdia, Dougliana, Valria, Luciana, Renata e Carmem Anlise das atividades dos livros de teoria e prtica TP1 e TP2 unidades mpares 1, 3, 5, 7. Conceitos matemticos envolvidos Anlise de grficos, tabelas, estatsticas e porcentagem. Campo conceitual/currculo em rede Matemtica, Geografia, Cincias, Segurana do Trabalho, Recursos Humanos. Transposio Didtica Esta atividade est mais ligada ao saber cientfico. Deveria ser transformada para se adequar ao saber a ensinar, de acordo com o desenvolvimento cognitivo. Situao-problema A situao-problema dever ser trabalhada com o objetivo de introduzir o tema e no para finalizar. Para resoluo do exerccio o aluno dever ter um conhecimento prvio do assunto (tabela, grfico e porcentagem). Estratgias didticas de ensino e de resoluo (metodologias). Texto explicativo, grficos e tabelas. Dificuldades matemticas Interpretao de grficos, leitura e interligar os dados da atividade aos contedos trabalhados. Dificuldades didticas Fazer a transposio do saber cientfico para o saber ensinar. Devido a complexidade da atividade. Curiosidades Associar a atividade econmica da famlia com a atividade proposta e calcular o risco que os mesmos podem ocorrer em sua rea de atuao. Novidades Socializar os dados da questo com a realidade da famlia. Sugestes/Crticas Usar apenas a tabela, e propor uma situao usando porcentagem, com o objetivo de simplific-la.

NOMES: Fernanda Miranda, Marlene Pereira, Rejane Mota, Jos Itamar GRUPO 1 Pg. 17, 18 e 19 N 1 ao 3. Conceitos matemticos envolvidos rea, proporo, escala, geometria, operaes fundamentais, medidas, grficos, razo. Campo conceitual/currculo em rede Matemtica/Cincias Transposio didtica O autor no atingiu o objetivo, pois usou linguagem bastante tcnica e temos bem cientfico. Situao-problema Matemtica nos esportes e nas formas geomtricas. Estratgias didticas Desenhos, arte visual, textos contextualizados com a vivncia da criana, conceitos matemticos. Dificuldades matemticas - O autor usou termos como mximo e mnimo. Dificuldades didticas Seria nas dificuldades, na compreenso dos termos cientficos usados nos exerccios e na visualizao de uma quadra de basquetebol. Curiosidades Conhecimento das dimenses oficiais da quadra de basquetebol. Novidades Comparao das dimenses do basquetebol com o futsal. Sugestes/Crtica Levar os alunos numa quadra de basquetebol, associar a teoria com a prtica, ou maneira e fazendo uma maquete.

NOME: Agnalda Oliveira Silva PLANO DE AULA TEMA: Os efeitos do cigarro no organismo OBJETIVOS: 1 Mostrar aos alunos que o hbito de fumar, traz srias conseqncias ao organismo do fumante e, tambm dos no-fumantes. 2 Analisar a repercusso scio-econmica. 3 Operar com a multiplicao de nmeros inteiros. 4 Calcular porcentagem e representar em grfico circular. CONTEDOS 1 Nmeros e quantidades. 2 Multiplicao de nmeros inteiros. 3 Porcentagem, frao e estimativa. 4 Grfico circular. TEMPO: 3 aulas DESENVOLVIMENTO 1 MOMENTO Texto Informativo e Anlise TEXTO: Os efeitos do cigarro no organismo A fumaa que vai para os pulmes provoca tumores e traz malefcios para o corao e para a circulao. As principais doenas so as pulmonares (enfisema e cncer) e as cardacas. Essas doenas podem causar aceleramento dos batimentos do corao, provocando ataque cardaco, derrame cerebral, fragilidade s doenas respiratrias como bronquite, asma, etc. A fumaa do cigarro composta por trs substncias: 1 Nicotina: Aps inspirar a fumaa, a nicotina entra nos pulmes e vai para o sangue. Faz, ento, o corao bombear mais forte e bater mais rpido. 2 Monxido de carbono: Vai para o sangue e provoca obstruo das artrias. 3 Alcatro: Substncia preta e pegajosa encontrada em materiais para remendar estradas e tambm na areia da praia. As gotinhas ficam presas nas paredes dos pulmes. ANLISE DO TEXTO Se voc fuma: Corre o risco 10 vezes maior de ter cncer da garganta ou da boca do que um no fumante.

Corre risco 25 vezes maior de ter cncer no pulmo. Corre risco 2 vezes maior de morrer de doena cardaca. Quase certamente est predestinado a sofrer de bronquite, resfriados, ataques de tosse e outros distrbios respiratrios.

Nos Estados Unidos, cerca de 320 mil pessoas morrem por ano por serem fumantes. O tabagismo est matando 2,5 milhes de pessoas em todo o mundo. Mais de das mortes por cncer pulmonar so causados pelo fumo; O cigarro responsvel por 80% das bronquites crnicas e por 90% dos casos de cncer de pulmo, de faringe e de boca. O cigarro tambm responsvel pelo cncer do pncreas e da bexiga. No Brasil, h 35 milhes de fumantes e este nmero est sendo aumentado. Os perigos e os custos do tabagismo so enormes, tanto em termos de sade como financeiro. Abandonar o vcio possvel, e nunca inici-lo mais fcil ainda. Os fumantes expem os no-fumantes aos perigosos efeitos da fumaa dos cigarros. O fumar involuntrio ou passivo pode causar doenas, inclusive cncer de pulmo em no-fumantes sadios. Os filhos de pais que fumam correm maior risco de apresentar problemas respiratrios e infeces pulmonares. Gestantes que fumam esto se expondo a um maior risco de dar a luz a filhos prematuros ou portadores de doenas. Fumantes passivos, so mais prejudicados que os prprios fumantes, pois a fumaa do cigarro, que absorvida pelos no-fumantes o mesmo que um cigarro sem filtro. 2 MOMENTO Uso de jornais, revistas, folders de propaganda e do texto informativo para resolver as atividades. ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM 1 O que significa correr risco 10 vezes maior de ter cncer de garganta ou da boca do que um no-fumante? 2 O que significa estar predestinado a sofrer de bronquite, resfriados, ataques de tosses e outros distrbios respiratrios? 3 Sendo a populao dos Estados Unidos 310.730.000 de habitantes, qual a porcentagem de pessoas que morrem por ano por serem fumantes? 4 Sabendo que a populao mundial de 7 bilhes de habitantes, qual a porcentagem de pessoas que morrem no mundo por causa do tabagismo? 5 O que significa mais de das mortes por cncer pulmonar so causados pelo fumo? 6 O que siginica as porcentagens 80% E 90% da afirmao O cigarro responsvel por 80% das bronquites crnicas e por 90% dos casos de cncer do pulmo, de faringe e de boca?

7 Qual a porcentagem de pessoas que fumam no Brasil, considerando que o Brasil possui uma populao de 190.732.694 habitantes? 8 Por que as pessoas viciam no fumo? 9 Quanto custa um mao de cigarros? 10 Qual a taxa de impostos que incidem sobre a fabricao e comercializao dos cigarros? 11 Consulte um fumante e pergunte a ele quantos cigarros ele fuma por dia? Faa os clculos de quantos reais este fumante gasta por ano em cigarros. Calcule a porcentagem destes gastos em relao ao salrio do fumante consultado? 12 Represente a porcentagem de quanto o fumante entrevistado gasta por ano, num grfico circular. AVALIAO Avaliar a opinio crtica do aluno num contexto scio-cultural. Correo das atividades.

CALCULANDO REAS NOME: Raquel Arruda da Silva OBJETIVOS: Resolver situaes problemas envolvendo o clculo de reas. Levar o aluno a compreender o que um metro quadrado e sua inutilidade. Despertar no aluno, atravs de situaes reais, a noo de espao. CONTEDOS: Contagem, multiplicao, geometria, clculo de reas; TEMPO ESTIMADO: Duas aulas MATERIAL NECESSRIO: Fita mtrica, giz, papel, lpis e borracha. DESENVOLVIMENTO 1 Etapa Organize as carteiras dos alunos em sala de aula na forma de um semicrculo e pea que eles dem suas opinies a respeito do seguinte problema: Como o Corpo de Bombeiros consegue determinar quantas pessoas esto num show ou manifestao pblica em um estdio ou praa sem fazer a contagem? Observe as respostas dos alunos, fazendo possveis intervenes, aguando a percepo da noo de espao. 2 Etapa Depois do dilogo, proponha aos alunos a seguinte resposta: Para saber como isso acontece, basta determinar quantas pessoas cabem em 1m. Utilizando um giz, desenhe um metro quadrado no piso da sua classe e pea para que os alunos entrem dentro dele. E conte quantos alunos cabem em 1m, observando: - Que as pessoas no fiquem muito prximas: _____ - Que esteja bem cheio, ou seja, coloque o maior nmero de alunos, porm no deixe muito apertado; d condies para que as pessoas fiquem com conforto: _____ 3 Etapa Lance a seguinte situao problema: se for feita uma festa junina ou outra atividade na quadra da sua escola, quantos alunos caberiam? (Se sua escola no tiver quadra de esporte, escolha a que voc construir na situao problema). Divida os alunos em 2 grupos e os leve para a quadra da sua escola. Utilizando de uma fita mtrica pea para um grupo medir o comprimento da quadra e o outro medir a largura. Retornando para a sala de aula pea que cada aluno calcule a rea da quadra. Utilizando da contagem de alunos que cabem em 1m, pea que determinem as possveis solues da situao problema. Esse o mesmo procedimento utilizado pelo Corpo de Bombeiros para determinar a quantidade de pessoas em grandes reunies. AVALIAO Proponha aos alunos a seguinte situao: Medindo o comprimento e a largura da praa do bairro onde voc mora e calculando sua rea, quantas pessoas caberiam nesta praa caso houvesse ali uma apresentao artstica?

Pea para os alunos trazerem os registros e uma foto da praa do bairro onde moram. Monte um mural e faa uma exposio dos trabalhos. NOME: Jos Antnio Bosco de Arajo ESTUDANDO AS POTNCIAS E SUAS PROPRIEDADES CONTEDO potncia de um nmero real com expoente natural. potncia de um nmero com expoente inteiro negativo. Transformar e simplificar a expresso. OBJETIVOS conhecer as propriedades calcular o valor da expresso aplicando as definies identificar o smbolo , com a R e M E N, como um nmero real que METODOLOGIA Inicialmente importante dar ao aluno uma viso global do assunto. Espera-se que, durante o estudo, ele seja capaz de generalizar, ampliando e desenvolvendo o raciocnio dedutivo. Deve-se proporcionar situaes em que o aluno possa tomar decises, confrontar resultados e discutir idias apoiado numa anlise consciente e crtica da realidade. importante nesta fase, valorizar os diferentes raciocnios apresentados na resoluo das situaes-problema. ATIVIDADE 1 Pea aos alunos que montem um quadro com potncias de 2 em ordem decrescente. Os alunos devero perceber que, enquanto os expoentes decrescem de 1 em 1, as potncias so divididas por 2. Proponha outros exemplos para que eles percebam a regularidade existente.

