You are on page 1of 25

Cristianismo e Cultura Premissas

1. Realismo: Poucas observaes e muito raciocnio conduzem ao erro. Muitas observaes e pouco raciocnio conduzem verdade. Alexis Carrel De facto a verdade est mais na observao do que no simples raciocnio e experincia. O mtodo para conhecer um objecto me dado pelo prprio objecto, no pode ser definido por mim. de notar que quando se fala de observao/experincia, no se fala exclusivamente de experimentar. O que caracteriza a experincia o facto de perceber as coisas, descobrir o seu sentido. Por exemplo: uma pessoa pode saber que o cancro mau, mesmo nunca tendo tido cancro (pode ter ti um familiar com esse problema). Experincia elementar Conjunto de exigncias e evidncias do corao do Homem, ou seja conjunto de experincias que esto implcitas na pessoa, no seu orao, antes de lhe ter sido incutido ou educado. Por exemplo: apesar da multiplicidade de costumes existentes no nosso planeta, a maneira de uma me olhar para o seu filho aquando do seu nascimento sempre o mesmo.
2. Razoabilidade:

Antes de mais entende-se como razo a capacidade de se dar conta do real na totalidade dos seus factores. Assim, como se sabe se uma atitude ou no razovel? Uma atitude razovel uma atitude motivada por razes adequadas. Exemplo: Imagine-se que uma pessoa ao falar para uma plateia se apresenta-se com um megafone e se justificasse dizendo que estava rouco isso no seria considerado razovel. que ter em conta que uma atitude racional nem sempre est intimamente ligado com o que demonstrvel. Demonstrvel significa percorrer todos os passos de um processo e por vezes isso no possvel. Por exemplo: o homem no pode demonstrar como que as coisas existem. Mesmo que algum possa demonstrar que esta mesa feita de um material que tem uma determinada composio, nunca poder percorrer todas as passagens pelas quais esta mesa existe. Surge assim o mtodo da certeza moral que consiste na interpretao simultnea de uma multiplicidade de indcios, cuja nica leitura razovel aquela certeza.
1

Exemplo: como que seu sei que a minha me quer me bem vou observando a minha me ao longo do tempo e vou recolhendo vrios indcios que convergem para a certeza de que ela me quer bem. Aplicao do mtodo de certeza moral: f. A f aderir quilo que outra pessoa afirma. Assim se eu ceguei certeza de que uma pessoa sabe aquilo que diz e no me engana, posso acreditar nela, sem precisar de provar todos os passos. Se a nica razoabilidade estivesse na evidncia imediata ou demonstrada pessoalmente, o homem no poderia avanar, porque cada um teria de refazer todos os processos desde o incio. obvio que este mtodo pode falhar, mas as certezas cientficas tambm falham e isso no tira o facto de que com estes mtodos se podem alcanar certeza.
3. Incidncia moralidade na dinmica do conhecimento:

A razo inseparvel da unidade do eu. De facto, o instrumento para conhecer a razo, no entanto h uma profunda relao entre o instrumento da razo e o resto da nossa pessoa. A razo no uma mquina que se pode separar do resto da personalidade, de modo a que possa a agir sozinha, e por isso no a usamos bem quando temos uma dor ou temos raiva ou desiluso pela incompreenso dos outros. Exemplo: um rapaz muito bom a portugus, mas no dia do teste ele tem uma dor de barriga, e tem m nota no teste. De facto o sentimento activa a nossa dinmica para conhecer. Quanto mais interessado estiver por uma coisa, e quanto mais me causar curiosidade em conhecer, mais estou impelido a conhecer. Assim os meus sentimentos condicionam o meu instrumento de conhecimento. Assim dado que a razo e a emoo misturam-se, deve-se conseguir colocar os sentimentos no devido lugar. A regra moral do conhecimento Amar a verdade mais do que ns prprios. Isto significa estarmos livres de preconceitos. Todos temos preconceitos, no entanto no devemos ficar presos a esses preconceitos, deve-se procurar ultrapassa-los.

Sentido Religioso
1. A vida procura de si prprio Para podemos enfrentar a experincia religiosa, temos de partir de ns mesmos, e assim detectar os aspectos que a constituem. Mas para partirmos de ns mesmos temos de observar nos a ns prprios em aco visto que s

em aco sabemos o que verdadeiramente somos capazes de fazer, sem cair no preconceito do que pensamos que somos. Imaginemos, por exemplo, um rapaz que, por vrios motivos, no gosta de aritmtica e por isso nunca se tenha esforado em estuda-la. Ele no estar na altura de perceber se tem uma capacidade pelo menos normal nesse campo. Se, pelo contrrio, comea a empenhar-se, at pode chegar a descobrir que tem uma capacidade acima da mdia. Precisamente porque s em aco podemos descobrir o nosso talento. 2. O empenhamento com a vida Quanto mais uma pessoa est empenhada com a vida, mais percepo ter dos factores prprios da vida. No entanto, o fenmeno religioso tem a ver com a totalidade do homem, por isso, para o homem o compreender de forma correcta, no deve empenhar apenas alguns aspectos da sua existncia, mas toda a sua vida. O empenhamento manifestado de vrias formas: -Lealdade Tradio A tradio o ponto de partida, a hiptese de trabalho com o qual a natureza nos coloca diante da vida e da histria. Ser uma atitude desleal com a realidade considerar a tradio errada. - Vivncia do presente O presente um factor fundamental para compreender o valor do eu. no presente que a vida deve ser avaliada, o passado poder auxiliar na compreenso do presente mas no o explica. - Critica Deve avaliar essa tradio e escolher aquilo que queremos para ns. 3. Dupla realidade O Homem constitudo por duas realidade, uma material (mensurvel, divisvel e mutvel) e outra espiritual (no quantificvel e permanente), duas realidades que so inseparveis. 4. O nvel de certas perguntas O sentido religioso coincide com a tentativa do Homem de se conhecer a si prprio, de se empenhar com a vida, atravs de certas perguntas: Com quem partilhar a vida? O que vale a pena? Quem sou eu? Estas perguntas dirigem-se ao fundo do nosso ser e no se podem extinguir exigindo uma resposta total. 5. A exigncia de uma resposta total Estas perguntas exigem uma resposta total, que cubra o horizonte inteiro da razo, caso contrrio levar a um estado de irrequietao e insatisfao.
3

