You are on page 1of 5

EXCELENTSSIMA SRA. DRA. JUIZA DE DIREITO DA 1.

VARA DE FAMLIA DA COMARCA DE TABOO DA SERRA - SP

Processo n. 609. 01. 2008. 009 937 - 4 ( Ofcio Famlia) N. de Ordem 1.462/08 GIULIA ARAJO SILVA, BIANCA ARAJO SILVA e JOO PEDRO ARAJO SILVA, menores impberes, j qualificados nos autos em epgrafe, por sua representante legal, MARIA OVERLNDIA ARAJO DIAS, tambm j qualificada, nos autos da presente ao Revisional de Penso Alimentcia, conforme r despacho s fls. 34, vem respeitosamente presena de vossa Excelncia expor e informar: Os autores pleiteia a reviso de clusula de penso alimentcia , requerendo a sua majorao em funo das necessidades maiores para suas sobrevivncia, alterao das condies econmicas da representante legal , que se encontra desempregada momentaneamente. Os autores requereram o deferimento da assistncia judiciria gratuita, por serem pobres e no podem suportar as custas sem comprometer suas prprias subsistncias Conforme despacho de Vossa Excelncia , entendeu que por estarem patrocinados por advogado constitudo determinou que fosse comprovado nos autos que o patrocnio e gratuito ou condicionado ao xito da demanda. Os autores, por meio de sua representante legal e nos termos do art. 4. da Lei 1.060/50 declarou expressamente , sob as penas da lei que que no tem condies de pagar as custas do processo e os honorrios sem de advogado sem prejuzo prprio ou de sua famlia.

A situao dos autores no confortvel, trata-se de rs menores impbere, sob a guarda da me que at no incio do ano estava empregada como auxiliar administrativo na empresa Restoque Comrcio e Confeces de Roupa Ltda. e com salrio de R$ 1.272,00 (mil duzentos e setenta e dois reais ) conforme cpia da CTPS com o respectivo dados e contrato de trabalho ( doc 01 a 06). Porm na data de 01 de Fevereiro de 2008 a genitora dos autores foi dispensada do emprego, conforme data de sada anotada. No incio contava com a indenizao trabalhista e seguro desemprego. Esperava encontrar outro emprego em no mximo trs meses, mas at o momento no consegui ser recolocada e mesmo se conseguir dificilmente ser no mesmo nvel salarial, j que estava no mesmo emprego h quase nove anos. Mesmo com experincia ter que iniciar uma nova carreira em outra empresa e se sujeitar a salrios muito mais baixos. certo que, no fosse a crise por qual passa os autores no seria necessrio a iseno, mas depois de seis meses procurando emprego sem sucesso os autores firam sem alternativas. Portanto at o presente momento a genitora dos autores est desempregada e sem renda. Depende de ajuda do prprio ex-marido, ora alimentante, e de sua sensibilidade, irregular por sinal, para ajuda-la nas despesas extras com os filhos. Dessa forma com a apresentao da carteira de trabalho comprovando a situao de mudana de condies econmicas (para pior) atende-se necessidade de comprovao das situao financeira dos autores , a teor do Art. 4, 3. da referida Lei, no obstante correr a presuno a seu favor conforme o 1. do mesmo artigo , sujeitando-se s penalidades. Com relao necessidade de apresentar contrato de servio advocatcios h necessidade de esclarecimento. A advocacia gratuita s aceita excepcionalmente pela Ordem dos Advogados do Brasil e em condies muito especficas. O advogado que atuar dessa forma comete falta disciplinar e est sujeito a sanes pelo Tribunal de tica , conforme dispe o Cdigo de tica no seu art. 41 "in verbis" (publicado no Diario de Justia , Seo I do dia 01.03.1995 , pag., 4000 a 4004 ) "Art. 41 - O advogado deve evitar o aviltamento de valores dos servios profissionais, no os fixando de forma irrisria ou inferior ao mnimo fixado pela Tabela de Honorrios, salvo motivo plenamente justificvel"

