You are on page 1of 5

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MDIO BURITI AVALIAO DE RECUPERAO LINGUA PORTUGUESA 2 ano do Ensino Mdio Turma E

Buritis, 17 de dezembro de 2010. Aluno (a): MATEUS LOPES BARSALOBRE 1. Leia o texto a seguir. Cabelos longos, brinco na orelha esquerda, fsico de skatista. Na aparncia, o estudante brasiliense Rui Lopes Viana filho, de 16 anos, no lembra em nada o esteretipo dos gnios. Ele no usa pesados culos de grau est longe de ter um ar introspectivo. No final do ms passado, Rui retornou de Taiwan, onde enfrentou 419 competidores de todo o mundo na 39 Olimpada Internacional de Matemtica. A reluzente medalha de ouro que ele trouxe na bagagem est dependurada sobre a cama de seu quarto, atulhado de rascunhos dos problemas matemticos que aprendeu a decifrar nos ltimos cinco anos. Veja - Vencer uma olimpada serve de passaporte para uma carreira profissional meterica? Rui - Nada disso. Decidi me dedicar Olimpada porque sei que a concorrncia por um emprego cada vez mais selvagem e cruel. Agora tenho algo a mais para oferecer. O problema que as coisas esto mudando muito rpido e no sei qual ser minha profisso. Alm de ser muito novo para decidir sobre o meu futuro profissional, sei que esse conceito de carreira mudou muito. (Entrevista de Rui Lopes Viana Filho "Veja", 05/08/1998, n.31, p.9-10) Na pergunta, o reprter estabelece uma relao entre a entrada do estudante no mercado de trabalho e a vitria na Olimpada. O estudante (A) concorda com a relao e afirma que o desempenho na Olimpada fundamental para sua entrada no mercado. (B) discorda da relao e complementa que fcil se fazer previses sobre o mercado de trabalho. (C) discorda da relao e afirma que seu futuro profissional independe de dedicao aos estudos. (D) discorda da relao e afirma que seu desempenho s relevante se escolher uma profisso relacionada matemtica. (E) concorda em parte com a relao e complementa que complexo fazer previses sobre o mercado de trabalho. 2. Os provrbios constituem um produto da sabedoria popular e, em geral, pretendem transmitir um ensinamento. A alternativa em que os dois provrbios remetem a ensinamentos semelhantes : (A) "Quem diz o que quer, ouve o que no quer" e "Quem ama o feio, bonito lhe parece". (B) "Devagar se vai ao longe" e "De gro em gro, a galinha enche o papo". (C) "Mais vale um pssaro na mo do que dois voando" e "No se deve atirar prolas aos porcos". (D) "Quem casa quer casa" e "Santo de casa no faz milagre". (E) "Quem com ferro fere, com ferro ser ferido" e "Casa de ferreiro, espeto de pau".

3. Os textos referem-se integrao do ndio chamada civilizao brasileira. I. "Mais uma vez, ns, os povos indgenas, somos vtimas de um pensamento que separa e que tenta nos eliminar cultural, social e at fisicamente. A justificativa a de que somos apenas 250 mil pessoas e o Brasil no pode suportar esse nus. (...) preciso congelar essas idias colonizadoras, porque elas so irreais e hipcritas e tambm genocidas. (...) Ns, ndios, queremos falar, mas queremos ser escutados na nossa lngua, nos nossos costumes." (Marcos Terena, presidente do Comit Intertribal Articulador dos Direitos Indgenas na ONU e fundador das Naes Indgenas, "Folha de S. Paulo", 31 de agosto de 1994.) II. "O Brasil no ter ndios no final do sculo XXI (...) E por que isso? Pela razo muito simples que consiste no fato de o ndio brasileiro no ser distinto das demais comunidades primitivas que existiram no mundo. A histria no outra coisa seno um processo civilizatrio, que conduz o homem, por conta prpria ou por difuso da cultura, a passar do paleoltico ao neoltico e do neoltico a um estgio civilizatrio." (Hlio Jaguaribe, cientista poltico, "Folha de S. Paulo", 2 de setembro de 1994.) Pode-se afirmar, segundo os textos, que (a) tanto Terena quanto Jaguaribe propem idias inadequadas, pois o primeiro deseja a aculturao feita pela "civilizao branca", e o segundo, o confinamento de tribos. (b) Terena quer transformar o Brasil numa terra s de ndios, pois pretende mudar at mesmo a lngua do pas, enquanto a idia de Jaguaribe anticonstitucional, pois fere o direito identidade cultural dos ndios. (c) Terena compreende que a melhor soluo que os brancos aprendam a lngua tupi para entender melhor o que dizem os ndios. Jaguaribe de opinio que, at o final do sculo XXI, seja feita uma limpeza tnica no Brasil. (d) Terena defende que a sociedade brasileira deve respeitar a cultura dos ndios e Jaguaribe acredita na inevitabilidade do processo de aculturao dos ndios e de sua incorporao sociedade brasileira. (e) Terena prope que a integrao indgena deve ser lenta, gradativa e progressiva, e Jaguaribe prope que essa integrao resulte de deciso autnoma das comunidades indgenas.

