You are on page 1of 9

Srie Rumo ao ITA

Ensino Pr-Universitrio Sede N Turno Data ____/____/____

Professor(a) Fbio Coelho


Aluno(a) Turma

TC

PortUgUs

Modernismo e suas geraes no Brasil A Semana de Arte Moderna


A Semana de Arte Moderna consistiu, na realidade, em trs noitadas (13, 15 e 17 de fevereiro) e constituiu-se no brado coletivo do Movimento Modernista. Mas o esprito moderno j se enraizava em vrias obras, artigos e manifestos desde 1917. O espetculo de 13 de fevereiro foi aberto com a conferncia de Graa Aranha, intitulada A Emoo Esttica na Arte Moderna, acompanhada da msica de Ernani Braga e das poesias de Ronald de Carvalho e Guilherme de Almeida. A conferncia de Graa Aranha no chegou a causar espanto, ao contrrio da msica de Ernani Braga, que fazia uma stira a Chopin o que levaria a pianista Guiomar Novaes a protestar publicamente contra os organizadores da Semana. O segundo espetculo, a 15 de fevereiro, anunciava como grande atrao a pianista Guiomar Novaes, que, apesar do protesto, compareceu e se apresentou. Entretanto, a atrao foi uma conferncia de Menotti del Picchia sobre arte e esttica, ilustrada com a leitura de textos de Oswald de Andrade, Mrio de Andrade e Plnio Salgado, entre outros; a cada leitura, o pblico se manifestava atravs de miados e latidos. Ronald de Carvalho l Os Sapos, de Manuel Bandeira, numa crtica aberta ao modelo parnasiano; o pblico faz coro, ironizando o refro foi! no foi! foi! .... Durante o intervalo, Mrio de Andrade l, nas escadarias do teatro, trechos de A Escrava que no Isaura. A 17 de fevereiro, realizou-se o terceiro e ltimo grande festival da Semana de Arte Moderna, com apresentao de msicas de Villa-Lobos. O pblico j no lotava o teatro e comportava-se mais respeitosamente. Exceto quando o maestro Villa-Lobos entra em cena de casaca e... chinelos; o pblico interpreta a atitude como futurista, e vaia. Mais tarde, o maestro explicaria que no se tratava de futurismo e sim de um calo arruinado... Eis os programas das trs jornadas de espetculos da Semana de Arte Moderna:

Programa do Segundo Festival (4a feira, 15 de fevereiro)


1a Parte
Palestra de Menotti del Picchia, ilustrada com poesias e trechos de prosa por Oswald de Andrade, Lus Aranha, Srgio Milliet, Tcito de Almeida, Ribeiro Couto, Mrio de Andrade, Plnio Salgado, Agenor Barbosa e dana pela senhorinha Yvonne Daumerie. Solos de piano por Guiomar Novaes: a) Blanchet: Au Jardin du Vieux Srail. b) Villa-Lobos: O Ginete do Pierrozinho. c) Debussy: La Soire dans Grenade. d) Debussy: Minstrels.

Intervalo
Palestra de Mrio de Andrade no saguo do Teatro.

2a Parte
Palestra de Renato Almeida: Perennis Poesia. Canto e piano por Frederico Nascimento Filho e Luclia VillaLobos: Festim Pago (1919); Solido (1920); Cascavel (1917). Quarteto Terceiro (cordas, 1916): Violinos: Paulina dAmbrsio e George Marinuzzi. Alto: Orlando Frederico. Violoncelo: Alfredo Gomes.

Programa do Terceiro Festival (6a feira, 17 de fevereiro)


1a Parte
Villa-Lobos: Trio Terceiro para violino, violoncelo e piano (1918), com Paulina dAmbrsio, Alfredo Gomes e Luclia Villa-Lobos. Canto e piano por Maria Emma e Luclia Villa-Lobos. Historietas, de Ronald de Carvalho (1920): Lune doctobre; Voil la vie; Jouis dans retard, car vite scoule la vie. Sonata II para violino e piano (1914), com Paulina dAmbrsio e Fructuoso de Lima Vianna.

Programa do Primeiro Festival (2a feira, 13 de fevereiro)


1a Parte
Conferncia de Graa Aranha A Emoo Esttica na Arte Moderna, ilustrada com msica executada por Ernani Braga e poesia por Guilherme de Almeida e Ronald de Carvalho. Msica de cmara: Villa-Lobos, Sonata II para violoncelo e piano (1916), com Alfredo Gomes e Luclia VilIa-Lobos; Trio Segundo para violino, violoncelo e piano (1916), com Paulina dAmbrsio, Alfredo Gomes e Fructuoso de Lima Vianna.

2a Parte
Solos de piano por Ernani Braga: Camponesa cantadeira (1916, da Sute floral); Num bero encantado (1919, da Simples coletnea); Dana infernal (1920). Quarteto Simblico (impresses da vida mundana): flauta, saxofone, celesta e harpa ou piano com vozes femininas em coro oculto (1921), com Pedro Vieira, Anto Soares, Ernani Braga e Fructuoso de Lima Vianna.
In: ALAMBERT, Francisco. A Semana de 22. A aventura modernista no Brasil. So Paulo: Scipione, 1992. (Coleo Histria em Aberto).

