You are on page 1of 6

FRASE todo enunciado de sentido completo capaz de estabelecer a comunicao, Pode ser constituda de uma palavra ou de um conjunto de palavras.

. Obs: pode ter ou no um verbo na sua estrutura. Exemplos: a) b) c) d) e) f) g) h) Ateno! Boa tarde! Que lindo dia! Choveu? Esta ventando muito. Ela no fez boa prova. Ela no fez boa prova, porque estava nervosa. O tcnico muito bom, mas os jogadores...

FRASE NOMINAL a que no contem verbo (significativo) na sua estrutura. Exemplos: a) Que lindo dia! b) Boa tarde! c) Como voc esta bonita! FRASE VERBAL a que contem um verbo na sua estrutura. Exemplos: a) Ela fez boa prova. b) Choveu? c) Est ventando muito. ORAO todo enunciado organizado em torno de um verbo ou de uma locuo verbal. Obs: na orao sempre deve existir um verbo. Exemplos: a) b) c) d) e) f) Chove? Como aconteceu? Seja forte! Esta chovendo? Ela no fez boas provas, porque estava nervosa. Ao chegar cidade, procurou seus velhos amigos.

PERODO todo enunciado constitudo de uma (perodo simples) ou mais oraes (perodo composto). Exemplos: a) b) c) d) e) f) Chove? Como aconteceu? Seja forte! Esta chovendo? Ela no fez boas provas, porque estava nervosa. Ao chegar cidade, procurou seus velhos amigos.

SUJEITO o termo que representa o ser que pratica a ao verbal, quando o verbo est na voz ativa; que sofre a ao verbal, quando o verbo est na voz passiva; que pratica e sofre a ao verbal, quando o verbo est na voz reflexiva; ou o termo a qual se atribui um estado atravs de um verbo de ligao. O SUJEITO PODE SER: simples, composto, determinado, indeterminado, elptico inexistente, oracional e de infinitivo. SUJEITO SIMPLES aquele que possui um s ncleo, o ncleo a palavra-base e mais importante do sujeito. Exemplos: a) Jos saiu. b) O rapaz concluiu os seus estudos em Braslia. c) Ele voltou de avio. d) Vossa excelncia ser homenageado pelo prefeito. e) Quem corre cansa. f) Ningum sabe o seu paradeiro. g) Quem tudo quer tudo perde. h) Ambos passaro. SUJEITO COMPOSTO aquele que possui mais de um ncleo. Exemplos: a) b) c) d) Paulo e Maria passaram na prova. Alunos e professores comemoraram o evento. Ignora-se onde ele mora e onde ele trabalha. Sobreviveram o acidente pai e filho.

SUJEITO DETERMINADO aquele que se pode identificar na orao, quer se apresente de forma explcita ou implcita. Exemplo: a) Carlos passou no concurso. (Carlos)

b) Comprei um carro na concessionria de um amigo meu. (Eu) c) Passaremos o natal em famlia na minha casa em Braslia. (Ns) SUJEITO INDETERMINADO aquele que existe mas no se quis ou no se pode representa-lo na orao, nem pode ser identificado pelo contexto. Existem dois casos de sujeito indeterminado: 1 CASO: Com o verbo na 3 pessoa do plural sem referncia a um determinado ser, isto , no se sabe quem que pratica a ao verbal na voz ativa ou sofre a ao verbal na voz passiva ou quem pratica e sofre a ao verbal na voz reflexiva. Exemplo: . a) Falavam de ti na reunio. Pelo contexto no se pode ou no se quer determinar quem praticava a ao de falar. b) Cortaram aquela frondosa rvore. Pelo contexto no se pode ou no se quer determinar quem praticou a ao de cortar. Obs: cuidado com o sujeito na 3 pessoa do plural, se pelo contexto no se pode descobrir a que ser o verbo se refere, o sujeito indeterminado, mas se pelo contexto podemos descobrir o ser a que o verbo se refere, o sujeito elptico: eles ou alas. Veja: a) Os meninos entraram na sala e riscaram a lousa. Temos a duas oraes: os meninos entraram na sala, cujo sujeito os meninos Riscaram a lousa, cujo sujeito eles (elptico) 2 CASO Com o verbo na 3 pessoa do singular com um SE chamado de ndice de indeterminao do sujeito. Obs: quando um verbo vem com um SE (procltico, mesocltico, encltico) e se refere a um termo com preposio antes ou no se refere a um determinado termo o sujeito: -Ou est expresso; -Ou indeterminado; -Ou est elptico. Se for indeterminado o SE ndice de indeterminao do sujeito, e o verbo fica sempre no singular.

