You are on page 1of 65

TRES FORQUILHAS

1949 1974
Elio Eugenio Mller

Lembrana do Jubileu de Prata.


25 anos de efetivo pastorado nativo, da IECLB, no vale do Tres Forquilhas.

ITATI, municpio de Osrio RS, 1974.

Palavra ao Leitor.
H quem me dissesse de que na IECLB um desrespeito, o modo como procedi em 1974, ao festejar o Jubileu de Prata do trabalho dos pastores nativos que no ps guerra foram preparados s pressas e enviados Comunidade de Trs Forquilhas. Seria um desrespeito a quem? Seria um desrespeito aos valorosos pastores estrangeiros que, vindos particularmente da Alemanha, mas tambm da Suia, dos Estados Unidos da Amrica e de outros pases europeus, vieram ao Brasil para dedicaram suas vidas em favor da Igreja, na pregao do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo e no servio pastoral Comunidade? Na verdade os colegas catlicos de ministrio, em particular Padre Rizzieri Frederico Delai e Padre Luiz Benini no mostraram nenhum constrangimento para enaltecer a preparao e envio dos chamados padres nativos para Torres, So Pedro de Alcntara e Maquin e depois para Trs Forquilhas e Terra de Areia. Conforme o padre Delai: - Os padres nativos foram providenciais para que a Igreja Catlica Romana mantivesse o cuidado por um rebanho desassistido. Espero assim que esta coletnia de fotos, fatos e relatos sobre o perodo de 1949 a 1974, dos 25 anos de pastores nativos na Comunidade de Trs Forquilhas, sirva para observar este curto perodo de atuao e os resultados alcanados. Acredito que os colegas pastores que no nasceram no Brasil e ainda esto atuantes em nossa Ptria, no iro se sentir rejeitados ou diminudos. Pelo contrrio, o meu objetivo apenas de afirmar que quem decide servir um povo de outra lngua no se constranja para aprender tal lngua e passar a utiliz-la em todas as oportunidades possveis. Vai a minha gratido aos pastores do passado que num passo de f e decoragem vieram para as terras brasileiras, terra para eles estranha, para servir o nosso povo com a Boa Nova do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Mas vai tambm a minha homenagem aos pastores nativos, portanto nascidos no Brasil, que s vezes insuficientemente preparados, tambm, deram um passo de f e de coragem, seguindo para uma rea quase inspita, para servir nosso Senhor Jesus Cristoe o seu rebanho. Itati, municpio de Osrio RS, 7 de setembro de 1974. (Reviso: abril de 1999). Elio Eugenio Mller eliomuller@uol.com.br

FIGURA 01: Pastor Augusto Ernesto Kunert, 1 pastor brasileiro, portanto,


formado no Brasil, que assumiu em 1949 a Comunidade Evanglica de Trs Forquilhas. Fonte: Arquivo fotogrfico de Doris Voges Bobsin Mller Que foi batizada pelo pastor Kunert no dia 19 de janeiro de 1950.

FIGURA 02: ADOLFO VOGES, o harmonista da igreja durante 40 anos, de 1912 at 1952. Com o falecimento de Adolfo Voges em 1952, o professor Justino passou a preparar a sobrinha Luiza Antonieta Schmitt para assumir a funo. Na foto, Adolfo Voges e esposa Maria Luiza Justo.

Fonte: Arquivo fotogrfico de Doris Voges Bobsin Mller, neta de Adolfo e Maria Luiza Voges.

FIGURA 03: Professor Justino Alberto Tietbhl, baluarte do ensino, no trabalho em facor de msica e canto em prol da Igreja, no vale, ladeado pela filha professora Elsa e o sobrinho professor Laudelino Bobsin. Ele faleceu em 1952.

Figura 04: Luiza Antonieta Schmitt Blehm, ao lado do marido Albino. Em 1950 ela passou a ser preparada pelo mestre Justino Tietboehl para ser harmonista e regente de coral da igreja. Em 1952 faleceu mestre Justino e pastor Kunert chamou a Luiza para que ela assumisse o servio de harmonista e a regncia do coral da igreja. Fonte: Arquivo fotogrdico de Doris Voges Bobsin Mller,prima de Luiza Antonieta.

Figura 05: Arthur Gottlieb Erling, jovem escolhido pelo pastor Kunert para receber preparao intensiva, juntamente com outros, visando proporcionar presbteros bem preparados para o exerccio da liderana na Comunidade. Tornou-se presidente da Diretoria da Comunidade, por diversos anos, no perodo do pastor Kunert. Fonte: Arquivo fotogrfico de Doris Voges Bobsin Mller.

Figura 06: Eugenio Bobsin, jovem escolhido pelo pastor Kunert para receber preparao intensiva, juntamente com outros, visando proporcionar presbteros bem preparados para o exerccio da liderana na Comunidade.Tornou-se presidente da Diretoria da Comunidade por dez anos, no perodo do pastor Fischer. Fonte: Arquivo fotogrfico de Doris Voges Bobsin Mller.

FIGURA 07: Octavio Becker, moleiro, comerciante e agricultor, jovem escolhido pelo pastor Augusto Kunert para receber preparao intensiva, juntamente com outros, visando proporcionar presbteros bem preparados para o exerccio da liderana na Comunidade. Foi incumbido, por longos anos, para ser o administrador financeiro do Hospital Trs Forquilhas, de Itati j no perodo do pastor Kunert, nas precrias instalaes instaladas na antiga casa comercial dos Becker e continuou nesta funo no perodo do pastor Fischer.

Figura 08: Jos Osvaldo Brusch ao lado da esposa Elohy de Souza Neto Brusch, escolhido entre outros para ser preparado para a funo de presbtero da Comunidade. Fonte: Arquivo fotogrfico de Doris Voges Bobsin Mller.

FIGURA 09: Lidurino Barroso Menger e esposa Olinda Brehm Menger. Lder na Comunidade filial de Trs Pinheiros. Fonte: Arquivo fotogrfico de Lidurino Menger.

FIGURAS 10 e 11: Celina Voges Bobsin com Doris no colo. Foto do dia 19 de janeiro de 1950, aps o batismo da pequena Doris. Embaixo, Celina com Doris no colo, sobre a ponte pencil, diante do Stio da Figueira, tendo ao lado a prima Maria Antonia Tietbhl Martins. Fonte: Arquivo fotogrfico de Doris Voges Bobsin Mller.

Figura 12: Pastor Oscar Hennig, de 1957 a 1959. Fonte: Arquivo fotogrfico de Doris Voges Bobsin Mller.

Figura 13: Pastor Ernesto Fischer, 1959 a 1969. Fonte: Arquivo fotogrfico de Doris Voges Bobsin Mller.

FIGURA 14: Dona Hanna Dummer Fischer, professora da Escola Evanglica Jos de Alencar e que assumiu as funes de harmonista e regente do coral da igreja, de 1959 a 1969. Atrs de Dona Joana, se v Celina Voges Bobsin, presidente da OASE. Fonte: Arquivo fotogrfico de Doris Voges Bobsin Mller.

Figura 15: Celina Voges Bobsin, eleita em 1959 para presidir o grupo da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evanglicas OASE, criada na ocasio. Na foto Celina de brao dado com seu marido Emilio Bobsin. Fonte: Arquivo fotogrfico de Doris Voges Bobsin Mller.

Figura 16: Caf de Advento da OASE em 1969. A presidente Celina est de luto em virtude do falecimento de sua me. Ela mesma viria a falecer poucos dias aps. Fonte: Arquivo fotogrfico de Doris Voges Bobsin Mller.

FIGURA 17: Formatura da Escola Evanglica Jos de Alencar, no ptio da igreja, vendo-se o professor Neri Knack esquerda. Fonte: Arquivo fotogrfico de Doris Voges Bobsin Mller.

FIGURA 18: Inaugurao do prdio Hospitalar, em 1963.

Figura 19: Nova Igreja inaugurada em 1967.

Figura 20: Festa da Colheita em 1967 no novo templo. Fonte: Arquivo fotogrfico de Doris Voges Bobsin Mller.

Figura 21: P. Elio Eugenio Mller ao lado da esposa, professora Doris Bobsin Mller. Supriu este pastorado de 1970 a 1975. Fonte: Arquivo fotogrfico de Doris Voges Bobsin Mller.

Figura 22: A antiga casa pastoral construda em 1892. O autor foi o ltimo pastor que nela residiu.

