You are on page 1of 21

CUSTOS INDUSTRIAIS Definio, objetivos, Objetivos da contabilidade custo, teorias de custo, custos variveis, custos totais, e custo marginal.

Custos Industriais
Nome: Wellton Rodrigues de Jesus Turma: 2011-017 (Mec 23) Professor (a): Ana Beatriz

CUSTOS INDUSTRIAIS Definio, objetivos, Objetivos da contabilidade custo, teorias de custo, custos variveis, custos totais, e custo marginal.

1 - Introduo
A empresa necessita de elementos e informaes rpidas e exatas, tanto quanto possvel, afim de que possa tomar, em tempo hbil, as providncias adequadas para manter o seu equilbrio econmico e financeiro e aumentar a sua eficincia. Isto, no s em tempos normais, mas, principalmente, em pocas adversas da economia de um pas (desabastecimento, depresso, estagnao, recesso, inflao, estagflao) e, ainda, quando existe forte concorrncia no mercado, ou esto em perspectiva novos concorrentes - ocasies que obrigam reviso da poltica de fixao de preos. Pode-se assim dar o seguinte conceito: a contabilidade de custos, com aplicao dos conceito: princpios da contabilidade financeira, tem como objetivo a apurao de custos unitrios dos bens e servios a serem produzidos, sendo os principais: a) por divises, departamentos, principais: processos de fabricao, servios ou operaes; b) por produtos e ou servios; c) por partes componentes dos produtos; d) por elementos do custo, isto , material, mo-de-obra e gastos indiretos de fabricao.

2. O Custo ligado produo


O custo que constitui objeto de estudo da Contabilidade, no demais repetir, o custo da produo, isto , dos fatores que a empresa utiliza e deve remunerar para realizar a produo. Embora os fatores dos custos, sob o aspecto econmico-contbil, devam ser reduzidos a uma medida comum: a moeda. No se deve confundI-los com o prprio desembolso de numerrio. Antes de prosseguirmos convm, aqui, caracterizar as distines inequvocas entre: Pagamento, gastos e custos e despesas entre:

2.1. Pagamento

CUSTOS INDUSTRIAIS Definio, objetivos, Objetivos da contabilidade custo, teorias de custo, custos variveis, custos totais, e custo marginal. - tem lugar quando se transfere dinheiro da empresa para o mundo exterior ao da mesma empresa. Por exemplo: pagamento de prestaes amortizantes de emprstimos bancrios, exemplo: compra de mercadorias vista; quitao, em dinheiro, de dvidas vencidas e vincendas, de aluguis, seguros, ordenados, compra de mveis e utenslios e de ativos diversos etc. Repetindo, os pagamentos so caracterizados pelas sadas de numerrio para o mundo exterior da empresa. Disso deduz-se que, enquanto a empresa estiver em funcionamento, no ser possvel medirem-se os custos pelos pagamentos, ou pelos gastos.

CUSTOS INDUSTRIAIS Definio, objetivos, Objetivos da contabilidade custo, teorias de custo, custos variveis, custos totais, e custo marginal.

2.2. Os Gastos Gastos


- realizam-se no momento em que a empresa adquire bens ou servios, para consumo imediato ou posterior no processo produtivo. Os gastos podem ser realizados conjuntamente com o pagamento, nos casos de operaes vista; podem, ainda, ser realizados em data anterior do pagamento, nos casos de compras de ativos a prazo, ou ento em data posterior da sada de numerrio, na hiptese de antecipao de pagamento (seguros, aluguis, salrios etc). Podemos incorrer em gastos com custos de investimentos fixo e operacional; gastos com custos de produo; gastos com despesas pagas ou a pagar e, finalmente, gastos com pagamentos por responsabilidades assumidas momentnea ou anteriormente.

2.3. Os Custos
- representam a soma dos fatores - bens e servios - consumidos na produo da empresa. Na verdade, caracterizam-se como investimentos circulantes e esto presentes na rubrica de estoques acabados e em processo , do investimento operacional do empreendimento Para o clculo dos custos levam-se em conta os consumos; para precisar-se o pagamento ou quitao dos gastos tm-se em conta as datas de aquisio. Resumo de Custos: A empresa s poder formar ou apropriar gastos com custos se houver Custos: consumo fato que agregar valor ao bem ou servio que est sendo produzido e contabilizado em estoques de bens ou servios em (processo ou acabados). A simples aquisio de matrias-primas no caracteriza custo, um simples investimento operacional ou investimento circulante. A concepo de custo efetivo resulta do seguinte princpio fundamental: todo o consumo, para que seja considerado como custo, deve aumentar o valor dos bens em que foi aplicado, todo o consumo que no preencher esta condio, dever ser considerado como um desperdicio e no como custo. Os custos so medidos atravs dos insumos (com as suas respectivas unidades de medida) e calculados pelos ndices de consumo ou tcnicos. A matria-prima adquirida num ms, por tcnicos.

