You are on page 1of 10

ANLISE ERGONMICA DE UM POSTO DE TRABALHO EMPRESA DE MECNICA INDUSTRIAL: SETOR DE USINAGEM

Belo Horizonte 2011

Jos Carlos Barcellos de Oliva Marcelo Scarabeli Nixon Nunes Thalyta de Oliveira Ferreira Tiago Campos Carrusca

ANLISE ERGONMICA DE UM POSTO DE TRABALHO EMPRESA DE MECNICA INDUSTRIAL: SETOR DE USINAGEM

Anlise Ergonmica de um posto de trabalho apresentada para a disciplina Ergonomia e Segurana do Trabalho, do curso de Engenharia de Produo, 9 Perodo, Centro Universitrio UNA.

Professor: Ktia Moreira

Belo Horizonte 2011 SUMRIO

1. Anlise da demanda 3 2. Anlise global do contexto da demanda 3 3

2.1 Aspectos tcnico-organizacionais do trabalho

3. Anlise da tarefa

3.1 Descrio geral do trabalho3 3.2 Condies ambientais 4 4

3.3 Condies de mobilirios e acessrios 3.4 Ferramentas e equipamentos 3.5 Aspectos biomecnicos 3.6 Organizao do trabalho 3.7 Aspectos cognitivos 4. Anlise da atividade 6 4.1 Ferramentas ou recursos adicionais 5. Diagnstico 7 5.1 Inadequao Ergonmica 5.2 Requisito legal 7 8 8 8 9 7 5 6 6 5

5.3 Descrio do diagnstico 5.4 Validao do diagnstico

6. Recomendao de melhorias 6.1 Descrio das recomendaes 6.2 Validao 9 6.3 Data da Validao 9 Anexo I 10 Anexo II Anexo III 12 14

1. Anlise da demanda

a definio do problema a ser analisado, a partir do ponto de vista das partes envolvidas. A demanda surgiu por solicitao da empresa no intuito de analisar as condies e ambiente de trabalho existente em todos os setores, com o objetivo de levantar dados para melhorar a situao atual e, sobretudo, preservar a sade do trabalhador.

2. Anlise global do contexto da demanda 2.1 Aspectos tcnico-organizacionais do trabalho

O galpo da unidade mecnica possui aproximadamente 2.000 metros quadrados divido em setores: ajustagem, acabamento, usinagem, solda, almoxarifado e controle de processos. Onde os setores de ajustagem e usinagem possuem mquinas operatrizes e de comando numrico computadorizado (CNC). No setor de acabamento h apenas mquinas manuais (lixadeira, moto-esmeril, retifica manual, etc.). No setor de solda ocorre toda a montagem e solda das peas. No almoxarifado armazenamento geral de matria-prima, equipamentos e peas. E o setor de controle de processos onde se realiza o gerenciamento da unidade mecnica (abertura de ordens de produo, emisso de relatrios, notas fiscais, etc.). O galpo tem boa distribuio de espao para todos os setores, com rea arejada, de fcil acesso s maquinas e aos postos de trabalho.

3. Anlise da tarefa 3.1 Descrio geral do trabalho

O trabalho realizado a partir da emisso da ordem de produo onde conforme o desenho da pea este repassado para um dos setores neste caso analisou-se o posto de trabalho do operador de torno CNC no setor de usinagem. Aps encaminhamento do desenho para o referido setor o programador CNC, desenvolve o programa para execuo da pea e encaminha via rede para o operador do torno CNC, este prepara a mquina e realizao a execuo de lotes com grande quantidade de peas. Devido ao grande volume de peas a serem produzidas esse trabalho torna-se cansativo, repetitivo e demorado. O tempo para execuo de cada lote depende de fatores como complexidade da pea, tipos de processos envolvidos para fabricao da pea, material da pea e o nmero total de peas. Por exemplo, h peas que possuem tempo mdio de usinagem de 20 segundos, assim como existem outras peas possuem tempo mdio 30 minutos. Sendo que, o prprio operador realiza o controle dimensional das peas.

