You are on page 1of 40

SUMRIO

Apresentao..........................................................................................................................................03 Estrutura de um relatrio para as atividades prticas.......................................................................04 Noes bsicas de laboratrio: Segurana, equipamentos e vidrarias...............................................06 Roteiro das Aulas Experimentais para o 2 Ano do Ensino Mdio Prtica 01: Reaes de Oxidao-Reduo..........................................................................................17 Prtica 02: Mol de Cada Coisa.............................................................................................................19 Prtica 03: Sistemas Coloidais ou Disperso Coloidal........................................................................21 Prtica 04: Preparao de um Colide.................................................................................................22 Prtica 05: Preparao de Solues.....................................................................................................24 Prtica 06: Diluio de Solues...........................................................................................................26 Prtica 07: Preparao e Padronizao de cidos e Bases.................................................................28 Prtica 08: Anlise Volumtrica...........................................................................................................30 Prtica 09: Determinao da Acidez do Leite Pasteurizado...............................................................32 Prtica 10: Controle de Qualidade de Medicamento..........................................................................34 Prtica 11: cidos, Bases e o Princpio de Le Chatelier.....................................................................35 Prtica 12: Cintica Qumica................................................................................................................37

APRESENTAO

O presente manual foi elaborado a partir de uma coletnea de atividades prticas, instrumentais dis ponibilizados disciplina de Qumica, desenvolvido com base em diversas bibliografias, nas propostas curriculares do Plano de Ao do docente e dentro da realidade do Laboratrio Escolar de Cincias da Escola Es tadual de Educao Profissional Adriano Nobre. Os experimentos propostos possuem um nvel didtico, com o objetivo de facilitar a compreenso da parte terica na referida disciplina, aprimorando o conhecimento e, consequentemente, melhorando o aprendizado, tornando-o mais significativo. Alm do ambiente pedaggico, tambm acentuamos a importncia da vivncia no ambiente laboratorial para a aquisio de novos saberes, j que os avanos das cincias so colocados nossa disposio. Enfim, atravs da interao com esse ambiente de aprendizagem e a partir da fundamentao bsica, que se pode despertar para o mundo da pesquisa cientfica. Portanto, este manual dar suporte pedaggi co, orientando o docente na complementao de sua prtica e no cumprimento da carga horria em laboratrio exigida pelo Sistema Estadual de Educao.

ESTRUTURA DE UM RELATRIO PARA AS ATIVIDADES PRTICAS 1- CAPA 2- FOLHA DE ROSTO (opcional) 3- SUMRIO OU NDICE (opcional) 4- INTRODUO/APRESENTAO 5- OBJETIVOS 6- MATERIAIS UTILIZADOS 7- PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS 8- RESULTADOS E DISCUSSO 9- CONCLUSO 10- ANEXOS (opcional) 11- BIBLIOGRAFIA ITENS NECESSRIOS 1- CAPA a identificao do relatrio e do(s) autores. Deve conter: Nome da escola; disciplina; srie; turma; turno; nome/equipe; ttulo; local; data. Deve ser padronizado e formal. Escola Disciplina Professor Turma e Turno TTULO DA PRTICA Nome/Equipe ITAPAJ MS - ANO 2. INTRODUO/APRESENTAO a sntese do contedo pesquisado e da prtica realizada, de forma ampla e objetiva. o convite a leitura do relatrio. 3. OBJETIVO(S) o motivo/intuito da realizao da prtica que pode ser fornecido ou no para os alunos. Pode servir de feedback ao professor que deseja saber se os alunos captaram os objetivos da prtica. 4. MATERIAIS UTILIZADOS a listagem de todos os equipamentos, vidrarias, reagentes, materiais etc. utilizados durante a realizao da prtica. muito importante para que o aluno saiba identificar e associar a funo dos materiais utilizados.

5. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Devem ser fornecidos pelo professor para a realizao da prtica, de forma objetiva e clara, com intuito de facilitar o entendimento e ao dos alunos durante a realizao da prtica. No relatrio, cobrado o procedimento fornecido pelo professor acrescido de um embasamento terico (pesquisa) para reforar o experimento realizado, os mtodos e tcnicas usadas no trabalho experimental. 6. RESULTADOS E DISCUSSO uma das partes mais importantes do relatrio, pois onde o aluno expe os resultados obtidos da prtica rea lizada, questiona o experimento e relata as facilidades e dificuldades enfrentadas. onde o professor detecta as expectativas dos resultados versus resultados adquiridos. 7. CONCLUSO As concluses so feitas com base nos resultados obtidos; so dedues originadas da discusso destes. So afirmativas que envolvem a ideia principal do trabalho. 8. ANEXOS a parte onde esto anexados: questionrio proposto, esquemas, gravuras, tabelas, grficos, fotocpias, recortes de jornais, revistas etc. onde se colocam aditivos que enriquecem o relatrio, mas que no so essenciais. 9. BIBLIOGRAFIA A bibliografia consultada deve ser citada. A citao dos livros ou trabalhos consultados deve conter nome do autor, ttulo da obra, nmero da edio, local da publicao, editora, ano da publicao e as pginas: Autor. Ttulo e subttulo; Edio (nmero); local: Editora. Data. Pgina. Exemplo: GONDIM, Maria Eunice R.; GOMES, Rickardo Lo Ramos. Prticas de Biologia; Fortaleza: Edies Demcrito Rocha. 2004.1-122p. REGRAS BSICAS PARA FORMATAO Papel A4 branco, impresso em preto (exceto as ilustraes); Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12; Espaamento entrelinhas duplo; Alinhamento justificado; Margens superior e esquerda de 3 cm; Margens inferior e direita de 2 cm; Numerao das pginas a partir da introduo;

NOES BSICAS DE LABORATRIO: SEGURANA, EQUIPAMENTOS E VIDRARIAS


Em laboratrios primordial que os analistas tenham os devidos cuidados para que possam executar suas tarefas com tranquilidade, eficincia e segurana. Uma pequena negligncia e a falta de informaes sobre os perigos de certas atividades experimentais podem resultar em graves acidentes. Alm disso, necessrio conhecer o funcionamento dos equipamentos para que no ocorram acidentes, tais como choques ou descargas eltricas. OBJETIVOS Compreender a importncia das normas de segurana para a preveno de acidentes no trabalho em laboratrios; Conhecer a simbologia de risco (pictogramas) dentro do laboratrio que alertam o utilizador acerca do perigo proveniente dos produtos que o ambiente contm; Identificar e diferenciar os materiais e equipamentos do laboratrio bem como assimilar sua funo e mtodo de utilizao; Capacitar o aluno a estar no ambiente laboratorial.