CUSTOS INDUSTRIAIS Definio, objetivos, Objetivos da contabilidade custo, teorias de custo, custos variveis, custos totais, e custo marginal. exemplo, janeiro; consumida em fevereiro; paga em maro e vendida em abril, ser considerada como gasto no primeiro ms; como custo no segundo; como pagamento no terceiro ms e como despesa de CPV no ltimo ms.

CUSTOS INDUSTRIAIS Definio, objetivos, Objetivos da contabilidade custo, teorias de custo, custos variveis, custos totais, e custo marginal.

2.4. As Despesas
- representam, gastos com aplicaes de recursos, vista, ou a prazo (contra caixa ou contas a pagar) em itens necessrios sua operao e manuteno: Despesas com Custos dos manuteno: Produtos que foram Vendidos - CPV; Comisses de Vendedores; Ordenados Administrativos; CPV; Honorrios de Diretores; Financeiras etc. As despesas - vista ou a prazo -, so contabilizadas contra a conta de Resultados. Resultados. A despesa, portanto, diminui o resultado do lucro econmico. Se no houver um correspondente de receitas, as despesas, que so levadas a dbito de resultados, a rigor, representam prejuzos lquidos - quando da apurao do resultado da empresa. Os custos so medidos atravs dos insumos (com as suas respectivas unidades de medida) e calculados pelos ndices de consumo ou tcnicos. A matria-prima adquirida num ms, por tcnicos. exemplo, janeiro; consumida em fevereiro; paga em maro e vendida em abril, ser considerada como gasto no primeiro ms; como custo no segundo; como pagamento no terceiro ms e como despesa de CPV no ltimo ms.

3. Resumo para memorizao


Pelo Prof Cibilis Viana Teoria Geral da Contabilidade Ed. Sulinas 5 edio 1971. A concepo moderna do custo distingue-se da tradicional por dois aspectos fundamentais: 1) - O custo no deve guardar uma dependncia absoluta, excludente, com aquilo que se gastou, e isto por dois motivos: a despesa informa o passado, que, algumas vezes, pode estar representado por vrios

pares de anos, como, por exemplo, no caso das imobilizaes, ao passo que o custo deve representar o presente e ser o resultado do consumo efetivo dos bens;

CUSTOS INDUSTRIAIS Definio, objetivos, Objetivos da contabilidade custo, teorias de custo, custos variveis, custos totais, e custo marginal. nem sempre as despesas representam custos e estes no resultam, necessariamente,

do montante daquelas. 2) - O custo deve limitar-se ao consumo efetivo. Esta nova concepo de custo tem duplo objetivo: o primeiro fornecer ao produtor os

elementos que lhe permitam fixar os preos de venda, j que, como se sabe, normalmente, o mercado consumidor remunera os produtos de acordo com seus custos efetivos e no remunera os desperdcios, no obstante, tambm constiturem despesas; o segundo objetivo permitir que se disponha de elementos para medir a eficincia da empresa, ou seja, sua economicidade. Somente pela transformao de todos os bens da empresa em dinheiro, em que o capital reduzido sua primitiva forma, que se poderiam medir os custos pelos pagamentos e, nesta hiptese, ambos se confundiriam com os gastos. Os custos formam-se pelos consumos ou pelas distribuies. Repetimos isto a fim de deixar ressaltado que nem sempre os custos tm origem exclusivamente nos consumos (tomado este termo no significado econmico de perda de utilidade dos bens). O dinheiro aplicado no pagamento de salrios no um consumo, economicamente falando, mas sim uma distribuio de bens (dinheiro), que se processa da empresa ao assalariado, ao passo que a matria-prima, como, por exemplo, a celulose aplicada no fabrico do papel, foi efetivamente consumida, porque perdeu suas qualidades especficas e deixou de existir como um produto distinto dos demais. O custo da produo da empresa, objeto de estudo da Contabilidade, no se restringe, como pode parecer aos menos versados na matria, somente produo industrial. A idia de produo tomada no sentido amplo: abrange toda a atividade econmica - fabril, comercial, amplo: agrcola, de transporte, comunicao, prestao de servios, etc. - desenvolvida com o objetivo de colocar os bens ou servios disposio dos consumidores, a quem so transferidos os encargos do custo, pela venda dos produtos e servios. A idia do custo est sempre ligada noo de objeto e de tempo. tempo.

