You are on page 1of 45

Correlao dos Tipos de carter e a anatomia do corpo humano

Instncias que conceituam e articulam a anatomia humana

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

Clula Excitao biolgica Pulsao Tecidos Camadas de tecidos Padro de organizao repetitivo Auto produo do corpo - autopoiese

Instncias que conceituam e articulam a anatomia humana

1. Clula - menor parte do corpo que contm todas as propriedades do vivo, ou seja: um limite (membrana), um meio,um gel (citoplasma) e um ncleo (informao).

Clula Vegetal

Segundo indcios, a Terra formou-se a cerca de 4.5 bilhes de anos atrs, sendo que a primeira evidncia de que existiria vida tem aproximadamente 3.5 bilhes de anos. Tais evidncias, foram demonstradas por cientistas por volta de 1980, os quais encontraram fsseis de organismos primitivos em rochas muito antigas na Austrlia ocidental. Tais organismos foram posteriormente denominados cyanobactrias, conforme mostrada a seguir:

Fonte: (CYANOBACTERIA,2006).

Instncias que conceituam e articulam a anatomia humana 2. Excitao biolgica


o resultado da despolarizao da membrana celular. a membrana possui poros (as molculas de protena so poros da membrana) que faz com que ela tenha uma permeabilidade seletiva s molculas e ons. Isso cria um gradiente de voltagem, dentro negativo fora positivo, isso mantido atravs de ons, (os elementos qumicos quando dentro da H2O so ons). ons so tomos que perdem ou ganham eltrons

Instncias que conceituam e articulam a anatomia humana 2. Excitao biolgica


Elementos ionizados, tem uma fora eltrica que se convencionou ser positivo ou negativo dependendo da quantidade de eltrons que tem o tomo. Isso cria um campo de fora de atrao e repulso, favorecendo a juno de ons e molculas formando campo eletromagntico, isso o que acontece com o vivo . assim que gera a excitao no sistema nervoso, no sistema muscular, nas vsceras. uma despolarizao, que se move ao longo da membrana celular.

Instncias que conceituam e articulam a anatomia humana

3. Pulsao: o movimento que caracteriza o vivo, tem dois sentidos: expanso para fora e contratao para dentro.

Instncias que conceituam e articulam a anatomia humana

4. Tecidos: Coletnea de clulas para desempenhar uma determinada funo.

Instncias que conceituam e articulam a anatomia humana 5. Camadas de tecidos que se juntam ou se justape para formar
os rgos e sistemas:

Camada de dentro ou endoderma que tem por funo a


produo de energia, filtrao do corpo, digesto (aparelho digestivo), respirao (pulmes), vsceras (oco ex: intestinos) e rgos(macio ex: fgado) a circulao do sangue, hormnios, elementos qumicos Na, K, H2O ionizada. Toda excitao do corpo provm do endoderma que a camada mais indiferenciada.

Instncias que conceituam e articulam a anatomia humana Camada do meio ou mesoderma - cuja funo estrutura e
sustentao: tecido conjuntivo (segundo os holfistas o que d forma, consistncia ao corpo) - articulaes, fcias, tendes, ossos e msculos.

Camada externa ou ectoderma - cuja funo a recepo, coleta,


processamento e transmisso de informao - sistema nervoso e pele. O crebro como um regulador dos pulsos, o sistema nervoso pode ser compreendido como regulador do pulsos: Automtico (mais que 90% do corpo), Emocional e Produo de Imagens.

Instncias que conceituam e articulam a anatomia humana 6. Padro de organizao repetitivo:


O Crebro regula o pulso, o crebro no hierarquizado, uma rede de informaes, que evolutivamente foi agregando camadas sobre camadas, indo em direo ao aumento de complexidade das funes. Ex: homem h 10 milhes de anos o corpo humano ficou em p essa foi a diferenciao entre macacos e homindeos, quando essa anatomia ficou em p, liberou as mos e o refinamento motor das mos na construo de ferramentas permitiu a criao de redes neuro-motoras para regular os movimentos das mos.

