You are on page 1of 42

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.

BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 1 de 42

Patrocnio

Sumrio Pintura.................................................................................................................................2 1. Histrico origem da pintura...........................................................................................2 2. Usos e aplicaes............................................................................................................2 3. Conceitos..........................................................................................................................2 4. Classificao das tintas....................................................................................................8 5. Preparao de superfcie...............................................................................................15 6. Mtodos de aplicao.....................................................................................................20 7. Defeitos de pintura.........................................................................................................24 8. Inspeo e ensaios.........................................................................................................31 9. Normas de referncia.....................................................................................................38 10. Anexo 1 resumo das principais tintas.......................................................................39 11. Anexo 2 ordem de aplicao, denominao, funo e faixas de espessura seca de algumas tintas e revestimentos no metlicos.............................................................40 12. Anexo 3 compatibilidade entre algumas tintas..........................................................40 13. Anexo 4 alguns esquemas de pintura protetiva contra a corroso em aos carbono .......................................................................................................................................41

Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 2 de 42

Patrocnio

PINTURA
1. Histrico origem da pintura
A pintura uma atividade humana muito antiga. Foram encontradas pinturas datadas de 100.000 anos atrs, feitas com argila do tipo vermelho-ocre e negro-de-fumo. Os egpcios descobriram a preparao de pigmentos sintticos e os alquimistas abriram novo captulo da qumica com seus mtodos experimentais; j utilizavam como elementos ligantes clara de ovo, leos vegetais, resinas naturais como breu e betume etc..

2. Usos e aplicaes
A pintura industrial o meio de controle da corroso mais empregado intensa e extensivamente. Alguns esquemas de pintura anti-corrosivas so mostrados no Anexo 4 item 13. Alm disso, esse filme tem a funo de embelezar superfcies. Outras vantagens so a facilidade de aplicao, manuteno e uma boa relao custo/benefcio. Alm dessas, podem ser citadas as seguintes caractersticas e aplicaes: Visual agradvel; Ambiente motivador; Auxlio segurana industrial; Impermeabilizao contra as infiltraes; Reduo de atritos; controle bio-sanitrio (tintas anti-mofo e anti-incrustantes); Reflexo luminosa; Reduo de perdas por evaporao; Captao de energia solar; Isolamento eltrico; Reduo acstica; Tintas especiais para indstria nuclear, tintas luminescentes e indicadoras de temperatura; Valorizao de revenda de bens; Sinalizao de vias de trnsito e aeroportos.

3. Conceitos
Tinta uma composio lquida, geralmente viscosa, constituda de um ou mais pigmentos dispersos em um aglomerante lquido que, ao sofrer um processo de cura quando estendida em pelcula fina, forma um filme opaco e aderente ao substrato. A tinta normalmente composta pelos seguintes tipos de produtos: Solventes; Resinas; Pigmentos; Cargas; Aditivos. Se a tinta no tiver pigmento, ela denominada de verniz.

3.1. Terminologia
Pintura a habilidade tcnica de se aplicar a tinta; Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 3 de 42

Patrocnio

Esquema de tintas ou de pinturas; refere-se ao conjunto de tintas especficas para um determinado fim; Sistema de pintura ou especificao de pintura; a metodologia de preparo, aplicao e seus parmetros etc.; Classificao das tintas industriais: tintas de fundo (primer), intermedirias e de acabamento.

3.2. Classificao das cores


A Tabela 1 mostra algumas tintas, conforme a classificao da Notao Munsell. Tabela 1 algumas cores pela classificao Munsell NOTAO MUNSELL NOME DA COR 7.5 PB 3/8 2.5 PB 8/4 2.5 PB 4/10 5G 8/4 2.5 G 4/8 10 GY 6/6 5 Y 8/16 2.5Y 9/4 10YR 8/14 10YR 7/6 7.5 YR 7/14 2.5 YR 6/14 2.5 YR 2/4 10 R 3/6 5R 4/14 N 9.5 N8 N6.5 N3.5 N1 Azul Azul pastel Azul segurana Verde pastel Verde Verde segurana Amarelo segurana Creme claro Amarelo ouro Creme canalizao Amarelo Alaranjado segurana Marrom canalizao xido de ferro Vermelho segurana Branco Cinza gelo Cinza claro Cinza escuro Preto

3.3. Veculo (resinas)


O veculo , normalmente, uma resina. Sua funo agregar as partculas formadoras de pelcula; a responsvel pela aderncia ao substrato e caracteriza uma tinta. Um esquema dessa funo pode ser visto na Fig. 1.

Fig. 1 funo do veculo Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 4 de 42

Patrocnio

As resinas podem ser apresentadas nos seguintes formatos: Resina slida em pedaos; Resina slida em p; Resina lquida. Os principais veculos, na sua maioria resinas, so: leo secativos; Resinas alqudicas; Resinas fenlicas; Resinas acrlicas; Resinas vinlicas; Borrachas cloradas; Polisteres; Estireno-acrilato; Resina epxi; Resina poliuretana; Silicone; Materiais betuminosos; Etil silicato; Polisiloxano.

3.4. Solventes
So lquidos volteis claros como a gua normalmente volteis, cuja funo diluir a resina das tintas para abaixar a viscosidade e facilitar a aplicao. Alguns exemplos de solventes esto listados na Tabela 2. Tabela 2 alguns solventes utilizados para tintas Origem Refinao de petrleo Indstria petroqumica Indstria qumica Natureza qumica Hidrocarbonetos alifticos Hidrocarbonetos aromticos Cetonas Tipo Aguarrs Xilol, toluol Metil etil cetona Metil isobutil cetona

3.5. Pigmentos
So substncias, em geral na forma de p de baixa granulometria, que so adicionadas s tintas para acrescentar algumas caractersticas. Algumas delas: Determinar a cor; Dar opacidade tinta; Encorpar a tinta; Proteger contra a corroso; Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 5 de 42

Patrocnio

Proteger contra o desgaste. Os pigmentos verdadeiros podem ser: Tintoriais; Anticorrosivos; De proteo por barreira.

3.5.1. Pigmentos tintoriais


Os pigmentos tintoriais so obtidos a partir da algumas substncias qumicas inorgnicas, como o dixido de titnio, o cromato/molibdato/sulfato de chumbo e o negro-de-fumo. O dixido de titnio tem tima resistncia luz, a solventes e a lcalis; porm, tem baixa resistncia a cidos. O negro de fumo confere dureza, resistncia qumica, umidade e promove uma estabilidade s radiaes ultra-violetas (UV). Alguns dos pigmentos tintoriais podem ser vistos na Fig. 2.