2a Parte
Conferncia de Ronald de Carvalho: A Pintura e a Escultura Moderna no Brasil. Solos de piano por Ernani Braga: Valsa mstica (1917, da Simples coletnea); Rodante (da Simples coletnea); A fiandeira. Octeto (Trs danas africanas); Farrapos (1914, Danas dos moos); Kankukus (1915, Danas dos velhos); Kankikis (1916, Danas dos meninos). Violinos: Paulina dAmbrsio, George Marinuzzi. Alto: Orlando Frederico. Violoncelo: Alfredo Gomes; baixo: Alfredo Corazza. Flauta: Pedro Vieira; clarinete: Anto Soares. Piano: Fructuoso de Lima Vianna.
OSG.: 55204/11

A ordem era: escandalizar


Graa Aranha inaugurou a Semana com o pronunciamento da conferncia A Emoo Esttica na Arte Moderna. Criticou duramente a Academia Brasileira de Letras por seu passadismo e por seu conservadorismo, causando reaes na plateia (vaias, protestos). A 15 de fevereiro, Menotti del Picchia falou sobre arte e esttica, ilustrando sua fala com textos de Mrio de Andrade, Oswald de Andrade e Plnio Salgado. No entanto, foi Ronald de Carvalho quem causou o maior escndalo ao declamar o poema Os Sapos, de Manuel Bandeira, que no pde estar presente.

tC Portugus
O pblico, em coro, respondeu ao refro de alguns versos do poema Foi! no foi! foi! no foi!. Na noite do dia 17 de fevereiro, totalmente dedicada msica, o compositor Heitor Villa-Lobos, de casaca e chinelos, tambm causou incidentes na plateia. Entretanto, no se tratava de uma atitude futurista, mas de um problema no p do msico. Alguns jornais chegaram a noticiar que as agitaes da Semana de Arte Moderna tivessem sido provocadas pelos seus realizadores. Entretanto, se no se pode negar o fato completamente, no se pode tambm afirm-lo. O certo que houve um intuito de sacudir as artes nacionais estagnadas.

Exerccios de Fixao
Texto Ao longo de seu percurso, o Modernismo atravessou as seguintes fases: de destruio, entre 1922 e 1928, caracterizada pela irreverncia iconoclasta (poema-piada), o nacionalismo desenfreado, o primitivismo, o repdio total de nosso passado histrico; em 1928, com a publicao de Macunama, de Mrio de Andrade, e de A Bagaceira, de Jos Amrico de Almeida, tem comeo a segunda fase, que se estende at 1945: etapa de construo, de edificao de um organismo literrio coerente com o esprito reformador, d origem fico nordestina e regional de Jorge Amado, Rachel de Queiroz, Graciliano Ramos, Jos Lins do Rego, rico Verssimo; ao romance urbano, psicolgico e introspectivo de Otvio de Faria, Marques Rabelo, Lcio Cardoso, Cornlio Pena, Jos Geraldo Vieira; poesia de Carlos Drummond de Andrade, Vincius de Moraes, Jorge de Lima, Cassiano Ricardo, Ceclia Meireles, Ribeiro Couto, Augusto Frederico Schmidt e outros, vindos de antes, mas definindo o melhor de sua obra nesta altura, ou iniciando, ento, sua trajetria. Terminada a Segunda Grande Guerra, em 1945, surge nova gerao, que, procurando fugir aos excessos do grupo de 22, defende a primazia da ordem sobre o caos anterior (Ledo Ivo, Domingos Carvalho da Silva, Pricles Eugnio da Silva Ramos, Joo Cabral de Melo Neto). Pouco depois, aparece Guimares Rosa, continuando e transcendentalizando o Regionalismo dos anos 30; Clarice Lispector e sua fico introspectiva; o Concretismo, que, recuperando a matriz vanguardista de Oswald de Andrade, prega a superao do verso e a correspondente substituio por estruturas organizadas segundo critrios de especialidade e simetria geomtrica. Na dcada de 60, ainda se registra a confirmao da obra ficcional de um Dalton Trevisan, um Osman Lins, um Mrio Palmrio.
Massaud Moiss, in: A literatura brasileira atravs dos textos, Cultrix.

Aps a Semana
O balano da Semana de Arte Moderna foi positivo. A continuidade dos trabalhos iniciados ocorreu no prprio ano de 1922. Mrio de Andrade foi autor do projeto mais arrojado, lanando o livro de poesias Pauliceia Desvairada, no qual todos os seus projetos de vanguarda eram expostos pela primeira vez: a poesia urbana, sinttica, antirromntica, fragmentria. Com isso, ele quis retratar a So Paulo concreta, cosmopolita, egosta, burguesa. Faz parte do Pauliceia Desvairada o Prefcio Interessantssimo, que pode ser classificado como um manifesto irnico sobre a esttica modernista. Jovens artistas conseguiram bons espaos, ainda em 1922, dando sequncia aos seus trabalhos. Oswald de Andrade, o revolucionador da prosa brasileira, lanou, no mesmo ano, o romance Os Condenados, cuja prosa, baseada em fragmentos, assemelhava-se ao modo de narrar cinematogrfico. Sedimentou-se, aps a Semana, a carreira de Heitor ViIla-Lobos. Outros vultos da Semana incumbiam-se de divulg-la por todo o pas e fora dele: Ronald de Carvalho, Guilherme de Almeida, Srgio Milliet.

