You are on page 1of 16

Adices: da perverso da pulso patologia dos objetos transicionais1

Decio Gurfinkel
Resumo O trabalho prope algumas diretrizes iniciais para um estudo histrico-conceitual da abordagem psicanaltica das adices. O eixo da anlise a passagem de um modelo pulsional para a nfase na relao de objeto, seguindo a concepo de Greenberg & Mitchell. Abraham e de Winnicott so tomados como exemplos-tipo destas duas abordagens; o pensamento kleiniano serviu como uma ponte necessria entre os dois. Pde-se observar uma evoluo do modelo do fetichismo para a problemtica da patologia dos objetos transicionais, e uma mudana de nfase da erogeneidade oral e do conceito de seio bom internalizado para a questo da vitalidade do objeto externo. A abordagem das adices de Rosenfeld e de Bollas so analisadas sob esta perspectiva. Unitermos Adices; pulso; relao de objeto; fetichismo; objeto transicional; histria da psicanlise.

o examinarmos a crescente bibliografia psicanaltca sobre as adices, observamos diferenas significativas nas concepes e abordagens. Estas diferenas obedecem, naturalmente, s preferncias e filiaes dos diversos autores, mas podem ser tambm compreendidas por meio de uma perpectiva histrica, ou seja, pelo estudo da evoluo das idias e dos conceitos na histria da psicanlise. No presente trabalho, pretendo abordar algumas destas linhas histricas no que tange ao estudo das adices, procurando oferecer alguns parmetros de inteligibilidade para nossa babel psicanaltica. De modo mais especfico, procurarei apresentar suscintamente o desenvolvimento de minha pesquisa sobre o tema, que partiu do estudo da perverso pulsional inerente ao funcionamento adictivo e desdobrou-se na problemtica do extravio da funo do objeto.

Em A pulso e seu objeto-droga: estudo psicanaltico sobre a toxicomania (Gurfinkel, 1996), iniciei o estudo de uma forma especfica de adico a
Psych Ano XI n 20 So Paulo jan-jun/2007 p. 13-28

14

| Decio Gurfinkel

toxicomania, ou adico a drogas utilizando como principal instrumental de anlise a teoria freudiana das pulses. Dentre as concluses do trabalho, destaca-se a exigncia de construirmos, pelo menos do ponto de vista de uma psicopatologia psicanaltica, uma concepo geral de adico (seja como modo de funcionamento mental, seja como uma suposta estrutura clnica) para ento compreendermos a toxicomania. A idia de uma perverso da pulso inerente toxicomania foi ento o eixo principal do trabalho. Em trabalho posterior (Gurfinkel, 2001), pude destacar a semelhana em termos de funcionamento psquico entre certas pessoas adictas e outras sujeitas a freqentes perturbaes psicossomticas, ponto de convergncia que foi abordado em termos da falha da funo onrica que lhes comum (o colapso do sonhar). Fui paulatinamente me aproximando de uma concepo da adico como um modelo clnico. Tal modelo apresentava certas correlao com o fetichismo e com distores no uso do objeto segundo expresso de Winnicott como um objeto transicional. O curso das pesquisas conduziu-me tambm necessidade de complementar o quadro conceitual inicialmente utilizado para o estudo da toxicomania a teoria das pulses com um outro ngulo de abordagem: aquele relativo ao estatuto do objeto-droga. Compreendi ento todo o interesse que havia em considerar a adico como uma patologia do objeto transicional. Ora, fui me apercebendo que estas consideraes acompanhavam a evoluo de uma das linhas histricas de desenvolvimento da histria das idias em psicanlise: aquela da chamada escola das relaes de objeto (cf. Greenberg e Mitchell, 2003). Desde que Fairbairn contraps a busca de satisfao busca de objeto, algumas alteraes significativas se deram em relao ao modelo pulsional de Freud. Considero, pois, que podemos conceber uma dimenso histricoconceitual em certos estudos psicanalticos sobre as adices: aquela da passagem da abordagem a partir do instrumental da teoria das pulses nfase paulatina na relao de objeto. O objetivo deste trabalho explicitar e discutir, de maneira preliminar, o sentido de tal passagem.

O modelo pulsional e o modelo das relaes de objeto


Os primeiros trabalhos dedicados ao estudo das adices, escritos nas dcadas inicias do sculo XX, tm como ponto de apoio principal a teoria freudiana das pulses. Este o caso dos trabalhos de Abraham (1908; 1916), Simmel
Psych Ano XI n 20 So Paulo jan-jun/2007 p. 13-28

