You are on page 1of 63

[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas]

Pgina 1

NOME ALUNO:___________________________________________
AULA 1 AS CONSEQUENCIAS DO PECADO AULA 2 O NOVO NASCIMENTO AULA 3 O PRIMEIRO E O ULTIMO ADO AULA 4 A CERTEZA DA SALVAO AULA 5 5 HBITOS PARA SER UM CRISTO FORTE (1 PARTE) AULA 6 - 5 HBITOS PARA SER UM CRISTO FORTE (2 PARTE) AULA 7 TEMPO A SS COM DEUS AULA 8 VENCENDO COM A PALAVRA AULA 9 LIDANDO COM O PECADO TEMOR DE DEUS E ARREPENDIMENTO GENUINO AULA 10 BATISMO NAS GUAS AULA 11 BATISMO NO ESPRITO SANTO AULA 12 O SEGREDO DA PROSPERIDADE AULA 13 INTRODUO A AUTORIDADE ESPIRITUAL AULA 14 INTRODUO E BASE BBLICA PARA CLULAS AULA 15 RAZES E BENEFCIOS DAS CLULAS AULA 16 7 CDIGOS GENTICOS DE UMA CLULA SAUDVEL (1 PARTE) AULA 17 7 CDIGOS GENTICOS DE UMA CLULA SAUDVEL (2 PARTE) AULA 18 AS 5 FUNES DA CLULA AULA 19 A IMPORTNCIA DE UM DISCIPULADO DE QUALIDADE AULA 20TRS NVEIS DE RELACIONAMENTO COM JESUS

DO

DATA ASS. PROFESSOR

[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas]

Pgina 2

PARTICIPAO Amado Participante, Voc iniciar um mergulho na Palavra de Deus atravs deste Manual de Ensino, que ir auxili-lo na sua vida espiritual. Ter oportunidade de fazer reflexes sobre suas decises e conhecer um pouco mais do propsito de Deus para a sua vida. Este Manual de Ensino composto de mdulos, que sero facilitados em 20 encontros. fundamental que voc se prepare para receber os ensinos e realize as atividades propostas, o que facilitar a sua prtica crist.

[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas]

Pgina 3

CONSEQUNCIA DO PECADO

Deus, ao criar o mundo adotou princpios espirituais de natureza e valor eternos. Tanto estes princpios, como quem os criou, so puros e perfeitos. Por essa razo tambm, esses princpios so inviolveis. Pelo fato do homem ter cado em pecado, entre ele e Deus estabeleceu-se uma fronteira, uma barreira enorme: a fronteira que nosso pecado faz separao entre ns e nosso Deus (Isaas 59:2). Ao criar o homem, Deus buscou nele um amigo, um filho, um herdeiro, para tudo aquilo que Ele mesmo possui. Mas aprouve a Deus dotar o homem de um poder pessoal de deciso. Assim Ele poderia interagir e relacionar com Seu criador. Todo mundo responsvel pelo seu prprio pecado.
Rm 14:12 Assim, pois, cada um de ns dar contas de si mesmo a Deus

Todos ns pecamos e ns preferimos amar a ns mesmos a buscar um Deus amoroso. Deus quer que abandonemos nosso pecado e vivamos para Ele.
Ez 18:21-23 Mas, se o perverso se converter de todos os pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e fizer o que reto e justo, certamente, viver; no ser morto.

O homem escolheu pecar contra a vontade de Deus. Deus sabia as conseqncias daquela escolha, mas, mesmo assim, deu ao homem o direito de escolher. Hoje ns ainda temos uma escolha: ou permanecemos em nosso pecado, e assim continuamos separados de Deus, ou aceitamos a Jesus como nosso Salvador e Senhor. O homem pecou e distanciou-se de Deus. A partir da, uma srie de situaes novas passaram a ocorrer com o ser humano, afetando diretamente os rumos da humanidade.
_ DEUS SANTO ____ __

____________________________ HOMEM PECADOR

[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas]

Pgina 4

PRINCPIOS ESPIRITUAIS No mundo h leis espirituais Assim como h leis que governam o mundo fsico, tambm h leis que governam o mundo espiritual. Estas so leis que governam o relacionamento entre as pessoas e Deus. Quando essas leis so quebradas vm imediatamente s conseqncias. Foi o que aconteceu no princpio com Ado e Eva. Ao pecarem atraram sobre suas vidas males terrveis. Entre esses males, por exemplo, perderam a comunho com Deus. Como conseqncia, seus corpos ficaram sujeitos a enfermidade, corrupo fsica e morte tanto espiritual como fsica. Toda raa humana tambm foi afetada, Ado e Eva eram representantes legais de toda a raa humana. Todo o homem pecador, porque todos pecaram, e por isso precisa de arrependimento. (Eu tambm sou pecador e preciso de arrependimento!) O que faz de uma criana inocente uma criatura pecadora no o primeiro ato pecaminoso praticado, e sim a natureza pecaminosa com a qual ela nasceu. E, ao pecar, ela est simplesmente expressando a tendncia rebelde dessa natureza.
Salmos 51:5 Eu nasci na iniqidade, e em pecado me concebeu minha me.

O ser humano essencialmente pecador, visto que sua vida centralizada no ego, em vez de centralizar-se em Deus. Tendo o ego como o centro de seus desejos e intenes, a vontade humana inclina-se para agradar e satisfazer-lhe os desejos e caprichos. Dessa forma agindo sob a influncia e controle dessa natureza egosta com a qual nascemos inevitavelmente pecaremos contra Deus.
Romanos 3:23 23 Porque todos pecaram e destitudos esto da glria de Deus, 24 sendo justificados gratuitamente pela sua graa, pela redeno que h em Cristo Jesus,

O pecado no s desagrada a Deus, mas tambm separa as pessoas da glria que Ele queria que tivessem. Isso mostra a natureza destrutiva do pecado. O pecado separa o homem de Deus. Deus santo e o homem pecador. Um grande abismo os separa. O homem est tentando continuamente alcanar a Deus e a vida abundante, e cruzar esse abismo de separao mediante seus prprios esforos: a religio, a moral, a filosofia, as boas obras...

[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas]

Pgina 5

__________DEUS SANTO

____ __

______________________________ HOMEM PECADOR

A SOLUO DE DEUS PARA O HOMEM Deus procurou entre os homens, um homem justo, que pudesse como representante da raa humana no dar lugar ao diabo, que vivesse uma vida de santidade e que resgatasse a autoridade perdida, e Deus no encontrou um justo, nem um se quer, mas Deus resolveu esse problema tornando-se um homem.
Joo 1:1 No princpio era o verbo e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus e o verbo se fez carne e habitou entre ns cheio de graa e de verdade e vimos sua glria, como a glria do unignito do Pai Joo 3:16 Deus amou ao mundo de tal maneira. Teve imensa compaixo que enviou Jesus para salvar o mundo. Deu o seu filho para que todo que nele crer no perea, mas tenha a vida eterna.

Jesus ofereceu sua vida como sacrifcio para salvar-nos da culpa, das conseqncias e do poder do pecado. Deus no pode ter nenhuma relao com uma pessoa que pecou, ainda que uma nica vez, porque Ele santo. Ele proveu um modo para que nosso pecado seja destrudo de uma vez. Se aceitarmos essa proviso, ento Deus pode vir relacionar-se conosco novamente. Esta a razo que fomos criados por Ele. por isso que nossos coraes sentem-se vazios quando no temos nenhum relacionamento com o verdadeiro Deus. Deus quer que o conheamos que saibamos a sua vontade para ns e que por amor a Ele, estejamos preparados para cumprir o maravilhoso propsito que Ele tem para ns. Ele quer que nos tornemos seus filhos. Para isso primeiramente nossos pecados devem ser perdoados. em seguida, a natureza pecadora com que ns nascemos deve morrer, atravs do novo nascimento (Joo 3:6). Somente assim teremos uma nova natureza e poderemos conhecer a Deus e desfrutar de Sua comunho.

[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas]

Pgina 6

___DEUS SANTO ____ __

__________________________ HOMEM PECADOR

Sem Jesus o ser humano est condenado destruio eterna, pois todos pecaram e destitudos esto da glria de Deus.

[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas]

Pgina 7

NOVO NASCIMENTO

Quem pode dizer: Purifiquei o meu corao, limpo estou de meu pecado? (Provrbios 20:9). Se Jesus houvesse falado a Zaqueu, que era ladro, ou a Madalena, que era pecadora, ou ao ladro pregado ao lado da cruz: o que no nasce de novo no pode ver o reino de Deus, facilmente se conceberia a idia de que evidentemente so os maus, que necessitam de um novo nascimento. Mas, na realidade, no foi assim: Ele falou isso a Nicodemos, um homem que ensinava a lei, orava duas horas ao dia, jejuava duas vezes por semana e era zeloso da doutrina, por isso no tem qualquer fundamento idia de o homem reformar-se a si mesmo. O novo nascimento no gerado por uma atitude intelectual, mas obtido de uma maneira espiritual. Em Atos 10 mencionada a histria do centurio Cornlio, um homem piedoso e temente a Deus com toda a sua casa e que ajudava muitas pessoas, de contnuo orava a Deus- mas Deus enviou Pedro para mostrar-lhe como ser salvo (o homem no salvo pelas obras, mas as boas obras acompanham a pessoa salva por Jesus que o nico caminho). Se fosse por nossas obras, por que Jesus teria que morrer por ns? No teria sentido pagar tamanho preo! (Efsios 2:8) Deus sempre vai criar oportunidades para termos um encontro com Ele, o grande problema que muitas vezes o homem se acha muito justo.

QUEM PROPICIA O NOVO NASCIMENTO Jesus Cristo declarou: E conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertar. A Verdade Jesus; Ele mesmo disse: Eu Sou o caminho, a Verdade e a Vida. Esse novo nascimento produzido diretamente pelo Esprito Santo, que, atravs da f, gera o esprito de vida no novo crente. Independentemente de sua condio, todo homem precisa de um novo nascimento. No podemos reformar-nos a ns mesmos. O novo nascimento produzido por meio da Palavra e do Esprito Santo.

[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas]

Pgina 8

Somente atravs do novo nascimento, o homem pode sair da escurido para a luz, do pecado para a santidade. O novo nascimento alcanado atravs da f. Devemos conceber em ns mesmos a idia do homem novo, a morte para o velho homem. O que o homem precisa fazer para triunfar sobre o pecado e nascer de novo? 1. Arrepender-se de seus pecados ( Atos 2:37-38) 2. Cr no Senhor Jesus (Atos 16:31) 3. Receb-lo como Senhor (Joo 1:12) A partir da devemos viver sem pecado, pois amamos a Deus (I Joo 3:9). Pela redeno do ltimo Ado somos perdoados. Se pecarmos temos um advogado, (I Joo 2:1). Mesmo que a pessoa continue com a mesma aparncia fsica, os mesmos pensamentos, ela j nova criatura. Assim como um beb nasce e cresce, tambm agora falta voc crescer espiritualmente para poder experimentar o sucesso e o xito em tudo! (Efsios 4:13-15) Em Lucas 6:46-49, Jesus descreve dois modos de construir: sobre a areia ou sobre a rocha. Muitas pessoas, inclusive muitos crentes, esto construindo suas vidas em fundaes instveis. A Palavra de Deus a nossa rocha (alicerce) para construirmos nossa vida, se tentarmos construir algo longe dessa verdade, ento o dia (o dia do juzo) trar isso para luz.

[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas]

Pgina 9

O PRIMEIRO E LTIMO ADO

A HERANA DO PRIMEIRO ADO J nascemos pecadores por causa do pecado de Ado (Romanos 5:12). Ele foi o primeiro ser humano a ser criado, portanto foi o primeiro representante de toda a raa humana, o seu pecado afetou a todos que estavam representados nele. Por causa do seu pecado o ser humano nasce com a raiz interna de todos os pecados ( Salmos 51:5). Por causa da transgresso de um homem, todos conhecemos a morte. Em I Corntios 15:22 diz: em Ado todos morreram Isso refere-se a 100% da humanidade: todos fomos feitos pecadores e por isso todos experimentamos a morte. Ado foi colocado como nosso pai, significa uma categoria de parentesco que a ningum dado o direito de escolha. A morte espiritual um fato pelo qual todo ser humano passa; a vida eterna, pelo contrrio, s experimentada por todos que optarem que queiram receber Jesus em suas vidas.

