You are on page 1of 22

IGREJA BATISTA NACIONAL VIDA E PAZ EM ACARI NCLEO DE DISCIPULADO Estudo N.

1 - Doutrina 01/06/04

A NATUREZA DA DOUTRINA Doutrina significa ensino ou instruo. So as verdades fundamentais da Bblia dispostas em forma sistemticas (planejada). Este ensino chama-se de Teologia; isto , estudo sobre as coisas de Deus. A Teologia ou a Doutrina a cincia que trata do nosso conhecimento de Deus e das relaes com o homem. Descrevemos a teologia ou a doutrina, como uma cincia. Cincia o conhecimento de fatos comprovados. A teologia chamada cincia, porque consiste no conhecimento acerca de Deus. Existe alguma ligao entre teologia e a religio ? Sim. Religio vem da palavra latina que significa Ligar. Teologia o conhecimento de Deus. A Religio a prtica. A teologia o conhecimento. A Religio e a teologia devem co-existir na verdadeira experincia crist. Uma pessoa pode possuir o conhecimento de Deus sem entretanto pratic-lo. mais importante viver a vida crist do que apenas conhecer as doutrinas crists, porm, no pode haver a experincia crist enquanto no houver conhecimento das doutrinas crists. Existe uma diferena entre doutrina e dogma ? Sim. Dogma, a declarao do homem acerca da verdade quando apresentada em um credo. Doutrina a revelao da verdade como se encontra nas Escrituras. O VALOR DA DOUTRINA Enquanto os homens cogitaram sobre os problemas da sua existncia, sentiro necessidade de uma soluo para os mesmos. A doutrina ser sempre necessria enquanto os homens perguntarem: De onde vim ? Quem sou eu ? Para onde vou ? Todas as pessoas tem uma teologia. Os atos do homem so frutos de sua crena. O conhecimento doutrinrio importante para o desenvolvimento do carter cristo. Ele uma fora contra o erro. (Mateus 22.29; Gal.1.6-9). Os homens conceberam idias falsas acerca das estrelas e o resultado foi a falsa cincia chamada Astrologia. Tambm os homens conceberam idias falsas acerca das plantas, atribuindo-lhes virtudes que no possuam e o resultado foi a feitiaria. Acerca de Deus, o homem formou conceito errados, resultando o paganismo. A Astronomia, a botnica e as doutrinas bblicas, porm, expulsaram as falsas idias acerca do erro. Um telogo de renome disse que nenhum caminho para a perdio jamais se encheu de tanta gente como o da falsa doutrina. O conhecimento doutrinrio uma parte necessria do equipamento de quem ensina a Palavra de Deus.

IGREJA BATISTA NACIONAL VIDA E PAZ EM ACARI NCLEO DE DISCIPULADO Estudo N. 1 - Doutrina 01/06/04 A NATUREZA DA DOUTRINA 1) O QUE SIGNIFICA A PALAVRA DOUTRINA ? R: Doutrina significa Ensino ou instruo. So as verdades fundamentadas na Bblia dispostas em forma sistemtica (planejada). 2) TEOLOGIA O MESMO QUE DOUTRINA ? R: Sim. Teologia ou doutrina, a cincia que trata do conhecimento de Deus e das relaes para com o homem. 3) TEOLOGIA OU DOUTRINA UMA CINCIA ? R: Sim. Cincia o conhecimento de fatos comprovados. A Teologia chamada cincia, porque consiste no conhecimento acerca de Deus. 4) EXISTE ALGUMA LIGAO ENTRE A TEOLOGIA E A RELIGIO ? R: Sim. Religio vem da palavra latina que significa Ligar. Teologia o conhecimento de Deus. 5) CERTO TER O CONHECIMENTO DE DEUS SEM A PRTICA ? R: O conhecimento de Deus sem a prtica, o mesmo que uma rvore frutfera sem produzir frutos. 6) EXISTE DIFERENA ENTRE DOUTRINA E DOGMA ? R: Sim. Dogma a declarao do homem acerca da verdade quando apresentada em um credo. 7) QUAL O VALOR DA DOUTRINA ? R: A Doutrina necessria para o desenvolvimento do carter cristo. (Mt. 22:29 - Gal. 1: 6-9). 8) QUAL A DIFERENA ENTRE ASTROLOGIA E ASTRONMIA ? R: Astronomia o estudo dos astros e Astrologia o estudo falso das estrelas. 9) O QUE FEITIARIA ? R: So tentativas de influenciar indivduos e acontecimentos pr meios sobrenaturais ou ocultos, vindo de espritos malignos. 10) O QUE BOTNICA ? R: Botnica o estudo das plantas.

IGREJA BATISTA NACIONAL VIDA E PAZ EM ACARI NCLEO DE DISCIPULADO Estudo N. 2 Doutrina 08/06/04

A CLASSIFICAO DA DOUTRINA
A doutrina classificada da seguinte maneira: 1) 2) 3) 4) 5) Teologia exegtica Teologia histrica Teologia dogmtica Teologia bblica Teologia sistemtica A Teologia exegtica procura descobrir atravs das lnguas originais, verdadeiro significado das Escrituras; A Teologia histrica traa a histria do desenvolvimento da Igreja; A Teologia dogmtica estuda as verdades fundamentais da f como se nos apresentam nos credos da Igreja; A Teologia bblica descreve a maneira de cada escritor apresentar as doutrinas importantes atravs dos diversos livros da Bblia; A Teologia sistemtica so ensinos bblicos concernentes a Deus e ao homem agrupados em tpicos de acordo com um sistema definido. VEJAMOS UM SISTEMA DE DOUTRINA: 1) A Doutrina das Escrituras Primeiramente precisamos Ter conhecimento que a Bblia o livro pelo qual encontramos a revelao de Deus. 2) A Doutrina de Deus Depois de termos conhecimento que as escrituras a verdade, passamos a conhecer quem Deus, sua natureza e a Sua existncia. 3) A Doutrina dos Anjos Tendo o conhecimento de Deus passamos a conhecer a mais elevada de suas criaturas: Os anjos. Esse estudo sobre os anjos inclui os anjos maus, Satans e os demnios. 4) A doutrina do Homem Conhecendo os anjos, passamos a considerar as verdades sobre o homem em relao a Deus. 5) A Doutrina do Pecado O pecado e suas conseqncias foi o fato mais horrvel em conexo com o homem. As Escrituras nos fala de suas conseqncias, sua origem, natureza e remdio. 6) A Doutrina de Cristo Depois do pecado, segue-se o estudo da pessoa e da obra de Cristo, o salvador do homem; 7) A Doutrina da Expiao Este assunto esclarece a obra de Cristo em favor do homem; 8) A Doutrina da Salvao A doutrina da salvao fala sobre as necessidades do seu livramento em relao a sua morte; 9) A Doutrina do Esprito Santo Este assunto trata de como a obra de Cristo se faz real no homem; 10) A Doutrina da Igreja - um assunto de grande necessidade para o cristo; os discpulos necessitam de uma organizao para realizarem os propsitos de adorao, instruo, comunho e propagao do Evangelho. O N.T. fala dessa organizao; 11) A Doutrina das ltimas Coisas Trata do fim de todas as coisas.