NORMAS DE SEGURANA Observe a disposio dos instrumentos, aparelhagem, portas, chuveiro de emergncia e extintor de incndio (leia as instrues e familiarize-se com o seu uso); Use jaleco de mangas compridas, longo at os joelhos e sapatos fechado; No fume e nem converse desnecessariamente; Comidas e bebidas no devem ser ingeridas no recinto do laboratrio; Evite o contato de sua pele, boca, olhos e ouvidos com substncias qumicas; Usar culos de segurana: evite o uso de lentes de contato no laboratrio; Cuidado ao manusear substncias cidas ou bsicas muito fortes, solues e frascos aquecidos; Materiais slidos no devem ser descartados na pia; Os experimentos que liberam vapores ou gases txicos e irritantes devem ser conduzidos em cmara de exaus to (capela); No deixe prximo ao fogo, substncias qumicas inflamveis; Ao diluir um cido, adicione-o lentamente sobre a gua, agitando a soluo. NUNCA adicione a gua sobre o cido concentrado; Ao aquecer um tubo de ensaio no o oriente em direo a voc ou ao colega pode ocorrer projees e respin gos da soluo; No pipete solues com a boca; No cheire diretamente um frasco contendo qualquer produto qumico. Os vapores desprendidos do frasco devem ser deslocados com a mo, em direo ao nariz; Evite derramar reagentes sobre a bancada de trabalho;

Abra os frascos o mais longe possvel do rosto e evite aspirar ar naquele exato momento; Mantenha o rosto sempre afastado do recipiente onde esteja ocorrendo uma reao qumica; Sempre aps a manipulao de substncias qumicas e antes de deixar o laboratrio lavar as mos; Nunca volte a colocar no frasco um produto qumico retirado em excesso e no usado. Ele pode ter sido conta minado; Se tiver cabelos longos, leve-os presos ao realizar qualquer experincia no laboratrio; No abra qualquer recipiente antes de reconhecer seu contedo pelo rtulo. Informe-se sobre os smbolos que nele aparecem; Ao trmino da aula, desligar todos os equipamentos, fechar pontos de gua e registro de gs; Antes de iniciar o trabalho prtico, leia as instrues referentes ao experimento.

PICTOGRAMAS DE PERIGO CORROSIVO: smbolo presente em frascos de cidos fortes (como cido sulfrico, cido clordrico, etc.). Tome cuidado para que o cido no respingue em voc, o contato com a pele causa srias queimaduras.

INFLAMVEL: quando visualiz-lo em um frasco de reagente, tome cuidado para no expor o produto perto de chamas ou de lugares quentes (abafados).

RADIOATIVIDADE: identifica os produtos qumicos radioativos, estes so perigosos em contato com a pele, para manuse-los preciso um intenso cuidado (luvas e macaco de segurana).

POSSIBILIDADE DE CHOQUE ELTRICO: o local marcado com este aviso perigoso por conter eletricidade exposta, se no tomar cuidado o choque eltrico pode ser inevitvel.

TXICO: pode causar danos variveis, podendo provocar a morte. No se deve permitir o contato com a pele ou roupa. No ingerir ou respirar os vapores. Usar luvas durante o manuseio.

EXPLOSIVO OU INSTVEL: evitar choques ou colises. Movimentar com cuidado, com adequada proteo dos olhos, pele e vesturio. Manter afastado de chama.

PERIGOSO PARA O AMBIENTE: substncia que provoca danos ao meio ambiente. Deve ser conveniente neutralizada ou tratada NOCIVO (Xn) e IRRITANTE (Xi): provoca danos na antes de descart-la. sade, quer em contatos casuais e em contatos prolongados. No se deve permitir o contato com pele ou roupa, ingerir ou inalar. Deve ser usada mscara protetora.

OXIDANTE (COMBURENTE): substncia que em contato com uma fonte de ignio permite o incio ou a intensificao de uma combusto. Manter afastado de chamas.

EQUIPAMENTOS DE SEGURANA E DE PROTEO INDIVIDUAL (EPI) Avental, jalecos ou roupas de proteo Luvas Proteo facial/ocular e proteo respiratria Chuveiro de emergncia Caixa de primeiros socorros Lavador de olhos Extintor de incndio com rea sinalizada Capela para a exausto de gases e vapores Porta com abertura para a parte externa (emergncia) ACIDENTES E PRIMEIROS SOCORROS NO LABORATRIO ACIDENTE Cortes PROCEDIMENTO Remover estilhaos,lavar com gua corrente, desinfectar e proteger o local. Devem ser lavadas com grande quantidade de gua fria por pelo menos 10 minutos. A gua fria reduz a velocidade da reao e dilui o reagente diminuindo o dano causado pele. Na queimadura por cido lave com soluo de bicarbonato de sdio e a seguir novamente com gua. No caso de ingesto de cidos, bochechar vigorosamente com gua dando-se a seguir gua para beber e em casos mais severos, leite de magnsia. Na queimadura por lcalis, aps lavagem abundante, tratar com soluo de cido actico 1% e novamente com gua. No caso de ingesto, alm da lavagem inicial, d gua seguida de vinagre para beber ou ainda grande quantidade de suco de lima. Procure orientao mdica. A lavagem deve ser feita com grandes quantidades de gua mantendo os olhos abertos com os dedos. Se o respingo por cido, aplicar a seguir soluo de bicarbonato de sdio a 1% e se for bsico, soluo de cido brico a 1%.

Queimaduras qumicas

Respingos qumicos nos olhos

A primeira providncia a ser tomada no caso de queimadura com o fogo abafar as chamas, envolvendo a vtima em cobertor. Se as roupas estiverem aderidas Queimaduras por chamas ou superfcie da pele, no se deve tentar remov-las e sim, cort-las cuidadosamente objetos aquecidos ao redor da rea queimada. Se houver necessidade de bandagens, estas devem ser colocadas firmemente, nunca apertadas. No caso de queimaduras graves, o ferimento deve ser coberto com gaze esterilizada umedecida com soluo aquosa de bicarbonato de sdio a 5%. Intoxicao por gases Remover a vtima para um ambiente arejado, deixando-a descansar.

EQUIPAMENTOS BSICOS DE LABORATRIO VIDRARIAS TUBO DE ENSAIO Utilizado principalmente para efetuar reaes qumicas em pequena escala, principalmente em testes de reaes.

BQUER Utilizado para o preparo de solues, aquecimento de lquido, recristalizao, pesagem, etc.

ERLENMEYER Frasco utilizado para aquecer lquidos e para efetuar titulaes.

KITASSATO Frasco de paredes espessas, munido de sada lateral e usado em conjunto para filtrao sob suco (a vcuo).

FUNIL DE VIDRO Utilizado na transferncia de lquidos e em filtraes simples. O funil com colo longo de estrias chamado de funil analtico. .

BURETA Usada para medir volumes precisos de lquidos e em anlises volumtricas (titulaes).

10

BALO VOLUMTRICO Recipiente destinado a conter um determinado volume de lquido; utilizado no preparo de solues de concentrao definidas.

PROVETA OU CILINDRO GRADUADO Destinado a medidas aproximadas de volumes de lquidos.

PIPETA GRADUADA Usada para medir volumes variveis de lquidos.

PIPETA VOLUMTRICA Usada para escoar volumes fixos de lquidos.

BASTO DE VIDRO Utilizado para ajudar na dissoluo de substncias, na agitao e transferncia de lquidos.

11

DESSECADOR Utilizado no armazenamento de substncias quando se necessita de uma atmosfera com baixo teor de umidade. Tambm pode ser utilizado para manter as substncias sob presso reduzida.

CONDENSADOR Equipamento destinado condensao de vapores, em destilaes ou aquecimentos sob refluxo.

FUNIL DE SEPARAO Equipamento para separar lquidos no miscveis.

BALO DE FUNDO CHATO Frasco destinado a aquecer lquidos ou para efetuar reaes com desprendimento de gases.

BALO DE FUNDO REDONDO Utilizado para aquecimento de solues em destilaes e aquecimento sob refluxo.

VIDRO DE RELGIO Usado para cobrir bqueres em evaporaes, pesagens e fins diversos.

12

MATERIAL EM PORCELANA

FUNIL DE BUCHNER Utilizado em filtrao por suco, devendo ser acoplado a um kitassato.

CPSULA Usada para evaporar lquidos em solues.

ALMOFARIZ E PISTILO Destinados pulverizao de slidos.

