You are on page 1of 3

Relaes entre Sociedade,Espao e Poder.

Relao entre sociedade e espao.

A sociedade mantm relaes sociais, logo, essas relaes se expressam atravs do espao, que por sua vez caracterizado como um espao social, ou seja, a relao entre espao e sociedade intrseca. Na medida em que a sociedade cria os seu espao, ela (re) criada pelo espao.

A Sociedade e as Relaes de Poder

Vrios pensadores formularam teses sobre como o ser humano passou a viver em sociedade. Entre eles, destacam-se: Aristteles, que afirmava que o ser humano era social por natureza; Hobbes, que dizia que o ser humano passara a viver em sociedade guiado por seu instinto de sobrevivncia e assim se organizaram de forma a haver um poder soberano, que decidiria tudo; e Franscisco Suarez e Francisco de Vitria, que pensavam de forma parecida e semelhante a Hobbes, deferindo apenas em um ponto sobre o poder soberano: para os Franciscos, o poder soberano devia ser baseado no social, dessa forma, se o soberano no servisse aos interesses da sociedade, poderia ser retirado de seu posto.

Todos tentaram entender e explicar como o ser humano se tornou social, mas nenhum deles pensou a respeito das relaes de poder dentro dessa sociedade. A anlise sobre esse assunto foi feita por Michel Foucault: O poder no uma autoridade exercida sobre questes de direito, mas acima de tudo um poder imanente na sociedade, que se reflete na produo de normas e valores.

Inicialmente havia o poder soberano. Uma nica pessoa tinha poder sobre toda a sociedade.

Esse governante tinha como objetivo fazer que as leis fossem cumpridas e punir aqueles que no as seguissem. Para isso, se utilizava de violncia. Prticas como a tortura eram um modo eficiente de punir transgressores e amedrontar as outras pessoas, para que essas tambm no cometessem delitos.

O soberano tinha o poder de vida ou morte sobre seus sditos, de forma indireta, quando os mandava para a guerra a fim de defender sua vida e sua posio, ou direta, quando cometia o ato de punir os rebeldes. Com o tempo, porm, notou-se que o uso da fora no era a melhor maneira de controlar o povo. Assim, foi se desenvolvendo o poder disciplinar. Essa seria uma forma de poder em que o povo teria sua conduta massificada, seria disciplinado. Para isso foram criadas instituies chamadas escolas, onde regras rgidas comeavam a introduzir a disciplina desde cedo nas pessoas. Aqueles que fugiam da conduta dita normal eram marginalizados: presos, internados em sanatrios,... Essa forma de poder permitia que o governo submetesse o povo a seu desejo sem que a populao se desse conta.

Quando se comea a perceber que o homem um ser dotado de vida, comea a se instalar o biopoder, que uma relao de poder e vida, sendo que, atravs dela a maior riqueza do Estado passa a ser seu povo, que atua como instrumento poltico. A preservao da vida passa a ser necessria, j que preciso que haja uma populao produtiva, para que o Estado possa se manter, enriquecer e se desenvolver. O lado positivo disso a qualidade que a vida passa a ter, com acesso a recursos como educao e sade. O lado negativo que o Estado pode manipular as pessoas, coloc-las em hierarquias e massific-las. Assim, o biopoder, vigiando e manipulando as pessoas de acordo com suas vontades, passa a alienar e oprimir o corpo. Nota-se a a semelhana

entre o biopoder e a coero disciplinar, ou seja, o controle atravs da disciplina. O biopoder um poder que vem do saber. Conhecendo as estruturas da sociedade e suas caractersticas possvel atuar, transformando a vida. Ento, conclui-se que ele s era possvel com o consentimento de todos, porque tudo necessita de apoio da populao, enquanto que o poder disciplinar no depende de todos, pois um mecanismo de controle e punio. Apesar disso, o biopoder est dentro do poder disciplinar. Afinal, o Estado possibilita melhores condies de vida ao homem para que ele trabalhe e gere riquezas. Tendo condies boas de viver, esse homem no ir pensar sobre as relaes de poder envolvidas no Estado, simplesmente seguir sua vida. Isso caracteriza o bem comum, de acordo com Foucault: quando todos obedecem, sem contestar a lei. J que o biopoder no est desvinculado do poder disciplinar, mesmo sendo mais democrtico, h padronizao. O povo aceita isso, pois permite que seu corpo, tempo, espao, enfim, sua vida seja manipulada e alterada. A padronizao sempre foi uma forma eficiente para que o governo tivesse poder sobre o povo. Atualmente, um exemplo desse processo o processo de globalizao, que acabou por misturar vrias culturas, criando uma espcie de cultura de massa mundial. Com a implantao desse poder, que tem como base conhecimento de todos os meios componentes do desenvolvimento da sociedade, esto algumas questes polticas e ticas. Com o desenvolvimento econmico superando o demogrfico, as pessoas passam a pensar mais na qualidade de suas vidas. Essa conscincia tambm foi importante para consolidar o capitalismo. Essas mudanas modificam o poder, dando a ele a responsabilidade pela manuteno da vida.

You might also like