1. JESUS VEIO NOS TRAZER REDENO


Redeno o ato de uma pessoa rica ir a uma feira de escravos e pagar a carta de alforria de algum escravo, dando-lhe a liberdade. Ado entregou a autoridade sobre a terra, ao diabo, entregou o ser humano em suas mos ao pecar, todos se tornaram escravos do pecado, escravos do diabo, Jesus pagou o preo da redeno. Ele teve todas as oportunidades de pecar, em tudo foi tentado, mas no pecou, morreu pelo pecado de todos, para resgat-los do pecado e do domnio do diabo. A divida foi paga e Jesus pagou alto preo (I Pedro 1:18-19). Com esta redeno ou resgate, Jesus cancelou todo argumento do diabo contra ns (Romanos 8:1).

[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas]

Pgina 10

2. JESUS NOS JUSTIFICA DIANTE DE DEUS


Ser justificado diante de Deus como se jamais tivssemos sido injustos e pecadores, ( Romanos 5:1-2) e (Isaas 43:25).

3. APS A DECISO DE ACEITAR JESUS COMEA O PROCESSO


DE SANTIFICAO (I Pedro 1:14-16) Jesus espera que sejamos santos, que o pecado no tenha mais domnio sobre ns. O pecado a partir dessa nova realidade deve ser acidente e no hbito, uma vez que a natureza pecaminosa j foi arrancada de ns e fomos regenerados pela Palavra de Deus (Romanos 6:18).

[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas]

Pgina 11

CERTEZA DA SALVAO

Voc j se arrependeu de seus pecados? J recebeu Jesus como seu Salvador e Senhor? Se for assim, ento voc pode e deve mesmo ter certeza da sua salvao. J aprendemos que a salvao por meio da f em Cristo Jesus (a ponte que nos liga a Deus). 1. A salvao no depende de suas emoes, mas sim, do que diz a Palavra de Deus. Aquele que cr no Filho tem a vida eterna; mas aquele que no cr no Filho no ver a vida Joo 3:36. 2. Porm voc ainda no perfeito em todas as suas aes. S Jesus perfeito em todas as suas aes. Ser que mesmo assim voc pode ter certeza de sua salvao? 3. Jesus nos salva no com base na nossa perfeio, mas com base na Sua graa. Porque pela graa sois salvos, por meio da f, e isso no vem de vs; dom de Deus. No vem pelas obras, para que ningum se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andssemos nelas. (Efsios 2:8-10)

Voc salvo pela graa de Deus mediante a f em Jesus. Quando tiver a verdadeira f, as obras vm automaticamente.
[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas] Pgina 12

(Romanos 3:20-24; Romanos 4:1-4) 4. Tendo a certeza da salvao voc tem mais fora para resistir tentao e vencer s tribulaes. A alegria em saber que salvo supera o poder da tentao e vence a tristeza da tribulao. Amados agora somos filhos de Deus, e ainda no manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele; porque assim como o veremos. E qualquer que nele tem esta esperana purifica-se a si mesmo, como tambm Ele puro, (I Joo 3:2-3). 5. Se voc no souber nadar, no pode salvar aquele que est se afogando. Voc tambm no pode ganhar almas para Jesus se no tiver a certeza da sua salvao. Uma vez que voc salvo, vai querer a salvao dos outros. (Joo 1:40-42)

[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas]

Pgina 13

CINCO HBITOS PARA SER UM FORTE CRISTO (parte 1)


PALAVRA DE DEUS

1.

As pessoas de fora sempre associam os crentes com Bblia. Isso na verdade muito bom. Mas alguns tambm dizem que a Bblia apenas desodorante de crente. E por qu? Simplesmente porque alguns apenas a carregam debaixo do brao, mas pouco lem, e usam como uma espcie de amuleto. Se voc deseja crescer em Deus, voc precisa tomar a Palavra de Deus de maneira prtica, porque Toda a Escritura inspirada por Deus e til para o ensino, para repreenso, para correo, para a educao na justia, a fim de que todo o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra (II Tim. 3:16-17). Mas para isso voc precisa conhec-la. Ns conhecemos a Palavra de Deus de cinco formas:

Compare os cinco mtodos de aprendizado bblico aos cinco dedos de sua mo. Se voc segurar a Bblia com apenas um ou dois dedos, fcil deix-la cair. Mais se usar mais dedos, voc segura a Bblia com mais fora.

[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas]

Pgina 14

Isso tambm se aplica espiritualmente. Quando a pessoa decora, estuda, l, e ouve a Palavra, e medita sobre ela, seu domnio da Bblia se torna firme e parte de sua vida. Assim como o polegar necessrio em combinao com qualquer um dos dedos para completar o ato de segurar, a meditao combinada com a atitude de ouvir, ler, estudar e memorizar essencial para uma plena compreenso da Palavra de Deus

OUVIR A maneira como recebemos f ouvindo a Palavra de Deus: De sorte que a f vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus, (Romanos 10:17). Portanto ouvir a Palavra de Deus vital. por isso que voc precisa ir ao culto todas as semanas. Quando voc vai ao culto e ouve a Palavra, esta Palavra gera f em voc para vencer o mundo e capacit-lo para servir a Deus no seu dia-a-dia. O problema de ouvir que retemos apenas 25% no mximo do que ouvimos. Mas voc pode melhorar o seu ouvir, praticando o que voc ouve retemos (80% ou mais). Tornai-vos, pois, praticantes da Palavra e no somente ouvintes, enganando-vos a vs mesmos (Tiago 1:22) LER A ordem de Deus que voc leia a Palavra todos os dias da sua vida. Deuteronmio 17:19 d trs razes para lermos a Palavra: para aprender a temer o Senhor, para guardar a Palavra e para pratic-la. Paulo aconselhou a Timteo At que eu v, aplica-te leitura (I Tim. 4:13) Joo diz que os que lem e ouvem so bem aventurados: Bem aventurados aqueles que lem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas (Apocalipse 1:3). Quando estamos lendo a Bblia estamos em contato com o prprio Deus (Joo 1:1). Muitos crentes nunca leram a Bblia toda, isto mostra o lugar que a Palavra de Deus ocupa na vida deles. (Ela a carta de amor de Deus para ns)! ESTUDAR
[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas] Pgina 15

Se desejarmos reter mais da Palavra de Deus, precisamos estudla. (Retemos cerca de 50% do que estudamos) A Palavra de Deus diz que os nobres estudam e investigam a Palavra, mas os simples apenas ouvem. (Atos 17:11) Alm disso, o objetivo do estudar da Palavra que voc possa apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que no tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da verdade (II Timteo 2:15).

MEMORIZAR O grande valor da memorizao que guardamos 100% daquilo que memorizamos. Quando voc enche assim a sua mente com a Palavra de Deus, o seu modo de pensar comea a mudar. Ningum cai no pecado se a sua mente estiver cheia da Palavra de Deus. No corao tem ele a lei de Deus e seus passos no vacilaro (Salmos 3731) Guardo no meu corao as tuas palavras para no pecar contra ti (Salmos 119:11). Pela memorizao, guardamos a Palavra nas tbuas do corao, com isso temos os textos bblicos no momento em que dela precisamos. (Ex: Jesus). MEDITAR Dos canais pelos quais fluem as bnos do Senhor at os homens, a meditao na Palavra de Deus talvez o mais negligenciado pelos cristos de hoje. Meditar o processo espiritual e mental de estudar os textos bblicos de tal maneira que eles se tornem parte ativa em nossa vida. Duas das mais extraordinrias promessas de Deus esto condicionadas meditao. (Salmos 1:2-3 e Josu 1:8). Mas o que meditar? Meditar no ficar com a mente vazia, sem pensar em nada, como ensinam as seitas orientais. Meditar um pensamento prolongado, dirigido par um nico objetivo, como o ruminar da vaca ela come e depois traz de volta a comida para ser mastigada novamente, extraindo, assim o mximo possvel de nutrientes do alimento. (Falaremos mais sobre isso na lio TSD)
2. ORAO

[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas]

Pgina 16

As promessas sobre orao esto entre as mais sensacionais de toda a Bblia. Jesus disse: Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecer em vs, pedireis o que quiserdes e vos ser feito. (Joo 15:7). Voc consegue imaginar algo assim? Voc pode pedir o que quiser? o mesmo que ter um cheque em branco assinado pelo prprio Deus. Aprender a orar, por tanto uma das coisas mais importantes da vida crist. Certa vez, Jesus ensinou aos seus discpulos a orar. Essa orao ficou conhecida como a orao do Pai nosso (muitas pessoas a repetem todos os dias, de forma mecnica e religiosa, sem mesmo saber o que esto dizendo. Todavia, no era isso que o Senhor tinha em mente essa orao um modelo de como deve ser conduzido o nosso tempo sozinho com Deus diariamente). a. Pai nosso que ests no cu... COMUNHO. Um judeu no podia chamar Deus de Pai, mas voc pela f em Cristo foi feito filho de Deus e pode entrar com ousadia dele chamando-O de Pai. b. Santificado seja o Teu Nome... LOUVOR E ADORAO. Santificar separar, e colocar o Nome de Deus acima de todo nome. c. Venha o Teu Reino... CLAMOR. Voc precisa pedir para que o Reino venha. O governo de Deus precisa se manifestar em sua vida pessoal, em sua famlia, em sua igreja e em sua nao. d. Faa a Tua Vontade... INTERCESSO. Voc precisa orar todos os dias para conhecer a vontade de Deus. Pea para que essa vontade seja feita! e. D-nos o po de cada dia... PETIO. O po aqui pode significar tanto o suprimento material como o espiritual. Sabemos que o Senhor no deseja que nos preocupemos com o dia de amanh, por isso que nos orienta a pedir o po de cada dia. f. Perdoa-nos como perdoamos... CONFISSO.

[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas]

Pgina 17

A nica barreira que o Senhor colocou para suas oraes guarda-se do rancor e do ressentimento. Se voc no perdoa os outros, tambm no ser perdoado. g. No nos deixe cair em tentao... PROTEO. Jesus foi testado e tentado e voc ser da mesma forma. Os testes viro, por isso prepare-se para eles. Uma maneira que voc deve se preparar e pedindo a Deus que o livre da tentao e da queda. Reconhea que voc esta sentindo desejos e tentaes dentro de voc. Seja humilde e reconhea que no pode vencer por sua prpria fora. Pea ento socorro ao Esprito Santo e voc ter vitoria diariamente. h. Livra-nos do mal... GUERRA ESPIRITUAL. Voc precisa entender que esta inserida numa guerra espiritual. Ore todos os dias pela proteo de Deus. i. Teu o reino, o poder e a glria... ENTREGA. Reino, poder e gloria so tudo aquilo que o homem anda buscando precisamos entregar tudo a Deus!