Figura 23: Nova e atual casa pastoral. O autor foi o primeiro pastor a residir nela, quando casou com Doris, em 19 de dezembro de 1970. Fonte: Arquivo fotogrfico de Doris Voges Bobsin Mller.

Figura 24: Jos Adelino Kellermann eleito presidente da Comunidade em 01/01/1970, no dia em que tambm pastor Elio Mller oficialmente assumiu a Comunidade, como pastor. Fonte: Arquivo fotogrfico de Doris Voges Bobsin Mller.

FIGURA 25: Carlos Augusto Mller no colo da me Doris, no dia do batismo. Os padrinhos foram Olcio e Olvia Bobsin, Frida Kellermann e Frederico Walter Trein Lothammer. Fonte: Arquivo fotogrfico de Doris Voges Bobsin Mller.

Figura 26: Juventude Evanglica, em 1970, ao centro o pastor Elio, na esquerda professora Nelene Gross e na direita Walter Bobsin. Fonte: Arquivo fotogrfico de Doris Voges Bobsin Mller.

Figura 27: O sineiro Arthur Kellermann ao lado da esposa.


O ofcio do sineiro mostra que o saber tocar sinos est na habilidade e na memria dos sineiros. Existem diferentes toque para anunciar um falecimento, para dobrar pelo momento de um enterro, para anunciar a entrada dos noivos no templo, para chamar ao culto e tantas outras situaes.

Figura 28: Luiza Antonieta Schmitt Blehm foi chamada, depois dos 10 anos da presena de Dona Hanna, para voltar a dirigir o coral e ser a harmonista oficial da Comunidade. Luiza chorou de emoo, ao ser convidada, dizendo lembrar com gratido das aulas recebidas do seu tio Mestre Justino Tietbhl. Fonte: Arquivo fotogrfico de Doris Voges Bobsin Mller.

Figura 29: Nestor Becker eleito Presidente da Comunidade em 1974. Ele j exercia o cargo de Subprefeito de Itati desde 1968. Fonte: Arquivo fotogrfico da professora Mria Vans Becker Tssner.

Figuras 30 e 31: A passagem do cavalo para um fusca no trabalho pastoral. Tornei-me, assim, no primeiro pastor de Trs Forquilhas
a contar com um carro.

Figura 32: O mastro da Festa da Colheita, em Itati, 1971. Fonte: Arquivo fotogrfico de Doris Voges Bobsin Mller.

Figura 33: Meus primeiros confirmandos em Itati. Fonte: Arquivo fotogrfico de Doris Voges Bobsin Mller.

Figura 34: O altar preparado para o Culto de Confirmao. Fonte: Arquivo fotogrfico de Doris Voges Bobsin Mller.

Figura 35: Recem casados em 1970, na nova casa pastoral

Figura 36: A Doris, grvida de Carlos Augusto, no final de 1972.

Figura 37: Carlos Augusto Mller, 22/04/1972; Cristiane Mller, 27/12/1973;

Figura 38: A professora Alba Ilonda Hbner, Diretora da Escola Estadual Pastor Voges, em Itati. Ela tornou-se depois madrasta de Doris por contrair matrimnio com Emlio Bobsin;

Figura 39: Encontro da OASE, em 1974, com a orientadora Doris no centro.

Figura 40: Escola Dominical Culto Infantil wm Itati,

Figura 41: Confirmandos diante da igreja, em Itati.

Figura 42: Legio de Homens, da Comunidade, diante do templo.

A capa do nosso projeto para erigir o Monumento ao Imigrante, em 1974. A Prefeitura Municipal de Osrio assumiu a execuo do projeto e o monumento foi inaugurado ainda em 1974 dentro dos festejos pelo Sesquicentenrio da Imigrao Alem no Rio Grande do Sul. O monumento foi depois reinaugurado pelo sucessor no pastorado, em 1976.

FIGURAS 44 e 45: Hasteamento das bandeiras do Brasil, RGS, Alemanha e Japo.

Fonte: Arquivo fotogrfico do autor.

FIGURA 46: O assistente rural Walter Lothammer ao lado do autor, em 1973, diante da rea de experimentao com alunos da Escola Pastor Voges no cultivo de moranguinho. Fonte: Arquivo fotogrfico do autor.

FIGURA 47: A Professora Doris Voges Bobsin e, a 1 turma de Jardim de Infncia, em Itati, que iniciou nos primeiros dias de agosto de 1970. Fonte: Arquivo fotogrfico do autor.

FIGURA 48: Palestra para a Colnia Japonesa. Na foto, na direita Elio Mller, no centro seu sogro Emilio Bobsin e na esquerda o chefe da JAMIC. Fonte: Arquivo fotogrfico da Colnia Japonesa de Itati.

Figura 49: Japoneses como membros da Comunidade.

FIGURA 50: Japoneses batizados em 02.02.1974. Fonte: Arquivo fotogrfico de Masaharu Aso.

Figura 51: O PADICAMI Plano de Ao Diaconal Catequtico Missionrio da


IECLB, depois chamado apenas de Plano de Educao 70. Foram estabelecidas seis segmentos para receberem ateno: AS CRIANAS Com ateno para a escola dominical, ensino confirmatrio e a educao nas escolas pblicas locais. OS JOVENS, no grupo da juventude evanglica e em cursos profissionalizantes. AS SENHORAS No grupo da OASE e nas atividades gerais da Comunidade. OS HOMENS Na Legio Evanglica, vinculados LE de Porto Alegre. OS DEFICIENTES incluindo os analfabetos, alm dos deficientes fsicos. OS VELHOS Visando a formao de grupos voltados tradio oral da memria da comunidade. Surgiram os Crculos de Estudo da Histria de Trs Forquilhas.

A busca por professores especializados para a vinda a Itati.

Figura 52: Professora Doris Voges Bobsin e, pelo casamento, Mller, natural de Itati, veio formada em nvel Colegial ( 2 grau) pela Fundao
Evanglica de Hamburgo Velho. Inicialmente, em 1970, foi possvel um contrato com a Prefeitura Municipal de Osrio e em convnio com a mesma criamos o primeiro Jardim de Infncia de Itati. O passo seguinte foi o concurso pblico e Doris assumiu o magistrio na Escola Rural Pastor Voges, de Itati, como professora nomeada.

Figura 53: Professora CENIRA BECKER, filha de Octavio e Alda Becker, de Itati,
formada em Magistrio nvel Colegial em Canela RS prestou concurso e assumiu o magistrio estadual. Alm disso foi secretria de educao na Sub-Prefeitura de Itati e coordenadora do ensino religioso nas escolas..

Figura 54: Professor DARIO HOLZ, natural de Pelotas formado em Magistrio, apenas em nvel ginasial em Ivoti RS, veio inicialmente para servor a Vila Lothammer Torres RS, mas depois foi trazido para Itati.

Figura 55: O Professor GUIDO NELSON WEISS, natural de Santa Cruz do Sul RS, formado em Magistrio apenas em nvel ginasial, em Ivoti RS foi trazido pelo autor com a inteno de se recriar a Banda de Msica do Vale do Trs Forquilhas. O autor no conseguiu angariar os recursos necessrios para a compra de instrumentos musicais e, por isto, o professor Guido ficou apenas direcionado para a atuao como professor pblico e em atividades voluntrias na Comunidade. O professor Guido jamais se conformpu com o nosso fracasso, de no termos conseguido adquirir os instrumentos para formar a desejada Banda de Msica do Vale. Ele acusava, dizendo: Vim a Itati iludido com uma falsa promessa.

Figura 56: Fbrica de Conservas Brehm, surgiu em 1970. Darci Brehm e irmos foram od pioneiros na Indstria de Conservas no vale do Trs Forquilhas. Na foto: Enildo dos Santos Brehm atual diretor da tradicional fbrica.

Figura 57: Indstria Alimentcia de Terra de Areia INALTA, foi a segunda fbrica a funcionar no vale. Lamentavelmente foi vendida para a empresa GLITZ que, em seguida, a fechou.

Figura 58: Lembrando 1949 1974 pela comemorao dos 25 anos do efetivo trabalho do Pastorado Nativo da IECLB, no vale do rio Trs Forquilhas, atravs da atuao de pastores brasileiros. Todo o respeito aos pastores alemes do passado, porm com a certeza que a formao de jovens nativos bem deveria ter ocorrido muitos anos antes. Na foto: P. Augusto Ernesto Kunert que assumiu em 1949, P. Oscar Hennig assumiu em 1956, P. Ernesto Fischer em 1959 e P. Elio Eugenio Mller de 1969 a 1975.