Adices: da perverso da pulso patologia dos objetos transicionais | 15

(1929), Glover (1932), Rad (1933) e Knight (1937). J em diversos trabalhos que se seguiram, observamos a necessidade paulatina de complementar ou substituir o modelo pulsional por outros instrumentos de anlise. Essa tendncia evidentemente variada e desigual nos diferentes ambientes geogrficos e nas diferentes escolas, mas pode ser reconhecida de um modo genrico; ela acompanha, naturalmente, o movimento mais geral da evoluo das idias em psicanlise. Uma das vertentes que emergiu desde ento teve como foco o estatuto do objeto-droga. Menos do que colocar em questo a qualidade dos investimentos libidinais ou agressivos do sujeito e suas viscissitudes, tratava-se de interrogar a natureza do vnculo que une o sujeito ao objeto da adico, ou seja, a natureza enigmtica deste vnculo to estreito e pregnante, com conseqncias to devastadoras na vida do indivduo. At que ponto esse vnculo, que caracteriza uma relao de dependncia, pode ser compreendida luz de modelos e experincias de relao de objeto vividas nos momentos iniciais do desenvolvimento emocional? O contraste entre estes dois modelos de abordagem e sua histria evolutiva podem ser exemplificados pelos trabalhos de Abraham e Winnicott. Em trabalho pioneiro de 1916, no qual podemos entrever como Abraham foi praticamente um co-autor da idia de um primeiro estgio (pr-genital) de organizao da libido, j surge uma chave interpretativa inicial dos fenmenos adictivos: a pulsionalidade oral. Abraham parte do estudo de casos de compulso comida, e em seguida amplia suas concluses para o alcoolismo e a toxicomania. O nvel oral da libido tem como caracterstica uma particular intolerncia frustrao; como no caso de uma criana mimada, o comportamento dos pacientes desta espcie, que anseiam por comida em curtos intervalos de tempo, extraordinariamente similar ao dos morfinmanos e de uma boa quantidade dos dipsomanacos (p. 66). Algumas caractersticas especficas da organizao oral so exploradas por Abraham, e a relao delas com a adico so pelo menos indicadas: a preponderncia do auto-erotismo e o apoio da sexualidade nas funes autoconservativas de nutrio, alm da erogeneidade da zona oral. Ao lermos seu artigo sobre o carter oral (Abraham, 1924), reconhecemos em sua descrio deste tipo de carter certos traos tpicos dos adictos:
essas pessoas sempre parecem estar solicitando algo, seja sob a forma de um pedido modesto ou de uma exigncia agressiva (...). Quase que se poderia dizer que se aferram como sanguessugas s outras pessoas. Detestam particularmente ficar
Psych Ano XI n 20 So Paulo jan-jun/2007 p. 13-28

16

| Decio Gurfinkel

sozinhas, mesmo por pouco tempo. A impacincia neles uma caracterstica acentuada (p. 168).

Estas formulaes so ainda incipientes; primeiros esboos de uma abordagem psicanaltica das adices. No entanto, j trazem em seu bojo um princpio metodolgico e algumas indicaes precisas, que podem ser reconhecidas em uma abordagem consistente do tema que ir se desenvolver. Assim, por exemplo, algumas preocupaes que at hoje enfrentamos para uma definio psicanaltica de adico j esto presentes no trabalho de Abraham:
no possvel, nesse assunto, fazer uma distino ntida entre a inclinao normal e o hbito, por um lado, e a compulso patolgica, por outro. Para fins prticos, contudo, podemos em geral estabelecer um critrio, que a maneira pela qual o indivduo tolera a abstinncia temporria do estmulo que est acostumado. A reao de uma pessoa frustrao de uma fonte de prazer qual se ache morbidamente fixada apresentar um cunho patolgico, e ela formar sintomas neurticos (Abraham, 1916, p. 72).

Ora, os instrumentos da anlise so aqui evidentes: a fixao mrbida e a intolerncia frustrao prpria da oralidade, levando a uma relao particular e problemtica justamente com a abstinncia. Veremos, adiante, como a questo da oralidade pode ganhar novos contornos nos diferentes modelos. Na abordagem de Abraham, os pressupostos de uma teoria da libido esto claros: a psicanlise conseguiu mostrar que o veneno intoxicante concede ao paciente uma satisfao substituta daquela atividade de sua libido que lhe negada (Abraham, 1916, p. 66). Observemos a gnese de uma outra linha histrico-conceitual, que no deixa de se apoiar, por sua vez, na linha anteriormente mencionada. Em seu clssico artigo sobre os objetos e fenmenos transicionais, Winnicott (1951) enfocou a passagem da relao do beb com seu dedo (que chupado) ao primeiro cobertor, ursinho ou brinquedo a primeira possesso no-eu , e afirmou:
evidente que aqui algo mais importante alm da excitao e satisfao orais, apesar de que estas possam ser a base de todo o resto. Diversas outras coisas importantes podem ser estudadas, tais como: a natureza do objeto; a capacidade do beb de reconhecer o objeto como no-Eu; a localizao do objeto (fora, dentro ou na borda); a capacidade do beb de criar, inventar, projetar, originar e produzir um objeto; e a iniciao de uma forma afetuosa de relao de objeto (p. 230).

Bem, aqui podemos divisar a emergncia de um projeto de pesquisa amplo, fundamentado no deslocamento do eixo pulsional a excitaoPsych Ano XI n 20 So Paulo jan-jun/2007 p. 13-28

Adices: da perverso da pulso patologia dos objetos transicionais | 17

satisfao oral, cujo papel no deixa de ser reconhecido para a problemtica da relao com o objeto. No final do artigo, Winnicott aponta, por meio de breves pinceladas, algumas implicaes da teoria dos objetos transicionais para a psicopatologia, e afirma: a adico pode ser formulada como uma regresso ao estgio inicial no qual os fenmenos transicionais no so contestados (p. 242). Como entender esta proposio, que permanece como um fio solto? S encontramos esta resposta na nova verso do artigo original, publicada em 1971 como primeiro captulo do livro O brincar e a realidade. Nela, Winnicott elimina os breves comentrios do final do artigo e acrescenta uma nova seo para tratar da psicopatologia dos fenmenos transicionais, na qual insere o relato do caso do menino do cordo, publicado anteriormente de maneira isolada. Para melhor compreendermos o alcance do que aqui est em jogo, retomarei brevemente a aproximao entre fetichismo e adices.

