You are on page 1of 7

Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS Curso de Comunicao Social com Habilitao em Jornalismo Disciplina de Jornalismo Investigativo

o Eduardo Friedrich Karina Sgarbi Larissa Luvison

A efetividade do Ideb como ferramenta de avaliao da educao

Enquanto guarda os cadernos na mochila, aps o soar do sinal, Guilia Nicolini de Borba de Brum, conta que gosta da sua escola, mas sente falta de um ginsio para poder brincar em dias de chuva. Com apenas oito anos, ela j realizou a Prova Brasil em 2011, e acrescenta que uma boa aluna, que assdua e achou as questes bem fceis de resolver. Ela estudante do da Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Goretti, de Bento Gonalves. H mais de 85 quilmetros de distncia, na cidade de So Leopoldo, Imerson de Arajo Jr., reclama que a estrutura da sua escola razovel e poderia ter salas melhores e quadras esportivas, com mais espaos de recreao. Aluno do 3 ano do ensino mdio, ele concorda com Giulia, com relao Prova Brasil. No achei difcil de fazer, pois abordou os contedos que foram estudados em aula, afirma. Ele aluno do Instituto Estadual de Educao Professor Pedro Schneider. Aos 18 anos, Imerson avalia o ensino que recebe como de boa qualidade. Mesmo assim, as duas instituies educacionais tiveram notas baixas de acordo com o ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (Ideb). A escola serrana ficou com nota 4.8 na avaliao de 2011, para o 5 ano, nmero inferior ao resultado municipal, de nota 6. A escola do Vale do Sinos obteve nota 3.3 para o 9 ano, nmero tambm inferior nota municipal, j baixa, de 3.7.

A nota estadual da avaliao do Ideb tambm no foi das melhores. O Rio Grande do Sul obteve notas 5.1 para o 5 ano e 4.1 para o 9 ano. Os nmeros so semelhantes ao resultado total do pas, de 5 para o 5 ano e 4.1 para o 9 ano. Mas antes de considerar os nmeros, preciso compreender de que forma eles so elaborados.

O Ideb na escola de Bento Gonalves Na escola de Bento Gonalves, a diretora Cristiane Brescansin Salini conta que h uma preocupao com a realizao da Prova Brasil, e que a instituio investe em material politico pedaggico, associado aos projetos realizados no municpio e no Estado. De acordo com ela, mesmo com os investimentos, o que interessa no o resultado especfico da prova, mas o desenvolvimento do aluno. Cristiane tambm destaca que a escola busca material para os professores. Nossa ltima aquisio foi a coleo da Provinha Brasil, para os educadores passarem o contedo exato do que aplicado na prova, relata. Ela ainda comenta que quando h recursos, a escola envia os professores para encontros, aperfeioamentos e seminrios, no apenas assuntos que envolvam o Ideb, mas tudo que pode acrescentar na educao dos alunos. Questionada sobre a validade do indicador como ferramenta de avaliao da educao, ela afirma que a escola trabalha de uma forma diferente. Temos alunos inclusos - oito com laudo de incluso, o que pode afetar na nota final da prova. O Ideb deixa a desejar, por pensar nos alunos como um todo e em todo o Brasil. Ele desconsidera que h alunos que necessitam de ateno especial e no deveriam fazer a mesma prova, relata. Na escola que teve a nota mais baixa de Bento Gonalves, alguns alunos j compreendem o que veem na mdia sobre o Ideb. Segundo Cristiane, quando saiu o ltimo resultado, em que a escola atingiu a nota mais baixa de Bento Gonalves, eles ficam chateados e alguns pais tambm expressaram essa mesma preocupao, o que foi transformado em estmulo, pois os alunos estudam mais e se preocupam em melhorar a nota da escola.

Para Cristiane, o Ideb deveria levar em conta a realidade de cada escola na hora de fazer a prova, alm de considerar o nmero de alunos especiais da escola, que precisam de ateno especial na hora da aplicao. Trabalhamos com parecer descritivo, avaliando o caderno e as atividades dos alunos, no por meio de prova, o que pode atrapalhar no desenvolvimento do aluno, que pode ficar nervoso na hora da aplicao, j que no so acostumados com isso, salienta. A professora Eliana Serafine Rosina considera que o resultado do Ideb relacionado ao aprendizado em sala de aula no foi ruim, levando em conta que o contedo foi abaixo do que ensinado em sala de aula, mas com alguns contedos que no tinham sido trabalhados e revisados ainda. Ela relata que durante a realizao do teste em 2011, os alunos estavam distrados, desatentos e sem entender o que estava acontecendo e porque tinha que fazer uma prova. Para Eliana, o indicador no mede toda a capacidade do aluno. Fazemos uma reviso de todo o contedo, porm cada um tem uma dificuldade que precisa ser trabalhada. O contedo passado mais rapidamente para fazer a reviso para a Prova Brasil, o que pode causar dificuldades nos alunos. Em ano que no ocorre a prova, o contedo passado para os alunos com mais calma, relata. Ela ainda afirma que mesmo diante de uma srie de elementos questionveis com relao sua eficcia, o indicador tambm contribui por incentivar alunos e professores a se focarem mais na educao, para assim melhorar a mdia da escola.