Igualmente a manifestao do Tribunal de tica da OAB/SP: 502 SESSO DE 16 DE AGOSTO DE 2007 HONORRIOS ADVOCATCIOS. VEDAO DA GRATUIDADE (CED, ART. 41). ADVOCACIA EM PROL DE PARENTE NECESSITADO. POSSIBILIDADE, EM CARTER EXCEPCIONAL. O advogado, excepcionalmente, pode atender gratuitamente um parente que se encontre em situao desfavorvel, ainda que esse pudesse socorrer-se da assistncia judiciria. Existindo, contudo, interesse econmico na demanda, recomenda-se a contratao por escrito dos honorrios ad exitum ou sob o regime de quota litis. Ao advogado, no seu papel de defensor do estado democrtico de direito, da cidadania, da moralidade pblica, da Justia e da paz social, cumpre contribuir para a realizao da Justia, pois esse o seu indispensvel papel. Ressalte-se, sobretudo, com Emmanuel Lvinas, que a justia s continua a ser justia numa sociedade em que no haja distino entre prximos e distantes, mas na qual tambm haja a impossibilidade de ignorar os mais prximos. No mais, tirante a hiptese prevista no art. 41 do CED, a gratuidade da advocacia consiste prtica vedada pelo e importa em infrao tica, mormente quando veiculada sob qualquer forma de propaganda, que se pressupe imoderada e propiciadora de inculca e captao de clientela. Proc. E-3.509/2007 - v.m., em 16/08/2007, do parecer e ementa do Rev. Dr. CARLOS JOS SANTOS DA SILVA, contra o voto do Rel. Dr. LUIZ FRANCISCO TORQUATO AVLIO - Presidente Dr. CARLOS ROBERTO F. MATEUCCI. Mesmo na modalidade de "advocacia pro bono" sua prtica e estritamente regulada : 505 SESSO DE 22 DE NOVEMBRO DE 2007 ADVOCACIA PRO BONO POSSIBILIDADE RESOLUO DA SECCIONAL DE SO PAULO DE 19 DE AGOSTO DE 2002 TABELA DE HONORRIOS INAPLICABILIDADE NO CASO. possvel o exerccio da advocacia pro bono, desde que nos termos da Resoluo de 19 de agosto de 2002, da Seccional de So Paulo da OAB. Inaplicabilidade da tabela de honorrios ante a gratuidade da atividade, devendo reverter para a beneficiria eventuais honorrios de sucumbncia, mediante doao a ser feita pelo prestador da atividade "pro bono". A advocacia gratuita para pessoas fsicas carentes deve ser feita atravs da Assistncia Judiciria ou da Defensoria Pblica. Proc. E-3.542/2007 - v.u., em 22/11/2007, do parecer e ementa do Rel. Dr. ZANON DE PAULA BARROS Rev. Dr. CLUDIO FELIPPE ZALAF Presidente Dr. CARLOS ROBERTO F. MATEUCCI.

Os autores anexam a Resoluo de 19 de agosto de 2002 do Conselho Seccional de So Paulo sobre a atividade de advocacia "pro bono" e a integra das sesses citadas (doc. 07 a 09) Portanto o advogado est impedido de firmar contrato de honorrios na modalidade requerida por Vossa Excelncia sob pena de falta disciplinar e penalidades. No caso em tela a genitora dos autores no firmou contrato escrito com o seu procurador , valendo-se do resultado obtido estudar a melhor forma de remunera-lo sem seu prejuzo e sem ferir a tica da classe. No tocante a relao de que a constituio de advogado particular causa por si s de indeferimento de requerimento de Gratuidade da Justia reporta-se a Jurisprudncia do Tribunal de Justia sobre o tema AGRAVO DE INSTRUMENTO - JUSTIA GRATUITA - O ACESSO JUSTIA UMA GARANTIA CONSTITUCIONAL PREVISTA NO INCISO LXXIV , DO ART. 5. - PROVA DE POBREZA INADIMISSIBILIDADE - PRESUNO DE VERACIDADE - BASTA A SIMPLES AFIRMAO DA PARTE PARA A CONCESSO DO BENEFCIO , AT PROVA EM CONTRRIO - CONSTITUIR ADVOGADO PARTICULAR E VALOR DO SALRIO NO AFASTAM , POR SS , A NECESSIDADE DO BENEFCIO DA JUSTIA GRATUITA INTELIGNCIA DO ARTIGO 4. DA LEI 1.060/50 - RECURSO PROVIDO ( Agravo de Istrumento n. 801.265.5/7 , 5. Cmara de Direito Pblico - rel. Des. Franco Cocuzza , 18.09.2008) a ntegra desse Agravo disponvel em www.tj.sp.gov.br , anexado a estes autos ( doc. 14 a 18) Tambm anexado a ntegra do Agravo de Instrumento n. 597.569-4/0-00- voto n. 15875 da 5. Cmara - Seo de Direito Privado Relator Des. A.G. Mathias Coltro que contm interessante coleo de jurisprudencias sobre o assunto. ( doc. 19 a 27) Desses estudos conclui-se que assiste aos autores a presuno em pobreza , at que se prove em contrrio e que compete parte contrria impugnar esta concesso nos termos do Cdigo de Processos Civil . a condio de miserabilidade comprovada com juntada da CTPS que mostra estar a genitora dos autores desempregada .

Em todo se Vossa Excelncia entender que a situao em tela demostrada no infere a situao de penria dos autores , a Lei estadual 11.608 de 29 de Dezembro de 2003 , em seu art. 5. possibilita o deferimento do recolhimento da taxa judiciria para depois da satisfao da execuo "in verbis" Art. 5. - O recolhimento da taxa judiciria ser diferido para depois da satisfao da execuo quando comprovada , por meio idneo, a momentnea impossibilidade financeira do seu recolhimento, ainda que parcial : I - Nas aes de alimentos e revisionais de alimentos; ....omissis.... A ntegra da referida lei esta anexa aos autos (doc. 10 a 13) ressaltado o artigo supra. Face ao acima exposto reitera os autores o pedido de Assistncia Judiciria Gratuita , nos termos da lei 1060/50 ou seu diferimento nos termos da Lei Estadual 11.608/03. Nestes Termos Pede Deferimento Taboo da Serra , 07 de Outubro de 2008

Amilcar Machado Filho OAB/SP 164.102

You might also like