You are on page 1of 3

Entre as diversas medidas colocadas em prtica visando reduzir os efeitos e possibilitar a sada da crise pelas economias americana e europia,

se incluem pacotes dos governos, taxas de juros, polticas institucionais, o socorro do FMI, entre outros.

A crise do subprime considerada a crise mais grave e profunda desde a Grande Depresso em 1929. Mas o FED, assim como os outros Bancos Centrais, vem atuando de maneira pragmtica, injetando liquidez nos mercados por diversos meios, o que ajudou a dissipar, pelo menos a curto prazo consequncias temerosas.

Nos EUA, o Federal Reserve, Banco Central americano, e bancos centrais ao redor do mundo tm tomado medidas para expandir a oferta monetria, tentando evitar o risco de uma espiral deflacionria, em que os salrios mais baixos e maior desemprego levar a um declnio de autoreforo no consumo global. Alm disso, os governos aprovaram grandes pacotes de estmulo fiscal, por meio de emprstimos e os gastos para compensar a reduo na demanda do setor privado causado pela crise. Os EUA executou dois pacotes de estmulo, totalizando quase US $ 1 trilhes durante 2008 e 2009.

Sem um governo comum e precisando de um consentimento unnime para fazer mudanas polticas, mesmo que estas sejam modestas a Europa vive um pesadelo, enfrentado pelos pases que compartilham o euro. O euro utilizado por mais de 330 milhes de pessoas em 17 pases, sendo eles, ustria, Blgica, Chipre, Estnia, Finlndia, Frana, Alemanha, Grcia, Irlanda, Itlia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Portugal, Eslovquia, Eslovnia e Espanha.

Os EUA tem certa vantagem quando comparado a Europa, particularmente do sul da Europa, onde a regulamentao pesada, protees trabalhistas excessivos e governo ineficaz produziram economias anmicas. Os americanos ainda tem seguro de depsito para impedir corridas bancrias, como quem est comeando na Grcia e em Espanha. Alm disso, os EUA no vive o pesadelo vivido pelos 17 pases que compartilham uma moeda comum.

Os reguladores europeus introduziram regulamentos para os bancos, que tiveram como consequncia: o aumento dos ndices de capital, limites de alavancagem, a definio estreita de

capital (para excluir dvida subordinada), o risco de contraparte limite, e novas exigncias de liquidez, apesar de no resolver o problema de falhas de risco-ponderaes. Inevitavelmente os grandes bancos sofreram perdas de notao.

O emprstimo aos pases em crise, como a Itlia e a Grcia para que essa no precisasse fazer o crescimento recuar, seria uma soluo de curto prazo. O crescimento no vir apenas de emprstimos e gastos do governo, ou de emprstimos e gastos das famlias, atitudes que esto sendo tomadas. Ela precisaria vir da produo de bens que outras pessoas queiram comprar. Diversas instuies financeiras tiveram suas carteiras de crdito muito comprometidas, assim colocando bancos e, por consequncia, todo o sistema financeiro sob forte presso.

A interveno do estado foi uma espcie de ideologia adotada para tentar sair dessa crise. Por todo o mundo, os pases anunciam pacotes de bilhes de dlares, destinados a empresas privadas, disponibilizao de crdito para consumidores e investidores, investimento em infra-estrutura, corte de impostos, entre outros.

Centro da crise, os Estados Unidos foram o primeiro pas a editar um grande pacote de resgate econmico, j alcanando a cifra do trilho, fosse para socorrer instituies financeiras, tentando diminuir os danos; ou para compra de dvidas relacionadas a hipotecas e ativos, ou at a aquisio de ativos ligados divida de consumidores, visando a garantia de crdito.

O FED tambm est agindo nos juros, tentando abaixar a taxa bsica destes juros, tambm criando novas facilidades de crdito. Na Unio Europeia, tambm ocorreu a reduo das taxas de juro.

A Unio Europeia no foi to gil quanto os Estados Unidos, mas tambm tentaram contornar a situao, pelo menos a curto prazo. Os pases participantes tentaram adotar um plano conjunto, e buscaram o corte de juros por bancos centrais, tentar reconquistar a confiana do mercado, aumentando a liquidez, refinanciando os bancos e investindo em infra-estrutura.

Concluso:

O mundo no conseguir sair dessa profunda crise to cedo. No existe uma soluo simples. necessrio pensar longo prazo para tentar contornar uma das crises mais grave do capitalismo.

O consagrado autor Raghuram Rajan aponta a austeridade fiscal e o corte de gastos para estimular as economias americanas e europeias. J Paul Krugman, a utilizao de estmulos fiscais e monetrios. A principal diferena entre Krugman e Rajan o tempo. Enquanto Krugam aponta ao longo do tempo, Rajan acredita que precisa ser agora, para depois poder buscar um crescimento sustentvel.

De acordo com Rajan, a austeridade no cria crescimento em si, mas alguns pases, agora, s tem como soluo a austeridade, ao menos que algum esteja disposto a financi-los. Na Europa, a Alemanha est relutante em continuar financiando Portugal, Espanha, Grcia, entre outros pases, por muito tempo. O problema central na Europa e nos EUA que o crescimento gerado por meio das dvidas no sustentvel, depende de que algum continue a financiar. S sairemos dessa crise reconhecendo isso, como tambm, que precisamos de novas fontes de crescimento. A principal diferena entre Krugman e Rajan o tempo. Enquanto Krugam aponta ao longo do tempo, Rajan acredita que precisa ser agora, para depois poder buscar um crescimento sustentvel.

Segundo o ex-economista-chefe do FMI no livro Fault Lines, seria necessrio encontrar uma fonte de crescimento sustentvel, seja nos pases industrializados ou nos mercados emergentes. , claramente, o maior problema, mas em vrios pases ainda no houve mudana no padro de crescimento, resolvendo isso, poderamos ter o problema solucionado.

You might also like