3.2 Condies ambientais

O local do posto de trabalho limpo, arejado, porm a iluminao no ideal principalmente em dias chuvosos. O operador do torno CNC fica exposto a riscos fsicos (vibrao e rudos), mecnicos, qumicos (nvoas emulsivas de leo refrigerantes, leos lubrificantes e aditivos qumicos utilizados para melhorar o desempenho e vida til das ferramentas), ergonmicos (posicionamento no posto de trabalho e levantamento de carga). O layout adequado a disposio do torno CNC inclinado a 45 impedindo que cavacos venham ser arremessados em outras mquinas, os armrios para guardar equipamentos de medio, manuais, apostilas e pastas de desenho esto dispostos com espao significativo facilitando a mobilidade do operador e a circulao de pessoas, quando necessrio deslocamento destas prximo ao torno CNC. Quanto sinalizao o galpo est dividido em setores apenas, atravs de faixas indicativas (na cor amarela e colada no cho) e placas de identificao de cada setor com os tipos EPIs (Equipamentos de Proteo Individual) necessrios para trabalhar e transitar no local.

3.3 Condies de mobilirios e acessrios

A rea que corresponde ao posto de trabalho do operador do torno CNC compreende aproximadamente 9 metros quadrados, onde o torno CNC fica localizado e este apresenta dimenses mximas de aproximadamente 2,50 X 1,30 X 2,10 metros de comprimento, largura e altura respectivamente, a posio para fixar a pea na placa para usinagem de aproximadamente 1,30 metros de altura do cho e a uma distncia 0,50 metro da frente do torno CNC. A matria-prima colocada sobre um carrinho com altura de 1,00 metro e rea superficial de 0,60 metro de largura por 0,80 metro de comprimento e este deslocado e localizado conforme melhor adequao e praticidade ao trabalho do operador. tambm necessrio uma bancada com gavetas embutidas com dimenses 1,00 X 0,60 X 1,10 metros de comprimento, largura e altura respectivamente, para guardar os instrumentos de medio, realizar o controle dimensional das peas e armazenamento temporrio sobre a bancada. Esta se localiza a 1,00 metro de distncia do torno, facilitando a movimentao da pea pelo operador. Destacando-se que o operador do torno CNC, trabalhava em p causando ao operador desconforto e dores nas pernas, principalmente joelhos, portanto o prprio operador fabricou um banco para sentar-se, sendo que o mesmo no obedecia a nenhum aspecto ou norma ergonmica (conforme foto 1 anexo I).

3.4 Ferramentas e equipamentos

O torno CNC automatizado minimizando o esforo fsico (movimentos) do operador, no caso da mquina em questo esta no possui aperto pneumtico da placa necessitando aperto manual para fixao da pea. Quanto s ferramentas existem as de desbaste interno e externo, roscas, brocas dentre outras que podem ser utilizadas de acordo com o desenho da pea. Estas ferramentas so presas na torre de troca rpida do CNC, apertadas por parafusos atravs de torque manual.

3.5 Aspectos biomecnicos

Como no torno CNC analisado a placa de aperto manual, o operador pode vir a apresentar dores nos braos e mos devido ao esforo repetitivo em um intervalo de curto de tempo, no caso de peas com baixo tempo de usinagem (por exemplo, peas com tempo mdio de fabricao inferior a 1 minuto e lotes de grande volume). Peas que apresentam nmeros elevados de etapas e em que seja necessria a troca de ferramentas o operador faz uma parada durante a usinagem e realiza a troca, neste momento o operador utiliza uma chave com alava reduzindo o esforo no aperto da ferramenta, porm esta apresenta uma massa de aproximadamente 0,500 Kg que somado massa da ferramenta podem chegar a 1,200 Kg.

3.6 Organizao do trabalho

A carga-horria diria do trabalhador de 09h48min com intervalo para o almoo de uma hora entre as 11h35min e 12h35min, na parte da manh e da tarde h intervalos de 15 minutos para lanche. O colaborador trabalha conforme as solicitaes do setor de controle de processo para atender a demanda dos clientes internos e externos. Destacando-se que o operador possui autonomia para estabelecer a ordem de fabricao das peas conforme o setup do torno CNC, proporcionando maior motivao e produtividade.

3.7 Aspectos cognitivos

O contato interpessoal dentro da empresa considerado bom, pois como h envolvimento de vrios setores para execuo de uma ordem de produo. O operador tem que ter ateno, percepo e boa memria para que nos processos de preparao e operao no ocorram colises que venham a danificar o torno CNC e/ou as ferramentas.

E ainda ficar atento as dimenses da peas e rudos gerados durante a usinagem para tomar a deciso de quando trocar as pastilhas das ferramentas.

4. Anlise da atividade

Dentre os elementos que interferem na execuo da tarefa pode-se elencar: Falta de matria-prima; Excesso de burocratizao na liberao de ferramentas pelo setor de almoxarifado; Lead-time longo de fornecedores; Ferramental insuficiente e/ou dependncia do setor de compras;

Repetio de movimentos para execuo do trabalho (no caso de lotes grandes de produo, que necessitem muita troca de ferramenta), podendo gerar fadiga e desconforto.