O homem tem uma atraco pelo infinito que o homem gostaria de agarrar, mas que sempre lhe foge. Ou seja ele depara-se com uma tenso contnua para andar para alm daquilo que momentaneamente se atinge, em direco a uma meta que est sempre mais alm, quase inalcanvel. Isto porque o que move a pessoa no mais eu a procura da verdade, procura essa que se vai demonstrar inalcanvel, mesmo que toda a vida tenhamos que esperar por ele. 6. Desproporo em relao resposta total Quanto mais uma pessoa avana na tentativa de responder quelas perguntas, tanto mais se apercebe da potncia, e tanto mais descobre a sua prpria desproporo face resposta total. 7. Tristeza e desespero Esta tentativa de querer atingir o infinito e no conseguir leva a que o Homem fique triste. No entanto essa tristeza est carregada de esperana visto que a pessoa tem noo do que quer e continua a procurar De facto quando o Homem exclui a possibilidade do infinitamente grande tem como nico destino cair no desespero at morrer por causa dele. 8. Sentido religioso na sua dimenso O sentido religioso a capacidade que tem a razo para exprimir a sua natureza profunda na interrogao ltima, ou seja um conjunto de perguntas que nos provocam e nos levam a perceber quem somos. Logo o sentido religioso coloca-se na realidade do nosso eu. 9. A inevitabilidade de uma resposta inevitvel para o homem dar um sentido vida: faz parte da prpria estrutura do ser, do prprio facto de existir. Assim o Homem vai percebendo que no est sozinho e h um ltimo que d sentido vida. O Homem sem esse significado para a sua existncia (Deus), desespera e morre.

Atitudes Irrazoveis
Diante da pergunta ltima, o Homem pode assumir uma atitude ou posio irrazovel, quando no reconhece a sua evidncia, pelo que desvaloriza, reduz, nega ou evita as perguntas do porqu da existncia. Quem nega as perguntas fundamentais da vida, quem no as enfrenta, quem as reduz sua prpria medida, perde a sua prpria identidade conduzindo a que o homem j no saiba entrar em relao com a riqueza do passado e identifique a vida com a mera reaco do instante; feche se em si mesmo e j no consiga comunicar com o outro, e j no experimente a liberdade como realizao do desejo de infinito que o caracteriza.
4

Podem identificar-se 6 posies irrazoveis: 1. Negao terica das perguntas Neste caso as perguntas sobre o significado da vida so definidas como sem sentido. Essas perguntas so desnecessrias logo so rapidamente abafadas. 2. Substituio voluntarista das perguntas No lugar daquelas perguntas pe-se a energia da vontade, uma energia que faz agir com o objectivo de afirmao de si prprio. Esta vivncia voluntarista tem como ponto de partida: Vivncia baseada no gosto pessoal Sentimento utpico pelo qual a energia de vontade no activada por uma meta reconhecida mas sim por uma meta que a vontade estipula. Projecto social que esquece o contedo mais autntico e pessoal da existncia. Exemplo: Um pai que trabalha dia e noite para conseguir ascender na carreira e que se esquece que a sua funo principal ser pai. Abdicando da sua funo principal, perde de vista a essncia daquilo que , no dando resposta ao seu sentido religioso. 3. Negao prtica das perguntas visvel naqueles que, no querendo perder tempo a perguntar se Deus existe ou no, vivem como se Ele no existisse. Evitam que certas perguntas que lhe inquietam surjam ou, quando elas se lhe deparam reagem de modo indiferente. Esta atitude caracteriza-se por um medo de enfrentar o prprio ser, um medo de pensar e de avivar um mistrio que h dentro do Homem. 4. Evaso esttica ou sentimental Acontece quando o Homem, diante do porqu da existncia, v somente um espectculo de beleza e sentimentos, mas no se empenha com a seriedade na procura de resposta. 5. A negao desesperada Negao da possibilidade de resposta s perguntas depois de terem sido levadas a srio. tanto mais viva esta atitude, quanto mais se sentem as perguntas. No entanto a dificuldade de resposta que a um dado momento, faz dizer que no possvel.

Exemplo: Florbela Espanca que depois de ter perseguido o amor infinito e nunca o ter conseguido alcanar, desespera e nega que esse amor seja possvel. 6. A alienao A resposta s perguntas est num projecto que se realizar no futuro, e que portanto se cumprir sem que o eu possa fazer experincia dele. A vida tem um sentido positivo: contribuir para o progresso. Assim as perguntas fundamentais tm como objectivo servir esse progresso. Ora isto leva a um grande problema. De facto as perguntas fundamentais constituem a minha pessoa. impossvel encaminhar a resposta a essas perguntas para uma realizao que diga respeito a uma colectividade, sem que isso dissolva a identidade do homem, sem que isso leve alienao o Homem. O eu seria sacrificado e teria de se destruir para que aquela evoluo da realidade acontecesse. Exemplo: Revoluo sovitica que imps uma ditadura levando a que as pessoas perdessem toda a sua liberdade, sendo impedidos de pensar e de tomar as decises que fossem melhor para eles prprios.

Consequncias das atitudes Irrazoveis


Estas atitudes irrazoveis levam-nos a desvalorizar as perguntas ltimas e consequentemente a perder o controlo de ns prprios, o sentido da nossa existncia, conduzindo a trs consequncias: 1. A ruptura com o passado 2. Solido 3. Perda de liberdade 1. Ruptura com o passado Quando o homem perde o sentido de viver no reconhecendo o significado pelo qual vive, a sua personalidade torna-se frgil e dbil, reduzindo a sua existncia a uma pura reaco do instante. Sendo assim perdida toda a riqueza da histria e da tradio: o homem corta as pontes com o passado. Ao retirar ao Homem os seus alicerces, torna-se mais fcil manipul-lo visto este desconhecer a direco do seu sentido religioso. 2. Solido A falta de significado torna o homem incapaz de comunicar: de facto, o homem que no est empenhado com a sua vida no tem nada de interessante para comunicar ao outro homem e no tem motivos para caminhar ao seu lado. Portanto, a solido que da deriva no estar sozinho, mas sim, a ausncia de um significado. Esta solido leva a que o Homem perca a paixo e o gosto de viver.

3. A perda de liberdade A liberdade no ser selvagem, ou seja, tomar o seu prazer como absoluto, a liberdade sim: o cumprimento total de si mesmo e a capacidade de adeso ao ser. O homem percebe que livre quando vive a experincia de satisfao de um desejo. A liberdade a realizao do destino para que o Homem feito, portanto, a experincia da verdade de si. No entanto, a verdade do prprio eu um outro; Deus, o nico em que o homem pode fazer experincia da satisfao plena do seu desejo. Assim, o Homem s ser verdadeiramente livre quando reconhecer a sua dependncia, no ao poder, mas sim a Deus, quando a sua adeso a Deus for total. Quando isto acontecer: O Mundo pode fazer de mim aquilo que quiser, mas no me vence pois eu sou livre.