3.5.2. Pigmentos anticorrosivos


Os pigmentos anticorrosivos mais utilizados so: Cromato de zinco; Zarco; Fosfato de zinco; Zinco metlico.

Fig. 2 pigmentos tintoriais

Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 6 de 42

Patrocnio

Fig. 3 exemplos de aplicao de tintas com pigmento de cromato de zinco

(1) (2) Fig. 4 exemplos de aplicao de tintas com pigmento de: zarco (1) e fosfato de zinco (2) O cromato de zinco um pigmento amarelo, parcialmente solvel em gua. Dissolve-se formando uma camada de ons cromato que isola o metal do meio corrosivo. Deve-se tomar um especial cuidado com a manipulao deste pigmento, pela alta toxicidade do cromo. O zarco constitudo de xido de chumbo e um dos mais antigos pigmentos usados na proteo do ao. S funciona se a resina for base de leos vegetais secativos ou alqudicas modificadas com leos. Como o cromato de zinco, o zarco tem alta toxicidade. O fosfato de zinco um pigmento branco de baixa toxicidade. Por ter baixa cobertura usado em conjunto com outros pigmentos como, por exemplo, o xido de ferro, para facilitar a visualizao da uniformidade e o controle de espessura da camada. O pigmento de zinco constitudo de zinco metlico com alta pureza. As resinas que funcionam bem com os pigmentos de zinco so as epoxdicas e as de etilsilicato de zinco. O zinco est sempre associado proteo catdica

Fig. 5 utilizao de tinta com pigmento de zinco metlico

Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 7 de 42

Patrocnio

3.5.3. Pigmentos de proteo por barreira


So pigmentos que formam folhas microscpicas superpostas e que atuam como uma barreira que dificulta a permeao dos agentes agressivos. Um esquema do mecanismo de ao desse tipo de pigmento, comparado ao convencional, pode ser visto na Fig. 6. Os mais utilizados so: mica, talco, xido de ferro micceo. O xido de ferro tem por caractersticas: um pigmento vermelho; uma tradio que a tinta de fundo (primer) seja vermelha; Tem baixa toxicidade e boa cobertura.

Fig. 6 esquema da diferena entre o pigmento convencional e o lamelar; esquerda, pigmento convencional e direita, lamelar

3.5.4. Cargas
Tm a finalidade de aumentar o teor de slidos da tinta, diminuir a viscosidade e encorpar a tinta. Normalmente so utilizados para essa finalidade: Carbonato de clcio (calcita); Carbonato de clcio e magnsio (dolomita); Sulfato de brio (barita).

3.5.5. Aditivos
So substncias adicionadas s tintas para acrescentar caractersticas especiais ou melhorar algumas das suas propriedades. Os principais so: Secantes; Anti-sedimentantes; Niveladores; Antipeles; Antiespumantes; Plastificantes; Tixotrpicos.

Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 8 de 42

Patrocnio

4. Classificao das tintas


Tradicionalmente, as tintas so classificadas em monocomponentes e bicomponentes. Essa era uma classificao para as tintas base de solvente; atualmente existem as tintas em p que no se enquadram nessa classificao e formam, juntamente com outras, um grupo que pode ser denominado de tintas ecolgicas. O Anexo 1 (item 10) relaciona as principais tintas por tipos e espessura por demo e o Anexo 3 (item 12) mostra a compatibilidade entre alguns tipos de tintas.

4.1. Tintas monocomponentes


A composio bsica de uma tinta monocomponente pode ser vista na Fig. 7.

Fig. 7 composio bsica de uma tinta monocomponente As tintas monocomponentes so: Tintas a leo; Tintas alqudicas; Tintas fenlicas; Tintas acrlicas; Borrachas cloradas; Tintas vinlicas.

4.1.1. Tintas a leo


As tintas a leo so modificaes das tintas alqudicas e fenlicas (ver subitens 4.1.2 e 4.1.3).

4.1.2. Tintas alqudicas


Tintas alqudicas so aquelas cuja resina um polister, polmero formado pela reao entre o lcool e um cido orgnico Como o polister muito duro, pode-se substituir parcialmente radical cido do polister por um leo (Fig. 8). Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 9 de 42

Patrocnio

4.1.3. Tintas fenlicas


As resinas fenlicas so obtidas pela reao entre o fenol e um aldedo, formando um polmero. A reao de polimerizao das resinas fenlicas necessita de temperatura elevada; por isto, adicionado leo para que a secagem ocorra temperatura ambiente. Com essa modificao, as resinas fenlicas passaram a ser denominadas de tintas fenlicas modificadas com leo. As tintas fenlicas tm as seguintes caractersticas: Maior resistncia a produtos qumicos e umidade do que as alqudicas; Menor resistncia radiao ultravioleta; Pode ser usada em temperatura de at 120C. O mecanismo de atuao das tintas fenlicas o mesmo das tintas alqulicas; isto , evaporao do solvente e oxidao do leo.

Fig. 8 formao da resina alqudica O mecanismo de atuao da tinta alqudica (Fig. 9) a formao de um filme pela evaporao do solvente e a oxidao do leo.

Fig. 9 tinta alqudica

4.1.4. Acrlicas, borrachas cloradas e vinlicas (lacas)


So denominadas lacas, as tintas que secam unicamente por evaporao do solvente. Podem ser: Acrlicas; Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 10 de 42

Patrocnio

Borracha clorada; Vinlicas.

4.1.4.1. Resinas acrlicas As resinas acrlicas so obtidas a partir dos cidos acrlicos e metacrlicos, por meio de esterificao. No contm leos e no saponificam. Suas caractersticas so: Excelente resistncia radiao UV; tima reteno de brilho e de cor; Razovel resistncia a cidos e lcalis. 4.1.4.2. Borrachas cloradas As borrachas cloradas so obtidas a partir da clorao da borracha. Tm baixa toxicidade e so resistentes a cidos e lcalis. Podem ser utilizadas em contato com gua potvel. No contm leos e no saponificam. Suas caractersticas so: Degradar pelo calor; Liberar cido clordrico; Ter ocorrncia de poros; Ter ocorrncia de fissurao devido plastificao; Ter ocorrncia de empoamento. 4.1.4.3. Tintas vinlicas As tintas vinlicas so obtidas a partir do cloreto e acetato de vinila, que se polimerizam em cloreto e acetato de polivinila. Podem ser utilizadas em atmosferas medianamente agressivas. No contm leos e no saponificam. Suas caractersticas so: Boa resistncia a cidos e lcalis; Excelente resistncia abraso.