CUSTOS INDUSTRIAIS Definio, objetivos, Objetivos da contabilidade custo, teorias de custo, custos variveis, custos totais, e custo marginal. O objeto do custo pode ser um s produto, um conjunto de produtos, um processo complexo de fabricao ou de produo agrcola ou, ento, um servio ou um conjunto de servios. A noo de custo une-se do tempo. O custo de um objeto ou de um servio pode variar em funo do tempo decorrido. O custo aumenta com a decorrncia de maior perodo de tempo e, diminui, com a reduo do espao de tempo a que se refere. diminui, O custo forma-se com a decorrncia do tempo. A realizao da produo processa-se com o tempo. consumo e incorporao de bens e servios, paulatinamente, ao custo, at que seja o objeto do custo posto disposio do consumidor e a estes transferido. Portanto, h um custo complexo que engloba todos os fatores da produo at o momento da realizao da venda. Mas desde o incio de sua formao , at que processe sua recuperao, os custos passam por diversos estgios, os quais correspondem outras tantas figuras de custo, que variam conforme a natureza do processo produtivo.

4. Custo Global, Custo do Exerccio e Custo Unitrio


Custo global para uma empresa tudo que se aplicou na obteno e movimentao dos bens (produtos ou mercadorias) ou na realizao dos servios, at o momento de sua venda. , em ltima anlise, a soma de todos os gastos que ela suporta para desenvolver suas atividades. O custo global um elemento da mxima importncia, pois ele que se confronta com o produto das vendas, para a apurao do resultado da gesto Mas raro o caso de uma empresa que se contente em aguardar a formao do custo global, abrangendo toda sua atividade, para obter, com o produto dessa atividade, a receita que lhe possibilitar a recuperao do custo. Isto s aconteceria com uma empresa que realizasse uma produo nica e inseparvel, como a construo de uma obra, ponte ou edifcio. Neste caso, a empresa disporia, to somente, de um custo global e de uma receita global e a diferena entre ambos constituiria o resultado total.

CUSTOS INDUSTRIAIS Definio, objetivos, Objetivos da contabilidade custo, teorias de custo, custos variveis, custos totais, e custo marginal. Na maioria dos casos, no entanto, a produo da empresa cindvel no tempo e na quantidade; o custo pode, pois, referir-se, somente, a um exerccio financeiro, geralmente correspondendo a um perodo administrativo de um ano. O custo do exerccio a operao que mais comumente se efetua no decurso da vida das empresas, dada sua importncia na apurao dos resultados do exerccio. No tarefa fcil distinguirem-se os custos de competncia de um determinado exerccio: basta pensar-se nos gastos plurianuais, isto , nos realizados em exerccios anteriores que servem a vrios exerccios; nos gastos antecipados, suportados no exerccio que se considera, dos quais, somente uma parte constitui encargo prprio do exerccio; nos custos realizados no exerccio, porm no correspondidos atravs de sadas de numerrio; nos gastos realizados no exerccio, que devem ser retificados pela avaliao das existncias de matrias-primas, de produtos em elaborao, de produtos acabados; nos gastos comuns no tempo, como os de constituio e instalao e outros, que devem ser rateados pelos diversos exerccios. A idia de custo pode ser mais restrita, no tocante ao objeto a que se refere, quando aplicada a um determinado processo produtivo, to somente, compreendendo uma s face de todo o processo a cargo da empresa. Finalmente, a noo de custo pode limitar-se a um s produto, dando origem ao chamado custo unitrio, ou, ao custo de uma unidade de produto ou servio prestado. Os custos da produo de bens e/ou servios, so formados pelos insumos (materiais, utilidades, embalagens e componentes - diretos e indiretos) e distribuio de renda (mo-de-obra e servios de terceiros) e so medidos pelo consumo. consumo.

4.1. Fases do Custo e sua Distribuio


O custo, desde o incio da sua formao, vai crescendo com o decorrer do tempo, at atingir a sua expresso final, no momento de sua recuperao atravs da venda. Na continuidade do tempo, o custo passa por diversas fases, dando origem, cada uma delas, a diversas figuras de custo, a saber: a) custo industrial; b) custo de distribuio e c) custo de administrao. Daremos nfase destacada ao item do custo industrial, em razo de precisarmos produzir o quadro de Custos Industriais Projetados que servir de base para o

CUSTOS INDUSTRIAIS Definio, objetivos, Objetivos da contabilidade custo, teorias de custo, custos variveis, custos totais, e custo marginal. clculo das Necessidades de Giro e apurao das Despesas de Custos dos Produtos Vendidos CPV. Abaixo, o fluxo do custo, com suas respectivas fases. 4.1.1 - FLUXO DAS FASES DO CUSTO TOTAL + CUSTO PRIMRIO Materiais Diretos Consumidos MD Mo-de-Obra Direta MOD Materiais Indiretos Consumidos Mo-de-Obra Indireta MOI Manuteno Mquinas / Equip. e Instalaes Ind. Depreciao > Imobilizado Produo Leasing > Imobilizado Produo Seguros > Imobilizado Produo Aluguis de Edificaes Industriais Servios de Terceiros Outros gastos com custos indiretos de produo

+ CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAO CIF / ou GIF

= CUSTO DA PRODUO INDUSTRIAL + CUSTO DE DISTRIBUIO Almoxarifado Depreciao > Imobilizado Almoxarifado Salrios, Fora e Luz, Utilidades, Materiais Diversos Comercializao > Imobilizado Produo Ordenados Fixos de Vendedores Comisses sobre Vendas de Vendedores Depreciao > Imobilizado Comercializao Leasing > Imobilizado Comercializao Telefone, Fora e Luz, Utilidades, Materiais Diversos Propaganda, Promoes, Marketing Outros

CUSTOS INDUSTRIAIS Definio, objetivos, Objetivos da contabilidade custo, teorias de custo, custos variveis, custos totais, e custo marginal. + CUSTO DE ADMINISTRAO Ordenados Administrativos Honorrios da Diretoria Depreciao > Imobilizado Administrao Leasing > Imobilizado Administrao Telefone, Fora e Luz, Utilidades, Materiais Escritrio Manuteno Despesas Financeiras s/ Emprst. Curto e Longo Prazos Outros

= CUSTO TOTAL

4.2. O Custo da Produo Industrial


So trs os elementos de custos de produo industrial: 1) Materiais e Componentes Diretos - MD; 2) Mo-de-obra Direta - MOD e 3) Gastos Indiretos de Fabricao - GIF. O Custo Primrio compreende aqueles custos que so conhecidos e apurados com exatido: Materiais e Componentes Diretos - MD e Mo-de-Obra Direta (MOD). ndices de consumo de (MOD). materiais e componentes e a aplicao dos quantitativos de homem/hora ao produto ou servio, respectivamente. Ateno: no aceito neste grupamento de custos, a incluso de outros insumos, ainda que diretos. diretos. Os custos de produo, quanto a sua forma de apropriao ao bem ou servio produzido, podem ser diretos e indiretos. indiretos. Custos Diretos compreende gastos com produo, que possam ser identificados diretamente com o bem ou servio a ser produzido e que, ainda, sejam passveis ter o seu consumo medido ou apurado com exatido. So formados por apenas dois elementos de custo: 1) Materiais e Componentes Diretos e 2) Mo-de-Obra Direta. custo:

CUSTOS INDUSTRIAIS Definio, objetivos, Objetivos da contabilidade custo, teorias de custo, custos variveis, custos totais, e custo marginal. 1) Materiais Diretos as matrias primas e componentes que podem ser identificadas diretamente com a manufatura ou fabrico do bem ou servio 2) Mo-de-Obra Direta entende-se por todo o trabalho que possa ser identificado especificamente como pertencente elaborao de um determinado bem ou servio exemplo: salrios de operrios que trabalham na transformao do material. Obs: Outros Insumos Diretos representa gastos com materiais e outros insumos diretos, no caracterizados como materiais primrios, tais como: materiais de embalagens, energia (consumida nas indstrias eletrointensivas - alumnio, zinco, cobre, celulose e papel etc.) e outros. Custos Indiretos CIF compreendem gastos industriais de fabricao que no podem ser imputados ou relacionados diretamente a produto especfico, por serem gastos comuns a vrios outros. Consiste, portanto num grupo de gastos, relacionados com o processo de produo, cuja atribuio ao bem ou servio de difcil alocao. Para alocar os CIF aos diversos produtos fabricados faz-se uso de esquemas especiais arbtrios, tais como critrios de rateios, estimativas etc. Exemplo: Materiais Indiretos Consumidos Mo-de-Obra Indireta MOI / Leasing de MOI Manuteno Maq., Equip. e Instalaes Depreciao > Imobilizado da Produo Leasing > Imobilizado da Produo Seguros > Imobilizado da Produo Aluguis de Edificaes Industriais Servios de Terceiros Outros gastos com custos indiretos industriais

CONTABILIDADE DE CUSTOS INTEGRADA E COORDENADA a) Significado e Entendimento Fiscal