13

EQUIPAMENTOS BALANA Utilizado para quantificar medidas precisas de substncias. .

ESTUFA Equipamento empregado na secagem de materiais, por aquecimento, em geral at 200C.

MANTA ELTRICA Utilizada no aquecimento de lquidos inflamveis, contidos em balo de fundo redondo.

AGITADOR MAGTICO Utilizado para agitar solues.

CENTRFUGA Instrumento que serve para acelerar a sedio de slidos em suspenso em lquidos.

menta-

BICO DE BUNSEN (gs) Sistema de fornecimento de energia na forma de calor.

pHMETRO Utilizado para identificar o nvel de acidez e basicidade de uma substncia ou sistema.

14

MATERIAIS DIVERSOS

ANEL METLICO Usado para apoiar funis durante filtraes. .

ESPTULA Utilizado para manipulao de slidos em pequena quantidade. .

GARRAS Usado em conjunto com o suporte universal para suspender vidrarias ou equipamentos. .

PINA PARA TUBO DE ENSAIO Usado para manusear tubos de ensaio durante certas reaes, em especial as de aquecimento. .

SUPORTE UNIVERSAL Utilizado para a suspenso de vidrarias e equipamentos. .

15

TELA DE AMIANTO Permite o aquecimento de substncias em vidrarias impedindo o contato direto com a chama do bico de Bunsen. utilizado em conjunto com o trip.

TRIP Suporte utilizado com a grade de amianto e o bico de Bunsen no aquecimento de sistemas.

PRA Utilizado em conjunto com a pipeta para realizar a suco de lquidos.

16

PRTICA 01: REAES DE OXIDAO-REDUO


INTRODUO Bastam trs ingredientes: ferro, gua e ar. "A ferrugem o resultado da reao entre o ferro e o oxignio", Ou seja: quando esses dois elementos se juntam, tendem a se unir para formar um terceiro: o xido de ferro - ou "ferrugem", na linguagem popular. S que o casamento no acontece assim, do nada. Ele precisa de uma mozinha da gua. Por qu? Simples: o ferro s consegue se unir ao oxignio do ar se puder soltar eltrons. Quando essas partculas saem do metal, abrem espao para o oxignio entrar. S que os eltrons precisam de uma fora para isso. a que a gua entra. O lquido ajuda os eltrons a sarem do metal, como se os puxasse para fora. O caminho fica, ento, livre para os tomos de ferro grudarem nos de oxignio e nasce a ferrugem. Claro que nem preciso jogar gua no ferro para criar corroso. O prprio ar da atmosfera, afinal, j vem carregado de umidade. Assim, a ferrugem acaba se formando praticamente em qualquer pea - tanto que raro encontrar na natureza ferro que j no esteja pelo menos um pouco corrodo. Mas e os objetos de ao inoxidvel, que no enferrujam? O ao, afinal, no mais do que ferro sem algumas de suas impurezas naturais, como enxofre e fsforo. A retirada desses ele mentos deixa o ferro mais forte, s que no mais resistente ferrugem. O segredo do ao inoxidvel, ento, est em um elemento qumico que adicionado ao ferro: o cromo. O que ele faz formar uma pelcula em volta da pea, que impe de que o metal entre em contato direto com a gua e o ar. Como no h ferrugem sem a presena dos dois, o ferro se salva. OBJETIVOS Determinar o nmero de oxidao dos elementos envolvidos na reao; Verificar experimentalmente a tendncia das substncias qumica oxidao e reduo; Identificar o agente redutor e o agente oxidante. FUNDAMENTAO TERICA As reaes de reduo-oxidao (tambm conhecido como reao redox) so reaes com transferncia de eltrons. Esta transferncia se produz entre um conjunto de espcies qumicas, um oxidante e um redutor. Para que exista uma reao redox, no sistema deve haver uma espcie que ceda eltrons e outra espcie que as aceite: O Redutor aquela espcie qumica que tende a ceder eltrons. O Oxidante a espcie que tende a captar esses eltrons. Quando uma espcie qumica redutora cede eltrons ao meio se converte em uma espcie oxidada, e a relao que guarda com seu precursor fica estabelecida mediante o que se chama um par redox. Analogamente, se diz que quando uma espcie capta eltrons do meio se converte em uma espcie reduzida, e igualmente forma um par redox com seu precursor reduzido. MATERIAL NECESSRIO Reagentes e Solues Cobre cido ntrico cido sulfrico Soluo de permanganato de potssio Perxido de hidrognio Soluo de dicromato de potssio lcool etlico gua Vidraria e Instrumental

Tubo de ensaio Pipeta

PROCEDIMENTO REDOX 1 Coloque um pedao de fio de cobre (aproximadamente 1 cm) em um tubo de ensaio. Adicione 2 mL de cido ntrico.

17

Observe atentamente a cor da soluo e do gs desprendido.

REDOX 2 Coloque um pedao de fio de cobre (aproximadamente 1 cm) em um tubo de ensaio. Adicione 2 mL de cido sulfrico. Aquecer at observar o desprendimento do gs, afastando do calor. Observe atentamente a cor da soluo e do gs desprendido. Adicione lentamente o contedo deste tubo a outro contendo gua at 1/3 de sua altura. Observe atentamente a cor da soluo e o forte aquecimento . REDOX 3 Coloque 1 mL de soluo de permanganato de potssio em um tubo de ensaio. Adicione 1mL de cido sulfrico. Adicionar 2 mL de perxido de hidrognio. Registre suas observaes. REDOX 4 Coloque 2 mL de soluo de dicromato de potssio em um tubo de ensaio. Adicione 1mL de cido sulfrico. Adicionar 1 mL de lcool etlico. Registre suas observaes. PS-LABORATRIO 1. Escreva as equaes qumicas de cada reao. 2. Determine os nmeros de oxidao de todos os elementos. 3. Balancear cada uma das reaes. 4. Identifique os elementos que se oxidam e os que se reduzem em cada reao. 5. Indique o oxidante e o redutor em cada uma das reaes.

18

PRTICA 02: MOL DE CADA COISA


INTRODUO Pedir ao feirante uma dzia de mas, pras, laranjas entre outras frutas a maneira mais conveniente que voc utiliza para designar uma determinada quantidade. Assim como as frutas so contadas em dzias, os qumicos tambm estabeleceram uma forma prpria para expressar a quantidade de matria, entendida aqui como tomos e molculas. No entanto, como tomos e molculas possuem massa muito pequena se comparados a uma ma ou a um ovo, os qumicos criaram um sistema conveniente que o de cont-los em grupos de 6,02 x 10 23 unidades. Dessa forma, esse nmero passou a ser uma unidade de contagem de tomos ou molculas e passou a receber o nome de mol. OBJETIVOS Determinar atravs de clculos, a relao entre Constante de Avogadro, mol, massa molar e massa molecular de diferentes substncias; Reconhecer a constante de Avogadro como sendo universal e especifica para medidas das partculas elementa res; Perceber que cada substncia tem uma massa molar diferente. FUNDAMENTAO TERICA O Mol uma unidade de medida para simplificar representaes de propores qumicas no meio cientfico. Descreve um conjunto de entidades elementares (tomos, molculas, partculas etc.) e utilizado para quantificar coisas muito pequenas. Assim como a dzia equivale a 12 unidades de qualquer coisa, o mol equivale a seiscentos sextilhes de unidades (6,0221415 x 10). Porm, no se deve confundir o conceito de mol com o de molcula. Para evitar esta confuso, deve-se lembrar que mol refere-se a quantidade de entidades elementares (aproximadamente 6,02 x 10 23 entidades) enquanto que molcula (palavra originalmente derivada do diminutivo de mol), refere-se menor parte da substncia que ainda conside rada aquela substncia. Exemplo: um mol da substncia gua tem aproximadamente 18 g. Imaginando o mundo microscpico, isso significa dizer que 18 g de gua tem 6,02 x 10 23 (seiscentos e dois sextilhes) molculas de gua Outra confuso que pode ocorrer com relao s grandezas massa molar e massa molecular. A massa molar (representada pela letra "M") indica a massa, em gramas, de 1 mol de qualquer entidade elementar, sendo que a massa molecular a massa de uma nica molcula de uma substncia, representada por unidade de massa atmica "u". MATERIAL NECESSRIO Reagentes e Solues Bicarbonato de sdio Sulfato de cobre pentahidratado Dicromato de amnio Permanganato de potssio Fenolftalena Vidraria e Instrumental Balana Tabela peridica Frasco com tampa