Do fetichismo patologia do objeto transicional 2


Uma certa dimenso do fenmeno adictivo pode ser compreendida por meio do modelo do fetichismo. Como categoria psicopatolgica, ele nos ensina muito no que se refere estrutura perversa; mas aqui interessa-me ressaltar o modo peculiar de relao com o objeto que est nele implicado. Como Freud j nos fez ver desde os Trs ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905), o indivduo fetichista apresenta uma distoro especial em sua conduta sexual que implica em uma fixao a um objeto ou seja, uma tendncia que vai no sentido inverso da lei mais geral que rege o funcionamento pulsional, a saber, a da contingncia do objeto para a satisfao. Juntamente com a fixao ocorre um deslocamento, j que o objeto-fetiche tem sua origem em outro objeto da histria psicossexual do indivduo, conexo que obviamente permanece inconsciente. apenas em Fetichismo que Freud (1927) apresenta com mais clareza a finalidade dessa operao: negar um aspecto da realidade que intolervel, a castrao, e assim buscar contornar todas as implicaes psquicas que lhe so correlatas. Esta operao de negao se d de uma maneira muito particular poderamos dizer, no meio do caminho entre a neurose e a psicose j que implica em um duplo movimento de apagamento e reapario do objeto negado, e por conseguinte, conduz a uma diviso do Eu. A realidade ao mesmo tempo negada e reconhecida, destruda e reconstruda, e o Eu permanece cindido em duas atitudes opostas em relao a mesma.
Psych Ano XI n 20 So Paulo jan-jun/2007 p. 13-28

18

| Decio Gurfinkel

Ora, na toxicomania e nas adices em geral observamos justamente uma fixao exacerbada a um objeto, que buscado incessantemente como nica fonte de prazer para o indivduo. A droga, para o toxicmano, uma espcie de objeto-fetiche. Essa aderncia da libido tanto mais enigmtica quando se nota que o objeto da adico dificilmente associvel a qualquer outro da histria do indivduo, sendo questionvel supor aqui um simples mecanismo de deslocamento vale lembrar que o adicto, de tempos em tempos, pode trocar seu objeto de consumo, e que nessa troca em geral no encontramos qualquer nexo significante. Podemos arriscar a hiptese que a adico um fetichismo em sua forma mais pura, destitudo de sentido simblico, como se qualquer conexo significante tivesse sido desligada. Sobreviveu apenas o ato e a repetio compulsiva que o anima; sobrou o ato sem sentido dramtico, sem cenrio nem enredo. Quanto concepo apresentada em Fetichismo (Freud, 1927), penso que devamos guardar para a toxicomania o mecanismo que produz a diviso do Eu e a atitude em relao realidade que lhe inerente. Na toxicomania observamos uma negao da realidade ou de determinados aspectos dela , com uma concomitante criao de realidades, ou de uma neo-realidade que busca impor-se ao mundo dos objetos compartilhados. Este aspecto deve ser compreendido em conexo com o problema dos dois princpios do funcionamento mental e com a alternativa ligao-desligamento que a problemtica da pulso de morte vem colocar (cf. Gurfinkel, 1996). O modelo do fetichismo nos interessa por levantar a questo acerca de qual estatuto tem o objeto para o toxicmano: como compreender tamanha fixao a um objeto para a busca de prazer? Qual a mgica misteriosa que comunica tal poder a um objeto, que se torna para determinados indivduos um verdadeiro deus? Como se forma esse totem da poca moderna? Devemos ressaltar que esta mgica no se d por um jogo de como se, mas por uma verdadeira inverso da relao sujeito-objeto: o adicto se converte em um sujeito-quase, quando tudo so objetos. O p, a erva, o lcool, a comida ou o jogo transformam-se em coisas vivas, em seres aliengenas que invadem e dominam os corpos. Ora, a constituio de objetos-totem, de coisas que guardam em si o segredo da felicidade, no exclusividade dos adictos. A produo e a reproduo da mquina de consumo, hoje to dominante, tm como engrenagem principal o engendramento de tal objeto. Esta observao no novidade, mas til nos debruarmos um pouco sobre o paralelismo entre as adices e um modo de vida dominado pelo consumo.
Psych Ano XI n 20 So Paulo jan-jun/2007 p. 13-28

