You are on page 1of 7

SISTEMA NERVOSO CENTRAL

O crebro dividido em dois hemisfrios, ligados pelo corpo caloso

O sistema nervoso central responsvel por receber e processar informaes. Ele constitudo de encfalo e medula espinhal, protegidos por crnio e coluna vertebral, respectivamente.

Ambas as estruturas so reforadas por trs lminas conjuntivas, denominadas meninges. So elas a dura-mter, aracnoide e pia-mter. H entre as duas ltimas, a presena de um lquido: o lquor, responsvel pela nutrio do SNC (sistema nervoso central) e pela minimizao dos possveis traumas causados por choques mecnicos.

ENCFALO O encfalo constitudo de crebro, cerebelo, e tronco enceflico, esse ltimo formado pelo mesencfalo, ponte e bulbo raquidiano.

Crebro O crebro constitudo pelos hemisfrios cerebrais (telencfalo) e diencfalo. Estes primeiros so unidos pelo corpo caloso: uma estrutura constituda de fibras nervosas. Em cada uma dessas duas regies existem divises de determinadas reas, delimitadas por sulcos mais profundos: os lobos frontais, parietais, temporais e occipitais. Estes se do aos pares (um em

cada hemisfrio), e cada tipo coordena uma funo especfica - como a audio, ligada aos lobos temporais.

A regio mais externa do crebro denominada crtex cerebral, rico em corpos de neurnios e, em razo de sua tonalidade, era denominado substncia cinzenta. O crtex possui reas sensoriais, motoras e associativas (interpretao de sensaes e elaborao de planos de ao). A regio mais interna do crebro, rica em dendritos e axnios, geralmente revestidos por mielina, a substncia branca, que leva informaes ao crtex, e recebe dele instrues acerca do funcionamento do corpo. As mensagens sensoriais, exceto olfativas, passam antes pelo tlamo. Outra estrutura, localizada sob o tlamo, o hipotlamo, que ativa glndulas produtoras de hormnios e exerce um papel muito importante em relao homeostase do organismo. H, ainda, o epitlamo. Formado basicamente pela glndula pineal, responsvel pelo controle dos ciclos circadianos, influenciando diretamente em nosso relgio biolgico; e produz a melatonina. Tlamo, hipotlamo e epitlamo constituem o diencfalo.

Cerebelo O cerebelo coordena os movimentos e a postura corporal, mantendo nosso equilbrio e

permitindo com que faamos determinadas tarefas, como andar de bicicleta. Isso s possvel porque ele recebe diversas informaes do encfalo e medula espinal. Tambm possui substncia cinzenta externa e substncia branca, internamente. Tronco enceflico

O mesencfalo recebe e coordena informaes relativas ao tnus muscular e postura corporal. , tambm, responsvel pelos reflexos visuais e auditivos. A ponte tambm auxilia em relao ao tnus muscular, postura e equilbrio. Alm disso, controla a respirao e coordena a movimentao do corpo, inclusive dos olhos e pescoo. O bulbo raquidiano, tambm chamado de medula oblonga, participa de processos vitais, como respirao, batimentos cardacos e vasoconstrio. O tronco enceflico formado apenas por substncia branca.

MEDULA

A medula espinal se localiza em nossas vrtebras, na regio onde estas so perfuradas. Ao contrrio do crebro e cerebelo, a camada cinzenta da medula encontra-se mais interna que a camada branca. Ela quem recebe primeiramente as informaes transmitidas das mais diferentes regies do corpo, para depois encaminh-las para o encfalo. Da mesma forma, as informaes oriundas deste passam por ela, para depois serem conduzidas s regies especficas. Alm disso, a medula responsvel por reflexos rpidos em resposta a situaes de emergncia, como retirar imediatamente a mo da tomada ao receber choque. Tudo isso acontece nesta regio graas aos trinta e um nervos espinhais que contm.

Por Mariana Araguaia Graduada em Biologia Equipe Brasil Escola

CONCEITO DE NEURNIOS E NERVOS

Nervo ptico (seta)

O sistema nervoso perifrico constitudo de nervos, gnglios e terminaes nervosas. Ele responsvel pela conduo de estmulos ao sistema nervoso central ou de emisso de respostas, em rgos especficos. Fibras nervosas e tecido conjuntivo formam os nervos, que so os responsveis pela transmisso de impulsos, do ou para o SNC (sistema nervoso central). So respectivamente: fibras sensoriais (ou aferentes); e fibras motoras (ou eferentes). As primeiras levam impulsos de clulas sensoriais para o SNC; e as segundas, so responsveis por destinar os impulsos do SNC para os msculos. Aferente ou Sensitivo: Nervo que leva informao dos receptores ao SNC. Eferente ou Motor: Nervos que conduzem respostas voluntrias ou involuntrias dos centros nervosos para o tecido muscular ou para glndulas viscerais

. Nervos se distribuem por todo o corpo a partir da medula espinal (31 pares de nervos espinais, ou raquidianos); ou do encfalo (12 pares de nervos cranianos). Nervos raquidianos se ligam a clulas sensoriais e, tambm, a msculos do corpo. Esses possuem duas razes, sendo a de regio ventral constituda de fibras motoras, e a de regio dorsal, de fibras sensoriais. Dessa forma, estes 31 pares so considerados nervos mistos. Leses provocadas na raiz motora, por exemplo, podem fazer com que o indivduo tenha paralisia sem, no entanto, perder a sensibilidade. J no caso de leses na raiz sensorial, pode haver perda de sensibilidade sem, no entanto, haver alteraes no tnus muscular.

Nervos cranianos so ligados a rgos do sentido e msculos, principalmente aos da cabea. Alguns deles possuem dilataes resultantes de um acmulo de neurnios: os gnglios nervosos. Por Mariana Araguaia Graduada em Biologia Equipe Brasil Escola

You might also like