Patrcia Galvo (Pag)


(Pag) Patrcia Rehder Galvo nasce no dia 09 de junho de 1910 em So Joo da Boa Vista, So Paulo, terceira filha de Adlia Rehder Galvo e Thiers Galvo de Frana. Trs anos depois a famlia se muda para So Paulo, cidade que passava, desde o fim do sculo XIX, por profundas transformaes. H um surto de expanso econmica motivado, sobretudo, pelas lavouras cafeeiras do interior do estado e pela proliferao de indstrias. nesta cidade que crescia vertiginosa e desordenadamente que Patrcia passa a frequentar a escola. De saia azul, blusa branca, cabelos soltos e batom escuro, ela chama a ateno dos rapazes da Faculdade de Direito ao passar diariamente pelo largo de So Francisco. Era uma menina forte e bonita, que andava sempre muito extravagantemente maquiada, com uma maquiagem amareloescura, meio cor de queijo palmira, e pintava os lbios de quase roxo, tinha um cabelo comprido, assim pelos ombros, e andava com o cabelo sempre desgrenhado e com grandes argolas na orelha. Passava sempre l pela faculdade, de uniforme de normalista. E os estudantes buliam muito com ela, diziam muita gracinha pra ela (...) faziam muita piada e ela respondia altura, porque no tinha papas na lngua para responder, descreve um estudante de direito da poca. Alfredo Mesquita, em texto de 1971, falou sobre a amiga: Pag fora aluna clebre da Escola Normal da Praa (...) Corriam em So Paulo, cidade provinciana, histrias malucas a seu respeito: fugas, pulando janelas e muros da escola, cabelos cortados e eriados, blusas transparentes de decotes arrojados, cigarros fumados em plena rua. Escndalos, para a poca. A escandalosa Pag presencia tambm, ainda que muito jovem tinha poca 12 anos a Semana de Arte Moderna de 1922 e o incio do Movimento Modernista, do qual mais tarde iria participar. Em 1925, com quinze anos, passa a colaborar no Brs Jornal, assinando Patsy. Alm da Escola Normal, Zaz, como era conhecida pelos familiares, frequenta com a irm Sidria o Conservatrio Dramtico e Musical de So Paulo, onde lecionava Mrio de Andrade.

1.

Segundo o texto do professor Massaud Moiss, a fase destrutiva do Modernismo brasileiro foi: A) a primeira. B) a segunda. C) a terceira. D) a primeira e a segunda. E) nenhuma das anteriores. Essa mesma fase teve seu incio: A) em 1922. B) em 1928. C) em 1930. D) em 1945. E) nenhuma das anteriores. Assinale a alternativa que contiver um autor que o texto relacione fico nordestina e regional. A) Mrio de Andrade. B) Carlos Drummond de Andrade. C) Ceclia Meireles. D) Jorge Amado. E) Nenhuma das anteriores. No mesmo texto, irreverncia iconoclasta significa: A) nacionalismo desenfreado. B) desrespeito pelos dolos literrios do passado brasileiro. C) primitivismo. D) bom humor. E) nenhuma das anteriores.
OSG.: 55204/11

2.

3.

4.

tC Portugus
5. Segundo o mesmo texto, a segunda etapa do Modernismo brasileiro caracterizou-se: A) pelo repdio total de nosso passado histrico. B) pelo surgimento do romance regionalista nordestino. C) pelo nacionalismo primitivista. D) como continuadora da iconoclastia irreverente da Gerao de 22. E) nenhuma das anteriores. Pelo que depreendemos do texto lido, a irreverncia iconoclasta da Gerao de 22 ope-se a uma caracterstica da segunda gerao. Qual essa caracterstica? A) Surgimento do romance urbano, psicolgico, introspectivo. B) Surgimento do romance regionalista. C) Ser uma gerao preocupada em construir um organismo literrio coerente com o esprito reformador. D) A e B so corretas. E) Nenhuma das anteriores. No texto do professor Massaud Moiss, fico significa: A) poemas. B) peas de teatro. C) livros de fico cientfica. D) romances. E) nenhuma das anteriores. Segundo o texto lido, a produo de Carlos Drummond de Andrade liga-o: A) primeira gerao modernista. B) ao romance regionalista da segunda gerao modernista. C) ao romance urbano da segunda gerao modernista. D) terceira gerao modernista. E) nenhuma das anteriores. O mesmo texto do professor Massaud Moiss relaciona o desdobramento do Modernismo em uma terceira fase com: A) o Estado Novo. B) a Revoluo Constitucionalista de 32. C) a Segunda Guerra Mundial. D) a Semana de Arte Moderna. E) nenhuma das anteriores. 12. Assinale a alternativa que se refere a Graciliano Ramos. A) Fruto de uma reportagem de jornal, sua obra famosa dramtico libelo contra um crime de genocdio aponta a existncia de um pas desenvolvido, no litoral, e outro abandonado, no meio rural. B) Com uma juventude marcada pela partio partidria, sua obra, a princpio preocupada, abriu-se para um engajamento social de tom pico e lrico, com que descreve aspectos das camadas marginalizadas da sociedade baiana. C) Autor de vasta obra, em grande parte memorialstica, apresenta um aprecivel painel de realidade do nordeste aucareiro, descrito em alguns romances vigorosos que mostram o drama da decadncia dos velhos engenhos. D) Autor de literatura regionalista de carter universalizante, sua priso, por motivos polticos, forneceu-lhe material para uma obra de denncia do atraso cultural da sociedade brasileira e das iniquidades do Estado Novo. E) Tendo tido sempre grande participao poltica, chegando a ocupar cargos pblicos durante o Estado Novo, autor conhecido por um romance de observao da vida sertaneja, considerada inaugurador do realismo moderno. 13. Fernando Pessoa, o maior poeta de seu tempo e um dos grandes da Literatura Portuguesa, est ligado ao: A) Romantismo. B) Realismo. C) Parnasianismo. D) Simbolismo. E) Modernismo. 14. Portanto, criou seus versos: A) no final do sculo XVIII. B) na primeira metade do sculo XIX. C) na segunda metade do sculo XIX. D) na primeira metade do sculo XX. E) na segunda metade do sculo XX. 15. A respeito de Oswald de Andrade, incorreto afirmar que: A) apesar de sua intensa participao na SAM, assumiu uma postura simptica em relao poesia parnasiana. B) em Serafim Ponte Grande, rompe com a forma e com a estrutura tradicionais do romance brasileiro. C) o Rei da Vela, sua obra-prima em termos de dramaturgia, apresenta contundente crtica ao sistema burgus. D) desenvolveu uma poesia original, plena de humor e ironia, com uma linguagem do cotidiano, repleta de neologismos. E) filho nico, rico, pde viajar Europa, onde entrou em contato com as ideias vanguardistas, que divulgaria no Brasil. 16. O romance de Clarice Lispector: A) filia-se fico romntica do sculo XIX, ao criar heronas idealizadas e mitificar a figura da mulher. B) define-se como literatura feminista por excelncia ao propor uma viso da mulher oprimida num universo masculino. C) prende-se crtica de costumes, ao analisar com grande senso de humor uma sociedade urbana em transformao. D) explora at as ltimas consequncias, utilizando, embora, a temtica urbana, a linha do romance neonaturalista da Gerao de 30. E) renova, define e intensifica a tendncia introspectiva de determinada corrente da fico da segunda gerao moderna. 17. O Capito Vitorino Carneiro da Cunha, uma das personagens mais bem realizadas da literatura brasileira, aparece como uma das figuras centrais do romance de Jos Lins do Rego, intitulado: A) Cangaceiros. B) Menino de Engenho. C) Fogo Morto. D) Usina. E) Bangu.