Adices: da perverso da pulso patologia dos objetos transicionais | 19

Bem, a teoria dos objetos transicionais de Winnicott colocou a questo do fetichismo como modelo para pensar as adices sob uma nova tica. Seu texto de 1951 pode ser entendido com uma retomada, por Winnicott, do problema do fetichismo, mas de uma maneira to prpria, e recolocando to radicalmente alguns princpios da teoria psicanaltica, que o resultado foi uma quase-revoluo. Desenvolvi este argumento em trabalho anterior (Gurfinkel, 2001, cap. 4, 5), e penso que isto fica mais claro justamente na anlise do caso clnico do menino do cordo. O menino e sua me foram atendidos por Winnicott em consultas teraputicas quando ele tinha sete anos; na adolescncia, ele desenvolveu uma toxicomania. Ao final do relato, Winnicott nos indaga: um investigador que efetuasse um estudo deste caso de vcio em drogas daria a devida considerao psicopatologia manifestada na rea dos fenmenos transicionais? (1971, p. 20). Sigamos, brevemente, seu argumento. Na entrevista com o menino, por intermdio do jogo de rabiscos, Winnicott observa um interesse muito grande dele por objetos associados ao tema do cordo (laos, chicotes, ioi, ns etc). Ao indagar os pais, em uma entrevista posterior, fica sabendo que o menino tinha verdadeira obsesso por tudo o que se referisse a cordes: em casa, vivia amarrando os objetos, as cadeiras, a mesa, a almofada, a lareira, e muitas vezes unindo um ao outro. Mais para frente, chegou a amarrar o pescoo da irm mais nova e a pendurar-se em uma rvore de cabea para baixo. Durante as entrevistas, Winnicott se v diante de uma me deprimida, e fica sabendo de vrias crises de depresso, que implicaram em seu afastamento fsico e emocional em relao ao filho, em momentos especialmente delicados, e que tiveram grande repercusso emocional para o menino. Winnicott associa a obsesso por cordes problemtica da separao em relao me, sugerindo que o menino estava lidando com o temor de separao, tentando neg-la pelo uso de cordes. Trabalhando isto com a me, sugere que ela introduza o assunto em conversas com o filho, no momento oportuno; apesar de seu ceticismo inicial, d-se um trabalho de elaborao do tema da separao entre me e filho, que resulta no desaparecimento do sintoma. Ficamos sabendo, no entanto, por meio de uma nota escrita posteriormente, que os problemas familiares e a depresso da me perduraram, o que redundou em uma srie de dificuldades no desenvolvimento do filho, que se tornou viciado em drogas. Havia dificuldades de realizar um tratamento mais eficaz, j que a famlia residia em uma cidade afastada.
Psych Ano XI n 20 So Paulo jan-jun/2007 p. 13-28

20

| Decio Gurfinkel

De uma maneira mais geral, Winnicott prope que no beb, na ausncia da me, h uma imagem mental dela que permanece viva at certo ponto, por um intervalo de tempo que varia de acordo com seu grau de maturidade; alm desse ponto, a imagem esmaece e os fenmenos transicionais perdem sentido, ocorrendo um desinvestimento. Imediatamente antes disto, no entanto, observa-se um exagero no uso do objeto transicional, uma espcie de hiperinvestimento, como tentativa de negao de que haja ameaa do objeto se tornar sem sentido. isto que se d com o menino do cordo. No comentrio do caso, Winnicott formula, de fato, um esboo de teoria sobre a origem da perverso e do uso fetichizado de objetos. Se o uso do cordo pode ser entendido como uma tcnica de comunicao, tendo ele o significado simblico de ligao, seu exagero indica insegurana ou falta de comunicao. A perverso do uso do cordo instala-se justamente quando sua funo se modifica de meio de comunicao para negao da separao como negao, o cordo se torna uma coisa em si, algo que possui propriedades perigosas e necessidades que precisam ser dominadas (Winnicott, 1971, p. 19). Vemos, pois, por qual operao o objeto passa a ter propriedades mgicas, tornando-se coisa em si, como estratgia defensiva diante de uma ameaa de aniquilamento. Se a experincia positiva na rea dos fenmenos transicionais que, segundo Winnicott, d o colorido, o carter de realidade e o sentido para a relao do sujeito com o mundo, a relao com o objeto externo que oferece a base de sustentao para a rea da iluso. Quando o mundo e a relao com os objetos que o povoam ameaam esmaecer para o sujeito, eles so hiperinvestidos com o objetivo se preservar o self do indivduo. Trata-se de uma integridade reativamente mantida por uma espcie de respirao artificial por sobre o objeto, j que no estgio de dependncia no h sobrevivncia do sujeito sem a realidade do objeto. Esta estratgia de sobrevivncia cristaliza o indivduo no instante da iminncia do colapso, e com uma eficcia defensiva de uma verdadeira couraa, que merece admirao. O passo seguinte que assim evitado da o mecanismo de negao a queda no vazio do desinvestimento, tanto do objeto como do self. E Winnicott conclui: esse caso, portanto, ser de interesse especial se tornar possvel a observao do desenvolvimento de uma perverso (p. 19). instigante compreender a ecloso da toxicomania do menino do cordo a partir do acima exposto. O uso exacerbado do objeto como estratgia defensiva, como negao da perda do objeto e, sobretudo, como defesa contra a perda do sentido do estar no mundo parece coadunar-se bem com as adices.
Psych Ano XI n 20 So Paulo jan-jun/2007 p. 13-28

