You are on page 1of 14

Polcia Militar do Brasil

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.


Polcia Militar

Emblema nacional das polcias militares.[1]

Pas Corporao Subordinao Misso Denominao

Brasil Gendarmaria Governos Estaduais Segurana Pblica Fora Auxiliar e Reserva doExrcito Brasileiro PM ou BM 1834 21 de abril Joaquim Jos da Silva Xavier -Tiradentes Histria

Sigla Criao Aniversrios Patrono

Guerras/batalhas

1835 - Guerra dos Farrapos 1835 - Revolta dos Mals 1835 - Cabanagem 1838 - Balaiada 1842 - Revoluo Liberal 1848 - Revolta Praieira 1851 - Ronco da Abelha 1864 - Guerra do Paraguai 1874 - Quebra-Quilos 1874 - Revolta dos Muckers 1893 - Revoltas da Armada 1893 - Revoluo Federalista 1893 - Guerra de Canudos 1899 - Revoluo Acreana Combate ao Cangao 1912 - Guerra do Contestado 1914 - Sedio de Juazeiro 1922 - Revolta Tenentista 1924 - Revolta de 1924

1925 - Coluna Prestes 1930 - Revoluo de 1930 1932 - Revoluo de 1932 1935 - Intentona Comunista Guerra de Guerrilhas Combate ao Narcotrfico Logstica Efetivo Aproximadamente 400.000[2] Insgnias Distintivo[3]

No Brasil, as Polcias Militares estaduais so as 27 foras de segurana pblica que tm por funo a polcia ostensivo e a preservao da ordem pblica, com exclusividade no policiamento ostensivo, no mbito dos estados (e do Distrito Federal).[4] Subordinam-se administrativamente aos governadores[4] e so, para fins de organizao, foras auxiliares e reserva do Exrcito Brasileiro, e integram o sistema de segurana pblica e defesa social do Brasil, ficando subordinadas s Secretarias de Estado da Segurana em nvel operacional. So custeadas por cada estado-membro e, no caso do Distrito Federal, pela Unio[5]. Seus integrantes so denominados militares estaduais,[6] assim como os membros dos Corpos de Bombeiros Militares.

ndice

1 Origens 2 Foras Policiais das Provncias 3 Repblica 4 Ps-guerra 5 Atualidade 5.1 Estrutura Operacional 5.2 Uniformes 5.3 Telefone de Emergncia 5.4 Hierarquia 5.5 Modalidades de Policiamento 6 Patrono Nacional das Polcias Militares 7 Referncias 8 Bibliografia 9 Ligaes externas 10 Ver tambm

Origens
At o incio do sculo XIX no existiam instituies policiais militarizadas em Portugal (o Brasil ainda era apenas uma colnia), e a Coroa Portuguesa fazia uso de unidades do exrcito quando necessrio. A primeira corporao com essas caractersticas foi a Guarda Real de Polcia de Lisboa, criada pelo Prncipe Regente D. Joo em 1801;[7][8] tomando-se por modelo a Gendarmaria Nacional (em francs: Gendarmerie Nationale) da Frana, instituda em 1791.

Representao do uniforme da Guarda Real de Polcia deLisboa.

O conceito de uma gendarmaria nacional surgiu aps a Revoluo Francesa, em consequncia da Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, na qual se prescrevia que a segurana era um dos direitos naturais e imprescindveis; contrapondo-se concepo vigente, de uma fora de segurana voltada unicamente aos interesses do Estado e dos governantes. Com a vinda da Famlia Real para o Brasil, a Guarda Real de Polcia permaneceu em Portugal; sendo criada outra equivalente no Rio de Janeiro, com a denominao de Diviso Militar da Guarda Real de Polcia do Rio de Janeiro, em 13 de maio de 1809.

Uniforme doCorpo Policial da Provncia do Par.