Itinerrio do sentido religioso


As perguntas ltimas so despertadas pela relao com a realidade. O Homem, para no cair em atitudes irrazoveis, deixando-se levar por preconceitos e ideologias, deve manter uma relao verdadeira com a realidade, baseada na razo, de modo a que as perguntas ltimas sejam uma constante. O primeiro sentimento que o ser humano experimenta, no seu contacto com o mundo, o espanto e o entusiasmo, motivado pela existncia de algo que existe independentemente dele, e da qual ele depende. O homem quando se d conta desta presena inexorvel, d-se conta de que existe uma ordem dentro desta realidade, ordem esta que traz consigo uma beleza e harmonia a esta realidade. atravs desta percepo que nos apercebemos de que a vida um dom: que no fruto da deciso de cada um de ns, mas que a nossa existncia nos totalmente dada, isto que depende de Outro. O eu do Homem, que se descobre feito e dependente de Deus, escuta dentro de si uma voz que lhe diz o que o bem e o mal: esta conscincia do bem e do mal est de tal forma impressa no corao do homem, que guiar a pessoa em cada juzo por si feito. assim, ao viver em relao com o mundo, que todos ns nos apercebemos que h algo de transcendente, que vai para alm da realidade, isto , que nos apercebemos do valor da analogia. A provocao do real em ir para alm daquilo que aparece introduz a experincia do sinal. O sinal uma experincia real que me remete para outra coisa. Assim, a capacidade humana vai descobrir nos sinais o sentido das coisas.
7

Na relao com o mundo, emerge o carcter exigencial da vida humana isto carcter que instigue o homem para a procura de respostas plenas. Existem quatro categorias fundamentais eu so: 1. Exigncia de verdade Exigncia do significado das coisas, da existncia. 2. Exigncia de justia Exigncia de justia que o prprio homem 3. Exigncia de felicidade Cumprimento de si mesmo 4. Exigncia de amor Separar-se completamente de si mesmo para entrar num tu. Sem a hiptese de um alm, essas exigncias seriam sufocadas. O dinamismo do sinal e o facto da natureza da existncia humana ser exigncial conduzem descoberta do mundo como sinal de qualquer coisa de Outro que cumpre o homem mais do que qualquer posse. A dinmica do sinal faz descobrir o verdadeiro sentido da razo. A razo a exigncia de explicao total. Como esta exigncia no encontra resposta no horizonte da experincia humana, a razo, para ser coerente consigo prpria, lana-se mais alm, chegando percepo do desconhecido, inatingvel mas real. ao descobrirmos o mistrio que a razo deixa de ter barreiras. O homem, enquanto ser livre, no pode chegar ao seu cumprimento, no pode chegar ao seu destino, a no ser atravs da sua liberdade. atravs da minha liberdade que o destino, o fim, o objectivo se pode tornar numa resposta a mim. De facto, o Homem, no jogo da sua liberdade tem duas opes: Enfrentar o real mantendo um esprito aberto a todas as provocaes ou, Encarar o mundo segundo o seu parecer Assim reconhecer Deus no antes de mais um problema da cincia, nem da filosofia, nem da sensibilidade, mas da liberdade, ou seja do ponto de vista com que uma pessoa se pe diante da realidade. A interpretao necessita de liberdade, mas necessita de uma liberdade que esteja educada a estar aberta a toda a realidade, a pr-se numa posio de espera e de pedido e a admitir cada possibilidade de resposta, sem a priori excluir nenhuma. De facto a liberdade joga-se no quotidiano: ao se ter liberdade para no s: 1. se ser capaz de estar aberto totalidade dos factores, como tambm, 2. saber reconhecer o positivo do quotidiano da vida e no esperar que a vida seja diferente isto ser capaz de abraar de forma consciente aquilo que nos surge diante dos olhos, aquilo que nos foi dado.
8

O homem, nesta aventura descoberta do mistrio, vive inevitavelmente a experincia do risco, que consiste no facto de apesar de serem evidentes as razes da existncia de Deus, o Homem permanece como que bloqueado, no conseguindo aderir a essa verdade, na medida em que existe uma separao; uma brecha entre a razo e a afectividade, a razo e a vontade H duas formas de enfrentar esse medo: 1. Pela fora de vontade, fora da liberdade 2. A dimenso comunitria proporciona ao homem encontrar uma energia extra, atravs da qual se torna possvel ultrapassar esse abismo. Assim, a dimenso comunitria deve ser encarada como uma base e um sustento liberdade humana. De facto a comunidade no substitui a liberdade, mas sustenta-a, fazendo com que o Homem corra o risco de aderir a Deus.

Razo e Revelao
O ponto mais importante da razo a percepo do mistrio pois aquilo que move a razo o desejo de entrar no mistrio, de o descobrir, de o conhecer. No entanto, o homem incapaz de entrar no mistrio pois este est para alm da capacidade da razo, com instrumentos puramente humanos. Assim a vida do homem uma tenso contnua em direco ao mistrio, onde por um lado se sente a presena do mistrio, mas por outro lado no pode alcana-lo. Esta tenso, no qual somos chamados a reconhecer o mistrio sem o podermos ver, uma posio vertiginosa que no fcil de manter, pois o Homem muitas vezes levado a definir o significado do mistrio, caindo na pretenso de particularizar o todo. O homem pode viver a dramaticidade da sua relao com o mistrio de 2 modos: 1. Tentar defini-lo com os seus prprios meios Caindo-se no dolo onde se concebe o homem como medida de todas as coisas, e onde a razo procura definir o significado ltimo da realidade, ou seja pretende ser Deus, substituindo a realidade por uma interpretao no qual o Homem perde o seu verdadeiro rosto. Isto no est correcto pois este facto no corresponde natureza da razo e porque leva a j no se saber reconhecer o verdadeiro rosto da vida e da realidade e consequentemente no responde adequadamente ao desejo humano. Mos dias de hoje, o dolo assume a forma de ideologias. Assim se o Homem no depender de Deus ficar dependente da ideologia e

consequentemente poder levar violncia nas relaes e mesmo guerra (exemplo: ideologia nazi). 2. Revelao A razo reconhece a existncia do mistrio, mas tambm a sua incapacidade para o definir positivamente, pelo que admite, como o nico caminho para o conhecer, que o prprio mistrio revele o seu rosto, se mostre de modo compreensvel. O vrtice da razo , ento, deixar aberta a possibilidade de Deus tome a iniciativa de se revelar. Condies para aceitar a revelao: Admitir que possvel Pois prpria da razo deixar aberta todas as possibilidades, mesmo a de que seja Deus a fazer-Se conhecer pelo Homem e no o homem a descobrir Deus e no impor condies ao Mistrio, sob pena de no o reconhecer verdadeiramente. Esta hiptese de revelao conveniente. e leva o Homem a compreender-se a si prprio. A hiptese da revelao deve permitir aprofundar o mistrio (e no reduzi-lo). isto devemos adaptar a revelao experincia humana de modo a aproximarmo-nos a ele. A hiptese da revelao deve ser compreensvel ao Homem Assim, a vida do Homem a expectativa de que Deus se revele e, deste modo, venha ao encontro do desejo de conhecer o mistrio presente na realidade.

