You are on page 1of 4

COLGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES EXERCCIOS REVISO PARA RECUPERAO 7 ANO LNGUA PORTUGUESA 1 TRIM.

2011 Prof Marisa

01- Observe o trecho abaixo, transcreva os pronomes nele contidos e classifique-os. Comigo exerceu com calma ferocidade o seu autoritarismo. Na minha nsia de ler, eu nem notava as humilhaes a que ela me submetia: continuava a implorar-lhe emprestados os livros que ela no lia. 02- Leia o trecho abaixo e faa o que se pede. - Voc pode me dar uma carona? pediu o menino. - Quem lhe deu permisso para tratar-me de voc? respondeu ela, rispidamente. Para voc, pirralhinho, eu serei sempre senhora! a) Destaque do texto os pronomes de tratamento. b) Como a mulher gostaria de ser tratada? Por que ela exigiu esse tratamento? 03- Identifique no trecho abaixo a que substantivo se referem os pronomes pessoais destacados: Duvido que se hoje pegasse uma bola de gude conseguisse equilibr-la na dobra do dedo indicador sobre a unha do polegar, quanto mais jog-la com a preciso que tinha quando era garoto. 04- Leia o dilogo abaixo e responda s questes. - Ele sempre assim? Nem se mexe? - Assim melhor. Pior quando tinha ataque. Agora faz tempo que no d. Uns dois anos. Com o ataque era o co. - Ataque de que jeito? - Ataque. Joga no cho, enrola a lngua. O olho entra pra dentro. Eu, a me e o pai tinha vez de no conseguir segurar ele. Durava pouco, mas era o inferno. Assim quieto melhor. No amola. a) Observe este trecho Eu a me e o pai tinha vez de no conseguir segurar ele. Tomando como referncia a lngua padro, h uma inadequao quanto ao uso do pronome na fala acima. Identifique o uso do pronome numa linguagem informal. b) Por que foi adotado o uso desse pronome na fala do dilogo acima? c) Reescreva a frase usando uma linguagem formal, ou seja, adequando o uso do pronome norma padro formal. 05- Leia estes versos de Manuel Bandeira. Vamos viver no Nordeste, Anarina. Deixarei aqui meus amigos, meus livros, Minhas riquezas, minha vergonha.

a) Que palavras indicam de quem so os amigos, os livros, as riquezas e a vergonha? b) Como se classificam esses pronomes? c) Esses pronomes empregados no texto esto relacionados a que pessoa gramatical? d) Reescreva a estrofe acima, utilizando a 1 pessoa do plural. 06- Leia estes versos. Esta estrada onde moro, entre duas voltas do caminho, interessa mais que uma avenida urbana. a) Marque a alternativa que indica onde est a estrada. ( ) Perto daquele que est falando. ( ) Perto daquele com quem se est falando. ( ) Longe dos dois. b) Como se classifica o pronome acima destacado? c) Quais so os outros pronomes demonstrativos? d) O pronome esta est corretamente empregado no trecho acima? Justifique sua resposta. 07- Leia e responda. Os adeptos dos transgnicos defendem sua comercializao em massa. Os opositores no querem acreditar em seus argumentos. Se estes so cautelosos, aqueles so apressados demais. a) A quem se referem no texto os pronomes estes e aqueles? 08- Leia esta histria para responder ao que se pede. Histria da preguia Esta uma histria sobre quatro pessoas. Todo Mundo, Algum, Qualquer Um e Ningum. Havia um grande trabalho a ser feito e Todo Mundo tinha certeza de que Algum o faria. Qualquer Um poderia t-lo feito, mas Ningum o fez. Algum se zangou porque era um trabalho de Todo Mundo. Todo Mundo pensou que Qualquer Um poderia faz-lo, mas Ningum imaginou que Todo Mundo deixasse de faz-lo. Ao final Todo Mundo culpou Algum quando Ningum fez o que Qualquer Um poderia ter feito. 1. a) Quem faria o trabalho? b) Quem o fez? c) De quem era o trabalho? d) Quem poderia t-lo feito? 2. Marque a alternativa que indica corretamente a troca de funo gramatical feita para nomear as personagens. ( ( ( ) pronomes indefinidos -- substantivos prprios. ) pronomes adjetivos pronomes substantivos. ) pronomes pessoais substantivos prprios.

09- Leia o trecho da msica De repente Califrnia. Garota, eu vou pra Califrnia Viver a vida sobre as ondas Vou ser artista de cinema O meu destino ser star O vento beija meus cabelos As ondas lambem minhas pernas O sol abraa o meu corpo Meu corao canta feliz[...] a) Transcreva do texto as aes expressas pelos verbos relacionadas a: Vou pra Califrnia = Abraa o meu corpo = Beija meus cabelos = Canta feliz = b) Copie do texto um verbo de 1 conjugao, um de segunda e um de terceira.

10- Leia um fragmento do poema A chuva, de Srgio Caparelli e responda s questes. A chuva caindo A chuva na calha A chuva no zinco Escorre e gargalha a) b) c) d) Destaque do primeiro verso o verbo. D as formas nominais desse mesmo verbo. A que conjugao ele pertence? Observando bem o primeiro verso lemos A chuva caindo. A forma verbal caindo se encontra no: ( ) infinitivo ( ) particpio

( ) gerndio

e) O uso dessa forma nominal serviu para indicar no texto que a chuva: ( ) J havia parado de cair. ( ) Caa continuamente.

f) Quais so os outros verbos presentes no texto e que representam aes relacionadas chuva? g) Em que tempo esto esses verbos identificados na questo e? 11-

Criana que trabalha compromete sua vida.

Trocando a palavra criana por crianas, haver modificaes no restante da frase. Marque a resposta correta que contm essas modificaes: A) Crianas que trabalham compromete sua vidas. B) Crianas que trabalha comprometem suas vidas. C) Crianas que trabalham comprometem suas vidas. D) Crianas que trabalha compromete suas vida. 12- Leia o texto e responda s questes. O jogo O Estdio lotou. Juiz apitou e o jogo comeou. O jogador chutou. Outro cabeceou. O goleiro agarrou. Chutou. Escanteio. A torcida vibrou. Falta. O juiz marcou. O tempo passou. O 1 tempo terminou. Intervalo. O jogo voltou. O jogador lanou. Outro driblou. Chegou perto do gol. O goleiro caiu. O jogador chutou. Fez o gol. Ele comemorou. O jogo parou. Juiz apitou e o jogo recomeou. Chute pra c e chute pra l. Nenhum outro gol. O jogo terminou. O campeo comemorou. A torcida se encantou. festa no Maracan. 1) Sobre o que o texto trata? 2) Qual foi o placar do jogo? 3) Onde aconteceu o jogo? 4) Marque de vermelho todos os verbos do texto. Quantos verbos tem o texto? 5) Em que tempo verbal o texto est? 13- Observe a tirinha e responda.

a) Retire do 2 quadrinho uma locuo verbal. b) Reescreva a fala do 2 quadrinho, substituindo a locuo verbal por um nico verbo. c) Que tempo verbal est expresso na fala do mdico?

ESTUDE, FAA OS EXERCCIOS, ACREDITO NA SUA CAPACIDADE DE SUPERAO. COM CARINHO, Marisa

You might also like