Instncias que conceituam e articulam a anatomia humana 6. Padro de organizao repetitivo:


Outro exemplo a questo da fala, quando o homem ficou em p houve um descolamento da laringe , que permitiu uma condio fsica propicia produo de sons, o que promoveu a constituio de redes neuro-motoras reguladoras dessa nova funo de articulao. Nesses dois exemplos ocorre primeiro a ao motora que desencadeia ao longo do tempo a produo de redes neurais.

Instncias que conceituam e articulam a anatomia humana 7. Auto produo do corpo - autopoiese, o corpo visto como
um processo de produo de si mesmo, de uma determinada forma, num padro repetitivo do corpo, conforme item 6 o cdigo gentico um programa de produo continua de corpo, tem uma regra, uma frmula - a pele, os cabelos, o crebro, os vasos, rgos, a membrana celular dos neurnios, mudana continua, o cdigo gentico no s para produzir herana gentica, mas tambm carter modo de funcionar, e isso esta em contnua mutao.

SISTEMA NERVOSO CENTRAL

SISTEMA SIMPTICO E PARASIMPTICO

PELE

Estruturas e Carter
Segundo a Bioenergtica as estruturas de carter so classificados em cinco tipos bsicos Alexander Lowen - Bioenergtica

Estrutura de Carter
DESCRIO Ciso no funcionamento unitrio da personalidade. Refugio dentro de si mesmo, rompendo ou perdendo o contato com a realidade externa. O senso de si mesmo est diminudo, o ego fraco e cujo contato com seu corpo e sentimentos est reduzido.

Estrutura de Carter
CONDIO BIOENERGTICA A energia est retida longe dos rgos que fazem contato com o mundo exterior: rosto, mos, genitais e ps (desconectados do centro energtico). A excitao do centro bloqueada por tenses musculares crnicas na base da cabea, ombros, pelve e articulaes dos quadris, as funes desses rgos ficam dissociadas dos sentimentos existentes no centro da pessoa. H energeticamente uma ciso do corpo na altura da cintura falta de integrao entre a parte superior e inferior .

Estrutura de Carter
APARNCIA Corpo: estreito e contrado, frente a existncia de elementos paranicos o corpo fica cheio e atltico. reas de tenso: base do crnio, articulaes do ombro e quadril e diafragma (severa) - cinde o corpo em 2 partes. Espasticidade nos pequenos msculos que circundam as articulaes extrema inflexibilidade, ou excessiva maleabilidade. Face: aparncia de mscara, olhos com vivacidade diminuda e falta de contato. Braos pendem como apndices, ps contrados e frios, podem ser revirados, peso do corpo nas bordas externas. Discrepncia marcante entre as duas metades do corpo. Linha longitudinal parece quebrada . Cabea, tronco e pernas formam ngulos entre si.

Estrutura de Carter
CORRELATOS PSICOLGICOS Senso de si mesmo inadequado - falta de identificao com o corpo. Tendncia dissociao: Corpo - falta de conexo somtica entre a cabea e o resto do corpo. Atitudes antagnicas (atitude de virgem ao lado do comportamento de uma prostituta) Hipersensvel devido ao limite precrio em torno do ego, o qual a contrapartida psicolgica da falta de carga perifrica. Esta fraqueza reduz a resistncia a presses vindas de fora, forando a pessoa a refugia-se nas auto defesas. Tendncia a evitar relacionamentos ntimos e afetuosos, j difceis por falta de energia das estruturas perifricas de contato. A vontade de motivar as aes d ao comportamento uma tonalidade artificial; trata-se do comportamento como se , como se tivesse fundado em sentimentos, mas as aes em si no expressam.

Estrutura de Carter
FATORES HISTRICOS E ETIOLGICOS Rejeio logo no incio da vida por parte da me - ameaa vida. Hostilidade encoberta. A rejeio e hostilidade criam o medo de que toda busca , toda tentativa de auto afirmao, conduzam este aniquilamento. Falta de um sentimento positivo, durante a infncia os terrores noturnos. So tpicos a conduta no emocional e retraimento, as crises de raiva. Se algum dos pais tiver protegido em excesso a criana, acrescenta-se a personalidade um elemento paranico personalidade. Esta situao d margem acting-out (atuao ou ato de se chamar a ateno). Dissociar-se da realidade (intensa vida de fantasias) e de seu corpo (inteligncia abstrata ) dado que seus sentimentos foram de terror e uma fria assassina, a criana encarcerou seus sentimentos para se defender de si mesma.