Na origem da Pretenso Crist


O homem, se usar a razo, levado a reconhecer que, para dar sentido vida (para reconhecer a razo da sua existncia), preciso admitir a existncia de mistrio, isto , de uma realidade da qual dependem todas as coisas. Se o sentido da existncia o Mistrio que est na origem da realidade e na qual tudo encontra valor, se a felicidade est na sua presena, se aquilo por que vale a pena viver Deus, ento o nico problema da existncia como que se faz para entrar em relao com ele para que, se possa satisfazer, dentro do possvel, as exigncias da felicidade, justia e de amor que caracterizam o corao do homem. H dois modos para enfrentar o problema da relao com o mistrio: Parte do pressuposto de que o mistrio permanecer sempre sem rosto e portanto impossvel entrar em relao directa com ele.

10

Surge assim as vrias religies que so tentativas por parte do homem de imaginar o mistrio e de se pr em relao com ele. O Mistrio entra na vida do homem e acompanha-o de forma a este descobrir o seu destino de felicidade. Nesse sentido, no seria j o homem a tentar entrar em relao com o mistrio, mas seria o prprio mistrio a entrar em relao com cada pessoa, revelando a sua natureza divina. A escolha de uma religio exige um conjunto de regras. No entanto estas regras no asfixiam a pessoa, mas sim, potenciam a sua liberdade, pois essas pessoas desejam essas regras, dado que h uma relao de amor. Para avaliar qual a religio que imagina Deus de modo mais correspondente realidade, podem seguir-se estes critrios: Conhecer todas as religies que existiram para depois fazer uma escolha razovel. Este critrio utpico Conhecer as religies mais importantes, as que so mais praticadas no mundo No entanto, o que me interessa no o nmero de seguidores de dada religio, mas sim a verdadeira, a resposta ao meu corao. Criar uma religio universal tomando o melhor de cada religio (sincretismo religioso) Isto impossvel pois o melhor sempre diferente, e muda de pessoa para pessoa. Alm disso, se essa religio estivesse nas mos de alguns homens que estabelecessem o que melhor, criar-se ia uma religio submetida ao poder. Seguir a religio da sua tradio Que sugere que cada homem siga a religio da sua tradio a apartir da vamos verificar se corresponde ao nosso corao, ou se por outro lado ao longo da vida encontra uma religio mais adequada sua razo, e ao seu corao. Se isso acontecer, por amor verdade abandona tudo e converte-se. O homem exprime por isso a sua exigncia de identificar a relao com o mistrio atravs da criatividade religiosa: qualquer religio tem em comum com as outras, o facto de ser um esforo do homem para imaginar qual o significado ltimo. A religio por isso uma tentativa do homem, que deve ser considerada e valorizada por toda a dignidade que implica.

New Age

11

A New Age uma tendncia religiosa enraizada no esoterismo ocidental do sculo XIX e vulgarizada na segunda metade do sculo XX, que se apresenta sob o sinal do mito astrolgico do Aqurio. Este movimento mistura elementos das vrias religies (sincretismo religioso), sobretudo das orientais como: Primado do esprito sobre a matria Necessidade da interioridade Importncia da conscincia Vrias prticas de meditao Procura de paz e de uma fraternidade universal. Esta nova espiritualidade procura, baseando-se nas antigas religies e culturas, dar uma viso alternativa espiritualidade crist. Aqui o homem descobre que est intimamente ligado Fora ou Energia universal, que sagrada e est na origem de toda a vida, nesta energia que o Homem busca a harmonia e a unidade com o real, que cura o homem de qualquer sentido de imperfeio e de limite. A msica uma das expresses significativas da New Age. Trata-se de um tipo de msica relaxante e apaziguadora, que permite ao homem destacarse da realidade e isolar-se no seu prprio mundo interior, encontrando a aquelas foras espirituais que lhe do bem-estar e paz. Na base desta corrente cultural encontra-se, ento, a busca de aperfeioamento e da exaltao do homem. Para atingir esse aperfeioamento pode-se seguir: A via esotrica busca de conhecimento A via ocultista Busca de poder onde o homem se sente capaz de controlar o mundo e obter os bens que deseja. Revela ao homem que ele possui um poder divino. Diferenas entre a New Age e a f crist: Cristianismo Acredita num Deus. Deus no coincide com o mundo nem com o homem. De facto mora nele, mas seu Criador. Na orao entra-se em dilogo com Deus. A orao no a simples redescoberta do eu, mas pressupe o encontro de duas pessoas. O homem peca e a nica via de New Age Na New Age no h um Deus. Deus est em tudo A orao no New Age est na prpria pessoa e no num Outro. Para a New Age a salvao vem de

12

salvao Cristo. Nenhuma tcnica de libertao, nenhum esforo de concentrao pessoal, nenhuma sintonia de conscincias pode salvar o homem. O sofrimento e a morte tm um significado. O sofrimento vivido em unio com Jesus crucificado, que na cruz revelou o Seu amor pelos homens, fonte de salvao. A morte vista como a passagem obrigatria para entrar na vida eterna. O mundo novo constri-se com as obras de amor recproco.

todos. No h um Deus para este movimento a salvao vem do prprio esforo do homem. No aceitam o sofrimento e a morte.