[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas]

Pgina 18

6
3. CONGREGAR

CINCO HBITOS PARA UM FORTE CRISTO (parte 2)

Quanto mais voc crescer em Deus e alcanar intimidade com Ele, mais prximo voc estar das pessoas, dos irmos. Sem comunho voc um tijolo fora da construo (I Corntios 3:9), um membro fora do corpo (Romanos 12:4-5), um soldado perdido num campo de batalha (II Timteo 2:3-4), ou seja, uma contradio, uma ida sem propsito. Voc precisa se relacionar na igreja por inmeras razes: a) Voc parte de uma mesma famlia: Em Glatas 6:10 diz que somos famlia de Deus famlia da f Somos uma famlia no s porque freqentamos o mesmo prdio para cultuar a Deus, mas porque temos a mesma vida, a mesma carga gentica espiritual: somos filhos de Deus. b) Voc no pode crescer sozinho: Assim como os filhos aprendem com os seus pais, voc tambm precisa de pais espirituais para crescer em Deus. c) Comunho segurana para voc: No difcil imaginar o que acontece com uma brasa sozinha, fora do braseiro. Nem tampouco preciso discutir a inutilidade de ir para guerra sozinha, (Eclesiastes 4:9-12). d) Cristo se manifesta na comunho: Qualquer pessoa se expressa por meio do prprio corpo. Se o nosso corpo de alguma forma estiver invlido, ento no temos como nos expressar e fazer o que queremos. O mesmo princpio se aplica a Cristo e a igreja. por isso que Ele disse que onde houver dois ou trs reunidos no nome dele Ele estar no meio deles, (Mateus 18:20). e) H poder quando estamos juntos: Jesus disse que se dois dentre ns, sobre a terra, concordarmos a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirmos, ser-nos-
[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas] Pgina 19

concedida pelo nosso Pai que est nos cus (Mateus 18:19) A orao de concordncia tem o poder de uma grande promessa. f) A comunho convence o mundo que Jesus Deus:

Uma das oraes mais fantsticas da histria est em Joo 17. Ali, Jesus pede ao Pai algo simplesmente espantoso: Ele pede para que os irmos na igreja sejam um, assim como Ele e o Pai so um. Voc consegue imaginar isso? Mas, o mais extraordinrio o motivo pelo qual Ele fez esta orao. Ele disse: E como s Tu Pai em mim e eu em ti, tambm sejam eles em ns, para que o mundo creia que Tu me enviaste (Joo 17:21 e 23) O mundo somente crer em Jesus se vivermos uma vida de comunho e unidade. g) Somos membros uns dos outros: Nenhum de ns possui a plenitude de Cristo dentro de si, mas quando temos comunho como se as diversas partes se juntassem e formasse um todo. Comunho muito mais do que ir ao culto e sentar-se ao lado de um irmo cujo nome possivelmente voc nem sabe. Mas como ter comunho numa igreja com muitos membros? Isso possvel atravs das clulas (onde todos podem ser cuidados e amados).

4. FALAR DE JESUS A OUTROS E FAZER DISCPULOS

Declare aos outros, aquilo que voc sabe sobre Jesus, baseado na Bblia e na sua experincia pessoal. Temos que mostrar muito amor e manter a amizade, sem acompanh-los em ambientes pecaminosos. Sugestes para se tornar uma testemunha bem sucedida: a) b) c) d) e) f) Ame as pessoas; No critique; No fale de religio, fale de Jesus; No as julgue; No entre em debates e discusses; Ore antes de falar com cada pessoa e pea sabedoria a Deus.

O que fazer discpulos? Mateus 28:18-20

[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas]

Pgina 20

O que fazer depois que voc ganha algum para Jesus? Assim como uma boa me cuida e protege seu novo beb, voc tambm deve se responsabilizar e cuidar do beb espiritual que voc acabou de gerar. Na grande comisso, Jesus no nos mandou fazer convertidos, mas sim discpulos.

Por que discipulado? a) b) c) d) Porque uma ordem: Ide e fazei discpulos Porque a Igreja comeou com discipulado Jesus foi o exemplo. Pode ser gerada uma multiplicao, ao invs de somente adio. Porque o discipulado poderoso para transformar cristos imaturos em maduros.

IMATUROS

MADUROS

DISCIPULADO

5. OBEDECER A JESUS EM TUDO:

O que nos leva a crescer no o tanto de verdades que conhecemos, mas as que colocamos em prtica em nossas vidas. Tiago 4:17 diz Aquele que sabe que deve fazer o bem e no faz, nisto est pecando Deve haver um desejo genuno em cada um de ns, de que as verdades aprendidas se tornem parte de nossas vidas. Deixar que essas verdades faam parte de nosso viver dirio. Nem todo que diz Senhor, Senhor, entrar no reino dos cus, mas aquele que FAZ (obedece) a Sua vontade Mateus 7:21. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse o que me ama. (Joo 14:21) O verdadeiro amor a Deus se manifesta atravs da obedincia e essa obedincia de ser: Imediata Completa Com alegria
[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas] Pgina 21

Devemos obedecer no baseados nas nossas emoes, mas nos princpios da Palavra de Deus.
UM CRISTO MADURO NO VIVE POR EMOES, MAS PELA VERDADE DE DEUS.

[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas]

Pgina 22

TEMPO A SS COM DEUS

Voc no est desejoso de desenvolver uma intimidade gostosa com o Pai? Como voc percebe isso no acontecer automaticamente, necessrio separar tempo todos os dias para estar a ss com o Senhor. Naturalmente isso no uma lei. O amor de Deus por voc no vai mudar s porque voc no tem conseguido separar esse tempo, mas sua intimidade com Ele ficar comprometida. Sem esse tempo voc ter dificuldade de conhecer Sua voz e entender Sua vontade. Seu tempo a ss com o Senhor deve ter prioridade mxima em sua vida por que: a) Voc foi criado para ter comunho com Deus; b) Esse tempo o segredo do poder espiritual na sua vida; c) Voc precisa comer o po espiritual todos os dias, para ser saudvel e at continuar vivo espiritualmente. Lembre-se: Os vencedores fazem diariamente aquilo que os outros fazem apenas ocasionalmente. O sucesso de sua vida depende daquilo que voc faz diariamente.
1. COMO INICIAR O TEMPO COM DEUS

a) Escolha uma hora apropriada: Voc pode separar um tempo para Deus a qualquer hora do dia, mas a parte da manh o melhor momento. H muitas razes para isso: Davi foi um homem segundo o corao de Deus, e ele orava pela manh, (Salmos 143:8). O exemplo de Jesus tendo se levantado alta madruga, saiu, e foi para um lugar deserto e ali orava, (Marcos 1:35). A melhor hora para se afinar um instrumento antes do concerto e no depois, no mesmo? No seu tempo a ss com Deus voc se prepara para enfrentar o seu dia. O incio da manh o momento quando voc est mais tranqilo, tem a mente sobrecarregada e o seu corpo est descansado. Isso facilita receber mais do Senhor. Voc d a Deus a melhor parte do seu dia. b) O tempo apropriado:
[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas] Pgina 23

Esse um caso em que qualidade mais importante que a quantidade. Todavia, tenha o propsito de ir gradualmente, aumentando seu tempo com Deus. Comece com 15 minutos e v aumentando progressivamente. No fique olhando para o relgio. Lembre-se: no uma obrigao, mas um privilgio estar com o Senhor. c) Um lugar apropriado: d) Encontre um lugar onde voc possa ter privacidade e onde as pessoas no o interrompam. H dois inimigos que se levantaro para impedir o seu tempo com Deus: o seu corpo e o diabo: a) Procure dormir mais cedo para estar desperto no seu tempo com Deus. b) No tenha seu tempo com Deus deitado na cama (para evitar sonolncia). c) O segundo inimigo a ser vencido o diabo. Ele vai tentar usar todo tipo de coisas para distrair sua mente, por isso esteja alerta contra ele. d) No faa de forma apressada. A pressa sinal de que o inimigo conseguiu laar voc com as preocupaes do dia-a-dia. e) A ltima ttica do inimigo ser minar sua perseverana e constncia na disciplina esse o maior problema.

2. O QUE FAZER NO SEU TEMPO COM DEUS?

Antes de tudo lembre-se que o objetivo no estudar sobre Jesus, mas desfrut-lo. No adianta nada saber tudo sobre laranja, como sua cor, composio qumica, valor nutricional, como plant-la, como colhla, e ainda assim nunca ter chupado uma. Saber tudo sobre laranja no me encher de vitamina C. Mas se voc tom-la vai receb-la dentro de si. Mais importante que aprender sobre Jesus tom-Lo e desfrut-Lo a cada dia.
[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas] Pgina 24

O tempo sozinho com Deus deveria ter os seguintes momentos: confisso, gratido, adorao, intercesso e leitura da Palavra. apenas uma sugesto, no uma lei. Tanto a seqncia, como o contedo podem ser mudados de acordo com o dia e as circunstncias.

[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas]

Pgina 25

VENCENDO COM A PALAVRA

Tudo o que Deus faz, ele o faz por meio de Sua Palavra. Tudo que existe veio a existncia por meio da Palavra de Deus. Sempre que voc tomar a Palavra viva de Deus, algumas coisas no existentes vm existncia. Isto realmente tremendo! Nunca diga que voc fraco, pois quanto mais voc disser, mais fraco se tornar. Mas se voc tomar a Palavra de Deus e disser: eu sou forte segundo a Palavra de Deus! Aleluia! Ento voc ver o poder de Deus se manifestando. Se voc estiver com alguma enfermidade, no fique conformado com ela, olhe para Palavra de Deus que diz: pelas suas pisaduras eu fui sarado! Pela Palavra de Deus voc pode, ento, declarar: sou uma pessoa saudvel! Podemos confiar plenamente na fidelidade de Deus, se Ele falou certo que se far, pois Deus no pode mentir, (Nmeros 23:19). 1. DEUS E SUA PALAVRA SO UM Quando a Palavra sai da boca de Deus e ns a recebemos, estamos recebendo o prprio Deus dentro de ns. (Joo 1:1) Se Deus e Sua Palavra so um, ento eu devo conhecer a Deus, conhecendo Sua Palavra. Amar a Deus amar Sua Palavra, crer em Deus crer em Sua Palavra, conhecer a Deus conhecer a Sua Palavra. Se Deus e Sua Palavra so um, ento, eu me encho de Deus medida que me encho da Sua Palavra. Em Efsios 5:18-19 encontramos uma forma de sermos cheios do Esprito Santo: falando. Mas no um falar qualquer, falar a Palavra de Deus. 2. A PALARA GERA F (Romanos 10:17) No precisamos pedir f a Deus, precisamos apenas ouvir Sua Palavra e pratic-la e a f naturalmente se manifestar. Crer na Palavra pratic-la, no somente praticar os mandamentos, mas agir de acordo com o que a Palavra de Deus diz. Por exemplo, se a Palavra de Deus diz que eu estou assentado nos lugares
[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas] Pgina 26

celestiais com Cristo, acima de todo principado e potestade, ento nessa posio que eu me vejo e entro nessa realidade. Isso praticar a Palavra. Se um demnio aparecer na minha frente, baseado nesse fato eu direi: eu estou acima de voc, pois estou com Cristo assentado nos lugares celestiais. No importa qual seja o problema, a Palavra de Deus tem algo a dizer a respeito. Descubra o que a Palavra diz e aja a altura.

3. A PALAVRA UMA ARMA (II Corntios 10:4; Efsios 6:17;) Voc est numa guerra espiritual. A sua arma a Palavra de Deus. A Palavra uma arma que no funciona na mo, funciona apenas na boca. Mateus 4:1-11 Jesus usou apenas a Palavra. Ele sabia do seu poder tanto para atacar como para se defender. Apocalipse 12:11 A sua prpria fora insuficiente para derrotar o inimigo. Voc precisa do poder da Palavra de Deus. Lembre-se de que a Palavra de Deus a verdade. A verdade no o que voc v, nem o que voc sente, a verdade o que a Palavra de Deus diz. Ainda que voc no veja, nem sinta, ainda assim confesse a Palavra de Deus de todo corao. Confesse aquilo que Deus diz que Ele , que Deus diz que Ele faz, que Deus diz que tem, aquilo que Deus diz que voc , e que voc faz, e que voc tem. Brevemente voc colher resultados tremendos! 4. A PALAVRA ALIMENTO (Mateus 4:4) Quando um beb nasce a sua necessidade mais imediata tomar leite para se alimentar. Voc no deve ir a Bblia somente para aprender a letra mata (II Corntios 3:6) Nunca pegue a Palavra como um livro de letras, mas um livro de vida. (Jeremias 15:16) Comer alguma coisa no simplesmente receb-la, mas absorv-la fazer disso parte de voc mesmo. 5. A PALAVRA NOS TRANSFORMA
[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas] Pgina 27

A salvao no nvel do esprito j aconteceu, o que chamamos de Novo Nascimento. Mas em nvel de alma um processo que chamamos de transformao. Essa transformao acontece pela Palavra que semeada em ns. Romanos 12:2 diz que devemos ser transformados pela renovao da nossa mente. E como podemos renovar a nossa mente? Atravs da Palavra de Deus. Precisamos comer a Palavra at que a nossa mente seja renovada. Os velhos padres de pensamentos e opinies devem ser agora conformados, ou seja, colocados na forma da Palavra. 6. TROQUE SUAS PALAVRAS PELAS PALAVRAS DE DEUS Nunca mais direi eu no posso, pois tudo posso naquele que me fortalece, (Filipenses 4:13). Nunca mais direi que sou fraco, pois o Senhor a fortaleza da minha vida, (Salmos 27:1). Nunca mais direi que estou derrotado, porque Deus, em Cristo, sempre me conduz em triunfo, (II Corntios 2:14). Nunca mais direi que no tenho sabedoria, pois tenho a mente de Cristo, (I Corntios 2:16). Nunca mais direi que estou preocupado ou frustrado, pois lano sobre Ele toda a minha ansiedade, porque Ele tem cuidado de mim, (I Pedro 5:7).