NOME: Karla Rodrigues Oliveira TEMA: Calculando prejuzos causados pela pirataria OBJETIVOS montar a necessidade de uso de nmeros racionais no cotidiano em situaesproblema. ampliar e construir novos significados para os nmeros racionais a partir de sua utilizao no contexto social. executar procedimentos de clculo (frao, porcentagem e nmeros decimais). Construir, ler e interpretar tabelas e grficos. CONTEDO: Estatstica e nmeros racionais TEMPO ESTIMADO: 3 aulas MATERIAL: revistas, jornal, lpis de escrever e colorir, papel e rgua. DESENVOLVIENTO: 1 - Reproduzir para os alunos a tabela de informaes e questes a seguir, a fim de que faam a anlise das informaes. 2 - Ler as informaes da ABPD (Associao Brasileira dos Produtores de Discos), para os alunos. 3 - Pedir aos alunos que observem a tabela e representem os dados em grficos de barra, colunas e setores. 4 - Propor aos alunos que pesquisem os jornais, revistas, internet e livros os prejuzos estatais e da sociedade pelo mercado pirata. AVALIAO Montar um mural, com reportagens contendo grficos informativos.

NOME: Rizete Camila Gomes Oliveira SEQUNCIA DIDTICA ASSUNTO: A obesidade na infncia e na adolescncia OBJETIVOS: Reconhecer a obesidade como um mal a ser combatido Perceber que hbitos alimentares saudveis podem evitar a obesidade. Calcular o IMC pessoal e do grupo. Realizar clculos matemticos envolvendo equaes de 1 grau. Fazer inferncias e comparaes. Diferenciar os vrios nveis de obesidade. CONTEDOS: Cincias Alimentao e nutrio Matemtica Clculo do IMC, mdia aritmtica e estatstica, anlise de grficos e clculos com nmeros decimais. TEMPO ESTIMADO: 3 aulas MATERIAL NECESSRIO: jornais e revistas impressos da internet fita mtrica balana cartolina, pincis, rgua, cola e tesoura DESENVOLVIMENTO Sondagem inicial: - O que obesidade? - Qual a relao entre obesidade e alimentao? - Quando uma pessoa pode ser considerada obesa? - Como fazer o clculo do IMC? - Qual a relao entre obesidade e alimentao? Aps o debate inicial pedir aos alunos que se dividam em grupo e, com a ajuda do professor, medir a massa corporal e a altura de cada integrante do grupo. Fazer o clculo do IMC pessoal. Fazer o clculo de quantos quilos se deve perder ou ganhar para que fique com o peso ideal (para aqueles que no estiverem no peso ideal). Calcular o ndice mdio do grupo.

Montar um grfico de barras fazendo comparaes entre o ndice mdio de cada grupo de colegas. Pesquisar dados sobre a obesidade infantil e na adolescncia nos ltimos cinco anos no Brasil. Montar um grfico de barras, com dados pesquisados. Expor estes grficos em forma de cartazes. Confeccionar cartazes chamando ateno para uma alimentao mais saudvel e equilibrada. Fazer uma pirmide alimentar usando recortes de alimentos diversos. AVALIAO - Atividades para casa * anotar o peso e a altura de cada integrante da famlia. * calcular o IMC de cada membro da famlia. * Caso algum familiar no estiver dentro do peso ideal, propor hbitos de vida mais saudveis. * Apresentar situaes-problema dentro da realidade scio cultural do aluno (folha xerox)

NOME: Jos Itamar Medeiros OBJETIVOS DO BIMESTRE Aplicar o princpio da posio decimal Traduzir por meio de representao escrita e oral, as unidades das diversas ordens. Identificar as diversas classes na representao de um nmero. Ler corretamente a escrita de um nmero. Determinar o valor do algarismo quando isolado e o valor que ele representa de acordo com a sua posio no nmero. Resolver corretamente problemas envolvendo adio. Reconhecer e aplicar as propriedades da adio. Resolver corretamente problemas envolvendo a subtrao. Determinar o valor de uma expresso numrica envolvendo adio e subtrao. Resolver corretamente problemas que envolvem a idia de multiplicao. Determinar o valor da expresso numrica, envolvendo adio, subtrao e multiplicao. Resolver corretamente problemas que envolvem a idia de diviso. Determinar o valor de uma expresso numrica, com todas as operaes. AVALIAO Avaliao contnua de todo o processo de aprendizagem. Provas individuais e em duplas. Lista de exerccios. Avaliao oral. Atividades individuais e de grupo dentro da sala de aula, tarefa de casa, nas tarefas orais. MATERIAIS PARA TRABALHO Folhas suplementares de contedos Laboratrio de informtica Livro adotado CONTEDOS 1 Sistema de Numerao O conjunto de nmeros naturais Caractersticas do sistema de numerao Lendo e escrevendo um nmero natural

2 Calculando com Nmeros Naturais Idias associadas adio

Organizando em grficos de barras Idias associadas subtrao Relao fundamental da subtrao Conhecendo a calculadora Expresses numricas Grficos de barras Idias associadas multiplicao. Consideraes a respeito da multiplicao. O algoritmo da multiplicao Propriedades da multiplicao Expresses numricas A importncia dos parnteses Consideraes sobre a diviso de nmeros naturais. Relao fundamental da diviso Expresses numricas com as quatro operaes.

NOME: Fernanda Miranda de Souza Lima OBJETIVOS: Resolver situaes diversas com clculos percentuais. Relacionar as situaes e suas estratgias de resoluo. CONTEDO: Porcentagem TEMPO ESTIMADO: 6 aulas MATERIAL NECESSRIO: Calculadoras e notcias de jornais, propagandas e folhetos comerciais com porcentagens. DESENVOLVIMENTO 1 Etapa Distribua as notcias, as propagandas e os folhetos aos alunos e pea que, em duplas, eles interpretem o significado dos nmeros acompanhados do sinal %. O que significam? Como foram calculados? Todos devero expor suas hipteses e registr-las. 2 Etapa Retome as concluses dos estudantes sobre como obter porcentagens. Em seguida, apresente a seguinte lista de clculos para que, individualmente, eles os classifiquem em fceis e difceis e justifiquem suas decises. - 100% de 50 - 12% de 332 - 30% de 1556 - 50% de 30 - 11% de 622 - 6% de 998 - 25% de 44 - 95% de 10 - 310% de 198

3 Etapa Organize uma sesso de clculo mental com os exerccios anteriores para recuperar as estratgias descritas nas justificativas. Para conferir as respostas esto certas, os alunos devem usar a calculadora. 4 Etapa Pea que os alunos registrem os tipos de resoluo que surgiram na sesso de clculo mental e, ento, confiram se as propostas poderiam ser mais prticas. A idia aqui levar a turma a perceber que toda porcentagem envolve a questo de proporcionalidade entre o todo e uma parte. Sistematize o contedo, mostrando os prs e os contras das resolues. 5 Etapa Apresente problemas como estes e recomende que os alunos resolva-os considerando a relao de proporo:

- Uma televiso custava 23 reais em agosto e em setembro seu preo passou para 700 reais. Qual o aumento percentual do preo? - Dbora teve um aumento de 100% na mesada, de 32 reais. Porm ela percebeu que o acrscimo no suficiente para comprar um jogo que custa 104 reais. Qual o aumento percentual que ela precisaria para fazer a compra? Avaliao Ser feito individual e coletivo atravs dos trabalhos apresentados. NOME: Dougliana ASSUNTO: Noo de diviso TEMPO ESTIMADO: 1 aula MATERIAL NECESSRIO: Cartazes com ilustrao, material concreto, folhas de atividades, fichas de EVA. OBJETIVOS: Identificar e representar situaes em que surgem divises. Identificar problemas do cotidiano envolvendo operaes de divises. Associar a diviso de nmeros s idias de repartir, distribuir em partes iguais CONTEDOS - Critrio de diviso. DESENVOLVIMENTO: Incio com questionamento aos alunos sobre o que eles entendem sobre dividir, se no dia deles ao se levantar eles dividiram algo com algum. Separar os alunos em grupos de 5, e entregar a eles cartes de EVA e pedir que distribua em partes iguais entre eles. Questionar a eles sobre a diviso dos cartes. Aps a socializao, introduzir aos alunos a diviso com problemas do cotidiano, repartindo entre eles folha de atividades com problemas do cotidiano. Corrigir as atividades associando junto a eles as maneiras que eles utilizaram na resoluo apresentando a eles a operao de diviso na resoluo. AVALIAO Raciocnio no desenvolvimento das atividades. Observar os alunos na resoluo das atividades em grupo. Atividades aplicadas.

NOME: Valria Cristina Lopes ASSUNTO: reas e Permetros OBJETIVO: Desenvolver o raciocnio lgico. Motivar a busca de solues frente a situaes-problema. Identificar dados importantes na resoluo de desafios. CONTEDO: Introduo Medida de contorno de reas rea de uma regio quadrada e retangular rea de uma regio triangular Trabalhos de pesquisa e resoluo de atividades. TEMPO ESTIMADO: 3 aulas DESENVOLVIMENTO: Aula inaugural, convidar os alunos a medir a sala de aula e demais dependncias da escola. Construir polgonos usando o computador e definir suas medidas. Pesquisar sobre a construo de plantas de casas. Instigar os alunos a construir uma planta baseando na sua casa. Resoluo de situaes problema contextualizadas com a realidade dos alunos. Encerrar o assunto com mostra de maquetes construdas pelos alunos, retratando a casa onde moram. AVALIAO: O aluno ser avaliado durante todo o processo a habilidade, comprometimento, motivao, interesse e postura na realizao de situaes desafiadoras. Avaliao escrita com objetivo de diagnosticar aprendizagem dos alunos.

NOME: Carmen Rocha da Silva ASSUNTO: Noes de Geometria OBJETIVOS: Construir objetos como recursos para estudos. Ex:caixas encapadas e caixas abertas de diversos tamanhos. Identificar nestes objetos o ponto reta, vrtice, plano e etc... TEMPO ESTIMADO: 6 aulas 2 aulas para construo 2 aulas para construo 2 aulas para laboratrio e avaliao. MATERIAL NECESSRIO Caixas diversas, paisagens, fotografias, cartolinas, rguas, lpis, caneta. DESENVOLVIMENTO 1 Solicitar dos alunos a coleta de caixas diversas. 2 Realizar a oficina onde sero encapadas as caixas e planificadas algumas. 3 Marcar os nomes geomtricos em cada caixa. 4 Construir com as fotografias e paisagens pequenos cartes. 5 Organizar as mesas geomtricas (4 mesas) de forma que cada mesa tenha todas as informaes geomtricas. AVALIAO 1 Formular um diagnstico de verificao de aprendizagem com perguntas que o aluno possa visualizar nas mesas. 2 Marcar o dia da prova e entrar 4 alunos (1 por mesa pedaggica). 3 O aluno dever anotar no diagnstico o que viu na mesa. 4 Depois, o professor dever fazer a correo e analisar os resultados.

NOME: Renata Beatriz Pires dos Reis ASSUNTO: Seqncia Didtica Raiz Quadrada Exata OBJETIVOS: Resolver problemas que envolvem o clculo de raiz quadrada. Compreender que calcular a raiz quadrada de um nmero encontrar a medida do lado de um quadrado. CONTEDO/ANOS Raiz quadrada exata/ 6 e 7. TEMPO ESTIMADO Quatro aulas MATERIAL NECESSRIO Rgua, cartolina e papel quadriculado. DESENVOLVIMENTO 1 Etapa Organize a turma em duplas e pea que resolvam a seguinte questo, registrando a estratgia usada: Um quadrado tem rea de 36 centmetros quadrados. Qual a medida de seus lados? Observe as resolues desenvolvidos pelos alunos e, ao fim da atividade, socialize-as. Caso no aparea uma soluo com a estratgia do desenho quadriculado, apresente-a como outra possibilidade vlida. 2 Etapa Ainda com a turma em duplas, distribua cpias dos quadrados em diferentes tamanhos (como os exemplos abaixo), mas no identifique as medidas. Providencie uma reproduo dessas formas em cartolina para afixar em sala. Pea que os alunos determinem a rea de cada figura em centmetros quadrados e completem a tabela a seguir com os resultados obtidos.

