You are on page 1of 11

INTRODUO

O processo de absoro tem por finalidade transferir o frmaco do local onde administrado para os fluidos circulantes, representados especialmente pelo sangue. Em geral existem algumas opes de vias pelas quais um agente teraputico pode ser administrado e, por esta razo, o conhecimento das vantagens e desvantagem das diferentes vias de administrao. A importncia deste processo de absoro reside essencialmente, na determinao do perodo entre a administrao do frmaco e o aparecimento do efeito farmacolgico (tempo de latncia), bem como na determinao das doses e escolha da via de administrao dos medicamentos (GOODMAN & GILMAN, 2006). H numerosos fatores a considerar para que um dado medicamento origine a resposta teraputica que dele se pretende. A adequada formulao e a escolha da via de administrao so, porm, os fatores dominantes. (PRISTA, 1995) A absoro na via subcutnea costuma ser constante e suficientemente lenta para produzir um efeito persistente. A absoro de substncias implantadas sob a pele (sob forma slida de pellet) ocorre lentamente ao longo de semanas ou meses.

J na absoro da via intramuscular, a medicao profundamente depositada no tecido muscular, o qual por ser bastante vascularizado pode absorv-la rapidamente. Esta via de administrao oferece uma ao sistmica rpida e absoro de doses relativamente grandes.

Por fim a via intraperitoneal, os frmacos penetram rapidamente na circulao A cavidade peritoneal oferece grande superfcie de absoro a partir da qual as substancias entram rapidamente na circulao. A absoro se faz melhor atravs do peritnio visceral parte da droga passa pelo fgado e sofre metabolizao antes de atingir a circulao sistmica.

A cetamina um anestsico no-barbitrico de ao curta, que induz um estado dissociativo, no qual o paciente fica inconsciente, mas parece estar acordado, e no sente dor. Essa anestesia dissociativa promove sedao, amnsia e imobilidade. A

cetamina interage com o receptor NMDA (N-metil-D-aspartato). Ela tambm estimula o efluxo simptico central, o que, por sua vez, causa estimulao do corao e aumento da presso arterial e do dbito cardaco.(Howland, Richard D, 2007)

OBJETIVOS

Observar as modificaes existentes na absoro dos medicamentos nas diferentes vias.

MATERIAIS E PROCEDIMENTO

03 camundongos; Pincel; Algodo; Balana; Anestsico Cetamina; Seringa; Agulha para injeo.

O experimento foi realizado utilizando-se 03 camundongos. O frmaco utilizado foi a cetamina na dose de 1,0 ml/kg, administrado pelas vias subcutnea, intraperitoneal e intramuscular. Inicialmente, os camundongos foram marcados sendo que o primeiro no rabo, segundo no dorso e o terceiro na cabea, pesaram-se ento os animais a fim de se determinar a dose de anestsico a ser administrado pelas trs diferentes vias. A seguir, verificaram-se os parmetros da frequncia respiratria, reflexo palpebral (presente, diminudo ou ausente) e atitude do animal (normal, excitado, deprimido ou dormindo) antes da administrao do anestsico. Administrado o anestsico aps 5,10 e 20 minutos, compararam-se os mesmos parmetros relacionados antes da administrao da droga.

RESULTADOS

A tabela seguir apresenta o peso e a dose aplicada do anestsico cetamina em cada um dos camundongos. No 1 rato o peso foi de 24,4g e a dose aplicada de 0,0244 ml/Kg, no 2 rato foi de 31,4g e a dose de 0,0314 ml/Kg e no 3 rato o peso foi 30,1g e a dose de 0,0301 ml/Kg .

Tabela 1- Peso e dose aplicada do frmaco em cada camundongo.

Camundongo 1 2 3

Peso (g) 24,4 g 31,4 g 30,1 g

Dose aplicada (ml/Kg) 0,0244 0,0314 0,0301

FONTE: Laboratrio de farmacologia da CHISFAPI 2013.