CONHECENDO A COLNIA DE TRS FORQUILHAS.


Quem no gosta de rezar ou danar, no aparea aqui.
No dia 17 de dezembro de 1969 pisei, pela primeira vez, na localidade de Itati. Era uma Vila, que corria ao longo de uma estrada, margeando o rio Trs Forquilhas, a 12 quilmetros da BR-101. Itati era, na poca, o terceiro distrito do municpio de Osrio RS. Um lugarejo considerado de difcil acesso, pelas autoridades governamentais. Os professores estaduais recebiam um abono especial para se disporem a lecionar na localidade. Nem mdicos e nem dentistas se sentiam atrados pela Vila. Argumentavam que a sensao de solido se instalava no nimo da pessoa, j por ocasio da chegada, particularmente para quem viesse solteiro e sem famlia. A vida social resumia-se na ida igreja protestante, aos domingos, ou eventuais domingueiras (tardes danantes) que se realizavam em alguma casa, escola ou salo e que podiam estender-se noite dentro. Quem no gosta de rezar ou danar, no aparea aqui, (FHO nr. 11), disse-me um morador, nos primeiros dias aps a minha chegada. No vero as estradas eram bem poeirentas. No inverno, embarradas e cheias de buracos. No houvera um planejamento urbanstico para a Vila. O fato irremediavelmente haveria de deixar grandes problemas para os administradores do futuro, para a criao de praas e a abertura de ruas.

Quem bebe das guas do rio Trs Forquilhas . . .


Em 1969, quando da minha chegada, senti o forte isolamento de Itati. Enfrentei grandes dificuldades de locomoo, nas andanas pela Colnia. Eu no possua carro.

Figura 59: Meu cavalo baio. Dependia assim do lombo de um cavalo ou ento das escassas linhas de nibus, s atuantes durante o dia. noite eu me sentia ilhado, no meio de uma profunda solido. Este sentimento possivelmente era ampliado, pelo fato de ser solteiro e passar a residir em uma enorme casa, de mais de 10 cmodos, alm de um enorme sto, geralmente visitado pelos gambs. Existiam duas empresas de nibus que asseguravam a ligao de Itati com o mundo de fora. Eram as Empresas UNESUL e ANDORINHA. A UNESUL mantinha duas linhas: Itati a Porto Alegre, com o motorista Albino Blehm e a linha Bananeira a Tramanda (via Osrio), com o motorista

Araci Tietboehl. A Empresa ANDORINHA oferecia a opo de Arroio Carvalho at Osrio e outra linha de Itati at Capo da Canoa. Por um lado Itati se apresentara para mim como um local bastante isolado e parado. Mas logo conheci um outro aspecto da Colnia. O povo era acolhedor e que, de imediato, envolvia o visitante. Alm disso, a exuberante paisagem verde, concedia-me uma grande paz, com a sensao de estar ao abrigo da Me Natureza e, assim, protegido por Deus Quem bebe das guas do rio Trs Forquilhas, casa aqui e no vai mais embora, diziam os moradores. Eu j ouvira frase semelhante em outras cidades, por onde j transitara. Em si no era novidade ouvir tal mensagem. Entretanto, para mim, tornar-se-ia verdade. Casei em Itati com Doris Voges Bobsin, uma descendente do quase lendrio pastor Voges.

Figura 60: Na foto Doris Voges Bobsin Mller. Eu ficaria ligado a essa Colnia como jamais pudera imaginar. Assim parece que, por mais terras que eu percorra, sempre de novo volto para l. Fico cantando em prosa e em versos, as belezas dessa terra e de sua rica histria. Certamente por isto que passei a escrever meus livros, todos eles falando da histria de Itati e do vale do rio Trs Forquilhas.

Como se estivesse num templo, a cu aberto...


Nas primeiras semanas aps a minha chegada ao vale do Rio Trs Forquilhas, e no perodo antes de meu casamento, quando eu desejava encontrar inspirao para escrever, fossem prdicas ou cartas, eu saa da antiga casa pastoral, subia estrada acima, passando diante da igreja, passava pela antiga casa de pastor Voges (agora ocupada por seu bisneto Alberto Schmitt), transpunha um passo de rio sobre o qual fora jogado um trilho de trem (para servir de ponte para os pedestres. Depois, caminhava por mais uns trinta metros e sentava sobre o gramado, sombra de um frondoso umbu. O que mais me inspirava no era exatamente o lindo e forte verde do vale. Eu ficara fascinado pelos morros circuncidantes, de um vale espremido pelas fraldas da Serra. Olhando para os morros eu tinha a sensao de estar entrando em ligao direta com o Infinito e com o Eterno. Aquela geografia parecia reproduzir as linhas arquitetnicas de uma igreja gtica. Sentia-me sentado em um templo a cu aberto, coberto pela abbada celeste e rodeado pelos mistrios do mais distante e vasto universo. Sentiame envolvido espiritualmente pelo Criador e Eterno e libertado de toda a opresso deste mundo material. Enquanto ali escrevia sem ser notado eu escutava pessoas que passavam. Entendia que se

tratava de gente que vivia sombra de tempos idos, por demais isolados do mundo moderno, e que invariavelmente falavam de uma grandeza perdida. Elio E. Mller - 1970

Apaixonei-me por esta paisagem . . .

Figura 61: As terras que pertenciam ao pastor Voges.

Um pouco de histria sobre a Escola da Comunidade.


(Com base no livro OS PELEADORES, 6 volume da Coleo Memrias da Figueira).

Em uma das visitas que fiz a Alberto Schmitt perguntei desejoso de saber: - Como foi a Escola da Comunidade, na sua infncia, j que conheceu a mesma, j bem no final do tempo do pastor Voges?. Ele explicou: - Realmente, eu comecei a ser alfabetizado quando o meu bisav pastor Voges ainda era vivo, mas j estava com quase noventa e dois anos de idade. Pouco ainda existia da escola que ele um dia organizara e desenvolvera nos bons tempos de sua atividade pastoral. Quando comecei a frequentar a escola j haviam comeado os tempos difceis da revoluo federalista. Mas a escola do pastor ainda funcionava no sobrado, no piso superior, onde existiam bancos escolares, a mesinha do professor, mapas na parede e livros escolares. Eu gostava de subir at ali s para olhar os mapas e tentar entend-los. Voc sabe o que significava a oportunidade de poder olhar um mapa do Rio Grande do Sul ou do Brasil para ali procurar o nosso litoral e ver as lagoas e os rios desenhados, com os nomes deles marcados?. Alberto observou por instantes a minha reao e depois, satisfeito em ver o meu integral interesse, continuou: - Todas as escolas da Colnia haviam estagnado, sem atividade pela falta de professores e pela falta de uma segurana pblica que era bastante instvel. preciso explicar que a maioria dos professores foram perseguidos por serem liberais indicados pelo meu av major Voges. Um exemplo para isso foi o caso do nosso professor Serafim Agostinho do Nascimento que era o nosso professor de lngua nacional e que havia alfabetizado tantos alunos na nossa escola da comunidade, que ele at j perdera a conta. Eu felizmente ainda recebi a possibilidade de ser alfabetizado pelo professor Serafim e isto fez depois toda a diferena para a continuao dos meus estudos, quando fui para a Capital da nossa Provncia. Fiz alguns apontamentos e Alberto ficou me observando por um instante e depois continuou: - Quando o pastor Geisler chegou, pretendeu assumir aulas na escola para oferecer tambm a possibilidade de uma alfabetizao na lngua alem. Tive, talvez dois meses de aulas com ele, mas o pastor cancelava muitas dessas aulas e ns esquecamos a sequncia das lies. O nmero de alunos foi caindo muito e no final ramos menos de dez. Ficamos muito tristes quando um dia o pastor Geisler avisou que teria que viajar por algum