IGREJA BATISTA NACIONAL VIDA E PAZ EM ACARI NCLEO DE DISCIPULADO Estudo N. 2 Doutrina 08/06/04

A CLASSIFICAO DA DOUTRINA
1) COMO CLASSIFICADA A DOUTRINA? R: classificada da seguinte maneira: Teologia Exegtica, Teologia Histrica, Teologia Dogmtica, Teologia Bblica e Teologia Sistemtica. 2) O QUE FAZ A TEOLOGIA EXEGTICA? R: Ela procura descobrir atravs das lnguas originais, o verdadeiro significado das Escrituras. 3) O QUE FAZ A TEOLOGIA HISTRICA? R: Ela traa a histria do desenvolvimento da Igreja. 4) O QUE FAZ A TEOLOGIA DOGMTICA? R: Ela Estuda as verdades fundamentais da f como se nos apresentam nos credos da Igreja 5) O QUE TEOLOGIA SISTEMTICA? R: So ensinos Bblicos concernentes a Deus e ao homem agrupados em tpicos de acordo com um sistema definido. 6) COMO O SISTEMA DE DOUTRINA? R: Primeiramente precisamos Ter conhecimento que a Bblia o livro pelo qual encontramos a REVELAO DE DEUS. 7) DEPOIS DE CONHECERMOS A BBLIA, O QUE DEVEMOS CONHECER? R: Devemos conhecer quem Deus, Sua Natureza e a Sua existncia. 8) DEPOIS DE SABERMOS SOBRE DEUS, QUAL OUTRO ASSUNTO DEVEMOS SABER? R: Devemos conhecer a Doutrina dos Anjos, que inclui os anjos maus, satans e os demnios. 9) DEPOIS QUAIS OS OUTROS CONHECIMENTOS? R: Conhecendo os anjos, passamos a considerar as verdades sobre o homem, sobre o pecado, sobre Cristo, sua expiao e salvao. 10) DE QUE TRATA A DOUTRINA DO ESPRITO SANTO? R: Este assunto trata de como a obra de Cristo se faz real no homem. 11) DE QUE TRATA A DOUTRINA DA IGREJA? R: A doutrina da Igreja trata da Igreja como organizao e como organismo. 12) O QUE TRATA A DOUTRINA DAS LTIMAS COISAS? R: Ela trata do fim de todas as coisas.

IGREJA BATISTA NACIONAL VIDA E PAZ EM ACARI NCLEO DE DISCIPULADO Estudo N. 3 - Doutrina 15/06/04 AS ESCRITURAS Em Mateus 24.35, a Palavra de Deus nos diz que: O cu e a terra passaro, mas as minhas Palavras no ho de passar. A Sua Palavra subsiste eternamente (Isaas 40.8). As Escrituras Sagradas o livro que nos faz sbios para a Salvao, pela f que h em Cristo Jesus (II Tim.3.15). O mundo pela sabedoria (filosofia) no conheceu a Deus. As verdades que informam ao homem como passar da terra para o cu devem ser enviadas do cu terra; isto : precisamos de uma revelao. Pela razo, no podemos conhecer a Deus atravs da natureza. Porm, quando estamos presos pelo pecado, a natureza e a razo so incapazes de aliviar a situao. Um dos grandes filsofos (Hegel) quando estava no leito de morte, no permitiu que se lesse nenhum outro livro para ele, a no ser a Bblia. Ele disse que no caso de viver mais um pouco, faria desse Livro o seu nico estudo, pois nele encontraria o que a razo no lhe pudera dar. Deus agiu com mxima sabedoria, dando-nos a sua revelao em forma de livro. E razovel crer que Deus tivesse preservado os manuscritos das escrituras bblicas e que tivesse influenciado a sua Igreja a incluir no Cnon Sagrado somente os livros que foram divinamente inspirados. H uma diferena entre inspirao e esclarecimento. O esclarecimento admite a graduao, enquanto a inspirao no admite graduao alguma. Varia de pessoa para pessoa o grau de esclarecimento; mas no caso da inspirao, no sentido bblico, a pessoa ou recebe ou no recebe a inspirao. Deus no falou plos homens como quem fala pr um alto falante. Antes Seu Divino Esprito usou as faculdade mentais do homem, produzindo desta maneira uma mensagem perfeitamente divina, e que ao mesmo tempo, conservaste os traos e personalidades do autor. Precisamos fazer a distino tambm entre revelao e a inspirao. O que Deus d ao homem a conhecer o que ele mesmo pr si mesmo no podia saber, isto chamamos de revelao. Inspirao o que o escritor preservado de qualquer erro ao escrever essa revelao ao resgat-los no Pentateuco. Como poderei saber e crer que a Bblia foi obra de inspirao divina ? O melhor argumento o prtico. Eu sei porque o Esprito transmitiu ao meu esprito a Sua realidade. A Bblia tem produzido resultados prticos. Tem influenciado a civilizao, transformado vidas, trazido luz, inspirao e conforto a milhes de pessoas e a Sua obra ainda continua.