6.

7.

8.

9.

10. A lngua sem arcasmo. Sem erudio. Natural e neolgica. A contribuio milionria de todos os erros. Como falamos. Como somos. Neste trecho do Manifesto Pau-Brasil, de Oswald de Andrade, depreende-se um dos programas propostos pelos modernistas: A) a inveno de uma nova lnga, estruturalmente diferente da falada e escrita pelos portugueses. B) a imitao do discurso dos autores populares da literatura oral brasileira. C) a incorporao da fala brasileira lngua literria nacional. D) a volta lngua do Brasil dos primeiros tempos da colonizao. E) o repdio literatura dos escritores do passado, apenas porque eram afeitos extrema correo. 11. Representante tpico do movimento antropolgico, um poema, escrito em 1928 e publicado em 1931, iria recriar os mitos da Amaznia, utilizando-se do seu regionalismo lxico e sinttico. Trata-se de: A) Cobra Norato, de Raul Bopp. B) Martim Cerer, de Cassiano Ricardo. C) Juca Mulato, de Menotti del Picchia. D) Cl do Jabuti, de Mrio de Andrade. E) Raa, de Guilherme de Almeida.

OSG.: 55204/11

tC Portugus
18. Atribuindo ao elemento grfico uma funo na estrutura do poema e dando por findo o ciclo histrico do verso como unidade formal, esse movimento concebe o poema, em sua forma visvel, como objeto esttico em si mesmo, e no mais como intrprete de objetos exteriores e sensaes subjetivas. Chamou-se esse movimento de: A) Expressionismo. B) Concretismo. C) Impressionismo. D) Simbolismo. E) Parnasianismo. 19. Voltado para as foras contidas na linguagem, esse autor apaga intencionalmente as fronteiras entre narrativa e lrica. Suas obras incluem e revitalizam recursos da expresso potica: aliteraes, onomatopeias, vocabulrio arcaico ou neolgico, rimas internas, ousadas combinaes de sons e de forma. O texto acima refere-se a: A) Machado de Assis. B) Aluzio de Azevedo. C) Lima Barreto. D) Guimares Rosa. E) Monteiro Lobato. 20. No Modernismo, diversos nomes de autores esto vinculados a revistas e grupos a que pertenciam. Qual das seguintes relaes est errada? A) Mrio de Andrade Klaxon. B) Carlos Drummond de Andrade A Revista. C) Cassiano Ricardo Antropofagia. D) Ceclia Meireles Esttica. E) Plnio Salgado Anta. 21. Em dois movimentos estticos, na literatura brasileira, h grande preocupao com o nacionalismo. Em um, evidencia-se a postura nitidamente ufanstica; em outro, frequentemente contestatria. So eles, respectivamente: A) Romantismo e Simbolismo. B) Romantismo e Modernismo. C) Parnasianismo e Simbolismo. D) Simbolismo e Modernismo. E) Barroco e Arcadismo. 22. Seu Lula gritava dentro de casa como se estivesse em luta com inimigos que lhe enchessem o quarto. D. Olvia naqueles dias, largava as suas gargalhadas. E gritava tambm. Por um instante a silenciosa casa grande do Santa F parecia agitada de paixes, de gente desesperada. Passava tudo e outra vez o silncio tomava conta dos quatro cantos da sala e dos corredores. Seu Lula refugiava-se na rede. D. Olvia continuava a andar de um lado para outro. A decadncia de Engenho Santa F figurada na personagem trgica de seu proprietrio, o coronel Lula de Holanda, uma das trilhas narrativas percorridas pela grande sntese pica: A) So Bernardo, de Graciliano Ramos. B) Terras do Sem-Fim, de Jorge Amado. C) Saga, de rico Verssimo. D) O Quinze, de Rachel de Queiroz. E) Fogo Morto, de Jos Lins do Rego.