4.1 Ferramentas ou recursos adicionais

Foi nesta etapa que se definiu a implementao de bancos ergonmicos semi-sentados (conforme requisitos da Associao Brasileira de Ergonomia) para minimizar o desconforto gerado pela tarefa, que eram dores nas perna, principalmente nos joelhos, devido a execuo do trabalho em p. E ainda dores na coluna devido a utilizao de um banco no ergonmico fabricado pelo prprio operador conforme anexo I.

5. Diagnstico 5.1 Inadequao Ergonmica

O operador trabalhava por longos perodos de tempo em p, ou utilizado um banco no ergonmico gerando dores nas pernas e joelhos, dores na coluna e tenso muscular.

5.2 Requisito legal

Em atendimento Norma Regulamentadora (NR) 17 que trata da Ergonomia, no seu primeiro item ao definir seu objetivo estabelece a relao entre os fatores biomecnicos, ambientais e a organizao do trabalho: Esta Norma Regulamentadora visa estabelecer parmetros que permitam a adaptao das condies de trabalho s caractersticas psicolgicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um mximo de conforto, segurana e desempenho eficiente.

5.3 Descrio do diagnstico

Nessa fase identificou-se a necessidade de verificar a situao em que o operador do torno CNC, estava executando sua tarefa, conforme anexo II antes da interveno e anexo III aps a interveno.

5.4 Validao do diagnstico

A validao do diagnstico se deu quando o profissional responsvel pela rea de Sade e Segurana do Trabalho da empresa verificou aps queixas e reclamaes do operador de torno CNC, que este sentia desconforto e dores nas costas devido ao mau posicionamento em seu posto de trabalho, ento o profissional de Sade e Segurana do Trabalho, realizou levantamentos e gerou relatrios onde percebeu que seria necessria a compra de bancos ergonmicos semi-sentados para minimizar os problemas causados ao funcionrio do setor de usinagem. E ainda a conjuntamente veio a sugesto do programa de ginstica laboral dentro na empresa, tambm posteriormente adotado na empresa em questo em todos os seus setores.

6. Recomendao de melhorias

Ocorreu atravs da implementao bancos ergonmicos semi-sentados para minimizar o desconforto gerado pela tarefa, que eram dores nas pernas, principalmente nos joelhos, devido a execuo do trabalho em p e/ou sentado em bancos no-ergonmicos. E a ainda implementao da ginstica laboral em todos os setores da empresa e tcnicas de alongamento que o prprio colaborador pode realizar ao longo do seu dia de trabalho, auxiliando assim o operador do torno CNC tambm, dentre alguns dos benefcios pode-se destacar: combate e preveno das doenas profissionais, sedentarismo, estresse, depresso, ansiedade, melhora a flexibilidade, fora, coordenao, ritmo, agilidade e a resistncia, promove uma maior mobilidade e melhor postura e principalmente reduo da sensao de fadiga no final da jornada.

6.1 Descrio das recomendaes

Recomendaes abrangem a indicao de se implementar o uso do banco ergonmico semi-sentado e ainda a sugesto de se implementar o programa de ginstica laboral para toda a empresa, alm tambm de ensinar tcnicas de alongamento que os colaborares possam utilizar ao longo do seu dia de trabalho, quando se sentirem cansados, com algum desconforto devido a posio em seu posto de trabalho ou com dores nas costas, pescoo, membros superiores e inferiores.

6.2 Validao

Houve a validao das intervenes, foi quando cada colaborador do setor recebeu um banco ergonmico semi-sentado (conforme foto anexo II) e respectivo treinamento de como utiliz-lo. E tambm teve incio o programa de ginstica laboral, com acompanhamento de uma equipe de professores de educao fsica do SESI/Minas, sendo que este realizado trs vezes por semana antes da jornada de trabalho.

6.3 Data da Validao

A data de validao foi em 07 de maro de 2011, onde os colaboradores que utilizariam os bancos ergonmicos semi-sentados receberam um treinamento para demonstrar as regulagens possveis, sistema de trava do banco e conscientizao da importncia da utilizao deste, para cada operador. E ainda a data de validao do programa de ginstica laboral se deu em 11 de abril de 2011, aproximadamente um ms aps a implementao dos bancos ergonmicos.

Anexo I

Foto 1: Banco construdo pelo prprio operador

Anexo I

Foto 2: Banco ergonmico semi-sentado

You might also like