INTRODUO A palavra BBLIA de origem grega e significa LIVROS. Podemos observar que livros est no plural ento, a BBLIA para ns significa que quando a lemos, entramos dentro de uma BIBLIOTECA, pois nos deparamos com 66 livros. Estes livros so divididos em duas partes: 1) Velho Testamento com 39 livros. 2) Novo Testamento com 27 livros. Quando ns estudamos a bblia percebemos que existe uma grande diferena entre a bblia e os outros livros que estudamos nas escolas. Vamos ver a diferena? A) Os livros didticos fazem conhecer os acontecimentos sociais, cientficos, filosficos, etc... e atravs deles nos tornamos mais entendidos e sbios. Acontece uma grande mudana em ns; deixamos de ser ignorantes e nos tornamos entendedores e aprimoramos o intelecto. B) A BBLIA diferente, sabe porque? O que os outros no podem fazer a bblia faz; ela muda a nossa alma. Antes ignorvamos que existia um Deus que VIVO, que nos faz e que cuida de ns. Os homens escreveram os livros didticos mas, a bblia foi escrita pr Deus, como? O ESPRITO SANTO inspirou 40 homens aproximadamente, 2 Pedro 1:21 diz: Porque a profecia nunca foi produzida pr vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Esprito Santo. No livro de Gnesis, que o primeiro livro da bblia, podemos ver como Deus falava. Gnesis 1:2 diz: E disse Deus, haja luz e houve luz. Pr isso a bblia a palavra de Deus. Porque Deus resolveu falar conosco? 2 Timteo 3: 16 e 17 diz: Toda escritura divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justia, para que todo homem de Deus seja perfeito e perfeitamente preparado para toda a boa obra. O Velho Testamento nos fala que Jesus viria salvar o homem; o Novo Testamento nos diz que Jesus j veio nos salvar. Os livros da Bblia formam uma unidade. Vejamos algumas funes de alguns escritores da Bblia - Ams foi pastor de gado; Davi era rei; Lucas era mdico; Paulo era intelectual e empresrio fabricante de tendas; Joo e Pedro eram pescadores. Moiss foi criado no palcio.
LIVROS DA BBLIA 1) 2) 3) 4) 5) VELHO TESTAMENTO

Livros Pentateucos (5 livros) Gnesis, xodo, levtico, Nmeros e Deuteronmio. Livros Histricos (12 livros) -- Josu, Juzes, Rute, 1 Samuel, 2 Samuel, 1 Reis, 2 Reis, 1 Crnicas, 2 Crnicas, Esdras, Neenias e Ester. Livros Poticos ( 5 livros) -- J, Salmos, Provrbios, Eclesiastes e Cnticos ou Cantares de Salomo. Profetas Maiores (5 livros) -- Isaas, Jeremias, Lamentaes de Jeremias, Ezequiel e Daniel. Profetas Menores (12 livros) -- Osias, Joel, Ams, Obadias, Jonas, Miquias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, e Malaquias. LIVROS DA BBLIA NOVO TESTAMENTO

1) 2) 3) 4)

Livros Biogrficos ( 4 livros) -- Mateus, Marcos, Lucas e Joo. Livros Histricos (1 livro) -- Atos dos apstolos. Cartas Paulinas (13 livros) -- Aos Romanos, 1 e 2 Corntios, Glatas, Efsios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Timteo, Tito e Filemon. Cartas Gerais ou Universais (8 livros ) -- Hebreus, Tiago, 1 e 2 Pedro, 1, 2, e 3 Joo e Judas.

5) Livro Proftico ( 1 livro ) -- Apocalipse.

IGREJA BATISTA NACIONAL VIDA E PAZ EM ACARI NCLEO DE DISCIPULADO Estudo N. 3 - Doutrina 15/06/04 AS ESCRITURAS 1) O QUE SO AS ESCRITURAS ? R. As Escrituras so verdades que informam o homem como passar da terra para o cu. 2) QUEM ESCREVEU AS ESCRITURAS ? R. Foram homens inspirados pr Deus, eles escreveram a Bblia. 3) COMO SE DIVIDE A BBLIA ? R. A Bblia se divide em duas partes: Velho Testamento e Novo Testamento. 4) QUANTOS LIVROS CONTM A BBLIA ? Quantos Livros possui o Velho e quantos possui o Novo ? R. Ela contm 66 Livros. 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento. 5) O QUE PENTATEUCO ? R. Pentateuco so chamados os 5 primeiros Livros da Bblia que so: Gnesis, xodo, Levtico, Nmeros e Deuteronmio. 6) COMO PODEREI SABER E CRER QUE A BBLIA FOI OBRA DE INSPIRAO DIVINA ? R. O melhor argumento o prtico. Eu sei porque o Esprito Santo transmitiu ao meu esprito a Sua realidade. 7) H DIFERENA ENTRE INSPIRAO E ESCLARECIMENTO ? R. Sim. O esclarecimento admite graduao, enquanto a inspirao no. 8) O QUE REVELAO ? R. Revelao o que Deus d ao homem a conhecer o que pr si mesmo, ele no poderia saber. 9) QUAL O LIVRO DA BBLIA CHAMADO DE REVELAO ? R. O Livro do Apocalipse. 10) QUEM ESCREVEU ESSE LIVRO E AONDE FOI ?

R. O Apstolo Joo, na priso, na Ilha de Patmos. IGREJA BATISTA NACIONAL VIDA E PAZ EM ACARI NCLEO DE DISCIPULADO Estudo N. 4 - Doutrina 22/06/04 DEUS (TEOLOGIA) Deus Esprito, Infinito, Eterno e Imutvel, Criador dos cus e da terra. O homem pr ser finito, no pode definir Deus. Os nomes de Deus em hebraico encontrado nas Escrituras so os seguintes:
ELOHIM DEUS CRIADOR JEOV-YAHWEH SENHOR JEOV -RAF O SENHOR QUE CURA JEOV-NSSI O SENHOR NOSSA BANDEIRA JEOV-SHALOM O SENHOR NOSSA PAZ JEOV-RAAH O SENHOR MEU PASTOR JEOV TSIDEKENU O SENHOR NOSSA JUSTIA JEOV JIREH O SENHOR QUE PROV JEOV-SHAMMAH O SENHOR EST ALI

EL (DEUS) Usado em certas combinaes:


El SHADDAI EL ELYON EL OLAM EMANU-EL ADONAI O DEUS TODO-PODEROSO O DEUS ALTSSIMO O ETERNO DEUS DEUS CONOSCO SENHOR OU MESTRE

Deus nos fez para adorao do Seu nome. ADORAR invocar Seu nome (Gn.12.8); LOUV-LO (II Sam.22.50; TEM-LO (Deut.28.58); GLORIFIC-LO (Salmos 86.9). No podemos invocar o nome do Senhor em vo, porque estaremos blasfemando ou profanando o Seu nome. DEUS ONIPOTENTE, ONISCIENTE E ONIPRESENTE. O trono de Deus est nos cus, mas por ser onipresente, Ele est em toda parte. Como onisciente, Ele o nico que conhece todas as coisas. Como onipresente, Ele o nico que tem todo poder. Deus tem vrios Atributos (qualidade): Ele JUSTO, SANTO, FIEL, MISERICORDIOSO. Ele AMOR, BOM e etc.... Existem muitos deuses, mas somente um Deus verdadeiro, com trs pessoas: O Pai, o Filho e o Esprito Santo. A Doutrina da Trindade era as vezes mal entendida e mal explicada. Era muito difcil achar termos humanos que pudessem expressar a Unidade da Divindade. Alguns corriam o risco do tritesmo, que a crena em trs deuses. Para no cairmos no extremo, foi formado um dogma, onde diz que no h trs deuses, mas um Deus em trs pessoas distintas. No Credo diz o seguinte: Adoramos um s Deus em Trindade e uma trindade em Unidade, no confundindo as pessoas nem dividindo a substncia.