Os Movimentos de Vanguarda As vanguardas europeias e os ismos contemporneos


O Futurismo
Surge atravs do Manifesto do Futurista, publicado em Le Figaro, de Paris, em 22 de fevereiro de 1909, assinado por Filippo Tommaso Marinetti. Neste documento, o primeiro de uma numerosa srie pelos menos, de vinte manifestos se tem notcia segura o ruidoso divulgador da nova atitude popular: O amor ao perigo, o hbito da energia, a temeridade. A poesia baseada essencialmente na coragem, na audcia, na revoluo. A exaltao da agressividade, da insnia febril, do salto perigoso. O canto entusiasmado da velocidade. A poesia como um violento assalto contra as foras desconhecidas, para intim-las e prostrar-se diante do homem. A abominao do passado. A exaltao da guerra, do militarismo, do patriotismo. O canto em poesia das grandes multides agitadas pelo trabalho, o prazer ou a rebeldia; as ressacas multicoloridas e polifnicas das revolues nas capitais modernas. O canto das estaes de veculos, as fbricas, as locomotivas, os aeroplanos, os navios a vapor. A certeza do carter perecvel da prpria obra que pretendiam. Alis, nesta primeira manifestao que se encontram as famosas frases de efeito e que tanta indignao provocaram na poca: Um automvel rugidor, que tem o ar de correr sobre a metralha mais belo que a Vitria de Samotrcia. O tempo e o espao morreram ontem. Vivemos j no absoluto, j que criamos a eterna velocidade onipresente. Desejamos demolir os museus e as bibliotecas. No difcil perceber a heterogeneidade de elementos, os exageros retricos, a oposio indivduo/massificao, presentes no texto do Manifesto.

O Expressionismo
Foi o movimento de vanguarda na Alemanha, contemporneo do Futurismo Italiano e do Cubismo Francs. No seu sentido amplo, caracteriza a arte criada sob o impacto da expresso, mas da expresso da vida interior, das imagens que vm do fundo do ser e se manifestam pateticamente. O mundo interior obscuro e algico; logo, assim tambm devia ser a expresso. Portanto, o Expressionismo, assim como o Surrealismo, vai valorizar os mitos, os sonhos, tudo aquilo que escapa ao controle lgico do homem.

O Cubismo
Na pintura, o ponto de partida da atitude cubista o quadro de Pablo Picasso intitulado Les demoiselles dAvignon (1907). Influenciado pelas estatuetas negras e polinsicas que comeavam a aparecer em alguns ateliers, o genial pintor espanhol apresenta na composio formas geometrizadas, deformadas, notadamente nos rostos das figuras. Releva notar que a parte realmente cubista do quadro so os dois nus femininos da metade direita, que contrastam com os que se situam na metade esquerda.

OSG.: 55204/11

tC Portugus O Dadasmo
Surge em Zurich, com o primeiro manifesto deTristan Tzara, lido em 14 de julho de 1916. (Ao todo foram sete os manifestos Dada). Dada nasceu no cabar Voltaire, de Zurich,1916 de um desejo de independncia, de desconfiana para com a comunidade. Os que esto conosco guardam sua liberdade. No reconhecemos nenhuma teoria. Basta de academias cubistas e futuristas: laboratrios de ideias formais, esclarece aquele documento. Assinalemos os princpios propostos pelo Dadasmo: uma tentativa de demolio; prope a abolio da lgica, dana dos impotentes da criao; prega a abolio da memria, da arqueologia, dos profetas, do futuro; exalta a liberdade total da criao: Estamos contra todos os sistemas, mas sua ausncia o melhor sistema; prope a percepo da vida em sua lgica incoerncia primitiva; tenta a criao de uma linguagem totalmente nova e inusitada; busca cortar o nexo de ligao com a realidade vital; prope-se um estilo antigramatical, uma linguagem simplista e interjeicional; prega que a arte tende a uma liberao suprema, ao transformar-se numa simples distrao; declara que arte no coisa sria; admite que a arte no necessita ser compreensvel: pode reduzir-se a uma gria de iniciados. Andr Breton, Louis Aragon, Robert Desnos, Salvador Dali, Marcel Duchamp, Picabia, Max Ernst, George Gross tiveram, em maior ou menor intensidade, afinidades com o Dadasmo. O Surrealismo surgiu de uma ciso entre Tzara e Andr Breton, mas em alguns momentos, misturaram suas guas. Precursores dos happennings, dos espetculosprovocao, dos desbundes da dcada de 1960, os dadastas fermentaram a atitude anrquica dos modernistas da Fase Heroica (1922), da Semana de Arte Moderna e do Desvairismo, corrente que Mrio de Andrade funda no prefcio de Pauliceia Desvairada.

Les demoiselles dAvignon (1907) o quadro de Picasso que marca o incio de uma nova era na histria da arte. As personagens se encontram num espao dominado por cores chapadas, secas e duras. no desenho, contudo, anguloso e geometrizado, que se encontra a revoluo maior, germe do cubismo.

Podem ser apontadas as seguintes caractersticas para o estilo cubista na arte literria: As obras de arte no devem ser uma representao objetiva da natureza, mas uma transformao dela, ao mesmo tempo objetiva e subjetiva; A procura da verdade deve centralizar-se na realidade pensada e no na realidade aparente; A obra de arte deve bastar-se a si mesma. Eliminao do anedtico e do descritivo. O poema, por exemplo, reduz-se a uma sucesso de anotaes sem relacionamento causal visvel. Correlativamente, o poeta se desdobra em outro e se interpela a si mesmo; no confessional, a autoscopia mostra o eu no espelho do tu. (G. de Torre); a tcnica de que se vale, por exemplo, Carlos Drummond de Andrade, no seu famoso Jos (1940); Supresso da continuidade cronolgica. As sensaes e recordaes vo ou vm do presente ao passado, confundindo os seus caminhos; Supresso da lgica aparente. Evita-se o pensamento-frase, lgico, racional; prefere-se o pensamento-associao, que se move entre o consciente e o subconsciente; desaparece a continuidade lgica tradicional. a desordem voluntria, a enumerao catica; Preocupao com o tempo presente. Tudo tema de poesia. Os poetas querem viver em seu tempo. O poeta se abandona ao impulso primeiro de sua pena e viso simultnea de todas as coisas que firam a sua sensibilidade, sua inteligncia, na sua memria; Influncia de viagens, de paisagens exticas, de cidades apenas vislumbradas; Valorizao do humor para afugentar a monotonia da vida que cinzenta. Cumpre criar novas situaes humorsticas, nascidas no de uma viso amargamente irnica ou exageradamente otimista da existncia, mas da viso instantnea do mundo e do uso de elementos-surpresa; Das repercusses do Cubismo, efmero como atitude literria, citam-se: a tcnica cinematogrfica, a multiplicao de planos e a simultaneidade espao-tempo.

