You are on page 1of 7

rea Temtica: Organizaes do terceiro setor

Fazer o bem: conscincia poltica ou valores morais?

S a participao cidad capaz de mudar o pas. Herbert Jos de Souza Lgia Cristina Amaral Magalhes Luciana Ezequiel...................

Resumo:

Palavras-chave: Democracia, gesto social, interesse pblico, racionalidade instrumental e substantiva, voluntariado

Abstract

Key words:

1 Introduo A rea social tem se tornado foco de ateno de diversos pases que apesar de possurem grande crescimento e desenvolvimento econmico ainda buscam melhorar o seu ndice de desenvolvimento humano; caso do Brasil por exemplo. O Brasil passou da 85 posio para a 84 no ndice de Desenvolvimento Humano ano de 2011. O IDH uma medida resumida para avaliar o progresso de uma nao sob a base de trs pilares: uma vida longa e saudvel, acesso ao conhecimento e um padro descente de vida. Mesmo com a conquista de uma melhor posio, o Brasil tem como desafio melhorar o seu IDHAD (ndice de desenvolvimento humano ajustado a desigualdade), uma vez que a desigualdade social, e principalmente a de renda, j faz parte do seu histrico. Dentro dessa perspectiva, o desenvolvimento econmico consiste em sua maior parte em gerar maior lucro e riqueza aos pases, principalmente atravs de seus setores produtivos; o que no significa que o sistema seja eficiente na distribuio e minimize a desigualdade. Shumpeter ( ), distingue a diferena que existe entre o desenvolvimento econmico e o crescimento, bem como sua importncia e influncia na sociedade. As falhas do sistema causam efeitos malficos na sociedade, criando um lapso entre o desenvolvimento econmico e o desenvolvimento social. Em virtude desse paradoxo entre desenvolvimento econmico e desenvolvimento social, h na atualidade novos conceitos sobre a importncia da rea social que exigem mudanas e transformaes no modo de pensar e agir da sociedade, assim como do governo. Existe grande dificuldade por parte do governo na confeco e execuo de polticas pblicas que atendam ao interesse pblico e amenizem as desigualdades sociais. De acordo com Drucker (id. pp. 52 s.):
tanto nos pases democrticos como nos comunistas a maioria dos programas governamentais desde 1945 tm sido verdadeiros desastres. Se chegam a obter resultados, estes so freqentemente o oposto dos esperados. (...) Hoje ns sabemos que existem algumas coisas que o governo, por sua prpria essncia, incapaz de fazer.

Nesse contexto, muitas pessoas se envolvem em questes de ordem social e realizam atravs do voluntariado diversas aes voltadas a pessoas menos favorecidas que necessitam de alguma ajuda, seja financeira, psicolgica ou emocional. Dedicar-se a ajudar ao prximo se tornou objetivo de muitas pessoas que tentam de alguma maneira minimizar os problemas sociais. O desenvolvimento econmico e o desinteresse poltico pela dimenso social criaram lacunas na sociedade que esto relacionadas pobreza, marginalidade, desigualdade e excluso social. Nesse sentido, torna-se interessante unir e compartilhar os mesmos interesses da esfera pblica formada dentro da sociedade com os interesses polticos. A sociedade pode ter o papel fundamental como gestora das polticas pblicas e promover articulaes com o governo de maneira democrtica, na busca de polticas pblicas e de aes administrativas que atendam as necessidades e os anseios de uma sociedade carente de resolues para seus confrontos. Dentro desse contexto, importante compreender o que leva as pessoas a se imburem nessas aes sociais, qual seu real interesse em fazer parte de grupos de voluntariado e qual a melhor maneira de realizar suas aes. Elas utilizam sua razo para tomar as decises necessrias ajudar ao prximo ou simplesmente utilizam sua emoo por meio de valores, condutas e comportamentos? Qual a efetividade de suas aes se baseadas na emoo? Outra questo a ser analisada, saber qual o papel do administrador pblico nesse sentido; o administrador pblico deve ter sua conduta somente voltada para a racionalidade e a eficincia administrativa? Onde entram seus valores e seus sentimentos? Qual poder ser sua contribuio na transformao da sociedade? Qual a relao entre a poltica pblica e o interesse pblico nesse caso? O bem pblico algo voltado na perspectiva da conscincia poltica ou na prtica do interesse individual? 2 Referencial terico 2.1 Sociedade civil e democracia No mundo moderno, o homem, desde que nasce e durante toda a existncia, faz parte, simultaneamente, de diversas instituies ou sociedades, formadas por indivduos ligados por parentesco, interesses materiais e pessoais. Elas tm por fim assegurar ao homem o desenvolvimento de suas aptides, e para isso impem certas normas.

