You are on page 1of 7

A experincia de Pasteur

As etapas da experincia de Pasteur so delineadas abaixo. 1. Primeiro, Pasteur preparou um nutriente semelhante a uma sopa. 2. Em seguida, colocou pores iguais desse caldo em dois frascos de gargalo longo. Um frasco tinha o gargalo reto; outro tinha um gargalo dobrado em forma de S.
Imagens cortesia William Harris

3. Depois, ele ferveu o caldo em cada frasco a fim de matar qualquer matria viva que o lquido contivesse. Os caldos esterilizados foram deixados descansando, em temperatura ambiente e expostos ao ar, nos frascos sem tampa.

4. 5. Depois de algumas semanas, Pasteur observou que o caldo no frasco de gargalo reto estava nublado e descolorido, enquanto o do frasco de gargalo curvo no havia mudado.

6. Ele concluiu que germes conduzidos pelo ar conseguiam cair sem obstrues no frasco de gargalo reto, contaminando o caldo. J o outro frasco aprisionava os germes em seu gargalo curvo, impedindo-os de chegar ao caldo, que no mudou de cor ou se tornou nublado.

7. Caso a gerao espontnea fosse um fenmeno real, argumentou Pasteur, o caldo no frasco de gargalo curvo teria se infectado porque germes teriam sido gerados espontaneamente. Mas o frasco de gargalo curvo no foi infectado, o que indica que s outros germes podem gerar germes. A experincia de Pasteur exibe todos os traos de uma investigao cientfica moderna. Ele comeou por uma hiptese e testou a hiptese por meio de uma experincia cuidadosamente controlada. O mesmo processo - baseado na mesma seqncia lgica de eventos - vem sendo empregado por cientistas h cerca de 150 anos. Com o tempo, essas etapas se tornaram uma metodologia idealizada que hoje conhecemos como mtodo cientfico.

As etapas do Mtodo Cientfico


Para oferecer uma nova prova de que no existe um mtodo nico de "fazer" cincia, diferentes fontes descrevem as etapas do mtodo cientfico de maneiras diversas. Algumas delas mencionam trs etapas, outras apenas duas. Em termos fundamentais, porm, elas incorporam os mesmos conceitos e princpios.

Imagem cortesia William Harris

Para os nossos propsitos, diremos que existem cinco etapas fundamentais no mtodo. Etapa 1: Observao Quase todas as investigaes cientficas comeam por uma observao que desperta a curiosidade ou suscita uma questo. Por exemplo, quandoCharles Darwin (1809-1882) visitou as Ilhas Galpagos (localizadas no Oceano Pacfico, a 950 km a oeste do Equador), ele observou diversas espcies de tentilhes, cada qual adaptado de maneira nica a um habitat especfico. Os bicos dos tentilhes, em especial, apresentavam largas variaes e pareciam desempenhar papel importante na maneira pela qual o animal obtinha alimento. Os pssaros cativaram Darwin. Ele queria compreender as foras que permitiam que tantas variedades diferentes coexistissem com sucesso em uma rea geogrfica pequena. Suas observaes o levaram a formular uma pergunta que poderia ser submetida a teste.

Etapa 2: Formulao da pergunta O propsito da pergunta estreitar o foco da investigao e identificar o problema em termos especficos. A pergunta que Darwin poderia ter feito, depois de ver tantos tentilhes diferentes, talvez fosse expressa assim: o que causou a diversificao dos tentilhes das ilhas Galpagos? Eis algumas outras questes cientficas:

o que faz com que as razes de uma planta cresam para baixo e o seu caule cresa para cima? que marca de desinfetante bucal mata mais germes? que forma de carroceria de automvel reduz com mais eficincia a resistncia do ar? o que causa descolorao nos corais? o ch verde reduz os efeitos da oxidao? que tipo de material de construo absorve mais som?

Encontrar perguntas cientficas no difcil e no requer treinamento cientfico. Se voc j se sentiu curioso sobre algo, se j quis saber o que causou algum acontecimento, ento provavelmente j formulou uma pergunta que poderia servir de base a uma investigao cientfica. Etapa 3: Formulao da hiptese Perguntas anseiam por respostas e o prximo passo no mtodo cientfico sugerir uma possvel resposta em forma de hiptese. Uma hiptese , muitas vezes definida, como um palpite informado porque quase sempre se baseia nas informaes que voc dispe sobre um tpico. Por exemplo, se voc desejasse estudar o problema relacionado resistncia do ar, poderia j ter a sensao intuitiva de que um carro em forma de pssaro poderia enfrentar menos resistncia do ar do que um carro em forma de caixa. Essa intuio pode ser usada para ajudar a formular uma hiptese. Em termos gerais, uma hiptese expressa na forma de uma declarao "se... ento". Ao fazer uma declarao como essa, os cientistas esto praticando o raciocnio dedutivo, que o oposto do raciocnio indutivo. A deduo, na lgica, requer movimento do geral para o especfico. Eis um exemplo: se o perfil da carroceria de um carro se relaciona resistncia do ar que ele encontra - declarao geral - ento um carro em forma de pssaro ser mais aerodinmico do que um carro em forma de caixa -declarao especfica. Perceba que existem duas qualidades importantes quanto a uma hiptese expressa em formato "se... ento". A primeira que ela passvel de teste e possvel organizar uma experincia que teste a validade dessa declarao. A segunda que ela pode ser contestada, ou seja, seria possvel desenvolver uma experincia que revele que tal idia no procede. Caso essas duas qualificaes no sejam atendidas, a questo no poder ser tratada por meio do mtodo cientfico.