tempo para cuidar da sade da mulher dele. Ela estava muito atemorizada com as mortes em nossa Colnia, trazidas pela cimbra de sangue a rote Ruhr. Pedi licena e solicitei mais explicaes sobre essa tal de cimbra de sangue e ele explicou: - Era uma epidemia que apresentava todos os sintomas da clera, conforme descobri mais tarde... Alberto s falou isso a respeito da epidemia e continuou com o assunto da sua escolarizao, dizendo: - Em 1894 no tivemos um dia de aula, pois o sobrado do pastor ficou em estado de quarentena por causa da morte de minha bisav Elisabetha e mais de Me Maria. Quando vinham tropas republicanas ou federalistas pediam para ocupar o sobrado e meu av major Voges permitia, dizendo: < Eles vo ajudar a desinfetar a casa e que levem embora, com eles, essa cimbra de sangue... >. Alberto sorriu, como para revelar que estava exagerando no conto e que aumentara alguns pontos. Depois continuou: - Quando chegou da Alemanha o novo pastor Gottfried Schlegtendal ele resolveu transferir a escola para a casa dele, alegando que era mais prtico. Ele dispensou o professor Serafim que, mesmo aposentado desejava oferecer a possibilidade de alfabetizar crianas na nossa lngua nacional. Nunca esquecerei o dia em que o meu pai e o novo pastor discutiram aqui diante da porta do sobrado, pois que aqui tambm era nossa morada e cartrio. O meu pai insistiu que era importante contratar um professor de lngua nacional, para possibilitar aos filhos dos colonos, mais adiante pudessem enviar os filhos para continuar os estudos. Depois eu soube que meu pai e o pastor no discutiram apenas uma vez, mas diversas vezes. O novo pastor teimava e dizia que na escola da comunidade haveria apenas ensino na lngua alem e seria denominada de Escola Alem, da Comunidade, pois que escola de lngua nacional deveria ser oferecida pelo Governo e no pela Igreja. Essa deciso do pastor no foi boa para ns... Esses tempos do pastor Schlegtendal depois pesaram sobre ns, pela falta do domnio da lngua nacional, por parte das crianas que ingressavam na vida escolar. Esse assunto despertou o meu total interesse, pois que eu estava com a ateno voltada para a situao atual, de 1970, desejoso de movimentar a Comunidade em favor da ampliao da atividade educacional em nossa localidade. Considerei que era pouco o que se oferecia para alunos e professores e que muita coisa poderia ser melhorada e aperfeioada no vale do rio Trs Forquilhas.

O Plano de Educao 70 Saindo da residncia do Sr. Alberto Schmitt eu me senti altamente motivado para priorizar as aes pastorais, e colocar a educao como a opo preferencial, diante dos inmeros projetos que eu havia elaborado por sugesto dos militares da Operao ACISO, que estivera durante quase duas semanas em Itati. Busquei os depoimentos de Eugenio Bobsin, Arthur Gottlieb Erling, Jos Osvaldo Brusch e Octavio Becker para saber algo mais sobre a atividade escolar desenvolvida pelos meus antecessores, os pastores brasileiros Augusto Ernesto Kunert, Oscar Hennig e Ernesto Fischer. As histrias que consegui coletar foram muito interessantes. Constam em meu registro os relatos a respeito do tempo do pastor Augusto Ernesto Kunert 1948 - 1954, um lder que veio para uma comunidade quase desintegrada pelos efeitos da II Guerra Mundial e de quase seis anos de vacncia pastoral. O pastor Kunert lanara o programa DESPERTAR VOCAES, depois mantido pelos pastores Hennig, Fischer e por mim. Conforme esse programa, at bem simples, a comunidade toda era convidada a participar em um empenho coletivo para localizar e despertar vocaes em particular de jovens para serem enviados a Escolas Normais da Igreja de So Leopoldo e Novo Hamburgo, para uma formao e qualificao no exerccio do magistrio. A primeira pessoa a atender ao apelo da campanha de vocaes encetada pelo pastor Kunert, foi algum do sexo feminino. As jovens Noely Becker e Nilza Huyer responderam ao apelo e foram enviadas a So Leopoldo para cursar a Escola Normal Evanglica, mantida pelo Snodo Riograndense. Essas duas jovens depois de formadas retornaram ao vale e receberam vaga na Escola Evanglica Jos de Alencar que passou a funcionar no salo comunitrio em Itati. Mais tarde o pastor Kunert diria: - A Noely Becker e a Nilza Huyer so as meninas dos meus olhos e representam a primeira conquista em nosso programa do Despertar Vocaes. Pastor Fischer, aps 1960, concedeu um novo impulso para este programa de vocaes para o magistrio e diversos jovens saram para So Leopoldo e Novo Hamburgo. Para a Fundao Evanglica seguiram Doris Voges Bobsin e Neli Brusch Erling. Para o Colgio Sinodal em So Leopoldo foram Luis Carlos Voges Bobsin, Carlos Jac Bobsin, Odilon Becker Bobsin e Lizete Maria Voges Bobsin.

Outros jovens seguiram para continuar os estudos, mas que escolheram caminhos menos onerosos. So mencionados Lucia Maria Schmitt, filha do escrivo Alberto Schmitt, o Pedro Osmar Schtt, a Maria Zeni Voges de Oliveira, a Nerene Brusch Erling, a Marina Brusch e a Nelene Gross. Para a Base Area de Canoas seguiram os filhos de Dona China Bobsin, que era vizinha da casa pastoral. Foram os jovens Oscar e Edgar Bobsin que foram para seguir a carreira militar. Nos depoimentos coletados muito interessante o que o Sr. Jos Osvaldo Brusch dizia com orgulho: - Eu ajudei a alfabetizar as minhas filhas Marina e Maria Regina. A Marina34 teve que ir fazer o ginsio em Osrio no Colgio Conceio. Depois fez Escola Normal, tambm em Osrio e veio lecionar em nossa Escola da Comunidade. J a Regina35, depois de tambm fazer o primrio em Itati, fez um ano no Ginsio Conceio em Osrio, trs anos no Ginsio Evanglico Alberto Torres em Lajeado, depois a Escola Normal La Salle em Osrio. Ela fez estgio na Feitoria Velha, pelo Colgio So Jos de So Leopoldo. Isso mesmo, ela deu aula l naquele prdio histrico onde os nossos antepassados foram acolhidos, no tempo da imigrao desde 1824. Paralelamente a Regina comeou a cursar Letras, na Faculdade de Cincias e Letras de So Leopoldo.

FIGURA 62: Na residncia de Osvaldo e Elohy Brusch. Maria Regina na espreguiadeira, a direita Doris, de preto, a esquerda a professora Nelene Gross, e na cadeira ao centro Eva Maria Bobsin. Na porta da residncia Dona Lia Brusch, dona da casa.

O Sr. Arthur Gotlieb Erling sempre insistia em recordar das enormes dificuldades financeiras que eram enfrentadas por colonos que desejavam proporcionar aos filhos a possibilidade de viajar e continuar os estudos fora de Itati. Ele lembrou: - O meu filho Nilon36 trabalhava no hotel do Osvaldo e da Lia Brusch, ali na praia de Bom Jesus para ganhar seu dinheirinho. Certo dia l se hospedou um militar da Base Area de Canoas, que perguntou: < Meu caro jovem, voc no gostaria de servir na nossa Base Area? >. Para o Nilon pareceu ser um sonho, mas que se concretizou. Quando j trabalhava na Base Area decidiu que no podia se contentar apenas com isso. Desejava ter um curso de nvel superior Fez ento o vestibular para Medicina em Pelotas, passou e frequentou essa faculdade com grande sacrifcio, porque tinha de fazer trocas de plantes da base e inclusive remunerar eventuais trocas. O Sr. Erling continuou explicando: - O meu outro filho, o Nei37, incentivado pelo irmo Nilon foi para Canoas para a concluso do curso secundrio. L ele foi selecionado e conseguiu fazer o Curso Superior de Cartografia. O Sr. Octavio Becker comentou: - E eu consegui enviar a minha filha Cenira para a cidade serrana de Canela onde ela teve a possibilidade de ficar hospedada na casa do meu irmo. Ali ela realizou seus estudos numa Escola Normal e, agora em 1969, formou-se para o magistrio. Deste modo descobri que existiam professoras que haviam se formado nesse final de 1969 e que deveriam ser trazidas, de volta, para o vale do rio Trs Forquilhas. Eram as professoras Doris e Cenira e que passaram a receber uma motivao e apoio permanente da Comunidade, para serem contempladas com uma vaga em Itati, para o exerccio do magistrio. Em outro momento esse assunto voltar baila para maiores detalhes sobre esse trabalho de apoio para professores recm formados. Escola Nacional na Figueira Retornando aos acontecimentos de 1895, conforme Alberto Schmitt, as discusses acaloradas com o pastor Schlegtendal, no foram apenas com Christovam Schmitt. O chefe castilhista da Colnia Carlos Frederico Voges tambm tinha filhos em idade de alfabetizao e insistia que a Escola da Comunidade se mantivesse bilngue.