Para que seja possvel determinar o sujeito de uma orao necessrio conhecermos quais palavras no podem funcionar como sujeito. No podem funcionar como sujeito: 1 Os advrbios; 2 Os adjetivos; 3 Quaisquer palavras precedidas de preposio. Observe: -Ou est expresso; a) Aceita-se sugestes. Nessa orao sugesto o sujeito, pois no existe preposio antes, e a ele o verbo se refere com um se, que partcula apassivadora. Se pluralizarmos sugestes, o verbo ir para o plural concordando com o sujeito. b) Divulgaram-se muitas mentiras. Nessa orao muitas mentiras o sujeito, pois no existe preposio antes, e a ele o verbo se refere com um se, que partcula apassivadora. Se pluralizarmos sugestes, o verbo ir para o plural concordando com o sujeito. -Ou indeterminado; a) Precisa-se de operrios especializados. O sujeito dessa orao est indeterminado, pois no est expresso e operrios especializados vem com preposio antes, e no est elptico, porque no se pode dizer ele precisa de operrios especializados. b) Necessita-se de tcnicos. O sujeito dessa orao est indeterminado, pois no est expresso e tcnicos vem com preposio antes, e no est elptico, porque no se pode dizer Necessita-se de tcnicos. -Ou est elptico. a) Casou-se ontem no sul. O sujeito dessa orao est elptico: ele ou ela, pois faz sentido dizer-se: ele ou ela casou-se ontem no sul. b) Arrependeu-se do crime. O sujeito dessa orao est elptico: ele ou ela, visto que faz sentido dizer-se ele ou ela arrependeu-se do crime.

1 Os advrbios; a) Vive-se bem aqui. O sujeito dessa orao indeterminado, pois no esta expresso e bem e aqui so advrbios, e advrbios no podem funcionar como sujeito. Nem est elptico pois no se pode dizer ele vive-se bem aqui. 2 Os adjetivos; b) Era-se feliz aqui. O sujeito dessa orao indeterminado, pois no vem expresso e feliz adjetivo e ali advrbio no podem funcionar como sujeito. Nem est expresso porque no se pode dizer ele era-se feliz aqui. 3 Quaisquer palavras precedidas de preposio. a) Necessita-se de paz. O sujeito dessa orao est indeterminado, pois a palavra paz que um substantivo vem precedida de preposio, pela regra qualquer palavra precedida de preposio no pode funcionar como sujeito. Obs: Quando um verbo est na 3 pessoa do plural, para se saber se seu sujeito indeterminado, procura identifica-lo pelo contexto. Se no for possvel identificar quem pratica ou sofre a ao verbal, tem-se, ento, um sujeito indeterminado. Veja: a) Assaltaram um casal ontem naquele bairro. Pelo contexto, no se pode identificar quem praticou a ao de assaltar; o seu sujeito, portanto, indeterminado. No se pode, sob hiptese alguma, afirmar que o sujeito eles (elptico) se fosse eles, saber-se-ia pelo contexto quem eles seriam. Veja a deferncia: b) Os aluno se reuniram e resolveram os exerccios. Temos a duas oraes. Na primeira, o sujeito os alunos; o sujeito da segunda est subtendido: eles (os alunos) por isso o sujeito de resolveram est elptico: eles. No indeterminado, pois possvel saber pelo contexto, quem eles so os alunos.

CONCLUSO: quando o sujeito indeterminado com o SE, o verbo est sempre no singular e no se refere a um determinado ser; o sentido geral, vago, indeterminado; no se pode determinar quem pratica a ao verbal. Quando e SE ndice de indeterminao do sujeito, o verbo se refere a um determinado ser, podendo est no plural ou ir para o plural. Ento o sujeito est expresso na orao ou subtendido ( elptico).

O Predicado tudo que sobra em uma orao aps a retirada o sujeito, na orao em que no possui sujeito o predicado a prpria orao. Se em uma orao existir vocativo estre no faz parte nem do sujeito nem do predicado, uma funo alheia estrutura da orao.

You might also like