You are on page 1of 6

Fichamento O que Cidade Raquel Rolnik Planejamento Urbano

Aluno: Giulianne Bressan Matricula n 105029 Professor: Pierre Franca Correa SOBRE A AUTORA.

Raquel urbanista, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de So Paulo e relatora especial da Organizao das Naes Unidas para o direito moradia adequada.

INTRODUO. O que cidade de Raquel Rolnik define o conceito de cidade desde a sua formao at uma futura perspectiva de crescimento da cidade, percorrendo pelas dificuldades e conflitos apresentados nesse demorado processo de sua formao e a relao do homem com seu espao fsico.

DEFININDO A CIDADE. O espao habitado, com o seu crescimento sem precedente e interrupta urbanizao, caractersticas da cidade contempornea, fazem o contraponto das caractersticas da cidade antiga, onde se tinha claramente suas limitaes territoriais, no diferem na questo de funcionamento quanto a atrao que a cidade exerce nas pessoas. A cidade surge quando o homem passa a querer transformar a natureza, e modelar a paisagem a seu querer e necessidades. Citao: O Espao Urbano deixou assim de se restringir a um conjunto denso e definido de edificaes para significar, de maneira mais ampla, a predominncia da cidade. (Pag. 03)

A CIDADE COMO UM IM.

Estruturas maiores pressupem trabalhos organizados. Nesta organizao, a cidade atrai as pessoas, seja por uma vida melhor, o sonho de crescimento e at mesmo necessidade. Ela cria essa mstica em seu entorno o que faz muitos povos migrarem para a cidade, abandonando o campo para tentar uma vida nova.

A CIDADE COMO ESCRITA. L-se a histria de uma cidade, no apenas por documentos e registros, e sim em sua prpria estrutura e formao. Conforme a cidade vai crescendo, ela vai se escrevendo, ponto a ponto, rua a rua, edificao em edificao. Ficando essa historia cravada pra sempre, mesmo que a cidade venha a no existir mais. Citao: dimenso que permite que o prprio espao da cidade se encarregue de contar sua historia (Pag. 05)

CIVITAS: A CIDADE POLTICA A flexibilidade entre o cidado e o seu poder urbano faz a relao variar em cada caso, mas o que fica impregnado a maneira de organizao do territrio em relao a politica. O morador passa a ser envolvido nas questes urbanas atravs de sua vida pblica desde que tenha o direito a ela, seja diretamente ou indiretamente. No caso da Polis ou civitas, era reconhecido cidado apenas os de famlias abastadas e que poderia exercer esse direito politico, diferente aos que estavam a margem das escolhas politicas da cidade. Citao:

...o conceito de cidado no se refere ao morador da cidade, mas ao indivduo que , por direito, pode participar da vida politica. (Pag. 07)

A CIDADE COMO MERCADO A cidade comea e se transforma a partir do comercio, onde esse vai e vem de povos de diversas culturas se encontram nela (a cidade como um im). Com isso surge a necessidade de diviso e organizao do trabalho, onde ela comea a atuar como um centro de produo e consumo dirio. Citao: Sem dvida, possvel dizer que hoje o mercado domina a cidade. (Pag. 09) A CIDADE DO CAPITAL. A cidade do capital toma corpo como unidade autnoma, tendo como base fortificadora suas instituies, ela no mais uma semi-cidade, apagando os traos feudais quase por completo. A cidade cresce e vai se agrupando a outras, e nesse crescimento sufocante, o territrio passa a ser o que se tem de mais valor. Citao: com a fora deste trabalho livre e despossudo, com lucro gerado pelo grande comrcio e com o mercado que as cidades criavam que a atividade manufatureira comea a se multiplicar (Pag. 12).

SEPARAR E REINAR: A QUESTO DA SEGREGAO URBANA.

Comea uma transformao marcante da cidade contempornea, a segregao espacial, onde esses comerciantes e produtores, que so de fato empregadores na cidade, comeam a dividir de maneira separada o espao urbano, criando essas barreiras invisveis separando os empregadores dos empregados territorialmente e socialmente. Citao: ...estes muros visveis e invisveis que dividem a cidade so essncias na organizao do espao urbano contemporneo (Pag. 14) ESTADO, CIDADE, CIDADANIA. A cidade torna-se vitima do seu prprio sistema capitalista, sendo que o poder pblico se equipara ao poder capitalista, quando se trata de interesses no mercado, muitas vezes, perdendo para interesses capitalistas. A cidade moldada por esses interesses, mudando seu loteamento e sua malha urbana, fazendo da cidade um grande mercado. Os cidados produzem a maior parte da riqueza da cidade, e por muitas vezes, no devolvida em forma de equipamentos a fim de facilitar a vida do prprio citadino. O poder pblico controla o cidado, por ser um intermediador, mas por sua vez, cedem as presses no sistema capitalista.

CIDADE E INDSTRIA. A industrializao apresenta a cidade novos questionamentos. Ela intensifica o fluxo da cidade na questo territorial, e tambm fortifica o ideal capitalista, ideologia essa enraizada na cultura popular da cidade. Ela cria, faz, e desfaz ao seu querer, tanto para o bem ou no. Na atualidade, a indstria age como algo sem paredes, devido a globalizao

desencadeada pela tecnologia, encurtando o espao fsico de cidade em cidade. A Industria continua sendo a base mais forte da cidade impulsionando seu crescimento, porm, infelizmente sempre voltado para o pensamento capitalista. Citao: com a industrializao da produo assistimos a um processo de urbanizao numa escala jamais conhecida. A Gross-stadt, grande cidade, aglomerao urbana de centenas de milhares, de milhes de habitantes, produto deste processo. (Pag. 26).

You might also like