You are on page 1of 2

Do ponto de vista do espectador, o filme um suspense que traz, no decorrer, expectativas para a soluo do caso, fazendo com que

e nos entretemos sem sequer perceber o tempo passar. Em relao de como se descreveria a participao de um advogado, para defender esse tipo de cliente, qual seja, o personagem de Bufallo Bill, defenderemos a tese de que ele possui imputabilidade reduzida, ou seja, ele semi-imputvel. A razo pela qual resolvemos no defender a tese da inimputabilidade absoluta, caso em que implicaria na medida de segurana, e no em sano penal, se d, pois, da forma pela qual a medida de segurana vem sendo aplicada no sistema brasileiro, pois ela vem sendo aplicada aos inimputveis consubstanciada principalmente por no ter o legislador fixado carter objetivos quanto a sua fixao, uma vez que, h indeterminao do tempo mximo da medida de segurana, deixando a mera liberalidade do magistrado quando da sua aplicao ao caso concreto e tem levado discusses sobre sua constitucionalidade. Em outras palavras, na prtica, isso pode gerar uma priso perptua. Igualmente aos inimputveis absolutos, aos imputveis no defenderemos a tese do delito cometido por este, pois ao imputvel a lei no lhe d direito de reduo da pena, conforme prevista aos semi-imputveis, no art. 26, pargrafo nico do CP, como segue:
INIMPUTVEIS Art. 26. isento de pena o agente que, por doena mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ao ou da omisso, inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. REDUO DA PENA Pargrafo nico. A pena pode ser reduzida de um a dois teros, se o agente, em virtude de perturbao de sade mental ou por desenvolvimento mental incompleto ou retardado no era inteiramente capaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

Dito isso, aos semi-imputveis, a pena pode ser reduzida de um a dois teros da pena aplicada. Outrossim, segundo professor Delmanto, percebe-se que o personagem possui os trs requisitos para caracterizar a responsabilidade diminuda, , quais sejam: 1. Das Causas. Perturbao de sade mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado. 2. Da Consequencia. Falta de inteira capacidade de entender a ilicitude do

fato ou de orientar-se de acordo com esse entendimento. 3. Do Tempo. Existncia dos dois requisitos anteriores no momento do crime. Ademais, segue alguns julgados colacionado pelo professor Delmanto favorveis ao ru:
Abolio do duplo binrio: Aps a reforme de 84, no mais cabe a aplicao de pena e medida de segurana, devendo o juiz optar entre uma ou outra (TJSP, RT 600/324; TACrSP, Ap. 387.841, j. 6.3.85, RT 596/376; TJRS, RT 594/383). Pargrafo nico do artigo 26: A diminuio da pena, prevista neste pargrafo, obrigatria, e no facultativa (STJ, REsp 10.4756, DJU 23.9.91, p. 13090; TJSP, RJTJSP 103/453; contra: STJ, RT 655/366). Quantidade da reduo da pena: A reduo da pena pode ser aplicada de acordo com o vulto da deficincia mental do ru (TJSP,mv RT 599/312), ou ainda em funo da gravidade do fato e da capacidade de delinquir demonstrada (TJSP, RT 645/266). Se a juiz apenas a diminui de um e no a dois teros, fica obrigado a motivar essa deciso (TACrSP, Julgados 67/56). Substituio por tratamento: A pena reduzida pode ser substituda pela internao ou tratamento ambulatorial, se os peritos acharem conveniente (TJSP, RT 600/322; TACrSP, Julgados 82/430). S em caso de necessidade especial tratamento que a medida de segurana deve ser imposta, substituindo a pena reclusiva (TJSP, mv RT 599/312, 645/266). Vide, tambm art. 97 do CP. Perturbao da sade mental: Oligofrenia (TAcr, Julgados 82/430). Epilepsia pode ser (TJRS, Ap. 685.002.461, j. 28.2.85).

You might also like