You are on page 1of 89

PROCESSOS DE FABRICAO I Professor: Carlos Alexandre de Arajo Graduao:

Bacharelado em Cincias Nuticas EN / 1994


Administrao de Sistemas

Engenharia Naval e Ocenica USP / 1998


Estruturas, Mquinas e Sistemas de Controle

Ps-graduao
M.Sc. Engenharia de Produo UFF / 2005
Engenharia de Sistemas

M.Sc. Engenharia Naval e Ocenica UFRJ / 2007


Estruturas Navais e Ocenicos
1

Bibliografia Bsica
MICHELON, Marcelo Dall Onder. Estudo para obteno de fios de NiTi atravs da metalurgia do p. So Paulo: Edgard Blucher, 2008. MOURO, Marcelo B.; GENTILE, Erberto F. Introduo siderurgia.So Paulo: ABM,2007. SOARES, Glria Almeida. Fundio mercado, processos e metalurgia. Rio de Janeiro: COPPE, 2000.
2

Bibliografia Complementar
WAINER, Emilio. Soldagem, processos e metalurgia. So Paulo: Edgard Blucher, 2000. ARAUJO, Luiz Antonio. Manual de siderurgia transformao. So Paulo: Arte e cincia,1997. CHIAVERINI, Vicente. Tecnologia Mecnica Processos de Fabricao.

PRINCPIOS BSICOS DE SIDERURGIA

Introduo

Introduo
Ferro o metal mais utilizado pelo homem. A abundncia dos minerais, o custo relativamente baixo de produo e as mltiplas propriedades fsico-qumicas que podem ser obtidas com adio de outros elementos de liga so fatores que do ao metal uma extensa variedade de aplicaes. Alguns metais (cobre, por exemplo) podem ser empregados no estado quimicamente quase puro. Entretanto, isso no ocorre com o ferro. No uso prtico, est sempre ligado ao carbono e a outros elementos e, assim, no mbito da cincia dos materiais e tambm na linguagem do dia-a-dia, a palavra ferro pode ser entendida como uma liga dos elementos qumicos ferro, 5 carbono e outros.

Definies Bsicas
Ferro Gusa o produto da 1 fuso do minrio de ferro e contm cerca de 3,5% a 4,0% de carbono. Ao: denominao genrica para ligas de ferro-carbono com teores de carbono de 0,008 a 2,11%, contendo outros elementos residuais do processo de produo e podendo conter outros propositalmente adicionados (elementos de liga).
Ao-carbono: ao sem adio de elementos de liga. Ao-liga: ao com adio de elementos de liga. Ferro fundido: designao genrica para ligas de ferro-carbono com teores de carbono acima de 2,11%.

Definies Bsicas
METALURGIA: a arte de extrair do(s) minrio(s) o(s) metal(is),elabor-lo(s) e conform-lo(s) com o fim de produzir os objetos necessrios humanidade. DIVISO DA METALURGIA: A metalurgia pode ser dividida em siderurgia e metalurgia dos no ferrosos. SIDERURGIA:
a metalurgia do ferro e suas ligas.

METALURGIA DOS NO FERROSOS:


a metalurgia dos outros metais, como do alumnio e suas ligas, do cobre e suas ligas, do ouro, etc.
7

PRINCPIOS BSICOS DE SIDERURGIA

Matrias-Primas

Ferro
No h um registro preciso de quando o homem comeou a produzir ferro pela reduo de seus minrios. De fato, diversos povos em diferentes localidades dominavam estas tcnicas, sendo que alguns no registravam isso por meio da escrita. As referencias escritas mais antigas, sugerem que o ferro foi empregado na ndia e na China por volta de 2000 AC. Entretanto, no foi possvel determinar se o ferro foi reduzido pelo homem. A reduo deliberada dos xidos de ferro entre 1350 AC e 1100 AC citada em regies geograficamente extensas no mundo antigo.
9

Ferro meteortico
evidente que os primeiros metais ferrosos usados pelo homem foram obtidos de fragmentos de meteoritos. Trs fatos corroboram com esta evidncia:
a maioria dos nomes antigos do ferro, quando traduzidos significam: pedra (ou substncia dura ou metal) do cu, metal das estrelas, ou significados similares que indicam que o metal veio do espao; as anlises qumicas de amostras arqueolgicas demonstram que estas apresentam quantidades considerveis de Ni (entre 7 e 15%, mas em alguns casos 30%) que a composio tpica de meteoritos de ferro. 10

