You are on page 1of 3

Desvendando o enigma do PIB pfio: a indstria cresceu 23% de 2002 a 2012.

O varejo avanou 100% Desde 2003, adotamos um modelo econmico-social sem atentar para o que a expanso da renda iria comprar bens de consumo, como carro, fogo, TV 1/3/2013 - 02:11 - Antonio Machado No mapa do IBGE sobre o desempenho da economia em 2012, os viles do baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), j fartamente antecipado, foram, outra vez, a indstria e o investimento, ambos na mo oposta dos resultados do consumo das famlias e do governo. Um estudo atento das relaes entre o consumo e a produo em anos recentes e no apenas contra o ano anterior, como habitualmente se faz -, revela melhor o que tem inibido o crescimento econmico. Como explicao visvel a olho nu na superfcie do fenmeno, vale culpar o longo e lento processo (pois iniciado entre 2003 e 2004 e amenizado s recentemente) de valorizao da taxa cambial como uma das causas da competitividade capenga da indstria. E juros, carga tributria, custo da infraestrutura, burocracia, tecnologia velha e salrios entre os fatores da baixa produtividade industrial. Tais reflexes tm o cacoete de diagnosticar mais os sintomas que as causas do que, em tese, no seria problema. O aumento do consumo ao longo dos anos deveria criar oportunidades de investimentos. De fato criou, mas, em vez fortalecer o desenvolvimento industrial, o aumento do consumo internacionalizou as cadeias produtivas, j que, inclusive devido ao cmbio apreciado, pareceu racional substituir o fornecimento domstico de partes e componentes pelas importaes. Para muitos, o desempenho medocre da indstria um enigma. Se h demanda, porque cresceram o emprego, a renda e o crdito (primeiro, com a estabilidade da inflao graas reforma monetria em 1994, e, depois de 2003, com a promoo ao status de prioridade da rea social), a produo tambm deveria aumentar. Sim, mas no foi isso o que houve, como se atesta comparando os indicadores de consumo e de produo, assim como do emprego e da renda, todos eles do IBGE.

O ndice de vendas no varejo dobrou entre 2002 e 2012 (e aumentou 52% a partir de 2006), refletindo uma relao de causa e efeito do observado com o emprego e os salrios. A taxa de desemprego recuou de 12,93% em 2002 para 8,38% em 2006 e 4,92% em 2012. A massa real de salrios saltou 106%, nos ltimos dez anos, e 48% desde 2006. Os suspeitos de sempre Tais resultados so expressivos. E parecem ainda maiores aps uma dcada de duro saneamento das contas nacionais, coincidindo com os governos de Fernando Henrique e do PSDB. No espantam, por isso, a confiana do eleitor nos governos de Lula e de Dilma Rousseff e a elevada popularidade da presidente. Fizeram o que o senso comum espera que os governos faam: garantir bem-estar com estabilidade. Fez-se tudo certinho, mas desde a grande crise de 2008 a economia no corresponde nem reage ao que induz a poltica econmica. O que est errado? Na pressa, culpam-se o cmbio valorizado, os salrios crescendo acima da produtividade. Os suspeitos de sempre, enfim. Nacional, mas non vero Menos visvel que na dcada de maior progresso social, durante a qual o gasto social mdio per capita avanou ao ritmo de 9% ao ano, a produo fsica da indstria cresceu 23,2% (entre 2002 e 2012), e 5,3% depois de 2006. As vendas do varejo, lembremos, multiplicaram-se por cinco no mesmo perodo. no aumento do consumo suprido por uma indstria que internacionalizou o processo produtivo, mais at que na importao de bens acabados, que est o problema. Desde 2003, adotamos um modelo econmico-social sem atentar para o que a expanso da renda iria comprar bens de consumo, como carro, fogo, geladeira, TV, roupas. Quando o governo se tocou, passou a investir em indstria de base e infraestrutura, tal como o II PND, o Plano Nacional de Desenvolvimento do governo Geisel, gerando mais renda, desacompanhada da expanso da oferta de bens de consumo.

A indstria a priorizar A indstria a priorizar num pas continental e movido pela nfase social, caracterstica de governos socialdemocratas (ou de centro-esquerda, caso queiram), a manufatura de bens de consumo voltada ao mercado interno e exportao (que a obriga a ser competitiva e no uma mera importadora de partes e repetidora de processos). Tome-se o caso das geladeiras. O pas era um dos nicos produtores de compressores. Hoje, importa geladeira. A Whirpool, multinacional dos EUA (leia-se: Consul e Brastemp), o segundo ou terceiro maior fabricante de compressores da China, algo que antes nos distinguia. Na produo de carros, as partes de maior valor, como a eletrnica embarcada (responsvel por mais de 50% do custo) so importadas. Esse processo foi pautado pela convenincia: 1, do governo, pois a importao ajuda a segurar a inflao; 2, da indstria, num ramo dominado por multinacionais, por lhe permitir enfrentar os custos da produo; 3, do consumidor, satisfeito com o acesso aos bens de primeiro mundo. No fcil quebrar esta lgica. E virtualmente impossvel enquanto a oportunidade for tratada como problema. Flego de maratonista Planejar poltica industrial e investimentos em ambiente fechado d margem a equvocos e desperdcios. Assim foi com a mudana do sinal de TV, sem implicar um salto de qualidade da rea digital e o aumento da taxa de nacionalizao (hoje residual) do setor. A economia cresce pouco quando parte do consumo vaza para fora do pas. Uma economia em que o varejo avana 8% no ano, o desemprego baixo, o salrio real mdio recorde, opera com dficit externo e s uma minoria reclama tem todos os sintomas de crescimento, menos o prprio crescimento, como diz o economista Fernando Montero. Isso no resolve com infraestrutura, com pr-sal, se a renda que tais impulsos criam for capturada pelos outros. No ser problema se a exportao crescer mais que proporcionalmente. E se cuidar da indstria de transformao, que onde esto o emprego de qualidade e a inovao. a receita para o PIB com flego de maratonista.

You might also like