4.

O humor presente na tirinha decorre PRINCIPALMENTE do fato de a personagem Mafalda: (A) atribuir, no primeiro quadrinho, poder ilimitado ao dedo indicador. (B) considerar seu dedo indicador to importante quanto o dos patres. (C) atribuir, no primeiro e no ltimo quadrinhos, um mesmo sentido ao vocbulo "indicador". (D) usar corretamente a expresso "indicador de desemprego", mesmo sendo criana. (E) atribuir, no ltimo quadrinho, fama exagerada ao dedo indicador dos patres.

5. Depois de um bom jantar: feijo com carne-seca, orelha de porco e couve com angu, arroz-mole engordurado, carne de vento assada no espeto, torresmo enxuto de toicinho da barriga, viradinho de milho verde e um prato de caldo de couve, jantar encerrado por um prato fundo de canjica com torres de acar, Nh Tom saboreou o caf forte e se estendeu na rede. A mo direita sob a cabea, guisa de travesseiro, o indefectvel cigarro de palha entre as pontas do indicador e do polegar, envernizados pela fumaa, de unhas encanoadas e longas, ficou-se de pana para o ar, modorrento, a olhar para as ripas do telhado. Quem come e no deita, a comida no aproveita, pensava Nh Tom... E ps-se a cochilar. A sua modorra durou pouco; Tia Policena, ao passar pela sala, bradou assombrada: - h! Sinh! Vai drumi agora? No! Num presta... D pisadra e pde morr de ataque de cabea! Despois do armoo num far-m... mais despois da janta?! Cornlio Pires. "Conversas ao p do fogo". So Paulo: Imprensa Oficial do Estado de So Paulo, 1987. Nesse trecho, extrado de texto publicado originalmente em 1921, o narrador (A) apresenta, sem explicitar juzos de valor, costumes da poca, descrevendo os pratos servidos no jantar e a atitude de Nh Tom e de Tia Policena. (B) desvaloriza a norma culta da lngua porque incorpora narrativa usos prprios da linguagem regional das personagens. (C) condena os hbitos descritos, dando voz a Tia Policena, que tenta impedir Nh Tom de deitar-se aps as refeies. (D) utiliza a diversidade sociocultural e lingstica para demonstrar seu desrespeito s populaes das zonas rurais do incio do sculo XX. (E) manifesta preconceito em relao a Tia Policena ao transcrever a fala dela com os erros prprios da regio. 6. No trecho abaixo, o narrador, ao descrever a personagem, critica sutilmente um outro estilo de poca: o Romantismo. "Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida criatura da nossa raa, e, com certeza, a mais voluntariosa. No digo que j lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, porque isto no romance, em que o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos s sardas e espinhas; mas tambm no digo que lhe maculasse o rosto nenhuma sarda ou espinha, no. Era bonita, fresca, saa das mos da natureza, cheia daquele feitio, precrio e eterno, que o indivduo passa a outro indivduo, para os fins secretos da criao." (ASSIS, Machado de. "Memrias Pstumas de Brs Cubas." Rio de Janeiro: Jackson, 1957.) A frase do texto em que se percebe a crtica do narrador ao romantismo est transcrita na alternativa: (A) ... o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos s sardas e espinhas... (B) era talvez a mais atrevida criatura da nossa raa... (C) Era bonita, fresca, saa das mos da natureza, cheia daquele feitio, precrio e eterno, ... (D) Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos ... (E) ... o indivduo passa a outro indivduo, para os fins

secretos da criao. 7. Dada a orao Poucos brasileiros conhecem os desacertos econmicos Assinale a nica alternativa correta (A) POUCOS o ncleo do sujeito. (B) OS DESACERTOS ECONMICOS funcionam como objeto indireto. (C) BRASILEIROS exerce a funo de adjunto adnominal. (D) ECONMICOS exerce a funo de adjunto adverbial. (E) BRASILEIROS o ncleo do sujeito. 8. Complete com OD para objeto direto ou OI para objeto indireto. ( ) Todos concordam COM O NOVO PROJETO. ( ) A chuva de ontem inundou VRIAS RUAS. ( ) Todos os nosso amigos confiam EM VOC. ( ) Pedro e Maria viajaram BAHIA NESTA MADRUGADA. ( ) O mar nos d LIES DE PACINCIA. A sequncia que preenche corretamente os parnteses acima (A) (B) (C) (D) (E) OD, OD, OI, OI, OD. OI, OI, OD,OD,OI. OI, OD,OD, OI, OD. OI, OD, OI, OI, OD. OI, OD, OI, OI, OI.

