You are on page 1of 2

Lei Penal no Espao Lugar do crime O art.

6 do Cdigo Penal considera que o crime foi praticado no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir o resultado. Optou o legislador pelo critrio da ubiqidade, abrangendo tanto o momento da atividade (prtica da ao ou omisso), quanto o do resultado. Assim, lugar do crime tanto o local ou locais em que o agente praticou qualquer ato de execuo do crime, quanto o local ou locais em que ocorreu ou ocorreria o resultado. Dessa forma, se algum, situado no Paraguai, em Ciudad Del Este, dispara arma de fogo contra um brasileiro, que vem a falecer em nosso territrio, na cidade de Foz do Iguau, o crime ocorreu nos dois pases, podendo, inclusive, ser julgado no Brasil. Territorialidade Chama-se territorialidade (regra geral) a aplicao da lei penal aos crimes praticados no territrio de um pas, e extraterritorialidade a aplicao da lei penal aos delitos que tiverem lugar no estrangeiro. O CP adotou, como regra geral, o Princpio da Territorialidade, ao afirmar, em seu art. 5, in literis: Art. 5 - Aplica-se a lei brasileira, sem prejuzo de convenes, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no territrio nacional. Tal regra geral ascende na esteira do conceito de Soberania, no sentido de cada Estado tem a prerrogativa de decidir e aplicar as leis atinentes aos acontecimentos levados a efeito nos limites do seu territrio. A regra que advm do princpio da territorialidade, todavia, comporta excees, como:

aeronaves que so de baixa lesividade penal e no ensejam interesse de represso criminal pelo Estado brasileiro. Regras para Aplicao da Lei Penal do Espao

Territorialidade regra geral, art. 5, CP; Extraterritorialidade exceo, aplicao da lei penal brasileira a crime ocorrido fora do territrio nacional, art. 7, CP.

Por sua vez, a extraterritorialidade regida por 04 princpios, a saber:

Defesa ou proteo leva-se em considerao a nacionalidade brasileira do bem jurdico lesado pelo delito; Justia Universal ou Cosmopolita tem-se em vista punir crimes com repercusso internacional; Nacionalidade ou Personalidade leva-se em conta a nacionalidade brasileira do agente do delito; Representao ou Bandeira tem-se em considerao a bandeira brasileira da embarcao ou da nave privada, situada em territrio estrangeiro.

Territrio Nacional Trata-se de todo o espao onde o Brasil exerce a sua Soberania, seja terrestre, areo, martimo ou fluvial. Assim, o territrio nacional abrange:

Extradio Instrumento de cooperao internacional na represso criminalidade por meio do qual um Estado entrega a outro pessoa acusada ou condenada, para que seja julgada ou submetida execuo da pena; Convenes, tratados e regras de direito internacional que afastem a aplicao da lei penal, como a Conveno de Viena (de 1961 e 1963) que trata das imunidades diplomticas; Imunidades Parlamentares institudas pela CF que configuram hipteses de no aplicao da lei penal brasileira a infraes penais praticadas no Brasil; Passagem Inocente que traduz desinteresse do Brasil de perseguir criminalmente delitos que so perpetrados a bordo de embarcaes e

O solo ocupado pela nao; Os rios, os lagos, e os mares interiores e sucessivos; Golfos, baas e os portos; Faixa de mar exterior; A parte que o direito atribui a cada Estado sobre rios, lagos e mares fronteirios; Os navios nacionais; O espao areo correspondente ao territrio (at o limite da atmosfera); As aeronaves nacionais.

Ateno! O Mar Territorial, onde o Brasil exerce soberania absoluta possui 12 milhas, vide Lei 8617/93. A Zona Contgua vai das 12 s 24 milhas. A Zona Econmica Exclusiva abrange o espao compreendido entre as 12 s 200 milhas. Ateno! Mesmo no interior do Mar territorial possvel a existncia da Passagem Inocente, que significa a rpida e contnua travessia de

barcos estrangeiros por guas nacionais sem necessidade de autorizao. Territrio Nacional por Equiparao Consideram-se extenso do territrio nacional, para os efeitos penais:

Crime de Tortura - Princpio da Justia Universal art. 2, Lei 9455/97. Extraterritorialidade

Hipteses de Condicionada

As aeronaves e embarcaes brasileiras, de natureza pblica ou a servio do governo brasileiro, onde quer que se encontrem; as aeronaves e embarcaes brasileiras, de propriedade privada, que se encontrem em alto-mar ou no espao areo correspondente.

Crimes que, por tratado ou conveno, o Brasil se obrigou reprimir Princpio da Justia Universal art. 7, II, a, CP. Crimes praticados por brasileiros Princpio da Nacionalidade ou Personalidade art. 7, II, b, CP. Crimes praticados em aeronaves ou embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, quando em territrio estrangeiro e ai no sejam julgados Princpio da Bandeira ou Representao - art. 7, II, c, CP. Crimes cometidos por estrangeiro contra brasileiro fora do Brasil Princpio da Defesa ou Proteo art. 7, 3, CP.

Por fim, aplica-se a lei brasileira aos crimes praticados a bordo de:

Embarcaes estrangeiras, de propriedade privada, que se encontrem no mar territorial ou em porto brasileiro; Aeronaves estrangeiras, de propriedade privada, que se encontrem sobrevoando ou em pouso no territrio nacional.

Condies para a Extraterritorialidade Nessas hipteses, a aplicao da lei brasileira depende da reunio de 05 requisitos:

Competncia para Julgamento de Crimes Cometidos a Bordo de Embarcaes e Aeronaves Cabe Justia Federal, nos termos do art. 109, IX da Carta Magna, do local onde primeiro pousar a aeronave aps a prtica do delito tal julgamento, ou do local de partida da aeronave. Extraterritorialidade Critrios para a Extraterritorialidade:

1. 2. 3. 4. 5.

Entrada do agente no territrio nacional Condio de Procedibilidade; Ser o fato punvel tambm no pas em que foi praticado; Estar o crime includo entre aqueles pelos quais a lei brasileira autoriza a extradio; No ter sido o agente absolvido no estrangeiro, ou no ter a cumprido a pena; No ter sido o agente perdoado no estrangeiro ou, por outro motivo, no estar extinta a punibilidade, segundo a lei mais favorvel.

Incondicionada quando o interesse punitivo da Justia brasileira deve ser exercido de qualquer maneira; Condicionada quando somente h interesse do Brasil em punir o agente criminoso no exterior se o mesmo se enquadrar nas condies postas no art. 7, 2, a, b, c, d, e, e 3, CP. extraterritorialidade

Hipteses de Incondicionada

Crimes cometidos contra a vida ou liberdade do Presidente da Repblica Princpio da Defesa ou Proteo art. 7, I, a, CP. Crimes contra o patrimnio ou a F Pblica - Princpio da Defesa ou Proteo art. 7, I, b, CP. Crimes contra a Administrao Pblica - Princpio da Defesa ou Proteo art. 7, I, c, CP. Crime de genocdio Princpio da Justia Universal art. 7, I, d, CP.

You might also like