Adices: da perverso da pulso patologia dos objetos transicionais | 21

O que me parece ainda mais importante neste modelo de Winnicott a possibilidade de pensar no apenas o fetichismo ou a toxicomania, mas uma doena fundamental da relao do sujeito com a realidade patologia na rea dos fenmenos transicionais , que conduz ao uso fetichizado dos objetos e inverso potencial entre sujeito e objeto, tornando-se o primeiro um sujeitoquase, semi-morto ou semi-vivo, escravo de um objeto metamorfoseado em coisa, portadora esta de atributos que seriam prprios do homem. Esta doena, aqui retratada em seu aspecto negativo, tem seu contraponto positivo naquilo que Winnicott (1990b), em uma carta a M. Klein, chama de minha dificuldade pessoal (...): o que voc v sempre pode ser posto de lado como doena do Winnicott, mas se voc desconsider-lo desse modo, pode perder algo que, no fundo, uma contribuio positiva. Minha doena algo com que posso lidar ao meu modo e que no est longe de ser a dificuldade inerente ao contato humano com a realidade externa (p. 33). Winnicott gostava de dizer, com fina ironia, que o princpio da realidade um insulto (1970, p. 40); a fonte da criatividade est na capacidade, sempre renovada, de criar o mundo, apesar das resistncias que este apresenta. Ora, o negativo do potencial criativo encontra-se em um apego delirante Coisa do mundo seja um falso objeto transicional, seja um substituto do falo materno ao qual no se quer renunciar , por incapacidade de cri-lo. A sutil diferena entre os dois aspectos positivo e negativo encontra-se no fato de que, na sade, um grande desenvolvimento se d e a criana adquire mecanismos mentais para lidar com este insulto (p. 40). Um modo de formular a questo etiolgica da adico poderia ser, ento: o que perturbou tal desenvolvimento? Qual a natureza de tal perturbao? Em trabalho anterior abordei a questo da toxicomania em termos dos impasses presentes na passagem do princpio do prazer ao princpio da realidade (Gurfinkel, 1996, cap. 2). Se por um lado cabe levarmos em conta, nesta forma clnica, uma tentativa de afastamento da realidade, tambm relevante considerarmos, nos diversos usos de droga, uma busca de criao de realidades. Ora, a teoria dos objetos e fenmenos transicionais que procurar dar conta, para Winnicott, do como se d a passagem de um princpio a outro, ou seja, qual o desenvolvimento necessrio para que o princpio da realidade seja um insulto ao menos contornvel. Trata-se da construo de um espao potencial de iluso, no qual a criatividade pode, sempre que possvel, colorir a experincia do viver. Aqui poderamos encontrar uma das chaves para o conceito de sade. De qualquer modo, sem um pouco de humor muito difcil enfrentar o insulto!
Psych Ano XI n 20 So Paulo jan-jun/2007 p. 13-28

22

| Decio Gurfinkel

Assim, uma anlise cuidadosa do caso do menino do cordo permite compreender a gnese e o desenvolvimento de uma adico a partir de sua origem na infncia, na qual uma espcie de fetichismo de cordes se apresentava. O brincar com cordes, barbantes, iois, chicotes faz parte do universo infantil, e o smbolo, de modo geral, da ligao: ele condensa em si todas as formas de comunicao intersubjetiva. Mas no caso desse menino, algo estava distorcido: o exagero compulsivo no uso de cordes denotava uma falha de comunicao, que buscava ser compensada/negada pelo hiperinvestimento. Ora, a anlise do caso revelou que se tratava de uma falha derivada da depresso materna, ou de sua ausncia psquica pronunciada (devido a ela ter estado absorvida por problemas e dores pessoais). Psiquicamente tratava-se de uma me morta3. Se observarmos com ateno, notamos como o ponto de vista da relao de objeto pode ser reconhecido nesta hiptese interpretativa. O eixo excitaosatisfao e seu negativo, a fixao-frustrao, no esto mais em primeiro plano, enquanto em seu lugar encontramos a idia de uma patologia derivada da matriz relao de objeto. Winnicott considera este um caso de patologia da funo transicional, pois o cordo, que poderia ser o prottipo de um objeto transicional aquele que liga mas mantm afastado, smbolo ao mesmo tempo da unio e da separao do objeto primrio , sofre uma perverso em seu uso e torna-se um objeto-fetiche. Aqui temos uma teoria sobre a predisposio para a adico.

Do seio bom internalizado vitalidade do objeto externo


Mas qual a gnese desse processo? Se recorrermos ao texto original de 1951, encontramos a resposta:
o beb pode empregar um objeto transicional quando o objeto interno est vivo, real e suficientemente bom (no demasiadamente persecutrio). Mas este objeto interno depende, para conservar estas qualidades, da existncia, da vivacidade e do comportamento do objeto externo (seio, figura materna ou, genericamente, cuidado ambiental). A maldade ou falhas deste ltimo conduz, indiretamente, morte ou qualidade persecutria do objeto interno. Aps a falha do objeto externo persistir, o objeto interno deixa de ter sentido para o beb, e ento e s ento tambm o objeto transicional torna-se sem sentido (Winnicott, 1951, p. 237).