PROCEDIMENTO Determinar a massa contida em um mol da substncia que voc escolheu. Pesar a massa que voc encontrou para um mol de seu composto, transfira-o para o frasco, tampe e rotule. PS-LABORATRIO 1. O que faz com que as substncias tenham massas diferentes?

19

SUBSTNCIA/FRMULA

MASSA MOLAR

MOL

MOLCULAS

20

PRTICA 03: SISTEMAS COLOIDAIS OU DISPERSES COLOIDAIS


INTRODUO Em 1860, o qumico britnico Thomas Graham descobriu que substncias como o amido, a gelatina, a cola e a albumina do ovo difundiam-se muito lentamente quando colocadas em gua, ao contrrio de outras substncias como o acar e o sal de cozinha. Graham descobriu, tambm, que estas ltimas substncias no se cristalizavam enquanto era fcil cristalizar o acar, o sal de cozinha e outros materiais que formavam solues verdadeiras. Sabe-se, hoje, que ain da que haja algumas dificuldades, certas substncias coloidais podem ser cristalizadas, e que no h, na realidade, fronteira ntida entre as solues verdadeiras e os sistemas coloidais. Para denominar a nova classe que era identificada, Graham props o termo coloide (do grego Kolla, cola). OBJETIVO Preparar um gel por adio de uma soluo saturada de acetato de clcio a etanol. FUNDAMENTAO TERICA Um colide, ou sistema coloidal, consiste numa mistura na qual uma ou mais substncias se encontram unifor memente disseminadas (dispersas) numa outra substncia, sob a forma de pequenas partculas, formadas por agregados de molculas. Um sistema coloidal apresenta, assim, dois componentes: o meio disperso (fase dispersa) e o meio dispersante (fase contnua). Uma das caractersticas dos colides a movimentao rpida, aleatria, desordenada e catica das partculas da fase dispersa. Este fenmeno denomina-se movimento browniano. Existem vrios tipos de coloides, dois deles, o sol e o gel, so muito presentes em nosso cotidiano. Eles apresentam caractersticas opostas, mas podem se transformar um no outro, sendo chamados de reversveis. MATERIAL NECESSRIO Reagentes e Solues Acetato de Clcio lcool Etlico gua Vidraria e Instrumental Balana Bquer Basto de vidro Esptula Pipeta Vidro de relgio

PROCEDIMENTO PARTE I PREPARAO DE UMA SOLUO SATURADA DE ACETATO DE CLCIO Pesar 1,4 g de acetato de clcio em um bquer de 150 mL. Medir 4,5 mL de gua e adicionar ao acetato de clcio. Agitar para dissolver a maior parte do slido. PARTE II PREPARAO DO GEL Usando uma proveta medir 35 mL de etanol (lcool etlico) a 96% e transferir o lcool para o bquer que contm a soluo de acetato de clcio. No agite a mistura. Utilize uma esptula para transferir parte do gel para o vidro de relgio. Acenda um fsforo e aproxime-o cuidadosamente do gel. PS-LABORATRIO 1. Pesquise as frmulas dos reagentes utilizados. 2. Informe como os coloides so classificados a partir dos estados do meio contnuo e da fase dispersa. 3. Diferencie o coloide sol e o gel.

21

PRTICA 04: PREPARAO DE UM COLIDE E OBSERVAO DO EFEITO TYNDALL


INTRODUO Sistemas coloidais esto presentes em nosso cotidiano: na higiene pessoal (cremes dentais, espuma, creme de barbear); na alimentao (leite, manteiga, geleias de frutas, cremes e maionese para saladas); no caminho para o traba lho quando enfrentamos neblina, na poluio do ar e at mesmo ao entardecer quando saboreamos um sorvete. Os coloides tambm esto presentes em diversos processos industriais de produo: polmeros, detergentes, produtos alimentcios, anlise do solo, entre outros. So tambm muito importantes os coloides biolgicos, tais como o sangue, o humor vtreo e o cristalino. Em medicina teraputica ortomolecular, conhecimentos de propriedades de siste mas coloidais podem auxiliar na elucidao de doenas como o mal de Alzheimer e o mal de Parkinson. OBJETIVOS Preparar uma soluo coloidal; Observar o Efeito Tyndall; Identificar os tipos de disperso atravs do Efeito Tyndall. FUNDAMENTAO TERICA Uma disperso uma mistura de duas ou mais substncias, em que as partculas de uma fase a fase dispersa se encontram distribudas no seio da outra a fase dispersante. Existem trs tipos principais de disperses as solues verdadeiras , as solues coloidais e as suspenses. Cada tipo de disperso difere uma da outra devido dimenso mdia das partculas constituintes. A disperso coloidal uma mistura heterognea, visvel ao ultramicroscpio, em que as partculas apresentam uma dimenso mdia entre 1nm e 1 m. So compostas por dipersante e disperso, o dispersante o equivalente ao solvente e o disperso o equivalente ao soluto. As partculas dispersas no se sedimentam, nem podem ser filtradas por filtrao comum, tais partculas so chamadas de coloides. Existe um outro tipo de mistura heterognea que so as suspenses, elas parecem disperses coloidais ,mas suas partculas tem dimenses superiores a 100 nm. Um fenmeno a ser observado em solues coloidais o efeito Tyndall que ocorre quando h a disperso da luz pelas partculas coloidais, sendo possvel visualizar o trajeto que a luz faz. MATERIAL NECESSRIO Reagentes e Solues gua Leite Amido de milho Gelatina incolor Cloreto de sdio Vidraria e Instrumental Bquer Laser (lanterna) Pedao de 10 cm x 10 cm de cartolina preta

PROCEDIMENTO Dissolva uma colher de ch de gelatina incolor em um copo de gua morna e aguarde que esfrie. Misture uma colher de ch de amido em um bquer com gua temperatura ambiente. Misture uma colher de ch de cloreto de sdio em um bquer com gua temperatura ambiente. Misture um pouco de leite em um bquer com gua temperatura ambiente.

22

Coloque somente gua em um bquer at aproximadamente o volume das demais amostras preparadas. Alinhe dois bqueres (o que est s com gua e outro com a mistura) Posicione a cartolina e o laser em lados opostos. Ligue o laser, fazendo-o passar pelos dois bqueres.