O Ideb na escola de So Leopoldo Em So Leopoldo, a diretora da escola, Neusa Rocha Thiesen, conta que no existe uma preparao especfica para as avaliaes do Ideb. Como a prova exige conhecimentos que so passados durante o cotidiano do aluno, no existe essa preocupao em preparar o aluno para o exame. Neusa tambm relata que no existe uma destinao de investimentos especial para que a escola obtenha uma melhor nota no Ideb. O indicador no avalia as peculiaridades de cada escola. como se fosse uma receita de bolo. Ele tenta encontrar um padro no ensino das escolas, o que o torna impreciso. Por exemplo, ele no leva em

conta problemas vividos pelas escolas. Nesse ano, algumas turmas ficaram por trs meses sem professor de matemtica. Como exigir do aluno os conhecimentos necessrios se ele no teve tempo hbil para aprender? So questes assim que o indicador ignora, afirma. Para ela, deve-se levar em conta a relao conturbada entre as escolas e o governo. O Estado no ouve as reclamaes das escolas, e ainda assim impe metas absurdas. Eles no nos ouvem. Por exemplo, estamos com dificuldades em organizar uma chapa para a prxima diretoria. necessrio que se tenha um nmero mnimo de professores concursados, a diretora precisa ser concursada. E, aqui no Pedrinho, 98% dos professores so apenas por contratos. A, na hora de abrir concurso para contratar esses professores, so feitas provas muito difceis. complicado, confessa. A diretora afirma que o Ideb peca por desconsiderar aspectos importantes de cada escola. Ele simplifica tudo, e isso acaba em resultados distorcidos. O que precisa acontecer o governo valorizar mais a educao, s assim poderemos melhorar a qualidade no ensino. O Estado precisa demonstrar um maior interesse pelo sistema educacional. Precisa investir. A comear por uma melhor remunerao aos professores, sugere. Ela ainda critica que o indicador no considera as peculiaridades de cada escola. como se fosse uma receita de bolo. Ele tenta encontrar um padro no ensino das escolas, o que o torna impreciso. Por exemplo, ele no leva em conta problemas vividos pelas escolas, afirma. Neusa conta que neste ano algumas turmas ficaram por trs meses sem professor de matemtica. Ela questiona que desta forma no possvel exigir do aluno os conhecimentos necessrios, j que ele no teve tempo hbil para aprender. So questes assim que o indicador ignora, comenta. A diretora ainda acrescenta que o Ideb peca por desconsiderar aspectos importantes de cada escola. Ele simplifica tudo, e isso acaba em resultados distorcidos. O que precisa acontecer o governo valorizar mais a educao, s assim poderemos melhorar a qualidade no ensino. O Estado precisa demonstrar um maior interesse pelo sistema educacional. Precisa investir. A comear por uma melhor remunerao aos professores, sugere.