CUSTOS INDUSTRIAIS Definio, objetivos, Objetivos da contabilidade custo, teorias de custo, custos variveis, custos totais, e custo marginal. De acordo com a legislao fiscal (Decreto-lei n 1.598/77, art. 14, e Parecer Normativo 06/79), somente as empresas que tenham a j referida contabilidade de custos que podero avaliar os estoques de produtos em processo e acabados pelo custo de produo por ela apurado. Em resumo, de acordo com a interpretao fiscal, sistema de contabilidade de custo integrado e coordenado com o restante da escriturao aquele: I - Apoiado em valores originados da escriturao contbil para seus insumos, quais sejam, matria-prima, mo-de-obra e gastos gerais de fabricao, fato esse que exige um plano de contas que segregue contabilmente os custos de produo, por natureza, das demais despesas operacionais. II - Que permite determinao contbil, ao fim de cada ms, do valor do estoques de matriasprimas e outros materiais, produtos em elaborao e acabados, o que requer: c) CONCLUSO Como se pode verificar, tais critrios so totalmente arbitrrios e no so, em princpio, aceitveis para fins contbeis e de elaborao de demonstraes financeiras pela Lei das S. A; sua imposio pelo fisco visa penalizar as empresas que no tenham contabilidade adequada de custos, pois, via de regra, tais critrios alternativos conduziro a uma supervalorizao dos estoques, gerando maior lucro e maior imposto de renda. Por esses fatos, no entramos em mais detalhes quanto sua forma de aplicao. A permisso do fisco de admitir que sejam lanados diretamente como custo os produtos vendidos, os bens de consumo eventual, cujo valor no exceda 5% do custp total dos produtos vendidos no exerccio social anterior, tambm no um procedimento que pode ser considerado como princpio contbil geralmente aceito. Nota do Autor: O critrio contraria princpios contbeis, mas o procedimento predominantemente adotado pela maioria das pequenas e mdias empresas, e, at mesmo, por grandes empresas - a despeito de possurem fichas controles e mapas de apurao de custos extra-contbeis para fins de acompanhamento gerencial.

CUSTOS INDUSTRIAIS Definio, objetivos, Objetivos da contabilidade custo, teorias de custo, custos variveis, custos totais, e custo marginal. 4.2.6.4 SISTEMAS DE CUSTEAMENTO Os custos de produtos em elaborao e acabados so geralmente determinados sob dois tipos bsicos de procedimentos ou sistemas de custeio: custeio: Por ordem Por processo Ambos os mtodos so perfeitamente viveis e aceitveis contbil e fiscalmente. O importante que um ou outro seja aplicado com base no custo por absoro e pelos custos reais incorridos.

4.2.6.4.1 - Custos por Ordem de Fabricao


o mtodo pelo qual os custos so acumulados para cada ordem, representando um lote de um ou mais itens produzidos. Sua caracterstica bsica identificar e agrupar especificamente os custos para cada Ordem de Produo - OP, os quais no so relativos a determinado perodo de tempo e nem foram obtidos pela mdia entre uma srie de unidades produzidas, como nos custos por processo contnuo. Este mtodo indicado para empresas que possuem um fluxo de processo produtivo intermitente, com o fabrico de bens e servios se intermitente, dando em etapas nas diversas divises ou departamentos da empresa e, necessariamente, envolvendo a montagem e/ou unio de peas, como por exemplo: fbrica de mveis, montadoras de veculos, metalrgicas que operam com o fabrico e montagem de pontes rolantes e esteiras transportadoras, indstrias de bens de capital mquinas e equipamentos, torres de transmisso de energia eltrica, ponte metlicas, empresas montadoras de produtos do setor eletro-eletrnico etc. etc. O mtodo de custo por ordem de fabricao, ou encomenda, deve ser usado quando as quantidades de produo so pequenas e feitas especialmente para determinados clientes (produo sob encomenda) ou, ainda, em operaes de produo nas quais os custos aplicveis podem ser, de maneira prtica e imediata, atribudos aos servios ou aos produtos em fabricao. Ao final das diversas etapas do processo produtivo, as OP acumulam o exato valor monetrio dos custos do bem ou lote de bens, ou de servios.

CUSTOS INDUSTRIAIS Definio, objetivos, Objetivos da contabilidade custo, teorias de custo, custos variveis, custos totais, e custo marginal. Assim, os custos acumulados pelo mtodo de ordem de produo, normalmente, so produo, os reais, nos casos de materiais e mo-de-obra direta, sendo que os gastos com custos indiretos de fabricao so normalmente apropriados por rateios para as diversas ordens de servio. Quando houver entregas parciais de uma ordem, podem ser utilizadas estimativas ou mdias parciais para apurar o valor de seu custo, que dever ser baixado ou diminudo da ordem que ainda est em processo.