Ferro nativo ou telrico


O ferro encontrado na forma nativa (metlico) muito raro. Uma dos poucas ocorrncias conhecidas no nordeste da Groenlndia, onde ndulos ou gros de ferro ocorrem em basalto (uma rocha vulcnica que contem ferro) que passou por veios de carvo mineral. Adicionalmente, existem duas formas minerais de Fe e Ni, a awaruita(FeNi2) e a josephinita (Fe3Ni5). improvvel, porm, que os povos antigos tenham feito uso destas fontes para produzir artefatos.
11

Minrios ferrosos reduzidos pelo homem


um fato conhecido por muitos sculos que os minrios de ferro misturados com carvo sob temperaturas elevadas so reduzidos para ferro metlico. Os processos mais antigos eram conduzidos em diversas variedades de fornos, alguns deixados para receber um suprimento natural de ar e outros equipados com sopradores para a obteno de temperaturas maiores. Algumas representaes destes fornos e apresentada na figura a seguir.

12

xidos de Ferro
Um grande nmero de minerais contm ferro, entretanto somente alguns so empregados comercialmente como fontes de ferro. Os xidos de ferro so as fontes minerais mais importantes de ferro, entre eles destacam-se:
Magnetita (Fe3O4) Hematita (Fe2O3)
13

xidos de Ferro
Magnetita (Fe3O4)
Estequiometricamente possui 72,36% de Fe e 27,64% de oxignio. A colorao varia de cinza escura para a negra e a densidade de 5,16 a 5,18 g/cm3. fortemente magntica que importante nos processos de beneficiamento, pois possibilita sua separao da ganga.

Hematita (Fe2O3)
Estequiometricamente possui 69,94 % de Fe e 30,06 de O. A hematita o xido de ferro de maior importncia 14 comercial.

PRINCPIOS BSICOS DE SIDERURGIA

O Processo Siderrgico

15

Processo Siderrgico
Ao lado esto representados, esquematicamente, todos os setores de uma usina siderrgica integrada: A coqueria, onde se produz o coque a partir do carvo mineral; O alto-forno, onde se produz o gusa; A aciaria, onde se produz o ao; e os setores de laminao, forjamento e fundio, locais onde se fabricam os produtos semiacabados (chapas, perfis, tubos).

16

Fluxogramas de Processos
Fluxograma uma representao grfica que indica o caminho percorrido pelas matrias primas, suas transformaes e, finalmente, a entrega dos produtos que se prope produzir. As usinas siderrgicas podem ser:
Integradas Semi-integradas No-integradas.
17

Fluxogramas de Processos
As usinas siderrgicas integradas adquirem as matrias primas no estado bruto, executam todas as fases do processo industrial e vendem os produtos acabados. Em princpio, quanto maior for o grau de integrao de uma usina, mais competitivo se tomam seus produtos no mercado. Geralmente, so usinas de grande porte, que exigem investimento muito elevado antes de entrarem em operao. Quando no h capital suficiente, uma usina pode iniciar sua produo como usina no integrada e, medida que vai aumentando seu capital, pode passar a semi18 integrada e, finalmente, totalmente integrada.

Fluxograma reduzido de usinas integradas

19

Fluxograma da CBF Indstria de Gusa

20

Fluxograma da siderrgica Belgo Mineira de Jardim Amrica


Trata-se de uma usina siderrgica no integrada que produz perfiz de ao, usando o ao obtido em aciaria a arco eltrico, que utiliza como matrias primas principais sucatas ferrosa, alm de ferro gusa, cal, ferro-ligas e outros.

21

Fluxogra da CST (Tubaro)


Normalmente, uma usina siderrgica integrada como a CST, constituda, alm do Alto Forno para a produo de ferro gusa, de outras unidades beneficiam as matrias primas bsicas utilizadas no processo, unidades que produzem insumos para consumo em outras unidades e unidades que completam o processo, dando como resultado final o ao, constitudo elementos acabados ou semi-acabados, como o caso da CST, que produz placas grossas de ao para utilizao em outras usinas de beneficamento e laminados de tiras a quente.