Assim, o objeto transicional tem como princpio de sustentao a vitalidade do objeto externo; da os efeitos deletrios da me psiquicamente morta do menino do cordo.
Psych Ano XI n 20 So Paulo jan-jun/2007 p. 13-28

Adices: da perverso da pulso patologia dos objetos transicionais | 23

significativo que esses comentrios de Winnicott estejam includos em uma seo do texto denominada Relao com objeto interno (Klein), pois trata-se de um texto que marca uma mudana qualitativa no modelo interpretativo, o que pode tambm ser depreendido da necessidade de modificaes do texto original (1951) para sua ltima verso (1971). Uma boa parte das alteraes parecem aludir ao afastamento progressivo de Winnicott das categorias kleinianas, assim como ao fato de assumir mais claramente as diferenas entre os dois pensamentos, apesar da filiao. Uma supresso que merece ser ressaltada ocorreu com parte de uma nota de rodap que buscava explicar o conceito de seio. O trecho suprimido dizia: se este significado ampliado da palavra seio levado em conta, e a tcnica de maternagem includa no significado total do termo, ento podemos ver uma ponte se formando entre a terminologia das proposies sobre a histria primitiva de Melanie Klein e aquela de Anna Freud (Winnicott, 1971, p. 239). Ora, a mudana conceitual que estamos buscando apreender aqui trata justamente da incluso da tcnica de maternagem no significado do termo seio. Bem, conforme propuseram Greenberg e Mitchell (2003), Klein permaneceu ao mesmo tempo fiel e afastada da viso de Freud, e serviu como figura transicional chave entre o modelo pulsional-estrutural e o modelo relacionalestrutural (p. 121). Como figura de passagem, sua contribuio abriu caminho por meio de estudo minucioso da intensa vida de fantasias que permeia a relao de objeto, mas manteve o acento preponderante, em relao determinao da qualidade desta vida, nos fatores pulsionais e seus derivados (dio, inveja, culpa, amor, gratido e reparao). J Winnicott (e alguns outros) apoiou-se firme e inequivocamente sobre uma concepo intersujetivista do acontecer psquico: podemos dizer que o objeto transicional tem como princpio de sustentao o seio externo, mas apenas indiretamente, pois isto se d atravs de uma sustentao sobre um seio interno (Winnicott, 1951, p. 237). Este o sutil interjogo entre as trs reas da experincia humana: a realidade interna, o mundo externo e o espao transicional. Esta diferena significativa de nfase seja na fora ou precariedade do objeto interno, seja na vitalidade ou morte psquica do objeto externo pode ser mais uma vez reconhecida em alguns trabalhos sobre toxicomania. Para ilustrar esta diferena, referir-me-ei aos trabalhos de Rosenfeld e de Bollas. Herbert Rosenfeld (1960 e 1964), bastante influenciado pelo pensamento de Klein, publicou dois importantes estudo sobre toxicomania e alcoolismo. Por meio da anlise minuciosa de um caso clnico e da reviso da literatura,
Psych Ano XI n 20 So Paulo jan-jun/2007 p. 13-28

24

| Decio Gurfinkel

ressaltou o importante papel cumprido, nesses casos, pelos impulsos orais concomitantes problemtica edpica, assim como a preponderncia de uma fixao posio esquizo-paranide e o uso intenso dos mecanismos de diviso do Eu. Props, ainda, uma aproximao sugestiva da toxicomania com a doena manaco-depressiva; segundo o autor, o sujeito alcana uma reao manaca com o auxlio das drogas, que aumenta a onipotncia do mecanismo de projeo e dos impulsos destrutivos. No quadro de toxicomania, fazem-se presentes tanto os aspectos defensivos positivos da mania (idealizao, identificao com os objetos ideais e negao das angstias persecutrias e depressivas) quanto os destrutivos, que redundam em atuaes particularmente difceis de manejar. Mas, ao lado desses mecanismos, so as fantasias em relao ao objetodroga e os processos de identificao por introjeo ou projeo que so colocados em relevo. Assim como na via crucis do melanclico, uma doena da incorporao que est em jogo a meu ver, o fator essencial da relao da toxicomania com a depresso seria a identificao com o objeto doente ou morto. A droga, em tais casos, est no lugar desse objeto, e a intoxicao implica uma incorporao suificientemente concreta desse objeto (Rosenfeld, 1960, p. 152). Assim como M. Klein props quanto aos quadros manacodepressivos, a falta de um objeto bom suficientemente forte e estvel que determinaria os processos mrbidos da toxicomania. Deve-se observar, ainda, como o modelo da oralidade serve sobretudo como prottipo para estudar esses mecanismo de pr para dentro e pr para fora, to prximos experincia do toxicmano. Como se v, o trabalho de Rosenfeld constitui um modelo composto ou de passagem entre a abordagem pulsional de Abraham e a abordagem da relao de objeto de Winnicott e Fairbairn. Em outro plano, podemos examinar um artigo de Christopher Bollas sobre o tema, para quem a influncia do pensamento de Winnicott sabida. Nesse trabalho verificamos a preponderncia da situao intersubjetiva na abordagem da relao de objeto. Mesmo reconhecendo no toxicmano um narcisismo destrutivo (segundo expresso de Rosenfeld) e uma adeso pulso de morte, o autor sugere que tais caractersticas s podem ser compreendidas pelo estudo da relao da criana com seu ambiente familiar. Se a intoxicao leva a uma quebra do vnculo entre o ego e a psiqu no caminho inverso do trabalho do sonho , tal processo responde a um ato de identificao por parte do usurio de droga, recriadora de algum elemento essencial de uma situao alimentadora anterior que tenha dominado o ego (Bollas, 1992, p. 167). instrutivo observar
Psych Ano XI n 20 So Paulo jan-jun/2007 p. 13-28