O Surrealismo
Cronologicamente, o ltimo movimento da vanguarda europeia e surgiu com esse nome em 1924, quando Andr Breton lanou o Manifesto Surrealista. A palavra surrealismo, contudo, j havia sido empregada por Apollinaire, em 1917. O Surrealismo nasceu de uma ruptura com o Dadasmo, desiludido com o seu niilismo e sua autofagia. Enquanto Tristan Tzara queria manter como constante a mera destruio, Andr Breton e seu grupo achavam que a ao demolidora deveria ser somente uma das etapas de processo criativo. Queriam elaborar uma nova cultura, achar um novo caminho, um meio de acesso s zonas profundas do psiquismo humano. Questionando a sociedade e as artes, eles se propunham destru-la radicalmente, para recri-la a partir de tcnicas renovadoras.

OSG.: 55204/11

tC Portugus
Entre as propostas do movimento, destacamos: a) conflito entre a vida vivida e a vida pensada; b) desejo de redeno psicolgica, social e universal do ser humano; c) ilogismo; d) valorizao do inconsciente; e) automatismo verbal e escrito; f) modificao das estruturas da realidade; g) emprego da imagem liberada; h) humor negro.

Esttica e Festa
Outro rgo modernista foi lanado em 1924, no Rio de Janeiro, a revista Esttica, liderada por Srgio Buarque de Holanda. Teve vida curta, mas obteve a colaborao de elementos de vrias partes do Brasil. Tanto Esttica como Klaxon preocuparam-se em dar um carter social e participativo aos novos tempos. Em 1927, surgiu a revista catlica Festa, do Rio de Janeiro, em que participaram Tasso da Silveira, Gilka Machado, Murilo Mendes e Ceclia Meireles.

Projees do Surrealismo
Ao Surrealismo associam-se: o magicismo universal (a arte primitiva, a poesia pr-lgica), a corrente europeia esotrica (desde o movimento cabalista at o reflorescimento do ocultismo) e a arte e poesia malditas, associadas frequentemente loucura, desde Paracelso a Hijeronimus Bosch, sendo este ltimo uma estranha antecipao do non sense surrealista. No cinema, a obra riqussima de Lus Buuel, desde A Idade do Ouro e O Co Andaluz, at O Discreto Charme da Burguesia e O Fantasma da Liberdade, pontilhada de cenas inslitas, decompondo e recriando o mundo das coisas reais e retratando realisticamente o mundo irracional do sonho. No Brasil, as projees do Surrealismo so inegveis em Oswald de Andrade, Murilo Mendes e Jorge de Lima, sendo este ltimo o que mais se aproximou de um programa surrealista, adotando a tcnica da escrita automtica. O mais importante ismo do sculo atual teve na Amrica Latina um desdobramento da maior importncia: o realismofantstico, ou realismo-mgico, que, inspirado na reao do homem primitivo contra o cerceamento do instinto e da magia pelo mecanicismo e racionalidade da civilizao ocidental, amparou em intensidade varivel, as mais poderosas criaes da Amrica Latina, neste sculo, como as de: Gabriel Garca Mrquez, Julio Cortzar, Jorge Lus Borges, Alejo Carpentier, Vargas llosa, Manuel Puig e, entre ns, projetou-se no Incidente em Antares, de rico Verssimo; em alguns momentos da obra de Guimares Rosa; em Jos Cndido de Carvalho, em J. J. Veiga e outros. Integrando a paixo intelectual do presente com a carga emocional das realidades romnticas de expresso (C.E. Cirlot), o Surrealismo est na raiz de movimentos como: os beatniks, o underground, a contracultura, os hippies, o punk etc.
Murilo Mendes

Terra Roxa e Outras Terras


Um ano antes, em 1926, aparecia em So Paulo a Terra Roxa e Outras Terras, que pretendeu interiorizar os debates, traz-los para dentro do Brasil. Revista heterognea, nela participaram, ao lado de outras grandes vozes, como Srgio Milliet, Oswald de Andrade, Mrio de Andrade, alguns elementos expressivos.

Revista de Antropofagia
Duradoura foi a Revista de Antropofagia, fundada em maio de 1928, existindo at fevereiro de 1929, com 10 nmeros, numa primeira fase, sob a liderana de Raul Bopp e Alcntara Machado. A segunda fase, com 16 nmeros, foi capitaneada por Geraldo Galvo Ferraz e durou de maro a agosto de 1929. Iniciada com o Manifesto Antropofgico, assinado por Oswald de Andrade, foi uma revista radical, no sentido de que defendia a brasilidade em todos os sentidos. Fazem parte do Manifesto Antropofgico as clebres frases S a antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente. nica lei do mundo ..., Tupi or not tupi, that is the question, Antes dos portugueses descobrirem o Brasil, o Brasil tinha descoberto a felicidade.

Os Movimentos Modernistas
Os principais grupos que apareceram depois de 22, que passaremos a estudar mais detalhadamente, foram os seguintes: movimento Pau-Brasil, movimento Verde-Amarelo, movimento da Anta, movimento Antropofgico. Alm desses, citam-se ainda a corrente dinamista, a espiritualista e o desvairismo, criado por Mrio de Andrade.