IGREJA BATISTA NACIONAL VIDA E PAZ EM ACARI NCLEO DE DISCIPULADO Estudo N. 4 - Doutrina 22/06/04 DEUS (TEOLOGIA) 1) QUEM DEUS ? Joo4.24; Gn.1.1; Hebreus 12.9. R. Deus Esprito. Criador dos cus e da terra. infinito, Eterno e Imutvel. O homem pr ser finito, no pode definir Deus. 2) QUAIS OS NOMES DE DEUS EM HEBRAICO ? R. Elohim - Deus Criador Gn.1.1- Jeov Rafa O Senhor que Cura - Ex.15.6 Jeov Nssi O Senhor Nossa Bandeira Ex.17.8-15 Jeov Shalom O Senhor nossa Paz Jz.6.24 - El Shaddai O Todo-Poderoso Ex.6:3 Emanuel Deus Conosco Is.7.14 - Adonai Senhor Mestre Ex.23.17 3) O QUE ADORAR A DEUS ? R. a) Invocar Seu Nome Gn.12.8 c) Tem-lo Dt. 28.58 b) Louv-lo II Sam.22.50 d) Glorific-lo Salmos. 86.9

4) PODEMOS CHAMAR SEM MOTIVO O NOME DE DEUS ?Ex.20.7;Lev.18.21 R. No. Se chamarmos o Seu nome em vo, estamos blasfemando ou profanando o Seu nome. 5) ONDE VIVE DEUS ? Salmos 139.7-8; Prov.15.3; Ecl.5.2 R. O trono de Deus est nos cus, mas Ele onipresente, pois est em toda parte. 6) QUAIS OS ATRIBUTOS DE DEUS ? R. a) Deus Santo Sl.22.3; Is.6.3 - b) Deus Justo Dt.32.4 c) Deus Fiel I Cor.1.9; I Tess.5.24; II Tess.3.3 - d) Deus Amor Joo 3.16 e) Deus Misericordioso Lam.3.22; Sl.103.8 - f) Deus bom Sl.25.8;145.9 7) QUANTOS DEUSES SO ? I Joo 5.7 R. H um s Deus em trs pessoas: Pai, Filho e Esprito Santo. 8) A PALAVRA TRINDADE APARECE ESCRITA NA BBLIA ? R. No Embora a palavra Trindade no aparece na Bblia, a palavra trs, apresenta-se vrias vezes. Sempre h um sentido de pluralidade quando a Bblia descreve a pessoa de Deus. 9) O QUE QUER DIZER ONIPOTENTE, ONIPRESENTE E ONISCIENTE ? R. Onipresente que Deus o nico poderoso Gn.1.17; Rom.11.23 Onipresente Deus no limitado pelo espao fsico. Ele o nico presente em todo o lugar Dt.4.39; Salmos 15.3

Onisciente o nico que conhece todas as coisas I Cron. 28.9 IGREJA BATISTA NACIONAL VIDA E PAZ EM ACARI NCLEO DE DISCIPULADO Estudo N. 5 - Doutrina 29/06/04

OS ANJOS (ANGEOLOGIA) I OS ANJOS so: Criaturas, espritos, imortais, numerosos. No podemos adorar os anjos. Eles so semelhantes a ns, servos de Deus, s ao Senhor podemos adorar. (Apoc.19.8,9). Os anjos so criaturas, porque foram criados por Deus. Foram feitos do nada, pelo poder de Deus. Os anjos existem antes que aparecessem o homem. Os anjos so descritos como espritos, porque so diferentes dos homens. Eles no esto limitados s condies naturais e fsicas. Aparecem e desaparecem vontade e movimentam-se com rapidez inconcebvel sem usar os meios naturais. Eles tem poder de assumir a forma de corpo humano. (Gn.19.1-3; Hebreus 1.13-14). Os anjos so imortais, porque eles no esto sujeitos morte. (Luc.20.34-36). Os anjos so numerosos, porque as escrituras dizem que seu nmero muito grande. Milhares e milhares (Dn.7.10; Lc. 2.13). Os anjos no propagam a sua espcie (Luc.20.34-35 e Mt.22.30). II A SUA CLASSIFICAO : Os anjos so classificados segundo o seu posto de atividades (I Ped.3.22; Ef.1.21; Col.1.16). So elas: PRICIPADOS, TRONOS, DOMNIOS, PODERES e etc.. Existem tambm: ARCANJOS, QUERUBINS E SERAFINS, que so seres angelicais de ordem muita elevada. As Escrituras nos mostra o nome de um ARCANJO chamado Miguel. Temos tambm o nome de Gabriel, que significa Poderoso. Ele assiste diante de Deus (Luc.1.19). Ele foi enviado para anunciar o nascimento de Joo Batista. Tambm anunciou Maria, a encarnao do Filho de Deus (Luc.1.26-38). Os anjos no podem pregar o Evangelho (I Pd. 1.12; Mc. 16.15). III SEU CARTER: Os anjos so obedientes. Eles cumprem os seus encargos sem questionar (Sl.103.20). Eles so reverentes. Sua atividade mais elevada a adorao Deus (Hb.1.6). Os anjos so sbios. A inteligncia dos anjos excede a dos homens nesta vida (II Sm.14.20). Eles porm, no podem diretamente discernir os pensamentos (I Rs.8.39). Os anjos so mansos. Eles no abrigam ressentimentos pessoais, nem injuriam os seus opositores (II Pd.2.11;Jd. 9). Os anjos so poderosos. Eles so magnficos em poder (Sl.103.20). Os anjos so santos, porque so separados pr Deus e para Deus (Apoc.14.10). IV - SUA OBRA: a) Os anjos so agentes de Deus. Eles so mencionados como os executors dos pronunciamentos de Deus (Gn.3.24). b) Os anjos so mensageiros de Deus. Pr meio dos anjos, Deus envia: 1- Anunciao (Luc.1.11-12)

2- Advertncia (Mt.2.13; Hb.2.2) 3- Instruo (Mt.28.2-6)

4- Encorajamento (At.27.23) 5- Revelao (At.7.53; Gal.3.19). c) Os anjos so servos de Deus. Eles so espritos ministradores (Hb.1.14). Os anjos so enviados para: SUSTENTAR (Mt.4.11); PRESERVAR (Gn.16.7; Apoc.7.1); INTERCEDER (Zc.1.12; Apoc.8.3-4); RESGATAR ( Nm.20.16; Sl.34.7); SERVIR os justos depois da morte (Luc.16.22; At.12.15; Mt.18.10). Ajudar na hora da tentao (Mc.1.13). Embora os anjos faam tudo isso para ns, devemos saber que no podemos pedir coisa alguma aos anjos, nem orar aos anjos, seja para ns pu para algum. O nico mediador entre Deus e o homem JESUS. A Palavra ISANGELO significa: SEMELHANTE AO ANJO.

