You are on page 1of 3

Isto No um Filme (In Film Nist), de Jafar Panahi e Mojtaba Mirtahmasb (Ir, 2011) por Pedro Henrique Ferreira

Entre o conceito e a realidade

O contedo da empreitada de Panahi/Mirtahmasb escapa os limites da obra e remete (impe, canaliza) s condies nas quais ela foi realizada: na priso domiciliar do diretor mundialmente aclamado por filmes como Balo Branco, O Crculo e O Espelho, esperando um veredicto contra a punio de vinte anos que o probe de exercer sua profisso. impossvel dissociar Isto No um Filme de sua origem, do drama real de sua prtica. As conotaes polticas da obra so imediatamente visveis, mas nada disto feito atravs de uma catarse ou purgao. Nada feito com gritos. Sobretudo, nada feito s por causa das palavras repetidas ou das ideias que esto expostas abertamente. O que difere Isto No um Filme de um punhado de outros filmes medocres sobre ditaduras e temas semelhantes o complexo mecanismo cinematogrfico pelo qual opera.

A estratgia artstica de Panahi sempre operou por metforas. Uma menina que perde o dinheiro num bueiro deve significar muito mais do que simplesmente isto; um grupo de mulheres que quer assistir um jogo de futebol tambm; do mesmo modo, uma adolescente que proibida pelo pai de ingressar na escola de artes se torna a alegoria de um sistema opressivo no Ir contemporneo. sua maneira, so gatilhos para se tratar de contradies muito maiores do que os pequenos dramas que vemos na tela. Mas uma tendncia oposta tambm se contrape inicial: a metfora deve se tornar viva - o que um esquema abstrato precisa ganhar carne e osso, e neste ganho, revelar uma forma de realidade, uma percepo do banal indecifrvel, presente em cada acontecimento. A primeira tendncia est ligada s palavras. A segunda, s imagens. por causa desta dupla tendncia que um roteiro no se resolve sendo narrado. Por isto que ele precisa ser filmado. O procedimento semelhante quele que Rancire descreve em Brecht: preciso que os assuntos de couve-flor de Arturo Ui sejam mais do que assuntos de couve-flor, que eles sejam a alegoria transparente da realidade econmica que sustenta o poder nazista. Mas tambm preciso, ao inverso, que sejam apenas assuntos de couve-flor, uma realidade estpida, insensata, que deve suscitar aquele sentimento de absurdo que nutre ao mesmo tempo o puro prazer ldico e o sentimento do intolervel.

por este vis que Isto No um Filme se aproxima das obras de Magritte, principalmente de quadros como Os Passeios de Euclides ou A Condio Humana. A ordem desta aproximao no est apenas na brincadeira do ttulo, mas tambm na estrutura de composio por abismo (o quadro dentro do quadro / o filme dentro do filme) e a contraposio entre uma tendncia conceptualista e outra realista que se encontra base de todos os principais expoentes do neo-realismo iraniano. Sob o olhar de Panahi, esta contraposio tambm ganha a notria expresso de uma relao entre o interior de seu apartamento e um mundo exterior que lhe inacessvel por causa da dupla constrio (o regime de priso domiciliar e a impossibilidade de filmar). O grande drama de Isto No um Filme que esta relao esteja temporariamente interrompida, proibida. Por um lado, Panahi est insatisfeito em documentar seu cotidiano (sua iguana, seus chs, os acontecimentos banais de sua vida) sem lhes dar motivao, sem lhes criar sentido. Ento, convida um documentarista e resolve se tornar ator. Comea a ler um roteiro seu que fora censurado, mas chora ao tentar utilizar-se de abstraes geomtricas para explic-lo em sua sala de estar. Tambm est insatisfeito em documentar uma expresso puramente conceitual. Em vo, da janela, fica a observar sua cidade no dia da festa dos fogos de artifcio. Filma-a com uma cmera de celular.

A melancolia que deriva do filme no resultado da impossibilidade de filmar, pois ele tem as ferramentas para esta empreitada. Tampouco da impossibilidade de elaborar metforas e criar discursos. O problema que nenhuma das duas coisas o satisfaz sem que haja o encontro entre ambas, sem que a estrutura narrativa se contora em direo realidade do mundo e vice-versa. E este encontro a experincia de uma liberdade plena. por esta estratgia de dramaturgia que Panahi/Mirtahmasb conseguem expressar um contedo artstico e torn-lo o correlativo direto de um fato poltico.

O encontro to implorado est reservado aos minutos finais de Isto No o Filme, e ele incide sobre ns com um baque tremendo, na melhor sequncia que Panahi alguma vez dirigiu. No sabemos se por um acaso ou por uma premeditao, mas um coletor de lixo aparece sua porta e os dois travam dilogo que lembra muito os dilogos de Kiarostami. Do roteiro que narrara anteriormente em sua sala de estar, protagonizado por uma estudante de arte, a realidade oferta a Panahi um jovem que, por mais que suas diferenas em relao personagem sejam amplas, curiosamente tambm um estudante de arte ( isto que o seduz? isto que o faz descer com ele no elevador?). A realidade bate sua porta e ele a persegue, a acompanha pelo prdio at o exterior, e o prprio filme se transforma repentinamente de acordo com a necessidade do diretor em deixar-se levar por esta brecha onde se entrev um trao do mundo. Enfim, Panahi o persegue at sair de casa pela primeira vez, mesmo ouvindo as

contraindicaes do coletor de lixo. Escondendo-se, e obcecado pela imagem que pode obter, continua a film-lo at que, distncia, perdemos de vista o jovem atrs de uma grade de ferro. Ao fundo, labaredas e fogos de artifcio celebram revelia da proibio do governo iraniano, transformando em protesto uma comemorao. Esta possivelmente a imagem perfeita do enclausuramento e da solido, da distncia da qual Isto No um Filme padece. A distncia entre o sujeito e o mundo, entre o conceito e a imagem. A tenso entre a arte e a realidade.

Maio de 2012

You might also like