You are on page 1of 13

Mecnica dos Fluidos

Contrato Pedaggico

Prof. Gerson Ismael de Souza gerson.souza@etep.edu.br

Objetivos:
Estudar o comportamento fsico dos fluidos em repouso ou em movimento.

Bibliografia
Bsica:
1. BRUNETTI, Franco. Mecnica dos fluidos. 2ed. So Paulo: Pearson, 2008. ASSY, T. M. Mecnica dos fluidos: fundamentos e aplicaes 2 ed. Rio de Janeiro: LTC. 2004. 2. FOX, R. W; McDONALD, A. T; PRITCHARD, P. J. Introduo mecnica dos fluidos. 6ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006. 2. BRUNETTI, Franco. Mecnica dos fluidos. 2ed. So Paulo: Pearson, 2008. ASSY, T. M. Mecnica dos fluidos: fundamentos e aplicaes. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC. 2004.
Imagens: Divulgao de marca

Bibliografia
Complementar:

(continuao)

3. MUNSON, B. Fundamentos da Mecnica de Fluidos. 4. ed. So Paulo: Edgard Blucher Ltda., 2004. 4. CATTANI, Mauro Elementos de Mecnicas dos Fluidos. So Paulo SP: Editora Edgard Blucher Ltda. 5. BIRD, R. Byron Fenmeno de Transporte, 2, ed., Rio de Janeiro RJ. Livros Tcnicos Cientficos S.A. 6. WHITE, Frank M. Mecnica dos Fluidos. 4 ed. Rio de Janeiro RJ. Mc Graw Hill. 7. STREETER, V. C. Mecnica dos Fluidos So Paulo SP. Mc Graw Hill.

Ementa
1. Propriedade dos fluidos. 2. Esttica dos fluidos. 3. Cinemtica dos Fluidos. 4. Equao da energia para regime permanente. 5. Escoamento permanente de fluido incompressvel em condutos forados. 6. Sistemas de bombeamento. 7. Noes de instrumentao para medida das propriedades dos fluidos e dos escoamentos.

Atividades
Semanalmente sero propostas listas de exerccios; Motivao! As listas de exerccios no s avalia a dedicao do aluno, mas tambm faz parte do processo de aprendizado; Pensar e resolver os problemas propostos ajudam o aluno a criar maturidade e realmente entender o contedo.

Comportamento
Proibido o uso do celular durante a aula. Use o modo siliencioso e atenda emergncias fora da sala; (no interrompa a aula) No permitido lanchar durante a aula. Teremos um intervalo de 15 entre 20h30 e 21h00. permitido tomar lquidos; Necessrio disciplina quanto a horrios de entrada e sada para no prejudicar o bom andamento do curso.

Provas e notas
Prova N1.1: 2 aula Avaliao envolvendo seo 1 e 2. Prova N1.2: 4 aula Avaliao envolvendo seo 3 e 4, mdia das duas provas ser a nota N1. (20% da nota final) Prova N2.1: 6 aula Avaliao envolvendo seo 5 e 6. Prova N2.2: 8 aula Avaliao envolvendo seo 7 e 8, mdia das duas provas ser a nota N2. (20% da nota final Final: Avaliao envolvendo todo o contedo. 40% da nota. Estudo dirigido: Listas de exerccios + Trabalho (em grupo). 20% da nota As provas da srie N1 e N2 sero realizadas quando finalizado o contedo da seo.

Perda de Prova
Caso o aluno perca uma das provas (N1.1, N1.2 ou N2.1, N2.2), o mesmo poder fazer uma segunda chamada na 9 semana com a apresentao de atestado.

Estudo Dirigido
O ED dever ser entregue e postado. O ED ser listas de exerccios propostas no decorrer da disciplina na qual dever ser entregue at 5. e 9. semana. Depois deste prazo a lista vale metade dos pontos. Caso o aluno no entregue at a data acordada o valor da nota no mximo 5,0. Na 9. Semana os ED das sees 1 a 4 no sero considerados. A esttica do trabalho faz parte da nota.

Chamada
necessrio ter 75% de presena nas aulas. Atividades do estudo dirigido no entregues contabiliza falta. Atrasos.

Por que estudar mecnica dos fluidos?


O conhecimento dos princpios bsicos da mecnica dos fluidos so essenciais para a anlise de qualquer sistema em que um fluido o meio operante. Exemplo: o projeto de uma aeronave, o estudo de estabilidade de pontes, as turbinas, os sistemas de aquecimento e ventilao, a ao dos ventos.

Perguntas? Restries?
Photoxpress.com

You might also like