[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas]

Pgina 28

LIDANDO COM O PECADO: O PERDO DE DEUS E O ARREPENDIMENTO GENUNO

1. O QUE TEMOR DE DEUS? ter em todo momento a atitude de Deus perante o pecado. ter o mesmo sentimento que Deus tem pelo pecado o pecado abominao a natureza de Deus. aborrecer o mal. ( Provrbios 8:13) O temor de Deus no ter medo de Deus, mas odiar (ter nojo) do pecado assim com Deus tem. Ex: Banheira. Necessitamos primeiramente do temor de Deus em nossa mente, que onde se origina o pecado. Odiaremos o pecado em palavras e atos quando o odiarmos em nossa mente, porque ali comea. 2. QUATRO NVEIS DE ATITUDE DIANTE DO PECADO: a) Aquele que no peca por causa das conseqncias do pecado que so muito grandes (no odeia o pecado, portanto no tem o temor de Deus). b) Aquele que vive pela regra de ouro: No faas com os outros o que no quer que faam contigo (atua por egosmo e no tem o temor de Deus). c) O cristo sincero que deseja agradar a Deus, mas est constantemente pedindo perdo pelo mesmo pecado. (no odeia o pecado, no tem o temor de Deus). d) O que tem o temor de Deus. Aborrece o pecado, portanto, raras vezes peca, e se peca, o Esprito Santo o constrange e imediatamente pede perdo e se arrepende muda de atitude).
3. O QUE ARREPENDIMENTO?

Pelo conceito comum, arrependimento entendido como um sentimento de tristeza em relao aos pecados cometidos. No entanto muito importante entendermos com clareza o que arrependimento. Arrependimento mudana de atitude. H uma grande diferena entre remorso e arrependimento no apenas sentir tristeza pelo pecado, mas abandon-lo, mudar de atitude. (ex: Judas) O verdadeiro arrependimento essencial para nossa vida crist saudvel e crescimento Quando Joo Batista comeou a pregar, ele pregava a importncia do arrependimento (Mateus 3:2)
[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas] Pgina 29

Essa tambm foi a primeira pregao de Jesus (Mt 4:17). Jesus veio ao mundo para chamar pecadores ao arrependimento. (Lucas 5:32). A Bblia diz que quando um pecador se arrepende h um grande jbilo no cu (Lucas 15:7)
4. O ARREPENDIMENTO ENVOLVE VRIOS PASSOS:

1) Reconhecer o seu pecado 2) Sentir tristeza pelo pecado, mas uma tristeza segundo Deus. Produzida pela convico do Esprito Santo. (II Corntios 7:10) 3) Irar as costas para o pecado e decidir de todo corao abandon-lo. 4) Fazer restituio quando for necessrio (Lucas 19:8) Ns confessamos nossos pecados a Deus para sermos perdoados (I Joo 1:9); porm muitas vezes para sermos curados do problema necessrio confessarmos nossos pecados para nosso discipulador ou lder (ou algum que confiamos e que possa nos ajudar) Tiago 5:14-16.
5. DICAS PRTICAS PARA VENCER O PECADO:

No existe frmula pra vencer o pecado. Mas existem atitudes prticas que voc pode tomar para vencer a tentao e o pecado: 1. Conscientize-se das terrveis conseqncias do pecado, (Romanos 6:23). 2. Lembre-se de que tudo que voc plantar voc colher. Se plantar pecado ai colher morte, (Glatas 6:7). 3. Fuja do pecado. Evite qualquer coisa, situao ou pessoa que desperte os desejos da carne e procure alimentar o seu esprito com orao, leitura da Bblia e comunho com os irmos, (Romanos 6:13). 4. Renove a sua mente. Rejeite pensamentos errados que vierem a sua mente. (Voc no pode impedir que um passarinho pouse em sua cabea, mas pode impedi-lo de fazer um ninho).

[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas]

Pgina 30

10

BATISMO NAS GUAS

QUATRO RAZES PARA SER BATIZADO NAS GUAS I) a) Jesus mandou que fossemos batizados em nome do _______, do __________ e do ____________________________, (Mateus 28:19). b) Isso foi uma ordem ou uma sugesto?__________________ c) Ento, qual a primeira razo para o crente ser batizado nas guas? (Mateus 28:20) ________________________________ d) Quem cr (Joo 1:12) e for _________________ ser _____________ (Marcos 16:16) e) Qual dos dois (crer ou ser batizado) vem primeiro? (Marcos 16:16) _________________ f) Mas quem no for batizado ser condenado? __________________ g) Mas quem no crer, ser condenado? _______________________ h) O ladro que fez de Jesus, Rei de sua vida, foi salvo? (Lucas 23:4243) __________. Ele foi batizado?___________________. II) O batismo um testemunho perante os homens da sua salvao completa deste mundo perdido (Atos 2:40-41) Um exemplo que ajuda a entender o batismo nas guas: Duas pessoas se casam, a depois usam a aliana demonstrando ao mundo que esto casadas. Assim, tambm voc faz de Jesus o Rei de sua vida, e a depois batizado, demonstrando ao mundo que voc um servo do Rei Jesus e uma Nova pessoa. O batismo ento um smbolo da sua unio com Jesus. Primeiro vem a unio com Jesus, depois segue o smbolo dessa unio. a) O batismo significa nosso ______________ com Jesus na sua morte, a __________________ dentre os mortos pela glria do Pai. Assim tambm ns __________________ uma vida nova. (Romanos 6:3-4)

[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas]

Pgina 31

III) Se Jesus for o Rei e Senhor de sua vida, voc j uma nova pessoa ( II Corntios 5:17), mas voc precisa se apropriar disso pela ________ (Hebreus 11:6). O batismo ento torna-se um contato de f, aonde voc se apropria, daquele instante em diante, ainda mais dessa maravilhosa realidade que voc uma nova criatura em Jesus. No o batismo que lhe faz uma nova criatura. preciso ser nova criatura antes de batizar. O batismo porm, um meio pelo qual voc pode se apropriar pela f daquilo que voc j Uma Nova Criatura! (Romanos 6:3-11) IV) O batismo nas guas no apenas um smbolo, uma experincia espiritual. Depois do batismo, eu devo me considerar morto para o pecado e vivo para Deus em Cristo Jesus. O ser batizado na morte significa a eliminao de tudo aquilo que pertence ao velho homem e a velha vida. a) No Egito os filhos de Israel no estavam somente debaixo do julgamento de Deus, mas tambm debaixo da tirania de Fara. O sangue do cordeiro (Pscoa) os salvou do julgamento de Deus, mas para serem salvos da tirania de Fara, eles necessitavam sair do Egito, atravessando o Mar Vermelho (Batismo) Corntios 10:1-2 Em contraste com os filhos de Israel, a grande a maioria dos cristos de hoje foi sala apenas pelo sangue, mas no tambm pela gua. Muitos foram batizados de maneira ritualstica, mas tal batismo no constitui uma experincia da gua que separa e salva. Precisamos ver que atravs do batismo que o povo de Deus salvo do mundo e do poder tirnico das trevas. Sem esta experincia de separao completa, a nossa salvao est incompleta.

[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas]

Pgina 32

11
INTRODUO

BATISMO NO ESPRITO SANTO

O seguidor de Jesus j recebeu o Esprito Santo quando recebeu a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador (Romanos 8:9). uma coisa, contudo, receber o Esprito Santo, porm, outra coisa ser batizado no Esprito Santo (Atos 1:5 e 2:4) Batizado no Esprito Santo receber a plenitude do Esprito Santo, ser cheio!

A pergunta de Paulo aos Efsios revela, em primeiro lugar, que o batismo no Esprito Santo no automtico aps a converso, caso contrrio sua pergunta seria desnecessria, em segundo lugar revela o seu diagnstico a respeito da ausncia de crescimento daquela igreja. Antes dos crentes de feso receberem o Batismo no Esprito Santo, a igreja no conseguia romper a barreira dos vinte membros, apesar de ser pastoreada pelo grande telogo e mestre da Palavra, Apolo (At 18:24-28). Depois do Batismo uma vitalidade maravilhosa e poder explodiu no meio deles. Dentro de pouco tempo esta igreja alcanou toda a *provncia da sia.
* Cada uma das regies em que se divide um imprio, administrada por um representante do imperador . Como os Estados no Brasil.

1- A IMPORTNCIA DO BATISMO NO EVANGELISMO Voc sabe com quem Deus est contando para pregar o evangelho? Cornlio e o Anjo (Atos 10:1)
Mc 16;15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado ser salvo Mt 28:19-20 Ide, portanto, fazei discpulos...20 E eis que estou convosco todos os dias at consumao do sculo.

Voc quer obedecer este chamado? Ento Voc precisa de Fogo!

J 3:11b Ele vos batizar com {com; ou em} o Esprito Santo e com {com; ou em} fogo.

[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas]

Pgina 33

A no ser que Cristo lhe incendeie voc no pode levar fogo terra

Lc 12:49 Eu vim para lanar fogo sobre a terra e bem quisera que j estivesse a arder. I Reis 18:24b ... o deus que responder por fogo esse que Deus.

Se nos movemos no Esprito, Satans no pode acompanhar nosso ritmo

2- CONTROVRSIA OU SABEDORIA DE DEUS? Por que a igreja primitiva ansiava pelo Batismo no Esprito Santo como uma prioridade? Jesus gerou uma crise. Ele ordenou: Ide (Mt 28:18) logo depois Ele disse: No saiam sem o batismo no Esprito Santo - Atos 1: 4 E,
comendo com eles, determinou-lhes que no se ausentassem de Jerusalm, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. 5 Porque Joo, na verdade, batizou com {com; ou em} gua, mas vs sereis batizados com {com; ou em} o Esprito Santo, no muito depois destes dias. 8 mas recebereis poder, ao descer sobre vs o Esprito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalm como em toda a Judia e Samaria e at aos confins da terra.

3- QUAIS AS EVIDNCIA DO BATISMO?

O poder da revelao da Palavra - Atos 2:4 Todos ficaram cheios do


Esprito Santo e passaram a falar em outras lnguas, segundo o Esprito lhes concedia que falassem. 7 Estavam, pois, atnitos e se admiravam, dizendo: Vede! No so... galileus todos esses ? 8 E como os ouvimos falar, cada um em nossa prpria lngua materna? 11 Como os ouvimos falar em nossas prprias lnguas as grandezas de Deus?12 Todos, atnitos e perplexos, interpelavam uns aos outros: Que quer isto dizer? 13 Outros, porm, zombando, diziam: Esto embriagados!15 Estes homens no esto embriagados, como vindes pensando, sendo esta a terceira hora do dia. 16 Mas o que ocorre o que foi dito por intermdio do profeta Joel: 17 E acontecer nos ltimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Esprito sobre...

Simo viu algo de extraordinrio a ponto de querer comprar

Atos 8:14 - Ouvindo os apstolos, que estavam em Jerusalm, que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e Joo; 15 os quais, descendo para l, oraram por eles para que recebessem o Esprito Santo; [CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas] Pgina 34

16 porquanto no havia ainda descido sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em o nome do Senhor Jesus. 17 Ento, lhes impunham as mos, e recebiam estes o Esprito Santo. 18 Vendo, porm, Simo que, pelo fato de imporem os apstolos as mos, era concedido o Esprito Santo , ofereceu-lhes dinheiro, 19 propondo: Concedei-me tambm a mim este poder, para que aquele sobre quem eu impuser as mos receba o Esprito Santo.