PS-LABORATRIO 1. Classifique as trs disperses utilizadas nesse experimento em suspenso, soluo ou colide, com base na disperso da luz. 2. Porque possvel observar a trajetria do feixe de luz dentro de uma disperso coloidal e no em uma soluo? 3. Alguns frascos de remdio apresentam no rtulo a palavra"suspenso", como os compostos de alumnio e de magnsio utilizados nos tratamentos estomacais. Qual o procedimento indicado para que o medicamento seja utilizado? Por qu? 4. Ordene as disperses em ordem crescente pelo critrio "tamanho de partcula". 5. Cite exemplos de solues coloidais. 6. Como o Efeito Tyndall pode ajudar a identificar as disperses coloidais?

23

PRTICA 05: PREPARAO DE SOLUES


INTRODUO O conceito concentrao amplamente utilizado em nosso cotidiano. Frequentemente, encontramos nos rtulos de produtos tais denominaes como "suco concentrado" ou "detergente concentrado", e ainda ouvimos muito falar em concentrao disso ou daquilo. Quando falamos em concentrao estamos nos referindo obrigatoriamente a uma soluo. Uma soluo tem pelo menos dois componentes: soluto e solvente. Soluto aquele que est dissolvido, solvente aquele que dissolve. A concentrao de solues de importncia fundamental em prticas qumicas, biolgicas, na in dstria farmacutica, enfim, as solues qumicas so amplamente utilizadas tanto em nosso cotidiano como em laboratrios. OBJETIVOS Preparar solues aquosas com diferentes concentraes; Introduzir conceitos bsicos de solues; Propiciar ao aluno contato com um dos procedimentos corriqueiros em laboratrio; Conhecer as vidrarias necessrias ao preparo de solues. FUNDAMENTAO TERICA Solues so misturas homogneas de duas ou mais substncias, sendo formada por soluto (disperso) e solven te (dispersante). Dependendo da natureza desses constituintes a soluo apresenta-se nos diferentes estados de agrega o (slido, lquido e gasoso), podendo ainda serem classificadas quanto a conduo ou no de corrente eltrica e de acordo com o ponto de saturao que definido pelo coeficiente de solubilidade. MATERIAL NECESSRIO Reagentes e Solues Vidraria e Instrumental Balo volumtrico Funil de vidro Balana Etiquetas Bquer Pipeta Basto de vidro Esptula

Sulfato de cobre penta-hidratado gua

PROCEDIMENTO Aplicando a frmula, pesar a quantidade de sulfato de cobre necessria para preparar 100 mL de soluo 1 M. Dissolver esta amostra na menor quantidade possvel de solvente. Verter a soluo para o balo volumtrico com o auxlio de um funil, lavando o bquer, o basto e o funil com o solvente, de modo a arrastar todo o soluto. Adicionar gua destilada at a marca, primeiro com a pisseta e, depois, com uma pipeta de Pasteur (caso necessite). Tampar e homogeneizar a soluo, invertendo vrias vezes o balo volumtrico. Transferir a soluo preparada para um frasco de vidro e rotule indicando a concentrao da soluo, o nome da soluo e data de fabricao. PS-LABORATRIO Prepare as solues abaixo a partir das seguintes especificaes. Mostre os clculos. Soluo 1,5 molar de NaCl em 10 mL. Soluo 20 mL de glicose a 10%. Soluo 294 g de sulfato de cobre em 11 g de gua.

24

Soluo 14,2 g cido clordrico em 50 cm3 de solvente.

25

PRTICA 06: DILUIO DE SOLUES


INTRODUO Os sucos de frutas so uma alternativa saborosa para saciar a sede. Hoje, devido praticidade, comum as pessoas prepar-los a partir de sucos concentrados que so comumente encontrados em supermercados. O suco concentra do constitudo de gua e diversas outras substncias que conferem cor, sabor e aroma caracterstico da fruta. A prepa rao do suco de fruta a partir de sucos concentrados envolve apenas o acrscimo de gua e assim obteremos um suco menos concentrado, atravs de um processo chamado diluio. OBJETIVOS Observar o efeito da diluio comparando as tonalidades das solues de sulfato de cobre; Introduzir conceitos bsicos sobre diluio; Efetuar diluio de soluo a partir de uma soluo estoque; Compreender o significado de diluir e concentrar, e aplicar esse conhecimento em exerccios. Propiciar ao aluno contato com um dos procedimentos corriqueiros em laboratrio; FUNDAMENTOS TERICOS Diluio o processo de adicionar solvente a uma soluo j existente, a fim de se obter uma soluo de con centrao menor do que a inicial. Assim, ao se diluir uma soluo a quantidade de soluto dissolvida na soluo perma nece inalterada; o que varia apenas a quantidade de solvente, porm o volume total da soluo aumenta e como decorrncia desse aumento a concentrao da soluo diminui. MATERIAL NECESSRIO Reagentes e Solues Soluo de sulfato de cobre penta-hidratado gua Vidraria e Instrumental Proveta Tubo de ensaio Bquer Placas de zinco Estante para tubos de ensaio Pipeta

PROCEDIMENTO Numerar os tubos de ensaio (1 a 3). Adicionar a um tubo de ensaio (tubo 1) 10 mL de soluo de sulfato de cobre 1 mol/L. Observe seu aspecto e calcule a quantidade de matria (em mol) que h na soluo. Transferir 1 mL da soluo do tubo de ensaio 1 para a proveta. Complete o volume de 10 mL da proveta com gua. Transferir a soluo para o tubo de ensaio 2. Observe seu aspecto e calcule a quantidade de matria (em mol) que h na soluo. Transferir 1 mL da soluo do tubo de ensaio 2 para a proveta. Complete o volume de 20 mL da proveta com gua. Transferir metade da soluo anterior para o tubo de ensaio 3. Observe seu aspecto e calcule a quantidade de matria (em mol) que h na soluo. Transferir a soluo de sulfato de cobre 1 mol/L (tubo 1) para um bquer at cerca de de sua capacidade. In sira a extremidade da placa de zinco nessa soluo. Retire a placa e observe seu aspecto. Introduzir a extremidade da outra placa de zinco em um bquer com gua. Retire a placa e observe seu aspecto. Descartar a gua e transferir a soluo do tubo de ensaio 3 para este recipiente. Utilizando a mesma placa de zinco do item 7, mergulhe-a na soluo do tubo de ensaio 3. Aguarde 5 minutos, retire a placa e observe o re sultado.

26

PS-LABORATRIO 1. Calcule a concentrao em mol/L dos tubos de ensaio 1, 2 e 3. 2. Comparando as tonalidades das solues contidas nos tubos de ensaio, a qual deles voc atribuiria a expresso mais concentrada? E qual seria a mais diluda? 3. Qual a razo de se mergulhar a placa de zinco na soluo de cobre? 4. Apesar de a soluo contida no tubo de ensaio 3 ser incolor, ela possua sulfato de cobre (II). Explique como foi pos svel perceber isso no experimento.