Resumindo

. Etapas do Metodo Cientifico

Observao: Como o prprio diz, a visualizao de um fato (ou fenmeno). Essa observao deve ser repetida vrias vezes, buscando obter o maior nmero possvel de detalhes sendo, realizada, portanto, com a maior preciso possvel. Deve-se tomar o

cuidado com os vcios para ocorra uma observao correta do fato; em muitos casos, a pessoa ver o que deseja ver, e no o que est ocorrendo de fato. Problematizao: Corresponde execuo de questionamentos sobre o fato observado. E para essas perguntas, o pesquisador vai busca de respostas. Um problema bem formulado mais importante para a cincia do que a sua soluo, pois, abrir caminho para diversas outras pesquisas. Formulao da hiptese: A hiptese nada mais do que umapossvel explicao para o problema. No jargo cientfico, hiptese equivale, habitualmente, suposio verossmel, depois comprovvel ou denegvel pelos fatos, os quais ho de decidir, em ltima instncia, sobre a verdade ou falsidade dos fatos que se pretende explicar. "A hiptese a suposio de uma causa ou de uma lei destinada a explicar provisoriamente um fenmeno at que os fatos a venham contradizer ou afirmar." (Cervo & Bervian,1974:29) Experimentao: Etapa em que o pesquisador realiza experincias para provar (ou negar) a veracidade de sua(s) hiptese(s). Se, aps a execuo por repetidas vezes da experincia, os resultados obtidos forem os mesmos, a hiptese considerada verdadeira. Na antiguidade, as experincias no eram controladas experincias empricas muito usadas pelos alquimistas. Nesse modelo, as experincias eram do tipo tentativa-erro; com isso, as descobertas acabam sendo puramente casual. Na experincia controlada, usam-se dois grupos: o experimental e o grupo teste (grupo controle ou testemunho). No grupo experimental testada uma varivel; as demais condies devem ser iguais s do grupo controle que, por sua vez, corresponde ao grupo em que a referida varivel no aparece e, assim, serve de referncia para anlise dos resultados.

Analise os itens a seguir. I. Levantamento de dedues; II. Formulao de hiptese; III. Experimentos que podem ser realizados; IV. Observao de um fato. Os itens listados so etapas simplificadas do mtodo cientfico. Pode-se prever que os passos lgicos desse mtodo seria:

A)

I, II, III e IV.

B)

I, IV, II e III.

C)

III, I, II e IV.

D)

III, II, IV e I.

E)

IV, II, I e III.

Exerccios resolvidos sobre Mtodo Cientfico


Exerccio 1: (VUNESP 2009) Analise os itens a seguir. I. Levantamento de dedues; II. Formulao de hiptese; III. Experimentos que podem ser realizados; IV. Observao de um fato. Os itens listados so etapas simplificadas do mtodo cientfico. Podese prever que os passos lgicos desse mtodo seria: Exerccio 1: (VUNESP 2009) Analise os itens a seguir. I. Levantamento de dedues; II. Formulao de hiptese; III. Experimentos que podem ser realizados; IV. Observao de um fato. Os itens listados so etapas simplificadas do mtodo cientfico. Podese prever que os passos lgicos desse mtodo seria:

(UFSC) Ao examinar um fenmeno biolgico, o cientista sugere uma explicao para seu mecanismo, baseando-se na causa e no efeito observados. Esse procedimento: 1. Faz parte do mtodo cientfico. 2. denominado formulao de hipteses. 4. Dever ser seguido por uma experimentao. 8. Dever ser precedido por uma concluso. D como resposta a soma dos nmeros das opes corretas.

A partir das informaes dadas, enumere as informaes em ordem sequencial, de acordo com as etapas do mtodo cientfico:

( ( ( ( (

) concluses ) Possveis respostas a pergunta em questo (hiptese) ) Etapa experimental ) Dvida sobre determinado fenmeno da natureza ) levantamento de deduo.

You might also like