...pois os ouviam falando em lnguas... Atos 10:44 Ainda Pedro falava

estas coisas quando caiu o Esprito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. 45 E os fiis que eram da circunciso, que vieram com Pedro, admiraram-se, porque tambm sobre os gentios foi derramado o dom do Esprito Santo; 46 pois os ouviam falando em lnguas e engrandecendo a Deus. Ento, perguntou Pedro: 47 Porventura, pode algum recusar a gua, para que no sejam batizados estes que, assim como ns, receberam o Esprito Santo?

Atos 19: 6 E, impondo-lhes Paulo as mos, veio sobre eles o Esprito Santo; e

tanto falavam em lnguas como profetizavam.

4- PRA QUEM O BATISMO? No por merecimento, ms pela graa de Deus - At 2:39 Pois para vs outros a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda esto longe, isto , para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar.

5- QUAL A MOTIVAO CORRETA? Quando o maquinista quer frear a locomotiva, ele libera a presso da cmera de combusto fazendo um grande barulho, isso quer dizer que quanto maior o barulho menor a velocidade da locomotiva. Deus no nos deu o dom do batismo no Esprito Santo s para fazermos barulho, Ele est preocupado com a velocidade da Sua Noiva 6- COMO RECEBER? Pela f - Mc 16:17 Estes sinais ho de acompanhar aqueles que crem: em meu nome, expeliro demnios; falaro novas lnguas...

[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas]

Pgina 35

12

SEGREDO DA PROSPERIDADE

3 Jo 1:2 Amado, acima de tudo, fao votos por tua prosperidade e sade, assim como prspera a tua alma. I Crnicas 29:11-14 Porque tudo Teu e do que Teu te damos

INTRODUO O equilbrio: Deus quer que sejamos prsperos como quer que tenhamos uma vida espiritual Quente. O desequilbrio: O crente sai do meio fio da esquerda e vai para o da direita e permanece longe da estrada da verdade. Uma das rea que precisamos submeter ao senhorio de Jesus a das finanas. O dinheiro material, mas quando entramos no Reino de Deus, devemos torn-lo espiritual para que possamos desfrutar de todas as bnos prometidas para os filhos de Deus. A compreenso dessa verdade espiritual nos levar a viver como mordomos dos bens do Senhor e no mais como dono de tudo.

Pv 3:16 O alongar-se da vida est na sua mo direita, na sua esquerda, riquezas e honra.

PORQUE DEUS QUER QUE PROSPEREMOS? Famlia - 1 Tm 5:3-8 Ora, se algum no tem cuidado dos seus e especialmente dos da prpria casa, tem negado a f e pior do que o descrente. Os no crentes esto de olho em voc Mais livres para servir o Senhor: carro, Mquina de lavar completa, secretria em casa. .. Qual o Pai tem prazer em ver seu filho na roa? - Sl 35:27 b o SENHOR ...se compraz na prosperidade do seu servo! Igreja: Testemunho e liberdade para conquistar as naes Infra estrutura para absorver o crescimento Jl 2:24 As eiras se enchero de trigo, e os lagares transbordaro de vinho e de leo.25 Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto...o meu povo jamais ser envergonhado 28 E acontecer, depois, que derramarei o meu Esprito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizaro.... A PROSPERIDADE DE DEUS - Salomo (I Rs 10:5); Abro (Gn 13:2) J 14:12 Josas - 2 Cr 26:5 Porque deu-se a buscar a Deus... ...e, SE PROSPERIDADE FOSSE PECADO...Ag 2:8 Minha a prata, meu o ouro, diz o SENHOR dos Exrcitos. Deus estaria em apuros ONDE EST O EQUILBRIO? QUAL A ATITUDE CORRETA?

[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas]

Pgina 36

1- D O DZIMO COMO HONRA A DEUS errado esperar a promessa? Claro que no, mas a primeira atitude do dzimo deve ser honra Pv 3:9 Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primcias de toda a tua renda; 1 Sm 2:30 ...aos que me honram, honrarei, porm os que me desprezam sero desmerecidos. Sonegar o Dzimo tirar o Senhor do negcio. Eu no preciso de ti... Desonra Ml 1:6-8 Honra aos pais Devemos ser fiis com o dzimo, que o reconhecimento de tudo o que possumos pertence a Deus. O dzimo uma lei espiritual estabelecida antes da lei mosaica (Gen. 14:20). Quando no damos o dzimo estamos roubando o que a Deus pertence, e tudo aquilo que no dermos a Deus ir cair nas mos do diabo (Mal.3:811). Devolver o dzimo no ser gentil ou generoso, uma obrigao mnima de dar a Deus parte de tudo aquilo que Ele nos confia. Ao separarmos o dzimo, estamos santificando a nossa renda, tornando nossos bens espirituais. 2- D O DZIMO COMO FORMA DE GRATIDO MUITOS NO RECONHECEM SUA COLHEITA QUANDO ELA CHEGA O primeiro pecado (Ado) foi ingratido. Tinham tudo (colheita) TENHO SEMEADO E NO TEM FUNCIONADO No tenho recebido nada de Deus. QUE MENTIRA! Cada noite que voc volta pra casa. Os anjos te protegeram. Muitos no voltaro. COLHEITA Quando voc for trabalhar amanh. Muitos no tero este problema. COLHEITA Quando seu filho gritar papai- A me de Isabela nunca mais ouvida sua voz. COLHEITA O pai mandou que seu filho pegasse R$ 1 000,00 em sua gaveta, ms lhe advertiu que deixasse l 100 reais... 3- D O DZIMO COMO FORMA DE OBEDINCIA Sonegar o dzimo to pecado quanto adulterar, mentir, roubar, etc. Parece que a Igreja no tem problema de falar e ouvir sobre os demais pecados, ms por que tanto desconforto com o tema Dzimos, ofertas e primcias? Js 6:17 Porm a cidade ser condenada, ela e tudo quanto nela houver... 18 To-somente guardai-vos das coisas condenadas 19 Porm toda prata, e ouro, e utenslios de bronze e de ferro so consagrados ao SENHOR; iro para o seu tesouro. 21 Quando vi entre os despojos uma boa capa babilnica, e duzentos siclos de prata, e uma barra de ouro do peso de
[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas] Pgina 37

cinqenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que esto escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata, por baixo. Sabemos que esta foi a nica derrota de Josu. Js 8:2 Fars a Ai e a seu rei como fizeste a Jeric e a seu rei; somente que para vs outros saqueareis os seus despojos e o seu gado...

[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas]

Pgina 38

13

INTRODUO A AUTORIDADE ESPIRITUAL

O TRONO DE DEUS ESTABELECIDO EM AUTORIDADE (Rm 13:15; Hb 1:3) Todas as coisas so criadas pela autoridade de Deus e todas as leis fsicas do universo so mantidas por meio de Sua autoridade. S Deus autoridade em todas as coisas; e toda a autoridade da terra foi instituda por Ele. A autoridade uma coisa tremenda no universo nada mais importante do que ela. Portanto imperativo que ns que desejamos servir a Deus conheamos Sua autoridade. POSSVEL ALGUM SERVIR A DEUS EM PRINCPIO SATNICO? (Is 14:12-14) Quando servimos a Deus, no devemos desobedecer s autoridades, porque isso um princpio satnico. Como podemos pregar a cristo segundo o princpio de Satans? Nosso inimigo no tem medo quando pregamos a Palavra de Cristo, mas como tem medo quando nos submetemos autoridade de Cristo. Sempre que o princpio de Cristo est operando, o de Satans se desvanece. Pregamos o evangelho a fim de colocarmos os homens sob a autoridade de Deus, mas como estabelecer a autoridade de Deus na terra se ns mesmos no a conhecemos? Como poderemos enfrentar Satans? Paulo, antes de reconhecer a autoridade do Senhor, tentou destruir a igreja. Depois de se encontrar com o Senhor na estrada de Damasco, entendeu que era difcil resistir (poder humano) contra os aguilhes (autoridade de Deus). Imediatamente reconheceu Jesus como Senhor. Depois disso, foi capaz de se submeter a Ananas um desconhecido irmo, mencionado uma nica vez na Bblia - Quem conhece a autoridade lida puramente com a autoridade, no com o homem. No consideramos o homem, mas unicamente a autoridade conferida a ele. Por isso no nos far diferena quem seja o homem. OBEDINCIA PALAVRA DE DEUS A MAIOR EXIGNCIA DA BBLIA (1 Sm 15:22-26) Para que a autoridade se expresse, e preciso que haja submisso. Para haver submisso o ego precisa ficar excludo, mas se a vida estiver centrada no ego torna-se impossvel a submisso. Ela s possvel
[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas] Pgina 39

quando algum vive no esprito. Essa a maior expresso de obedincia vontade de Deus. A SUTILEZA DA REBELIO E SUAS CONSEQNCIAS 1- A QUEDA DE ADO E EVA (Gn 2:16; Gn 3:1; Rm 5:19) Deus estava colocando Ado sob autoridade para que aprendesse obedecer. Por um lado Deus colocou todas as coisas criadas na terra sob a autoridade de Ado para que ele as dominasse. Por outro lado Deus colocou Ado debaixo de Sua autoridade para que a obedecesse. S aquele que est debaixo de autoridade pode constituir autoridade. A queda do homem deve-se desobedincia autoridade de Deus. Eva em vez de obedecer a Ado, tomou ela mesma uma deciso. Alm de transgredir a ordem de Deus, tambm desobedeceu a Ado. Rebelar-se contra a autoridade representativa de Deus o mesmo que rebelar-se contra Deus. Ado ao dar ouvidos Eva e comer o fruto pecou contra a vontade direta de Deus. Portanto ele tambm desobedeceu a autoridade de Deus. Isso tambm foi rebeldia. Muitos s querem fazer o que gostam e recusam-se em fazer o que no gostam. Jamais analisam a situao para saber se esto agindo em obedincia. Por isso muito trabalho na igreja tem sido executado pelo ego e no em obedincia vontade de Deus. O centurio creu na autoridade do senhor, que elogiou sua grande f (Mt 8:10) 2- A REBELDIA DE CAM (Gn 9:20-27) O FRACASSO DA AUTORIDADE DELEGADA UM TESTE PARA A OBEDINCIA O tropeo de No tornou-se um teste de obedincia para seus filhos, revelou quem era obediente e quem era rebelde. A queda de No revelou a rebelio do corao de Cam. Esse episdio tambm nos ensinou a respeito do critrio de promoo na igreja adotado pelo Senhor da Igreja: Aquele que no se submete a autoridade vem a ser escravo daquele que se submete. 3- FOGO ESTRANHO OFERECIDO POR NADABE E ABI (Lv 10:1-2) Deus queria que Ndabe e Abi servissem sob a autoridade de Aro, jamais em independncia. Quem tenta servir sem entrar em contato com a autoridade delegada est oferecendo fogo
[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas] Pgina 40

estranho. Quando o homem serve sob a autoridade de Deus esse homem aceito em razo disso. O fogo estranho realizado apenas pelo entusiasmo humano termina com a morte. Se percebermos sinais de morte em nosso servio bom avaliarmos se estamos servindo no princpio correto. 4- A REBELIO DE ARO E MIRI (Nm 12:1-15) FALAR CONTRA A AUTORIDADE REPRESENTATIVA PROVOCA A IRA DE DEUS Nm 12:8b...Como que vocs se atrevem a falar contra o meu servo Moiss? Aro e Miri eram os irmos mais velhos de Moises, portanto em casa Moises deveria se submeter autoridade deles. Mas no ministrio eles deveriam se submeter autoridade de Moises. Como irm mais velha Mirian tinha todo o direito de repreender Moises em particular, mas quando ela o fez publicamente tocou na obra de Deus colocando em dvida a autoridade de Moises. Novamente vemos o erro da liderana revelando o corao rebelde de Mirian e Aro. A AUTORIDADE ESCOLHA DIVINA, NO MRITO HUMANO A autoridade espiritual no algo que se obtm por esforo, ela concedida por Deus quem quer que ele escolha. Como o espiritual difere do Natural! Qualquer um que falasse contra Moises falaria contra a escolha de Deus, portanto falaria contra Deus. A REBELDIA MANIFESTOU-SE NA LEPRA Sempre que h rebelio entre ns perdemos o conato com Deus (Miri perdeu o contato por sete dias). Atrasamos a conquista das naes para Cristo (Enquanto Miri estava fora, a misso Cana ficou parada). A nuvem de Deus no descer at que tudo seja esclarecido. Enquanto a questo da autoridade no for resolvida tudo o mais se torna vazio e intil. 5- A LOUCURA DE COR DAT E ABIRO (Nm 16:1-50) A rebelio um pecado infernal. Aquelas pessoas se rebelaram e as portas do inferno foram abertas. As portas do inferno no prevalecero contra a igreja, mas a rebelio abre essas portas. Um dos motivos pelo qual, a igreja, s vezes no prevalece a presena da rebelio. Todos os pecados liberam o poder da morte, mas o pecado da rebeldia o principal.
[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas] Pgina 41

A rebeldia que comeou no corao de Cor, Dat e Abiro foi sendo transmitida, gradativamente. Primeiramente, vemos 250 lderes contaminadas por esse pecado. No final 14 700 pessoas morreram por causa da rebelio. Como contagiosa a rebeldia!