27

PRTICA 07: PREPARAO E PADRONIZAO DE CIDOS E BASES


INTRODUO Apesar de estarem disponveis reagentes P. A. (para analise) em qualquer laboratrio, mesmos estes possuem impurezas (usualmente expressas nos rtulos) e outras impurezas que o fabricante pode considerar "ignorveis". Ocorre tambm de vrias substncias serem deliquescentes (perderem gua), deste modo que, erros ocorrero na medida da massa e, consequentemente, na concentrao da soluo final. Por estes motivos, alquotas das solues so testadas com solues de substncias com caractersticas padronizadas ditas padres primrios. OBJETIVOS Verificar a concentrao real das solues preparadas; Preparar e padronizar solues. FUNDAMENTOS TERICOS Ao padronizar uma soluo, voc estar determinando sua concentrao real (ou pelo menos um valor muito prximo do real). Chamemos este valor de fator de correo. Antes da padronizao, a sua soluo estava rotulada com a concentrao que voc desejava prepar-la, que chamaremos de Concentrao Terica. A concentrao real da solu o (Concentrao Real) definida pelo produto: CR = fc x CT. O processo de padronizao no difere, essencialmente, de uma titulao comum, apenas, a operao deve ser conduzida com uma exatido maior do que a das determinaes volumtricas ordinrias. MATERIAL NECESSRIO Reagentes e Solues gua Hidrxido de sdio Biftalato de potssio Fenolftalena cido Clordrico Vidraria e Instrumental Pipeta Bureta Erlenmeyer Balo volumtrico Esptula Balana semi-analtica

PROCEDIMENTO PARTE I PREPARAO SA SOLUO DE NaOH 1 M e 0,1 M Aplicando a frmula, pese a quantidade de NaOH necessria para preparar 100 mL de soluo 1 M. Dissolva esta amostra na menor quantidade possvel de gua e passe para um balo volumtrico de 100 mL, completando com gua at o volume desejado. Agite bem a soluo. Prepare 50 mL de NaOH 0,1 M a partir de NaOH 1M. Transfira para recipiente a ser indicado pelo professor, o restante da soluo de NaOH 1M. PARTE II PADRONIZAO DA SOLUO DE HIDRXIDO DE SDIO 0,1 M Pese 0,2 g de biftalato de potssio (C6H4COOKCOOH). Transfira esta amostra cuidadosamente para um erlenmeyer. Dissolva em gua o biftalato de potssio. Carregue a bureta com soluo 0,1 M de NaOH preparada por voc. Determine o volume da soluo de NaOH 0,1M necessrio para mudar a colorao do indicador. PARTE III PREPARAO DO HCl 0,1M Adicione a um balo de 100 mL aproximadamente 25 mL de gua destilada e dirija-se a capela. Com o auxlio de uma pipeta, acrescente o volume de HCl concentrado necessrio para preparar 100 mL de soluo 0,1 M e adicione a seguir esta quantidade ao balo de 100 mL.

28

Complete com gua at a aferio do balo e agite bem a soluo.

PARTE IV PADRONIZAO DO HCl Mea 10 mL da soluo de HCl preparada por voc e transfira para um erlenmeyer. Adicione algumas gotas de fenolftalena. Verifique a leitura do volume da bureta contendo NaOH 0,1 M. Anote este valor inicial. Determine o volume da soluo de NaOH necessrio para mudar a cor do indicador. PS-LABORATRIO 1. O que soluo padro? Por que nem todas as solues so padres? 2. O que padro primrio? Quais os requisitos para que uma substncia seja um padro primrio? Por que preciso sec-lo antes de sua utilizao? 3. O que padronizao? Quando ela necessria? 4. Como so realizados os clculos da padronizao em termos de moles para a reao acima? E se fosse a seguinte: 2A + B C? 5. Por que a reao envolvida na padronizao deve ser estequiomtrica? 6. Por que NaOH e Hcl no so padres primrios? 7. Quais as reaes envolvidas nesta prtica? 8. Como realizada a padronizao do Hcl empregando carbonato de sdio? Po que ele pode ser padronizado com uma soluo padro de NaOH? 9.Quais so as fontes de erros no preparo e padronizao de solues? 10. Quais dos equipamentos utilizados nesta prtica devem estar necessariamente seco?

29

PRTICA 08: ANLISE VOLUMTRICA - ACIDIMETRIA


INTRODUO Ao comer uma verdura ou legume, utilizamos o vinagre para temper-la. O vinagre feito de vrias substnci as, inclusive da gua, mas alm disso feito de cido Actico. Portanto, ao ingerir um alimento onde o vinagre utili zado, estamos tambm ingerindo acidez. Mas existe uma quantidade especfica para o cido e a gua, o que em qumica chama-se de concentrao de uma soluo. O vinagre o produto resultante da fermentao de certas bebidas alcolicas, particularmente do vinho. Nesta fermentao, micro-organismos da espcie Mycoderma aceti transformam o lcool etlico em cido actico, o que faz com que o vinho, aps a fermentao, tenha cerca de 4 a 5% de cido actico e seja agora chamado de vinagre (vinho azedo). OBJETIVO Determinar a porcentagem de cido actico no vinagre. FUNDAMENTOS TERICOS A acidimetria o conjunto de mtodos volumtrilizados para a determinao da acidez de uma soluo. , to, um mtodo quantitativo de anlise, em que se determina desejado atravs da adio gradual de uma soluo, cuja trao conhecida, sobre a soluo analisada (soluo proat que se complete a reao que se prev, medindo a quantigasta da primeira soluo. Em uma titulao, o ponto em que a quantidade de titulado adicionado exatamente suficiente para que se comuma proporo estequiomtrica com a substncia que se dena, chama-se ponto de equivalncia. O ponto final de uma tideve coincidir com o ponto de equivalncia ou estar muito prximo dele. MATERIAL NECESSRIO Reagentes e Solues Vinagre Soluo de Hidrxido de Sdio Fenolftalena Vidraria e Instrumental Bureta Erlenmeyer Suporte Universal Funil de Vidro Proveta Pipeta cos utiportano valor concenblema) dade reativo bine em termitulao

PROCEDIMENTO Utilizando uma soluo 1,0 M de Hidrxido de Sdio, encha a bureta com o auxlio de um funil, at atingir a marca que indica o volume da bureta, verifique anteriormente se a torneira da bureta est fechada. Medir 25 mL da soluo de vinagre e transferir para um erlenmeyer. Adicionar a essa soluo duas gotas de fenolftalena. Deixar a soluo da bureta gotejar lentamente sobre a soluo que est no erlenmeyer. No instante em que a soluo do erlenmeyer adquirir uma cor levemente rsea, feche imediatamente a torneira da bureta. Leia na bureta o volume de Hidrxido de Sdio gasto nesta titulao e anote-o. PS-LABORATRIO 1. Qual a cor da fenolftalena em meio cido e em meio bsico? 2. Escreva a equao qumica balanceada da reao que ocorre na titulao.

30

3. Ao ser atingido o ponto de viragem, qual a explicao a ser dada com relao a mudana de cor da soluo contida no erlenmeyer? 4. Apresente os clculos, informando se o vinagre analisado est bom para o consumo. 5. Se uma pessoa ingere 50 mL de vinagre numa salada, quantos gramas de cido actico a pessoa ingeriu? (Considere: densidade do vinagre = 1,1 g/mL; teor CH3COOH = 5% em massa.)