Estrutura de Carter
DESCRIO Contm muitos traos tpicos da primeira infncia, traos da fraqueza, dependncia dos outros, uma agressividade precria e uma sensao interna de precisar ser carregado, apoiado, cuidado. Falta de satisfao no perodo da infncia, representando um grau de fixao a esse nvel de desenvolvimento, que podem ser disfarados por atitudes compensatrias como demonstrao de uma independncia exagerada que no se sustenta em situaes de tenso. A experincia bsica dessa estrutura de carter a carncia afetiva.

Estrutura de Carter
CONDIES BIOENERGTICAS Estado de baixa carga energtica que flui at a periferia de modo minguado. Crescimento linear favorecido. corpo longo e esguio. Retardo na maturao ossos longos continuam crescer?) msculos subdesenvolvidos. Falta de energia e fora maior na parte inferior do corpo (desenvolvimento infantil cfalo-caudal). Todos os pontos de contato com o meio ambiente tem carga menor que necessria. A viso fraca, tendncia miopia, e o nvel de excitao genital reduzido.

Estrutura de Carter
CARACTERSTICAS FSICAS Corpo esguio e fino, corresponde ao tipo ecto-mrfico de Sheldon, no enrijecido como o fragmentado. Musculatura subdesenvolvida, mas no fibrosa. O corpo evidncia tendncia escorregar. Falta de desenvolvimento nos braos e pernas. Pernas cumpridas e magricelas, parecem no sustentarem adequadamente o corpo, ps pequenos e estreitos. Joelhos encolhidos. Sinais fsicos de imaturidade: pelve menor que o normal, pelo do corpo esparso. Respirao superficial baixo nvel energtico do corpo. Durante fase oral reduo da capacidade de sugar.

Estrutura de Carter
CORRELATOS PSICOLGICOS

Dificuldade em ficar sobre os ps, inclina-se ou ampara-se em algum, tendncia oculta por independncia exagerada. Sensao de vazio, busca outros para preencher-se mesmo quando o comportamento de ajuda. Vazio interno reflete a supresso de sentimentos intensos, desejos que caso fossem expressos resultariam num choro profundo e respirao mais forte. Baixo nvel de energia propicia alternncia de humor: depresso (patognomnico) e elao. Atitude de que as coisas lhe so devidas o mundo me deve componente derivado das primeiras experincias de privao.

Estrutura de Carter
FATORES ETIOLGICOS E HISTRICOS Privao inicial de uma figura materna calorosa: perda real por morte, doena ou ausncia da me por trabalho ou depresso. Freqentemente: desenvolvimento precoce: falar andar mais cedo, como tentativa de superar o sentimento de perda por independncia. Outras experincias de desapontamentos no incio da vida, na busca de contato caloroso com pai e irmos. Episdios depressivos no final da infncia e incio da adolescncia

Estrutura
DESCRIO Negao de sentimento, o ego ou mente volta-se contra o corpo e seus sentimentos, principalmente os de natureza sexual, este o motivo pelo qual o termo psicopatologia veio a se constituir. A funo normal do ego dar apoio as tentativas do corpo de encontrar prazer e no subverte-las a favor da imagem do ego. Acmulo grande de energia na prpria imagem. Motivao de poder e a necessidade de dominar e controlar. Dois modos de domnio sobre o outro: um oprimindo e atormentando, nesse caso a pessoa oprimida se no se opuser se torna vtima; o segundo modo debilitando a pessoa por meio de aproximaes sedutoras que so muito eficientes com pessoas ingnuas.