[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas]

Pgina 42

14

INTRODUO A BASE BBLICA PARA CLULAS

Existem vrios nomes que podem ser dados a eles, mas os pequenos grupos nos lares que vamos chamar de clulas esto conquistando o mundo! Sabemos que a Bblia diz que a igreja primitiva reunia em reunies grandes e nos lares (Atos 2:46). Esta prtica aos poucos foi sendo sufocada, mas da dcada de 80 para c, temos visto um renovado interesse mundial pelos grupos familiares ou clulas. Um modelo recente que tem surgido o MDA (Mtodo de discipulado Apostlico), este mtodo combina as clulas com um sistema de microclulas aonde todos os membros da igreja so cuidados e treinados um a um. A BASE BBLICA PARA O CRESCIMENTO DA IGREJA Queremos que a igreja cresa em qualidade ou em quantidade? Os dois! A qualidade gera a quantidade. Quando um pastor diz que ele no est interessado em quantidade, s em qualidade, ele est equivocado, porque se sua igreja no est crescendo em quantidade, provavelmente ela tem pouca qualidade. Quantidade possvel sem muita qualidade, mas at essa quantidade vai ser comprometida a longo prazo se no houver qualidade. bvio ento que a qualidade mais importante. A qualidade verdadeira vai sempre produzir muita quantidade, portanto precisamos abrir nossos coraes e nossas mente para pensarmos tambm em quantidade. A razo primordial, porm, que temos que pensar em muitos nmeros o corao de Deus. Deus est muito interessado em nmeros, porque cada nmero representa uma pessoa que vai viver eternamente no cu ou no inferno. Isto extremamente srio. Por isso Ele faz questo de registrar nmeros e mencionar o crescimento quantitativo da igreja primitiva: II Pe 3:9; I Tim. 2:4; At. 2:41,47; 4:4; 5:14; 6:1; 9:31. J que bblico crescermos, como podemos ver nossas igrejas crescerem em qualidade e quantidade? Em outras palavras, como podemos atrair mais pessoas a um verdadeiro compromisso com Jesus e com a igreja local, e como poderemos discipular, pastorear, e treinar eficientemente todos esses novos crentes? A soluo da palavra de Deus se encontra sintetizada em Efsios 4:11, 12. Aprendemos neste texto que os pastores e lderes cristos
[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas] Pgina 43

devem se concentrar em aperfeioar os crentes, para que eles efetuem o ministrio. Em outras palavras, o papel do pastor ensinar, treinar e equipar os santos e permitir que o ministrio esteja nas mos deles. O papel principal do pastor no gerar novas ovelhas, apesar de que este tambm como ovelha do Bom Pastor gera suas prprias ovelhas. O papel do pastor cuidar bem das ovelhas para que elas sejam sadias. Uma ovelha sadia sempre vai dar cria! E depois de nascer o cordeirinho, quem cuida dele? O pastor? No! A ovelha me que gerou o cordeirinho tem a responsabilidade de cuidar dele dando-lhe leite e ensinando-lhe os primeiros passos. O pastor tem que colocar o ministrio na mo do povo. Satans convenceu uma grande parte da igreja do Senhor Jesus de no colocar o ministrio na mo do povo. O Clericalismo tomou conta. O povo de Deus, o corpo vivo do Senhor Jesus se tornou expectador, enquanto alguns poucos profissionais de plpito faziam ou tentavam fazer o trabalho que era para a igreja toda: discpulos de todas as naes! Onde estava aquela poderosa igreja do caminho que vemos em Atos, que no poder do Esprito Santo sacudia as naes? Onde estava aquela igreja que reunia em grandes reunies, mas tambm, diariamente, nas casas? triste admitir mas satans enganou uma grande parte da igreja, roubando a idia de Deus, espalhando ao redor do mundo atravs dos seus leigos o espiritismo, nova era, terreiros de macumba, e o misticismo em geral. Um terreiro de macumba um perfeito exemplo de uma clula satnica. A igreja primitiva reunia nos lares! Sim, ela reunia no templo em Jerusalm, ou sinagogas emprestadas dos judeus ou em escolas alugadas a grande congregao; mas ela sempre, tambm, reunia nas casas. (At. 2:46; Rm 16:5; I Cor. 16:19; Col. 4:15; Filemon v.2). Todo cristo deve congregar na grande congregao (Culto de celebrao) e na pequena congregao (clulas). Os psiclogos e socilogos afirmam que importante para o ser humano estar envolvido com algo grande que envolve muitas pessoas e faz com que ele se sinta parte de um grande projeto e com um grupo pequeno de pessoas com que ele possa se relacionar e ter uma identidade. Deus nos criou com essa dupla necessidade, por isso Ele tambm determinou que sua igreja tivesse o culto de celebrao e a clula, ento Ele diz : No deixai-vos de congregar (Hb. 10:25). A VISO CELUALAR NA BBLIA 1. NO ANTIGO TESTAMENTO
[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas] Pgina 44

A PRIMEIRA MENO DO PRINCPIO EX 18:13-27 2. NO NOVO TESTAMENTO JESUS PRATICOU Separou apenas dose homens para estarem com ele (comunho) e treina-los (discipulado) para o ministrio, Mc 3:14. Multiplicou os pes para a multido ( isso nos ensina que as pessoas se alimentam melhor quando o grupo menor), Mc 6:39-40. A IGREJA PRIMITIVA PRATICAVA Durante os trs primeiros sculos, a igreja no tinha templos e foi nesse perodo que a igreja mais cresceu. S em Jerusalm tinha templo, nas outras cidades tinham pequenas sinagogas, porm quando algum se convertia era expulso da sinagoga e os irmo se reunio basicamente nos lares. A rea (trio) do templo em Jerusalm era pequena, e tambm era proibida a entrada de gentios no templo, Atos 21:27-29. O crescimento da igreja era muito rpido. Veja o que a Bblia diz: Atos 2:41 3000 convertidos Atos 4;4 - mais de 2000 convertidos Atos 5:14 A igreja crescia mais e mais Atos 6:1 Ora naqueles dias multiplicando-se o nmero dos discpulos... H quem diga que o nmero de seguidores de Jesus chegou ao nmero de 100.000, somente na cidade de Jerusalm. COM ESSE CRESCIMENTO, ONDE REUNIR A IGREJA? Veja o que a Bblia diz: Atos 2:46; 5:42; 16:40; 20:20 Rm 16:5; I Co 16:19; Cl 4:15; Fl 2

[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas]

Pgina 45

15
A. bblico.

RAZES E BENEFCIOS DAS CLULAS

B. Est funcionando no mundo todo C. Porque, como igreja, precisamos dar assistncia digna a cada membro e a cada nova pessoa que se converte ao evangelho. fcil esquecermos de cuidar de algum quando a igreja comea a crescer e ficar muito grande, mesmo quando a igreja tem 12 pastores At 6:1. D. porque necessrio termos uma forte estrutura berrios espirituais para suportar o crescimento que vir com o grande avivamento sobre o Brasil. E. Porque a Clula uma maneira excelente de acelerar o processo de crescimento de uma igreja com resultados permanentes. Uma pesquisa revela que as igrejas que mais crescem no mundo so as que esto baseadas em Clulas. F. Porque a Clula devolve aos membros da igreja a obra do ministrio, fazendo assim de cada membro um sacerdote. G. Porque Deus nunca planejou que sua obra fosse feita apenas por um homem, mas por toda sua igreja, que seu corpo, assim todos podem ser usados e todos os membros do corpo podem funcionar. Deus no quer usar apenas grandes estrelas, Ele quer usar a igreja, Ele quer usar voc. Assim todos tem oportunidades de desenvolver dons e talentos, com isso novos lderes surgiro. E o ministrio no estar centralizado na mo de um nico lder, todos devem fazer, todos devem participar. H. Porque impossvel um s homem atender todas as necessidades de uma igreja. I. Porque os lderes principais e visionrios devem usar mais seu tempo na orao e no ministrio da Palavra, ouvindo de Deus e ensinando os santos a desempenharem seus servios como a Bblia ensina. Quanto a ns nos consagraremos a orao e ao ministrio da Palavra. O parecer agradou a toda comunidade... Atos 6 : 4-5a.
[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas] Pgina 46

...Representa o povo perante Deus, leva as suas causas a Deus

(ministrio da orao) e ensina-lhes os estatutos e as leis, faz-lhes saber o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer (ministrio da Palavra). Ex 18: 19 - 20. Ef 4 :11 12 E Ele mesmo concedeu uns para apstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeioamento dos santos para o desempenho do seu servio, para a edificao do corpo de Cristo.
J. Porque a igreja um organismo vivo (e no uma empresa ou

instituio secular) e como tal precisa se reproduzir e multiplicar. 3. PRINCIPAIS BENEFCIOS DAS CLULAS 1. Valorizam as pessoas, tornando-as importantes e levando-as a ter relacionamentos significativos dentro da igreja. Deixando de serem meros espectadores, ou como comum dizer: mais um na multido, e passam a ser pessoas que tem nome, endereo, data de aniversrio, necessidades pessoais, vnculos de amizade, etc. 2. Facilitam o atendimento s diversas necessidades espirituais e materiais de cada pessoa do grupo, atravs do seu dirigente, juntamente com seus auxiliares, podem, facilmente, cuidar bem de cada um. 3. Ajudam a alcanar pessoas que nunca iriam numa igreja de crente por preconceito ou qualquer outra razo, porm aceitam ir e sentem-se muito confortveis numa reunio familiar na casa de um amigo ou mesmo na casa de um vizinho, pois l o ambiente totalmente informal, apesar de ser a igreja reunida. 4.Produzem segurana para os membros, pois cada pessoa torna-se membro da famlia, produzindo assim um ambiente de proteo onde cada um cuida do outro. Quando uma pessoa pertence a uma Clula ela sabe que amada e que receber cuidado dos outros irmos, assim como ela sabe que deve amar e cuidar dos outros. Esse tipo de relacionamento produz uma segurana que as pessoas nunca encontraro numa igreja grande que no organizada em grupos familiares. 5. Na Clula no h lugar para liturgia e formalismo religioso, pois tudo feito espontaneamente e num ambiente informal; da mesma forma no h espao para shows de qualquer espcie, pois no grupo familiar o centro das atenes s Jesus. 6. Na Clula todos tem a oportunidade de falar e participar durante o estudo, e isso no privilgio s de alguns, como ocorre nos cultos de celebrao, onde limitado a participao s para alguns poucos. Essa oportunidade de falar ajuda no processo de aprendizagem e aumenta o nvel de assimilao do assunto em
[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas] Pgina 47