Entretanto no havia argumento que convencesse o novo pastor, a dar espao para a lngua nacional, sempre insistindo: < O sagrado dever de todo o evanglico de zelar pela lngua alem, pois disto que depende o futuro da nossa Igreja em terras brasileiras >. Carlos Frederico Voges negociou um espao ocioso no Armazm da tia dele, que distava a duzentos metros do Stio da Figueira. A viva Elisabetha Knig Voges diminuiria consideravelmente as atividades comerciais de modos que o salo dos fundos estava sem ocupao prtica. Em 1895 ela cedeu aquele espao para a instalao de uma sala de aula para a Escola Nacional para ali serem alfabetizadas crianas que tencionassem continuar os estudos fora da Colnia. Em 1899 Carlos Voges adquiriu toda a propriedade comercial da tia e transformou a casa principal em escola de lngua nacional. Enquanto isso a Escola da Comunidade permaneceu atrofiada, na condio de Escola Alem com um ensino para dois anos. O primeiro ano era dedicado alfabetizao na lngua alem. O segundo ano era dedicado para noes de aritmtica e conhecimentos gerais da cultura alem. Havia ainda um terceiro ano voltado exclusivamente para o ensino confirmatrio ou ensino da doutrina luterana. Esta situao se manteve durante todo o perodo do chamado tempo dos pastores alemes de 1895 at 1943, quando, durante a II Guerra Mundial o pastor Schreiner foi preso e conduzido para Novo Hamburgo. Durante esse longo perodo a Escola Alem de Trs Forquilhas ajudou a isolar uma grande camada da populao evanglica desta antiga Colnia Alem, particularmente as famlias de colonos mais humildes que no tinham recursos para oferecer uma continuao nos estudos para os filhos. Vieram geraes de pessoas isoladas, vivendo em seus guetos de lngua e cultura, bastante alienadas e divorciadas de uma participao mais efetiva na vida social e poltica da localidade e da regio. Pessoalmente nunca consegui me afinar com a corrente germanista38, s vezes exacerbada, que dominou a Igreja qual perteno e sirvo. A Guerra foi o sinal definitivo, quando as Escolas Alems foram proibidas de funcionar, em todo o territrio brasileiro, a Igreja havia tomado a carruagem errada, pois de repente a lngua alem foi proibida e muitas famlias passaram dificuldades desnecessrias, pelo simples fato de no terem recebido as noes mais elementares da lngua nacional. Estiveram certas as lideranas que desejavam um ensino bilngue na escola mantida pela Igreja.

Com a priso do idoso pastor Gustav Schreiner, j alquebrado, doente, quase sem condies de andar a cavalo, foi que a Comunidade ainda teve que amargar diversos anos de vacncia pastoral Com a vinda do primeiro pastor brasileiro para a Comunidade Evanglica de Trs Forquilhas surgiram as medidas necessrias para situar o ensino escolar dentro das exigncias governamentais. O pastor Augusto Ernesto Kunert, como medida imediata, criou a Escola Evanglica Jos de Alencar, sucessora da Escola de Voges e da Escola Alem. As aulas passaram a ser integralmente na lngua nacional. Pastor Kunert lanou ento o programa Despertar Vocaes com o objetivo prioritrio de formar filhos desta localidade, para assumirem o magistrio em escolas mantidas pelo Snodo Riograndense. Pastor Fischer, a partir de 1960 procurou reativar esse programa, mas constatou que a maioria das famlias sofria de dificuldades financeiras e, a princpio, enviaram os filhos para Osrio, onde havia uma Escola Normal. Apenas o presidente da Comunidade, Arthur Gottlieb Erling e o industrialista Emilio Bobsin39 corresponderam ao apelo e enviaram filhas para a Fundao Evanglica de Hamburgo Velho. Doris Voges Bobsin foi, em 1961, aos oito anos de idade, para realizar o ento chamado ensino ginasial, para somente depois poder ingressar no Colgio Normal, no nvel secundrio. Ela permaneceu durante oito anos fora de casa, confinada no internato da Fundao Evanglica, em Hamburgo Velho. Doris concluiu o curso como professora do nvel de 2 grau, em 1969, quando sua me veio a falecer. Talvez este fato a motivou a permanecer em Itati, pois ficara o irmozinho dela, de apenas quatro anos de idade, agora rfo de me e decidiu tomar o encargo desse cuidado por ser madrinha de batismo do pequenino. Parecia at que a me previra algum problema ao escolher a filha para ser madrinha desse caula. O pupilo dos meus olhos Entre 1970 a 1975 me foi dada a satisfao de localizar diversos jovens que responderam ao programa de Despertar Vocaes, que eu havia reativado imediatamente aps a minha chegada em Itati, considerando isso como medida de suma importncia para a Comunidade.

A primeira vocao foi do jovem Oneide Bobsin40 que estava se formando no Curso Ginasial de Osrio. Sem querer plagiar o pastor Kunert, que chamou Noely Becker e Nilza Huyer de meninas dos olhos dele, eu escrevi: < Oneide o pupilo41, iris ou o preto dos meus olhos que veio coroar o reincio desse fecundo trabalho de despertar vocaes na Comunidade de Itati >. Oneide Bobsin foi o primeiro, depois do ano de 1970, que decidiu seguir os estudos em uma escola eclesistica, para receber uma aprimorada formao em um educandrio do mais alto nvel para se tornar um obreiro cristo e luterano. Oneide foi em seguida para a Faculdade de Teologia da IECLB. Depois dele muitos jovens desejaram seguir-lhe os passos e continuar os estudos. Puderam ainda ser enviados para escolas da IECLB os jovens: Carlos Henrique Mauer, Gilson Dahl, Eneu Voges e Gensio Bobsin.

FIGURA 63 e 64: Jovens da Comunidade do vale do Trs Forquilhas, prontos para a apresentao do Prespio ao Vivo. O jovem Oneide fez o papel do carpinteiro Jos. direita: Oneide, em detalhe de zoom. Essa Cantata de Natal foi ensaiada pela professora Doris Voges Bobsin. Fonte: Arquivo fotogrfico do autor, 1972.

Mais adiante seguiram Gilmar Nascimento e sua irm Zaida e primas, descendentes do dedicado professor Serafim Agostinho do Nascimento.

Seguiu tambm um jovem catlico, o Jos Carlos Torres42 apresentou-se desejoso de seguir os passos de Oneide Bobsin. Porm a Escola Normal Evanglica de Ivoti exigiu que, para ser matriculado na Escola Normal Evanglica de Ivoti, o jovem teria que tornar-se luterano, pois que o educandrio era de cunho confessional, voltado para a preparao de obreiros eclesisticos. Lanando o PADICAMI
s vezes algum inventa uma sigla que no pega. Isso aconteceu comigo em 1970, no vale do rio Trs Forquilhas quando lancei a idia do PADICAMI. Isto ocorreu durante um encontro de planejamento, realizado na casa pastoral. Desde estudante sempre gastei tempo com planos, projetos e criao de uma respectiva sigla que melhor pudesse identificar o propsito. O PADICAMI nada mais era do que simplesmente: Plano de Ao Diaconal Catequtico Missionrio. Um plano que visava implementar, maior amplitude e consistncia para o Projeto de Educao 70. Os lderes reunidos simplesmente no se animaram para repetirem o nome da sigla, e passaram a falar somente em Projeto de Educao 70, como um termo certamente bem mais agradvel para os ouvidos deles, e, que definia muito bem o que estava em jogo. J que a nossa opo prioritria havia sido pela educao, o que importava mesmo era de, tambm, priorizar aes neste sentido. A etapa inicial foi de uma tomada de conhecimento da situao. Para tanto foram reunidos diversos professores com destaque para Pedro Osmar Schtt e, algumas lideranas antigas da comunidade tais como Eugenio Bobsin, Arthur Gottlieb Erling, Jos Osvaldo Brusch e Octavio Becker.

