You are on page 1of 5

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Cear

Mecanismos Tecnologia em Mecatrnica Industrial

BIELA-MANIVELA: ESTUDO DOS MOVIMENTOS ALUNO: Luzimrio Alves de Oliveira luzimario_17@yahoo.com.br ORIENTADOR: . Paulo Thiago Lima do Nascimento. paulothiagolimanascimento@hotmail.com Resumo: O mecanismo de transformao de movimento biela-manivela um mecanismo emblemtico da engenharia mecnica provavelmente dos mais utilizados devido sua simplicidade e versatilidade. Usualmente associado mquina a vapor de pistes, ainda hoje muito utilizado em motores de combusto interna, compressores e outras mquinas. Este mecanismo amplamente utilizado como forma de transformao de movimento de rotao em movimento linear (como, por exemplo, no compressor alternativo) ou vice-versa (como por exemplo, no motor de combusto interna). Os dois pontos mortos, nas posies extremas do pisto, so ultrapassados com a instalao de um volante de inrcia, no eixo da manivela. Palavras-chave: Mecanismo, biela-manivela, motores, pistes. 1. INTRODUO O sistema biela-manivela um mecanismo a qual transforma movimento circular em um movimento de translao, ou vice-versa. Esse mecanismo largamente usado e sua maior aplicao em motores de combusto interna, onde o movimento linear dos pistes pela exploso do combustvel transmitido para a haste que gira em um movimento circular sobre o eixo de manivela. Esse mecanismo o ponto de partida para os sistemas que utilizam o movimento de rotao de um eixo ou de uma rvore para obter movimentos lineares alternativos ou angulares. Sendo esse constitudo por a manivela, a biela, o cursor e o bloco por onde ocorrer a transformao do movimento. Este mecanismo apenas admite movimentos planos. A manivela descreve somente o movimento plano de rotao, a corredia descreve apenas movimento de translao retilnea e a biela tem um movimento plano geral ou misto (translao e rotao), isto , os pontos desta ligao tm, simultaneamente, as caractersticas dos movimentos de translao e de rotao.

Figura 1 Mecanismo Biela-Manivela onde: (1) o bloco, (2) manivela, (3) biela e (4) cursor.

Formalmente, a considerao de um comprimento infinito para a ligao movida de um mecanismo de quatro barras, faz com que o par que une a ligao intermdia ligao movida tenha um movimento retilneo de vai-vem. Na prtica, a ligao movida toma a designao de corredia (ou pisto), sendo constrangida por guias (ou cilindro) - de forma a mover-se segundo uma linha reta - e a ligao com movimento rotativo designada por manivela. A ligao intermdia toma o nome de biela.

2. DESENVOLVIMENTO 2.1. Anlise do Deslocamento No estudo dos movimentos, os clculos freqentemente necessrios para a determinao de velocidades, aceleraes e deslocamentos, so feitos com as equaes que se seguem, baseadas na figura 2:

Figura 2 Estudo do movimento

Obtemos melhor disposio com o desenvolvimento em srie:

A preciso progressiva ao elegermos cada termo, sendo geralmente satisfatria a utilizao dos dois primeiros:

E, para t = cte = .

2.2. Anlise da Posio Suponhamos que a manivela tem raio R e a biela tem um comprimento L (L>2R). A manivela gira com velocidade angular constante, e o pisto oscila. A posio do pisto relativo ao centro da roda :

Se situarmos a origem na posio do pisto para =90.

Se a manivela se move com velocidade angular constante, a posio do pisto em funo do tempo :
2

Substituindo = t, temos:

Onde encontraremos dois valores para mximos e mnimos da funo, os quais so: O valor mximo obtido para t = 0, e vale:

O valor mnimo obtido para t = ,

Na figura 3, representada a posio x do pisto em funo do tempo (azul) e o MHS (vermelho)

O valor mximo obtido para t = 0, e vale x= +R


O valor mnimo obtido para t = , e vale x= -R

Figura 3 Grfico da funo posio em relao ao tempo

2.3. Anlise da Velocidade Derivando a posio x com relao ao tempo obtemos a velocidade

Na figura 4, representado a velocidade v do pisto em funo do tempo (cor azul) e o MHS (cor vermelha).

Figura 4 Grfico da velocidade em funo do tempo

2.4. Anlise da Acelerao Derivando a velocidade v em relao ao tempo obtemos a acelerao

Abaixo, na figura 5, representado a acelerao em funo do tempo (cor azul) e o MHS (cor vermelha).

Figura 5 Grfico da acelerao em funo do tempo

3. CONCLUSO
4

No decorrer deste trabalho foi apresentado um estudo sobre o deslocamento, velocidade e acelerao de um pisto no sistema biela-manivela. Ficando registrada sua eficincia e potncia para a indstria e a vida dos cidados que fazem uso deste sistema. Atravs dos grficos obtidos do movimento confirma-se que o comportamento das curvas da velocidade e da posio semelhante de uma senide. Construindo o grfico variando de 0 a 360, possvel visualizar o movimento da mesma em um ciclo, comprovando assim o comportamento peridico do mecanismo.

REFERNCIAS BACON, R. H., The motion of a piston, Am. J. Phys. (10) 1942, pp. 145-147 CLARO, J.C. Pimenta. Mecnica Aplicada: Anlise Descritiva de Mecanismos. 2003, p.18-19 GARCA, ngel Franco. Movimiento de un pistn.2006. Disponvel em: <http://www.sc.ehu.es/sbweb/fisica/ oscilaciones/biela/biela.htm> Autor Desconhecido. Balanceamento de mquinas alternativas. Autor Desconhecido. Apostila de Mecanismo. MAYER, Omar E. Mecanismos B: Mecanismo Biela Manivela. Universid de Buenos Aires. 2006.

You might also like