discusso, o que no ocorre quando a pessoa apenas ouve um sermo. 7. Mantm (por causa do alvo de multiplicao) as pessoas sempre motivadas a ganhar outros para Jesus, isso os leva a convidar, visitar e evangelizar amigos, vizinhos, parentes, colegas do trabalho, colegas de escola, etc. Quando as pessoas fazem isso temos como resultado final uma igreja evangelstica, crescente, dinmica, motivada, dando frutos e glorificando o Pai.dizemos que as Clulas so malhadeiras espirituais. 8. Na Clula o melhor ambiente para cuidar dos novos convertidos, proporcionando acompanhamento e alimento necessrio para o crescimento espiritual deles. Isso feito atravs do vnculo de discipulado, protegendo o cordeirinho dos ataques do lobo. por isso que chamamos as Clulas de berrio para os novos bebs e celeiro para pr o trigo. 9. As Clulas nos liberta da idia que a nossa misso acaba quando o prdio enche, pois a Clula sempre est pequena por causa das multiplicaes. 10. A Clula o melhor meio para formar lderes com respaldo ministerial e capacidade reconhecida pelo povo. Um grande problema na maioria das igrejas a forma como seus lderes so estabelecidos. Alguns so colocados nessa posio por meio de eleio, outros simplesmente por ter concludo um curso de seminrio ou instituto bblico, dessa forma, teremos lderes apenas com o ttulo, mas sem realidade ministerial, sem experincia e sem evidncia do seu chamado. A maneira bblica do lder ser estabelecido pela vida, um lder deve ser desenvolvido dentro de um processo prtico e natural, que produzir respeito e reconhecimento dos seus liderados. E no contexto de Clulas ser muito fcil perceber e reconhecer os verdadeiros lderes, pois com certeza sero aqueles que esto evangelizando, pastoreando, ensinando e se dedicando ao ministrio. Esses sero automaticamente reconhecidos como lderes e tero respeito espontneo dos outros. 13. Fecha a porta de trs da igreja. 14. As mscaras caem. (Is 1:6). Numa igreja grande as pessoas podem continuar fingindo e vivendo com todos esses problemas, mas nos grupos familiares a mscara tem que cair.

[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas]

Pgina 48

16

SETE CDIGOS GENTICOS DE UMA CLULA SALDVEL (parte 1)

O princpio do cdigo gentico foi estabelecido por Deus em Gnesis 1: 11-12 e 1: 22-25 e est inserido em todo organismo vivo, cada um segundo a sua espcie. O cdigo gentico responsvel pela reproduo daquela espcie com todas as qualidades e defeitos. Exemplo de Frutas: o mesmo sabor (doce ou azeda), mesmo tamanho, etc. Exemplo de Filhos: Mesmo jeito de ser, de falar do pai ou da me, cor dos olhos, cabelos, etc. Com base neste fato cremos que esse princpio opera do mesmo jeito tanto no discipulado pessoal como na maneira como os grupos familiares operam, ou seja, as nossas qualidades e nossos defeitos se reproduziro nos nossos discpulos, da mesma forma na multiplicao de um grupo familiar, o grupo novo reproduzir exatamente o jeito ,o estilo, do grupo do qual ele saiu, essa a tendncia; um grupo ungido vai reproduzir um grupo ungido e um grupo medocre vai reproduzir um grupo segundo a sua espcie. A seguir estudaremos os sete cdigos genticos de um bom grupo familiar. 1. UM BOM DIRIGENTE OU LDER DE CLULA Um bom dirigente vai se reproduzir em outro bom dirigente, o contrrio disso tambm verdade. A vida do dirigente vai determinar como ser o grupo familiar. Numa famlia a tendncia os filhos serem uma cpia dos pais, da mesma forma tambm, a tendncia os membros do grupo serem iguais aos lderes. Um lder avivado, ter um grupo avivado, um lder carnal ter um grupo carnal (Timteo Huber). Mantendo o equilbrio Devemos ter equilbrio entre no tendo padres altos demais e nem baixos demais para constituir algum dirigente. No podemos exigir perfeio e bacharelado em divindade para algum ser um dirigente de grupo, no entanto, precisamos de qualificaes mnimas e indispensveis na vida desses lderes. H pelo menos sete reas que deve ser levadas em considerao na vida de uma pessoa que deseja ser um Lder de Clula. 1. VER SE A PESSOA TEM VIDA COM DEUS
[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas] Pgina 49

A vida com Deus reconhecida na vida de uma pessoa atravs das seguintes caractersticas: VIDA CONSAGRADA RM 12:1 Consagrao significa separado, santo, algum que no se envolve em negcios desta vida (I Tm 2:4). Isso implica em uma vida fora do comum e do corriqueiro. Somos uma nao de sacerdotes, e se desejamos ver e experimentar coisas novas que Deus tem para ns, necessrio sair da mesmice, do trivial, do comum; precisamos deixar de ser como todo mundo , precisamos deixar de fazer o que todo mundo faz (Ex 23:2). Precisamos ir contra o caminho e a opinio da populao, como fizeram Sadraque, Mesaque e Abede-nego, os trs amigos de Daniel. Separando entre o santo e o profano Precisamos fazer separao entre o Santo e o profano (Ez 44:23). No antigo testamento essa era a exigncia para os sacerdotes e hoje no diferente, pois somos um reino de sacerdotes, e a mesma exigncia permanece, os princpios de Deus no mudam. E como dirigentes, precisamos viver fazendo essa distino: entre o santo e o profano. Que profano? aquilo que todo mundo faz, aquilo que comum e popular, no necessariamente algo pecaminoso, mas trata de algo natural que inebria e desvia nosso corao de servirmos ao Senhor com intensidade. Como lderes, no podemos ser como aqueles crentes permissivos, cuja vida se limita a gastar todo o seu tempo com coisa banais, naturais e mundanas, como por exemplo: novelas, leitura mundana, filmes inconvenientes, msica profana, roda de conversao v. Tais pessoas jamais crescero em Deus, pois se devotam apenas ao que comum, por isso s experimentaro tambm o que comum, nunca saem de uma rotina enfadonha e de uma superficialidade medocre. CULTIVA INTIMIDADE COM DEUS 2. VER SE A PESSOA TEM OS TRAOS MNIMOS DO CARTER DE CRISTO. O bom dirigente deve ter os traos mnimos do carter de Cristo, podemos avaliar isso na vida de uma pessoa atravs das seguintes qualidades: UMA PESSOA SUBMISSA A LIDERANA Antes de uma pessoa ser colocada como lder, ela deve dar provas que submissa a sua liderana. UMA PESSOA ENSINVEL
[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas] Pgina 50

Ser ensinvel estar aberto para aprender com qualquer um. UMA PESSOA TRANSPARENTE Pv 28:13. Transparncia total gera confiana total. A transparncia torna uma pessoa confivel em trs nveis de relacionamento: Em relao a seus lderes. Em relao a si mesmo. Em relao a seus liderados. UMA PESSOA TRATVEL Todo lder precisa ter abertura para ser repreendido sem ficar melindrado ou machucado com a sua liderana. Pv: 3:11-12 / 6:23 / 9:8 / 15:10,31,32 / 19:25 / 27:5-6. UMA PESSOA QUE TEM DISPOSIO PARA SERVIR Como dirigente de grupo haver dias em que pessoas precisaro da sua ajuda para realizar tarefas simples , mas as vezes difceis de realizar. muito importante nessas horas ter um corao de servo. UMA PESSOA HONESTA, 2 CO 8:21. A verdade que at dentro do contexto da igreja, o estilo de vida honesta, s vezes escasso. 3. DONS E FRUTO DO ESPRITO. 4. ATITUDES E MOTIVAES. 5. RELACIONAMENTO FAMILIAR. necessrio, portanto, que o bispo seja... esposo de uma s mulher... que governe bem a prpria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo respeito, pois se algum no sabe governar a prpria casa, como cuidar da igreja de Deus (grupo familiar) I Tm 3:2,3-4. Ora, se algum no tem cuidado dos seus e especialmente dos da prpria casa, tem negado a f e pior do que o descrente I Tm 5:8. Esses princpios precisam ser resgatados a qualquer preo e colocados em prtica se quisermos ter uma famlia bem ajustada. Vejamos alguns: 1. Culto domstico com a famlia. 2. O casal orar juntos diariamente.
[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas] Pgina 51

3. O princpio de inculcar nos filhos a Palavra de Deus (contando histrias da Bblia, fitas evanglicas, decorar versculos) 4. O princpio da disciplina na hora certa e do jeito certo. 5. O princpio de orar sempre pelos filhos, sobre os filhos e com os filhos. 6. O princpio de ser rpido para pedir perdo aps uma ofensa contra o cnjuge ou filhos. ...No se ponha o sol sobre a vossa ira Ef 4:26. 7. O princpio de separar tempo para a famlia. 8. O princpio de buscar ajuda de conselheiros confiveis quando for necessrio. 6. QUALIFICAES E HABILIDADES MINISTERIAIS.

[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas]

Pgina 52

17
2. UM BOM LOCAL

SETE CDIGOS GENTICOS DE UMA CLULA SALDVEL (parte 2)

UM BOM ANFITRIO. Perfil de um anfitrio ideal Todos da famlia sejam crentes, ou pelo menos o casal. Algum que aceita o grupo, de corao e no forado. Algum que receba o grupo com simpatia e hospitalidade. Algum que d liberdade para que todos sintam-se vontade na sua casa. Algum que no tem cuidado exagerado com plantas, tapetes, sof, etc. 3. UMA BOA ATMOSFERA
1.DE AMOR . 2. DE ALEGRIA. 3. DE F. 4. DE FAMLIA. 5. DE DESCONTRAO. 6. DE ACEITAO. 7. DE LIBERDADE E ESPONTANEIDADE. 8. DE COMUNHO. 9. DE AMIZADE.

4. LOUVOR E ADORAO UNGIDOS 5. ENSINO DA PALAVRA COM REVELAO 6. VISO E PRTICA DO PUR DE BATATA
1. SER FAMLIA. 2. TORNANDO-SE UM. 3. CUIDADO MTUO. 7. UM BOM POTENCIAL DE MULTIPLICAO BOA DISTRIBUIO DOS MEMBROS AO MULTIPLICAR.

[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas]

Pgina 53

BOA BASE PSMULTIPLICAO Todo grupo deve iniciar com um bom potencial de multiplicao; para isso acontecer muito importante uma boa distribuio dos membros na hora de multiplicar o grupo. Os dois grupos devem ficar fortes suficientemente para no retardar o crescimento, e posteriormente, a multiplicao, que o nosso estgio final do ciclo de vida de uma clula . Os membros que vo com o novo grupo e os membros que ficam no grupo original devem ser definidos pelo dirigente, juntamente com o ministro e aprovado pelo pastor de rea.