4.2. Tintas bicomponentes


As tintas bicomponentes so formadas pela mistura de dois conjuntos de componentes, como pode ser visto na Fig. 10. Atuam pelo mecanismo de polimerizao e oxidao da resina. Podem ser: Tintas Epxi; Tintas Poliuretanas.

Fig. 10 esquema bsico de tintas bicomponentes Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 11 de 42

Patrocnio

4.2.1. Tintas epxi


As resinas epxi so polmeros caracterizados pela presena de grupos glicidila em sua molcula (tambm chamados de grupo epxi). Essas tintas so de alto desempenho e de custo mdio. Elas so fornecidas em dois componentes, um contendo o pr-polmero epxi e o outro, o agente de cura. Esse , em geral, uma amina ou amida. A cura uma reao de calcinao. As tintas curadas com amina so resistentes a cidos, lcalis e solventes; so menos resistentes umidade, comparadas com as tintas curadas com amidas. As tintas curadas com amida so mais resistentes umidade e possuem maior flexibilidade. So menos resistentes a cidos, lcalis e solventes, comparadas s tintas curadas com aminas. A tinta epxi mastique produzidas com aminas aromticas e isocianatos. Toleram camadas leves de oxidao; possuem pigmentos lamelares e podem ser aplicadas em uma nica demo. Pode ser utilizada em atmosferas altamente agressivas e ficar em imerso. uma alternativa para locais onde no possvel fazer jateamento abrasivo e pode ser aplicada como fundo e acabamento.

4.2.2. Tintas de poliuretana


As resinas poliuretnicas so obtidas pela reao de um isocianato com o hidrognio de um lcool, de uma amina ou de um cido carboxlico. A reao com um lcool a mais importante sob o ponto de vista de seu uso na preparao de resinas para tintas. Tm como caracterstica boas resistncias : cidos; lcalis; Solventes; Abraso; Radiao UV. As resinas alifticas so mais resistentes do que as aromticas; no entanto, estas amarelecem quando expostas radiao UV.

4.3. Tintas ecolgicas


um grupo de tintas que, ao longo de suas vidas teis e mesmo aps suas degradaes, tm caractersticas que minimizam a agresso ao homem e ao meio ambiente. So divididas em: Tintas em p; Tintas hidrossolveis; Tintas de altos slidos; Tintas sem solventes 100% slidos. Os maiores problemas ao ser humano e ao meio ambiente so os solventes e os pigmentos (Fig. 11). So prejudiciais sade e so inflamveis; reagem com os compostos nitrogenados e com o oxignio, em presena de radiao ultravioleta, produzindo oznio. O oznio baixa altitude prejudicial ao meio ambiente e sade do ser humano. Os novos produtos seguindo leis e regulamentaes dos pases desenvolvidos ou a filosofia das normas ISO 14000 apresentam cada vez menos solventes (Fig. 12) ou substituio dos solventes por gua. As novas tecnologias com a abordagem ecolgica produziram tintas sem metais pesados; estes novos produtos tm as seguintes denominaes: Low VOC (Low Volatile Organic Compounds, Baixo teor de Compostos Orgnicos Volteis); Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 12 de 42

Patrocnio

No VOC (sem Compostos Orgnicos Volteis); Tintas de alta espessura; Tintas de altos slidos; Tintas em p; Tintas com base gua.

Fig. 11 perigo dos solventes orgnicos

4.3.1. Tintas de alta espessura


So tintas que substituem as diversas camadas exigidas pelas convencionais, por uma nica camada mais espessa. Com isso, diminuem a quantidade de solventes que cada camada iria demandar, pelo uso de solvente em apenas uma demo (Fig. 13).

Fig. 12 componente da tinta prejudicial sade e ao meio ambiente Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 13 de 42

Patrocnio

Fig. 13 comparao entre tintas convencionais e tintas de camada nica

4.3.2. Tintas de altos slidos


So tintas que alteram as propores relativas entre solvente, pigmento e resina, aumentando os teores de pigmento e resina e diminuindo o teor de solvente.

Fig. 14 esquema mostrando a diminuio dos teores relativos de resina, pigmento e solvente, para as tintas de altos slidos

Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 14 de 42

Patrocnio

4.3.3. Tintas em p
So tintas que no utilizam solvente; usado um agente de cura para o tipo de resina empregada (Fig. 15).

Fig. 15 esquema da elaborao e do emprego de tintas em p As tintas em p esto tendo um grande avano no seu emprego, pelas seguintes vantagens: No liberam solventes; No dependem do petrleo; Aplicao simples e automatizada; No tem risco de incndio; Perdas desprezveis; Podem ser utilizadas como tinta de fundo. Tm um largo espectro de empregos, tais como: Mveis; Eletrodomsticos; Edificaes; Tubulaes enterradas ou submersas; Chapas de ao zincado.

4.3.4. Tintas base de gua


So emulsionadas em gua e necessitam um pequeno teor de solvente (menos do que 5% Fig. 16).

Fig. 16 esquema de composio das tintas base de gua Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 15 de 42

Patrocnio

As principais vantagens so: Ausncia de odores; Baixa contaminao do meio ambiente; Baixssima toxicidade. Podem ser alqudicas, acrlicas e epoxdicas e utilizadas tanto para fundo quanto para acabamento. As tintas para aplicao eletrofortica, principalmente as cataforticas, so de grande importncia na pintura automobilstica.

5. Preparao de superfcie
A preparao da superfcie depende de uma avaliao de seu grau de intemperismo, que pode ser: Grau A Praticamente sem oxidao ou corroso; Grau B Princpio de oxidao da laminao comeando a desagregar; Grau C Oxidao existente, porem sem pitting e pequenos alvolos visveis que podem ser retirados por raspagem; Grau D Corroso severa com marcas de pitting e alvolos visveis de severa intensidade. A preparao da superfcie para receber a pintura envolve os seguintes possveis processos e controles, dependendo do grau de intemperismo avaliado: Limpeza manual; Limpeza mecnica; Jateamento abrasivo a seco e jateamento mido; Controle da rugosidade superficial; Fosfatizao.