IGREJA BATISTA NACIONAL VIDA E PAZ EM ACARI NCLEO DE DISCIPULADO Estudo N. 5 - Doutrina 29/06/04 ANJOS (angeologia) 1) O QUE SO ANJOS ? (Mt.22.30; Mc.12.25; Heb.1.13-14 R. Anjos so espritos criados pr Deus, imortais, que aparecem e desaparecem sem usar meios materiais. 2) PODEMOS CULTUAR OU ADORAR OS ANJOS ? Apoc. 19.10; 22.8-9; Col2.18 R. No. Eles so semelhantes a ns, servos de Deus, s ao Senhor podemos adorar e cultuar. 3) OS ANJOS PODEM ASSUMIR A FORMA HUMANA ? Gn.19.3; Heb.1. 13-14 R. Sim. Eles tem poder de assumir a forma de corpos humanos. 4) a) b) c) d) QUAL O CARTER DOS ANJOS ? So obedientes Eles cumprem os seus encargos sem questionar Sl.103.20 So sbios A sua inteligncia excede a dos homens nesta vida II Sam. 14.20 So mansos No guardam ressentimentos II Pd.2.11; Judas 9 So santos So separados pr Deus para o seu servio Apoc.14.10

5) H HIERARQUIA ENTRE OS ANJOS ? I Pd.3.22; Judas 9; Is.6.2-6 R.Sim. Existem os anjos, os arcanjos, os querubins, os serafins, potestades, principados, domnios e etc.. 6) OS ANJOS PODEM PREGAR O EVANGELHO ? I Pd.1.12; Mc.16.15 R. No. Deus no deu autoridade aos anjos para pregar o Evangelho. A n;os pertence esse privilgio. 7) QUEM O ANJO DO SENHOR ? Gn.18.1; 32.24-28; Ex.3.2-6; Jz.6.22-26 R. o prprio Senhor que assume a forma visvel. 8) a) b) c) d) e) O QUE OS ANJOS FAZEM ? QUAL O SEU MINISTRIO ? Os anjos ministram Hb.1.14 Levam os mortos em Cristo presena do Senhor Lc. 16.22 Ajudam na hora da tentao Mc.1.13 Libertam-nos quando estamos em perigo At.12.11 Concedem vises. So intermedirios da Revelao Ap.1.1; 10.1

9) QUAL A ATIVIDADE MAIS ELEVADA DOS ANJOS ? Hb.1.16; Num.9.6 R. A atividade mais elevada a adorao. 10) PODEMOS PEDIR ALGUMA COISA AOS ANJOS ? I Tm.2.5 R. Nunca. No podemos orar, nem pedir nada aos anjos, seja para ns ou para algum. O nosso nico mediador entre Deus e o homem Jesus.

IGREJA BATISTA NACIONAL VIDA E PAZ EM ACARI NCLEO DE DISCIPULADO Estudo N. 6 - Doutrina 06/07/04

ESTUDO SOBRE STANS (Satanalogia) I Sua Origem De acordo com as Escrituras, Satans era originalmente Lcifer (sig. Anjo de luz), o mais glorioso dos anjos. Ele foi criado com grande beleza e resplendor, de exaltada posio e dotado de poder e sabedoria. Mas, pr querer ser igual a Deus, foi lanado pr terra (Ez.28.14-17). Satans procurou contagiar nossos primeiros pais com o seu orgulho (Gn.3.5; Is.14.14). Ele ter satisfeita esta ambio, quando ele encarnar o Anticristo (Apoc.13.4). Como castigo pr sua maldade, Satans foi lanado fora do cu, juntamente com um grupo de anjos que ele havia alistado em sua rebelio (Mt.25.41; Apoc.12.7). II Seu Carter: Pelo seu carter, Satans conhecido como: a) ADVERSRIO Seu intento destruir a obra de Deus. Essa oposio Deus tem persistido desde o princpio. Satans tem procurado destruir a Igreja de duas maneiras: Interiormente - pela introduo de falsos ensinos (I Tim.4.1); e Exteriormente pela perseguio (Apoc.2.10). b) DIABO Significa caluniador. Ele chamado assim, porque calunia tanto Deus como ao homem (Gn.3.2-5; Apoc.12.10). c) DESTRUIDOR Significa no grego Apollyon e no hebraico Abaddon. Cheio de dio contra o Criador e suas obras, ele o deus da destruio. d) SERPENTE Ele tambm chamado a antiga serpente (Apoc.12.9). e) TENTADOR Tentar significa provar ou testar. Enquanto Deus prova para purificar, Satans tenta com o propsito malicioso de destruir. f) PRNCIPE E DEUS DESTE MUNDO As Escrituras descrevem que o mundo jaz no maligno (Joo 12.31; II Cor.4.4). g) PRNCIPE DA POTESTADE DO AR Satans tem esse ttulo, porque considerado como possuidor de um reino, o que indica sua autoridade e poder em relao s regies celestes (Ef.2.2). III Seu Destino: Satans no princpio foi expulso do cu; durante a Tribulao ser lanado da esfera celeste terra; durante o Milnio ser aprisionado no abismo, pr mil anos; depois de mil anos, ser lanado no lago de fogo (Apoc.20.10). Dessa maneira a Palavra de Deus nos assegura a derrota final de Satans e de todo os seus males.