22

Produo do Ao
metalurgia do ao, d-se o nome de siderurgia. Neste tpico so apresentadas algumas informaes resumidas sobre a produo siderrgica. A produo do ao a partir do minrio dada pela reduo qumica do xido nele contido com o carbono. O equipamento usado um forno de formato cilndrico vertical e de grande altura, por isso chamado de alto-forno.
23

Produo do Ao
So basicamente trs os ingredientes que so dispostos no alto-forno (fisicamente alimentados na parte superior do forno atravs de transportadores e outros equipamentos): 1) O minrio de ferro, isto , a substncia que contm o xido. 2) O calcrio (rocha base de carbonato de clcio), cuja funo bsica a remoo de impurezas. 3) O coque, que o agente combustvel e redutor. Coque normalmente produzido na prpria siderrgica, atravs da queima parcial do carvo mineral.
24

Matrias-Primas
Para a obteno do ao so necessrias basicamente 3 matrias-primas:
minrio de ferro. calcrio carvo mineral.

Os mesmos, no so encontrados puros, sendo necessrio um preparo prvio com o objetivo de aumentar a eficincia de operao do alto-forno e da aciaria, bem como reduzir o consumo de energia.

25

Processo Siderrgico
Pode-se resumir o processo de fabricao do ao em 4 grandes etapas:
Preparo das matrias-primas (coqueria e sinterizao); Produo do gusa (alto-forno); Produo do ao (aciaria); Conformao mecnica (laminao).

26

Processos
Coqueria a eliminao das impurezas do carvo mineral. Carvo Mineral utilizado nos alto-fornos, deve fornecer energia trmica e qumica necessria ao processo de produo do gusa e ainda assegurar uma permeabilidade adequada ao alto-forno. Sinterizao a preparao do minrio de ferro para a produo do gusa. Consiste na aglomerao das partculas para o processo de obteno do gusa, devendo ser aglutinados antes do incio do processo, resultando no snter, que possui dimenso superior a 5mm de dimetro mdio.
27

Fluxograma de uma sinterizao

Corte longitudinal do leito de uma mquina de sinterizao contnua

28

Beneficiamento dos minrios de ferro


A tecnologia dos altos-fornos atuais requer o minrio de ferro em tamanhos menores que 50 mm e superiores a 6 mm. Um tamanho especfico de minrio determinado por suas caractersticas de redutibilidade e da permeabilidade do empilhamento no alto-forno. Os finos (partculas inferiores a 6 mm) produzidos na moagem requerem aglomerao que realizada por meio da sinterizao e da pelotizao. A figura ilustra o aspecto tpico dos materiais base de ferro alimentados no alto forno.

Aspecto tpico dos materiais base de ferro alimentados no alto-forno. 29

Fluxantes ou Fundentes
O minrio de ferro e o coque metalrgico apresentam impurezas no metlicas que devem ser separadas do metal reduzido. O uso de fluxantes ou fundentes tem como objetivo a aglutinao destas impurezas para a forma de uma escria de baixo ponto de fuso e que ficar separada do metal lquido no alto-forno. So empregados como fluxantes, o calcrio (CaCO3) e a dolomita (CaCO3.MgCO3). Algumas siderrgicas empregam a cal (CaO) e a magnsia (MgO), como fluxantes principais.
30

Processos

31

Coque
Os carves fsseis so os combustveis slidos mais importantes na siderurgia. Podem ser considerados como rochas orgnicas combustveis. Sua origem , inegavelmente, de vegetais submetidos a carbonizao. Os carves fsseis apresentam-se como turfa e linhito, cuja formao a mais recente, as hulhas (betuminosas e sub-betuninosas) e o antracito. Um comparativo entre os tipos de carves 32 fsseis apresentado na tabela a seguir.

Coque

33

Coque Metalrgico
A alta resistncia ao esmagamento necessria para que o coque suporte as camadas de minrio, calcrio e do prprio coque, colocadas no alto-forno. Alm disso, o coque deve queimar com relativa facilidade, apresentar elevado poder calorfico e ter grande reatividade com o CO2 para a produo de CO, que o responsvel pela reduo do xido de ferro.
34

Coque Metalrgico
A facilidade de combusto e a reatividade com o CO2 so melhoradas pela alta porosidade, enquanto que a resistncia compresso e o poder calorfico so diretamente proporcionais densidade absoluta. Tm-se, ento, duas propriedades antagnicas (porosidade e densidade) que condicionam as caractersticas do coque, devendo-se determinar um equilbrio entre elas para os maiores rendimentos do processo.
35

Coque Metalrgico
Alm destas propriedades, o coque metalrgico deve apresentar pouca umidade, pois sua presena reduz o poder calorfico e baixo teor de cinzas e baixos teores de P e S que so impurezas no processo de produo de aos. Os carves empregados so hulhas gordas, cuja carbonizao realizada em temperatura entre 1100C e 1300C. O gs de coqueificao, produzido como subproduto empregado como combustvel para os prprios fornos de coqueificao e para aquecimento do ar para o alto-forno. 36

Coqueria

37

Vista geral de uma bateria de fornos para coqueificao.