A New Age quer mudar o mundo

Uma pretenso inimaginvel: um facto


Todas as religies so verdadeiras pelo que nenhuma dever pretender ser a nica verdadeira. No entanto, o cristianismo afirma-se como tal. Enquanto pessoas com esprito aberto a qualquer possibilidade, devemos perceber o porqu da sua arrogncia. Segundo a hiptese da revelao, o mistrio poder ter entrado em relao com o Homem, num certo momento da histria, indicando ao Homem a maneira de O conhecer e de estar em relao com ele. A questo que se coloca se isso aconteceu, ou no? O cristianismo baseia-se nesse facto, anunciando o encontro do Homem com Deus. Caso esta possibilidade seja verdade, o problema central do fenmeno religioso deixa de ser uma tentativa de imaginar Deus, mas sim a preocupao de se estar no caminho por ele indicado. Trata-se portanto de uma escolha de liberdade, que aceita ou recusa este facto e para O conhecer, temos de ir ao Seu encontro e comprometermo-nos com Ele (tem de se fazer experincia do encontro). Assim o cristianismo funde-se no facto de que Jesus Deus, pelo que a pergunta verdade que Deus interveio na histria torna-se Quem Jesus Cristo, para aqueles que acreditam que Deus interveio na histria. Assim, para estes, a pergunta Quem Jesus Cristo? no pode passar ao lado de ningum. Ao enfrentar-se com algum que se intitula de Deus, que o Homem se v obrigado a tomar uma posio pessoal. Quer seja

13

verdade ou no que Cristo filho de Deus no tem o valor de uma curiosidade intelectual, mas decisivo para a vida. Deparamo-nos assim com um facto histrico, pois o cristianismo tem como base um homem, Jesus Cristo, que se diz filho de Deus, e no um conjunto de regras. Da que se fosse provado que Jesus nunca tinha existido, todo o cristianismo cairia pe terra. preciso ter presente que, enquanto todas as grandes personalidades religiosas evidenciaram um sentido de desproporo em relao ao divino e se definiram no mximo como mensageiros de Deus, Cristo o nico homem que se identificou com Deus.

Como se colocou o problema cristo na histria


Para avaliar a pretenso de Cristo, preciso levar em conta o anncio que as suas primeiras testemunhas fizeram dele, isto os apstolos, da a criao dos evangelhos. Os evangelhos so um documento histrico que trata, segundo recordaes dos apstolos, de factos relacionados com Cristo. Os apstolos sentiram esta necessidade pois acharam que deviam dar a conhecer e anunciar a toda a humanidade que Deus se fez homem em Cristo. Para compreender os evangelhos preciso estarmos dispostos a conhecer os factos histricos partindo do pressuposto de que o anncio verdico, ou seja preciso ter contacto ou deixar-se provocar pela totalidade do facto, que no consiste no somatrio de elementos histricos mas na pretenso de Cristo ser Deus. Para compreender a pretenso de Cristo, temos que ter em ateno que apenas partilhando, atravs do tempo, a vida com uma pessoa, possvel compreende-la e confiar nas suas palavras e aces, sendo essa certeza, essa segurana e confiana sobre o outro apenas atingidas, a partir de tnues indcios, se o homem se mostrar portador de um esprito aberto e de uma inteligncia humana. Foi o que aconteceu aqueles que iam contactando cm Cristo, e que sendo tocados por essa pessoa, se tornavam seus amigos. A sua convivncia quotidiana com Ele acaba por confirmar a convico inicial de que Cristo verdadeiramente o Filho de Deus. Devido a esta convivncia, os primeiros discpulos descobriram que Cristo um homem excepcional, dono da realidade, tem uma inteligncia nica do humano e uma dialctica imbatvel, mas principalmente, dirige-se a cada homem com uma capacidade impressionante de captar a sua humanidade e a revelar. Por fim, Cristo no era apenas poderoso e inteligente, mas tambm era bom, olhando para cada pessoa com amor.
14

Diante de um homem to excepcional surgiu a questo Quem ?, no s perante os seus amigos, mas tambm perante todos aqueles que o encontravam, mesmo nos seus inimigos. De facto, era de tal forma evidente que aquele homem no tinha comparao, que para entender quem ele era, no podiam seno confiar nas suas palavras.

A pedagogia de Jesus Cristo ao revelar-se Capitulo VII


Uma ideia discute-se, um homem no. Jesus Cristo um homem, no uma ideia, nem uma doutrina ou um conjunto de preceitos, logo o cristianismo baseando-se no facto de um homem, de nome Jesus, no se discute. Caso se provasse que Jesus no era historicamente verdade, o Cristianismo perderia a credibilidade. Hoje em dia, a maioria das pessoas reconhece a existncia de Jesus, o que algumas no acreditam na pretenso dEle ser o Filho de Deus. De facto a pergunta Quem Jesus Cristo? transforma-se inevitavelmente em Ser que Jesus Cristo verdadeiramente o filho de Deus?. De facto Jesus Cristo afirmava-se no s como homem, mas tambm como filho de Deus, sendo a resposta para o corao de todos os homens. Como saber quem Jesus Cristo?: Ir fonte, isto aos evangelhos. Tomar conscincia que Jesus Cristo um facto que entra dentro da histria do homem com a pretenso de ser a revelao do mistrio. Inteligncia que reconhece os indcios e desperta a convico inicial. A f um caso prtico de certeza moral. Mas ser que este homem to normal poder ser ao mesmo tempo Filho de Deus? S h trs justificaes para um homem se afirmar como sendo Deus: 1. louco No entanto se observarmos o evangelho, descritos por quem O conheceu e quem contactou com ele, verifica-se que tudo o que fez foi sensato, e nunca demonstrou nenhum sinal de loucura ou irrazoabilidade. 2. Queria chamar a ateno e poder Ele nunca viveu rodeado de riqueza, bem pelo contrrio. O que foi evidente perante a sua pena de morte, que naquela altura era a pena de morte mais mal vista pela sociedade.