Contraponto sobre o Ideb A importncia da avaliao do Ideb est no fato de este ser um condutor de poltica pblica em prol da educao. O ndice comparado entre todas as unidades do pas e os valores nele expressos possibilitam a anlise de aprendizagem e fluxo das escolas. Isso permite que sejam avaliadas melhorias a serem feitas no sistema de educao de todo o pas. De acordo com a diretora-adjunta do Departamento de Planejamento (Deplan) da secretaria de Educao do Rio Grande do Sul, Gorete Losada, a Prova Brasil faz apenas um retrato do momento. O que importante na leitura do Ideb e na leitura dos resultados da prova, na minha maneira de ver, enxergar a instituio individualmente e a partir da escola ver o seu crescimento com relao a esses resultados. No apenas analisar o resultado isoladamente, mas ele comparado com relao aos anos anteriores, afirma. A prova tambm um recorte reas de conhecimento, porque no abrange todas as disciplinas. Segundo Gorete, ela uma referncia, no exatamente com relao qualidade de ensino, mas que permite fazer comparativos entre estados, municpios e escolas. Conforme a diretora-adjunta, o ideal seria utilizar o indicador para analisar o desenvolvimento de cada escola, cidade ou estado, ao longo dos anos em que a medio aplicada. Fernando Becker, graduado em Filosofia, especialista em Lgica e Metodologia Cientfica, mestre em Educao e doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Sobre a utilizao do Ideb como indicador da educao brasileira, ele aponta que o estado tem o dever de prover os recursos necessrios ao bom funcionamento do sistema educacional. Alm disso, tem que dar satisfao populao sobre a aplicao de tais recursos. Como far isso sem saber se o sistema est funcionando bem e atingindo, com qualidade, os objetivos que tem o dever de alcanar? Entendo que esta a base que justifica a existncia do Ideb, destaca. Para o especialista, um sistema avaliativo nunca perfeito. Ele deve ser aperfeioado na medida em que vai sendo aplicado. Aperfeioado na direo da complexidade do fenmeno avaliado: o rendimento educacional das escolas naqueles

domnios cognitivos, como leitura, escrita e matemtica, e capacidades intelectuais que constituem o ncleo curricular comum a toda educao bsica relata. Questionado sobre as desvantagens da aplicao do Ideb, Becker destaque que elas esto mais ligadas a incompreenses do sistema avaliativo do que a seus possveis defeitos, que certamente existem. Muitos de seus crticos imaginam que as escolas passaro a concentrar seus esforos em sair-se bem apenas nas diferentes provas que compem esse ndice, descuidando das demais dimenses da educao escolar. Se uma escola fizer isso, sinal claro de que ela no est bem e precisa urgentemente ser melhorada. O processo educativo no deve ser reduzido quilo que o Ideb avalia, afirma Becker. Ainda segundo ele, em sntese, o Ideb avalia se a escola est cumprindo o mnimo que lhe compete.

O Ministrio da Educao quer aperfeioar o Ideb Durante o Seminrio Internacional Anlise dos Fatores Associados nas Avaliaes Externas de Larga Escala, realizado em 12 de novembro pelo movimento Todos pela Educao em parceria com o Instituto de Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira (Inep), em Braslia, o assessor especial do Ministrio da Educao (MEC), Carlos Alberto Ronca, afirmou que o Ideb precisa ser aperfeioado e considerar variveis como questes raciais e socioeconmicas para apresentar melhor diagnstico da educao brasileira. As informaes so da Agncia Brasil. Segundo o assessor, h um estudo pela pasta as modificaes no ndice para reconhecer informaes mais detalhadas da educao do pas. O Ideb precisa ser decodificado, dessa forma dar um salto enorme para a educao pblica no pas. No vai precisar de aluna denunciar problemas na escola ou a professora mostrar que est chovendo dentro da sala de aula, disse Ronca. O ndice foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador calculado com base no desempenho do estudante em avaliaes do Inep e em taxas de aprovao.

Como as escolas podem conseguir notas melhores

O doutor em Educao Fernando Becker tambm considera que para que as escolas consigam notas melhores, fundamental promover a formao de professores em servio. De acordo com ele, o investimento na formao docente deve estar no ncleo das preocupaes. Por exemplo, reunir professores para sesses de estudo nas quais professores, primeiro da mesma disciplina depois de disciplinas diferentes, conversem entre si relatando seus modos de ensinar, o que deu certo, o que no deu certo, ouvindo dos colegas sugestes, objees s suas formas de trabalhar. Os professores desenvolvem saberes terico-prticos que podem auxiliar seus colegas, afirma. Para Becker, a troca de informaes entre os profissionais uma excelente opo para elevar a qualidade do ensino. Ao fazer isso em vez de ficarem lamentando as dificuldades de seu trabalho ou queixando-se do desinteresse dos alunos, os professores podero trocar informaes sistemticas entre si; isso poder levar a inmeras mudanas, para melhor, no ensino, prope. Dentro deste contexto, o especialista tambm sugere leituras pertinentes, que podero trazer subsdios inestimveis para a melhoria do trabalho docente. Ainda na mesma direo, os professores da escola poderiam perguntar a seus alunos como eles pensam que se poderia melhorar o trabalho de sala de aula. Isso promoveria, alm de suas preciosas contribuies, ricos momentos de aprendizagem, pois sempre que se desafia o aluno a pensar sobre o que afeta sua vida, ele poder aumentar significativamente sua capacidade cognitiva e suas possibilidades, define.

You might also like