Um Dom Quixote maluco. Semanas mais tarde, voltei, para continuar a conversa com meu vizinho Alberto Schmitt, a Fonte da Histria Oral FHO - mais preciosa do lugar e que eu jamais pensara existir. Alberto comeou a conversa pedindo explicaes sobre rumores que ele ouvira a respeito da linha de ao do Projeto de Educao 70, que eu comeara a desenvolver na localidade, visando envolver e levar a populao participao. - Porque esse alvoroo de alguma gente com o teu servio pastoral?. Quis saber Alberto. Questionei logo: - No entendi que alvoroo seria esse! O senhor poderia explicar melhor o assunto?. Alberto continuou: - Tem pessoas, entre elas at o meu vizinho Octavio Becker, que alegam que o pastor um Dom Quixote maluco, Ele falou que agora o pastor pensa em promover entre os nossos agricultores, o uso da p de cami. Que ferramenta essa? Pensei um pouco e tive ento um lampejo de luz, recordando de recente reunio onde eu lanara a sigla PADICAMI, para a execuo do Projeto de Educao 70. Expliquei que de fato eu abraara, com paixo, esse ideal diaconal catequtico e missionrio, ou que seja apenas de visionrio. Perguntei ento: - Ser loucura, ou quixotismo, viver por um ideal? Ser quixotismo, servir os pobres e os mais fracos? Ou seria maluquice, lutar com os gigantes e convert-los em moinhos de vento? Creio que todos juntos podemos e devemos lutar, apaixonadamente sim, por um mundo novo, mais humano e mais fraterno?. - Mostrei uma fotografia que eu tirara l no fundo do Morro do Chapu, numa localidade na poca pertencente ao municpio de Torres RS. Na foto aparecia um homem pobre, analfabeto e descalo, com o corpo coberto com trapos de roupa, posando para a minha mquina, com sua famlia e uma carrocinha, puxada por cabras. Expliquei: - Casualmente tenho aqui em minha pasta esta fotografia que tirei do Tonho das Cabras, h poucos dias. Se esse Tonho Das Cabras, do Morro do Chapu, no vale do Rio Trs Forquilhas, tem a coragem de atrelar cabras numa minscula carreta e tem a coragem de sair com a famlia para buscar pasto na lavoura ou ir fazer compras no boteco, por que haveria eu de ter vergonha de ser visto como algum Quixote, pelo fato de lutar com o que parece impossvel de ser modificado na nossa sociedade desumana e egosta?.

FIGURA 65: Tonho das Cabras do Morro do Chapu. Fonte: Arquivo fotogrfico do autor, 1970.

Fiz uma pequena pausa e continuei: - Posso lhe citar mais alguns fatos bem concretos, por exemplo, que quase 90% dos membros, nas filiais, no vale do rio Trs Forquilhas comparecem aos cultos calando chinelos de dedo e tenho verificado alguns chegando sem calado algum nos ps. J constatei que muitos adultos no sabem ler e nem escrever. Li tambm textos escritos que o pastor Kunert deixou para os sucessores dele, onde ele lastima a precariedade da vida de muita gente, como que esquecidos pelas nossas autoridades, vivendo ou vegetando em meio a esses morros do vale do rio Trs Forquilhas. Foi por isto que eu propus uma interveno bem prtica e vigorosa, nesta realidade. Foi nessa idia que propus o PADICAMI e, conforme constato parece que virou jacota, pois acredito que todos os presentes entenderam que eu estava colocando uma sigla, pois logo expliquei que se tratava de um Plano de Ao Diaconal Catequtico Missionrio ou ento, de modo mais simples, o Plano de Educao 70.

Alberto riu e ele no era muito de rir. Porm ele achou graa que a tal p de cami, era uma simples sigla. Ele revelou grande interesse no assunto e confirmou que era da mesma opinio, de que algo deveria e poderia ser feito para mudar tal realidade em que tanta gente sofrida do vale do rio Trs Forquilhas vivia. O ex-escrivo pegou mais uma vez a fotografia do Tonho das Cabras e comentou: - Estou perplexo com esta fotografia do Tonho das Cabras e famlia. Nunca imaginei que pudesse existir tal coisa em nosso lugar. Qual mesmo o plano que voc arquitetou para enfrentar isso? O que voc espera que a Comunidade assuma?, quis saber Alberto. Expliquei ento: - Um Plano de Ao s pode ser executado quando todos aceitam a idia e se dispe a unir foras para a realizao do projeto. Eu j expliquei para as lideranas reunidas de que precisamos, em primeiro lugar, descobrir quais so as possibilidades, a capacidade, os limites e as oportunidades das lideranas locais, para uma participao neste plano de promover essa transformao scio-econmica e cultural no Vale do Rio Trs Forquilhas. Estou pensando, se os Presbteros concordarem, em organizar uma Associao para o Desenvolvimento de Itati ADITA. Eis outra sigla para aqueles que no gostam delas.... Alberto Schmitt sorriu outra vez, mostrando que ele se divertia um pouco com esse meu gosto em criar siglas. Continuei explicando: - A ADITA seria um bom instrumento para mobilizarmos todas as foras vivas que temos aqui na Colnia. Mostrei a idia para o Prefeito Coronel Azambuja e ele me deu a maior fora e prometeu que estaria nos concedendo assessoria de tcnicos da Secretaria da Agricultura, caso necessitssemos de algum tipo de apoio. Ele citou o nome do engenheiro agrnomo Dr. Wilson Castro, dizendo que se trata de uma pessoa de mais alta qualificao e que j vem apoiando o distrito de Terra de Areia. O prefeito contou que o Dr. Wilson Castro, juntamente com Quirino Guazzelli, introduziram o cultivo do abacaxi naquela localidade e, que exatamente esse tal de Quirino quem levou as primeiras mudas de abacaxi para Terra de Areia e, l as plantou.... Alberto Schmitt mexeu com a cabea afirmativamente e logo falou: - Esse Dr. Wilson Castro muito competente e podes confiar na orientao dele. Esse engenheiro tem feito um trabalho muito bom em favor de nosso povo de Osrio. Quando ao Quirino Guazzelli eu acredito que isso seja mesmo verdade, pois esse homem veio aqui em Itati, h uns dois anos atrs e promoveu o cultivo de cenoura. Parecia que seria a soluo para a situao precria em que se encontrava, e ainda se encontra, a nossa agricultura. E veja s que

no primeiro ano foi, tudo, muito bom de ver. A produo estava toda bem amarrada para a venda e o lucro foi positivo. Mas no ano seguinte, muita gente que no se ligou ao projeto do cultivo de cenoura foi comprar sementes por conta prpria e de repente parecia que aqui estvamos no Vale das Cenouras. Foi um drama para muitos agricultores, pois a produo em excesso no tinha colocao. Faltou o contrato de uma venda amarrada, feita de antemo. Contaram-me que muita gente simplesmente passou o arado nas lavouras de cenoura, pois no tinha para quem vender o produto... E, ento culparam o Quirino Guazzelli quando na verdade o erro foi daqueles que saram, por conta prpria, enchendo todas as lavouras com cenoura, sem estar includos em contrato de venda da produo Naquele dia, antes de voltar para casa, ainda falei para o Sr. Alberto: - Decidi conhecer cada pessoa pelo nome e, ainda, saber um pouco da histria pessoal e coletiva deles. Eu preciso diagnosticar a realidade social, na qual vive o povo desta localidade. Ele concordou, dizendo: - Voc semelhante a um escrivo, pois que eu, nestes meus trinta anos de atividade, passei a conhecer praticamente todas as pessoas que vivem em cada casa, neste nosso distrito.... Contando com tal incentivo, do Sr. Alberto Schmitt, tomei ainda maior nimo confiando que havia um caminho aberto que podia ser restabelecido e atividades para serem colocadas em andamento. Dias depois, por casualidade, encontrei-me, com o engenheiro agrnomo Wilson Castro, em Maquin. Ele se disps a nos apoiar no que fosse necessrio. Os elos estavam comeando a se unir e uma corrente estava se formando. Isso era muito gratificante, como experincia num campo de trabalho recentemente assumido. Procurei, tambm, o Sr. Quirino Guazzelli e fiquei encantado com o tamanho do idealismo desse homem e da vontade dele, em ver a nossa regio florescendo e se desenvolvendo. Tive a impresso que ele desejava ver, logo, Terra de Areia emancipada, como um municpio e, ele como primeiro prefeito do mesmo. Em Itati e Trs Forquilhas despertou um interesse acentuado da parte das principais lideranas, citando: Eugenio Bobsin, Arthur Gottlieb Erling, Olcio Bobsin, Nestor Becker, Jos Osvaldo Brusch, Vital Bobsin, Balduino Mittmann, Lidurino Menger, Osvaldo Schmitt do Nascimento, Ady Brehm, Avelino Menger, Clarestina Justin Brehm, entre outros, cujos nomes no me recordo. At o escrivo Alcides Marques da Silva, vendo que eu passava diante do Cartrio, chamou-me e prontificou-se: - Pastor, caso eu