A legislao imperial registra a criao de outros Corpos Policiais nas provncias. Em 1811 em Minas Gerais, 1818 no Par, em1820 no Maranho, e em 1825 na Bahia e em Pernambuco. O Corpo de Minas no era um corpo de tropas (unidade militar), mas apenas um pequeno grupamento com vinte policiais, possivelmente no militarizados. Os Corpos de Polcia do Par e do Maranho pertenciam a uma regio com administrao independente; no sendo encontradas maiores informaes sobre suas estruturas. Os Corpos Policiais da Bahia[9] e de Pernambuco[10] eram realmente tropas militarizadas, pois consta no documento de criao que deveriam ser constitudos comestados maiores, companhias de infantaria, e de cavalaria; e que seus uniformes[11] seriam semelhantes ao usado pelo Corpo de Polcia da Corte. Com a abdicao de D. Pedro I em abril de 1831, a Regncia realizou uma grande reformulao nas foras armadas brasileiras. AsMilcias e as Ordenanas foram extintas,[12] e substitudas por uma Guarda Nacional.[13] A Guarda Real da Polcia do Rio de Janeiro foi tambm extinta,[14] e em seu lugar foi autorizado a formao de um Corpo de

Guardas Municipais Voluntrios;[15] sendo igualmente permitido s provncias criarem corporaes assemelhadas, caso julgassem necessrio. Tudo isso devido ao temor de sublevaes armadas e a subverso dos poderes constitudos. At mesmo o Exrcito Imperial (antiga designao do Exrcito Brasileiro) esteve sob ameaa de desmobilizao, pois se acreditava que instituies de defesa formadas por cidados comuns seriam mais confiveis que tropas profissionais.

Foras Policiais das Provncias


Com a morte de D. Pedro I em 1834, afastou-se em definitivo o receio de um possvel retorno do antigo monarca, e o temido realinhamento com Portugal. Ocorrendo-se ento, a rejeio e o afastamento dos extremismos, e efetivandose uma reforma constitucional; na qual sobreveio uma relativa descentralizao poltico-administrativa, sendo institudos Corpos Legislativos nas provncias. Com esse redirecionamento poltico, o Legislativo que passou a fixar, anualmente, e sobre informao do Presidente da Provncia, as foras policiais respectivas.[16] As Guardas Municipais foram lentamente desativadas (algumas permaneceram at a Guerra do Paraguai) e transformadas ou substitudas por Corpos Policiais. A mudana no foi apenas uma troca de denominao, mas de fato uma completa reestruturao do aparato policial existente.
Guarda Municipal Subordinada ao juiz de paz, e este ao Ministro da Justia. Jurisdio restrita aos distritos de paz. Proibida de se reunir, sob pena de ser punida por reunio ilcita (conspirao). Formao paramilitar. Efetivo cadastrado, principalmente pelas parquias do municpio. Corpo Policial Subordinado ao Presidente da Provncia, e indiretamente ao Ministrio da Guerra. Jurisdio sobre toda a Provncia. Tropa aquartelada. Formao militar modelada no Exrcito. Efetivo recrutado voluntariamente, ou forado, nos momentos de crise.

A ocupao era profissionalizante, e o efetivo O guarda municipal possua outra ocupao podia ser destacado, temporariamente ou principal, e no deveria receber tarefas que o em distanciasse muito de sua residncia. definitivo, para qualquer regio da Provncia. O guarda somente recebia pagamento quando O efetivo era assalariado s expensas da mobilizado por mais de trs dias Provncia. consecutivos de servio.

Pela formao e estrutura, os corpos policiais so os que mais se aproximam das atuais policiais militares; legtimos antecessores, com as quais possuem

ligao direta e ininterrupta. Durante e aps a Guerra do Paraguai, os Corpos Policiais por muito pouco no sofreram completa extino, inicialmente por falta de efetivos, enviados para a guerra como parte dos Voluntrios da ptria, e posteriormente pela carncia de recursos financeiros. Entretanto, foi justamente a guerra que lhes deu uma relativa homogeneidade nacional, fortaleceu o esprito de corpo, e estabeleceu os fortes vnculos com o Exrcito que duram at os dias de hoje.