A relao entre Estado e sociedade no Brasil ainda tnue; marcada por mudanas profundas e velozes nos campos poltico, tecnolgico, econmico, social e dos valores pessoais. De acordo com Tenrio e Saravia, 2007, em um Estado democrtico, essa relao deveria ser inversa: sociedade e Estado, visto que o sujeito do processo democrtico, e, portanto decisrio das questes nacionais, no deve ser s o Estado, o mercado ou a interao entre o Estado e capital, mas sim a sociedade civil exercendo uma soberania popular que controle o Estado e o capital. A sociedade, para Habermas, constitui-se de um todo formado de estruturas objetivas e de inter-subjetividades produzidas atravs da linguagem e da ao. Habermas sustenta que as sociedades modernas apresentam um processo de diferenciao das estruturas, que acabou por gerar dois sistemas: sistema da economia e da administrao pblica, em que os indivduos se orientam estrategicamente pela busca do lucro e do poder poltico (racionalidade instrumental), e o sistema que trata do campo da interao social, denominado por ele de "mundo da vida" (racionalidade comunicativa). Os fundamentos tericos da concepo de sociedade civil emergente nestes contextos so fundamentalmente encontrados nas elaboraes do filsofo alemo da Escola de Frankfurt, Jrgen Habermas, que afirma que a sociedade civil compe-se de movimentos, organizaes e associaes, os quais so responsveis por captar os ecos dos problemas sociais que ressoam nas esferas privadas, por condens-los e transmitilos, a seguir, para a esfera pblica poltica. no ncleo da sociedade civil, portanto, que seria formada uma espcie de associao responsvel por canalizar os discursos capazes de solucionar problemas, transformando-os em assunto de interesse geral no quadro de esferas pblicas. 2.2 Racionalidade ou busca dos valores na formao da poltica pblica? A gesto pblica parece estar pautada nas aes que busquem a mxima eficincia traduzida por meio da racionalidade humana, em um modelo clssico de racionalidade administrativa. De acordo com Simon, a teoria da administrao est voltada para a melhor construo e formao de uma organizao, onde sua estrutura operacional e os trabalhos executados esto orientados para o alcance da eficincia. Ainda de acordo com o autor, os seres humanos so limitados na sua racionalidade e buscam formas de criar padres por meio de grupos e de organizaes que aproximem o

comportamento humano do modelo racional voltado para a conquista do objetivo. O homem administrativo de Simon no possui espao para ter ou demonstrar ser valores ou seu carisma. o indivduo racional , e deve ser um indivduo organizado e institucionalizado (1957 a, p. 102). Dentro desse modelo de racionalidade, ser racional significa seguir os padres de comportamento que iro levar a mxima eficincia e, portanto ao cumprimento dos objetivos da organizao. Os sentimentos, consideraes, interesses e os valores individuais no possuem espao, representatividade nesse contexto. Nesse sentido, os valores da organizao passam a se tornar os valores dos prprios indivduos no processo de tomada de deciso (homem administrativo). Isso significa que a busca pela eficincia, pela racionalidade na gesto das organizaes sejam elas pblicas ou privadas, concentram seus esforos em conquistar o aumento da produtividade e o lucro dentro das polticas de sobrevivncia de mercado. Denhardt...critica o conhecimento administrativo focado somente na busca da eficincia e coloca que outros valores devem ser buscados. Ainda segundo o autor, a administrao pblica deve comtemplar outros valores que ultrapassem somente o objetivo da racionalidade. Se por um lado tm-se dessa maneira, o desenvolvimento e crescimento econmico, por outro, deixa-se de priorizar questes realmente importantes para os indivduos, quanto aos seus interesses enquanto cidados e seus valores societrios. A racionalidade substantiva constitui-se por meio desses valores e de sua concepo tica. No entanto, a racionalidade instrumental fundamenta-se no clculo e na relao custo benefcio atravs da exatido dos fins. Nesse sentido, qual racionalidade tem maior influncia ou est presente na conduta de aes sociais? Como ento, exercer a cidadania dentro desse contexto e tornar as decises polticas democrticas? Como os indivduos, principalmente os envolvidos em polticas pblicas e na e na sua gesto devem tomar suas decises? As organizaes pblicas constituemse de indivduos que representam as polticas definidas e que tem o poder e a responsabilidade de democratiz-las, assim como da tomada de deciso ou do processo poltico como um todo. Segundo Ramos (1981), a expanso do mercado aumenta a insegurana psicolgica dos indivduos, a degradao da qualidade de vida e diminui o espao para a autorrealizao. A auto realizao uma das caractersticas da racionalidade substantiva e da racionalidade comunicativa e est presente na fala da maior parte dos entrevistados.

Segundo Horheimer (apud Marcos Nobre 2004), o problema est em que o conhecimento da realidade social um momento da ao social assim como esta um momento daquele.

Olhar pensamento social brasileiro (ver regies, goas,mg) guimar~es rosa Euclides da Cunha...(p duro chapu d ecoruro...perfil do sertanejo) jos de Alencar... Conceito de individualismo (se pode conceituar isso e a autonomia...dificil...) 2.3 ........... 3 Procedimentos Metodolgicos

4 Resultados e Discusses 4.1 Histrico do Projeto

4.2 Entrevistas com os participantes do projeto A anlise das entrevistas concedidas pelas _____ permitiu verificar como se pode observar abaixo: Entrevistada 3:

5 Consideraes finais Qq ao da admi pblica ou gerencia estar relacionada com alcance do objetivo da sociedade ou do bem pblico... Dever ser eficincia e burocrtica mas deve estar voltada para o bem pblico....para alcanar, construir bens para a sociedade. O voluntario ou o administrador pblico devem ter orgulho em oferir benefcios para as pessoas em geral. 7. Referncias bibliogrficas

saber o que leva as pessoas a se imburem nessas aes sociais e qual seu real interesse em fazer parte de grupos de voluntariado. Qual o papel do administrador pblico nesse sentido? Qual a relao entre a poltica pblica e o interesse pblico?

You might also like