You are on page 1of 24

NOVA ORDEM MUNDIAL O mundo em transformao

A velha e a nova ordem mundial


Ordem

padro dominante das relaes internacionais num determinado perodo. Existem uma ordem/desordem mundial? Sec. XIX 1 rev. Industrial hegemonia Inglaterra

Antes da 2 Guerra Mundial Ordem multipolar


Reino Unido- Potncia planetria no sc. XIX decadncia no final sec. daquele sculo. Frana, e especialmente, Alemanha, concorrentes colonizao da frica. Estados Unidos- tornando potncia no continente americano. O Japo- lanava-se numa aventura expansionista no leste e sudeste da sia. Rssia- sempre militarizada e disposta a guerras de conquista territoriais.

ORDEM BIPOLAR OU BIPOLARIDADE


2 Guerra Mundial - 2 Superpotncias emergem EUA e URSS. Diviso do mundo em 2 blocos de influncia Capitalista - liderado pelos Estados Unidos; Socialista - liderado pela Unio Sovitica.

GUERRA FRIA

Equilbrio nuclear entre as duas potncias - impossibilidade de uma guerra direta.

Caractersticas:

Corrida armamentista, nuclear, tecnolgica e espacial; Espionagem militar e industrial; As guerras no Terceiro Mundo com faces rivais apoiadas, cada uma, por uma das potncias (Ex.: as guerras da Coria, Vietn, Cuba, Nicargua e Afeganisto). No plano militar criada a OTAN - Organizao do Tratado do Atlntico Norte - cooperao entre pases capitalistas para evitar o avano comunista. Em resposta: Pacto de Varsvia - Criado para impedir o avano capitalista. Smbolo desse perodo - o Muro de Berlim - Dividia a cidade em capitalista e socialista.

1 Mundo - 2 Mundo - 3 Mundo

Regionalizao Mundial mundo bipolar


1 Mundo - Capitalistas Desenvolvidos ou Centrais - EUA, Japo, Reino Unido, Frana, Alemanha, Itlia, Holanda, Canad.

2 Mundo - Socialistas - Economia Planificada 3 Mundo Perifricos Capitalistas Subdesenvolvidos ou

- Caractersticas:

Relaes comerciais desfavorveis com pases do 1 Mundo;- Exportam matria-prima a baixo custo;Importam produtos industrializados e tecnologia a um custo elevado;Apresentam grandes desigualdades sociais.

Mundo bipolar: socialismo x capitalismo

Dois ideais de felicidade - Guerra Fria:


Os socialistas idealizavam uma sociedade igualitria. O Estado era o dono dos bancos, das fbricas, do sistema de

crdito e das terras, e era ele, o Estado, que deveria distribuir


riquezas e garantir uma vida decente a todos os cidados.

os capitalistas, o raciocnio era inverso. A felicidade individual

era o principal. O Estado justo era aquele que garantia a cada


indivduo as condies de procurar livremente o seu lucro e construir uma vida feliz. A soluo dos problemas sociais vinha

depois, estava em segundo plano.

implantao de um dos dois sistemas, em termos mundiais, s seria vivel mediante o desaparecimento do outro. Nenhum pas poderia ser, ao mesmo tempo, capitalista e comunista. O maior instrumento ideolgico da Guerra Fria: a propaganda.

A fora da propaganda
A

partir do final dos anos 40 e nas dcadas de 50 e 60, o mundo foi bombardeado com imagens que tentavam mostrar a superioridade do modo de vida de cada sistema. mundo socialista, as imagens mostravam exatamente o contrrio: vida no socialismo era alegre e tranquila. trabalhadores no precisavam se preocupar com emprego, educao e moradia. Tudo era garantido pelo Estado.

No A

Os

O surgimento de uma nova ordem


Desmembramento

sovitica E Queda do Muro de Berlim 1991 Hegemonia do sistema capitalista

da Unio

O MUNDO MULTIPOLAR

Terceiro Mundo funcionou, por muito tempo, como um conceito crucial na reflexo e na prtica didtica da geografia. Ele representou uma tentativa de cartografar a pobreza, definindo seus contornos em escala global.

nova ordem mundial assinala a fragmentao do Terceiro Mundo em espaos perifricos, que tendem a se integrar marginalmente aos megablocos econmicos. "Drages Asiticos" e os pases pobres da sia meridional funcionam como reas de transbordamento dos capitais japoneses.
Europa do leste e do sul, bem como a frica do norte, associa-se ao ncleo prspero da Europa centro-ocidental. Amrica Latina entrelaa seu destino ao da Amrica do Norte.

Os

Dicotomia Norte e Sul

Dicotomia Norte e Sul x dicotomia entre os povos

Pontos Luminosos e Opacos

Pontos Luminosos e Opacos

Hoje,

no mundo multipolar do ps-Gerra Fria, o poder medido por pela capacidade econmica disponibilidade de capitais, avano tecnolgico, qualificao da mo-deobra, nvel de produtividade e ndices de competitividade.

O mundo multipolar
multipolaridade

do poder global substituiu a rgida geometria bipolar do mundo do ps-guerra. os polos de poder da nova ordem mundial apresentam contornos supranacionais. Delineiam-se megablocos econmicos organizados em torno das grandes potncias do fim do sculo. Na Amrica do Norte, constitui-se a Nafta, polarizada pelos Estados Unidos. Na Europa, a Alemanha unificada funciona com eixo de ligao entre o leste e o oeste do continente. No Pacfico, o Japo centraliza uma vasta rea de influncia.

Megablocos Regionais

O grande desafio

Outra ordem/ Uma outra globalizao

Valorizao da Identidade Local

Chade: Famlia Estados Unidos da Amrica: Famlia Revis da Aboubakar do campo de refugiados de Carolina do Norte Breidjing Despesa com Despesa com alimentao por alimentao em 1 semana: $341.98 dolares. semana: 685 Francos / $1.23 dlares.

Equador: Famlia Ayme de Tingo Despesa com alimentao em 1 semana: $31.55 dlares

You might also like