Vozes do Modernismo
No desdobramento da Semana, grupos de jovens, entusiasmados com os ideais modernistas, lanaram suas prprias revistas, que expressaram na forma e no contedo o que pensavam seus editores. Antes da Semana, alguns peridicos j existiam, como por exemplo O Pirralho, a Revista do Brasil, as revistas Fon-Fon e Panplias.

Movimento Pau-Brasil (1924)


Principais representantes: Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e Paulo Prado. Objetivo: revalorizao dos elementos primitivos da cultura brasileira, por intermdio de obras de arte que redescobrissem o Brasil, seus costumes, seus habitantes e suas paisagens. Obra literria representativa: poesia Pau-Brasil de Oswald de Andrade. Texto ilustrativo: Relicrio (Oswald de Andrade) No baile da Corte Foi o Conde DEu quem disse Pra Dona Benvinda Que farinha de Suru Pinga de Parati Fumo de Baependi com beb pit e cai.

Klaxon
A revista de articulao mais ampla, no entanto, e que representou as propostas modernistas, foi a Klaxon Mensrio de Arte Moderna, lanada em maio de 1922, logo aps os eventos no Teatro Municipal. O editorial do primeiro nmero foi assinado por vrios colaboradores e afirmava, com grande veemncia, os caminhos que os modernistas pretendiam seguir: representar a dcada de 20, construir a alegria, proclamar a era do riso e da sinceridade; tudo bem de acordo com o significado de Klaxon (buzina em francs). Revista futurista e vanguardista, a Klaxon enveredou pelo caminho da experimentao constante.

OSG.: 55204/11

tC Portugus
Movimento Verde-Amarelo (1926)
Principais representantes: Menotti del Picchia, Cassiano Ricardo, Plnio Salgado e Cndido Mota Filho. Objetivo: proposio de uma postura nacionalista.

Manifesto da poesia Pau-Brasil


Publicado inicialmente no Correio da Manh, em 18/03/24, e posteriormente no livro de poesias pau-Brasil: ... pensei (...) em fazer uma poesia de exportao. Como o pau-brasil foi a primeira riqueza brasileira exportada, denominei o movimento Pau-Brasil. (Oswald de Andrade) Defende uma linha primitivista e anrquica. Esse primitivismo anrquico que prega um retorno s razes primitivas da nacionalidade apresenta como recursos: a pardia, o deboche, o poema-piada, os provrbios, os mitos e lendas indgenas, negras e cablocas. Veja alguns trechos do manifesto: Pas de dores annimas. De doutores annimos. Sociedade de nufragos eruditos. Donde a nunca exportao. A poesia emaranhada na cultura. Nos cips das metrificaes. A poesia existe nos fatos. Os casebres de aafro e de ocre nos verdes da Favela, sob o azul cabralino, so fatos estticos (...) Obuses de elevadores, cubos de arranha-cu e a sabi pregui solar. A reza. O carnaval. A energia ntima. O sabi. A hospitalidade um pouco sensual, amorosa. A saudade dos pajs e os campos de aviao militar. Pau-Brasil. A lngua sem arcasmo, sem erudio. Natural e neolgica. A contribuio milionria de todos os erros. Como falamos. Como somos (...) Contra a cpia, pela inveno e pela surpresa.

Observao: A partir de 1927, o movimento Verde-Amarelo transformou-se no movimento da Anta que, continuando a linha nacionalista de 1924, tendeu a assumir posies conservadoras. Alguns de seus representantes passaram a apoiar o movimento poltico do integralismo.

Texto ilustrativo: texto do Manifesto do Verde-Amarelismo ou da Escola da Anta. O grupo verde-amarelo, cuja regra a liberdade plena de cada um ser brasileiro como quiser e puder; cuja condio cada um interpretar o seu pas e o seu povo atravs de si mesmo, da prpria determinao instintiva; o grupo verde-amarelo, tirania das sistematizaes ideolgicas, responde com sua alforria e a amplitude sem obstculos de sua ao brasileira. Nosso nacionalismo de afirmao, de colaborao coletiva, de igualdade dos povos e das raas, de liberdade do pensamento, de crena na predestinao do Brasil, na humanidade, de f em nosso valor de construo nacional. Aceitamos todas as instituies conservadoras, pois dentro delas mesmo que faremos a inevitvel renovao do Brasil, como o fez, atravs de quatro sculos, a alma de nossa gente, atravs de todas as expresses histricas. Nosso nacionalismo verde-amarelo e tupi. O objetivismo das instituies e o subjetivismo da gente sob a atuao dos fatores geogrficos e histricos.

Manifesto do Verde-Amarelismo
Surgido em 1926, o grupo contrape-se ao primitivismo destruidor do Pau-Brasil. Plnio Salgado, Menotti del Picchia, Guilherme de Almeida e Cassiano Ricardo foram os principais participantes. Reforo do sentimento de brasilidade valorizando um nacionalismo xenfobo com apelos terra, raa, ao sangue. O grupo evolui para a Escola da Anta, de extrema-direita ou Nhen-gau Verde-Amarelo que lanou seu manifesto em 1929. Martim Cerer, de Cassiano Ricardo, a obra tpica do Verde-amarelismo.

Revistas e manifestos
Publicada em So Paulo, com pginas dedicadas a Graa Aranha, mostrou uma tentativa de organizao dos ideais da Semana. Duas linhas se confundiam no movimento e em Klaxon: a futurista (valorizao da tcnica e da velocidade); e a primitivista (surrealista, centrada na liberao das foras inconscientes). De um lado, a nsia de acertar o passo com a modernidade; de outro, a certeza de que as razes brasileiras (indgenas e negras) precisavam de uma ateno esttico-primitivista.