38

39

40

41

Alto-forno
O alto-forno um reator do tipo chamin no qual a carga slida descendente e os gases redutores ascendentes. um equipamento contnuo e seu funcionamento ininterrupto por anos. Os materiais contendo ferro (minrio de ferro, sinter, pelotas), o coque e os fundentes so continuamente alimentados pelo topo. Ar aquecido entre 900C e 1350C, muitas vezes com adies de combustveis lquidos, slidos ou gasosos, insuflado pelas ventaneiras posicionadas na parte inferior do forno. A combusto do coque previamente carregado e/ou do combustvel injetado pelas ventaneiras, fornece o calor necessrio ao processo e o gs para a reduo dos xidos.

42

Alto Forno

43

Alto-forno
O princpio bsico de operao de um alto-forno a retirada do oxignio do minrio, que assim reduzido a ferro. Esta reduo resultante da combinao do carbono presente no coque com o oxignio do minrio em uma reao exotrmica. Simultaneamente, a combusto do carvo com o oxignio do ar fornece calor para fundir o metal reduzido. O ar necessrio para queima do coque previamente aquecido e injetado sob presso atravs das ventaneiras. Ao entrar em contato com o ar quente (1000C), o coque entra em combusto, gerando calor e reduzindo o minrio de ferro, dando origem ao ferro-gusa e a escria. A temperatura no interior do alto-forno chega a 1500C.

O gusa lquido vazado nos carros-torpedo que passam por uma 44 estao de dessulfurao, em que o enxofre reduzido a teores aceitveis, seguindo ento a aciaria.

Esquema simplificado da operao de um alto-forno


O gs que sai da parte superior do forno destilado para obter produtos como benzol, naftalina e outros. Aps esse processo, o gs ainda tem poder combustvel e pode ser usado na prpria siderrgica ou distribudo para outros consumidores. O processo consumidor intensivo de ar. Os dados a seguir so valores tpicos para cada tonelada produzida pelo alto-forno. 2 t de minrio. 0,5 t de calcrio. 1 t de coque. 4 t de ar. H ainda os principais subprodutos: 0,5 t de escria. 6 t de gs.
45

Reaes

46

Sistema de transporte ao topo do alto-forno


O tipo de sistema transportador depende da quantidade de matrias primas e, conseqentemente, da produo de gusa. So empregados trs tipos:
caambas, carros (skips cars) ou correias transportadoras.

As caambas so empregadas em altos-fornos com produo diria de at 200 toneladas. Elas recebem as cargas (minrio coque e fundentes) de um carro balana e elevada ao topo por um guindaste. O descarregamento feito pelo fundo e o volume da caamba varia entre 5 e 10 m3.

47

Alto Forno
Perfil de um alto forno em corte vertical, mostrando as partes externas e as zonas internas.

48

Sistema de transporte ao topo do alto-forno


Os carros (skips) so destinados aos altos-fornos com produo diria entre 200 e 3500 toneladas. O sistema funciona com dois carros tracionados por cabos de ao. O volume de cada carro varia entre 15 e 20 m3. A figura apresenta uma representao esquemtica da alimentao dos carros transportadores.

49

Alto Forno - Anel de Vento

50

Escria
A escria resulta da combinao dos minerais da canga de minrio de ferro, das cinzas do coque ou do carvo vegetal e do calcrio utilizado como fundente. Secundariamente existem outros materiais tais como: sulfetos de clcio e mangans, etc. A separao do ferro obtida a partir da reao do xido de ferro (canga de minrio) com o CO (monxido de carbono) decorrente da combusto do carvo mineral (coque) ou do carvo vegetal. 51

Regeneradores
Os regeneradores so as instalaes responsveis pelo aquecimento do ar alimentado nas ventaneiras do alto-forno. A temperatura do ar fica entre 900C e 1350C. Os regeneradores (cowpers) so fabricados com tijolos cermicos e podem possuir cmaras de combusto internas ou externas. O combustvel empregado nos regeneradores uma mistura do gs resultante da operao de coqueificao do carvo (gs de coqueria) e do gs que sai pelo topo do alto-forno (gs de altoforno).
52