31

PRTICA 09: DETERMINAO DA ACIDEZ DO LEITE PASTEURIZADO


INTRODUO Uma vida saudvel requer uma dieta balanceada. A ingesto adequada de nutrientes fundamental para o bom funcionamento do organismo. Uma dieta balanceada aquela que oferece as calorias e os nutrientes adequados para cada indivduo em quantidades equilibrados de protenas, carboidratos, gordura, vitaminas, sais minerais e fibras. Alguns alimentos como leite tem um importante papel na dieta humana, pois alm do conhecido benefcio sade dos ossos, o leite ajudaria tambm a retardar o declnio mental. OBJETIVOS Determinar qualitativamente a acidez de vrias amostras de leite, empregando o processo do lcool etlico; Determinar quantitativamente a acidez de vrias amostras de leite em graus DRNIC(um grau DRNIC equivale a 0,1mL de NaOH 0,1N = 0,1 M ); Caracterizar o leite no seu aspecto de qualidade para consumo humano. FUNDAMENTOS TERICOS A pasteurizao consiste no tratamento trmico do leite a uma certa temperatura (71 a 75C), inferior ao ponto de ebulio, durante um determinado tempo e resfri-lo imediatamente. Esse procedimento suficiente no s para des truir os microrganismos patognicos do leite, mas tambm a quase totalidade da flora bacteriana, com pequena modificao na estrutura fsico-qumica do leite e nas suas propriedades organolpticas normais. Todo leite cru ou pasteurizado deve ser mantido resfriado, entre 2 e 5 C, para sua melhor conservao. Aps esse tratamento trmico, o leite resfriado a 5C e, em seguida, embalado e estocado em cmaras refrigeradas. A refrigerao do leite importante para evitar que ele estrague mais rapidamente, ou seja, antes de chegar ao fim do prazo de validade. A razo disso acontecer porque existem bactrias que sobrevivem pasteurizao e que, apesar de no faze rem mal sade, podem estragar o produto. MATERIAL NECESSRIO Reagentes e Solues lcool etlico 72 GL Hidrxido de sdio 0,1M Leite pasteurizado Fenolftalena Vidraria e Instrumental Tubo de ensaio Pipeta Erlenmeyer Bureta

PROCEDIMENTO PARTE I TESTE QUALITATIVO Dispondo de tubos de ensaio, colocar 2 mL de cada amostra de leite em tubos diferentes. Adicionar 2 mL de lcool etlico em cada tubo. Homogeneizar e observar. Observe a tabela comparativa OBSERVAO Sem Coagulao Coagulao fina Coagulao grossa SITUAO DO LEITE Bom (no cido) Baixa resistncia (pouco cido) Sem resistncia (cido)

PARTE II TESTE QUANTITATIVO Para as amostras de leite disponveis em sua bancada, determine quantitativamente o teor de cido, usando a tcnica de titulao, o indicador especfico e uma soluo de NaOH 0,1M.

32

PS-LABORATRIO 1. Em uma rpida visita ao supermercado, podemos perceber que a maioria dos consumidores preferem o leite Longa Vida. Porque h essa preferncia? Quais as possveis diferenas entre o leite pasteurizado e o leite longa vida que levariam os consumidores a optarem pelo leite Longa Vida? 2. Num laticnio, encontrou-se que um lote de 500 L de leite tinha acidez total de 18D. Determine qual a massa de ci do ltico neste lote. 3. As amostras analisadas esto prprias para o consumo?

33

PRTICA 10: CONTROLE DE QUALIDADE DE MEDICAMENTO (ASPIRINA).


INTRODUO Capaz de amenizar quadros de mal-estar, causados por dores ou inflamaes, e at reduzir riscos cardacos, a aspirina por ser um medicamento bom e barato consumida pelas pessoas a cada incmodo que surge no corpo. O grande problema que temos acompanhado denncias pela imprensa de que alguns medicamentos esto sendo falsificados, sem qualquer princpio ativo. Feito com material inerte, em p, os chamados remdios de farinha. OBJETIVO Determinar o teor de cido acetilsaliclico (AAS) na aspirina. FUNDAMENTOS TERICOS Aspirina um medicamento que contm a substncia ativa cido acetilsaliclico, do grupo de substncias an ti-inflamatrias, antitrmicas, no esterides, eficazes no alvio de dor, febre e inflamao. Cuidado! Especialistas avisam que sua eficcia tem limites e chama a ateno para os riscos. " um remdio que pode levar a sangramentos do aparelho digestivo e lceras, por exemplo". Fique atento s indicaes, contra-indicaes e aos riscos desse medicamento. Consulte o mdico antes de visitar uma farmcia. Evite os perigos da automedicao e do mau uso desse remdio. MATERIAL NECESSRIO Reagentes e Solues lcool etlico Soluo de NaOH 0,1M Azul de bromotimol 0,5% Aspirina Vidraria e Instrumental Almofariz e pistilo Erlenmeyer 250 mL Basto de vidro Bureta de 5,0 mL Bquer

PROCEDIMENTO Pese a amostra (aspirina) e triture-a com o auxlio de almofariz e pistilo. Transfira a amostra para um erlen meyer de 250 mL e dilua com cerca de 20 mL de lcool etlico, limpando bem o almofariz com basto de vi dro; Encha cuidadosamente a bureta com soluo de hidrxido de sdio 0,1M; Coloque o bquer sob a bureta. Abra e feche rapidamente a torneira, para que a soluo encha totalmente o bico da torneira. Em seguida abra a torneira para escoar o excesso da soluo de hidrxido de sdio e fazer com que a parte inferior do menisco da soluo contida na bureta fique na altura do trao 0 (zero) da mesma. Adicione algumas gotas de indicador azul de bromotimol amostra contida no erlenmeyer e titule, gota a gota ,at acontecer a mudana de cor de amarela para azul. Anote o volume gasto de NaOH 0,1M na titulao e calcule o teor de cido acetilsaliclico presente na aspirina. PS-LABORATRIO 1. Qual o medicamento utilizado? 2. Com base na anlise realizada, o medicamento apresenta a composio informada na embalagem? 3. Informe a concentrao encontrada de acordo com a que est indicada na embalagem do medicamento.

34

PRTICA 11: CIDOS , BASES E O PRINCPIO DE LE CHATELIER


INTRODUO As reaes qumicas reversveis, tendem a constituir equilbrios qumicos. Assim, no momento que juntarmos duas substncias com alguma tendncia a reagir, inicialmente existem apenas estes reagentes, inicia-se ento a reao, com gradativo consumo destes reagentes e formao dos produtos em questo, buscando o estado de equilbrio em que a velocidade da reao no sentido direto se torna igual velocidade no sentido inverso. OBJETIVO Verificar a influncia da concentrao, num sistema em equilbrio qumico. FUNDAMENTOS TERICOS Em 1884 o cientista francs Henri Louis Le Chatelier enunciou um princpio geral conhecido pelo nome Principio de fuga ante a fora, ou simplesmente, princpio de Le Chatelier, que defendia a teoria de que quando se exerce uma ao num sistema em equilbrio (variao de presso, temperatura, concentrao), o sistema se desloca no sentido que tende a anular essa perturbao, procurando a se ajustar a um novo equilbrio. Nos sistemas que atingiram o equilbrio qumico, as reaes opostas ocorrem em velocidades iguais, portanto, qualquer mudana que altere a velocidade de uma das reaes causa a perturbao desse equilbrio, assim, o Princpio de Le Chatelier propicia um meio de prever a influncia que os fatores perturbadores tm sobre os sistemas em equilbrio, sendo vlido para todos os tipos de equilbrios dinmicos, fsicos, inicos, bem como os qumicos. MATERIAL NECESSRIO Reagentes e Solues Cromato de Potssio Dicromato de Potssio Hidrxido de Amnio cido Clordrico gua Vidraria e Instrumental Tubo de ensaio Pipeta

PROCEDIMENTO PARTE I EQUILBRIO CROMATO-DICROMATO Coloque em dois tubos de ensaio: 5 mL de dicromato de potssio 0,1 M. Observe. Adicione 5 mL de hidrxido de amnio 0,3 M. Observe. Adicione apenas ao primeiro tubo de ensaio, 5 mL de cido clordrico 0,5 M. Observe. Ao segundo tubo de ensaio, adicione 5 mL de gua. SUBSTNCIA/COR K2Cr2O7 NH4OH HCl H2O TUBO 1/COR TUBO 2/COR

35

PARTE II XIDOS CIDOS EM SOLUO Coloque em trs tubos de ensaio: 5 mL de gua de torneira e duas gotas de indicador universal. Observe. Com um tubo de vidro, sopre ar expirado no primeiro tubo. Adicione uma gota de hidrxido de amnio 0, 003 M ao terceiro tubo. Observe. Aquea o primeiro tubo repetidamente, at observar alguma alterao. Com o tubo de vidro, soprar ar expirado no tubo trs. Observe. PS-LABORATRIO 1. Escreva as equaes das reaes usadas, balanceando os coeficientes. 2. Expresse a constante de equilbrio para cada reao. 3. Quais as cores adquiridas pela fenolftalena em meio cido e meio bsico? 4. Que cores caracterizam os ons cromato e dicromato? 5. Que substncia presente no ar expirado provoca a mudana de cor observada? Que reao a mesma realiza com a gua? 6. Mostre com reaes qumicas, como no tubo 3 a substncia contida no ar expirado neutraliza o hidrxido de amnio. Que cido responsvel por esta reao? 7. Que princpio do equilbrio explica as mudanas de cor observadas?

