You are on page 1of 9

Teoria Molecular Atmica e Distribuio Eletrnica

2 Aula
1

1. Modelo do tomo Atual


O tomo a partcula fundamental que representa determinado elemento qumico. O desenvolvimento da Qumica como cincia deu-se ao aceitar e desenvolver esse conceito e no trabalho de definir as propriedades fsicas e qumicas dos mesmos. Ao longo do tempo, foram propostos diferentes modelos sobre a constituio interna dos tomos.
Um modelo uma ideia que nos possibilita imaginar como uma coisa indivisvel seria constituda, e como 2 ela se comportaria sob diferentes situaes.

2. Evoluo da Teoria Atmica


I. Demcrito 400 a.C Do grego tomo = parte indivisvel

III. Thompson Modelo Pudim de Passas Descoberta do eltron (e-)

IV. Rutheford Descoberta dos prtons (p) A massa de um prton aproximadamente 1836 vezes maior que a de um nutron.

EVOLUO DOS MODELOS ATMICOS


II. Dalton (Ideia de massa do tomo) 4 Postulados de Dalton 1) A matria constituda de pequenas partculas esfricas, macias e indivisveis denominadas tomos; 2) Um conjunto de tomos com as mesmas massas e tamanhos apresenta as mesmas propriedades e constitui um elemento qumico 3) A combinao de tomos de elementos qumicos diferentes, numa proporo de nmeros inteiros, origina substncias diferentes; 4) Os tomos no so criados nem destrudos: so simplesmente rearranjados, originando novas substncias. VI. Modelo Atual Planetrio V. James Chadwick Descoberta dos nutrons (n)

2. Evoluo da Teoria Atmica


Experimento de Rutherford

As observaes feitas durante o experimento de Rutherford a tirar uma srie de concluses:


O b servaes
a ) A maior parte das partculas alfa atravessaram a lmina se m sofrer desvios b ) Poucas partculas alfa (1 em 20.000) no atravessaram a lmina e voltavam c) Algumas partculas alfa sofriam desvios de trajetria ao a t ravessar a lmina

Co ncluses
A maior parte do tomo deve ser vazio. Nesse espao (e letrosfera) devem estar localizados os elt rons De ve existir no tomo uma pequena regio onde est co ncentrada sua massa (o ncleo) O n cleo do tomo deve ser positivo, o que provoca uma re pulso nas partculas alfa (positivas)

4. Nmero atmico e nmero de massa


No Estudo da Qumica, so de fundamental importncia as definies:

Nmero Atmico (Z): o nmero de prtons presentes no ncleo de um tomo.


Nmero de massa (A): a soma de prtons (Z) e de nutrons (N) presentes no ncleo de um tomo.
5

4. Nmero atmico e nmero de massa


O nmero de massa pode ser matematicamente da seguinte maneira: A=Z+N Ao representar um tomo, os qumicos convencionaram escrever o nmero atmico na parte inferior esquerda do smbolo e o nmero de massa na parte superior esquerda.
6

expresso

4. Nmero atmico e nmero de massa


Exemplo: = representam um tomo do elemento qumico carbono com 6 prtons, 6 eltrons e 6 nutrons.
6 12C

= representam um tomo do elemento qumico sdio com 11 prtons, 11 eltrons e 12 nutrons. = representam um tomo do elemento qumico Cloro com 17 prtons, 17 eltrons e 20 nutrons. 7
37Cl 17

23Na 11

5. Distribuio dos eltrons nos tomos


Cada tomo possui um certo nmero de eltrons, que igual ao valor de seu nmero atmico (Z). Os eltrons se encontram distribudos nos orbitais ao redor do ncleo dependendo do nmero de eltrons de cada tomo. A ocupao nos orbitais no ocorre ao acaso, mas conforme a ordem crescente de energia correspondente a cada subnvel dado pelo chamado diagrama de Linus Pauling.
8

5. Distribuio dos eltrons nos tomos

5. Distribuio dos eltrons nos tomos

10

5. Distribuio dos eltrons nos tomos


Exemplos de Distribuio por Linus Pauling

11

5. Distribuio dos eltrons nos tomos


A distribuio eletrnica pode ser representada em ordem crescente de energia ou por camadas. Por exemplo:

12

6. ONS
Os qumicos descobriram que em determinadas circunstncias os tomos podem ganhar ou perder eltrons. Quando isso acontece, sua carga total deixa de ser zero, ou seja, o tomo deixa de ser eletricamente neutro e passa a ser dotado de carga eltrica.
Dizemos que o tomo se transformou em um on.
13

6. ONS
Quando um tomo eletricamente recebe eltrons, ele passa a ficar com excesso de carga negativa. Por outro lado, se um tomo eletricamente neutro perde eltrons, passa a apresentar um excesso de prtons, isto , transforma-se em um on positivo.

ONS POSITIVOS: So denominados CTIONS ONS NEGATIVOS: So denominados NIONS


14

6. ONS
Os ons monovalentes, isto , que possuem apenas uma carga eltrica, so representados colocando-se um dinal de mais (+) ou menos (-) no canto superior direito do smbolo. O sinal (+) indica um ction e o (-), um nion.
Para representar os ons bivalentes (2 cargas), trivalentes (3 cargas) e tetravalentes (4 cargas) deve-se colocar um nmero que indica a quantidade de cargas antes do sinal de (+) ou (-).

Exemplos: Mg2+, S2-, Al3+, N3- e Pb4+.

15

6. ONS
Ction: Formam-se quando os tomos perdem eltrons para outro tomo.

16

6. ONS
nion: Formam-se quando os tomos ganham eltrons de outro tomo.

17

7. Molculas
a unio entre tomos e estes no possuem cargas eltricas, portanto no possuem ons. Exemplos:

Acar: C12H22O11 gua: H2O

18

You might also like