Providencie tambm uma cpia da tabela para expor na sala. Comprimento Quadrado 1 Quadrado 2 Quadrado 3 Quadrado 4 Largura rea

Preencha-a com a garotada e, usando uma rgua, quadricule um dos quadrados de maneira que os estudantes identifiquem a relao entre o comprimento, a largura e a rea de cada figura. Leve-os a observar a regularidade (multiplicao de nmeros iguais, ou seja, a potenciao) e pea que, agora, com o auxlio das figuras j quadriculadas, determinem as dimenses de comprimento e a largura dos trs outros quadrados, bem como a rea de cada um deles. 3 Etapa: Leve os estudantes a refletir sobre o que foi feito at o momento. Como devemos proceder para determinar o lado de um quadrado quando conhecemos sua rea? esperado que sugiram a utilizao da malha quadriculada, a tabuada de nmeros iguais (ou seja, a potenciao) e a calculadora. Nesse momento, informe que determinar a medida do lado de um quadrado quando conhecemos sua rea equivale a encontrar a raiz quadrada desse nmero. Apresente ento o smbolo matemtico usado para isso: v Avaliao Proponha novos problemas a serem resolvidos, como: Uma horta ser organizada em um terreno quadrado que tem rea de 169 metros quadrados. Se a horta necessita de tela na frente e no fundo do terreno, quantos metros de tela, no mnimo, sero usados? Observe as estratgias utilizadas, como a malha quadriculada. Verifique tambm se h alunos que expressam a resoluo de maneira econmica, usando o smbolo.

NOME: Luciana Costa OBJETIVO: Rever os conceitos fundamentais da adio e subtrao na resoluo de problemas cotidianos. CONTEDO: Adio e subtrao (propriedades) TEMPO ESTIMADO: 2 aulas MATERIAL UTILIZADO: Folha de xrox, lpis Material dourado Tampinhas DESENVOLVIMENTO Trabalho em grupo com o material dourado, trabalho com tampinhas, anlise, explicao e registro. Folha de exerccios individual mas com interferncias do grupo. Espao para o comentrio do trabalho realizado pelos alunos por eles mesmos. AVALIAO Ao longo das atividades e ao corrigir a folha de xrox.

NOME: Samuel Franklin ASSUNTO: Seqncia Didtica Reconhecer a porcentagem como representao da frao OBJETIVO: Reconhecer o significado da porcentagem como representao da frao de uma quantidade. CONTEDO Porcentagem como representao de uma frao decimal. TEMPO ESTIMADO 3 aulas MATERIAL NECESSRIO Cpias quadriculadas da 2 e da 3 etapas e cartaz com diferentes frases em que aparea o smbolo %. DESENVOLVIMENTO 1 Etapa Com os alunos organizados em duplas, inicie a aula entregando para cada uma as figuras abaixo.
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. 41. 42. 43. 44. 45. 46. 47. 48. 49. 50. 51. 52. 53. 54. 55. 56. 57. 58. 59. 60. 61. 62. 63. 64. 65. 66. 67. 68. 69. 70. 71. 72. 73. 74. 75. 76. 77. 78. 79. 80. 81. 82. 83. 84. 85. 86. 87. 88. 89. 90. 91. 92. 93. 94. 95. 96. 97. 98. 99. 100.

FLEXIBILIZAO PARA DEFICINCIA INTELECTUAL Faa dupla com o estudante ou o agrupe a um colega que favorea sua atuao e aprendizagem. Pea que os alunos comparem as partes pintadas e que as expressem com fraes. esperado que, na primeira situao, eles indiquem e, na segunda 40/100. FLEXIBILIDADE PARA DEFICINCIA INTELECTUAL

Retome com o aluno o registro da frao o que representamos no numerador e no denominador. D alguns exemplos para que aplique seus conhecimentos sobre o contedo. Enquanto os alunos resolvem a atividade proposta, percorra as duplas para observar os registros que esto sendo realizados. Observe tambm se h alunos que realizam a comparao da parte pintada no primeiro quadrado com a parte pintada no segundo. Nesse caso, faa uma interveno pedindo que eles realizem uma nova leitura do que a atividade prope, comparando o registro que eles fizeram com a questo proposta. Organize um momento de discusso coletiva do resultado encontrado pelas duplas e registre-os no quadro. Questione se os registros matemticos que se referem comparao da parte com o todo esto representados por um mesmo nmero. Pea que a garotada compre os quadrados pintados, justapondo-os. Instigue-os a explicar o que ocorre com as representaes pictricas. Observe se na explicitao dos alunos aparece a afirmao de que, apesar da comparao das partes com o todo serem indicadas por fraes diferentes, elas se equivalem. 2 Etapa Entregue para cada criana uma cpia dos quadrados representados a seguir:
101. 103. 105. 107. 109. 10. 102. 104. 106. 108. 1 111. 113. 115. 117. 119. 20. 112. 114. 116. 118. 1 121. 123. 125. 127. 129. 30. 122. 124. 126. 128. 1 131. 133. 135. 137. 139. 40. 132. 134. 136. 138. 1 141. 143. 145. 147. 149. 50. 142. 144. 146. 148. 1 151. 153. 155. 157. 159. 60. 152. 154. 156. 158. 1 161. 163. 165. 167. 169. 70. 162. 164. 166. 168. 1 171. 173. 175. 177. 179. 80. 172. 174. 176. 178. 1 181. 183. 185. 187. 189. 90. 182. 184. 186. 188. 1 191. 193. 195. 197. 199. 00. 192. 194. 196. 198. 2

Pergunte aos alunos quais so as fraes que relacionam a parte pintada, em cada quadrado, com o todo. Em seguida, pea que comparem os registros realizados com os quadrados representados para estabelecer relaes entre eles. Na concluso desta etapa, esperado que as crianas reconheam a equivalncia entre as escritas e 25/100. 3 Etapa Disponha no quadro um cartaz com diferentes frases em que aparecem o smbolo %. Diga que h um smbolo matemtico presente em todas e pergunte se eles identificam que smbolo esse. Explique que o sinal % significa por cento e que porcentagem indica uma parte em relao a 100. Pergunte como representar em porcentagem 1/100; 7/100; 40/100, etc. 4 Etapa Exponha novamente o cartaz exibido na 3 etapa, retome as informaes sobre porcentagem e pergunte como representar a frao 25/100. Questione os alunos de pode ser representado por 25%. Oua as opinies dos alunos e analise, junto com eles, cada hiptese. A concluso deve ser a de que possvel registrar ambas as fraes como 25% pois eles se equivalem.

5 Etapa Com a turma dividida em duplas, fornea valores na forma porcentual rasa por exemplo, 10%, 20%, etc e pea aos alunos que encontrem sua representao fracionria. Lembre-se de que eles podem apresentar diferentes registros: para 20%, 20/100, 2/10 ou 1/5. Socialize as respostas. Avaliao Observe se a garotada compreendeu as seguintes relaes: 50% equivale a , 25% corresponde a 1/4 e 10% equivalente dcima parte. Essas relaes so fundamentais para o aprendizado de porcentagem.

NOMES: Jose Antonio, Karla Rodrigues, Raquel, Rizete e Paulo Anlise das atividades do livro de teoria e prtica TP2 CONCEITOS MATEMTICOS ENVOLVIDOS rea, figuras planas, medidas, operaes bsicas, nmeros decimais e razo. CAMPO CONCEITUAL 14 no tem 15 figuras planas e razo 16 clculo de rea e frao. TRANSPOSIO DIDTICA As questes so abstratas, no esto dentro da realidade do aluno, mas tem como adequ-las sua realidade. SITUAO-PROBLEMA Questo 14 e 16 uma situao problema Questo 15 no uma situao-problema ESTRATGIAS DIDTICAS DE ENSINO E DE RESOLUO Questo 14 levar os alunos para a quadra, fazer uma distribuio de grupos, medir a quadra e calcular quantas pessoas caberia nela. Questo 15 levar as figuras previamente cortadas para demonstrao visual, assim facilitando a compreenso. Questo 16 a) levar a planta de uma casa para visualizao e entendimento, depois dar a atividade. b) Levar o pacote de folhas para o aluno pegar e tirar suas concluses. Levar uma balana assim mostrando de forma concreta o conceito de peso. DIFICULDADES MATEMTICAS Os alunos teriam dificuldades para visualizar os problemas que so abstratos. DIFICULDADES DIDTICAS Retirar os alunos da sala de aula Levar o material para sala de aula.

NOME: Custdia Maria da Costa Batista OBJETIVO: Entender o conceito de fractais; Visualizar vrios tipos de fractais com auxlio de um computador; Construir 2 exemplos de fractais. CONTEDO: Geometria, arte, frao e porcentagem. TEMPO ESTIMADO: 3 aulas MATERIAL NECESSRIO: computador, lpis de cor, giz de cera, rgua, molduras diferentes de fractal (simples), tesoura, quadro e giz. DESENVOLVIMENTO Apresente a turma, atravs do computador vrios exemplos de fractais. Explique o significado de fractal. Divida a turma em duplas e distribua para cada dupla, uma moldura de cada tipo (2 diferentes). Oriente as etapas a serem seguidas: a) Recorte a moldura da figura; b) Pinte os dois retngulos menores de uma s cor. Pinte os dois retngulos mdios de outra cor (s a parte que fica fora dos retngulos menores), j pintados. Pinte o retngulo central, maior de outra cor (apenas a parte que fica fora dos retngulos menores (mdios)). c) Oriente seus alunos para marcar as arestas e cortar, com uma tesoura, apenas as linhas cheias da moldura. d) Observao: Antes de recortar as linhas cheias, pedir para que usem o lpis de cor para colorir. e) Mostrar as etapas para formao. AVALIAO: Os alunos sero observados, se esto realmente trabalhando em equipe, avaliados durante o desenvolvimento das atividades propostas. Propor outras molduras para que visualizem outros fractais.

NOME: Carla Renata de Oliveira Taveira OBJETIVOS: Observar e discutir caractersticas dos slidos geomtricos; Explorar a representao plana de objetos tridimensionais. CONTEDOS Caractersticas dos corpos geomtricos; Vocabulrio especfico da rea de espao e forma; Relaes entre faces de polgonos (figuras bidimensionais planas), poliedros (slidos geomtricos de faces planas) e corpos redondos (slidos curvos ou que combinam planos e curvas). ANOS: 6 e 7. TEMPO ESTIMADO: Quatro aulas MATERIAL NECESSRIO Conjunto de slidos geomtricos variados (esferas, cubos, pirmides, cones, etc) e figuras tridimensionais planificadas em papel. DESENVOLVIMENTO 1 Etapa Comece a atividade com um jogo de adivinhao. Disponha um conjunto de slidos geomtricos em uma mesa no centro da sala de aula. Pea que um aluno escolha secretamente um dos slidos. O restante da turma deve tentar descobrir a figura selecionada fazendo perguntas que tenham sim ou no como resposta. Aquele que adivinhar o slido ser o prximo a escolher. Para sofisticar a atividade, no permita que seja utilizado o nome dos corpos geomtricos, estimulando a utilizao de descries dos slidos e do vocabulrio especfico da rea de espao e forma. Assim, em vez de perguntar a esfera?, os alunos teriam que de indagar: um corpo redondo? Tem arestas? Possui faces planas? E assim por diante. 2 Etapa A seqncia prossegue com um segundo jogo: separe os alunos em grupos e entregue a eles um conjunto de slidos geomtricos. Uma equipe deve usar os slidos para construir uma figura (uma torre usando dois cubos e uma pirmide no topo, por exemplo), ditando aos outros grupos a forma como os slidos esto posicionados. Os outros grupos, que no devem ver a montagem, tentam imitar a construo descrita aquele que construir uma figura semelhante original ser o prximo a ditar. Novamente, para incentivar o uso do vocabulrio especfico, pode-se pedir para a

garotada dizer peguem a figura de seis faces idnticas, em vez de peguem o cubo, por exemplo. 3 Etapa Um terceiro jogo explora a relao entre bi e tridimensionalidade. Leve diferentes planificaes de poliedros e corpos redondos, como o cone e o cilindro. Algumas devem apenas se assemelhar s reais, mas no podem permitir a montagem dos slidos. Por exemplo, no caso do cubo, leve vrias planificaes que possibilitem a montagem do cubo e outra figura formada por seis quadrados que, embora semelhante, no fecha, ou seja, no d origem ao cubo quando montado. Os alunos devem analisar as planificaes e selecionar quais permitem a construo do slido. AVALIAO Observe o desempenho dos alunos ao longo dos jogos, prestando especial ateno na correta identificao das caractersticas de cada grupo de figuras (veja se percebem as diferenas entre polgonos, poliedros e corpos redondos) e no uso do vocabulrio da rea. Especialmente nas primeiras atividades, a interveno do professor essencial para mostrar diferentes maneiras de descrever uma figura geomtrica sem necessariamente precisr cham-la pelo nome.