puder ser til, no me esquea das reunies que vocs vierem a fazer. Eu posso servir de escriba, caso necessitarem de um secretrio. Encontrei tambm uma anlise que o meu antecessor pastor Ernesto Fischer escrevera a respeito da realidade em que se debatem os nossos pequenos agricultores. E ele conclua o artigo: - Assim como est no pode ficar!. Junto s Fontes da Histria Oral FHO -, procurei, nas horas de folga, fazer uma identificao do contexto scio-histrico e cultural, em que eles vivem. Eu senti falta de uma maior compreenso das relaes institucionais existentes no vale do rio Trs Forquilhas, das relaes de grupo e das relaes comunitrias. Eu desejava e at precisava observar a situao da populao, desde os primrdios da colonizao, que vinha desde o ano de 1826. S que isso seria um trabalho que poderia levar muitos anos... E, eu tinha pressa, pois muito bem entendia que o tempo se vai e, se nada se faz agora, certamente nada acontece! Indstria de Conservas Brehm Uma realidade animadora surgiu para o vale do rio Trs Forquilhas no dia 13 de agosto de 1970. Passando na Vila Brehm era possvel ver um movimento diferente, acontecendo no terreno que se situava atrs do armazm de Antonio Clarestino Brehm. Havia um ajuntamento de pessoas mostrando que algum evento importante estava acontecendo. Chegando perto foi possvel ver o incio de uma obra e o momento do lanamento da pedra fundamental de uma nova construo. Darci Brehm, parado ao lado do irmo Helio, explicava aos presentes: - Aqui lanamos agora o comeo da nossa Indstria de Doces e Conservas Trs Forquilhas. O contrato social de formao da empresa foi assinado no dia 30 de junho. Se tudo correr conforme esperamos, no mximo dentro de meio ano ns estaremos apresentando a primeira lata de conserva produzida aqui no vale, para levar a marca Brehm e Trs Forquilhas para todo o nosso grande Brasil. A famlia Brehm sonhava e sonhava grande e isso era um bom sinal. Despedi-me deles desejando a beno de Deus para esta valiosa obra. E acentuei: - Este um momento propcio para rendermos aes de graas ao nosso Criador e Senhor, pelas coisas boas que ele nos concede.

FIGURA 66: O jovem Enildo dos Santos Brehm. Diante do Armazm do seu pai Antonio Clarestino Brehm. Fonte: Arquivo fotogrfico do autor, 1972.

O sonho de podermos ver fbricas surgindo no vale estava se concretizando. Quando eu transmiti essa novidade do surgimento de uma fbrica de conservas no vale, nas reunies da igreja, foi notrio como muitos no queriam crer nessa possibilidade da construo de uma Indstria de Conservas. Talvez tivesse sido a tradio de engenhos de cana, com a produo artesanal de acar mascavo, que colocara viseiras em muita gente, fazendo-os pensar que a melhor alternativa seria uma Usina Aucareira, para o vale. Um agricultor, estendendo o brao na direo da plancie explicou: - Imagine o nosso vale, se tornando um verde mar de canaviais. Eu sonho, dia e noite, com isso!.

Tal idia fugia da verdadeira vocao de uma regio como a do vale do rio Trs Forquilhas, onde o verde mar de canaviais seria um desastre para todos os pequenos agricultores, pois todos sabem que cana-de-acar pede propriedades maiores, para serem rentveis. O mais prprio para um vale estreito baseado no minifndio s poderia ser a produo de hortifrutigranjeiros. Eu fiquei pensando e conclu: - Felizmente surgiu este arrojado empreendimento de Brehm & Filhos e a mudana para a produo intensiva de hortifrutigranjeiros chegar ao natural, pelo mercado que eles esto oferecendo aos nossos agricultores. No entanto um trabalho de conscientizao teria que ser desencadeado, pois encontrei ainda fumicultores se lamentando e dizendo: - Porque os Brehm no tentaram trazer uma filial da Souza & Cruz para ns, para que o tabaco que produzimos pudesse ser beneficiado e industrializado aqui no vale?. A minha resposta foi espontnea, porm chocou, quando falei: - O que importa? Importa produzir alimentos ou alimentar um vcio?. Constatei uma reao forte de desagrado e bem sabia que os fumicultores eram numerosos, com suas lavouras de fumo e estufas. Por questo de ttica decidi no mais entrar em choque direto com eles, pois acreditei que um processo de mudana na produo agrcola, desta hora em diante, haveria de chegar de modo natural, como consequncia da fbrica de conservas. Seria a Indstria de Conservas em funcionamento que representaria um convite direto a todos para a adoo sistemtica da produo de hortifrutigranjeiros e no convinha estabelecer focos de desentendimento com fumicultores ou devotos da produo de lcool. INALTA em Terra de Areia O Sr. Quirino Guazzelli soube com antecedncia do lanamento da pedra fundamental da Indstria de Conservas dos Brehm. Ele procurou acelerar os planos para as obras de uma Indstria de Conservas em Terra de Areia que eles tambm haviam idealizado, mas, no conseguiram vencer a data deles. O amigo Quirino enviou um convite especial, para todas as lideranas de Itati desejando presena macia de agricultores, no ato do lanamento da pedra fundamental para a construo da Indstria

Alimentcia Terra de Areia S.A. INALTA, < uma indstria de agricultores para agricultores >, conforme foi anunciado no folheto. O ato de lanamento da pedra fundamental teve lugar no dia 22 de agosto de 1970 e contou com a presena do Coronel Carlos Fernando Dorneles de Azambuja, interventor federal responsvel pela Prefeitura de Osrio. Foi apregoado que a indstria pertenceria ao povo, sendo todos conclamados a comprarem aes e assim ajudar a levantar o capital social da empresa. Tambm comprei 100 aes, quantia mnima para aquisio apesar de que representava um gasto pesado na situao financeira em que eu vivia. O amigo Quirino Guazzelli notando o meu constrangimento, sorriu e falou: - Os melhores padres sempre so os pobres. Por isso no se constranja, pegue as suas cem aes e as pague em dez vezes, dez cruzeiros. A INALTA contratou o engenheiro agrnomo Dr. Jos Bttow para ficar disposio dos agricultores da regio, visando o incremento da produo de hortifrutigranjeiros. O engenheiro Bttow era membro da Igreja Luterana de Pelotas, IECLB, e logo buscou estabelecer um estreito contato com a nossa Comunidade, em Itati. Na primeira reunio em que Bttow compareceu, anunciou: Um novo tempo est chegando para a agricultura no vale do rio Trs Forquilhas. O produtor ter um mercado certo para a sua produo e tambm a garantia de um preo justo, pois quase no mais haver intermedirios. No incio iremos propor a implantao de culturas de curto ciclo evolutivo, fato que trar uma renda imediata para o agricultor. No segundo passo vir a implantao do cultivo de frutferas, com um rigoroso planejamento, onde estaremos fornecendo mudas e acompanhamento tcnico, sem custo para os nossos agricultores acionistas ou cadastrados. Agora j era duas Indstrias novas em instalao e voltadas para a produo de hortifrutigranjeiros, fato que era muito animador. Isto nos serviu de incentivo para promover o plano de criao de um Centro de Assistncia Rural em Itati. Em Pirataba localizamos o jovem Frederico Walter Trein Lothammer, que viera de um estgio agrcola na Alemanha, e na condio de tcnico, se disps a assumir o trabalho de assistncia agrcola no vale do rio Trs Forquilhas.

Onde est o meu Irmo Timotinho?


Elio E. Mller Itati ( - Salmo dos dias atuais - ) Ansiedade por um irmo desaparecido. O que fizeram, Senhor, com o meu irmo? Tu bem sabes, Senhor, que no encontro sossego. no encontro sossego, Senhor, enquanto no souber o que fizeram com o meu irmo? Dizem que ele sumiu . . . Falam que ele fugiu . . . Foste tu, Senhor; tu Senhor permitiste, que me sobreviesse to grande ansiedade, quando pessoas segredam em meu ouvido: - Ele no fugiu . . . - Ele foi torturado . . . - Ele foi morto!. Mas so confidncias, Senhor, de conscincias que no tem fora para continuar escondendo a VERDADE!.