NCLEO DE DISCIPULADO

Estudo N. 6 - Doutrina 06/07/04

ESTUDO SOBRE STANS (Satanalogia) 1 QUAL A ORIGEM DE SATANS ? R. As Escrituras falam que satans teve a sua origem como os anjos. Ele foi criado com grande beleza e resplendor. 2 O QUE QUER DIZER LCFER ? R. Lcifer era o nome de Satans, que quer dizer anjo de luz. 3 PR QUE SATANS FOI LANADO NA TERRA ? R. Satans foi lanado na terra, porque queria ser igual a Deus. 4 QUAL O CARTER DE SATANS ? R. Satans conhecido como adversrio, diabo, destruidor, serpente tentador, prncipe desse mundo e prncipe da potestade do ar. 5 PR QUE SATANS CHAMADO ADVERSRIO ? R. Adversrio significa contrrio. E satans tem procurado destruir a Igreja de Deus pr meio de perseguies. 6 EXISTEM MUITOS DIABOS ? R. No. S existe um diabo que o prprio satans. Diabo significa caluniador. 7 PROVAR E TESTAR A MESMA COISA ? R. Satans tenta para nos destruir. Deus prova para nos purificar. 8 PR QUE SATANS O PRNCIPE DAS POTESTADES DO AR ? R. Pr que ele considerado como possuidor de um reino em relao s regies celestiais. 9 O QUE ACONTECER COM SATANS NO MILNIO ? R. Satans ser aprisionado, ficar preso no abismo durante mil anos. 10 O QUE ACONTECER COM SATANS DEPOIS DO MILNIO ? R. Depois do Milnio, Satans ser lanado no lago de fogo.

IGREJA BATISTA NACIONAL VIDA E PAZ EM ACARI NCLEO DE DISCIPULADO Estudo N. 7 - Doutrina 13/07/04

ESTUDO sobre DEMNIOS (Demonologia) Os demnios so espritos maus, desprovidos de corpos, que entram nas pessoas. Em alguns casos mais de um demnio entram na pessoa (Mc.16.9) Sua origem no revelada na Bblia. O indivduo sob influncia de um demnio, no tem domnio sobre si mesmo; o esprito se utiliza dos lbios da pessoa para falar ou a emudece sua vontade. Os demnios pr serem desprovidos de corpos, esto continuamente procurando um corpo para entrar nele. Eles so seres de baixa ordem moral, degenerado em sua condio e sujeito a Satans. A loucura, a epilepsia e outras enfermidades associadas principalmente com o sistema mental e nervosismo, so efeitos de possesso demonaca. As palavras inspirativas pelo demnio so imitaes satnicas daquelas inspiradas pelo Esprito Santo. J se observaram casos em que a pessoa que rendem conscientemente ao poder do demnio, muitas vezes recebem um Dom estranho, de forma que pode ler a sorte, ser mdium e etc.. Freqentemente os endemoninhados manifestam uma fora extraordinria e sobre humana. A pessoa endemoninhada evidencia outra personalidade. A nova personalidade apresenta feies de carter diferentes pr inteiro daquelas que realmente pertencem vtima em seu estado normal. Os demnios pertencem ao reino de Satans. Muitos casos de pessoas com possesso de demnios tem sido curado pr meio de adorao a Cristo, ou a Seu nome. Alguns mui prontamente, outros com dificuldades. Este mtodo de cura no tem falhado. Existem cinco aspecto ou fases nas relaes dos demnios com os homens. 1 TENTAO Tanto incrdulo como crentes podem ser tentados Ef.6.11-12; I Jo.4.11). 2 OBSESSO Domnio demonaco que torna difcil saber se idiotice, desiquilbrio mental ou epilepsia. Neste estado, o indivduo livre para agir a vida. 3 CRISE OU TRANSIO - Luta em torno da possesso. 4 POSSESSO Posse com treinamento para desenvolvimento. Uma das caracterstica dessa fase a adio de uma nova personalidade. 5 CAPACIDADE DEMONCA Quando a pessoa j desenvolveu capacidade para ser usada, e se dispe para isso. Ele agora mdium desenvolvido Os demnios esto continuamente ocupados em sua obra de subjugar homens para o servio de Satans e de procurar tanto as enfermidades como a contaminao espiritual. JESUS veio ao mundo para RESGATAR o povo do poder dos espritos maus e p-lo sob o controle do Esprito de Deus. OPRESSO Abatimento de foras, sufocao. POSSESSO Invaso demonaca, posse diablica. Estado em que uma pessoa acredita

estar habitado pr um ser sobrenatural. IGREJA BATISTA NACIONAL VIDA E PAZ EM ACARI NCLEO DE DISCIPULADO Estudo N. 7 - Doutrina 13/07/04

ESTUDO sobre DEMNIOS (Demonologia) 1 O QUE SO DEMNIOS ? R. Demnios so espritos maus, desprovidos de corpos que entram nas pessoas. 2 A PESSOA ENDEMONINHADA TEM DOMNIO PRPRIO ? R. No. Ela fica sem domnio e o esprito se utiliza de seus lbios para falar ou emudecer a pessoa. 3 QUAL A MORAL DOS DEMNIOS ? R. Os demnios so seres de baixa ordem moral, degenerado em sua conduta. 4 QUAIS AS ENFERMIDADES CAUSADAS PELOS DEMNIOS ? R. A loucura, a epilepsia, o nervosismo e etc. So efeitos de possesso demonaca. 5 OS DEMNIOS D DONS ? R. As pessoas que se rendem conscientemente ao poder do demnio, recebe um Dom estranho, para ler a sorte, adivinhar, ser mdium e etc.. 6 COMO FICA UMA PESSOA ENDEMONINHADA ? R. Geralmente a pessoa evidencia outra personalidade, manifestando uma fora extraordinria e sobre humana. 7 COMO FICA A PERSONALIDADE DO INDIVDUO ? R. A pessoa endemoninhada fica com outra personalidade. Ela apresenta feies de carter diferente do seu estado normal. 8 COMO OS DEMNIOS TRABALHAM ? R. Os demnios trabalham no reino de Satans com cinco maneiras diferentes que so: Tentao, Obsesso, Transio, Possesso, e Capacidade demonaca. 9 UM ENDEMONINHADO PODE SER CURADO ? R. Muitos casos de possesso demonaca podem ser curados pr meio de adorao a Cristo ou a Seu Nome. 10 O QUE JESUS VEIO FAZER EM RELAO S PESSOAS ? R. Jesus veio libertar os cativos dos espritos maus e deix-los sob o controle do Esprito Santo.