NOME: Sara Alves da Silva Herdy ATIVIDADE: Estatstica e Pesquisa de Mercado Esta atividade pode ser desenvolvida com alunos do stimo, oitavo e novo ano do Ensno Fundamental. OBJETIVO: Analisar o processo de pesquisa, elaborar um instrumento de coleta de dados, levantar os dados, tabular os resultados, construir grficos, ler e interpretar corretamente os resultados obtidos, divulgar os resultados. MATERIAL NECESSRIO: Papel sulfite, caneta, lpis, rgua, transferidor, compasso, papel pardo, cola, tesoura, papel colorido, canetinhas hidrocor. CONHECIMENTO PRVIO NECESSRIO: Porcentagem, ngulos, construo de tabelas e grficos, procedimentos para se coletar dados. CONTEDO A SER TRABALHADO: Tabela de freqncia, grfico de barras e setores. TEMPO PREVISTO: 4 aulas METODOLOGIA 1 Etapa: O professor iniciar a atividade solicitando aos alunos que indiquem assuntos que eles considerem interessantes para que se realize uma pesquisa. As sugestes vo sendo listadas no quadro, como por exemplo: profisso que desejam exercer, time de futebol preferido, candidatos eleio presidencial; disciplina que os alunos consideram mais fcil de aprender, qualidade da merenda escolar, dificuldades encontradas no retorno do estudo, no caso de alunos da EJA, entre outras. 2 Etapa: Dividir a turma em 4 ou 5 equipes, escolher um coordenador para cada equipe. Cada equipe dever selecionar um dos temas sugeridos para que se realize a pesquisa. Devero elaborar um formulrio de pesquisa, contendo questes referentes ao tema selecionado. 3 Etapa: Realizao da pesquisa. Depois de realizada a pesquisa os alunos devem fazer o levantamento das informaes, o clculo da freqncia absoluta e relativa, a tabulao. 4 Etapa: Confeco de grficos de barras e setores. Exposio dos resultados obtidos. 5 Etapa: Anlise dos resultados.

AVALIAO: Como a atividade foi desenvolvida em grupo, com temas diferentes, o professor deve solicitar que as equipes analisem e comparem os resultados obtidos em cada um dos trabalhos, avaliando-os. O professor deve propor novas situaes para trabalhar o contedo, que devero ser desenvolvidas individualmente, para que assim possa verificar a aprendizagem dos mesmos. NOME: Fabiana Alves da Silva Andrade ASSUNTO: Estatstica TURMA: 8 ano OBJETIVOS: Construir tabelas de freqncia e representar graficamente dados estatsticos, utilizando diferentes recursos; Elaborar concluses a partir da leitura, anlise, interpretao e previsao de informaes apresentadas em tabelas e grficos; Reconhecer o significado de porcentagem. CONTEDO: Porcentagem e regra de trs; Tabelas Grficos TEMPO ESTIMADO: 4 aulas MATERIAL NECESSRIO: Pincel, caneta, lpis, borracha, lpis de cor, papel sulfite, transferidor, compasso, rgua, revistas e cartolinas. DESENVOLVIMENTO: 1 Etapa: Coleta de dados da turma (lazer preferido) 2 Etapa: Elaborao da tabela (utilizando os conceitos de porcentagem) 3 Etapa: Construo de grficos de barras e setores 4 Etapa: Anlise dos grficos 5 Etapa: Montar os grficos no Excel. 6 Etapa: Levar para sala revistas que contenham dados estatsticos. AVALIAO: Observar o rendimento da turma, e logo aps propor um trabalho em grupo onde os alunos iro receber vrias revistas para anlise. Cada grupo ir construir tabelas e grficos em cartolinas sobre variados dados analisados. Expor os trabalhos para toda a escola. Irei avaliar o interesse e a participao de todos atravs da realizao das atividades.

NOME: Rejane Mota Teodolino ATIVIDADE DE ELABORAO DO PLANO DE AULA OBJETIVOS: Identificar os conhecimentos matemticos como meios para compreender e transformar o mundo sua volta e perceber o carter de jogo intelectual caracterstico do saber matemtico; Fazer observaes sistemticas de aspectos qualitativos e quantitativos da realidade estabelecendo inter relaes entre eles; Selecionar, organizar e produzir informaes; Saber resolver situaes problema, sabendo validar estratgias e resultados, desenvolvendo raciocnio lgico matemtico. CONTEDOS: Conjunto dos nmeros naturais; Sistema de numerao. TEMPO ESTIMADO 2 semanas/8 horas-aulas MATERIAL NECESSRIO: Uso de recursos pedaggicos tais como: jogos, vdeos, atividades ldicos. Uso do livro didtico, atividades complementares, revistas, jornais, etc... DESENVOLVIMENTO (O que o aluno dever desenvolver) Perceber a presena dos nmeros naturais no cotidiano e tirar inferncias. Compreender a evoluo histrica dos sistemas de numerao; Ler e escrever corretamente um nmero natural; Decompor um nmero natural e compreender ordem de grandeza; Resolver problemas. AVALIAO Avaliao multimodal, multidimensional; Avaliao quantitativa e qualitativa; Avaliao individual e coletiva; Avaliao diria.

NOME: Cyntia De Souza Bragana Motta ANO: 6 e 7 anos OBJETIVOS: Facilitar a compreenso sobre os nmeros negativos; Introduzir o conceito de nmeros inteiros negativos; Identificar e compreender o uso dos nmeros negativos em situaes do cotidiano; Solucionar situaes-problema que envolvam nmeros negativos, utilizando-se de diferentes estratgias de resoluo. CONTEDOS Nmeros negativos (conceito) e positivos (conceitos); Representao dos nmeros negativos e positivos; Adio e subtrao com nmeros negativos e positivos. TEMPO ESTIMADO: 4 aulas DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES 1 Aula: Na primeira aula o professor deve trabalhar com os alunos a identificao de nmeros negativos e positivos no dia-a-dia. Isso pode ser feito da seguinte maneira: Em uma aula anterior, pea para eles pesquisarem em revistas, jornais, internet, notcias que envolvam nmeros negativos. Com o resultado dessa pesquisa forme grupos com a turma e promova uma discusso entre eles sobre as diferentes formas de representao dos nmeros negativos no nosso cotidiano. Logo aps, o professor deve anotar as observaes feitas pelos grupos e dialogar com eles sobre a forma correta de representar os nmeros negativos. Que o sinal -, antes de um nmero, indica que ele negativo e o sinal + indica que ele positivo. Nesse momento o professor pode fornecer aos alunos exemplos, como o de uma conta bancria com saldo negativo, explicando aos alunos que o nmero negativo pode ser compreendido como sendo saldo devedor (dvida). Aps a pesquisa, os alunos devero registrar atravs de colagem ou ilustrao em cartolina, as situaes pesquisadas. 2 Aula: No possvel estudar matemtica sem trabalhar resoluo de problemas matemticos. Por isso, nessa segunda aula importante fazer com que os alunos entrem em contato com situaes problemas envolvendo nmeros negativos. Com os mesmos grupos formados na aula anterior, distribua vrias situaes problemas envolvendo nmeros negativos e positivos. Enquanto os alunos resolverem as situaes problemas em grupos o professor deve estar passando de grupo em grupo auxiliando-os. Depois escolha alguns e resolva-os no quadro.

3 Aula: O professor confeccionar o jogo de varetas com os alunos ou distribuir os jogos para os grupos, porm mudar os valores de cada vareta, por exemplo: amarelas valem 10 pontos, vermelhas valem 5, azuis valem 1, verdes valem 5 e o preto vale 10. O objetivo somar as varetas que cada um retirar da mesa. Ganha quem obtiver o maior nmero positivo ou o menor nmero negativo. Os valores de cada vareta e as regras podem ser alterados de acordo com o aprendizado da turma. Com este jogo, pretende-se que os alunos aumentem sua compreenso e operacionalizem, atravs da adio e subtrao, os nmeros negativos. Resoluo de problemas individualmente. O professor ir propor situaes-problema a serem resolvidas utilizando a representao dos nmeros negativos. Exemplo de situao-problema: Imagine que uma pessoa tem R$10.000,00 depositados em um banco e faa sucessivos saques: 1 saque: R$300,00 2 saque: R$400,00 3 saque: R$200,00 Qual o saldo no banco dessa pessoa aps os saques? Mostrar no quadro a resoluo do problema e logo aps propor problemas com respostas negativas e positivas. 4 Aula Essa quarta aula deve ser dedicada a explicaes, pois aps essas atividades propostas para os alunos, com certeza eles estaro cheios de dvidas. Portanto, o professor deve esclarec-las e passar para eles alguns conceitos sobre nmeros negativos como: Os nmeros negativos fazem parte de um conjunto numrico diferente do conjunto dos nmeros naturais, pois percebemos atravs das pesquisas feitas que os nmeros naturais no so suficientes para a compreenso de vrios acontecimentos do nosso cotidiano. Assim, criado o conjunto dos nmeros inteiros (Z), que pertencem a esses conjuntos os nmeros positivos e o zero (podemos dizer que so os nmeros naturais) mais os nmeros negativos. Nesse momento cabe ao professor contar que uma das primeiras idias de nmeros negativos partiu dos comerciantes que, com a prtica do comrcio, tinham que ter uma forma de representar o seu lucro e seu prejuzo e para isso utilizavam uma cruz (+) para simbolizar o que ganhavam e um trao (-) para simbolizar o que estavam perdendo. Avaliao Na 5 aula, para avaliar se os alunos atingiram os objetivos propostos pelo plano de aula, proponha que eles formem novamente os grupos e entre eles para inventarem situaes-problema envolvendo nmeros negativos e positivos individualmente, ou seja cada aluno vai resolver a situao proposta por outro. Aps a resoluo as duplas discutem e corrigem as situaes propostas.