Sopradores
Os sopradores so os equipamentos responsveis pela alimentao contnua de ar aquecido para as ventaneiras do alto forno. So equipamentos eltricos, cuja alimentao feita por energia eltrica gerada dentro da siderrgica via queima do gs de alto-forno e/ou gs de coqueria.
53

Processo Siemens-Martin
O ferro que sai do alto-forno, denominado ferro-gusa, contm elevados teores de carbono e de impurezas. retirado do alto-forno pelo carro-torpedo. H necessidade, portanto, de um processo de refino para transform-lo em ao de utilidade prtica. Um dos principais processos o Siemens-Martin, que consiste no aquecimento, por determinado perodo, do ferrogusa misturado com sucata de ao, em temperaturas na faixa de 1650 C.

54

Carro-torpedo
O gusa lquido vazado na casa de corrida deve ser transportado para a aciaria para a converso do ferrogusa em ao. O transporte do gusa lquido realizado por meio do carrotorpedo. Os carros torpedos operam sobre trilhos e sobre fundaes reforadas, sua capacidade , normalmente, entre 200 e 250 toneladas. A figura apresenta o aspecto geral de um carro torpedo.
55

Processos

56

Aciaria
Tem por finalidade transformar o ferro-gusa em ao (refino). Esta operao feita em um conversor, por meio de injeo de oxignio puro, sob alta presso, em banho de gusa lquido, com adio de sucata de ao (que ajuda no controle da composio da liga metlica e tambm da temperatura do metal lquido). Em seguida, quando o ao est na composio correta, o metal Conversor tem a funo de reduzir o transferido para o carbono, silcio e fsforo por meio de uma lingotamento contnuo. fonte de calor gerada pela injeo do 57
oxignio puro.

Aciaria

58

Conversor-LD
O convertedor tem a forma de um barril sendo basculado para carga ou vazamento, em torno de um eixo horizontal, acionado por conjuntos de motores e redutores. Para a chaparia, utilizado um ao baixa liga ao cromomolibdnio.

59

Conversor-LD
A composio do ferro-gusa apresenta cerca de 4% de carbono e 0,4% de fsforo que impossibilita sua conformao mecnica. Para converter ou transformar o ferro-gusa em ao necessrio a reduo dos teores de C, P e Si. Os conversores so carregados com gusa lquido, sucata de ao slida e uma escria bsica. Oxignio puro injetado por meio de lanas ou pelo fundo do conversor ou ainda a combinao de ambos. A injeo promove a oxidao controlada do C e Si, gerando calor para carga.
60

Conversor-LD
O processo de converso LD foi idealizado em 1948 por Durrer (Sua). Plantas em escala piloto foram testadas nas cidades de Linz e Donawitz, da o nome LD. Foi comercializado em 1952 pela Voest de Linz. A figura apresenta uma representao esquemtica de uma aciaria LD, indicando a localizao relativa dos equipamentos.
61

Conversor-LD
Sua operao consiste no carregamento de sucata de ao, gusa lquido e escrias contendo CaO, CaF2 e MgO. As quantidades de cada componente so determinadas por meio de balanos trmicos. Aps o carregamento realizada a injeo de oxignio puro em altssima velocidade (1,7 a 2,5 mach) em presses entre 960 e 1250 kPa por meio de uma lana refrigerada.
62

Operao de sopro de um convertedor LD

63

Conversor-LD
A ao do jato de oxignio parte qumica (reaes de oxidao de Si, C, Mn, P) e parte fsica (formao de uma emulso gs-escria-metal), conforme ilustra a figura.

64

Conversor-LD
Aps o sopro, o conversor escorificado e o ao lquido segue para o lingotamento convencional ou contnuo ou para instalaes de metalurgia de panela, conforme ilustra a figura.
O termo metalurgia de panela empregado para denominar operaes metalrgicas realizadas em panelas especficas. Estas operaes envolvem: - Elaborao de aos-liga - Refino sob vcuo - Refino por meio de escria
65

Esquema de um convertedor Bessemer

66

Esquema mostrando percurso do ao na aciaria

67

Lingotamento do ao lquido
Consiste na solidificao do ao produzido no conversor LD e/ou por metalurgia de panela (aos-liga) com o objetivo de produzir lingotes para os processos de conformao mecnica. Existem duas variantes: lingotamento convencional processo em que o ao lquido solidificado em lingoteiras estticas e lingotamento contnuo processo em que o metal lquido solidificado em lingoteiras refrigeradas de maneira a produzir placas ou tarugos contnuos. 68