9. Dada a orao AS FORTES chuvas plantaes de milho. de vero destruram NOSSAS

Os termos destacados exercem, respectivamente, a funo de (A) (B) (C) (D) (E) Complemento Nominal e Complemento Nominal. Adjunto Adnominal e Adjunto Adnominal. Complemento Nominal e Adjunto Adnominal Adjunto Adnominal e Complemento Nominal. Adjunto Adnominal e Adjunto Adverbial.

10. Dada a orao. As aulas de portugus vo terminar hoje. O termo que funciona como Adjunto Adverbial na orao acima (A) (B) (C) (D) (E) aulas. portugues. vo terminar hoje.

11. No perodo Nos ltimos meses, o crescimento das exportaes brasileiras de produtos agrcolas esto contribuindo para um expressivo supervit na balana comercial do pas. Podemos dizer que o sujeito do perodo acima corresponde a (A) Nos ltimos meses. (B) meses. (C) o crescimento das exportaes brasileiras de produtos agrcolas. (D) o crescimento das exportaes brasileiras. (E) exportaes brasileiras de produtos agrcolas. 12. Leia a orao Talvez ele no v cidade a p hoje. Na orao acima h vrios termos e expresses que funcionam como Adjunto Adverbial. Quantos so (A) (B) (C) (D) (E) cinco. quatro. seis. sete. um.

15. So obras de Castro Alves (A) Noite na taverna e Lira dos vinte anos. (B) As primaveras e Inspiraes do claustro. (C) I-Juca Pirama e Cano do tamoio. (D) Vozes dfrica e As primavera. (E) Vozes dfrica e O Navio Negreiro. 16. Suas obras foram classificadas em Romances indigenistas, Romances regionais, Romances histricos e Romances urbanos. Estamos falando de (A) (B) (C) (D) (E) Casimiro de Abreu. Junqueira Freire. Castro Alves. Machado de Assis. Jos de Alencar.

17. Em relao a Jos de Alencar, duas de suas obras so consideradas melhores romances (A) (B) (C) (D) (E) Cinco Minutos e A Viuvinha. Lucola e Senhora. Iracema e Senhora. A pata da gazela e Viuvinha. Lucola e A Viuvinha.

18. um grande autor da prosa do Romantismo brasileiro (A) (B) (C) (D) (E) Machado de Assis. Jos de Alencar. Ea de Queiroz. Gonalves Dias. Antero de Quental.

13. Fazem parte da Primeira Gerao do Romantismo brasileiro, os poetas (A) (B) (C) (D) (E) Gonalves de Magalhes e Gonalves Dias. Junqueira Freire e Casimiro de Abreu. lvares de Azevedo e Gonalves Dias. Castro Alves e Gonalves de Magalhes. Casimiro de Abreu e Castro Alves. da Segunda Gerao do

19. So caractersticas literrias de Machado de Assis (A) Enredo no-linear e Anlise psicolgica e psicanalstica das personagens. (B) Humor sutil e permanente e Enredo linear. (C) Macrocaptulos digressivos e Ironia Fina e corrosiva. (D) Estilo retrico e Humor sutil e permanente. (E) Humor escancarado e permanente e Enredo linear. 20. So obras que fazem parte da fase realista de Machado de Assis (A) Memrias Pstumas de Brs Cubas e Quincas Borba. (B) Dom Casmurro e Iai Garcia. (C) A mo e a luva e Helena. (D) Helena e Dom Casmurro. (E) Esa e Jac e Iai Garcia.

14. So caractersticas Romantismo brasileiro (A) (B) (C) (D) (E)

Nacionalismo e Indianismo. Pessimismo e Temas sociais. Temas polticos e Irracionalismo. Culto da Morte e Pessimismo. Liberdade e Escapismo.

RECUPERAO SEGUNDO ANO ENSINO MDIO GABARITO


1. [E] 2. [B] 3. [D] 4. [C] 5. [A] 6. [A] 7. [E] 8. [D] 9. [B] 10. [E] 11. [C] 12. [B] 13. [A] 14. [D] 15. [E] 16. [E] 17. [C] 18. [B] 19. [A] 20. [A]

You might also like