You are on page 1of 5

UniZambeze Faculdade de Cincias Agrrias

Curso de Engenharia Agropecuria

Cadeira de tica, Aspectos Deontolgicos e Legislao Ambiental

A produo de Tabaco em Moambique constitui uma ameaa ao meio ambiente de Moambique

Elaborado por:

Supervisionado por:

Srgio CS Nacodoa

dr. Incio Cipriano

Tete, Angnia,2012

UniZambeze/FCA - Curso de Engenharia Agropecuria 6o Semestre

Pretendo com este presente trabalho fazer uma anlise em relao ao assunto de produo de tabaco em Moambique mais concretamente na regio centro, focalizando em assuntos como impactos negativos tanto positivos que esta cultura pode trazer aos produtores assim como os consumidores.

Neste sentido iniciarei com destaque a viso da produo de tabaco em Moambique e como o governo est encarando este contexto.

Segundo DINA-MADER A produo de tabaco em Moambique tem crescido muito rapidamente nos ltimos sete anos. De 1.500 toneladas na campanha agrcola de 1996/7, a produo nacional de tabaco em bruto tem crescido todos os anos e atingiu a cifra de aproximadamente 50.000 toneladas na poca de 2003/4, No mesmo perodo o nmero estimado de famlias produtoras de tabaco cresceu de 6.000 para mais de 120.000. Existem actualmente cinco grandes companhias (ou parcerias) operando no pas, promovendo sistemas de fomento/produo por contrato com o sector familiar e com operadores comerciais de mdia e grande escala.

O impacto desta grande expanso do sector do tabaco nos rendimentos das famlias e no crescimento econmico rural tem sido muito significativo.

A produo de tabaco tem um impacto positivo nos rendimentos e bem-estar das famlias rurais, de forma mais abrangente que apenas atravs dos rendimentos gerados pelas vendas de tabaco. A produo do tabaco intensiva no uso de mo-de-obra e tem

UniZambeze/FCA - Curso de Engenharia Agropecuria 6o Semestre

gerado um grande nmero de oportunidades de emprego uma vez que muitos produtores de tabaco no so capazes de satisfazer as necessidades de mo-de-obra apenas com recurso mo de obra familiar.

Entorno de tudo isso, esta por detrs a degradao do meio ambiente, estou eu querendo falar do desgaste da fertilidade do solo.

A cultura de tabaco retira em grandes quantidades de nutrientes no solo, assim sendo ela precisa de solos virgens capazes de satisfazer essa demanda de nutrientes. Mas, se formos a satisfazer essa tal demanda corremos o risco de destruir o solo, no s, estarmos a destruir arvores que do sombra ou mesmo do aquela madeira que tanto precisamos para fazer a carteira ou para construir a nossa casa.

E assim na tentativa de explorar novas reas para a produo do tabaco, estamos destruindo reas.

Segundo Dados colhidos recentemente na provncia de Tete indicam que na campanha 2003/4, 32% dos produtores de tabaco expandiram as reas de cultivo de tabaco atravs de corte de rvores. Cerca de 26% cortaram rvores para a secagem do tabaco e 61% para a construo de secadores. Cerca de 44% destes produtores (que cortaram rvores por motivos relacionados ao tabaco) plantaram novas rvores na mesma poca. O corte de rvores por outras razes no relacionadas ao tabaco (lenha, construo o, etc.) continua, contudo, sendo uma importante causa de desflorestamento. No geral, entre

UniZambeze/FCA - Curso de Engenharia Agropecuria 6o Semestre

todos os residentes das zonas rurais que cortam rvores por vrios motivos, nas reas de produo de tabaco somente 30% plantaram algumas rvores em 2003/4 (Benfica et al., forthcoming).

Neste contexto, por mim a soluo para reduzir esse devastamento todo do meio ambiente seria necessrio uma gesto ambiental por parte dos chefes locais onde estes puderam assim controlar os produtores desta actividade e noutra sada seria de haver a necessidade de desenvolvimento de um sistema de finanas rurais.

A outra alternativa a sair da empresa de tabaco seria de formar grupos de produtores de tabaco e fazer o devido acompanhamento em termos de prticas a serem adoptadas ou a introduo de tecnologias de produo de tabaco.

Neste sentido o governo deveria impor polticas que regem a tal actividade e fazer perceber que no s do tabaco que as pessoas podem adquirir o dinheiro mas sim existem outras culturas de rendimento a substituir.

certo que no seria de hoje para amanh que as pessoas poderiam perceber que afinal possvel e existe outras alternativas de sucesso.

Em jeito de finalizao quero eu acreditar com este trabalho poder fazer perceber o quanto ser prejudicial a explorao insustentvel do tabaco enquanto no haver indivduos que capazes de fazer as coisa por dever que s assim puderam andar bem as coisas. Esta escrito no regulamento sobre o fomento, produo e comercializao de
4

UniZambeze/FCA - Curso de Engenharia Agropecuria 6o Semestre

tabaco, sobre a consignao de fundos, estaria eu me questionando onde vo estes fundos dados? E o produtor esta l no campo a espera desse dinheiro que nunca chegara nas mos dele.

Referncias bibliogrficas

Benfica, Rui M.S., Arlindo Miguel, Julieta Zandamela, and Natercia de Sousa. Forthcoming. Representative Characteristics and the Determinants of Performance of Tobacco and Cotton Growing Households in the Zambezi Valley of Mozambique A statistical Overview. MADER/DE/DAP Research Report. Maputo, Mozambique.

DINA-MADER. 2004. Formas para o Aumento de Investimentos na Produo de Tabaco em Moambique. Maputo, Mozambique.

MINISTRIO DA AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL, Diploma Ministerial n.* 17612001 de 28 de Novembro.

Walker, Thomas S., David L. Tschirley, Jan Low, Maria Tanque, Duncan H. Boughton, Ellen Payongayong, and Michael T. Weber. 2004. Determinants of Rural Income, Poverty and Perceived Well-Being in Mozambique in 2001-2002. MADER/DE/DAP Research Report # 57E. Maputo, Mozambique.

You might also like