5.1. Limpeza manual


As ferramentas manuais como escovas, raspadores, martelos, lixas ou palhas de ao (Fig. 17) retiram boa parte das ferrugens, mas no retiram as carepas.

2 1 3 4

Fig. 17 ferramentas manuais para limpeza de superfcies a serem pintadas: 1 martelo; 2 talhadeira; 3 raspador; 4 picador; 5 escova com cerdas de ao; 6 esptula

5.2. Limpeza mecnica


As ferramentas mecnicas como escovas rotativas eltricas ou a ar comprimido (Fig. 18) tambm retiram ferrugens (so mais efetivas) mas no conseguem retirar carepas

Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 16 de 42

Patrocnio

1
Fig. 18 ferramentas mecnicas: 1 escovas rotativas; 2 pistola de agulha

5.3. Jateamento abrasivo a seco


capaz de arrancar ferrugem, tintas velhas e carepas. Alm da limpeza, o jato cria uma rugosidade na superfcie que favorece a aderncia das tintas. Tipos de abrasivos: Areia; Granalha de ao, ferro fundido ou cobre; xido de alumnio (sinterball); Microesfera de vidro.

5.3.1. Tipos de carepas


Os tipos de carepas tm uma classificao segundo a norma SIS 05 59 00 (Fig. 19): A Carepa de laminao intacta; B Carepa de laminao destacando-se e ferrugem; C Corroso generalizada e sem carepa; D Corroso generalizada e crateras.

5.3.2. Padres de limpeza de superfcies


A norma SIS 05 59 00 estabelece alguns padres de limpeza, conforme ilustra a Fig. 20: C Sa 2 1/2 Jato ao metal quase branco - 95% de carepas e ferrugens removidas. A colorao da superfcie cinza clara, sendo toleradas pequenas manchas; B Sa 3 Jato ao metal branco - 100% das carepas e ferrugens removidas. o grau mximo de limpeza. A colorao da superfcie cinza clara e uniforme; D Sa 2 1/2 Jato ao metal quase branco - 95% de carepas e ferrugens removidas. A colorao da superfcie cinza clara, sendo toleradas pequenas manchas.

Fig. 19 classificao de tipos de carepas (ilustrativo) Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 17 de 42

Patrocnio

C Sa 2 1/2

B Sa 3

D Sa 2 1/2

Fig. 20 alguns padres de limpeza conforme SIS 05 59 00

5.3.3. Inspeo antes do jateamento


Antes do incio do jateamento, algumas verificaes devem ser executadas, para no comprometer o resultado esperado: Registro de imperfeies; Registro de todas as no conformidades; Registro do grau de intemperismo da superfcie; Registro da umidade relativa, que no pode ser superior a 85 %; Registro da temperatura da superfcie: no menor do que 5 oC ou superior a 50 o C; Secagem e inspeo da areia ou do abrasivo especificado; deve estar isento de sais e sua granulometria deve estar de acordo com o especificado; Drenagem do compressor de ar (deve-se evitar gua e leo na linha de ar comprimido); As superfcies usinadas devem estar protegidas.

5.3.4. Jateamento mido


Em vrios lugares, especialmente nas zonas urbanas, o jateamento com areia seca no mais permitido. Nesses casos, uma das alternativas a utilizao do jato mido.

5.4. Rugosidade superficial


A rugosidade provocada pelo abrasivo pode ser medida e, ao se realizar esta medida, obtm-se o perfil de rugosidade ou perfil de ancoragem. O controle da rugosidade importante para se garantir a ancoragem da tinta, minimizando os defeitos de pintura e aumentando a durabilidade deste revestimento.

Fig. 21 rugosidades de uma superfcie de ao: excessiva (1); insuficiente (2) e ideal (3)

Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 18 de 42

Patrocnio

A rugosidade da superfcie deve ser proporcional espessura de camada recomendada. Deve variar entre 4/1 e 3/1 da espessura total. No caso de primer aplicado na oficina, a rugosidade recomendada 2/3 da espessura do primer. O perfil de rugosidade pode ser determinado com um rugosmetro (Fig. 22).

Fig. 22 determinao do perfil de rugosidade O controle da rugosidade feito por meio do jateamento, com a seleo do tipo e tamanho do abrasivo que ser utilizado, no caso da superfcie no apresentar uma rugosidade adequada. No caso de areia, a umidade no pode exceder 85%; de uma maneira geral, o meio abrasivo tem que ser isento de contaminantes. A Tabela 3 exemplifica a seleo de um abrasivo (areia) em funo da rugosidade que se quer obter. Tabela 3 qualidade da areia em funo do perfil mximo de rugosidade PERFIL MX. QUALIDADE DA ABERTURA GRAU ASTM (NO) AREIA (TIPO) DA PENEIRA (m) Muito Fina 0,2 80 30-40 Fina 0,4 40 50-65 Mdia 1,0 18 70-90 Grossa 1,7 12 100-200 Superfcies de ao inoxidvel no devem ser jateadas com granalha de ao ou de ferro fundido.

5.5. Fosfatizao
um revestimento de converso aplicado sobre o ao e o zinco com vrias finalidades, entre elas est o uso como base para pintura. O ao carbono usa fosfato de ferro, fosfato de zinco e fosfatizao orgnica. O ao carbono zincado utiliza fosfato trictions. Os fosfatos de ferro, de zinco e trictions formam cristais na superfcie do metal (Fig. 23); estes cristais do origem a um reticulado que melhora a aderncia da camada de tinta. No caso da fosfatizao orgnica (Fig. 24) no h formao de cristais na superfcie do metal. A explicao para a boa aderncia da camada de tinta a existncia de espcies qumicas livres que se ligam camada de tinta.

Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 19 de 42

Patrocnio

Fig. 23 superfcie fosfatizada

Fig. 24 esquema da fosfatizao orgnica

5.6. Casos especiais


Para alguns substratos metlicos foram desenvolvidos processos de preparao de superfcies para pintura. Sero abordados os seguintes: Ao carbono zincado; Alumnio; Ao inoxidvel.

5.6.1. Ao carbono zincado


O zinco apresenta dois tipos de problemas: superfcie muito lisa; no pode ser jateada e a presena de fluxo de zincagem sobre a superfcie. A operao : Preparo de superfcie zincada por imerso; Lavagem rigorosa para eliminar o resduo de cloro; Lixamento leve da superfcie para criar rugosidade, visando aderncia da tinta. O zinco se presta ao tratamento de fosfatizao. A norma ASTM D 2092 descreve seis mtodos para preparao de superfcies zincadas de aos, para pintura.

Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 20 de 42

Patrocnio

5.6.2. Alumnio
O alumnio muito utilizado com pintura, embora no sofra corroso em meio atmosfrico comum. A pintura motivada por necessidade de embelezamento das superfcies, embalagens de alimentos e de bebidas feitas com esse metal. Porm, a aplicao mais nobre do alumnio na indstria aeronutica. O alumnio pode sofrer tratamento de converso, que implica em fosfatizao e cromatizao da superfcie.

5.6.3. Ao inoxidvel
O ao inoxidvel raramente usado com proteo por meio de pintura; normalmente escovado ou sofre tratamento de converso. Nesse caso, o processo utilizado a oxalatao. Para pintura lquida, deve ser usado epxi e isocianato como primer.

6. Mtodos de aplicao
Antes da aplicao, h a etapa de preparao e mistura da tinta. Para a aplicao, os principais mtodos so: Pincel ou trincha; Rolo; Pistola convencional; Pistola airless; Pintura eletrosttica; Pintura eletrofortica. Algumas observaes prvias sobre critrios e cuidados em relao a esses mtodos: Trincha uso em soldas, superfcies irregulares, cantos vivos e cavidades; Rolo uso em reas externas, planas ou com curvas de raio longo; Pistola convencional uso em grandes reas e necessidade de alta produtividade; Pistola sem ar (airless) deve ser mantida perpendicular superfcie, a uma distncia constante; A bomba deve estar com presso ajustada e deve ser utilizado o bico recomendado pelo fabricante; Nenhuma tinta deve ser aplicada se a temperatura da superfcie for menor do que o ponto de orvalho + 3 oC. Exemplo: temperatura ambiente = 20 oC, Umidade Relativa do Ar (UR) = 65%; portanto, o ponto de orvalho P.O., 13 oC. Nessas condies, a menor temperatura da superfcie a ser pintada (13 + 3) = 16 oC. O Anexo 2 (item 11) mostra a ordem de aplicao de algumas tintas e revestimentos no metlicos, com a denominao, funo e espessura da camada seca.

6.1. Preparao
Na fase de preparao e mistura da tinta, alguns procedimentos bsicos devem ser seguidos: A tinta deve ser diluda corretamente e homogeneizada; Deve ser freqentemente agitada em seu recipiente; Se houver dificuldade na disperso do pigmento, a tinta no deve ser utilizada; A homogeneizao dever ser mecnica; A tinta composta de pigmentos a base de alumnio dever ser homogeneizada manualmente; Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 21 de 42

Patrocnio

Tinta de dois componentes dever ser homogeneizada separadamente e depois misturada. No pode ser reutilizada. Deve-se observar o tempo de induo e de vida til; No permitido o uso de secante para tintas.

6.2. Execuo da pintura


Devem-se ter alguns cuidados na execuo da pintura: Tempo: entre preparao e a pintura de fundo no pode exceder a 6 horas; Visual: a tinta deve ser verificada, assim como o mtodo de homogeneizao; Armazenamento e manuseio: equipamentos pintados e armazenados devero ser estocados a pelo menos 30 cm do solo e protegidos das intempries.

6.3. Espessura e diluio


A diluio da tinta est relacionada com a espessura da demo. Pode-se calcular a espessura da demo pela relao mostrada na Equao 1.

V e = Ft t V d

Equao 1 clculo da espessura por demo Onde: e espessura da pelcula seca por demo [m]. Vt volume de tinta. Vd volume de diluente. Ft Fator do tipo de tinta: Ft = 6 para tintas a base de epxi e F t = 4 para outros tipos de tintas. A qualidade depende da proporo como os componentes so diludos.

6.4. Pincel ou trincha


O pincel utilizado para aplicao da primeira demo de tintas em cordes de solda e cantos vivos (Fig. 25). Apresenta as seguintes vantagens: Espessura elevada; Cobertura em locais de difcil acesso. Por outro lado, apresenta as seguintes desvantagens: Baixo rendimento; Acabamento ruim.

6.5. Rolo
um meio de aplicao para superfcies planas ou com grande raio de curvatura e em locais com grande incidncia de ventos. A Fig. 26 esquematiza os tipos de rolos.

Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 22 de 42

Patrocnio

Fig. 25 uso do pincel

Fig. 26 tipos de rolos

6.6. Pistola convencional


A pistola convencional (Fig. 27) promove uma grande produtividade e a obteno de espessura de pelcula praticamente constante. Requer maior diluio da tinta; isto traz as seguintes conseqncias: Reduo da espessura da pelcula seca; A baixa espessura d origem a poros devido a evaporao do solvente; H uma perda excessiva de tinta, que pode chegar a 25%; necessrio um controle da posio da pistola; se estiver muito prxima da superfcie, a pintura pode apresentar escorrimento e se estiver muito longe, h a formao de nvoa.

6.7. Pistola airless


A pistola airless (Fig. 28) apresenta melhor qualidade de pintura e desempenho do esquema de pintura, pois tem as seguintes caractersticas: Utiliza uma bomba pneumtica para pressurizar a tinta; Permite a aplicao de elevadas espessuras de tinta; Apresenta menores perdas, comparada pistola convencional; so da ordem de 15%.

Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 23 de 42

Patrocnio

Fig. 27 pistola convencional

Fig. 28 pistola airless

6.8. Pintura eletrosttica


A pintura eletrosttica (Fig. 29) consiste na aplicao de cargas eltricas na tinta e na superfcie que se quer proteger, criando uma diferena de potencial da ordem de 100.000 Volts. As espessuras obtidas por esse processo so uniformes e as bordas so bem protegidas. As tintas aplicadas a p so curadas pela ao do calor e a ausncia de solventes d origem a pelculas de baixssima porosidade.

6.9. Pintura eletrofortica


A pintura eletrofortica (Fig. 31) tem semelhana com a pintura eletrosttica; um processo utilizado em pintura de fbrica, tendo na indstria automobilstica sua maior aplicao. Nesse tipo de aplicao, as espessuras so uniformes e as bordas so bem protegidas devido ao efeito de bordas.