36

PRTICA 12: CINTICA QUMICA


INTRODUO Por que estudar cintica qumica? No nosso cotidiano observamos vrias reaes, e o tempo que levam para ocorrer. Essas reaes e os fatores que influenciam nessa velocidade, so muito importantes para ns. Algumas reaes so muito rpidas, como, por exemplo, a exploso dos fogos de artifcio, a rapidez com que um medicamento atua no organismo e o acionamento de um air bag. Outras reaes, ao contrrio, so muito lentas, como a formao do petrleo e a degradao do plstico. OBJETIVO Identificar os fatores que influenciam na velocidade das reaes qumicas. FUNDAMENTAO TERICA A velocidade de uma reao a rapidez com que os reagentes so consumidos ou a rapidez com que os produ tos so formados. definida como sendo a variao da concentrao dos reagentes pela variao de uma unidade de tempo e geralmente expressa em molaridade por segundo (Mol/s). A taxa de desenvolvimento da reao decresce com o tempo e a velocidade de formao do produto igual a velocidade de consumo do reagente. So diversos os fatores que podem influir no desenvolvimento de uma reao qu mica tornando-a mais rpida ou mais lenta. MATERIAL NECESSRIO Reagentes e Solues Comprimidos de sonrisal gua Soluo de sulfato de cobre Soluo de dixido de mangans gua oxigenada 10 volumes cido ascrbico Vidraria e Instrumental Bquer Almofariz e pistilo Proveta Pregos Linha de nylon Vidro de relgio Batata Placa de petri Esponja de ao

PROCEDIMENTO

Separe trs bqueres. No primeiro, coloque gua quente at a marca de 50 mL, no segundo gua temperatura ambiente e no terceiro gua gelada. Adicionar simultaneamente, em cada bquer, comprimido de sonrisal. gua Fria Temperatura Ambiente Quente

Ordem de trmino da reao Triturar comprimido de sonrisal. Separar dois bqueres. Acrescentar 50 mL de gua a temperatura ambiente em cada um. Adicionar simultaneamente em um dos bqueres, comprimido de sonrisal sem triturar e ao outro compri mido triturado. Tempo de consumo comprimido triturado Tempo de consumo comprimido inteiro

37

Separe trs provetas, coloque 20 mL de soluo de sulfato de cobre 1,0 mol/L na primeira, 0,1 mol/L na segun da e 0,01 mol/L na terceira. Mergulhar em cada proveta, ao mesmo tempo, um prego amarrado a um pedao de linha e deixe-os megulhados por um minuto. Retirar os pregos, tomando o cuidado de no mistur-los. Compare os trs pregos e anote suas observaes. Limpar os pregos com o auxlio da esponja de ao. Em um vidro de relgio, colocar 10 gotas de gua oxigenada e em uma placa de petri, uma fatia fina de batata crua. Gotejar trs a cinco gotas de gua oxigenada sobre a batata. Depois de alguns segundos, o que voc observou? Coloque 5 gotas de dixido de mangans no vidro de relgio que contm apenas gua oxigenada. Anote suas observaes e explique o que ocorreu. Em uma outra placa de petri, coloque uma fatia de batata e adicione cido ascrbico na metade da superfcie da batata, deixando-a em repouso por alguns minutos. Anote suas observaes.

PS-LABORATRIO 1. Identifique em cada parte do procedimento o fator que est influenciado o desenvolvimento da reao. 2. De forma objetiva, responda como esses fatores afetam a velocidade da reao.

38

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
COELHO, AUGUSTO LEITE; AMORIM, ANTNIA FDIA VALENTIM DE; BRANCO, FRANCISCO FBIO CASTELO; MORAIS, SELENE MAIA DE; COSTA, SNIA OLIVEIRA. Prticas de Qumica: de Lavoisier ao biodiesel. Coleo Programa de Formao Continuada em Servio na rea de Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias. FELTRE, RICARDO. Fsico-Qumica Geral: componente curricular. Volume 2. 6 edio. Editora Moderna. So Paulo, 2004. FONSECA, MARTHA REIS MARQUES DA. Coleo Qumica Meio ambiente, Cidadania, Tecnologia. Volume 2. Editora FTD. So Paulo 2010. LOPES, DANIEL RICARDO XIMENES; ROCHA, DANIEL VASCONCELOS; FILHO, FERNANDO BARROS DA SILVA; TEFILO, JOS WELLINGTON LEITE; FELIPE, RICARDO ARAJO; FILHO, TARGINO MAGALHES DE CARVALHO. Manual de Prticas Laboratoriais: Qumica. Comisso de Formao e Pesquisa da SEFOR. Fortaleza Cear, 2010. MOBILAB Manual de Qumica Laboratrio Interdisciplinar- 2004. ALVES, LRIA. Solues Coloidais. http://www.brasilescola.com/quimica/solucoes-coloidais.htm Acessado em 14/04/2012. FANTINI, LEANDRO. Experimentos: Mol de cada coisa. Disponvel em http://pontociencia.org.br/ Acessado 24/02/2012. FOGAA, JENNIFER ROCHA VARGAS. Gel e Sol: Tipos de Coloides. http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/gel-sol-tipos-coloides.htm Acessado em 26/06/ 2012. SALEMI, LUIZ FELIPPE; DIAS, JADSON DEZINCOUR. Mol? http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_13347/artigo_sobre_ mol Acessado 24/02/2012. Disponvel em

Disponvel

em

SILVA, WESLEY PEREIRA DA. Classificao dos materiais quanto ao tamanho das partculas. Disponvel em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19873 Acessado em 14/04/2012. http://www.agracadaquimica.com.br Qui-Leitura Acessado em 24/02/2012. http://cienciadivertida.comze.com/index.php?p=2_49 Acessado em 26/06/2012. http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?&ds=1&acao=quimica/ms2&i=3&id=552 http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/efeito-tyndall.htm http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-se-forma-a-ferrugem Acessado em 15/02/2013.

39

Coordenao da Coleo Marcos Weyne Gomes Rocha Maria de Lourdes Eufrsio Lima Maria do Socorro Braga Silva Samid Jurandy Coelho Rocha

Capa Veruska Mesquita Sousa

Coordenao Laboratrio Escolar de Cincias Jos da Mota Silva Neto

ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAO PROFISSIONAL ADRIANO NOBRE Reconhecido pelo C.E.C. - Parecer 220/08 Rua Francisco Jos de Oliveira, S/N Santa Rita. CEP: 62.600-000 E-mail: adrianobre2003@yahoo.com.br

40

You might also like