You are on page 1of 5

Mudanas na Educao Profissional no Brasil Adriano Larentes da Silva

Instituto Federal de Santa Catarina Campus Chapec

Desde 2003 mudanas importantes vm ocorrendo em escolas que ofertam educao profissional e tecnolgica no Brasil. Dois grandes marcos dessas mudanas foram o Seminrio Nacional Ensino Mdio: Construo Poltica e o Seminrio Nacional de Educao Profissional: Concepes, Experincias, Problemas e Propostas, ambos realizados em Braslia, em junho de 2003, pela Secretria da Educao Mdia e Tecnolgica (MEC/SEMTEC). A partir destes dois seminrios toda a poltica de educao profissional no Brasil foi repensada e explicitada em novas leis, pareceres e documentos e debatida em seminrios, congressos e conferncias. Um dos primeiros documentos que resultou dos debates realizados em 2003 foi o decreto 5154/2004, que revogou o decreto 2208/1997, abrindo a possibilidade de oferta do Ensino Mdio Integrado pelas escolas de educao profissional e pelas demais escolas de ensino mdio. A partir desse decreto, considerado por Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005) como um documento de travessia, nasceram os decretos 5478/2005 e 5840/2006, ambos tratando da oferta da Educao Profissional Integrada para Jovens e Adultos. Com o decreto 5840/2006 foi institudo o Programa de Integrao da Educao Profissional com a Educao Bsica na Modalidade de Educao de Jovens e Adultos, o PROEJA, que passou a ser ofertado compulsoriamente pelos CEFETs Centros Federais de Educao Profissional e Tecnolgica. No mesmo ano da publicao do decreto 5840/2006 foram realizadas nos estados e no Distrito Federal as Conferncias Estaduais de Educao Profissional e Tecnolgica, as quais foram preparatrias para a 1 Conferncia Nacional de Educao Profissional e Tecnolgica que ocorreu de 05 a 08 de novembro de 2006, em Braslia, reunindo milhares de delegados, entre educadores, educandos, gestores, pais e outros segmentos ligados ao debate da educao profissional. O evento foi organizado pelo MEC em conjunto com o Frum Nacional de Gestores Estaduais de Educao Profissional e teve

como tema Educao Profissional e Tecnolgica como Estratgia para o Desenvolvimento e a Incluso Social. A conferncia teve como objetivo principal a definio de diretrizes para uma nova poltica nacional de Educao Profissional e Tecnolgica, atravs do dilogo entre os diversos atores. Aps a 1 Conferncia Nacional de Educao Profissional de 2006, novas conferncias foram realizadas em 2008 (1 Conferncia Nacional de Educao Bsica CONEB) e 2010 (Conferncia Nacional de Educao CONAE). Neste contexto de mudanas, outras duas medidas importantes foram adotadas pelo MEC. A primeira foi o acordo fechado com o Sistema S (SENAI, SESC, SENAC, SESI, SENAR, SENAT) visando a ampliao de vagas em cursos tcnicos e a gratuidade dos servios de educao ofertados por esse sistema. A segunda medida foi a criao, em dezembro de 2008, dos Institutos Federais de Educao, Cincia e Tecnologia, substituindo grande parte dos antigos CEFETs. O conjunto de mudanas que ocorreram na Educao Profissional, desde 2003, trouxe inmeros desafios para todos os envolvidos com a educao profissional no Brasil. Ao mesmo tempo, estas mesmas mudanas, resultado de grandes embates polticos e pedaggicos, devolveram a esperana a todos aqueles que h vrias dcadas vem lutando por uma educao profissional pblica, gratuita, de qualidade, voltada ao aprendizado significativo e emancipao dos diferentes sujeitos envolvidos nos processos educativos.
Referncias: BRASIL. Ministrio da Educao(MEC). Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica (Setec). Educao profissional tcnica de nvel mdio integrada ao ensino mdio: documento base. Braslia, 2007. _______. Programa de Integrao da Educao Profissional com a Educao Bsica na Modalidade de Educao de Jovens e Adultos Proeja educao profissional tcnica de nvel mdio, ensino mdio: documento-base. Braslia, 2007. Disponvel em: portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/proeja_medio.pdf. _______. Programa de Integrao da Educao Profissional com a Educao Bsica na Modalidade de Educao de Jovens e Adultos Proeja formao inicial e continuada, ensino fundamental: documento-base. Brasilia, 2007. Disponvel em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/proeja_fundamental_ok.pdf.

FRIGOTTO, Gaudncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs.). Ensino Mdio Integrado: concepo e contradies. So Paulo: Cortez, 2005. MOURA, Dante H. e PINHEIRO, Rosa A. Currculo e formao humana no ensino mdio tcnico integrado de jovens e adultos. In: Em Aberto, Braslia, v. 22, n. 82, p. 91-108, INEP, nov. 2009. RAMOS, Marise. Concepo do Ensino Mdio Integrado. 2008. Disponvel em: http://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09

Presidncia da Repblica
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurdicos
DECRETO N 5.840, DE 13 DE JULHO DE 2006. Institui, no mbito federal, o Programa Nacional de Integrao da Educao Profissional com a Educao Bsica na Modalidade de Educao de Jovens e Adultos - PROEJA, e d outras providncias.