Estrutura
CONDIO BIOENERGTICA Dois tipos de corpos - duas estruturas Tipo tirnico deslocamento ntido de energia em direo extremidade ceflica do corpo, com reduo concomitante na parte inferior do organismo. Constrio ao redor do diafragma e da cintura que bloqueia a descida de energia. Cabea com grande carga de energia hiper excitao da capacidade mental meios de conseguir controlar situaes Olhos atentos, desconfiados e no esto abertos para ver os interrelacionamentos, fechado para a compreenso e percepo da natureza das coisas. A necessidade de controle dirige-se tambm contra si mesmo

Estrutura
CARACTECTERISTICAS FSICAS Desenvolvimento desproporcional da metade superior do corpo, impresso de estar cheio de ar. Pode-se dizer que a estrutura pesa no topo sendo tambm rgida, a parte inferior do corpo mais estreita e pode evidenciar a fraqueza tpica da estrutura sub carregada. O corpo do segundo tipo, sedutor ou debilitador mais regular e no apresenta a aparncia inflada, em geral as costas so hiper flexveis. Em ambos h um distrbio de fluxo entre as duas metades do corpo. No primeiro caso a pelve tem uma carga reduzida e sustentada de maneira rgida; no segundo a carga excessiva e desconectada, ambas apresentam uma espasticidade acentuada do diafragma. Tenses ntidas no segmento ocular - olhos e regio occipital. Tenses musculares graves ao longo da base do crnio, na regio do segmento oral - inibio do impulso de suco.

Estrutura
CORRELATOS PSICOLGICO Precisa de algum para controlar-se, h uma certa dose de oralidade. A necessidade de controle est vinculada ao medo de ser controlado usado (disputa de domnio entre pais e filhos), necessidade de ser vencedora em todas as disputas. A sexualidade empregada nesse jogo de poder. sedutor com seus ares de comando ou impele a vtima de modo insidioso e amaneirado. O prazer tem importncia secundria em relao ao desempenho prprio ou conquista. A negao dos sentimentos basicamente uma negao das necessidades. A estratgia fazer com que os outros precisem dele, para que ele no precise expressar esta necessidade, desse modo est acima dos demais.

Estrutura
FATORES ETIOLGICOS E HISTRICOS
No se pode compreender uma conduta a menos que se conhea a histria pregressa do organismo, nesse caso muito difcil por negarem os sentimentos, o que inclui a negao de experincias. Pai ou me sexualmente sedutor , cuja seduo encoberta e realizada para satisfazer as necessidades narcisistas. O pai sedutor rejeita a criana a nvel de apoio e contato fsico. A ausncia deste preenchimento das necessidades bsicas responsvel pelo trao oral desta estrutura de carter. O relacionamento sedutor cria um triangulo, onde a criana est em posio de desafio frente ao pai de mesmo sexo, cria-se uma barreira com o genitor do mesmo sexo , aprofundando a identificao com o genitor sedutor. Nessa situao, qualquer tentativa de sair em busca de contato coloca a criana em estrema vulnerabilidade, a criana desprezar a necessidade (deslocamento ascendente) passando por cima dela ou a satisfar atravs de manipulao dos pais (tipo sedutor). Esta estrutura apresenta ainda um trao masoquista resultante da submisso ao genitor sedutor, elemento mais poderoso na variante sedutora desta estrutura de carter.

Estrutura de Carter
DESCRIO Aquele que sofre e lamenta-se, queixa-se e permanece submisso. Quando o indivduo exibe uma atitude submissa na conduta exteriorizada, por dentro ocorre justamente o contrrio. No nvel emocional mais profundo a pessoa acolhe sentimentos intensos de despeito, de negatividade de hostilidade e superioridade. Contudo esses sentimentos esto aqum dos ataques de medo, que explodiria num violento comportamento social. O medo de explodir contraposto a um padro muscular de conteno. Msculos densos e poderosos restringem qualquer assero direta de si, permitindo apenas as queixas e os lamentos.