NOME: Adriane Soares de A. Melo ASSUNTO: Geometria OBJETIVOS: Reconhecer no cotidiano tringulo como polgonos mais comuns. Reconhecer o tringulo como polgono de trs lados e destacar os seus elementos (vrtice, lados, ngulos). Identificar os tringulos de acordo com as medidas de seus lados e de seus ngulos internos. CONTEDO Elementos de um tringulo. Reconhecendo os tringulos. TEMPOS ESTIMADO: 4 aulas MATERIAL NECESSRIO: Placa de sinalizao, palitos de picol, lpis, papelo, tinta, rgua, compasso, transferidor. DESENVOLVIMENTO 1 Etapa: Realizar a coleta dos dados atravs do seu cotidiano: placas de sinalizao, telhados... 2 Etapa: Construir tringulos usando palitos de picol. 3 Etapa: O tringulo um polgono de trs lados. 4 Etapa: Elementos de um tringulo: vrtices, lados. 5 Etapa: ngulos internos de um tringulo. 6 Etapa: Usando uma rgua, classificar os tringulos de acordo com as medidas de seus lados. 7 Etapa: Realizar uma pesquisa no cotidiano onde tem presena de tringulo. 8 Etapa: Realizar atividades relacionadas. AVALIAO Observar se os alunos compreenderam os conceitos transmitidos atravs das atividades. Debater e avaliar a pesquisa feita.

Propor um trabalho em grupo, onde os alunos iro construir os tringulos com papelo e pintar deixando exposto na sala.

NOME: Patrcia Maria Julio OBJETIVOS: Desenvolver atividades sobre fraes para alunos do 6 ano, por meio de uma abordagem ldica, visando tornar o conhecimento sobre fraes equivalente um pouco mais atrativo. Conhecer e representar as fraes equivalentes. Utilizar a representao de fraes equivalentes em situaes que indicam a relao parte-todo. Aplicar o aprendizado de fraes equivalentes no seu cotidiano. Aplicar o conhecimento sobre fraes para representar e resolver situaesproblema. CONTEDO: Fraes Equivalentes TEMPO ESTIMADO: 4 aulas MATERIAIS NECESSRIOS: lpis, caderno, pedaos de papel no formato retangular, quadro, pincel e receitas culinrias. DESENVOLVIMENTO: Distribuir, o pedao de papel aos alunos, onde esse papel representa o nosso inteiro; Atravs do papel fazer uma dobradura registrando os passos no caderno, escrevendo a frao que representada em cada parte dobrada levando os alunos a fazerem relaes entre as partes verificando a equivalncia trabalhando assim o seu conceito. Durante a construo da dobradura, o professor registrar no quadro os passos trabalhados, mostrando ao aluno as equivalncias, no fim da construo deixar que os alunos brinquem um pouco com a dobradura construda. Propor situaes-problema a fim de estimular o raciocnio dos alunos; Levar receitas culinrias para trabalhar equivalncia quando precisamos aumentar ou diminuir as quantidades dos produtos utilizados. Desenvolver atividades paraa a fixao do contedo. AVALIAO A avaliao acontecer a cada passo da atividade, avaliando se o aluno construiu o conceito de fraes equivalentes como fraes que representam partes, do mesmo tamanho, de um inteiro. E percebendo que no houve compreenso, retomar os passos. Posteriormente fazer uma avaliao escrita.

NOME: Mnica Martins Leandro ASSUNTO: Seqncia Didtica Equao de 1 Grau OBJETIVOS: Representar em um sistema de coordenadas cartesianas as solues das equaes do 1 grau com duas variveis. Resolver situaes-problema por meio de um sistema de equao do 1 grau, utilizando processos algbricos e a representao das equaes no plano cartesiano. CONTEDOS: Localizao de pontos num plano. Equao do 1 grau com duas variveis: solues e representao geomtrica. Resolvendo situaes de equao. TEMPO ESTIMADO: 8 aulas DESENVOLVIMENTO: Pea aos alunos que desenhem no plano cartesiano, a partir de pontos dados. Utilizar malhas. Problemas envolvendo situaes relacionadas com o seu cotidiano. Resolver equaes com uma ou duas. AVALIAO: Discutir o significado das solues encontradas no contexto da situao problema. Representar e localizar pontos num plano.

NOME: Stefnia Corra Lopes PLANO DE AULA: Fraes OBJETIVOS: Ter noo de inteiro e metade. Reconhecer nmeros inteiros e decimais. Resolver problemas utilizando fraes. Aprender a dividir de vrias formas. TEMPO ESTIMADO: 4 aulas MATERIAL NECESSRIO: Lpis, borracha, folhas coloridas, tesoura, cola. DESENVOLVIMENTO: 1 Etapa: Mostrar para os alunos a diferena entre nmeros inteiros e decimais (exemplos). 2 Etapa: Pedir para que os alunos faam desenho no papel colorido e dividam de acordo com fraes. 3 Etapa: Fazer um registro sobre o que observaram dos desenhos que fizeram. 4 Etapa: Escrever vrias fraes e ler com eles fazendo ilustrao. AVALIAO Observar se eles compreenderam a matria. Propor um trabalho em grupo para verificao de aprendizagem.

NOME: Carolina Cavalcante ATIVIDADE: Elaborar um plano de aula com um contedo do 6 ao 9 ano. OBJETIVOS: Reconhecer e saber que a soma dos ngulos internos de um tringulo 180. Mostrar concretamente que a soma dos ngulos internos de um tringulo 180. Ligar a geometria ao concreto. CONTEDOS: Soma dos ngulos internos de um tringulo. Resolues de equao do 1 grau. TEMPO ESTIMADO: 2 aulas MATERIAL NECESSRIO: Lpis de cor Rgua e transferidor Papel para recortar Tesoura DESENVOLVIMENTO Solicite a uma grupo de 3 alunos que desenhe um tringulo (de preferncia um tringulo escaleno). Com a ajuda de um transferidor, oriente que os alunos meam cada ngulo desse tringulo, e aps isso somar esses ngulos. Pea que os alunos guardem o resultado encontrado da soma. Solicite agora, que os grupos desenhem outro tringulo, recortem, pintem cada ngulo de uma cor e, a seguir, rasgue o tringulo em trs pedaos, separando as trs pontas (vrtices). Aps isso, pea que os alunos desloquem os trs pedaos e junte-os de modo a obter trs ngulos adjacentes e consecutivos, e com um transferidor medir a soma dos trs ngulos.

Por ltimo, pea que cada grupo pegue uma folha do seu caderno, desenhe um tringulo grande, pinte cada ngulo de uma cor e recorte o tringulo. Depois, oriente esses grupos a colocar o tringulo recortado sobre uma mesa com a face colorida para baixo e fazer as seguintes dobraduras indicadas:

Aps as trs experincias executada, o professor pergunta aos alunos a que concluso que eles chegaram. AVALIAO: Atividades de fixao Participao dos alunos durante as atividades. NOME: Valria Cristina OBJETIVOS: Reconhecer a porcentagem como uma razo de denominador 100. Representar em forma percentual uma razo qualquer, fazendo corretamente a sua leitura. Aplicar os conhecimentos adquiridos com nmeros racionais para resoluo de problemas que envolvam porcentagem. CONTEDO: Porcentagem TEMPO ESTIMADO: 5 aulas MATERIAIS NECESSRIOS: Rgua, lpis, caderno, panfletos de ofertas comerciais (supermercados e lojas) e calculadoras. DESENVOLVIMENTO: Distribuir as propagandas e os folhetos aos alunos e pedir que, em duplas, eles interpretem o significado dos nmeros acompanhados do sinal %. O que significam? Como foram calculados? Os alunos devero expor suas hipteses e registr-las. Apresentar aos alunos o significado da expresso por cento. Estabelecer a relao existente entre a expresso por cento (%) com as razes de conseqente 100 e as respectivas formas decimais. Como atividade prtica, os alunos podem coletar informaes nos panfletos para montagem de tabelas (taxa percentual, razo percentual e forma decimal). Propor situaes problemas a fim de estimular o raciocnio dos alunos para o clculo da porcentagem e usar a calculadora para conferir suas respostas. AVALIAO: Observar o desenvolvimento do aluno nas atividades propostas e posteriormente uma avaliao escrita.

NOME: Cyntia de Souza B. Motta, Mnica Martins, Stefnia Corra, Adriane Soares, Carolina Cavalcante, Mariana Moraes SEQUNCIA DIDTICA PROBABILIDADE OBJETIVOS: Identificar situaes que envolvam probabilidade Calcular experimentalmente a probabilidade Calcular a probabilidade. CONTEDOS: Probabilidade, razo, multiplicao TEMPO ESTIMADO: 4 aulas MATERIAL NECESSRIO: Textos informativos Dados Tampinhas coloridas Atividades TURMA: 8 e 9 ano DESENVOLVIMENTO Levar textos informativos para sala onde os alunos possam identificar situaes que ocorram o clculo de probabilidade. Formar grupos e entregar para o grupo o material concreto, dados e tampinhas coloridas para que atravs das atividades concretas formulem hipteses para fazer o clculo da probabilidade ou chances de acontecer eventos. Socializar com os alunos para formar conceitos envolvidos na probabilidade e entregar atividades para os grupos resolverem. AVALIAO Observar o desempenho dos alunos ao longo do trabalho e suas estratgias para resoluo das atividades concretas. Analisar as atividades feitas pelos grupos.

NOMES: Albertina, Sara, Ailson, Fabiana, Rejane, Carla CONCEITO MATEMTICO Porcentagem, anlise de dados e tabela, operaes fundamentais, probabilidade, anlise combinatria, razo. CAMPO CONCEITUAL Estatstica, Geografia TRANSPOSIO DIDTICA Na questo 8 o autor no alcanou o objetivo proposto, pois tratou a informao de forma complexa e abstrata ao universo do aluno. Na questo 16 a linguagem se aproxima mais da realidade, pois ilustra contextos cotidianos. SITUAO PROBLEMA A questo 16 prope uma situao-problema, pois o aluno dever conhecer conceitos de medidas (grandezas), noo geogrfica distncia entre cidades. METODOLOGIAS Revisar contedos como: porcentagem, grandezas e medidas, probabilidade, lanar uma atividade em grupo com objetivo de interpretar e analisar os dados. Para questo 16, propor a construo de um mapa em malha quadriculada de modo a permitir ao aluno a comparao da unidade de medida do mapa com a escala real. DIFICULDADE MATEMTICA Construo da tabela de freqncia relativa e a questo da probabilidade com transformao de grandezas em escala de medidas. DIFICULDADE DIDTICA Falta de materiais, falta de interesse, pois no condiz com a realidade do aluno. CURIOSIDADES/NOVIDADES A questo da mega-sena apresentando as possibilidades de ganhar. SUGESTO Na questo 8, adequar a atividade na realidade do aluno, transpondo os dados referentes a setor de emprego para motivos que levam a infrequncia dos alunos.

NOMES: Tassara Denizete, Rosania, Rodrigo Leles, Valria Cristina, Patrcia Julio, Maria das Graas ANLISE DAS ATIVIDADES CONCEITOS MATEMTICOS ENVOLVIDOS: Probabilidade, Grficos, Regra de Trs, Porcentagem, Razo, Tabelas CAMPO CONCEITUAL/CURRCULO EM REDE Probabilidade: Matemtica, Geografia, Portugus TRANSPOSIO DIDTICA: Houve transposio em todas as atividades, pois apresentam conceitos matemticos de forma concreta. SITUAO-PROBLEMA Previdncia social e mensurao de risco. ESTRATGIAS DIDTICAS DE ENSINO E DE RESOLUO Anlise e interpretao do texto; Construo de grficos e tabelas; Anlise e probabilidade de risco. DIFICULDADES MATEMTICAS Entendimento do clculo de probabilidade Situar o aluno ao tema. DIFICULDADES DIDTICAS: No tem CURIOSIDADES: Entender e conhecer sobre a Previdncia Social; Tomar conhecimento de Seguro e risco de trabalho. NOVIDADES O Tema: Previdncia Social, Seguro Social, Seguro de Acidentes. Clculo de Probabilidade

SUGESTES/CRTICAS: Trabalhar com contra-cheques para analisar o INSS e Seguros.