[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas]

Pgina 54

18

AS CINCO FUNO DA CLULA

1. Polegar COMUNHO o dedo que facilmente se relaciona com todos. 2. Indicador EVANGELISMO E INTEGRAO Aponta a verdade. Atos 11: 23-25 v. 23 Barnab sabe ver a graa de Deus na vida das pessoas. v. 24 Ele era cheio do Esprito Santo, por isso muita gente se uniu a ele. Estava no meio de um avivamento. v. 25 - Apesar de Barnab estar no meio de um avivamento, esse versculo diz que ele partiu a Tarso a procura de Saulo. Certamente lembrou-se da situao de Saulo e decidiu ir busc-lo para que ele tambm pudesse estar no meio dessa nova congregao. Eu penso que ele no tinha o endereo de Saulo. Mas pelo que consta no texto (tendo-o encontrado), percebe-se que ele foi disposto a procur-lo em todos os lugares de Tarso. Ao

encontr-lo imagino que houve esse dilogo: - Saulo, meu irmo, eu te amo tanto! H um avivamento em Antioquia, entre os gentios e Deus est me usando, e voc vai me ajudar, vai ser um grande homem de Deus. - Barnab, quem sou eu? Sou muito problemtico! - No, eu vou te ajudar! Vou trabalhar com voc ( e convenceu Saulo a ir com ele) Quantos Saulos esto, hoje, chorando, precisando de pessoas que amem de verdade, que vo abrir mo e dizer: Eu vou ser um Barnab para esse homem e continuar acreditando! 3. Mdio - CRESCIMENTO E MULTIPLICAO o alvo de toda clula, crescer para multiplicarse. 4. Anelar PASTOREAMENTO E DISCIPULADO Fala de aliana, prestao de contas, vnculos, casamento do pastor com a igreja, do dirigente com a clula. 5. Mnimo TREINAMENTO DE LDERES Apesar de ser o menor dedo, no a coisa de menos importncia, pelo contrrio, pois a maior lacuna no crescimento da igreja atualmente a formao de lderes.
Pgina 55

[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas]

19
Modelo

IMPORTNCIA DE UM DISCIPULADO DE QUALIDADE

DISCIPULADO UM A UM (M.D.A). Jesus priorizou o discipulado na Sua vida aqui na terra. Antes de escolher os seus discpulos Ele orou a noite toda (Lucas 6:12-13), e uma grande parte do seu tempo foi ocupado investindo na vida destes discpulos. Cremos que Jesus discipulava muito: Um a um e em grupo. O Dr. Carl Horton Doutor em Crescimento de Igreja e nos relatou os resultados surpreendentes de uma pesquisa realizada entre um grande nmero de lderes cristos. Segundo esta pesquisa:
ESTATSTICA FEITA PELO SEMINRIO FULLER Resultado 0% 10% 90%

Lderes que foram gerados pelo plpito em reunies pblicas de ensino ou pregao. Lderes que foram gerados no discipulado em grupos pequenos. Lderes que foram gerados atravs do discipulado um a um

Na nossa experincia, tambm temos visto que muito bom discipular em grupos, mas nunca em substituio ao discipulado um a um. Vez aps vez tem sido comprovada a eficcia do discipulado um a um. Sem dvida, isto possibilita que o discipulado seja mais profundo, intenso, e especfico. No discipulado um a um, o discpulo sentir mais liberdade para se abrir totalmente, e o discipulador sentir mais liberdade de cavar profundamente sem constranger este discpulo na frente dos outros discpulos, como provavelmente poderia acontecer no discipulado em grupo. claro, que para haver este tipo de discipulado os dois (discpulo e discipulador) devem ser do mesmo sexo. Tambm, algum no pode estar discipulando outra pessoa se ele primeiramente no tiver discipulador. O discipulador tem compromisso total de no falar nada para pessoa alguma daquilo que o discpulo confidenciou a no ser que obtenha primeiramente sua permisso. Lembre-se: Discipulador no discpulo que escolhe, Deus! Voc tem que humildemente esperar no Senhor e submeter-se a deciso dEle.
[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas] Pgina 56

Seja quem for o discipulador que Deus colocar sobre voc, sua responsabilidade de submeter-se alegremente, ser transparente, e humildemente receber ajuda. Algum poderia questionar e dizer: E se meu discipulador provar que no de confiana ou abusar da autoridade?. A, humildemente voc deve confront-lo sobre isso e se ele no aceitar e se corrigir, voc deve levar o assunto ao discipulador dele. Lembre-se, ele tambm tem discipulador e ningum pode abusar da autoridade a ele conferida. Se a situao ainda no mudar voc vai para o lder do lder e assim por diante. O importante lembrar que nada serve de desculpa para voc no se submeter alegremente ao discipulador que Deus na Sua soberania colocou sobre voc. A nica exceo seria se ele falasse algo para voc que claramente diferente do que diz a Bblia Sagrada ou os lderes sobre ele. Lembre-se que o discipulado nunca deve ser manipulador. O verdadeiro discipulado para ajudar o discpulo a crescer. Nada forado d certo. Lembre-se: O seu discipulador foi escolhido por Deus para ajudar voc!!! Discipulado proteo. Discipulado crescimento. Seja transparente com o seu discipulador. Voc ficar maravilhado como Deus vai usar seu discipulador para ajud-lo a vencer o pecado, crescer espiritualmente, ser um ganhador de almas, e ser tambm um bom discipulador. confessai os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros para serdes curados Tiago 5:16. Uma vez que voc est sendo discipulado, importante comear a orar e pedir a Deus acerca de quem voc dever discipular. Quando voc ganha algum para Jesus, voc tem que garantir que aquela pessoa seja bem discipulada. Normalmente, voc quem deve discipular aquele novo convertido. Jesus ordenou que fizssemos discpulos (Mateus 28:18-20). No nosso modelo, traduzimos isto em um mnimo de trs. Cremos que todo cristo deve ter um discipulador e no mnimo trs discpulos. Se voc recm-convertido (1 a 3 meses), podemos compreender que ainda no tenha discpulos. Mas comece a orar e buscar a Deus sobre esta rea. Comece a evangelizar seus amigos, colegas de trabalho e de aula, vizinhos, parentes, etc. Ore muito pela converso de toda a sua famlia. A Bblia garante que atravs da f voc pode ganhar toda a sua famlia

[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas]

Pgina 57

para Jesus. Na medida que voc vai ganhando pessoas para Jesus logo voc ter seus trs discpulos ou at mais. Jesus, antes ascender aos cus, nos deixou a Grande Comisso: Ide, portanto, fazei discpulos... (Mt. 28:19). Isto tem que ser priorizado, pois, sem dvida, de mxima importncia. Na medida que meditvamos na centralidade do discipulado, Deus nos revelou que o discipulado um a um o corao da Clula. Este relacionamento do discipulador com seu discpulo (total de duas pessoas) chamamos de uma micro-clula. Sendo, tambm, que a nfase central da Viso do Mtodo do Discipulado Apostlico o discipulado um a um, vimos que seria ideal usarmos a mesma sigla para identificar esta micro-clula. Ento como viso da Igreja local temos: M.D.A: Modelo de Discipulado Apostlico. RAZES PORQUE PRECISAMOS SER E FAZER DISCIPULOS?
1. PORQUE UMA ORDEM UMA ORDEM JESUS MANDOU.

MATEUS 28:19-20 Depois que recebemos Jesus como Senhor da nossa vida , temos a tarefa e a responsabilidade de: fazer discpulos. Isto um mandamento e no uma opo. O que fazer ento depois que voc ganha algum para Jesus? Assim como uma boa me cuida e protege seu novo beb, voc tambm deve se responsabilizar e cuidar do seu beb espiritual que voc acabou de gerar.
2. PORQUE DISCIPULADO GERA CURA E SANTIDADE

Um dos remdios para nossa cura abrir o nosso corao confessar nossos pecados e tentaes e o discipulado o melhor ambiente para isto acontecer.Tg 5;16 e Pv 28 13 Confessar libera graa, esconder atrai juzo.
3. PORQUE DISCIPULADO GERA MATURIDADE NA VIDA CRIST

Incrvel a diferena na maturidade de algum que foi bem acompanhado no discipulado de algum que nunca recebeu esse acompanhamento de forma adequada.
4. PORQUE PERIGOSO ANDAR SOZINHO NA VIDA CRIST

Lembre-se: Nunca bom estar s, precisamos ficar longe do abismo, discipulado traz proteo.
5. PORQUE DISCIPULADO TRAZ CONHECIMENTO E REVELAO

notrio essas duas coisas na vida de uma pessoa que esta sendo bem discipulada.
[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas] Pgina 58

6. PORQUE DISCIPULADO PRODUZ TRANSFORMAO,

MUDANA DE CONDUTA E DE MENTALIDADE O discipulado constante mais cedo ou mais tarde vai gerar transformao. Note quanta influencia Jesus exerceu na vida dos Seus discpulos.
7. PORQUE DISCIPULADO CAPACITA E FORMA LDERES

Por causa da importncia de reproduo de novos lideres precisamos estar envolvidos nesse processo. Cada gerao tem o seu tempo para agir e depois passar o basto para a prxima gerao

[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas]

Pgina 59

20
1- JESUS E A MULTIDO 1.1. 1.2. 1.3. 1.4. 1.5. 1.6. 1.7. 1.8. 1.9. 1.10.

TRS NVEIS DE RELACIONAMENTO COM JESUS

Jo 6:2 Seguia-o numerosa multido, porque tinham visto os sinais que ele fazia na cura dos enfermos. CARACTERSTICAS DA MULTIDO COM RELAO A DEUS E A LIDERANA Relacionamento distante e impessoal Dialogo superficial, conversas fiadas Fraca resposta a Palavra Fuga de confronto, no se deixam tratar Motivao desconhecida, ento, sem confiana Nvel de crescimento baixo Independente Imaturidade, religiosidade, frustrao, materialismo Fogem da cruz, no toleram o desprazer Vida egocntrica.

2- JESUS E OS SEGUIDORES OCASIONAIS J 3:1 Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. 2 Este, de noite, foi ter com Jesus... Mc 10:21 E Jesus, fitando-o, o amou e disse: S uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, d-o aos pobres e ters um tesouro no cu; ento, vem e segue-me. CARACTERSTICAS DOS SEGUIDORES OCASIONAIS COM RELAO A DEUS E A LIDERANA 2.1. 2.2. 2.3. 2.4. 2.5. 2.6. 2.7. Relacionamento freqente, mas superficial. Dilogo mais aberto mas sem tratamento. Resposta inconstante Palavra. Ligaes por convenincia Fuga de cobrana e confrontao Estagnao e tdio espiritual Fidelidade s programaes, normas e preceitos
Pgina 60

[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas]

2.8. Misticismo infantil 2.9. Opinies prprias muito fortes 2.10. Ausncia de revelao da Palavra. 3- JESUS E OS DISCPULOS II Reis 3:1 Perguntou, porm, Josaf: No h, aqui, algum profeta do SENHOR, para que consultemos o SENHOR por ele? Respondeu um dos servos do rei de Israel: Aqui est Eliseu, filho de Safate, que deitava gua sobre as mos de Elias.

CARACTERSTICAS DOS DISCPULOS COM RELAO A DEUS E ALIDERANA 3.1. 3.2. 3.3. 3.4. 3.5. 3.6. 3.7. 3.8. 3.9. 3.10. Total intimidade Mxima resposta Palavra Submisso Crescimento constante e desobstrudo Abertura e maleabilidade para se deixar tratar Motivao conhecida Dependncia de Deus Vida de vitria Ministrio desenvolvido e reconhecido Clareza nos princpios da Palavra(revelao)

[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas]

Pgina 61

CONCLUSO
Nossa misso a continuao da misso de Jesus sobre a terra. A grande comisso foi dada a todos os seguidores de Jesus, no somente aos pastores e missionrios. Voc pode ser o nico cristo que algumas pessoas vo conhecer, e sua misso contar a elas sobre Jesus. Sua misso um privilgio formidvel! Embora seja uma grande responsabilidade, tambm uma incrvel honra ser usado por Deus. Contar a outros como obter a ida eterna a melhor coisa que voc pode fazer por eles. Temos a melhor de todas as novidades do mundo, e partilh-la o maior carinho que podemos demonstrar a qualquer um. O valor de sua misso eterno! Nada que faa pode ser mais importante que ajudar as pessoas a estabelecer um relacionamento eterno com Deus. Sua misso traz significado sua vida. Se pelo menos uma pessoa for para o cu por causa de voc, sua vida ter sido relevante para a eternidade. Substitua o pensamento imediatista pelo pensamento com perspectiva eterna. Para aproveitar ao mximo o seu tempo na terra, voc deve manter uma perspectiva eterna. Isso evitar que d importncia excessiva a questes menores e o ajudar a distinguir entre o que urgente e o que eterno. Muitas coisas em que empenhamos nossas energias j no significaro nada daqui a um ano, quanto mais na eternidade! O que est permitindo que se interponha entre voc e sua misso? No troque sua vida por coisas temporrias. Lembre-se da importncia de continuar estudando e lendo Palavra de Deus, para sua prtica crist. Comece esta nova fase da sua vida aproximando-se mais de Deus atravs da leitura diria da Bblia.

[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas]

Pgina 62

REFERNCIAS
Apostila Nova Criatura Igreja da Paz Ministrio Luz para os Povos SILVA, Aluzio. Curso de consolidao 2 Ed. Goinia, 2003, 120p. SILVA, Aluzio. Curso das guas 2 Ed. Goinia, 2003, 132p. Manual do Encontro com Deus

[CMC 1 | Classe de Maturidade Crist Igreja da Paz de Palmas]

Pgina 63

You might also like