4.2.6.4.2 - Custos por Processo


o mtodo mediante o qual os custos so acumulados por fase do processo produtivo, por operao ou por departamento, estabelecendo-se uma mdia de custo que toma por base as unidades ali processadas ou produzidas. O custeio por processo indicado para empresas possuidoras de processo de produtivo contnuo, tais como: de cimento, papel e celulose, petroqumica e derivados de petrleo e gs natural, produtos qumicos e outros semelhantes. Neste sistema os custos so normalmente apropriados por departamento ou seo de produo ou servio, com base em consumo, em horas despendidas, etc. Assim, os custos totais acumulados durante o ms (normalmente), de cada departamento, so divididos pela quantidade produzida, apurando-se os custos unitrios, e dessa maneira vo sendo transferidos aos custos do departamento seguinte, sendo finalmente transferidos para o estoque de produtos acabados. Os custos unitrios para cada fase do processo e para a produo acabada so determinados com base em controles ou apontamentos das quantidades processadas ou produzidas. O custo correspondente s unidades estragadas ou perdidas nas diferentes fases do processo normalmente absorvido pelas unidades efetivamente produzidas no mesmo perodo, desde que sejam perdas em nveis normais. Quando houver perdas no normais, seu custo no deve onerar as demais unidades mas, sim, ser lanado diretamente em resultados do exerccio. Quando a empresa tiver produo diversificada, ou seja, diversos tipos de produto, o sistema dever ser aplicado, segregando-se produto por produto.

CUSTOS INDUSTRIAIS Definio, objetivos, Objetivos da contabilidade custo, teorias de custo, custos variveis, custos totais, e custo marginal.

4.2.6.4.3 - CUSTO-PADRO E CUSTO REAL custo-padro no um sistema de custeamento mas, uma tcnica de predeterminao de custos
Custo-padro o mtodo de custeio por meio do qual o custo de cada produto predeterminado, antes da produo, baseado nas especificaes do produto, elemento de custo e nas condies previstas de produo. Assim, os estoques so apurados com base em custos unitrios / padro, registrando-se as suas diferenas em contas de variao. Tal tcnica tem por objetivo uma melhor anlise das operaes e possibilitar a identificao de ineficincias e perdas, como base para tomada de medidas corretivas para perodos seguintes. O custo-padro uma tcnica que pode ser adotada sob diversas formas, parcial ou totalmente, e por elementos de custo. O custo-padro mais utilizado por grandes empresas, com operaes de grande volume, com linhas de montagem de produtos que utilizam muitas peas, componentes, etc. O padro preestabelecido de custos deve ser revisado periodicamente, sempre que ocorrerem alteraes significativas nos preos dos materiais, nos salrios e no prprio processo de fabricao. Considerando que o custo-padro um valor "que deveria ser", no base para avaliao dos estoques para efeito de balano; por isso, utiliza-se tal sistema durante o exerccio, devido sua utilidade no planejamento e no controle das operaes, na avaliao de eficincia e no estabelecimento de preos de venda, retornando-se ao custo histrico ou real na data do balano. Por isso, as contas de variao devem ser proporcionalmente distribudas entre os estoques e o custo dos produtos vendidos. S se pode usar o Padro para balano se a diferena entre ele e o custo real for mnima.

CUSTOS INDUSTRIAIS Definio, objetivos, Objetivos da contabilidade custo, teorias de custo, custos variveis, custos totais, e custo marginal. Cabe aqui lembrar novamente as disposies da legislao fiscal. O Parecer Normativo CST n 06/79, ao tratar desse assunto, descreve que: "No caso em que a empresa apure custos com base em padres preestabelecidos (custo-padro), como instrumento de controle de gesto, dever cuidar no sentido de que o padro incorpore todos os elementos constitutivos atrs referidos, e que a avaliao final dos estoques (imputao dos padres mais ou menos s variaes de custos) no discrepe da que seria obtida com o emprego do custo real. Particularmente, a distribuio das variaes entre os produtos (em processo e acabados) em estoque e o custo dos produtos vendidos deve ser feita a intervalos no superiores a trs meses, ou em intervalo de maior durao, desde que no excedido qualquer um dos prazos seguintes: 1) o exerccio social; 2) o ciclo usual de produo, entendido como tal o tempo normalmente despendido no processo industrial do produto avaliado. Essas variaes, alis, tero de ser identificadas a nvel de item final de estoque, para permitir verificao do critrio de neutralidade do sistema adotado de custos sobre a valorao de inventrios." Como se verifica, a legislao fiscal aceita a manuteno de uma contabilidade ao custopadro, desde que: a) b) c) inclua todos os elementos de custo, ou seja, matria-prima, mo-de-obra e gastos os estoques fiquem avaliados ao que seria o custo real, mediante alocao da a distribuio das variaes anteriores seja feita no s no final do exerccio, mas

gerais de fabricao; variao correspondente entre o padro e o real aos estoques e aos produtos vendidos; durante o ano, em intervalos no superiores a um trimestre, exceto nos casos em que o ciclo de produo seja maior, o que no comum nas empresas industriais; d) as variaes de custo sejam identificadas a nvel de item final de estoque, ou seja, produto por produto. Essa nos parece ser uma tarefa difcil para as empresas que tenham grande diversidade de produtos. Todavia, o objetivo somente o de permitir a constatao de que no est havendo distores na apurao do lucro, decorrentes de