Repblica

Quartel da Polcia Militar do Rio Grande do Norte. Aps combate Intentona Comunista em1935.

Batalho de Infantaria - 1938. Polcia Militar do Estado do Paran.

Com a Proclamao da Repblica foi acrescentada a designao Militar aos CPs, os quais passaram a denominarem-se Corpos Militares de Polcia.[17] Em 1891 foi promulgada a Constituio Republicana, que inspirada na federalista estadunidense, passou a dar grande autonomia aos Estados (denominao dada s antigas Provncias do Imprio). Pela nova Constituio os Corpos Militares de Polcia deveriam subordinarem-se aos Estados, administrados de forma autnoma e independente; os quais passaram ento a receber diversificadas nomenclaturas regionais (Batalho de Polcia, Regimento de Segurana, Brigada Militar, etc.).

Os Estados mais ricos investiram em suas corporaes, transformando-as progressivamente em pequenos exrcitos regionais, com o objetivo de impressionar os adversrios, e tambm de afastar a possibilidade de intervenes federais no Estado. Nesse momento, acirradas pelas divergncias da poltica, as polcias militares afastaram-se entre si, cada uma estabelecendo suas prprias particularidades. Em 1915, as dificuldades apresentadas no Conflito do Contestado (1913) e a ecloso da Primeira Guerra Mundial (1914), despertaram no Exrcito a urgente necessidade de uma reformulao nas foras armadas brasileiras. Nesse ano a legislao federal passou a permitir que as foras militarizadas dos Estados pudessem ser incorporadas ao Exrcito Brasileiro, em caso de mobilizao nacional.[18] Em 1917 a Brigada Policial e o Corpo de Bombeiros da Capital Federal tornaram-se oficialmente Reservas do Exrcito;[19] condio essa a seguir estendida aos Estados. A aceitao desse acordo isentava o efetivo da Fora Estadual do servio militar obrigatrio, implantado em 1916. Entretanto, a negao implicava o no reconhecimento dospostos e graduaes pelo governo federal, podendo os oficiais e sargentos ser convocados como simples soldados. A partir desse momento ocorreu uma reaproximao das corporaes, passando a existir uma progressiva padronizao de uniformes, armas e equipamentos. Aps as Revolues de 1930 e de 1932 as corporaes praticamente fundiram-se num mesmo modelo.

Ps-guerra
Com a queda do governo ditatorial de Getlio Vargas, as polcias militares retornaram ao completo controle dos Estados.[20] A designao como Polcia Militar j era usada de forma extra-oficial desde o incio da Repblica. A denominao oficializou-se aps a Segunda Guerra Mundial, devido divulgao e prestgio do termo ao final do conflito.

Policiamento ciclstico - 1950. Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

A partir dessa poca foi dado um novo direcionamento no emprego das polcias militares, sendo diversificadas suas atividades e criados novos servios especializados; progressivamente, desenvolvendo a configurao que possuem atualmente. At ento elas atuavam como autnticas gendarmarias, exercendo principalmente a segurana de prdios pblicos, e fornecendo destacamentos policiais ao interior do estado. Nos grandes centros urbanos, o clssico policiamento como conhecido atualmente, era realizado pelas Guardas Civis[carece de fontes?], segmentos uniformizados das Polcias Civis Estaduais. Essa sobreposio no agradou a todos, e a cidade de So Paulo, por exemplo, teve de ser dividida entre a Guarda Civil e a Fora Pblica (antiga denominao da PMESP). Novas modificaes foram inseridas com instituio do Governo Militar de 1964. Em 1967 foi criada a Inspetoria Geral das Polcias Militares (IGPM) subordinada ao Exrcito. O policiamento fardado[21] passou a ser considerado exclusividade das polcias militares, e foram extintas as Guardas Civis e outras organizaes similares. Na dcada de setenta ocorreu um acirramento da resistncia ao Governo Militar, e a maioria das polcias militares sofreu intervenes, tendo sido nomeados oficiais do Exrcito para comand-las. Nessa poca novamente ocorreu uma homogeneizao, na qual foi regulamentada uma classificao hierrquica nica, e at se tentou estabelecer um uniforme padronizado para todo pas.