IGREJA BATISTA NACIONAL VIDA E PAZ EM ACARI NCLEO DE DISCIPULADO Estudo N. 8 - Doutrina 20/07/04

ESTUDO sobre o HOMEM (Antropologia) Em Gnesis 1.26, encontramos Deus falando o seguinte: Faamos o homem segundo a nossa imagem, conforme a nossa semelhana; tenha ele domnio sobre os peixes do mar, sobre as aves do cu e sobre os animais. A teoria da evoluo diz que o homem veio do macaco, ao passo que as Escrituras declaram que o homem foi criado pr Deus. O homem foi formado do p da terra e soprado em suas narinas o flego de vida, passando assim o homem a ser alma vivente. Ento, entendemos que o homem foi feito de : CORPO + ESPRITO = ALMA. O esprito e a alma, representam os dois lados da substncia no fsica do homem; isto a natureza espiritual. Ado possua esprito, alma e corpo. Com o esprito, ele tinha comunho com Deus, com a alma, ele tinha conhecimento de si mesmo e com o corpo atravs dos sentidos, ele tinha conhecimento do mundo exterior. Quando ele pecou, o esprito morreu. O esprito humano aquilo que faz o homem diferente dos animais. O homem tem raciocnio. Os animais so irracionais. Eles tem alma (vida), mas no tem esprito (J 32.8; Gn.1.20). O esprito humano representando a natureza suprema do homem, rege a qualidade de seu carter. No den foi perdida essa imagem. O homem agora, tem necessidade de receber outro esprito. Ele (o homem) precisa nascer outra vez (Joo 3. 3-5). No da carne, mas da Palavra de Deus. O seu esprito est morto; isto , est separado de Deus (Rom.3.23), e no tem comunho com Deus. necessrio que o esprito de Deus penetre no seu esprito humano e o faa viver (hebr.4.12). Assim sendo, estaremos como manda I Tessalonicenses 5.23: E todo o vosso esprito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensveis para a vinda do Senhor Jesus Cristo. Obs. IMAGEM = CARTER = HOMEM SEM PECADO = PURO = COMUNHO COM DEUS. SEMELHANA = PERSONALIDADE = VONTADE PRPRIA/CONSCINCIA PRPRIA E SENTIMENTOS. EXEMPLO: CAF = ESPRITO HUMANO LEITE = ESPRITO DE DEUS CAF COM LEITE = COMUNHO COM DEUS ALMA = NO CRENTE INFERNO (Ezequiel 18.4) ALMA = CRENTE = CU ESPRITO = (CRENTE E NO CRENTE) PARA DEUS ( Eclesiastes 12.8)

IGREJA BATISTA NACIONAL VIDA E PAZ EM ACARI NCLEO DE DISCIPULADO Estudo N. 8 - Doutrina 20/07/04

ESTUDO sobre o HOMEM (Antropologia) 1) QUAL A ORIGEM DO HOMEM ? R. O homem foi criado imagem e semelhana de Deus. 2) O QUE DEUS DISSE PARA O HOMEM ? R. Deus mandou que o homem dominasse os peixes do mar, sobre as aves do cu e sobre os animais da terra. 2) DE ONDE FOI FORMADO O HOMEM ? R. O homem foi formado do p da terra e soprado em sua narinas o flego de vida (esprito). 4 ) PARA QUE SERVE O ESPRITO ? R. atravs do nosso esprito que temos comunho com o Esprito de Deus. 5) O HOMEM NATURAL TEM O ESPRITO PARA COMUNHO COM DEUS ? R. No. O esprito do homem natural est separado da comunho com Deus. 6) OS ANIMAIS TEM ESPRITO ? R. No. Os animais tem alma (vida), mas no tem esprito. 7) NO HOMEM O QUE REPRESENTAM O ESPRITO E A ALMA ? R. Representam as duas substncias no fsicas do homem. a Natureza espiritual. 8) COMO RECEBEMOS A VIDA ETERNA ? R. A Palavra de Deus que viva e eficaz penetra e divide a alma e o esprito (Heb.4.12) 9) O QUE FAZ O HOMEM ? R. Recebe o entendimento, que o Esprito de Deus vindo sobre ele para revelar a Palavra, o homem recebe ou rejeita a vida eterna. 10) O QUE DIZ A PALAVRA EM I TESSALONICENSES 5.23 ? R. Em todo o vosso esprito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados e irrepreensveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

IGREJA BATISTA NACIONAL VIDA E PAZ EM ACARI NCLEO DE DISCIPULADO Estudo N. 9 - Doutrina 27/07/04

ESTUDO sobre o Pecado (Hamartiologia)) O pecado teve a sua origem no den (Gn.3.6-7). O livro de Gnesis menciona o nome de duas rvores que havia no meio do Jardim do den. Essas duas rvores eram: a do CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL e a RVORE DA VIDA. (Gn.2-9). Deus colocou essas duas rvores para que o homem livremente escolhesse OBEDECER ou DESOBEDECER a Deus. Sem livre arbtrio, o homem seria um rob. A serpente foi o agente empregado pr Satans para que o homem pecasse. Ele lanou dvidas acerca de Deus, dizendo que Deus no queria que eles comessem da rvore, porque eles seriam igual a Deus (Gn.3.4-5). Todo pecado tem sua origem na dvida que se inicia na mente (Tiago 1.13-15). Ado e Eva ao comerem do fruto da rvore da cincia do bem e do mal, tiveram o conhecimento de que estavam nus. Em vez de faz-los semelhantes a Deus, eles tiveram um enorme sentimento de culpa que os fez ter medo de Deus; por isso, Ado se escondeu. O instinto do homem culpado fugir de Deus. (Ex. Uma pessoa que faz alguma coisa errada, ela se esconde). O pecado considerado como: a) Errar o alvo; b) Desobedincia; c) Transgresso; d) queda; e etc... EXISTEM DOIS TIPOS DE PECADOS: O pecado original praticado pr Ado e os demais dele decorrente, praticado pelo homem em razo da natureza pecaminosa, herdada por ele. H DUPLA CONSEQNCIA DO PECADO: O pecado trs o mal sobre si mesmo. por suas ms aes e incorre em culpa aos olhos de Deus. O homem pode pecar por pensamento, palavras e obras. Isto, uma vez consumado, gera a morte. As Escrituras nos falam que por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte (Rom.5.12). (Mas por um homem superabundou a graa, pr intermdio de Jesus Cristo). EXISTEM TRS TIPOS DE MORTE: a) A morte Fsica a morte do corpo fsico. b) A morte Espiritual o estado do homem sem Deus. c) A morte Eterna a separao eterna aps a morte fsica. O homem pelo seu pecado perdem os seguintes privilgios: O homem perdeu o privilgio de ouvir a voz de Deus; Falar e Ter comunho com Deus e Compreender a Palavra de Deus Continuao no prximo estudo sobre o pecado.