(Observao: Salmo moderno, redigido em 1970, em Itati, mun. de Osrio RS)

FONTES DA HISTRIA ORAL (FHO)


Grupo de Estudo da Histria -

01 ALBERTO SCHMITT. Alberto Schmitt, nasceu na Colnia de Trs Forquilhas (Itati RS) no dia 03.06.1886, filho do escrivo Christovam Schmitt e Antonieta Voges. Faleceu em 07.07.1971, aos 85 anos de idade. 02 JOO NASCIMENTO. Joo Nascimento, nasceu na Colnia de Trs Forquilhas (Itati RS) no dia 25.07.1889, filho de Antonio Agostinho do Nascimento (Nico) e Catharina Schwartzhaupt. Faleceu em 21.11.1971 aos 82 anos de idade. 03 BALDUINO MITTMANN. Balduino Mittmann, nasceu na Colnia de Trs Forquilhas ( Itati-RS), em 09.02.1912, filho de Peter Mittmann e Maria Klein. Faleceu em 14.10.1994, aos 82 anos de idade. 04 JOO JACOB MAUER. Joo Jacob Mauer, o Jac Mauer, nasceu na Colnia de Trs Forquilhas (lado de Trres RS) no dia 10.03.1882, filho de Johannes Mauer e Carolina Kellermann. Faleceu em 1981 aos 99 anos de idade. 05 SATURNINA EBERHARDT BOBSIN. Saturnina Eberhardt Bobsin, a Dona Negra, nasceu na Colnia de Trs Forquilhas (lado de Osrio RS) no dia06.12.1891, filha de Christian Eberhardt e Christina Becker. Casou com Henrique Guilherme Bobsin. 06 OTHILIA VOGES BOBSIN. Othlia Voges Bobsin, nasceu no dia 22.08.1885 na Colnia de Trs Forquilhas (lado de Osrio RS), filha do Coronel Carlos Frederico Voges Sobrinho e Felisbina Schmitt. Casou com Henrique Bobsin. Faleceu em 1979 aos 85 anos de idade. 07 THEOBALDO STRASSBURG. Theobaldo Strassburg, nasceu no dia 03.07.1923, na Colnia de Trs Forquilhas (lado de Trres RS), filho de Pedro Strassburg Faleceu em 20.10.1984, aos 61 anos de idade. 08 LUIZA VIRGINIA MASCHMANN PEREIRA DE SOUZA. LUIZA VIRGINIA, a Dindinha, nasceu no dia 11.03.1909 na Colnia de Trs Forquilhas (lado de Osrio RS) filha de Carl Maschmann e Dorothea Becker. Casou com Frederico Leopoldo Pereira de Souza. Faleceu em 29.12.1989, aos 80 anos de idade. 09 ARTHUR DANIEL GROSS. Arthur Daniel Gross nasceu na Colnia de Trs Forquilhas (lado de Osrio RS) no dia28.07.1910, filho de Carlos Daniel Gross Filho (Paraguai Gross) e de Carolina Bobsin. Casou com Lucy Maria Huyer. Faleceu na cidade de Curitiba PR, em 25.08.1986 aos 86 anos de idade. 10 EUGENIO BOBSIN. Eugenio Bobsin, o Eugenio Barata, nasceu no dia 04.06.1911 na colnia de Trs Forqquilhas ( lado de Osrio RS) filho de Heinrich Wilhelm Bobsin e Deolinda Eberhardt. Casou com Lydia da Silva Porto. Faleceu em 14.07.1986. 11 OCTAVIO BECKER. Octavio Becker, nasceu na Colnia de Trs Forquilhas (lado de Osrio RS filho de Jacob Becker e Adelina Schmitt. Casou com Alda Bobsin. Faleceu em 12 CLARERSTINA JUSTIN BREHM. Clarestina Justin Brehm, a Dona Clara nasceu no dia 15.05.1919 na Colnia de Trs Forquilhas (lado de Trres RS) filha de Faleceu em 14.02.2000 aos 81 anos de idade. 13 AD BREHM. Ady Brehm nasceu no dia 14.09.1929 na Colnia de Trs Forquilhas (lado de Trres RA) filho de Faleceu em 21.09.2000 aos 71 anos de idade.

14 LIDURINO MENGER. Lidurino Menger, o Barroso, nasceu em 05.04.1918 na Colnia de Trs Forquilhas (lado de Trres RS), filho de Joo Henrique Menger e Maria Luisa Witt. Faleceu em 02.03.1999, aos 81 anos de idade. 14 GUILHERME BREHM. Guilherme Brehm, o Lema, nasceu em 20.03.1912 na Colnia de Trs Forquilhas (lado de Osrio RS), filho de Guilherme Brehm e Hosana Jacoby. Falecido. 16 JOO BECK. Joo Beck, o Janguinha, nasceu em 11.01.1900, na Colnia de Trs Forquilhas (lado de Osrio RS), filho de Cristiano Beck Filho e Maria Ricarda Hoffmann. Faleceu em 14.11.1990 aos 90 anos de idade. 17 HONORINA SCHWARTZHAUPT. Honorina Schwartzhaupt, a Dona Norcha, nasceu no dia , na Colnia de Trs Forquilhas (lado de Osrio RS) 18 PEDRO LINO JACOBY. Pedro Lino Jacoby, nasceu na colnia de Trs Forquilhas (lado de Trres RS) 19 ARQUIMIMO KNIG. Arquimimo Knig, o Mimo, nasceu no dia 25.11.1920 na Colnia de Trs Forquilhas (lado de Trres RS) filho de Joo Damasceno Knig e Maria Oldia Voges. 20 NAIR BREHM KNIG. Nair Brehm Knig, nasceu no dia 31.08.1934, na Colnia de Trs Forquilhas (lado de Trres RS, filha de Albino Otvio Brehm e Albertina de Souza. Esposa de Arquimimo Knig. 21 JOS IVO DE OLIVEIRA MELO. Jos Ivo de Oliveira Melo, o Ivo Baiano, nasceu no dia 13.09.1925 na Colnia de Trs Forquilhas (lado de Osrio RS) filho de Aldino de Oliveira Mello e Realina Pereira dos Santos. Neto de Baiano Candinho. 22 ANTONIO LUIS DA ROCHA. Antonio Luis da Rocha nasceu no dia 07.10.1916 na Colnia de Trs Forquilhas (lado de Trres RS) filho de Galdino Luis da Rocha e Maria Cristina de Barros. 23 JOS VICENTE PEREIRA DE SOUZA. Jos Vicente nasceu no dia 23.09.1910 na Colnia de Trs Forquilhas (lado de Osrio RS) filho de Jos Pereira de Souza Sobrinho e Carolina Klein. 24 NELSON DA SILVA SANTOS. Nelson da Silva Santos nasceu no dia 15.04.1951 filho de Gustavo Rodolfo dos Santos e Leontina da Silva. 25- HERNANDO DO NASCIMENTO. Hernando do Nascimento nasceu no dia 08.12.1930 na Colnia de Trs Forquilhas (lado de Osrio RS) filho de Joo Antonio do Nascimento e Adelina Schmitt. 26 ADAIR KNIG. dair Knig nasceu em 1958, filho de Otalrio Knig e Onira Tietboehl.

Sobre o autor:
(Estas informaes foram atualizadas).

ELIO EUGENIO MLLER


Dados biogrficos Nasceu em Panambl - RS no dia 12/11/1944, filho de Arthur Theodoro Mller e Hilda Mller irmo de Armindo, Arry, Dulce e Waldemar.. Casado com Doris (Voges) Bobsin Mller. Tiveram os filhos Carlos Augusto e Cristiane. Possui morada no histrico "Stio da Figueira, em Itati - RS. Dados profissionais: Pastor Luterano da lECLB, Coronel Capelo R/1 do Exrcito Brasileiro, e escritor. Atividade literria: Membro da Academia Virtual Brasileira de Letras AVBL. Ocupa a cadeira 211 da Academia de Letras dos Municpios do Rio Grande do Sul ALMURS. Scio dos Instituto Histrico e Geogrfico do Paran IHGP. Scio do Instituto Genealgico do Rio Grande do Sul INGERS. Membro do Centro de Letras do Paran, em Curitiba PR.

You might also like