CUSTOS INDUSTRIAIS Definio, objetivos, Objetivos da contabilidade custo, teorias de custo, custos variveis, custos totais, e custo marginal. uma forma indevida de apropriao das variaes de custo entre os estoques e custo das vendas., caso se fizesse tal apropriao pela somatria global dos produtos com cargas diferentes de custos. Assim, damos por encerrada a reciclagem sobre os fundamentos e princpios tericos sobre custos, no que tange a sua apropriao aos bens e servios fabricados. Para a anlise financeira de projetos, precisaremos dos conceitos expostos e mais o conhecimento da natureza e comportamento desses custos, em relao aos quantitativos de volume de custos, produo e valores da receita total da empresa.

4.2.7 - CUSTOS FIXOS E VARIVEIS UMA OUTRA CLASSIFICAO DOS CUSTOS


Os custos e despesas diretas e indiretas (quanto a sua forma de alocao ou apropriao aos bens e servios produzidos), se relacionados ao volume de produo de empresa, so tambm, classificados em fixos e variveis. Notadamente, para a atividade, variveis. especfica, de elaborao, avaliao e anlise financeira de projetos econmicos, onde, dentre outros aspectos, se sensibilizam nveis diversos de produo e vendas, importa quantificar e dimensionar os variados ganhos de economia de escala. Para esse fim, os custos, tambm, escala. sero compartimentados em fixos e variveis. variveis. So classificados como variveis os gastos com custos e despesas que oscilam em funo do volume da atividade econmica. basicamente, so gastos variveis os custos diretos com materiais e componentes e indiretos materiais de embalagens; energia eltrica - a parcela denominada consumo e outros. O que caracteriza concretamente se o gasto varivel a sua proporcionalidade em relao ao volume de vendas. Fazemos questo de tratar, logo agora, um caso controverso para os estudiosos de Custos Industrias: o caso da Mo-de-Obra Direta. Esta, s e considerada varivel em atividades Esta, sazonais e especficas, onde o trabalhador seja remunerado por produo. Pode-se citar, como exemplos, as indstrias fabricantes de sapatos da cidade de Franca, em So Paulo, ou no Vale dos Sinos no RS. Vrias famlias de trabalhadores possuem equipamentos de costura e

CUSTOS INDUSTRIAIS Definio, objetivos, Objetivos da contabilidade custo, teorias de custo, custos variveis, custos totais, e custo marginal. servios em suas residncias e, assim, eventualmente e quando preciso, recebem volumes de encomendas dos fabricantes da regio a preos previamente estabelecidos. Tm-se, tambm, os casos para poca de safra na agricultura ou mesmo na de plantio, quando existe no setor o uso intensivo de Mo-de-Obra. Nos dois casos, contudo, vai sempre existir uma parcela de mo-de-obra direta que ser sempre fixa, por no se caracterizar como custo proporcional, mas, sim, fixo de natureza peridica e com valor conhecido a despeito de oscilaes para mais ou para menos no volume produzido. 4.2.7.2 Custos/ Despesas Fixas So classificados como fixos os gastos com custos e despesas que no oscilam em funo do volume da atividade econmica. So gastos fixos os custos indiretos de fabricao (excetos aqueles proporcionais) e mais o direto: mo-de-obra direta. direto: direta. O custo ou despesa para ser considerado fixo tem de ser, necessariamente, peridico e, ao mesmo tempo, de natureza no proporcional. no pode oscilar com a alterao de proporcional. volume. ATENO Jamais incorra no equvoco, ingnuo, de repetir, assim como tantos o fazem e fizeram: Todo custo direto varivel e todo custo indireto fixo. No faa isso fizeram: simplesmente porque no verdade! Est errado! Conforme como j tivemos a oportunidade de abordar. Lembre-se, apenas para ilustrar, o caso do racionamento da energia eltrica junho/2.001: se a sua cota fixa de demanda for de 200 Kwh. O que ultrapassar desse patamar, junho/2.001: custo varivel - com preo unitrio diferenciado, por volume de Kwh consumido Pelo quadro acima, constata-se que uma empresa, em qualquer nvel de produo permanece com as suas margens constantes: a margem de custo varivel (custo varivel total constantes: ou unitrio dividido pela receita total ou pelo preo de venda unitrio), que se manteve em 60% e a margem de contribuio (lucro varivel total ou unitrio dividido pela receita total ou unitria), que permaneceu em 40%. Por outro lado, verifique que o denominador da frmula bsica, para determinao da Receita Total no Ponto de equilbrio, nada mais do que a prpria margem de contribuio da empresa, observe: Denominador da Receita no PE: CV 1 - -------------