A seguir a tabela apresenta os reflexos palpebrais de cada um dos animais antes do experimento, e aps a aplicao da droga nos 5, 10 e 20 minutos. No 1 e 2 camundongo seu reflexo foi normal antes do experimento e no 3 rato seu reflexo s foi normal antes do experimento e durante o mesmo ele teve areflexia.

Tabela 2- Reflexos palpebrais dos camundongos antes do experimento, nos 5, 10 e 20 minutos.

Camundongo 1 2 3

Antes do Experimento Normoreflexia Normoreflexia Normoreflexia

5 minuto Normoreflexia Normoreflexia Areflexia

10 minuto Normoreflexia Normorreflexia Areflexia

20 minuto Normoreflexia Normoreflexia Areflexia

FONTE: Laboratrio de farmacologia da CHISFAPI 2013.

A prxima tabela apresenta as atitudes dos animais antes do experimento e durante os 5, 10 e 20 minutos. O 1 rato e 2 rato apresentaram antes do experimento e no restante dele atitudes normais, O 3 rato apresentou atitude normal antes do experimento, mas no restante do mesmo ficou deprimido.

Tabela 3- Atitudes dos camundongos antes do experimento, nos 5, 10 e 20 minutos.

Camundongo 1 2 3

Antes do Experimento Normal Normal Normal

5 minuto Normal Normal Deprimido

10 minuto Normal Normal Deprimido

20 minuto Normal Normal Deprimido

FONTE: Laboratrio de farmacologia da CHISFAPI 2013.

O grfico a seguir demonstra a freqncia cardaca dos camundongos antes do experimento, nos 5, 10, e 20 minutos. No 1 rato a freqncia cardaca antes do experimento foi de 130bpm, nos 5 minutos 90bpm, nos 10 minutos 99bpm e nos 20 minutos 85bpm. No 2 rato a freqncia cardaca antes do experimento foi de 150bpm nos 5 minutos 187bpm, nos 10 minutos 116bpm e nos 20 minutos 111bpm e no 3 rato a freqncia cardaca antes do experimento foi de 122bpm, nos 5 minutos 115bpm, nos 10 minutos 105bpm e nos 20 minutos 102bpm.

Grfico 1- Frequncia cardaca dos camundongos antes do experimento e entre os 5, 10 e 20 minutos.

200 180 160 150 140 120 100 90 80 60 40 20 0 Antes do experimento 5 minuto 10 minuto 20 minuto 130 122 115 116 105 99 111 102 85 1 2 3 187

FONTE: Laboratrio de farmacologia da CHISFAPI 2013.

DISCUSSO

Para que um frmaco alcanar seu potencial de ao depende de vrios fatores: fsico-qumicos que influenciam o transporte atravs das membranas, local de absoro, solubilidade do frmaco, velocidade de dissoluo para os frmacos administrados na forma slida, concentrao do frmaco, fluxo sanguneo no local de absoro e a rea de superfcies absortiva a qual o frmaco exposto, que determinada em grande parte pela via de administrao (GOODMAN & GILMAN, 2006). Todavia, inmeros problemas limitam a administrao de drogas, por isso as vias utilizadas para administrao de frmacos apresentam contra-indicaes em alguns casos especficos (CASTRO & COSTA, 1999). A cetamina um anestsico no-barbiturico de ao curta, que induz um estado dissociativo, no qual o paciente fica inconsciente, mas parece estar acordado, e no sente dor. Essa anestesia dissociativo promove sedao, amnsia e imobilidade.

A via de administrao extremamente importante, pois diferencia as variveis relacionadas com o local de absoro. A escolha da via de administrao de um agente teraputico est baseada no conhecimento das vantagens e desvantagens das diferentes vias.