Fig. 29 cabine para aplicao de pintura eletrosttica

Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 24 de 42

Patrocnio

Fig. 30 aplicaes de pintura eletrosttica

Fig. 31 aplicao de pintura eletrofortica

7. Defeitos de pintura
Os principais defeitos de pintura so: Cratera; Enrugamento; Pin hole; Empolamento; Marcas de trincha; Couro de jacar alligatoring; Escorrimento; Trincamento; Corroso; Descoramento; Descascamento - esfoliao flaking; Calcinao - empoamento chalking; Olho de peixe; Casca de laranja - orange peel; Ataque por solvente lifiting; Pontos duros.

7.1. Cratera
uma pequena depresso arredondada (Fig. 32) com gotculas no centro. Surge devido a sujeira, fibras, resduo de material, silicones e leos das linhas de ar comprimido.

Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 25 de 42

Patrocnio

Fig. 32 crateras

7.2. Enrugamento
a presena de microrrugas (Fig. 33) causadas por camada elevada ou secagem superficial muito rpida.

Fig. 33 enrugamento

7.3. Pin hole


So pequenos poros no revestimento com dimenses de cabea de alfinete (Fig. 34). So causados por leos, silicones, umidade, pintura sobre superfcie fria, solvente muito voltil ou muito pouco voltil.

Fig. 34 pin holes

Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 26 de 42

Patrocnio

7.4. Empolamento
So bolhas na superfcie pintada (Fig. 35). Aparecem devido a uma superfcie mal preparada ou oleosa, excesso de umidade no substrato, solvente retido no substrato ou excesso de umidade no ambiente.

7.5. Marcas de trincha


a falta de nivelamento; a pintura fica estriada no sentido da aplicao (Fig. 25). causada por: Tinta com desbalanceamento tixotrpico; Solvente de evaporao rpida; Inabilidade do pintor; Pincel de cerdas duras.

Fig. 35 bolhas ou empolamentos

7.6. Couro de jacar alligatoring


caracterizado pela superfcie apresentar-se com textura igual ao couro de jacar (Fig. 36). Suas causas podem ser: Tintas de alta dureza sobre fundo de menor dureza; Secagem superficial rpida enquanto a pelcula continua pastosa por reteno de solvente; Tinta de fundo mais flexvel do que o acabamento; Camadas espessas.

Fig. 36 couro de jacar ou alligatoring Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 27 de 42

Patrocnio

7.7. Escorrimento
o deslocamento da tinta por gravidade formando ondas ou gotas (Fig. 37). Suas causas podem ser: Viscosidade muito baixa da tinta; Camada muito espessa; Falta de tixotropia; Desbalanceamento de solvente.

Fig. 37 - escorrimento

7.8. Trincamento
a presena de minsculas trincas (Fig. 38) devido a um Intervalo entre demos menor que o estipulado ou a utilizao de solvente em teor elevado

Fig. 38 trincamento

7.9. Corroso
So manchas e produtos de corroso de colorao branca (Fig. 39). So causadas por tinta de etil silicato de zinco que no foi adequadamente preparada na oficina.

Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 28 de 42

Patrocnio

Fig. 39 corroso

7.10. Descoramento
a perda de cor por degradao dos pigmentos ou da resina (Fig. 40). devido ao uso de pigmentos ou resinas inadequadas.

Fig. 40 descoramento

7.11. Descascamento - esfoliao flaking


a perda de aderncia entre a tinta e o substrato (Fig. 41). devido a uma superfcie contaminada com leos, graxas, umidade (tambm no substrato) ou pintura sobre superfcie aquecida.

Fig. 41 descascamento

7.12. Calcinao empoamento chalking


o envelhecimento superficial da pintura, causado por degradao por raios ultravioleta (Fig. 42); em tintas brancas e pastis, a utilizao inadequada de dixido de titnio.

Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 29 de 42

Patrocnio

Fig. 42 empoamento

7.13. Olho de peixe


um tipo particular de cratera caracterizado por uma regio plana e circular no centro (Fig. 43). causado por silicone fludo, antiespumantes mal incorporados e gotculas do ar de pulverizao.

Fig. 43 olho de peixe

7.14. Casca de laranja orange peel


caracterizado por uma camada com ondulao superficial parecida com casca de laranja (Fig. 44). devido a uma viscosidade muito alta da tinta, solvente muito leve, camada muito baixa, tinta de secagem rpida ou presso de ar inadequada.

Fig. 44 casca de laranja

7.15. Ataque por solvente lifiting


A tinta fica enrugada e com grumos, destacando-se do substrato (Fig. 45). causado por contato da tinta curada com o solvente da prpria tinta. Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 30 de 42

Patrocnio

Fig. 45 ataque por solvente

7.16. Pontos duros


Ocorrncia de pequenas regies endurecidas, como se fossem gros rgidos (Fig. 46). Isto causado por deficincia na dissoluo do(s) pigmento(s) que no ficam com uma boa disperso.

Fig. 46 pontos duros

7.17. Disperso de pigmentos


Ocorre quando os pigmentos no so homogeneamente dispersos, resultando em nuances de intensidade da cor (Fig. 47).

Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 31 de 42

Patrocnio

Fig. 47 disperso de pigmentos

8. Inspeo e ensaios
A inspeo de pintura pode exigir uma grande quantidade de ensaios. Existem normas que so utilizadas como um guia de inspeo, como a ASTM D 3276. As tintas devem sofrer uma inspeo visual e documental no recebimento e armazenagem, alm dos ensaios que, de uma maneira geral, podem ser de dois tipos: Caracterizao; Desempenho.

8.1. Recebimento e armazenagem


Devem ser verificadas as seguintes informaes e caractersticas: Especificao comercial da tinta; Data de fabricao; Validade de vida til; Identificao do lote; Identificao do fabricante; Identificao da cor. Alguns cuidados devem ser observados: Embalagens de lotes diferentes no se misturam; Os recipientes devem estar fechados e empilhados verticalmente em local coberto e ventilado; Deve-se exigir certificado de anlise da tinta.

8.2. Caracterizao
Os ensaios de caracterizao so os seguintes: Identificao da resina; Slidos por volume; Slidos por massa; Viscosidade; Tempo de secagem; Massa especfica; Rendimento terico; Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 32 de 42

Patrocnio

Rendimento prtico; Poder de cobertura; Determinao da espessura; Brilho especular; Aderncia ao substrato; Dureza do filme; Flexibilidade; Impacto. A seguir, sero descritos os ensaios mais utilizados.

8.2.1. Identificao da resina


feita por espectroscopia na regio do infravermelho (IV), uma vez que cada resina possui um espectro caracterstico (Fig. 48).

