You are on page 1of 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU UFPI CENTRO DE CINCIAS HUMANAS E LETRAS DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA DISCIPLINA: TEORIA DO CONHECIMENTO I PROF. Dra.

. Maria Cristina de Tvora Sparano

RELATRIO DOS SEMINRIOS PRAFCIO I, PREFCIO II E INTRODUO DA CRITICA DA RAZO PURA DE IMMANUEL KANT

COMPONENTES: Arislene Nunes Flvia Lima Jessiane

TERESINA PI 05/ 03/ 2013

CRITICA DA RAZO PURA IMMANUEL KANT

INTRODUO: O assunto do seminrio foi A crtica da razo pura de Immanuel Kant e as apresentaes foram seguintes temas: prefcio I, II e a introduo. As datas estipuladas pela professora e cumpridas foram 26 e 28/02. No dia 26/02 apresentou-se 3 grupos em geral sendo o primeiro PREFCIO I, o segundo PREFCIO II e o terceiro grupo foi tambm PREFCIO II que este foi ns deste grupo que apresentamos. PREFCIO I Grupo do Domingos, Francisco Ralfran... A falta de objetividade da metafsica atestada via experincia, isto o teatro de disputas infindveis que se distancia da experincia a metafsica, a inevitvel metafsica. A razo deve instituir seu prprio tribunal sob a gide de suas leis eternas e imutveis. A filosofia como uma terapia que visa dissipar mal-entendidos. A deduo dos conceitos puros do entendimento custou um grande esforo.

PRFCIO II grupo do Moro e Marcos Vincios Kant comea dissertando sobre a lgica e suas subdivises, atribuindo a essa ltima uma anterioridade no conhecimento. Ela seria uma espcie de anti-cmera do conhecimento. Diviso entre conhecimento terico e conhecimento prtico. A matemtica e a fsica devem determinar a priori seu objeto. A razo s entende aquilo que ela produz. Ela procura na natureza aquilo que ela ps. A metafsica se eleva aos limites da experincia. O conhecimento no regulado pelos objetos. A revoluo copernicana. A CRP. tenta dotar de provas suficientes a leis que a priori fundamentam a natureza. O conhecimento refere-se apenas aos fenmenos e no coisa em si. O conhecimento deve estar condicionado experincia. O mtodo da metafsica deve visar a circunscrio dos seus prprios limites. Podemos pensar sobre a coisa em si, mas no podemos conhec-la. Conhecimento dar a intuio qual corresponde um certo conceito. A metafsica sempre existir. Crtica ao dogmatismo, ao procedimento da razo sem crtica. Da crtica metafsica slida. Kant identifica os lugares frgeis da CRP, dentre eles convm destacar a deduo dos conceitos a priori do entendimento, os quais j haviam demandado, conforme atesta o primeiro prefcio, um grande esforo do autor. PREFCIO II Nosso grupo que apresentou. Arislene, Flvia e Jessiane.

INTRODUO Grupo Talita, Nina. Da distino entre conhecimento puro e emprico. Somos possuidores de certos conhecimentos a priori e mesmo o entendimento comum jamais est desprovido deles. A filosofia precisa de uma cincia que determine a possibilidade, os princpios e o mbito de todo conhecimento a priori. Da distino entre juzos analticos e sintticos. Em todas as cincias tericas da razo esto contidos, como princpios, juzos sintticos a priori. Problema geral da razo pura. Ideia e diviso de uma cincia especial sob o nome de uma Crtica da razo pura. INTRODUO Grupo Carmem, Florizete.. Falou dos

You might also like