NOME: Rosania Maria Marques OBJETIVOS: Perceber a presena de fraes e porcentagens no cotidiano. Entender o significado de numerador e denominador. Ler e escrever fraes. Calcular fraes de mediaes de certas grandezas. Identificar porcentagem como uma frao de denominador 100. Resolver problemas contextualizados em que esto presentes porcentagens. Aplicar o conhecimento de fraes na resoluo de problemas. CONTEDO: Introduo Compreendendo frao Numerador Denominador Leitura de frao Frao de um nmero Resoluo de problemas usando fraes TEMPO: 8 aulas MATERIAL: Lpis de cor, tesoura, rgua, cola, cartolina ou EVA. DESENVOLVIMENTO: Construir o conceito de frao atravs de material concreto. Trabalhar atividades prticas do cotidiano do aluno. Verificar por meio de representaes concretas, que dividir a por b o mesmo que dividir uma unidade em b partes iguais e tomar a dessas partes. Relacionar por meio de atividades prticas, frao e porcentagem. Resolver em sala de aula atividades que envolvam fraes e porcentagens. Atividades propostas: jogos, desafios, dobraduras e desenhos. AVALIAO A avaliao ser feita de forma contnua, sendo trabalho em grupo, desenvolvimento do aluno e avaliao escrita.

NOMES: Agnalda, Itamar, Karine, Marlene, Rejane Mota. ATIVIDADE DE ANLISE Pginas 23, 24, anlise das questes 8, 9, 11 CONCEITOS MATEMTICOS ENVOLVIDOS: Idias associadas a escalas de medidas de comprimento, rea e volume, mudana de escala e comparao de escalas. Porcentagem, equaes, grficos, anlise de informaes em tabelas, operaes fundamentais. CAMPO CONCEITUAL/CURRCULO EM REDE Verificamos que o contexto relaciona a matemtica com a Geografia, a Cincias. TRANSPOSIO DIDTICA Na questo 8, podemos afirmar que o autor alcanou o objetivo, pois as informaes que foram apresentadas possibilitam ao aluno compreender e o torna capaz de resolver a situao apresentada. Na questo 9, verificamos um grau maior de complexidade, pois seria necessrio ao professor trabalhar previamente unidades de medidas de rea e volume, uma vez que a situao problema requer esses conceitos e a compreenso da converso de escala. Na questo 11, encontramos mais dificuldade para o nosso aluno, uma vez o contexto traz termos associados qumica, trabalho de forma complexa o clculo de porcentagem, regra de trs, visto que nosso aluno necessitaria de um conjunto de saberes para obter xito na questo. SITUAO PROBLEMA Desafios propostos em relao a compreenso e uso de frmulas (equaes) e compreenso de grandezas. METODOLOGIAS: Trabalhar articulando o conhecimento com a Geografia e a Cincias que poderiam acrescentar maiores informaes a respeito da criao e confinamento bovino, bem como sua alimentao. Trabalhar grficos, tabelas, ilustrar o contexto.

Ouvir experincias dos alunos quanto a aproximao a essa realidade.

DIFICULDADES MATEMTICAS Operaes matemticas Interpretao da tabela Compreenso dos termos uria e sulfato de amnia. DIFICULDADES DIDTICAS Falta de interesse pelo assunto.

NOME: Denizete Silvana de Oliveira CONTEDO: Adio de Nmeros Inteiros OBJETIVOS: Adicionar nmeros inteiros positivos e negativos. Construir cartes quadrados de 2cm de lado, nas cores vermelha e azul. Montar e compreender o jogo dos cartes. TEMPO ESTIMADO: 2 aulas MATERIAL NECESSRIO: Papel carto, EVA vermelho e azul, rgua, lpis, tesoura e canetinha. DESENVOLVIMENTO Aps fazer uma sondagem dos conhecimentos prvios dos alunos sobre o assunto e se j conhecem o jogo dos cartes, fazer construo pelos alunos dos quadrados de 2 cm de lado e recort-los. Apresentao do jogo com suas respectivas regras. Nada melhor do que aprender brincando. JOGO DOS CARTES -1 Nmero de participantes: 02 Material: 16 cartes numerados -2 -3 -4 -5 -6

-7

-8

-9

- 10

- 11

- 12

- 2 setas de cores diferentes

Azul

vermelha

REGRAS DO JOGO Misturar os cartes e arrum-los com a face numerada voltada para baixo, em quatro colunas de 4 cartes. O 1 jogador coloca sua seta apontando para uma coluna. O 2 escolhe um carto dessa coluna, tira e guarda-o para si. Depois, usa sua seta para indicar de qual linha tirou o carto. O 1 jogador escolhe um carto dessa linha, tira e guarda-o para si; em seguida, usa sua seta para indicar de qual coluna tirou o cartao. As jogadas acontecem at que uma linha ou coluna fique completamente vazia. No final, cada jogador soma os valores dos seus cartes. Ganha o jogo quem obtiver maior valor.

Para facilitar o entendimento da adio de nmeros inteiros, faa a utilizao dos cartes azuis e vermelhos para marcar os pontos. Estabelea uma conveno: que a ficha azul representa nmero positivo e que a vermelha representa nmero negativo. Com este mesmo jogo, apresentar a idia de nmeros opostos, mostrando que cada carto vermelho cancela um carto azul e vice-versa. AVALIAO Verificar todo o processo de aprendizagem dos alunos, na construo dos cartes, no entendimento e participao no jogo.

NOME: Mariana Moraes Soares SEQUNCIA DIDTICA SISTEMA CARTESIANO OBJETIVOS: Compreender o que so eixos cartesianos e pares ordenados. Identificar a origem do sistema cartesiano e pares ordenados. Localizar pontos a partir de um eixo cartesiano. CONTEDOS: Eixos cartesianos Localizao TEMPO ESTIMADO: 2 aulas TURMA: 9 ano MATERIAL Cpia do texto informativo sobre a cidade de Ipatinga Copia do esboo mapa da cidade com os pontos tursticos Lpis Rgua DESENVOLVIMENTO Dividir a turma em duplas. Distribuir para os alunos o texto informativo sobre os pontos tursticos da cidade de Ipatinga e a cpia de um mapa da cidade com os principais pontos tursticos. Cada dupla deve encontrar a origem do sistema, ou seja, o ponto (0,0) do eixo cartesiano e determinar no mapa os pares ordenados que representem os pontos tursticos da cidade. No final da atividade sistematizar com eles os pontos essenciais: origem, os eixos x e y e as coordenadas de cada ponto. AVALIAO Observar o desempenho dos alunos ao longo do trabalho e suas estratgias para encontrar as respostas.

Pedir os alunos que entreguem os mapas com os resultados obtidos para ser avaliado.

NOMES; Sara Alves, Carla Renata, Shirlene de Carvalho, Fabiana Alves, Albertina Souza, Ailson Oliveira ANLISE DAS ATIVIDADES DO LIVRO TEORIA E PRTICA TP2 Pg. 34 a 37 Atividades 14 a 16 CONCEITOS MATEMTICOS ENVOLVIDOS Os conceitos matemticos envolvidos as 03 atividades foram as operaes bsicas, rea, razo e proporo, regra de trs e equao. CAMPO CONCEITUAL /CURRCULO EM REDE O currculo em rede utilizado foi relacioando com estatstica e Geometria. TRANSPOSIO DIDTICA Aparecem nas atividades 14 e 16. O aluno aprende a determinar o nmero de pessoas que cabem em determinado local, como, por exemplo, na sala de aula, no clube, na quadra, etc.; a determinar a rea para uma construo, conhecendo assim o gasto da construo/reforma e tambm a saber quantos quilos ele carrega de material escolar, entre outras coisas. SITUAO-PROBLEMA Ocorre somente na atividade 14, pois o aluno ter que descobrir o tamanho da quadra em m2, para poder calcular quantas pessoas caberiam neste local. METODOLOGIA A metodologia utiliza quadro, giz, quadra da escola, papel, papel quadriculado. DIFICULDADES MATEMTICAS No encontramos dificuldades matemticas, pois o material a ser utilizado e como utiliz-los est bem explicado, o que torna fcil a resoluo e compreenso dos conceitos. DIFICULDADES DIDTICAS A dificuldade encontrada foi de utilizar a quadra da escola, visto que nem todas as escolas possuem quadras e/ou o constante uso pelas outras turmas.

CURIOSIDADES/NOVIDADES A curiosidade foi aprendermos como calcular o nmero de pessoas que cabem em determinados locais. SUGESTES/CRTICAS Levar os alunos para o laboratrio de informtica e mostrar as semelhanas das figuras, nos fractais por exemplo.

NOME: Maria das Graas F. de Freitas SRIE: 9 ano OBJETIVOS: Identificar, num tringulo retngulo a hipotenusa e os catetos. Deduzir as relaes mtricas de um tringulo retngulo atravs da prtica do prprio tringulo. Identificar e reconhecer objetos do seu cotidiano onde possa aplicar essas relaes mtricas. Reconhecer, num tringulo retngulo, as projees dos catetos sobre a hipotenusa. Aplicar as relaes mtricas de um tringulo retngulo na resoluo de exerccios. CONTEDO: Relaes mtricas no tringulo retngulo. TEMPO: 8 aulas DESENVOLVIMENTO: Trabalhar o conceito de tringulo, atravs de sua construo, mostrando o que significa cada um dos seus lados. Explicar que a palavra HIPOTENUSA uma palavra grega e que significa estar por baixo. Explicar que CATETO, tambm uma palavra grega e significa o que cai perpendicularmente. Demonstrar no tringulo retngulo, o que a altura e projees. Relacionar os catetos com a hipotenusa. Relacionar tambm a altura com as projees. Construir tringulos em cartolinas para fazer clculos, demonstrando seus elementos e os alunos trabalharo em grupos. Trabalhar frmulas e clculos das relaes mtricas atravs de atividades em sala de aula. AVALIAO

Ser feita de forma contnua, sendo avaliado o trabalho em grupo, desenvolvimento do educando e suas construes, e avaliao escrita, envolvendo as frmulas estudadas. MATERIAL Cartolina, tesoura, rgua, lpis, lpis de cor, papel quadriculado e cola. ATIVIDADES 1 Em Romeu e Julieta, de Shakespeare, os protagonistas vivem um amor proibido por pertencerem a famlias inimigas e tm de se encontrar s escondidas. Admitindo-se que um dia Romeu subiu por uma escada de madeira para entregar um ramalhete de flores a Julieta, que estava na sacada de seu quarto, e considerando as medidas indicadas na figura ao lado, calcule o comprimento da escada que Romeu usou. 2 Uma caixa de ferramentas tem 36 cm de comprimento e 27 cm de largura. possvel colocar nessa caixa um pedao de cano metlico de 42 cm de comprimento? Justifique sua resposta. 3 Agora com voc. O problema a seguir tambm foi extrado e adaptado do livro Lilavati: Procure resolv-lo. Um pavo est sobre o topo de uma coluna de 12 m de altura, em cuja base h um buraco de cobra. Vendo a cobra a 24 m de distncia da coluna, o pavo avanou em linha reta alcanando-a antes que ela chegasse sua cova.. Se o pavo e a cobra percorreram distncias iguais, a quantos metros da cova eles se encontraram? (Exerccios extrados do livro Histria da Matemtica, de Carl Boyer, Editora Edgard Biucher, 1993) 4 O quarto do apartamento de seu Tonico tem 2,45 m de altura. Ele comprou um armrio cujas medidas, dadas em metros, esto indicadas na figura. Ele conseguir colocar o armrio em p sem ser preciso desmont-lo?