15

3. Estava a dizer a verdade e nesse caso merece um pouco da

ateno de cada um de ns. A excepcionalidade do comportamento de Jesus era tal que as evidncias do seu contexto familiar, j no serviam para defini-Lo. Jesus foi, assim, revelando-se devagar, usando uma inteligente pedagogia para se auto-definir. Como era essa pedagogia? pergunta Quem s tu? Cristo no deu imediatamente uma resposta completa, mas sim foi fazendo-o de uma forma progressiva, usando uma pedagogia reveladora que permitia que cada pessoa se pusesse na melhor posio para reconhecer o seu verdadeiro rosto. Etapas da pedagogia: 1. Cristo pede a quem o encontra que o siga: Nesta fase apesar da mensagem ser entendvel e aceitvel por todos, o seu contedo real ainda no era percebido. De facto Jesus tinha em mente, uma implicao muito maior, a de possibilitar ao homem que este faa experincia de si mesmo, seguindo aquilo que est na sua natureza, mas, nesta fase, as pessoas no se apercebem disso. 2. Cristo pede a quem o segue que renuncie a si mesmo: Sendo para tal necessrio abandonar a posio de si mesmo, ou seja, separar-se de bens, famlia etc. Coloca-se, assim, no centro de afectividade e de liberdade do homem. Pedindo ao homem que realize cada aco por sua causa, entregando-lhe a sua vida, porque apenas nEle pode encontrar o seu sentido e a sua realizao, chamando, no entanto, a ateno para o risco de, ao faz-lo, e no confronto com a mentalidade comum, se pode ser ostracizado pela sociedade. Mesmo ele prprio desliga-se dos sentimentos naturais enquanto filho e irmo, dando primazia sua prpria pessoa enquanto Filho de Deus. 3. Que testemunhe diante de todos o seu seguimento: isto porque uma relao verdadeira precisa de se afirmar perante a sociedade, de modo a permanecer sustentvel, tendo, por isso, que ser divulgada e ter fora suficiente para todos confrontar. neste momento que Cristo se identifica com Deus, e f-lo segundo trs aspectos: a. Identifica-se com a origem da lei lei era para os fariseus, sinnimo de Deus, de divino. Jesus modifica aquilo que para os fariseus representava o divino comunicado ao homem, identificando-se assim com a fonte da lei. b. Atribui a si, o poder de perdoar os pecados, poder esse detido apenas por Deus Dizendo que o poder de perdoar os pecados muito superior ao simples poder de curar uma doena.
16

c. Cristo identifica-se com o princpio tico Quem faz o bem

sem se dar conta dEle, sem ter conscincia dEle, faz o bem porque estabelece, mesmo sem saber uma relao com Ele. Jesus coloca-se como discriminante entre o bem e o mal, no tanto como juiz. Ele o bem e no estar com Ele mal. Viver bem significa servi-Lo, segui-Lo. 4. Nos ltimos tempos de vida terrena, Cristo chega-se a declarar explicitamente Filho de Deus. - Esta declarao explicita acontece em trs momentos: a. Jesus decide ir a Jerusalm, apesar de at ento ter fugido dos fariseus, de modo a evitar ser preso. No templo, Jesus decide confrontar os fariseus no domnio da interpretao das Escrituras: afirmando a sua natureza divina e negando o facto de Cristo ser filho de David. b. Discusso passada no templo de Jerusalm com os judeus, onde estes insistem serem filhos de Abro e Jesus responde: Antes que Abrao existisse, Eu sou, provocando revolta nos judeus. c. No Sindrio, quando o Sumo-sacerdote lhe pergunta se realmente Cristo, Filho de Deus, Ele apenas afirma Tu o disseste acrescentando inclusive, De hoje em diante vereis o Filho do Homem sentado direita de Deus, e V-lo-eis a vir sobre as nuvens do cu. Perante tal afirmao e pretenso, foi acusado de blasfmia, sendo condenado morte. Assim, o reconhecimento de Jesus enquanto Filho de Deus uma questo de liberdade, ou seja, Ele revela-se perante o Homem de forma discreta e sustentada, para que o homem se pudesse desenvolver e tornar consciente da posio originria que tinha tomado diante dEle.

O Corao do Problema da Igreja Capitulo IX


O corao do problema da Igreja consiste em enfrentar a pergunta Como pode o homem que no entrou em contacto com directo com Jesus avaliar se Ele verdadeiramente Filho de Deus? Ao longo dos tempos, fruto da tentativa de encontrar respostas questo posta, verifica-se a existncia de 3 posies culturais diferentes:
1. Atitude racionalista Diz que Cristo um facto do passado e

portanto, para o estudar aplica-se o mtodo da razo histrica:

17

recolhe-se todos os dados sobre a existncia histrica de Cristo, compara-se e avalia-se, e chega-se certeza sobre Ele. No entanto, este mtodo em vez de aproximar o homem de Cristo, afasta-o pois no considera um dos aspectos com que o facto de Cristo se colocou: de facto, a mensagem crist no a de uma ausncia, mas o mtodo de Deus connosco, ou seja o mtodo da presena, aqui e agora, que o mtodo racionalista no toma em considerao, pois considera Cristo como um facto passado. 2. Atitude protestante Profundamente religiosa, diz que a distncia que existe entre o homem e Deus preenchida pelo Esprito de Deus, que iluminando o corao do homem, f-lo sentir a verdade da pessoa de Jesus Cristo. O mtodo protestante portanto, o da relao interior e directa entre o Homem e Deus, atravs das Escrituras. O problema que esta atitude no respeita o mtodo que Deus escolheu para se comunicar ao homem. Deus podia ter optado pela revelao interior, mas preferiu escolher um outro modo, o de se tornar homem e partilhar a sua vivncia entre ns. A atitude protestantista reduz a experincia crist a uma experincia meramente interior. Alm disso d lugar a uma infinidade de interpretaes e subjectividade, pois cada um l as escrituras e interpreta-as sua maneira. Protestantismo Somente a f a nica coisa que me interessa para me salvar a f. A nica fonte de conhecimento de Cristo so as escrituras (Bblia) No acreditam transubstanciao, eucaristia apenas simbolo Catolicismo Para me salvar tenho de ter f e a minha f deve se aproximar das minhas obras (caridade). A nica fonte de conhecimento as palavras de Deus (escritura + tradio que inclui aquilo que foi revelado aos santos etc.) na Acreditam na transubstanciao, a a eucaristia representa efectivamente um que Deus est a entrar dentro de ns, atravs da hstia.

3. Atitude ortodoxo-catlico coerente com a estrutura do

acontecimento cristo tal qual ele se apresentou na histria, como anncio de que Deus se fez carne, se fez presena integralmente humana. Tal presena e seu significado foi e continuar a ser encontrada ao longo dos tempos entre os crentes e a sua unidade, na Igreja e nos sacramentos. A realidade de Cristo torna-se presente, faz-se encontro existencial em todos os tempos atravs da espcie
18

humana que Ele acolheu. Esta historia transmitida atravs dos evangelhos. O olhar ortodoxo-catlico valoriza os factos positivos presentes nas duas atitudes: Esta atitude no elimina a pesquisa histrica, mas sim, d possibilidade de utilizar essa pesquisa de modo mais adequado. Pois apenas envolvendo-se na experincia, possvel atingir o seu sentido objectivo e a realidade que encerra coerentemente. Relativamente atitude protestantista, partilha da ideia de que o absoluto, independentemente dos desvios humanos, pode manifestarse ao homem.