Adices: da perverso da pulso patologia dos objetos transicionais | 25

como Bollas utiliza a metfora alimentar (situao alimentadora) derivada do modelo oral para referir-se a uma situao relacional Self-objeto deficiente em pontos cruciais. Ele identifica, nos casos de toxicomania, uma configurao familiar normtica, na qual os pais esto psiquicamente afastados de seus filhos, e estes permanecem profundamente solitrios e isolados. Mas, sobretudo, ressalta que h uma falha dos pais em servir como objeto tranformacional, especialmente quanto ao tratamento que dado vida imaginativa e subjetiva dos filhos. O sonho, a fantasia, a criao e o brincar so rapidamente extintos e substitudos por uma tendncia de coisificao4 da experincia subjetiva: a criana projeta o processo do sonho e da fantasia na me, cuja funo de container a de dessensibilizar e extinguir a vida psquica, para permitir criana ser um objeto-coisa e viver em harmonia com outros objetos-coisa (Bollas, 1992, p. 171). Pode-se constatar, assim, comparando-se os trabalhos de Rosenfeld e de Bollas, como as abordagens e a prpria linguagem utilizada diferem significativamente. Se o primeiro reflete um ponto de vista intermedirio entre os modelos pulsional e relacional, no segundo este modelo se assenta inequivocamente em uma perspectiva intersubjetiva. Mesmo a busca desenfreada por prazer do toxicmano, que uma primeira abordagem costuma ser explicada por meio do princpio do prazer como princpio bsico do funcionamento psquico, pode ser vista sob um novo ngulo:
Como Fairbairn explica o comportamento puramente hedonista, aparentemente motivado pela busca de prazer sem considerarao alguma com a relao com alguns objetos particulares? Ele v isto no como o reflexo de um fundo de base da motivao humana, mas como a conseqncia secundria de um colapso da busca mais bsica de relaes prazerosas com um outro (Greenberg e Mitchell, 2003, p. 157).

Levando-se em conta a distino proposta por Fairbairn entre busca de satisfao e busca de objeto, vemos que os fenmenos clnicos podem de fato ser compreendidos sob um novo ngulo. Nota-se, ainda, como a questo da oralidade pode ganhar diversos usos ou interpretaes, de acordo com o ponto de vista em causa. No trabalho de Abraham, precussor dos estudos psicanalticos sobre a oralidade, a anlise se concentra na aplicao do princpio da frustrao-regresso formulado por Freud, e evolui na direo da construo de uma teoria sobre a forma oral de relao de objeto. M. Klein levou esse projeto adiante de modo radical, construindo uma teoria sobre o interjogo dos objetos no mundo interno em correlao com a fantasia inconsciente e os impulsoso pulsionais, determinando
Psych Ano XI n 20 So Paulo jan-jun/2007 p. 13-28

26

| Decio Gurfinkel

as possibilidades e perturbaes na relao de objeto. Em espelho teoria da fixao oral, desenvolve-se uma metapsicologia do seio seio bom, seio mau; seio idealizado, seio persecutrio. O estudo de Rosenfeld um excelente exemplo de utilizao desses pressupostos conceituais para a compreenso da toxicomania. Com Winnicott, a oralidade entendida como espao-corpo das trocas subjetivas: aqui algo mais importante alm da excitao e satisfaes pulsionais. O algo mais precisamente o processo de sustentao, por uma ambiente humano suficientemente bom, da experincia de onipotncia e da iluso constitutiva da criatividade humana; a adico pode ento ser compreendida como um destino possvel decorrente da falha nessa sustentao (holding). Bollas especifica ainda mais esta distoro, descrevendo as falhas dos pais em servirem como objeto transformacional: a situao alimentadora primria que marcou e perturbou o desenvolvimento do Eu, ressurge na relao do sujeito com seu objeto-droga. Assim, procurei apontar, em linhas gerais, o interjogo entre algumas das diversas abordagens das adices, levando-se em conta o pano de fundo mais amplo dos desenvolvimentos clnico-conceituais na histria da psicanlise. Creio que a mudana de nfase da problemtica pulsional para a relao de objeto, ou do fetichismo para a patologia dos objetos transicionais, ou ainda, do seio bom internalizado para a vitalidade do objeto externo, merece ser bem reconhecida e ressaltada. Um debate sobre estas questes pode contribuir para o aprofundamento do estudo psicanaltico sobre as adices.

Notas
1. Este artigo parte de uma pesquisa de Ps-Doutorado realizada no Programa de Estudos Ps-graduados em Psicologia Clnica da PUC-SP, com apoio da FAPESP (processo no 05/ 58749-0). 2. Esta aproximao comparativa das adices segundo os modelos do fetichismo e dos objetos transicionais j foi por mim apresentada, nos termos que se seguem, em trabalho anterior (Gurfinkel, 2001, cap. 10). 3. Abordei este tema em detalhe no artigo Pulso de morte ou me morta? (Gurfinkel, 2001). 4. Abordei a coisificao dos adictos nos artigos A droga e a coisa e Sujeito quase (Gurfinkel, 2001).