Estrutura de Carter
CONDIO BIOENERGTICA Alto nvel de energia, que no entanto est presa no organismo, mas no sedimentada. Devido severa conteno interna os rgos perifricos esto pouco carregados, o que impede tanto a descarga quanto a liberao energtica, aes expressivas limitadas. A compresso interna to severa que resulta uma compresso e o colapso do organismo. O colapso se d na cintura j que o corpo se verga sob o peso de suas tenses. Os impulsos que se movem para cima e para baixo so estrangulados no pescoo e na cintura, o que responsvel por uma forte tendncia desta personalidade a experimentar ansiedade . A extenso do corpo no senso de ampliar-se ou buscar algo fora de si, est severamente limitada. A reduo da extenso produz um encurtamento da estrutura.

Estrutura de Carter
CARACTERISTICAS FSICAS Corpo curto, grosso, musculoso, crescimento acentuado de pelos no corpo. Pescoo curto e grosso, que denota um atarracamento da cabea. Semelhantemente, a cintura mais curta e mais grossa tambm. Projeo da pelve frente, encurtamento e para cima e um achatamento das ndegas, a postura recorda um co com o rabo entre as pernas. O enrugamento e encurtamento para cima das ndegas, bem como o peso da tenso logo acima, so responsveis pela produo de uma dobra sobre a cintura. Em algumas mulheres ocorre uma rigidez na metade superior do corpo co sobrecarga na metade inferior, demonstrado por ndegas e coxas pesadas, assoalho plvico encolhido para cima e tonalidade escura da pele de corrente da estagnao da carga energtica. Pele de tom acastanhado devido estagnao da energia.

Estrutura de Carter
CORRELATOS PSICOLGICO Devido ao fato da conteno ser severa, a agresso e a auto afirmao so bastante reduzidas. Ao invs da auto assertividade, o carter com sobrecarga apresenta queixumes e lamentos, nica expresso verbal que consegue sair de uma garganta estrangulada. Em lugar da agressividade h a conduta provocativa, cujo objetivo receber uma resposta poderosa o suficiente por parte da outra pessoa para que tenha condies de reagir violentamente e explosivamente em situaes sexuais. A estagnao leva ao sentimento de estar preso num atoleiro, incapaz de movimentar-se livremente. Uma atitude de submisso e cordialidade so traos caractersticos. A nvel consciente h a identificao da tentativa de agradar mas, a nvel inconsciente essa atitude negada por despeito, negativismo e hostilidade. Estes sentimentos reprimidos devem ser liberados.

Estrutura de Carter
FATORES ETIOLGICOS E HISTRICOS
Fruto de famlia onde h amor e aceitao ao lado de represso severa, a me dominadora e sacrifica-se e o pai passivo e submisso. A me dominadora e capaz grande sacrifcio, sufoca a criana que se sente culpada por tentar declarar sua liberdade ou de afirmar sua atitude, quando negativa. tpico dar uma importncia exagerada alimentao e defecao. Seja um bom menino, coma tudo, faa coco direitinho. Todas as investidas de resistncia, inclusive os acessos de birra so esmagados. Os sentimentos de ser ludibriado formam um grupo de experincias comuns, aos quais s possvel reagir com despeito, que por sua vez acaba com auto destruio, no h possibilidade de sada por parte da criana. Quando criana lutava consigo mesmo com um profundo sentimento de humilhao toda vez que deixava-se soltar livremente na forma de vmitos, de desafios de fazer xixi e coco nas calas. Tem medo de meter-se em situaes delicadas (ficar sobre um p s) ou intrometer-se (espichar o pescoo), vale o mesmo para os genitais, por medo de ser rejeitado. A ansiedade de castrao muito acentuada. O medo maior ser afastado dos relacionamentos familiares, provocadores de amor embora sob certas condies

Estrutura de Carter
DESCRIO Tendncia a se manterem eretas de orgulho. A cabea, portada, bem erguida, a coluna reta. Orgulho defensivo e a rigidez no flexvel. O indivduo tem medo de ceder, pois iguala o ato de submeter-se com perder-se completamente. A rigidez torna-se uma defesa contra uma tendncia masoquista subjacente. Sempre alerta contra situaes onde possam aproveitar-se dele, onde possa ser usado ou enganado. Estratgias defensivas; conteno de impulsos de sair em busca exterior, de abrir-se, segurar-se nas costas , da a rigidez. A capacidade de se conter deriva de uma forte posio do ego ao lado de um elevado teor de controle comportamental. Essa reteno tambm defendida por uma posio genital igualmente forte que consegue encarar a personalidade em ambas as extremidades do corpo, permitindo um bom contato com a realidade, porm essa nfase na realidade um meio de defesa contra os impulsos que buscam prazer ceder e esse justamente o conflito bsico.