Manifesto Antropofgico
Reafirmao e ampliao das ideias do Pau-Brasil. Veja algumas dessas ideias: S a antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente. Tupi or not tupi, that is the question.

Outras revistas
A Revista (divulgao do Modernismo em Minas Gerais). Carlos Drummond de Andrade, Pedro Nava. Verde (Cataguases, MG) Seguiu a trilha de A Revista pregando a liberdade expressiva e temtica. Terra Roxa e Outras Terras (SP) Substituiu Klaxon. Festa (RJ) Fundada por Tasso da Silveira, lanou a corrente Espiritualista. Leite Crilo (MG) Dirigida por Joo Dornas Filho.

Revista Esttica
Lanada no Rio de Janeiro em 1924, teve trs nmeros em que se verifica a preocupao de fixar a renovao da linguagem literria.

OSG.: 55204/11

tC Portugus

Exerccios Propostos
As questes de 01 a 04 referem-se ao texto abaixo, transcrito de uma conferncia proferida por Mrio de Andrade, em 1945. Texto Manifestado especialmente pela arte, mas marcando tambm com violncia os costumes sociais e polticos, o Movimento Modernista foi o prenunciador, o preparador e por muitas partes o criador de um estado de esprito nacional. A transformao do mundo com o enfraquecimento gradativo dos grandes imprios, com a prtica europeia de novos ideais polticos, a rapidez dos transportes e mil e uma outras causas internacionais, bem como o desenvolvimento da conscincia americana e brasileira, os progressos internos da tcnica e da educao, impunham a criao de um esprito novo e exigiam a reverificao e mesmo a remodelao da inteligncia nacional. Isso foi o Movimento Modernista, de que a Semana de Arte Moderna ficou sendo o brado coletivo principal. H um mrito inegvel nisto, embora aqueles primeiros modernistas... das cavernas, que nos reunimos em torno da pintora Anita Malfatti e do escultor Victor Brecheret, tenham como que apenas servido de altofalantes de uma fora universal e nacional muito mais complexa do que ns. Fora fatal, que viria mesmo. 01. O Modernismo: A) limitou-se a influenciar a literatura. B) limitou-se a afetar as manifestaes artsticas. C) afetou toda a vida nacional. D) n.d.a. 02. A exploso do Movimento Modernista brasileiro relacionou-se: A) ao enfraquecimento gradativo dos grandes imprios. B) aos novos ideais polticos europeus. C) velocidade do mundo moderno. D) todas as anteriores. 03. Entre as coisas que o texto no relaciona ao surgimento do esprito novo modernista e reformulao da inteligncia nacional, inclui-se: A) a viagem de Oswald de Andrade Europa. B) o desenvolvimento da conscincia americana e brasileira. C) os progressos internos da tcnica e da educao. D) n.d.a. 04. A Semana de Arte Moderna: A) foi a origem da renovao modernista brasileira. B) foi a manifestao coletiva e pblica das modificaes que vinham sendo apresentadas pela arte, j antes de 22. C) foi fruto exclusivo da influncia de Anita Malfatti e Victor Brecheret. D) n.d.a.

A Gerao de 22
O primeiro tempo modernista (1922/30)
A ERA DA MQUINA Eia! eia! eia! Eia eletricidade, nervos doentes da Matria! Eia telegrafia-sem-fios, simpatia metlica do Inconsciente! Eia tneis, eia canais, Panam, Kiel, Suez! Eia todo o passado dentro do presente! Eia todo o futuro j dentro de ns! eia! Eia! eia! eia! Frutos de ferro e til da rvore-fbrica cosmopolita! Eia! eia! eia! eia! h--! Nem sei que existo para dentro. Giro, rodeio, engenhome. Engatam-me em todos os comboios. Iam-me em todos os cais. Giro dentro das hlices de todos os navios. Eia! eia-h eia! Eia! sou o calor mecnico e a eletricidade!
lvaro de Campos Heternimo de Fernando Pessoa fragmento da Ode Triunfal.

A mquina, a eletricidade, o automvel, o avio, as massas proletrias, as megalpolis, a acelerao progressiva e a velocidade crescente com que todas essas transformaes e conquistas se abateram sobre o homem, haveriam de determinar nele profundas alteraes na maneira de ele perceber e se relacionar com esse novo universo e, como consequncia, na forma de express-lo artisticamente. A POESIA MODERNA Atravessa esta paisagem o meu sonho dum porto infinito. E a cor das flores transparente de as velas de grandes navios Que largam do cais arrastando nas guas por sombra Os vultos ao sol daquelas rvores antigas... O porto que sonho sombrio e plido E esta paisagem cheia de sol deste lado... Mas no meu esprito o sol deste dia porto sombrio E os navios que saem do porto so estas rvores ao sol...
Fernando Pessoa

Observe neste poema que a revelao de uma realidade interior atravessa abstratamente a realidade perceptvel atravs dos sentidos, ao materializar o desejo de um porto sonhado, traduzindo a angstia do poeta procura de seu prprio ser no mundo. Veja a superposio de duas realidades; a vida vivida e a vida sonhada. A poesia moderna , muitas vezes, difcil ao aluno e aos no iniciados nos seus mistrios. Ela rompe a sintaxe, o encadeamento lgico; elptica, alusiva, no tem limitaes normativas e o ritmo criado a cada momento, como descargas de vivncias profundas, delrios emocionais, violentando nosso impulso natural de buscar as coisas fceis, sobretudo, nos domnios da expresso atravs da lngua.

Gabarito Exerccios Propostos 01 C 02 D 03 A 04 B


AN 27/12/11 Rev.: JA

OSG.: 55204/11

tC Portugus

OSG.: 55204/11

You might also like