Psych Ano XI n 20 So Paulo jan-jun/2007 p. 13-28

Adices: da perverso da pulso patologia dos objetos transicionais | 27

Referncias Bibliogrficas
ABRAHAM, K. (1908). Las relaciones psicolgicas entre la sexualidad y el alcoholismo. In ABRAHAM, K. Psicoanlis clnico. Buenos Aires: Lumen/Horm, 1994. ABRAHAM, K. (1916). O primeiro estgio pr-genital da libido. In: ABRAHAM, K. Teoria psicanaltica da libido. Rio de Janeiro: Imago, 1970. ABRAHAM, K. (1924). A influncia do erotismo oral na formao do carter. In: ABRAHAM, K. Teoria psicanaltica da libido. Rio de Janeiro: Imago, 1970. BOLLAS, C. Viajando. In: BOLLAS, C. Foras do destino: psicanlise e idioma humano. Rio de Janeiro: Imago, 1992. FREUD, S. (1905). Tres ensayos sobre la sexualidad. In: FREUD, S. Obras completas. Madrid: Blibioteca Nueva, 1981, vol. 2. FREUD, S. (1927). Fetichismo. In: FREUD, S. Obras completas. Madrid: Blibioteca Nueva, 1981, vol. 3. GLOVER, E. (1932). On the aetiology of drug-addiction. In: YALISOVE, D.L. Essential papers on addiction. New York and London: New York University Press, 1997. GREENBERG, J.R.; MITCHELL, S.A. Object relations in psychoanalytic theory. Cambridge (MA) & London: Harvard University Press, 2003. GURFINKEL, D. A pulso e seu objeto-droga: estudo psicanaltico sobre a toxicomania. Petrpolis: Vozes, 1996. GURFINKEL, D. Do sonho ao trauma: psicossoma e adices. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2001. KNIGHT, R.P. (1937). The psychodynamics of chronic alcoholism. In: YALISOVE, D.L. Essential papers on addiction. New York and London: New York University Press, 1997. RAD, S. (1933). The psychoanalysis of pharmacotimia. In: YALISOVE, D.L. Essential papers on addiction-. New York and London: New York University Press, 1997. ROSENFELD, H. (1960). Da toxicomania. In: ROSENFELD, H. Os estados psicticos. Rio de Janeiro: Zahar, 1968. ROSENFELD, H. (1964). Psicopatologia da toxicomania e do alcoolismo: reviso crtica da literatura psicanaltica. In: ROSENFELD, H. Os estados psicticos. Rio de Janeiro: Zahar, 1968. SIMMEL, E. Psychoanalytuc treatment in a sanatorium. International Journal of Psychoanalysis. 10: 83-86, 1929. WINNICOTT, D.W. (1951). Transitional objects and transitional phenomena. In: WINNICOTT, D.W. Through paediatrics to psychoanalysis: collected papers. London: Karnac, 1992. WINNICOTT, D.W. (1970). Living creatively. In: WINNICOTT, D.W. Home is where we start from. London: Penguin Books, 1990a.

Psych Ano XI n 20 So Paulo jan-jun/2007 p. 13-28

28

| Decio Gurfinkel

WINNICOTT, D.W. O gesto espontneo. So Paulo: Martins Fontes, 1990b. WINNICOTT, D.W. (1971). Transitional objects and transitional phenomena. In: WINNICOTT, D.W. Playing and reality. London: Routledge, 1996. YALISOVE, D. L. Essential papers on addiction. New York and London: New York University Press, 1997.

Addictions: From Drive Perversion to Transitional Object Pathology


Abstract This work considers some initial lines of direction for a historical-conceptual study of psychoanalytical approach to addictions. The analysis focuses on the transition from a drive model to the gradual emphasis on the object relation, following Greenberg & Mitchells conception. The purpose is to present and to discuss, in a preliminary way, the nature of such transition. Abrahams and Winnicotts works are taken as typical examples of these two approaches; Kleins work figures as a necessary bridge between the two. We note an evolution form a fetishist model to the problematic of transitional object pathology, and a change of emphasis from an oral erotism and internal good breast to the role of external object vitality. Rosenfeld and Bollas conceptions of addictions are analyzed under this perspective. Keywords Addictions; drive; object relation; fetishism; transitional object; psychoanalysis history.

Decio Gurfinkel
Membro do Departamento de Psicanlise e Professor dos Cursos Psicanlise, Teoria e Clnica e Psicossomtica (Instituto Sedes Sapientiae); Doutor (IP/USP); Autor de Do sonho ao trauma: psicossoma e adices e A pulso e seu objeto-droga: estudo psicanaltico sobre a toxicomania. R. Maranho 620 / 64 01240-000 So Paulo/SP tel: (11) 3825-9794 e-mail: deciogur@usp.br recebido em 02/06/06 aprovado em 05/03/07

Psych Ano XI n 20 So Paulo jan-jun/2007 p. 13-28

You might also like