Estrutura de Carter
CONDIO BIOENERGTICA

Carga razoavelmente poderosa, em todos os pontos perifricos de contato com o meio ambiente, isso favorece a capacidade de testar a realidade antes de agir. A conteno perifrica, os sentimentos podem fluir, mas sua manifestao limitada. As principais reas de tenso so os msculos longos do corpo. Espasticidade dos extensores e flexores combinam-se para produzir a rigidez. Quando a conteno moderada a personalidade ativa e vibrante.

Estrutura de Carter
CARACTECTERISTICAS FSICAS
Corpo proporcional e mostra harmonia entre as partes. A pessoa se sente integrada e conectada, apesar disso pode se verificar a presena de alguns aspectos dos distrbios e distores descritos acima para outros tipos. Vivacidade do corpo, olhos brilhante, boa cor de pele, leveza nos gestos e movimentos. Se a rigidez for grave haver um a reduo correspondente dos elementos positivos descritos acima, a coordenao e a graa dos movimentos ser diminuda, os olhos perdero o brilho e a pele adotar uma tonalidade plida ou acinzentada

Estrutura de Carter
CORRELATOS PSICOLGICO
Indivduos so geralmente mundanos, ambiciosos, competitivos e agressivos. A passividade experimentada como vulnerabilidade. A pessoa assim pode ser teimosa, mas difcil,mente ser despeitada. Essa teimosia vem, em certa medida de seu orgulho, tem medo de cedendo, parecer imbecil, de modo que se contm. Por outro lado tem medo que a submisso acarrete uma perda de sua liberdade. O termo rgido foi adotado na bioenergtica para descrever um fator comum vrias personalidades diversamente denominadas, sendo assim inclui os flicos, narcisistas (masculinos) nos quais o elemento central a eretiva e o tipo vitoriano da mulher histrica como descreveu Reich em seu Character Analysis , a qual usa o sexo como defesa contra a sexualidade. O carter compulsivo tambm faz parte dessa ampla categoria. A rigidez deste carter extremamente forte e igualmente encontrada nas estruturas esquizide nas quais dado o estado enrijecido do seu sistema energtico assemelha-se ao gelo com a mesma natureza quebradia. O indivduo rgido em geral enfrenta de modo bem sucedido seu meio ambiente.

Estrutura de Carter
FATORES ETIOLGICOS E HISTRICOS
A histria dessas pessoas no fornece situaes severamente traumticas, que deram margem a posies defensivas mais complexas. O trauma relevante neste caso a experincia de uma frustrao na busca de gratificao ertica, principalmente a nvel genital. Essa frustrao ocorre por proibio da masturbao infantil, e tambm com relao ao pai do sexo oposto. A rejeio de suas buscas de prazer ertico e sexual considerada pela criana como uma traio de sua nsia de amar. Prazer ertico sexualidade e amor so sinnimos em sua mentalidade infantil. Devido ao forte desenvolvimento egico, o carter rgido no abandona sua conscincia. O corao no est isolado da periferia, age com o corao, mas debaixo de restries e sob o controle do ego. O estado desejvel seria render o controle e deixar o corao assumir a direo da vida. Dado a manifestao descontrada do amor como desejo de intimidade fsica e prazer ertico defrontou-se com uma rejeio pronunciada dos pais, o carter rgido move-se de modo indireto e dentro dos limites de sua guarda para obter este fim. No usa da manipulao central do psicopata suas manobras objetivam a proximidade. A importncia de seu orgulho reside no fato de estar vinculado ao amor, a rejeio do seu amor sexual um ataque ao seu orgulho, a rejeio do seu amor insulta o seu orgulho.

You might also like