You are on page 1of 3

A GUA Millr Fernandes

gua uma substncia fria e mole. No to fria quanto o gelo nem to mole quanto gema de ovo porque gema de ovo arrebenta quando gente molha o po e a gua no. A gua fria mas s quando a gente est dentro. Quando a gente est fora nunca se sabe a no ser a da chaleira, que as fumaa. A gua do mar mexe muito mas se a gente pe numa bacia ela pra logo. gua serve pra beber mas eu prefiro leite e papai gosta de cerveja. Serve tambm pra tomar banho e esse o lado mais ruim da gua. gua doce e salgada quando est no rio ou no mar. A gua doce se chama assim mas no doce, agora a gua salgada bastante.A gua de beber as da bica mas nunca vi como entra l. Tambm no chuveiro a gua as fininha mas no entendo como ela cai fininha quando chove pois o cu no tem furo. A gua ainda serve tambm pra gente pegar resfriado que quando ela escorre do nariz. Fora isso no sei mais nada da gua. Tempo e contratempo. So Paulo: Beca produes Culturais, 1998,p. 51.

Crise da gua? As principais fontes de gua doce so os rios, os lagos, as lagoas e os lenis freticos., como chamada a camada de gua que fica sob o solo. Aqui no Brasil, essas fontes, que j so mal distribudo pelo territrio, sofrem tambm com a poluio. Os rios esto com a qualidade de guas comprometidas. que, ao mesmo tempo em que fazem uso das guas, as industrias lanam nelas toda a sujeira que acumulam enquanto esto trabalhando. Grande parte dessa sujeira formada por substncias venosas s plantas e aos animais. Por isso, vemos com freqncia peixes mortos em rios e lagos. Alguns cientistas acreditam que o aumento do consumo de gua doce somado sua poluio so os fatores que mais vo colaborar para a reduo desse liquido no nosso planeta. Pesquisadores avaliam que num futuro muito prximo alguns pases doce do que por petrleo. E essa crise da gua poder acontecer j no sculo 21. Por isso, temos a importante tarefa de evitar o desperdcio de gua doce e reduzir a poluio. No devemos tambm nos esquecer de recuperar o que j foi destrudo. Ser preciso muito trabalho para trazer de volta a qualidade desse liquido que se torna cada vez mais raro.

A grande preocupao dos cientistas que, ao contrrio de outros recursos, como o petrleo, para o qual existem meios de compensar a falta, a gua doce no tem substituto. Ento, bom controlar a torneira! ECONOMIA DE GUA NO DESPERCIE!

Atividades Gasto mdio Escovar os 12litros em 5 Fechar dentes minutos

Uso racional Economia a torneira enquanto 11,65litros

escovar e usar a gua de um copo de 350 ml para enxugar

Tomar em eltrico

banho 45 litros em 15 Fechar o chuveiro enquanto se 30 litros chuveiro minutos ensaboa e diminuir o tempo do banho para 5minutos 117 litros em 15 Limpar os restos de comida 97 litros minutos antes de lavar, encher a pia at a metade a para torneira ensaboar,manter

Lavar loua

fechada e enxugar a loua em meia pia de gua limpa Regar jardins e 186 litros em 10 Usar esguicho tipo revlver, 96 litros plantas minutos regar s o necessrio e, de preferncia, pela manh ou noite, quando a evaporao Lavar carro Lavar a calada menor 560 litros em 30 Lavar s quando necessrio e 520 litros minutos trocar o esguicho por um balde 279 litros em 15 Limpar com vassoura, o 279 litros minutos resultado o mesmo

Obs:Como a presso do prdios maior, o consumo em edifcios pode ser at trs vezes o que se gasta em uma casa. Os nmeros acima se referem ao consumo em casas.Fonte:Sabesp

Estadinho , So Paulo, O Estado de So Paulo, 7 dez. 1996,p.4.


Sem gua, morremos de sede, sujos, sem banho. pouco isso? tudo. E h ainda quem use a gua como se fosse proprietrio dela, fica meia hora , ou at uma , lavando o carro, a calada, como se esse bem fosse inesgotvel. No . A gua est acabando, e justamente por causa do desperdcio, da arrogncia e da idia falsa de que ela estar sempre nossa disposio.

O CICLO DA GUA
HSERPA

DO SER HUMANO E DE TODOS OS ANIMAIS. RENOVARO TODAS AS FLORESTAS FARO FLORIR TODAS AS FLORES, MANTERO TODAS AS RVORES QUE NOS DARO TODOS OS FRUTOS GERMINARO NOVAS SEMENTES RENOVANDO TUDO, ESCORANDO A VIDA. TRARO MUITA BENO E ALEGRIA E VOLTARO AOS RIOS QUE VOLTAROM AO MARES SEGUINDO OS SEUS LEITOS QUE GERARO AS NOVAS NUVENS QUE AS DEVOLVERO LIMPAS O CICLO DA GUA DO NOSSO JUDIADO PLANETA QUE EST CHEGANDO AO SEU ESGOTAMENTO. QUANTA ALEGRIA PELOS NOSSOS RIOS, MAS TAMBM QUANTA TRISTEZA.

A GUA INDO RIO A FORA DESLIZANDO A CAMINHO DO MAR O MAR SE REVIGORANDO COM ESTE ETERNO RECEBER SOFRER AS INFLUNCIAS DA NOSSA LUA, DAS ESTRELAS E PRINCIPALMENTE O CALOR DO NOSSO SOL - O ASTRO-REI. EVAPORARO AOS ARES FORMANDO BELAS NUVENS E NO BALLET E NAS BRISAS, DOS TRAVESSOS VENTOS, VOLTARO TERRA DESAGUARO EM CHUVAS IRRIGARO VALES E MONTANHAS INFILTRARO-SE EM TODOS MEANDROS QUE MATARO A SEDE DAS AVES,

O dia 22 de maro intitulado como o dia mundial da gua pela Assemblia Geral das Naes Unidas j se passou e a humanidade no tem muitos motivos para comemorar. O atual cenrio no muito seguro e o futuro, dependente da conscientizao de toda a sociedade di planeta, ameaa ser preocupante. Apenas 0,6% de toda a gua do planeta apropriada para o consumo humano. Destes, so utilizados 70% na agricultura; 22% na indstria e apenas 8% nas cidades, para consumo humano. O que comprova a importncia e o comprometimento que cada um de ns devemos ter, j que trata-se de um tesouro. Dentro disso, destacamos tambm que a gua um bem natural no renovvel, atualmente necessria e primordial at o fim de nossa espcie. Por isso que temos que nos conscientizar e saber tratar melhor sua utilizao. Alguns pases desenvolvidos tm maneiras contundentes e ao mesmo tempo eficazes para no desperdiar a gua. Eles probem o despejo de esgoto industrial e domstico sem tratamento nos rios, mananciais e represas para que essa gua possa ser reutilizada por todos em outras atividades. A vantagem disso tambm a conscientizao da populao de todo o planeta. Mas a economia dela pode comear de maneira bem simples como no lavar sempre ruas e quintais, manter a torneira fechada evitando vazamentos, lavao de carros constantemente, entre outras coisas mais.O planeta Terra agradece. Por Mrcio Henrique, Lucas Begali e Tadeu Incio.

You might also like