IGREJA BATISTA NACIONAL VIDA E PAZ EM ACARI NCLEO DE DISCIPULADO Estudo N. 9 - Doutrina 27/07/04

ESTUDO sobre o Pecado (Hamartiologia)) 1) ONDE O PECADO TEVE A SUA ORIGEM ? R. O Livro de Gnesis nos diz que o pecado teve a sua origem no Jardim do den. 2) QUAIS AS RVORES EXISTENTES NO DEN ? R. No den havia a rvore do conhecimento do bem e do mal e a rvore da vida. 3) QUEM FOI O AGENTE DO PECADO ? R. O agente do pecado foi a serpente, empregado por Satans para que o homem pecasse. 4) O QUE A SERPENTE FALOU PARA ADO ? R. A serpente disse que Deus no queria que eles no comessem da rvore, porque eles seriam iguais a Deus. 5) O QUE ACONTECEU QUANDO ADO COMEU DO FRUTO ? R. Eles tiveram um enorme sentimento de culpa, tiveram medo de Deus e por isso Ado se escondeu. 6) O QUE SIGNIFICA PECADO ? R. Pecado errar o Alvo, desobedincia, transgresso ou queda. 7) QUAIS AS CONSEQUNCIAS DO PECADO ? R. O pecado trs o mal sobre si mesmo pr suas ms aes e incorre em culpa aos olhos de Deus. 8) DE QUE MANEIRA O HOMEM PODE PECAR ? R. O homem pode pecar por pensamento, palavras e por obras. 9) QUAIS OS TIPOS DE MORTE EXISTENTES ? R. Existe a morte fsica, a morte espiritual e a morte eterna. 10) QUAIS OS PRIVILGIOS QUE O HOMEM PERDEU ? R. O homem perdeu o privilgio de ouvir a voz de Deus, falar e ter comunho com Deus e compreender a Palavra de Deus.

IGREJA BATISTA NACIONAL VIDA E PAZ EM ACARI NCLEO DE DISCIPULADO Estudo N. 10 - Doutrina 03/08/04

EXISTE PECADO E PECADOS Os pecados so frutos e o pecado a rvore que produz o fruto (a velha natureza admica). Em Romanos cap. 6, Paulo fala que estamos justificados do pecado. Paulo no diz que ns somos justificados dos pecados. A parte que trata dos pecados Romanos cap.1 at o cap. 5.11. Nessa parte, Paulo trata dos pecados do homem. Isto : aquilo que fazemos. A parte que trata do pecado Romanos cap. 5.12 at Romanos cap. 8. Nesse trecho, vemos Paulo, falando do pecado; isto : aquilo que pr natureza somos. O pecado entrou no mundo pr um homem chamado Ado e pr causa dele, toda a humanidade pecou. Ns no nos tornamos pecadores porque pecamos; mas porque somos pecadores. A nossa natureza admica. No pr aquilo que fazemos, mas pr aquilo que fz Ado. Da mesma maneira, a vida veio tambm pr um homem (Jesus). A Bblia diz que no h condenao para aquele que est em Cristo Jesus, que no anda segundo a carne, mas segundo o Esprito. No escolhi ser descendente de Ado, mas posso escolher ser filho de Deus Quando falamos a palavra todos pecaram, no nos referimos aos pecados individuais de todos os homens, mas antes aos pecados de todos no pecado de Ado (natureza). Em Ado, todos morreram. Ado no podia passar para os seus descendentes aquilo que ele mesmo no tinha (vida eterna). Da mesma forma em Cristo, todos podem viver. Atravs da morte de Jesus na cruz do Calvrio, Cristo nos salvou da pena do pecado, nos liberta da culpa do pecado e nos liberta da presena do pecado. Em Cristo, podemos viver uma vida crist da seguinte maneira: Temos que saber que Cristo morreu pr ns, e nos consideramos mortos para o pecado. Entendemos isto: devemos nos oferecer a Deus para o louvor de sua glria. Amm!

IGREJA BATISTA NACIONAL VIDA E PAZ EM ACARI NCLEO DE DISCIPULADO Estudo N. 10 - Doutrina 03/08/04

Cont. do ESTUDO sobre o Pecado (Hamartiologia) 1 H DIFERENA ENTRE PECADO E PECADOS ? R. Os pecados so os frutos. O pecado a rvore que produz o fruto (a velha natureza). 2 ONDE VEMOS ESSA DIFERENA NA PALAVRA ? Rom.6.1-2 R. Em Rom. Cap.6, Paulo fala que estamos justificados do pecado. Paulo no diz dos pecados. 3 QUAL A PARTE DE ROMANOS QUE TRATA DOS PECADOS ? Rom.cap.1 cap. 5.11. R. A parte que trata dos pecados Rom. Cap.1 at Rom. Cap.5.11. Nela, Paulo trata dos pecados do homem. Aquilo que fazemos. 4 - QUAL A PARTE QUE TRATA DO PECADO ? Rom. Cap. 5.12; 6.1-7 R. A parte que trata do pecado Rom. 5.12 at Rom. Cap. 8, Paulo fala do pecado: aquilo que pr natureza somos. 5 COMO ENTROU O PECADO NO HOMEM ? Rom.5.12,17 e 18 R. Pr um homem chamado Ado, entrou o pecado no mundo; assim todos pecaram. 6 NS NOS TORNAMOS PECADORES PORQUE PECAMOS ? Rom.3.23 R. No. Ns no nos tornamos pecadores porque pecamos; mas porque somos pecadores. No pr aquilo que fazemos, mas pr aquilo que fez Ado. 7 PARA QUEM NO H CONDENAO ? Rom.8.1 R. A condenao s no h para quem est em Cristo Jesus, que no anda segundo a carne, mas segundo o Esprito. No escolhi ser descendente de Ado, mas posso ser filho de Deus. 8 O QUE QUER DIZER TODOS PECARAM ? Rom.3.23; I Cor.15.22; Rom. 5.17 R. A palavra todos, no se refere aos pecadores individuais de todos os homens, mas antes aos pecados de todos no pecado de Ado. Em Ado todos morrem. Da mesma forma, em Cristo, todos vivem. 9 O QUE CRISTO FAZ PR NS ? R. Nos salva da Pena do pecado (Rom.5.1-9; 8.1; Joo 5.24) ; Nos liberta da culpa do pecado ( Rom.6.14; Joo 1.8-9: Rom.5.10); e nos liberta da presena do pecado (I cor.15.54-57; e Rom. 13.11). 10 - COMO VIVER A VIDA CRIST ? Rom.6.3-5 e 8-10-14 R. Saiba que Cristo morreu pr ns. Considere-se morto para o pecado (Rom.6.11); e Oferea-se Deus (Rom.6.13).

You might also like