You are on page 1of 4

Entrevista Tema: USO INDEVIDO DE IMAGENS NA INTERNET

Concedida ao Acadmico de Jornalismo THIAGO SOARES (UNINOVE) Principais pontos abordados 27/04/2010

Primeiramente, importante ressaltarmos que praticamente todo nosso ordenamento jurdico aplica-se aos fatos que ocorrem na Internet. Temos um novo meio, mas as condutas so as mesmas (contratos eletrnicos, crimes digitais, etc). A Internet no um mundo sem lei. Logo, se um ilcito for praticado atravs da Web, passvel de punio, atravs de nossas leis civis e penais.

A Constituio Federal garante, em seu art. 5, inciso X, o direito imagem, nestes termos: (...) Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: (...) X - so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao; (...).

Portanto, se um indivduo utilizar uma foto, vdeo ou contedo de terceiros na Internet, poder praticar, em tese, os seguintes crimes: 1. Falsa identidade art. 307, Cd. Penal: Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito prprio ou alheio, ou para causar dano a outrem:

Gisele Truzzi | Advogada


www.truzzi.com.br

Pena - deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano, ou multa, se o fato no constitui elemento de crime mais grave.

No contexto questionado, este delito pode ocorrer atravs do uso de imagem de terceiros com a finalidade de identificar-se como outrem em redes sociais. Exemplo: Fulano copia foto de Ciclano e insere-a em seus avatares e lbuns em redes sociais, fazendo com que as pessoas de fato imaginem que ele Ciclano.

2. Crimes contra a honra: calnia, injria e difamao: a) Calnia art. 138, Cd. Penal: Caluniar algum, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: Pena - deteno, de seis (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa.

Este crime geralmente praticado em sites de relacionamento e fruns de discusso na Web por conta de brigas virtuais geradas entre seus membros. Exemplo: indivduo diz em uma comunidade virtual que fulano ladro. b) Difamao art. 139, Cd. Penal: Difamar algum, imputando-lhe fato ofensivo sua reputao: Pena - deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano, e multa.

Dentre os crimes contra a honra, a difamao um dos mais praticados e o que produz maiores efeitos negativos, pois consiste em macular a imagem do indivduo perante a sociedade. Exemplo: publicar na Internet que Fulano pssimo profissional, incompetente, sem escrpulos, corrupto. c) Injria art. 140, Cd. Penal: Injuriar algum, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro: Pena - Deteno, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.

A injria consiste em lesar a imagem que a pessoa tem de si mesma, algo que fere seu ntimo. Exemplo: dizer em blogs ou sites de relacionamento que Ciclana uma vaca, nojenta.

Gisele Truzzi | Advogada


www.truzzi.com.br

3. Violao de Direitos Autorais (Pirataria) art. 184, Cd. Penal: Violar direitos de autor e os que lhe so conexos: Pena - deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano, ou multa.

Este crime tambm praticado em larga escala na Internet, no somente pela cpia ilegal de msicas e filmes, mas tambm pelo plgio de outros tipos de contedo detentores de direitos autorais, tais como artigos, monografias, livros, fotos, etc. O fato de um material estar disponvel na Web no significa que podemos utiliz-lo livremente; necessrio conferir se h restrio de direitos autorais e qual o tipo de licena para uso.

Caso ocorra um dos delitos descritos acima, possvel remover o contedo utilizado indevidamente, atravs de: 1. Contato direto (via email) com o site ou com o indivduo que publicou o material, solicitando a excluso definitiva deste; 2. Notificao extrajudicial endereada ao site provedor do contedo, contendo as justificativas pelas quais o material deve ser removido; 3. Ao judicial contra o site que publicou o contedo, para que remova o material e identifique o indivduo que praticou o ilcito.

Aps a identificao do autor do ilcito, ainda possvel: 1. Propor uma ao cvel de indenizao por danos morais e materiais contra o autor do ilcito, para reparao do dano causado vtima; 2. Propor uma ao penal contra o autor do delito, visando a punio pelos crimes praticados.

Importante salientar que necessrio armazenar todas as provas relacionadas ao incidente (extrair prints das telas, arquivar os emails originais) e tambm dirigir-se a um Cartrio de Notas para registro de uma Ata Notarial.

A Ata Notarial como uma certido: o Tabelio acessar os links indicados, visualizar o contedo ofensivo reportado pelo solicitante e elaborar este documento, relatando todo o material que est sendo visualizado. A ata notarial, por ser lavrada atravs de Tabelio, que tem f pblica, uma prova forte e bem aceita pelos Juzes; enquanto que os simples

Gisele Truzzi | Advogada


www.truzzi.com.br

prints de tela podero ter sua validade contestada pelo Juiz ou pela parte contrria, por serem arquivos de imagem, potencialmente manipulveis.

Gisele Truzzi Advogada especialista em Direito Digital e Direito Criminal. www.truzzi.com.br gisele@truzzi.com.br

Gisele Truzzi | Advogada


www.truzzi.com.br

You might also like