O PRESIDENTE DA REPBLICA, no uso da atribuio que lhe confere o art. 84, inicso IV, da Constituio, e tendo em vista o disposto nos arts. 35 a 42 da Lei n o 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e no Decreto no 5.154, de 23 de julho de 2004, no art. 6o, inciso III, da Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, e no art. 54, inciso XV, da Lei no 8.906, de 4 de julho de 1994, DECRETA: Art. 1o Fica institudo, no mbito federal, o Programa Nacional de Integrao da Educao Profissional Educao Bsica na Modalidade de Educao de Jovens e Adultos - PROEJA, conforme as diretrizes estabelecidas neste Decreto. 1o O PROEJA abranger os seguintes cursos e programas de educao profissional: I - formao inicial e continuada de trabalhadores; e II - educao profissional tcnica de nvel mdio. 2o Os cursos e programas do PROEJA devero considerar as caractersticas dos jovens e adultos atendidos, e podero ser articulados: I - ao ensino fundamental ou ao ensino mdio, objetivando a elevao do nvel de escolaridade do trabalhador, no caso da formao inicial e continuada de trabalhadores, nos termos do art. 3o, 2o, do Decreto no 5.154, de 23 de julho de 2004; e II - ao ensino mdio, de forma integrada ou concomitante, nos termos do art. 4o, 1o, incisos I e II, do Decreto no 5.154, de 2004.

3o O PROEJA poder ser adotado pelas instituies pblicas dos sistemas de ensino estaduais e municipais e pelas entidades privadas nacionais de servio social, aprendizagem e formao profissional vinculadas ao sistema sindical (Sistema S), sem prejuzo do disposto no 4o deste artigo. 4o Os cursos e programas do PROEJA devero ser oferecidos, em qualquer caso, a partir da construo prvia de projeto pedaggico integrado nico, inclusive quando envolver articulaes interinstitucionais ou intergovernamentais. 5o Para os fins deste Decreto, a rede de instituies federais de educao profissional compreende a Universidade Federal Tecnolgica do Paran, os Centros Federais de Educao Tecnolgica, as Escolas Tcnicas Federais, as Escolas Agrotcnicas Federais, as Escolas Tcnicas Vinculadas s Universidades Federais e o Colgio Pedro II, sem prejuzo de outras instituies que venham a ser criadas. Art. 2o As instituies federais de educao profissional devero implantar cursos e programas regulares do PROEJA at o ano de 2007. 1o As instituies referidas no caput disponibilizaro ao PROEJA, em 2006, no mnimo dez por cento do total das vagas de ingresso da instituio, tomando como referncia o quantitativo de matrculas do ano anterior, ampliando essa oferta a partir do ano de 2007. 2o A ampliao da oferta de que trata o 1o dever estar includa no plano de desenvolvimento institucional da instituio federal de ensino. Art. 3o Os cursos do PROEJA, destinados formao inicial e continuada de trabalhadores, devero contar com carga horria mnima de mil e quatrocentas horas, assegurando-se cumulativamente: I - a destinao de, no mnimo, mil e duzentas horas para formao geral; e II - a destinao de, no mnimo, duzentas horas para a formao profissional. Art. 4o Os cursos de educao profissional tcnica de nvel mdio do PROEJA devero contar com carga horria mnima de duas mil e quatrocentas horas, assegurando-se cumulativamente: I - a destinao de, no mnimo, mil e duzentas horas para a formao geral; II - a carga horria mnima estabelecida para a respectiva habilitao profissional tcnica; e
III - a observncia s diretrizes curriculares nacionais e demais atos normativos do Conselho Nacional de Educao para a educao profissional tcnica de nvel mdio, para o ensino fundamental, para o ensino mdio e para a educao de jovens e adultos.

Art. 5o As instituies de ensino ofertantes de cursos e programas do PROEJA sero responsveis pela estruturao dos cursos oferecidos e pela expedio de certificados e diplomas.

Pargrafo nico. As reas profissionais escolhidas para a estruturao dos cursos sero, preferencialmente, as que maior sintonia guardarem com as demandas de nvel local e regional, de forma a contribuir com o fortalecimento das estratgias de desenvolvimento socioeconmico e cultural. Art. 6o O aluno que demonstrar a qualquer tempo aproveitamento no curso de educao profissional tcnica de nvel mdio, no mbito do PROEJA, far jus obteno do correspondente diploma, com validade nacional, tanto para fins de habilitao na respectiva rea profissional, quanto para atestar a concluso do ensino mdio, possibilitando o prosseguimento de estudos em nvel superior. Pargrafo nico. Todos os cursos e programas do PROEJA devem prever a possibilidade de concluso, a qualquer tempo, desde que demonstrado aproveitamento e atingidos os objetivos desse nvel de ensino, mediante avaliao e reconhecimento por parte da respectiva instituio de ensino. Art. 7o As instituies ofertantes de cursos e programas do PROEJA podero aferir e reconhecer, mediante avaliao individual, conhecimentos e habilidades obtidos em processos formativos extra-escolares. Art. 8o Os diplomas de cursos tcnicos de nvel mdio desenvolvidos no mbito do PROEJA tero validade nacional, conforme a legislao aplicvel. Art. 9o O acompanhamento e o controle social da implementao nacional do PROEJA ser exercido por comit nacional, com funo consultiva. Pargrafo nico. A composio, as atribuies e o regimento do comit de que trata o caput deste artigo sero definidos conjuntamente pelos Ministrios da Educao e do Trabalho e Emprego. Art. 10. O 2o do art. 28 do Decreto no 5.773, de 9 de maio de 2006, passa a vigorar com a seguinte redao: 2o A criao de cursos de graduao em direito e em medicina, odontologia e psicologia, inclusive em universidades e centros universitrios, dever ser submetida, respectivamente, manifestao do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou do Conselho Nacional de Sade, previamente autorizao pelo Ministrio da Educao. (NR) Art. 11. Fica revogado o Decreto no 5.478, de 24 de junho de 2005. Art. 12. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicao.
Braslia, 13 de julho de 2006; 185o da Independncia e 118o da Repblica. LUIZ INCIO LULA DA SILVA Fernando Haddad Este texto no substitui o publicado no D.O.U. de 14.7.2006

You might also like