Fig. 48 espectro IV de uma resina s vezes o infravermelho no suficiente para identificar adequadamente uma tinta, pois tintas alqudicas, acrlicas e poliuretanas so derivadas de polisteres e, portanto, fornecem o mesmo espectro IV.

8.2.2. Aderncia
A aderncia da camada de tinta avaliada atravs de trs ensaios: corte em grade, corte em X e resistncia trao. Os ensaios de corte em X e corte em grade so realizados fazendo-se incises na camada de tinta e em seguida colando-se uma fita adesiva. Retira-se a fita e compara-se o aspecto da camada com padres fotogrficos ou figurativos, como os da norma ASTM D 3359. A Fig. 49 mostra um exemplo, com a classificao prevista por essa norma ASTM. O padro usual para aceitao a aderncia boa (n 3); no caso de aderncia sofrvel (n 2) outro 2 pontos adicionais devem ser verificados; se estiverem dentro do especificado este requisito considerado aprovado. Para espessuras acima de 100 m utilizado o corte em X, com o mesmo critrio de aceitao do mtodo do quadriculado. O quadro da Fig. 50 mostra os tipos de aderncia para o mtodo do corte em X. O mtodo da trao consiste na utilizao de um dispositivo (Fig. 51), que traciona um adesivo padronizado que colado sobre o revestimento. O mtodo padronizado pela ASTM D 4541.

Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 33 de 42

Patrocnio

Fig. 49 exemplo de ensaio de aderncia, conforme ASTM D 3359 (figuras ilustrativas)

Fig. 50 quadro de referncia para o teste de aderncia em X

Fig. 51 dispositivo sugerido pela norma ASTM para teste de aderncia por trao Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 34 de 42

Patrocnio

8.2.3. Flexibilidade
Os substratos sofrem deformaes aplicadas ou provenientes de variaes de temperatura. Se a camada de tinta aplicada sobre esse substrato, no acompanhar essas deformaes, poder haver fissuramento desta camada. O ensaio consiste na aplicao de um mandril cnico sobre uma pea previamente pintada e a verificao do comportamento da tinta nesse substrato (Fig. 52).

Fig. 52 exemplo de ensaio de flexibilidade

8.2.4. Impacto
Consiste no impacto de elementos esfricos contra o lado oposto da pintura e na verificao do comportamento da camada, como mostra a Fig. 53.

Fig. 53 dispositivo para teste de impacto e exemplo de resultado

8.2.5. Determinao da espessura


A inspeo da espessura da tinta deve seguir os seguintes critrios, em geral: Pelo menos 3 medies (seca); Medidas em pontos estratgicos ou a cada metro de comprimento; Espessuras rejeitadas: Menor que especificadas; Maior do que 30% da mnima; Tintas a base de silicato de zinco: aceitvel at 10% acima do limite superior. As tcnicas de medida da espessura pode ser por micrmetro, como prev a ASTM D 1005. Outro mtodo o gravimtrico, onde determinada a massa da pea com e sem o revestimento. A espessura calculada pela relao mostrada na Equao 2. Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 35 de 42

Patrocnio

erevest . =
Onde:

m1 m2 d .A

Equao 2

erevest. espessura do revestimento (pode ser tinta, metal etc.) [m]. m1 massa do componente com o revestimento, em gramas. m2 massa do componente sem o revestimento, em gramas. d densidade do revestimento em g/cm3, aps cura ou secagem. A rea revestida do componente, em metros quadrados. A norma ASTM D 1475 prev mtodo para medio de densidade de tintas, vernizes, lacas e produtos relacionados. Espessuras de filmes tambm podem ser realizadas por mtodos magnticos (Fig. 54) ou eletromagnticos (Eddy Current) conforme prev a norma ASTM E 376.

Fig. 54 medio de camada de revestimento por mtodo magntico

8.3. Ensaios de avaliao de desempenho


Os ensaios de avaliao de desempenho podem ser: Resistncia nvoa salina; Resistncia umidade; Resistncia ao dixido de enxofre; Prohesion; Intemperismo artificial; Intemperismo natural; Imerso; Exposio atmosfrica; Scab Test. Nestes ensaios, so avaliados: Grau de enferrujamento; Grau de empolamento; Variaes no brilho e na cor; Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 36 de 42

Patrocnio

Nos casos de corpos-de-prova com inciso, alteraes nas vizinhanas da inciso. Alguns desses ensaios esto descritos a seguir.

8.3.1. Nvoa salina neutra Salt Spray Fog test


Este ensaio (Fig. 55) tem por objetivo simular as condies de uma atmosfera marinha, mas no deve ser usado como um indicativo da vida til neste meio. O padro de nvoa salina convencional utiliza uma concentrao de 5% de NaCl a uma temperatura de T 37 C. Esse teste est padronizado pela norma ASTM B 117.

Fig. 55 equipamento para teste salt spray e esquema bsico de seu funcionamento O fog test utiliza uma cmara (Fig. 56) com atmosfera de umidade saturada a 40 C; como variante, esta atmosfera pode ser acrescida de SO2.

Fig. 56 equipamento para fog test

8.3.2. Ensaio cclico prohesion


Ensaio que utiliza um equipamento (Fig. 57) para simular um meio constitudo de sulfato de amnia e cloreto de sdio, com aplicao de temperatura.

Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 37 de 42

Patrocnio

8.3.3. Intemperismo artificial


Peas pintadas, quando expostas atmosfera, sofrem a ao do sol e da chuva, alm do envelhecimento natural devido aos raios ultravioleta e infravermelho. Existem trs tipos de radiao ultravioleta; so denominadas UV-A, UV-B e UV-C, em funo do comprimento de onda () da radiao. Estas condies podem ser simuladas em laboratrio, utilizando-se aparelhos denominados Weather o meter e cmara de ultravioleta com umidade (Fig. 58 e Fig. 59).

Fig. 57 equipamento para ensaio cclico prohesion

Fig. 58 Weather o meter e cmara de ultravioleta com umidade

Fig. 59 cmara de UV e esquema bsico do ensaio

Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 38 de 42

Patrocnio

8.3.4. Intemperismo natural


Os ensaios no-acelerados de corroso (Fig. 60) so os que de fato mostram o verdadeiro comportamento de um determinado material exposto atmosfera. Porm, existe um srio inconveniente que o tempo de durao. Normalmente, a durao desses ensaios nunca inferior a dois anos.