CUSTOS INDUSTRIAIS Definio, objetivos, Objetivos da contabilidade custo, teorias de custo, custos variveis, custos totais, e custo marginal. R Assim, fcil, tambm, fica depreender-se que o CV (custo varivel) representa, na verdade, um valor percentual qualquer da receita. Ou seja, se tratamos o R, como a receita total a ser encontrada, ou prpria unidade, ou os 100% de alguma coisa a ser encontrada, e, se, o custo varivel uma funo da Receita (at porque, este, s existir se houver receita), podemos ento afirmar que o CV = x% de R. Donde a frmula do Ponto de Equilbrio, para o caso de empresas multiprodutoras, poder, tambm, ser expressa da seguinte maneira: R = CV + CF CV = x% R ->> ->> R = x% R + CF substituindo esta varivel na frmula bsica, teremos: donde, R x% R = CF ou, ainda, R x% R = CF. CF.

Colocando-se o R em evidncia, fica: R(1 x%) = CF ou R = CF (1- x%). Se, x%, representa a margem de custo varivel, conforme constatamos na Tabela1 acima, podemos, tambm, afirmar que a expresso (1- x%), equivale a prpria margem de contribuio , Podemos, assim, escrever a frmula da Receita no Ponto de Equilbrio da seguinte maneira: R = CF Margem de Contribuio ou dividido pela Margem de Contribuio Percentual). R = CF MC% (Custo Fixo Total MC%

Consideraes Conclusivas:
Em qualquer situao que nos defrontarmos com dados de Receita e Custos Variveis de uma empresa ou atividade econmica, sejam estes obtidos de relatrios gerenciais, ou de demonstrativos contbeis, desde que sejam referentes a um mesmo perodo, poderemos determinar a Margem de Custo Varivel e, por complemento, a sua Margem de Contribuio Percentual (MC %). (MC Para encontrar o total da Receita no Ponto de Equilbrio, bastar ento levantarmos o valor dos Custos Fixos, para este mesmo perodo e aplicar a frmula. Da mesma maneira, se tivermos em mos os dados de Preo de Venda unitrio ( R ) e Custo Varivel Unitrio ( CVu ), poderemos ter, de imediato, a margem de contribuio praticada pela empresa, bastando, para isto, obter o resultado da diviso: CVu R. e, posteriormente, a aplicar a frmula bsica. R. Na prtica, o tcnico vai se defrontar com trs situaes tpicas de aplicaes de frmulas do Ponto de Equilbrio, a saber: a) para o caso de empresas monoprodutoras - fabricantes de um nico produto:

CUSTOS INDUSTRIAIS Definio, objetivos, Objetivos da contabilidade custo, teorias de custo, custos variveis, custos totais, e custo marginal. necessitaremos, portanto, de saber o preo unitrio de venda, alm do custo varivel unitrio e a totalidade dos custos fixos, em valores absolutos.

Obs: Ateno para o detalhe de que o R a que se refere o 1 termo da equao a incgnitas a Obs: qual estamos procurando (a Receita no Ponto de Equilbrio) enquanto que as variveis do denominador da equao so as variveis colhidas de relatrios gerenciais ou Demonstrativos. Contbeis / Patrimoniais, por exemplo: Preo Unitrio = $ 200; Custo Varivel Unitrio = $ 120; Custo Fixo = $ 50.000. Para o caso de empresas multiprodutoras - fabricantes de vrios produtos: - quando estabelecemos variveis que sejam funes diretas e proporcionais da Receita que se quer encontrar, seja o exemplo: b) para o caso da empresa que produz vrios produtos e, naturalmente, pratica preos e margens de contribuies percentuais diferenciados, assim, como o na maioria das empresas, informamos que o critrio mais exato e utilizado para encontrar-se a sua margem de contribuio calcular-se a Receita Total, no Ponto de Equilbrio, via mdia ponderada, das exepeimrdo o tcnico tem de dispor dos quantitativos de produo e vendas dos diversos produtos ou linhas de produtos abrangentes a empresa no mbito do projeto de investimento em elaborao ou anlise, bem com a evoluo da capacidade instalada a ser alcanada na srie projetada. Segue quadro ilustrativo: Em seguida, teremos de elaborar o quadro memria, ou de entrada de dados. A preocupao nos blocos seguintes : listarmos os itens principais de materiais, diretos e indiretos, que iro : compor o Custo Varivel Unitrio. Subseqentemente gerado o quadro de insumos, por itens de materiais variveis, tambm dividido em diretos e indiretos totalizando 15 itens. Os consumos, multiplicados pelos preos unitrios dos itens correspondentes resultaro no valor do gasto, em $, por item de material. Num outro bloco, listaremos as rubricas principais de custos fixos.

You might also like