A administrao pelas vias subcutnea, intramuscular ou intraperitoneal requer que o frmaco percorre atravs do tecido no sitio em que foi administrado antes de entrar na corrente sangunea. Essas vias promovem a passagem de molculas do frmaco pelas barreiras endoteliais mais permeveis que aquelas constitudas de junes justapostas no organismo.

Como observamos nas TABELAS, o rato em que a via de administrao foi intramuscular teve um decrscimo na frequncia cardaca, um reflexo palpebral normal e uma atitude normal, ou seja, no demonstrou as reaes esperadas, embora tenha havido absoro do anestsico, talvez por fatores fsicos ou qumicos, no

concordando com a literatura que diz h um aumento da presso arterial e aumento do debito cardaco, bem como uma profunda analgesia.

Entretanto, o frmaco administrado por via intraperitoneal costuma entrar na corrente sangunea mais rapidamente, devido ao seu grande potencial de absoro, pois ser uma regio vascularizada. No experimento, observou-se que a camundongo diminuiu sua frequncia cardaca e reflexa palpebral negativa e atitude deprimido, aps a injeo da droga por esta via, havendo uma oscilao nos parmetros avaliados. Tanto a via intraperitoneal como a intramuscular so eficientes para uma absoro rpida de um frmaco (PANDIT, 2008). Assim, pode-se observar que a administrao por via intraperitoneal produz efeitos rpidos e eficazes, os quais puderam ser comprovados aps o intervalo de 5,10 e 20 minutos, mostrando-se os resultados satisfatrios, condizentes com a literatura. Em relao via subcutnea a taxa de absoro aps a injeo do frmaco suficientemente constante e lenta para produzir um efeito prolongado. Alm disso, pode-se variar intencionalmente o perodo o qual um frmaco absorvido. Os parmetros so mais lentos comparados aos das vias intraperitoneal e intramuscular.

Em comparao as vias de administrao observadas constatou-se claramente que a via intraperitoneal atingiu uma resposta mais rpida com maior concentrao do anestsico, onde os dados dos parmetros apresentaram-se bem mais acentuados nessa via comprovando que a via intraperitoneal, apresenta-se mais eficaz em relao a absoro do frmaco.

CONCLUSO

Atravs do experimento, analisados os parmetros respirao, reflexo palpebral e atitude comportamental nos camundongos, pode-se concluir que a via de administrao de determinada frmaco influencia nos seus efeitos, visto que, de acordo com o processo utilizado, a absoro ser positiva ou negativa. Observou-se que a via intraperitoneal a que proporciona que os efeitos da droga apaream mais rapidamente, pois sua administrao equivale a sua absoro, no sendo necessrio, portanto, tempo para que a droga atinja a corrente sangunea e seja distribuda por todo o corpo. J com a via subcutnea (para alguns frmacos) e a via intramuscular, os efeitos da droga aparecem lentamente. Com este experimento, possvel observar, compreender e compara a ao do frmaco aplicado nas diversas vias de administrao, bem como entender como a ao do medicamento, as doses necessrias para que seus efeitos fossem satisfatrios. Contribuindo assim, para o aprendizado e o entendimento da farmacologia.

REFERNCIAS

CASTRO, M.S.; COSTA, T.D. Vias e mtodos de administrao e formas farmacuticas. In: Farmacologia Clnica para Cirurgies-Dentistas, 1999. BRUNTON, L. L. Goodman & Gilman: As Bases Farmacolgicas da Teraputica. 11 Ed.So Paulo: McGraw-Hill Interamericana, 2006. PANDIT, Nita K. Introduo s Cincias Farmacuticas. 1 Ed. Porto Alegre: ARTMED, 2008.

PRISTA, L. N. et. AL, Tecnologia Farmacutica. Vol. I. 5 edio. Rio de Janeiro: Fundao Calouste Gulbenkian, 1995.

RICHARD D. HOWLAND, MARY J. MYCEK, Farmacologia ilustrada; traduo Augusto Langeloh [et al.]. Porto Alegre : Artmed, 2007.

You might also like