Atualidade

GRPAe e GATE da PMSP - 2007. Polcia Militar do Estado de So Paulo.

Com o fim do Governo Militar na dcada de oitenta, as polcias militares voltaram-se para o objetivo de recompor suas prprias identidades, fortemente marcadas pela imagem da represso dos dois longos perodos de regime de exceo (de 1930 a 1945, e de 1964 a 1988). Passou-se a investir numa reaproximao com a sociedade; tentando-se recuperar antigas modalidades de policiamentos, e desenvolver outras novas. Atualmente dois programas tm merecido especial ateno nas polcias militares. Policiamento Comunitrio Polcia comunitria uma filosofia e uma estratgia organizacional que proporciona uma parceria entre a populao e a polcia. Baseia-se no princpio de que tanto a polcia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas como crimes, drogas, medos, desordens fsicas, morais e at mesmo a decadncia do ambiente. Com o objetivo de melhorar a qualidade geral de vida de todos, o policiamento comunitrio baseia-se na premissa de que os problemas sociais tero solues cada vez mais efetivas, na medida em que haja a participao de todos na sua identificao, anlise e discusso. PROERD Programa Educacional de Resistncia s Drogas e Violncia, que tem por base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), criado pela

Professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polcia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1983. No Brasil o programa chegou em 1992 atravs da Polcia Militar do Rio de Janeiro; sendo que desde 2002 se encontra em aplicao em todas as polcias militares do pas. O Programa pedagogicamente estruturado em lies, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado. Alm da sua presena fsica em sala de aula como educadorsocial, propicia um forte elo de ligao na comunidade escolar em que atua, estabelecendo uma slida base de apoio no trinmio: Polcia Militar, Escola e Famlia. Estrutura Operacional As polcias militares esto estruturadas operacionalmente de maneia similar ao Exrcito, organizadas em comandos intermedirios, batalhes, companhias e pelotes. Os batalhes so baseados nos grandes centros urbanos, e suas companhias e pelotes so distribudos de acordo com a densidade populacional nas cidades circunvizinhas. Normalmente os pelotes so tambm subdivididos em destacamentos ou postos de policiamento. A polcia montada est organizada em regimentos, divididos em esquadres e pelotes. Em escala decrescente, a estrutura operacional se subordina da seguinte forma:

Comando de Policiamento de rea (CPA) ou Regio de Polcia Militar (RPM); Batalho de Polcia Militar (BPM); Companhia de Polcia Militar (Cia PM); Peloto de Polcia Militar (Pel PM); Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) ou de Polcia Militar (DPM); Posto de Policiamento Comunitrio (PPC) ou Base de Policiamento Comunitrio (BPC).

Existem ainda outras denominaes intermedirias, tais com: Grupamentos Especiais, Guarnies e tambm Companhias Independentes de Polcia Militar (CIPM ou Cia PM Ind) que esto no mesmo nvel de autonomia administrativa dos batalhes; tendo, entretanto, efetivo e reas de policiamento menores.

Uniformes

Companhia de Policia Feminina da Polcia Militar do Estado do Rio Grande do Norte.

As foras armadas brasileiras herdaram muitas das tradies militares portuguesas, e durante o perodo do Imprio e parte do da Repblica, com poucas excees, as polcias militares utilizaram uniformes azuis (azul ferrete). Em 1903 o Exrcito Brasileiro adotou o uniforme cqui;[22] sendo ento copiado pelas PMs. Em 1934 o Ministrio da Guerra determinou, obrigatoriamente, a cor cqui para todas as foras de reserva militar (PMs e Tiros de Guerra).[23] Aps a Segunda Guerra Mundial as polcias militares adquiriram autonomia para escolher as cores de seus prprios uniformes, entretanto, a maioria optou por permanecer com o cqui. Durante o regime militar, em 1976, a IGPM sugeriu que as PMs adotassem a cor azul petrleo (a cor do fardamento da Polcia Militar do Distrito Federal). Por esse motivo algumas PMs mudaram seus uniformes. Atualmente a cor cqui, com variaes para o bege, e a cor azul, com variaes do cinza ao azul escuro, so as principais cores dos uniformes das polcias militares brasileiras.