Lingotamento Convencional

69

Lingotamento Convencional

70

Lingotamento Contnuo
Nesse sistema, o ao transferido do conversor para o distribuidor, e deste para o molde, no qual se inicia a solidificao do ao, que retirado continuamente por rolos extratores. O veio metlico resfriado, sendo cortado a maarico e transformado em esboo de placa.
71

Lingotamento Contnuo

72

Esquema mostrando uma mquina de molde curvo

73

Esquema mostrando a Mquina de lingotamento contnuo 1 da CST

74

Taxa de resfriamento do molde e resfriamento secundrio


O resfriamento do veio tem a finalidade de acelerar a solidificao do ao, fortalecer a pele solidificada e refrigerar a mquina. A taxa de resfriamento do ao influencia nas propriedades metalrgicas, pois afeta a distribuio de temperatura interna, uniformidade qumica e qualidade superficial. Um resfriamento inadequado contribui para a formao de trincas internas. O resfriamento secundrio tambm influenciado pelo tamanho do produto, velocidade de lingotamento e projeto da mquina.
75

Produo de Lingotes
Para caso da fundio convencional de lingotes, estes so conformados a quente em laminadores primrios visando a produo de blocos, tarugos ou placas. No processo de fundio contnua, ou blocos, tarugos e placas so obtidos diretamente das mquinas de lingotamento.
76

Produo de Lingotes

77

Produo de Lingotes

78

Produo de Lingotes
Os blocos:
so produtos de seo quadrada ou pouco retangular cujas dimenses variam de 150 x 150 mm at 300 x 300 mm. So conformados a quente para perfis estruturais (vigas I, U, T) ou trilhos ferrovirios.

Os tarugos:
possuem seo quadrada ou circular com dimenses que variam de 50 x 50 mm at 125 x 125 mm. So conformados a quente em barras de diferentes sees transversais, arames ou ainda, tubos sem costura.

As placas:
so produtos de seo retangular cuja espessura varia de 50 a 230 mm e largura entre 610 e 1520 mm. So conformadas a quente em dois tipos de produtos: chapas grossas para a indstria naval ou chapas laminadas a quente com espessuras de at 3,5 mm.
79

Laminao
Consiste na reduo da rea da seo transversal, com conseqente alongamento, do produto recebido do lingotamento, para conform-lo na apresentao desejada (chapas grossas, finas, perfis....). Dependendo da espessura, as chapas podem ser fornecidas sob a forma de bobinas, mas este acondicionamento pode no ser adequado ao uso em perfis soldados, pois as chapas tm a tendncia de retornar a sua posio deformada na bobina, por ocasio da soldagem dos perfis.

80

Laminao

81

82

Laminao
Aps a laminao, conforme o grau de exposio da chapa ou do perfil laminado, as diferentes velocidades de resfriamento levam ao aparecimento de tenses permanentes nos laminados, que recebem o nome de tenses residuais. Em chapas, por exemplo, as extremidades resfriam-se mais rapidamente do que a regio central, contraindo-se; quando a regio central resfria-se, as extremidades, j solidificadas, a impedem de contrair-se livremente.
83

Ensaio de Trao Uniaxial


O Ensaio de Trao amplamente utilizado para o levantamento de informaes bsicas sobre a resistncia dos materiais e como um teste de aceitao de materiais que se faz pelo confronto das propriedades determinadas pelo ensaio e ajustes especificados em projeto. O ensaio consiste na aplicao de uma carga uniaxial crescente a um corpo de prova especificado, ao mesmo tempo em que so medidas as variaes no comprimento e rea seccional. Pode ser feito para uma dada temperatura ou para uma faixa de temperaturas em que o vaso vai operar.

84

Ensaio de Trao Uniaxial


Para os trabalhos de laminao a quente, a curva se desloca para direita e para baixo, o que facilita o processo de conformao. Como a curva tensodeformao se desloca para a direita e para baixo quando a temperatura se eleva, para um mesmo esforo aplicado (tenses) teremos mais deformaes.

85

Perfis Laminados (NBR 8800)


So aqueles em que o material proveniente do lingotamento contnuo, passa por laminadores com cilindros conformadores que vo esboando os perfis por meio de uma sucesso de passes.
86

Perfis Laminados

87

88

Aplicaes

89

You might also like