NOME: Llian Tassara Santos Neves MATEMTICA DOMSTICA OBJETIVOS: Identificar, desenvolver e resolver situaes com porcentagem. Identificar o uso de nmeros negativos e porcentagem em situaes do cotidiano. Resolver situaes diversas com nmeros negativos e porcentagem. Relacionar as situaes e suas estratgias de resoluo. CONTEDOS Nmeros negativos Porcentagem TEMPO ESTIMADO: 8 aulas MATERIAL NECESSRIO: Contas de gua, luz, telefone Modelos de contracheques fictcios Notcias de jornais, propagandas, folhetos de supermercado e folhetos comerciais. DESENVOLVIMENTO 1 Etapa O contracheque Distribuir aos alunos um modelo de contracheque que tenha o nome deles e valores fictcios. Pedir que, em grupo de 4 pessoas, eles analisem e interpretem o significado dos nmeros e dos termos usados. As anlises sero registradas. Comprovante de Pagamento Nome do Empregado Mairon Albertini Santos Neves Empresa Horas trabalhadas Descrio Proventos

Valor Hora 8,5 Descontos

Salrio Mensal Repouso remunerado (20 horas) Hora Extra (15 horas) Desconto INSS (11%) Plano de Sade Total

R$1700,00 R$170,00 R$127,50 R$219,70 R$70,50 R$1.997,50 R$290,20

Debater as anlises feitas e apresentar o clculo de porcentagem no INSS; Formular e confeccionar em grupo outro contracheque onde a hora de trabalho tenha outros valores. Seguir o modelo de contracheque dado.

2 Etapa Contas de Servios Os alunos traro de casa contas de gua, luz, telefone, etc... Sero feitas as anlises e registros dos valores pagos sem impostos, com impostos e do clculo da porcentagem dos impostos. Expor o conceito matemtico de porcentagem. Trabalhar o conceito e as frmulas de porcentagem em exerccios diversos e dever de casa. 3 Etapa O Supermercado Os alunos traro de casa uma lista bsica da compra de supermercado feita pela me. Organizar uma pesquisa de valores dos itens da lista nos supermercados e mercados da vizinhana. Sero distribudas as notcias, as propagandas e os folhetos aos alunos que junto pesquisa e a lista trazida e casa faro duas tabelas. A primeira com os preos mais altos do supermercado e a segunda com os mais baixos. Verificar a porcentagem da economia caso seja feita a compra seguindo a tabela 2. Fazer uma anlise da conta do supermercado e do salrio do contracheque recebido, quantos por cento do salrio seria utilizado para pagar a compra da lista da tabela 1? E da tabela 2? 4 Etapa Despesas domsticas Os alunos devem completar a tabela abaixo utilizando os gastos mensais de sua casa. Atividade a ser feita com a ajuda dos pais. Valor pago Supermercado Aougue gua Energia Eltrica Telefone Sade Transporte (gasolina) Educao Vesturio Outros Valor pago

Questionamentos, exerccios e anlises com base no dever de casa. Trabalhar os nmeros negativos nas despesas. Observar as porcentagens nos impostos. Analisar o oramento e o contracheque fictcio. Sugerir que cada aluno organize as despesas e a receita da casa considerando que as contas seriam pagas com o valor descrito no contracheque recebido. Analisar o total de gastos, a receita e o saldo final. Sugerir a formulao e confeco de outro contracheque que tenha como lquido a receber um valor possvel de cobrir as despesas estudadas e analisadas. Exercitar o oramento domstico com outras tabelas e outros contracheques fictcios.

5 Etapa Avaliao A avaliao ser feita em duas etapas. 1 Pelo trabalho desenvolvido em sala, em grupo e nas pesquisas. 2 Por meio da avaliao escrita. NOME: Rodrigo Leles PLANO DE AULA OBJETIVOS: Ampliar novos significados para os nmeros inteiros a partir da sua utilizao em diferentes contextos sociais. Resolver situaes-problema envolvendo nmeros inteiros e, a partir delas, construir novos significados da adio e da subtrao. Ler e interpretar informaes bem como coletar dados expressos em tabelas e grficos. CONTEDO Nmeros inteiros TEMPO ESTIMADO: 4 aulas MATERIAIS NECESSRIOS: Rgua, lpis, caderno, extrato bancrio, panfletos, papel quadriculado, tabelas de campeonatos de esportes e de refrigerao de alimentos, quebra-cabea e quadrado mgico de inteiros, jogo e calculadora. DESENVOLVIMENTO Apresentao dos termos: positivo, negativo e oposto em situaes cotidianas sob a forma de discusses abertas a fim de constatar o que os alunos conhecem sobre o assunto. Apresentao dos sinais e da reta numrica para a comparao entre os nmeros. Aps essa conversa inicial a respeito da necessidade do uso dos nmeros negativos, informado para os alunos com esses nmeros so registrados e quais so seus diferentes significados/idias.

Como atividade prtica os alunos coletam dados de tabelas para transport-los para retas e planos construdos em papel quadriculado. (Reta Numrica e Plano Cartesiano). Propor situaes cotidianas envolvendo a sistematizao das operaes com inteiros em anlises e clculos na diminuio e/ou aumento de temperaturas, movimentao de contas bancrias, etc. (Recurso auxiliar: Utilizao da reta para operar).

PROPOSTAS DE ATIVIDADE EM GRUPO: DESAFIO: Quadrado Mgico de Inteiros para posterior apresentao do representante de cada grupo revelando a estratgia de resoluo utilizada. PROPOSTA DE JOGO: Jogo de Tabuleiro de Nmeros Inteiros/Trilha de Nmeros Inteiros. AVALIAO: Formativa, escrita e oral. PREMIAO: 1 Ganhadores do desafio. 2 Ganhadores da trilha NOME: Ailson Oliveira ELABORAO DO PLANO DE AULA SEQUNCIA DIDTICA ATIVIDADE: TRABALHANDO, EXPLORANDO PORCENTAGENS OBJETIVOS: Resolver situaes diversas que envolvam clculos percentuais, como desconto, acrscimo, etc. Relacionar as situaes do cotidiano que envolva percentuais e estratgias de resoluo. CONTEDO: Porcentagem TEMPO ESTIMADO: Quatro aulas MATERIAL NECESSRIO Lpis, papel, calculadora, notcias de jornais, folhetos comerciais com porcentagens. DESENVOLVIMENTO 1 Etapa Separar os alunos em dupla ou trio e distribuir os jornais e folhetos. Pedir que eles analisem o significado dos nmeros seguidos de %, tentem entendr como foram calculados. 2 Etapa Explicar aos alunos a teoria sobre porcentagem. Discutir e explicar alguns dados dos jornais e/ou folhetos. Apresente uma lista de exerccios com alguns estudos de casos.

3 Etapa Organizar uma sesso de clculo mental com os valores mais simples e resultados exatos, como por exemplo: 10% de 100, 55% de 100, 10% de 10, etc. A medida em que vo dando as respostas pedir para eles conferir na calculadora. 4 Etapa Apresentar problemas como a compra de produtos com desconto ou acrscimo, para que eles resolvam-nos considerando a relao de proporo. 5 Etapa No laboratrio de informtica, utilizar o microsoft excel para trabalhar com frmulas envolvendo percentuais. AVALIAO Observar se os alunos compreenderam os conceitos transmitidos atravs das atividades. Avaliar a participao no laboratrio de informtica em sala de aula. Propor trabalho em grupo para consolidar o aprendizado. NOME: Albertina Souza Ferreira ASSUNTO: Divisibilidade ANO: 6 ano do Ensino Fundamental OBJETIVOS: Determinar os divisores de um nmero natural; Verificar se um nmero mltiplo de outro; Verificar que todos os nmeros naturais possuem pelo menos, dois divisores distintos. CONTEDOS: Nmeros naturais, mltiplos e divisores. TEMPO ESTIMADO: 3 aulas MATERIAL NECESSRIO: Lpis, papel e rgua. DESENVOLVIMENTO 1 Etapa: Explicar conceitos da divisibilidade 2 Etapa: Explorando atividades com desafios 3 Etapa Jogo par ou mpar, aprendendo a definir nmeros pares e mpares;

4 Etapa Construir tabuada de multiplicao; 5 Etapa Construir uma tabela de divisibilidade distribuindo os alunos em grupo. AVALIAO Observar se os alunos compreenderam os conceitos transmitidos atravs das atividades; Avaliar atravs dos jogos e a construo da tabuada; Avaliar a construo da tabela de divisibilidade.

NOMES: Custdia, Samuel, Dougliana, Renata, Luciana, Valria e Carmen. PLANO DE AULA OBJETIVOS: Resolver situaes-problemas e construir com base nelas, os significados da adio, os algoritmos e domnio deles. Reconhecer as propriedades da adio (associativa) Reconhecer o abstrato a partir do material concreto. CONTEDO: Adio TEMPO ESTIMADO: Duas aulas MATERIAL NECESSRIO: palitos de picol, tampinhas de garrafa, quadro e giz (pincel) DESENVOLVIMENTO Introduzir o assunto levando os alunos a vivenciar situaes com clculo (adio) usando material concreto (tampinhas e palitos) Dividir a turma em grupos de 4 componentes. Distribuir o material concreto (tampinhas e palitos), os quais sero usados na resoluo das atividades propostas a seguir: a) Andr possui 3 tampinhas e 10 palitos de picol em sua coleo. Que nmero representa a quantidade de objetos colecionados por Andr? b) Rena os objetos de acordo com suas caractersticas (semelhanas/diferenas). Depois soma os elementos de cada conjunto seguindo a ordem:

- palitos + tampinhas - tampinhas + palitos O que voc observou em relao a quantidade total de objetos em cada situao? c) Fazer um crculo e socializar o resultado encontrado em cada grupo. AVALIAO Os alunos sero observados e avaliados durante o desenvolvimento das atividades propostas. Propor outros exemplos que envolvam adio.

NOMES: Mariana Moraes, Stefnia Correa, Mnica Martins, Carolina Cirilo, Adriane Soares, Cyntia de Souza. DIMENSES OFICIAIS DA QUADRA DE VOLEIBOL ANLISE: Conceitos matemticos: comprimento, rea, largura, unidades de medida, escala, razo, proporo, permetro, semelhana, frao, retas paralelas e perpendiculares. Campo conceitual/currculo em rede: as atividades envolvem a matemtica entre si e com as outras reas (Educao Fsica, Geografia). Transposio didtica: Fez a transposio didtica atravs do uso de desenhos, textos informativos, maquete e das formas geomtricas e medidas. Situao-problema: as atividades 1 e 2 so situao-problema com figuras e textos ilustrativos e na atividade 3 tradicional, onde o aluno deve formular a hiptese e construir o conhecimento. Estratgias didticas: Fazer o desenho das quadras no plano, fazer maquete, cartazes, utilizar figuras geomtricas, transferidor, compasso, levar o aluno a quadra da escola. Dificuldades matemticas: Transformar as medidas para fazer escala e repartir o plano de forma simtrica. Dificuldades didticas: Fazer com que o aluno perceba as dimenses e a simetria da quadra. Curiosidades: Mostrar o desenho de cada quadra e como uma encaixa na outra. Novidades: mostrar como a Educao Fsica envolve as reas da matemtica. Sugestes: Trabalhar com dobraduras envolvendo simetria e medidas.

NOMES: Denizete, Llian Tassara, M das Graas, Patrcia, Rodrigo, Rosania, Valria Cristina CLCULO DE REA 7 ANO OBJETIVO: Identificar relaes entre reas atravs de composio e decomposio; Identificar e reconhecer a rea de objetos do cotidiano; Compreender que medida envolve comparao entre grandezas. CONTEDO Geometria plana clculo de rea TEMPO ESTIMADO 8 aulas MATERIAL UTILIZADO Jornal, EVA, etc Tesoura, rgua, cola, elstico, lpis de cor. Papel quadrculado e geoplano. DESENVOLVIMENTO 1 Etapa Construir o conceito de rea atravs da construo de um metro quadrado pelos alunos com jornal.. Explorar o ambiente escolar fazendo clculos por estimativa. Usar o metro quadrado para fazer o clculo mais aproximado das reas visitadas.