Polcias militares com uniformes cqui:

BMRS, PMAC, PMAL, PMBA, PMCE, PMGO, PMMG, PMPB, PMPR, PM PE, PMPI, PMSC, e PMTO.

Polcias militares com uniformes azuis:

CBMSC, PMAP, PMAM, PMDF, PMES, PMMA, PMMS, PMMT, PMPA, P MERJ, PMRN, PMRO, PMRR, PMSE, e PMESP.

Observao: Isso se aplica somente aos uniformes de servio. Os fardamentos de gala, passeio, cerimoniais e outros possuem caractersticas prprias em cada uma das corporaes.

Telefone de Emergncia Em todo o Brasil o nmero do telefone de emergncia nico e gratuito. Para solicitar o auxlio da Polcia Militar basta discar UM (1), NOVE (9), ZERO (0). Hierarquia As polcias militares possuem, em regra, a mesma classificao hierrquica do Exrcito Brasileiro, com modelos diferenciados de insgnias.[24] Porm, algumas corporaes promoveram a supresso legal de alguns graus hierrquicos. Modalidades de Policiamento

Grupamento de Radiopatrulha Area, Joo Negro, da Polcia Militar do Estado de So Paulo.

Policiamento Rodovirio da Polcia Militar do Paran.

Areo Com helicpteros: - Salvamentos e resgate - Acompanhamento ttico e policiamento ostensivo em geral Com avies: - Patrulhamento ambiental - Transporte de emergncia

Ambiental - preveno e represso a crimes ambientais Com ces: - Combate ao trfico de drogas (ces farejadores) - Controle de distrbios civis - Resgate de pessoas perdidas, soterradas, etc.

De choque - restabelecimento da ordem social De guarda - segurana a presdios, consulados, prdios pblicos, etc. Escolar - segurana s escolas e universidades Escolta - proteo especial a pessoas ou bens Ferrovirio - segurana em trens e estaes ferrovirias Fluvial, lacustre e martimo - patrulhamento com embarcaes Motorizado - patrulhamento com veculos automveis e motocicletas Ostensivo a p - patrulhamento bsico, em geral com o uso de radiotransmissores Rodovirio - controle do trnsito em estradas rodovirias Turstico - segurana e apoio a turistas Montado - destinado principalmente a patrulhamento de parques, reas rurais, regies de acesso restrito, etc. - Controle de distrbios civis

De trnsito - policiamento e controle do trnsito urbano e em vias sob competncia estadual Velado - desuniformizado e descaracterizado, para a preservao da ordem pblica

Patrono Nacional das Polcias Militares


O patrono nacional das polcias militares Joaquim Jos da Silva Xavier, o Tiradentes. Ele nasceu no distrito de Pombal, no atual Estado de Minas Gerais. Foi Alferes de Milcia, e comandante do destacamento de Drages na patrulha do Caminho Novo, estrada que servia como rota de escoamento da produo

mineradora da Capitania das Minas Gerais ao porto do Rio de Janeiro. Participou do movimento denominado Inconfidncia Mineira, e foi executado em 21 de abril de 1792, data em que se comemora o Dia da Polcia Militar no Brasil (e tambm o da Polcia Civil). Tiradentes considerado Patrono Cvico, sendo a data de sua morte, 21 de abril, feriado nacional. Seu nome consta no Livro de Ao do Panteo da Ptria e da Liberdade, como Heri Nacional do Brasil.

You might also like