Fig. 60 estao de corroso atmosfrica da Flrida

9. Normas de referncia
ASTM B 177 Method of Salt Spray (Fog) Testing. ASTM D 1005 Test Methods for Measuring of Dry Film Thickness of Organic Coatings Using Micrometers. ASTM D 2092 Practices for Preparation of Zinc-Coated (Galvanized) Steel Surfaces for Painting. ASTM D 3276 Standard Guide for Painting Inspectors (Metal Substrates). ASTM D 3359 Test Methods for Density of Paint, Varnish, Lacquer, and Related Products; ASTM D 3359 Test Methods for Measuring Adhesion by Tape Test. ASTM D 4541 Test Method for Pull-Off Strength of Coatings Using Portable Adhesion Testers. ASTM E 376 Practice for Measuring Coating Thickness by Magnetic-Field or Eddy-Current (Electromagnetic) Test Methods. Cdigo Munsell Padronizao de cores. SIS 05.59.00 Pictorial surface Preparation Standards for Painting Steel Surfaces.

Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 39 de 42

Patrocnio

10. Anexo 1 resumo das principais tintas


Descrio Tinta de silicato inorgnico de zinco Tinta epxi de alta espessura Tinta epxi sem solvente curada com poliamina Tinta acrlica a base de solventes inorgnicos Tinta epxi para acabamento Tinta antiincrestantes (xido cuproso) Tinta epxi xido de ferro Tinta epxi zarco xido de ferro para alta espessura Tinta de zarco Esmalte sinttico semibrilhante Tinta de alumnio fenlica Tinta de aderncia de cromato bsico de zinco e polivinil butinal Tinta de alcatro de hulha epxi- poliamida Tinta de fundo epxi p de zinco, amida curada Tinta de acabamento de poliuretano de dois componentes Tinta de borracha clorada no saponificada Tinta de fundo epxi p de zinco amida curada Tinta de fundo epxi zarco xido de ferro, amida curada Tinta de alumnio silicone para alta temperatura Tinta indicadora de alta temperatura Shop-primer epxi xido de ferro Tinta de fundo epxi zarco xido de ferro, amida curada Tinta estireno acrilato Tinta de zinco etil silicato Tinta retro-refletiva para marcao de pisos Tinta de alcatro de hulha epxi poliamida Tinta de fundo de borracha clorada cinza de alta espessura, no saponificada Tinta de fundo de borracha clorada xido de ferro de alta espessura, no saponificada Shop-primer de zinco etil silicato Tinta epxi fosfato de zinco Tinta epxi para revestimento de gasodutos Tinta de aderncia epxi- isocianato xido de ferro *Tipo: F = Fundo; I = Intermediria; A = Acabamento. Nmero de componentes 2 2 2 1 2 1 2 2 1 1 2 2 2 2 2 1 2 2 1 1 2 2 1 2 1 2 1 1 2 2 2 2 Tipo* F A ou I A A A A F ou I F ou I F A A F A F A A F F F ou A A F F A F A A F ou I F ou I F F A F Espessura por demo (m) 50 110 130 180 220 25 30 45 55 35 45 120 30 25 25 8 12 125 175 60 70 30 40 35 60 70 35 45 20 30 25 20 25 35 45 30 75 380 (mida) 180- 220 65 75 65 75 20-30 35 45 60 15 20

Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 40 de 42

Patrocnio

11. Anexo 2 ordem de aplicao, denominao, funo e faixas de espessura seca de algumas tintas e revestimentos no metlicos
Ordem a) Denominao Funo Espessura seca (faixa em m) 15-20

1o Tinta de fundo

2o Intermediria

3o Aparelhos

4o Acabamento

Proteger temporariamente o Temporrias preparo da superfcie de ao; (shopprimer/holdpriotimizar as operaes de mer) pintura b) Condicionadora de aderncia Promover a aderncia sobre (wash-primer e metais no ferrosos primer epxiisocianato Promover proteo c) Primria (primer, anticorrosiva. Podem ser base ou imprimaaplicadas sobre shopprimer, o) condicionadoras e seladoras a) intermediaria Espessar a barreira (undercoat) anticorrosiva Espessar a barreira com o b) Uniformizador fim de acabamento esttico (surfacer) na repintura automotiva Pode ser aplicada sobre c) selador (tie-coat) superfcie porosa a) Massas Nivelar irregularidade tais b) Mastiques como tapar buracos, massas c) Vedantes frestas e fendas Demo esttica colorida em a) Esmaltes todo o sistema b) Vernizes Acabamento transparente Pasta ou cras de polir (polish) Restauradora de brilho original do acabamento sendo aplicadas por frico

10-15

25-120 50-130 30-50 10-20 1 a 10 mm 30-150 20-30 Camadas finas de 0,5 mm e removidas por frico

5o Complemento

12. Anexo 3 compatibilidade entre algumas tintas


Tinta de acabamento Tinta de fundo e intermediria Alqudica Borracha clorada Epxi Epxi-Alcatro de hulha Alqudica C C C** NR Borracha clorada NR C C** NR Acrlica NR * C** NR Epxi NR NR C * Poliuretano NR NR C NR Epxialcatro de hulha NR NR C C Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 41 de 42

Patrocnio

C Compatvel. NR No Recomendado. * No prtica normal. C** Compatvel, desde que o intervalo entre re-pinturas no seja excedido.

13. Anexo 4 alguns esquemas de pintura protetiva contra a corroso em aos carbono
Nos esquemas que seguem so recomendadas algumas pinturas anti-corrosivas para aos carbono e aos galvanizados (ao carbono ou baixa liga, com revestimento de zinco). As camadas seguem a ordem estabelecida na Fig. 61. Abaixo do substrato, pode estar mencionado o grau de preparao de superfcie necessrio para a aplicao do primer. A meno produto qumico genrica e estas recomendaes devem ser confirmadas para cada meio especfico.

Fig. 61 esquema bsico de revestimentos anti-corrosivos por pintura

Fig. 62 ambiente interno mido

Fig. 63 ambiente interno e produto qumico

Fig. 64 imerso em gua

Fig. 65 ambiente externo Rev. 0

TREINAMENTO ESPECIALIZADO WWW.ISQI.COM.BR

Treinamento para Inspetores de Fabricao Pintura

Pg. 42 de 42

Patrocnio

Fig. 66 ambiente interno mido

Fig. 67 ambiente interno + produto qumico

Fig. 68 ambiente externo

Rev. 0

You might also like