Os factores constitutivos do fenmeno cristo na histria Capitulo X


A Igreja apresenta-se como a relao com Cristo vivo. O incio da Igreja comea com um conjunto de amigos que esto juntos porque tinham a noo de que Cristo estava vivo no meio deles, e tinham de transmitir a sua palavra. A Igreja surge assim como a continuidade de Cristo na historia. Os 3 factores constitutivos so: 1. Comunidade A Igreja era um conjunto de pessoas ligadas entre si, e era-o de modo visvel. Esta realidade comunitria distinguia-se de todas as outras pelas seguintes caractersticas: a. Tinha a conscincia de ser, como o povo hebraico, propriedade de Deus. Mas enquanto uma pessoa fazia parte do povo hebraico por uma derivao tnica (um hebreu nascia hebreu), os cristos formavam um povo porque Deus os coloca juntos atravs da f comum em Jesus Cristo. b. Tinha um novo conceito de verdade. A verdade conhecida confiando-se a uma testemunha, e convivncia com a testemunha que nos torna certos da verdade. c. Tinha a conscincia de ser a comunidade de Deus, seja no sentido de que o contedo da vida da Igreja o mistrio feito carne, seja no sentido de que Deus a reunir aqueles que so seus. d. Tinha a conscincia de ser em toda a parte a mesma Igreja. Assim a Igreja no a soma de muitas igrejas, mas a mesma conscincia de ser relao com Cristo, que vive onde um grupo de cristos se rene em seu nome.
19

2. Dom de esprito Conscincia que os cristos tinham sido tocados

por este dom de esprito. Esta conscincia implicava: a. O homem investido por este dom de esprito fazia experincia de uma mudana profunda no seu ser, que lhe transformava numa pessoa nova. b. O inicio de uma plenitude de vida, de tal forma que a relao do cristo com a realidade se tornava rica de verdade e carregada de amor. c. A fora do altus leva as pessoas a arriscarem-se a pronunciarse, pois sabem que esto acompanhadas. Essa fora vai me sustentar para me fazer transmitir a verdade, quando no tenho fora humana, para o fazer. d. O acontecer do milagre, que leva o homem a pedir o dom de esprito, invoca-lo, mendiga-lo.
3. Comunho Que significa posse em comum, do qual derivava uma

solidariedade partilhando todas as coisas da vida, quer as materiais quer as espirituais. A comunho entre os cristos implicava os seguintes aspectos: a. A lei de convivncia entre os cristos era a tenso para pr em comum toda a vida. Esta tenso implicava a liberdade de cada um. b. A igreja era caracterizada por uma estrutura social nova. c. A igreja tinha uma expresso ritual. Nesse sentido, a Eucaristia, que significava dom de graa, era o sinal de toda a vida da comunidade. d. Assumia uma posio hierrquica, ou seja era uma autoridade, procurando ajudar o homem a crescer e a seguir o caminho certo, podendo para tal dizer me quando estou a fazer algo mal. e. Tinha uma dimenso missionria, uma urgncia de comunicar o anncio de Cristo a todos os homens. f. Procuravam caminhar para a santidade, sendo que santo significava pertencente a Cristo.

O factor Humano na Igreja Capitulo XI


A Igreja tem conscincia de ser no apenas o veiculo do divino, mas o veiculo do divino atravs do humano. O factor humano essencial e no contingente: de facto Deus a vida e uma vida no se comunica atravs de
20

ideias, mas sim atravs de uma modalidade que implique todos os factores da vida: atravs do humano. A Igreja portanto o prolongamento de Cristo na histria, no tempo e no espao. Sendo este prolongamento, ela a modalidade com que Cristo continua a estar presente na histria e, portanto, o mtodo cm que o Esprito de Cristo mobiliza o mundo para a verdade, a justia e a felicidade. Como a Igreja uma realidade humana, se se quer avalia-la de modo correcto preciso ter em considerao as seguintes implicaes: O cristo que chamado a comunicar o divino f-lo atravs do seu temperamento particular e mentalidade. Os cristos so livres, logo o ideal cristo realiza-se na medida em que a liberdade do cristo o queira, podendo acontecer que o indivduo traga consigo o ideal mas, ao mesmo tempo o contradiga na sua maneira de viver. Isto no significa que os outros homens se encostem parede, e no sigam a mensagem crist, pois quem a transmite tambm no o faz. De facto a mensagem divina que a Igreja nos prope tem de passar atravs do humano e por isso mesmo nunca realizar integralmente o ideal, existir sempre defeitos. Imagine-se uma mulher casada, com um filho pequeno e este adoece, ela precisando de ir farmcia buscar um remdio pede ao pai que v buscar o remdio, no entanto este recusa-se a ir pois considera que a preocupao da me excessivo. Ser que a me desiste? Se aquele de quem seria bvio esperar um certo compromisso falha e se o outro ama o objecto desse compromisso, ento este outro multiplicar as energias, sem se esconder atrs do incumprimento do outro. Os valores que a Igreja comunica passam atravs do ambiente e dos valores histrico-culturais em que ela vive. O cristianismo, no est no mundo para esvaziar a dinmica da evoluo histrica, mas para comunicar aqueles valores que se forem preservados do a qualquer evoluo os instrumentos para se tornar mais til como expresso dos homens. A Igreja no se prope certamente esvaziar os contedos que a evoluo histrica introduz na vivncia humana: a f incide e determina a personalidade do sujeito que se dispe aco e ele usar os meios que os seus dotes pessoais e os condicionalismos histricos lhe sugerirem e se ele viver conscientemente o contexto universal da Igreja, h de faz-lo com um equilbrio, uma pacincia, que de outro modo no teria. A Igreja desenvolve nas relaes do homem, a mesma funo de Jesus, isto , educar o sentido religioso de cada homem. No horizonte desta funcionalidade, a Igreja caracterizada pelos seguintes factores:

21

A Igreja comunica a palavra definitiva sobre o homem e a histria. Esta ideia conduz-nos a duas vias: A pessoa fonte de valores e no est sujeito a nenhuma dependncia, excepto a dependncia original constituda por Deus; por outro lado tudo tende para o significado do reino de Deus. Esta palavra definitiva salva o homem e encaminha-o para uma posio justa diante de si mesmo e do mundo. A Igreja, enquanto prolongamento de Cristo, pretende dar ao homem esta palavra. A funo da Igreja o chamamento contnuo para conduzir o homem a viver em conscincia da dependncia total do Mistrio (solicitude continua). A Igreja educa o homem para a conscincia da sua dependncia original, de tal forma que o homem se coloque na sua posio ideal para enfrentar e encontrar a soluo de todos os problemas humanos. Os problemas humanos podem ser sintetizados em quatro categorias: a cultura, o amor, o trabalho e a politica. A Igreja no tem o objectivo de resolver os problemas do homem, mas sim a de dar um significado ao homem, que facilita o enfrentar desses problemas. tarefa do Homem e da sua liberdade enfrentar e resolver as problemticas da sua existncia. No entanto, esta liberdade est subordinada a Deus. A Igreja tem assim como papel orientar o homem a solucionar os seus problemas, dentro de uma atitude religiosa. Por exemplo, atravs da caridade. O homem tem sempre a possibilidade de fazer o bem ou o mal, que pe continuamente em jogo a liberdade do homem. O cristo est consciente de que a vida uma tenso contnua para um destino de bem que s Deus pode cumprir. Assim a vida um empenhamento sem limites e sem trguas, em que a paz est no apoiar-se no apoiar-se do Mistrio.

O factor Divino na Igreja Capitulo XII


A Igreja, atravs de um veculo humano, e por isso imperfeito, comunica uma realidade divina, comunicando a verdade da vida introduzida por Cristo no mundo, e respondendo, assim, questo fundamental acerca do sentido da existncia. A primeira forma que o divino tem de se fazer presente ao homem consiste na comunicao de si mesmo como verdade. A Igreja a comunicao da verdade no sentido em que atravs dela que o divino se faz presente ao homem, comunicando-se a si mesmo como verdade. Deus faz chegar a
22

verdade atravs da Igreja que pretende transmitir a verdade ltima acerca da existncia humana. Esta verdade ensinada pela Igreja vlida na medida em que no esquece nenhum aspecto da realidade, valoriza o bem e julga ou transforma o mal, redimindo e transformando todas as coisas. A comunicao da verdade divina na Igreja feita atravs de um veculo humano e, como tal, imperfeito e falvel, e d-se de duas formas:
Magistrio ordinrio:

O magistrio ordinrio, que a forma mais comum de comunicao da verdade por parte da Igreja, consiste no facto desta se fazer por osmose (difuso), pois atravs da comunidade eclesial (que est unida ao bispo que por sua vez est unido ao Papa) que o cristo chega s verdades divinas. De facto, a vida da comunidade apresenta-se como a evoluo de Cristo na histria. Os instrumentos essenciais atravs dos quais se desenvolve o magistrio ordinrio podem ser: Encclicas Discursos dos Papas Documentos e as cartas dos bispos sua diocese. Quando este mtodo osmtico de aprendizagem se prolonga no tempo, chama-se tradio, que o maior instrumento de comunicao da verdade crist. A tradio a memria da comunidade que vive agora, enriquecida pela memria de toda a histria. Assim o magistrio ordinrio tem uma funo bastante importante na vida da igreja.
Magistrio extraordinrio:

O magistrio extraordinrio consiste numa iniciativa excepcional que o Papa toma para esclarecer um contedo de f ou de moral crist. Pode fazlo atravs: Convocao de um Concilio Ecumnico Interveno pessoal Estas iniciativas excepcionais que pretendem explicitar valores que j fazem parte da vida e da conscincia da comunidade crist designam-se por dogmas. A verdade que definida com o magistrio extraordinrio j faz parte da vida da Igreja. A autoridade apenas a identifica, defendendo-a e esclarecendo o que era desde sempre vivido, no fruto de uma convico repentina ou de uma reaco irreflectida. A autoridade tem na Igreja uma dupla funo: Funo ideal indicando a direco e o caminho a seguir

23

Funo limite Compete-lhe julgar quando ocorre algum desvio direco ideal e definir o limite.

Na Igreja nem tudo dogma: antes de mais porque poderia no ser necessria essa explicitao extraordinria, para alm disso, nem tudo pode j ter emergido de modo claro conscincia da comunidade crist. De facto, a proclamao de um dogma tem uma funo pedaggica, tendo o dogma a tarefa a educar para a verdade que Cristo confiou Igreja. Com o tempo, a Igreja toma conscincia de si mesmo (amadurece) e do que Cristo lhe deu, coincidindo a formulao dogmtica com este salto qualitativo que a Igreja faz. Na formulao do dogma, que explicitado dentro de uma trajectria histrica, a Igreja assistida pelo esprito santo, que lhe permite cumprir a sua misso de comunicao da verdade ao mundo e no definir um erro como dogma. A segunda forma que o divino tem de se fazer presente ao homem consiste na Igreja comunicar uma realidade divina. Isto , a Igreja no se limita a comunicar a verdade, comunica tambm uma realidade divina pois transmite a presena de Deus. Na comunicao do divino com a realidade, a Igreja desenvolve os seguintes factores: Esta comunicao toca o homem e transforma-o, gerando uma criatura nova. De facto, verifica-se no homem que se aproxima de Cristo uma participao mais profunda no seu ser. Verifica-se assim graa santificante. Graa santificante o termo utilizado pela tradio crist para designar a aco pelo qual se realiza um novo ser. Aqueles que aderem iniciativa gratuita de Deus, mudam o seu ser, tornando-se novos homens e santos. Por santos, entenda-se, homem que adere a Deus, que vive tudo em Cristo. A graa santificante comunica-se atravs de gestos chamados sacramentos. Estes gestos so, assim, o prolongamento histrico dos gestos de Cristo, atravs dos quais ele comunica a salvao e como tal se comunica a si prprio. Assim, a prpria Igreja sacramento na medida em que sinal da presena de Cristo e da fora divina. Os sacramentos sustm eficazmente o homem em todo o caminho da vida. O sacramento a experincia da relao com Cristo dentro do gesto concreto. O sacramento implica a liberdade do homem, a qual indispensvel para que o ser humano comunique eficazmente com o divino. Para que o homem mude o seu ser e se transforme num homem novo,
24

necessrio que participe no sacramento com plena conscincia de liberdade e no de um modo mecnico. a liberdade que torna plena a participao de ser humano no sacramento, envolvendo-se com o significado do gesto. Em suma, para entrar em relao com o divino, para aderir a Cristo, o homem deve estar livre de automatismos e entregar-se por inteiro. Mesmo no baptismo isto acontece, porque a liberdade est sempre inscrita num contexto comunitrio: a realidade comunitria em que a criana nasce e da qual faz parte com toda a dignidade do seu ser, que educar a sua liberdade e que permitir o desenvolvimento consciente da novidade da vida que o gesto do baptismo comunica.

25

You might also like