You are on page 1of 2

Bibliografia

Bibliografia: COLLINS, Gary R., Aconselhamento cristo. Ed. Sculo 21, So Paulo: Vida Nova, 2004, capitulo 3.

Os objetivos do Aconselhamento

Equipe:
O Relacionamento entre Conselheiro e Aconselhando
Ana Cludia Silva de Souza

As Tcnicas de Aconselhamento

Andrea Resende

O processo de Aconselhamento

Carlos Jos Lopes

As Teorias de Aconselhamento

Jos Carvalho

ASPECTOS CENTRAIS DO ACONSELHAMENTO

A Lei e o Aconselhamento

Sulianne Paio

Seminrio de Aconselhamento
Manaus, 04 de Maro de 2012

Vander Paio Professor: Msc. Cludio Jos

Walderez de Arajo

Aspectos Centrais do Aconselhamento

Os objetivos do Aconselhamento:
Por que as pessoas procuram um aconselhamento? O que elas desejam? Quais so as razoes que levam um conselheiro a tentar ajudar essas pessoas? Os problemas encontrados no gabinete de aconselhamento cristo. O autoconhecimento. Comunicao. Aprendizado e mudana de comportamento. Auto realizao. Apoio. Integridade espiritual.

aconselhando diz e demonstr-lo tambm, atravs do contato visual, da postura e de gestos b) Ouvir: a participao ativa do ouvinte muito importante. Porem, para ser eficiente, o ouvinte deve deixar de lado seus prprios conflitos, se concentrar no que o aconselhando est transmitindo, aguardar pacientemente durante os perodos de silencio, olhar para o aconselhando quando ele estiver falando. c) Respon-

As Teorias de Aconselhamento:
O famoso sistema de psicanlise de Sigmund Freud era a teoria de aconselhamento de um homem, onde resumia as causas dos problemas pessoais e os melhores mtodos teraputicos para ajudar os pacientes. Como todo terico, impossvel fazer uma estimativa precisa do numero de teorias de aconselhamento atualmente existentes. Algumas teorias de aconselhamento so altamente elaboradas e apresentadas em linguagem forma. As teorias so como sistemas teolgicos, fazem parte de um resumo de tudo o que sabemos e cremos. A teoria correta ser ecltico, examinando as varias teorias de maneira consciente e reflexiva, adotando que nos parecer mais adequado, de modo a construir nosso prprio estilo de aconselhamento.

der: mtodos como aes e respostas verbais objetivas so


utilizadas como respostas. d) Filtrar: com sabedoria e discernimento, o conselheiro consegue as informaes do aconselhando.

O Relacionamento entre Conselheiro e Aconselhando:


O aconselhando muitas das vezes, reluta em procurar um conselheiro. Para isso, o conselheiro procura um local agradvel para o aconselhando relaxar e poder ser ajudado. Porm, o mais importante o relacionamento que existe entre ambos. Alto grau de calor humano, sinceridade e empatia so qualidades que devem existir no relacionamento entre conselheiro e aconselhando.

O processo de Aconselhamento:
O processo no um passo a passo, pois o conselheiro precisa levar em conta as diferenas individuais. H uma relao de aconselhamento em varias fases, sendo que algumas delas podem se repetir varias vezes. a) Conexo: relao entre aconselhando e conselheiro se inicia e consolidada. b) Ex-

A Lei e o Aconselhamento:
H tempos que psiquiatras e psiclogos vem participando do processo legal, fazendo aconselhamento com os presos e suas famlias. Para o conselheiro cristo existem leis de credenciamento. As leis locais determinam as questes acerca do conselheiro. Essas leis variam de um lugar para outro. Se o aconselhamento dentro de uma igreja, raramente, possivelmente est isento de muitas leis que se aplicam conselheiros profissionais. Entretanto, se o aconselhamento regularmente, interessante buscar saber a lei local referente atividade. Conselheiros e aconselhandos fazem parte de uma sociedade e vivem em comunidade.

plorao: o aconselhando tem necessidade de contar sua


historia. c) Planejamento: com o tempo, o aconselhando tem outra viso da situao e comea a girar em torno do estabelecimento de metas e cursos de ao que possam levar soluo do problema. d) Desen-

volvimento: ao vem seguida


do planejamento, em seguida a pratica do plano de ao para atingir as metas. e) Encerra-

As Tcnicas de Aconselhamento:
Algumas tcnicas bsicas so utilizadas nas situaes de aconselhamento: a) Dar Ateno: o conselheiro deve prestar ateno em tudo o que o pre.

mento: o processo de aconselhamento no dura para sem-

You might also like