2 Etapa Expor o conceito de metro e seus submltiplos; Em grupos de 3 ou 4 alunos, usar o geoplano e o papel quadriculado para comparar e calcular diversas reas. 3 Etapa Trabalhar frmulas e clculos de reas atravs de atividades. Trabalhar submltiplos e mltiplos do metro. AVALIAO Ser feita de duas formas: 1 - Avaliao contnua, do envolvimento, trabalho em grupo e construes feitas. 2 - Avaliao escrita envolvendo vrios clculos de reas e mltiplos e submltiplos do metro.

NOMES: Maria das Graas, Patrcia Julio, Valria Cristina, Rodrigo Leles, Rosania, Denizete, Tassara LEITURA DO TEXTO DA PGINA 16 ATIVIDADES 1, 2, 3 (TP1) ANLISE DAS ATIVIDADES 1 - CONCEITOS MATEMTICOS ENVOLVIDOS Nmeros decimais Razo e proporo Regra de trs Plano cartesiano (Grficos) rea Equaes Unidades de medidas de massa Escala Porcentagem Tabelas Volume 2 - CAMPO CONCEITUAL/CURRCULO EM REDE Alimentao: Matemtica, Cincias, Geografia, Portugus 3 - TRANSPOSIO DIDTICA As atividades contemplam as transformaes didticas, pois apresentam conhecimentos matemticos prximos realidade do aluno. Conhecimentos contextualizados adequados em situaes na forma de textos, tabelas, desenhos e perguntas.

4 SITUAO-PROBLEMA Proporcionalidade na alimentao dos animais - Estratgias didticas de ensino e de resoluo: * Anlise e interpretao de texto * Construo de grficos, tabelas e cartazes * Trabalhar escalas atravs de ampliaes e reduo em malha quadriculada - Dificuldades matemticas * Trabalhar escala atravs de ampliao de malha quadriculada * Transformaes de unidades * Anlise das grandezas * Clculo de porcentagens - Dificuldades didticas * Folhas quadriculadas * Cartolina * Pincel atmico - Curiosidade * Alimentao dos animais - Novidades * Uso de calculadora * Sala de informtica * Material de desenho (rgua, esquadro e compasso) - Sugestes/Crticas * Levar os alunos para a sala de informtica * Utilizar o mesmo estilo de texto, com animais mais prximos da realidade do aluno (gato, cachorro, coelho, dentre outros).

NOMES: Carmen, Custodia, Dougliana, Luciana, Renata ATIVIDADE 1 CONCEITOS MATEMTICOS ENVOLVIDOS Grficos, tabelas, unidades de medida (massa, tempo) CAMPO CONCEITUAL/CURRCULO EM REDE Envolve 2 disciplinas: Matemtica e Cincias, no h desfragmentao enre os contedos (disciplinas) TRANSPOSIO DIDTICA Em relao ao saber cientfico est coerente, mas em relao do saber ensinar encontrase algumas dificuldades para passar os dados do texto para grfico e tabela. SITUAO-PROBLEMA A situao problema deve ser trabalhada de maneira a introduzir o assunto e no para finalizar o exerccio. Para a resoluo desta atividade o aluno dever ter um conhecimento prvio do assunto (grfico e tabela) ESTRATGIAS DIDTICAS DE ENSINO E DE RESOLUO Texto explicativo DIFICULDADES MATEMTICAS Montar e analisar grfico e tabela DIFICULDADES DIDTICAS

Interpretar os dados para aplic-los na tabela e grficos. CURIOSIDADES Acmulo de dados, curiosidades, novidades nos dados fornecidos, um tanto confuso. NOVIDADES Muitas novidades no texto para o aluno entender guard-las e aplic-las. SUGESTES/CRTICAS Menos informaes no texto, ou at uma classificao em ordem crescente, grfico e tabela menos superficial. ATIVIDADE 2 CONCEITOS MATEMTICOS ENVOLVIDOS Grficos, proporo, tabelas, unidade de medida (massa, tempo) CAMPO CONCEITUAL/CURRCULO EM REDE Cincias TRANSPOSIO DIDTICA No momento da construo do grfico SITUAO-PROBLEMA Analisar peso X alimentao ESTRATGIAS DIDTICAS DE ENSINO E DE RESOLUO Retirar as idias importantes do problema para fazer comparao DIFICULDADES MATEMTICAS Os dados da alimentao do tigre no esto em dose diria, fazer a transformao de medidas, estabelecer relao entre peso e quantidade de alimento. DIFICULDADES DIDTICAS Rever alguns conceitos matemticos como transformao de medidas; proporo direta, medida. CURIOSIDADES Leitura informal, atual adequada para interdisciplinaridade entre Cincias e Matemtica. NOVIDADES Informao atual, novidade fazendo os clculos descobrimos que uma abelha come mais que um elefante. SUGESTES/CRTICAS Texto com informaes em doses dirias para facilitar a informao. Texto com ilustraes contendo dados de animais relacionados a vida cotidiana do aluno. Exemplos: galinha, gato, rato, cachorro. ATIVIDADE 3

CONCEITOS MATEMTICOS ENVOLVIDOS Porcentagem, estimativa, capacidade, peso e tabela CAMPO CONCEITUAL/CURRCULO EM REDE Cincias e Matemtica TRANSPOSIO DIDTICA Sair de uma anlise estatstica para uma comparao de pesos e comidas entre os animais. SITUAO-PROBLEMA Trabalhar conceitos de Cincias, pesquisas, trabalhar transformaes de medidas (toneladas e arrobas). ESTRATGIAS DIDTICAS DE ENSINO E DE RESOLUO Computadores, cartazes, balana (comparar o peso dele com os dos animais) DIFICULDADES MATEMTICAS Construo do grfico de coluna, interpretao DIFICULDADES DIDTICAS Rever as dificuldades em diviso e proporo. CURIOSIDADES Fazer visitas zoolgicos e pesquisas na internet. NOVIDADES Informaes dos animais. SUGESTES/CRTICAS Os recursos no seriam suficientes para atender a atividade.

NOMES: Shirlene, Ailson, Albertina, Fabiana, Sara CADERNO DE TP1 ELABORAO DE PLANO DE AULA DE ACORDO COM A SEQUNCIA DIDTICA PLANO DE AULA: ESTATSTICA OBJETIVOS: Analisar os dados coletados. Transformar resultados em porcentagem. Reconhecer o conceito e a importncia das atividades. Detectar e solucionar problemas atravs da anlise dos grficos. CONTEDO: Estatstica, Porcentagem, Grficos. TEMPO ESTIMADO: Quatro aulas MATERIAL NECESSRIO: Lpis, papel, cartolina, rgua, compasso, transferidor, jornais e revistas. DESENVOLVIMENTO: 1 Etapa: Realizar a coleta dos dados atravs da eleio de um lder para a turma.

2 Etapa Elaborao de tabela com todos os dados coletados. Transformar freqncia absoluta em relativa. 3 Etapa Construo de grfico: barra vertical e setor 4 Etapa Anlise dos grficos. 5 Etapa Construo dos grficos em Excel. 6 Etapa Realizar uma pesquisa em jornais e revistas de grficos no cotidiano. AVALIAO Observar se os alunos compreenderam os conceitos transmitidos atravs das atividades. Avaliar a pesquisa feita em jornais e revistas. Propor um trabalho em grupo, onde os alunos iro construir e expor novos grficos feitos atravs de pesquisas dentro da prpria escola. NOMES:Stefania Correa, Mnica Martins, Carolina Cirilo, Adriane Soares, Cyntia de Souza, Mariana Moraes, Fernanda Miranda. LEITURA DO TEXTO PG. 23 E 24 ATIVIDADES 8, 9, 11 CONCEITOS MATEMTICOS ENVOLVIDOS rea, volume, capacidade, porcentagem, proporo, tabelas e grficos. CAMPO CONCEITUAL/CURRCULO EM REDE Geometria, porcentagem, representao grfica e medidas de capacidade. Currculo em rede Matemtica e Biologia. TRANSPOSIO DIDTICA Atravs de desenhos, textos, conceitos, construo de frmulas, atividades desafiadoras em que os alunos procurem formas de resolv-las. SITUAO-PROBLEMA Nas atividades 8 e 11 foi proporcionado para o aluno estratgias e procedimentos para resoluo de problemas, j na atividade 9 usou o mtodo tradicional, no apresentando estratgia de resoluo. ESTRATGIAS DIDTICAS Desenhos, arte visual, texto contextualizado com a vivncia da criana e conceitos matemticos. DIFICULDADES MATEMTICAS Na resoluo matemtica quando for usar e calcular a porcentagem.

DIFICULDADES DIDTICAS Textos longos de difcil interpretao dos alunos. CURIOSIDADES Todo texto contextualiza sobre confinamento de bovinos. NOVIDADES Modo de tratamento e criao de bovinos. SUGESTES/CRTICAS Sugestes Textos mais objetivos Crtica Textos longos com muita informao

NOME: Jacy Gomes de Oliveira ANO 9 ano TURMAS: 414 414B 414C CONTEDO: Anlise e interpretao do problema; identificar dados corretamente. Resolvendo problemas. OBJETIVOS ESPECFICOS Compreender o problema, isto , verificar quais so as incgnitas e quais so os dados. Estabelecer um plano de ao, isto , poder reformul-lo de maneira mais simples, a fim de encontrar uma analogia com outro j visto. Executar o pano, verificando com cuidado cada passo. Examinar a soluo obtida, ou seja, tirar a prova e verificar se existem outros caminhos de resoluo. TEMPO: Duas aulas/horas RECURSOS/MATERIAIS Quadro de giz, livro didtico, apostilas envolvendo problemas contextualizados. ESTRATGIAS/DESENVOLVIMENTO O dinamismo de uma aula baseada na resoluo de problemas em grupos seguida de uma discusso das respostas apresentadas favorece no s o

aprendizado em Matemtica, mas o esprito de investigao e o respeito s opinies individuais e do grupo. Envolve as vrias etapas da atividade, as intervenes a serem feitas, a criao de situaes mais adequadas realidade da turma.

HABILIDADES/COMPETNCIA importante que o professor incentive os alunos a resolverem um mesmo problema de vrias maneiras diferentes (algbrica, aritmtica, geomtrica, etc). No bom se dar nfase a uma resoluo em detrimento de outras. As solues dos alunos devem ser valorizadas. A possibilidade de se obter mais de uma soluo desvia da Matemtica o atributo de ser uma rea que exclui, pois cada um tem a oportunidade de mostrar a sua forma de compreender o problema. O ensino democrtico desperta nos alunos as noes bsicas de cidadania.

SITUAO-PROBLEMA Dois amigos fazem uma aposta sobre quem resolve o problema proposto pelo outro. Como o primeiro estava certo de que estava ganhando, combina pagar ao segundo R$8,00 por problema que ele acertar e cobrar-lhe R$5,00 por problema que errar. Depois de 26 problemas, fazem as contas e o segundo amigo nada recebe e nada deve. Quantos problemas ele acertou? AVALIAO Observao dos alunos quanto ao envolvimento na atividade e a busca pela soluo. Avaliao oral e questionamentos sobre a atividade para determinar se os alunos assimilaram e relacionaram os contedos matemticos trabalhados. Observao dos alunos quanto a comparao da atividade no seu dia a dia. Atividades contextualizadas na verificao de aprendizagem.

You might also like