You are on page 1of 6

Revisitando

A pesquisa no museu e sobre o museu

1
1

Vinos Sofka*
Traduo: T. Scheiner (2009)

Vinos Sofka, nascido em 1929 na Repblica Tcheca, um dos nomes emblemticos da Museologia mundial. Doutor em Cincias Jurdicas pela Charles University Praga, Rep. Tcheca -1952, participou ativamente dos movimentos polticos de seu pais, do qual exilou-se em 1968. Aps uma passagem pela Grcia, emigrou para a Sucia, adotando a cidadania sueca e iniciando seu contato com o campo museolgico. Atuou como curador e diretor administrativo do Museu Nacional de Histria de Estocolmo, onde, entre muitos outros projetos, desenvolveu uma emblemtica exposio sobre os vikings. Membro do ICOM, foi um dos criadores do Comit Internacional de Museologia ICOFOM -, que presidiu de 1983 a 1989. Durante este perodo, o ICOFOM abriu-se para a comunidade acadmica e pluralizou o estudo e o debate sobre a Museologia Terica, chegando a ter mais de mil membros ao final de seu mandato. Vinos foi o grande estimulador dos estudos de Museologia e o responsvel pelo desenvolvimento da Teoria Museolgica a nvel internacional. Seu empenho e dedicao, comprovados pela organizao de inmeros simpsios internacionais e pela edio de dezoito livros com textos originais de especialistas de diferentes pases, foram determinantes para o desenvolvimento da Museologia como campo disciplinar. Este trabalho possibilitou aos tericos do ICOFOM passar da anlise das prticas realizadas em museus para o Museu como objeto de estudo e permitiu que se reivindicasse, para a Museologia, o estatuto de disciplina acadmica. No ICOFOM, o debate acadmico se faz tendo como base a produo e anlise de textos tericos sobre questes especificas - a partir de fundamentos filosficos e cientficos. A contribuio de um significativo grupo de especialistas de todas as regies do mundo, coordenada por Sofka, permitiu o aprofundamento das questes estudadas, levando a uma crescente valorizao da Museologia no panorama acadmico. Esta produo alcana hoje mais de 5 mil pginas de textos inditos, em diferentes idiomas, constituindo o maior volume de textos existente sobre a teoria da Museologia. Vinos foi tambm, entre 1992 e 1995, Vice-presidente do Conselho Internacional de Museus (ICOM), tendo-se destacado pela defesa de uma atuao mais democrtica do ICOM e da liberdade de expresso nos museus de todo o mundo. Pelo trabalho realizado na Museologia Terica e pela Colaborao Cultural Internacional, Vinos Sofka foi agraciado, em 1991, com o titulo de Doutor Honoris Causa em Filosofia e Artes Liberais, pela Universidade de Uppsala, Sucia. Seu trabalho estende-se ainda ao desenvolvimento dos museus e da Museologia nos pases da extinta Unio Sovitica e nas regies que se libertaram de sistemas opressivos de governo. O Movimento Internacional Da Opresso Democracia, por ele criado com este objetivo, congrega universidades e institutos de pesquisa em 30 pases da Europa, Amrica
* Museu Nacional de Histria, Estocolmo, Sucia.
1

In: JELNEK, Jan; SLAN, Vra (Org.) Possibilities and Limits of Scientific Research typical for the museums / Possibilits et limites de la recherche scientifique pour les muses. ICOM-International Committee for Museology / Comit International pour la Musologie. Published by the Secretarial Office of the ICOM International Committee for Museology. Brno, Tchecoslovquia, 1978. p. 58-68.
Revista Eletrnica do Programa de Ps-Graduao em Museologia e Patrimnio PPG-PMUS Unirio | MAST

79

Latina2 e frica e deu origem Ctedra UNESCO Museologia e Patrimnio, por ele criada na Universidade de Masaryk, em Brno, Republica Tcheca. Desde 1995, Vinos Sofka Presidente Honorrio e Consultor Permanente do ICOFOM. Em 2007, foi agraciado com o ttulo de Membro Emrito do ICOM, pelos servios prestados Museologia de todo o mundo. O artigo que apresentamos no Revisitando um dos primeiros de Sofka sobre teoria museolgica e trata da importncia da pesquisa cientfica nos museus e para os museus. Foi publicado originalmente no livro Possibilidades e Limites da Pesquisa Cientfica para os Museus, organizado por Jan Jelnek e Ver Slna, editado pelo ICOFOM em 1978. um artigo indito no Brasil e ainda pouco conhecido pela comunidade museolgica. A Revista Museologia e Patrimnio sente-se honrada em apresentar este artigo, recorte do pensamento deste grande profissional, em homenagem aos seus oitenta anos, cumpridos no dia 04 de julho ltimo. A traduo e edio em portugus foi aprovada pelo autor e possibilitada pela reproduo, em meio digital, de toda a obra de Sofka trabalho realizado por Suzanne Nash e editado pelo Muse Royal de Mariemont, Blgica, sob a coordenao de Franois Mairesse e disponibilizado para os membros do ICOFOM nos oitenta anos do autor.

O museu e o mundo moderno


O papel do museu na sociedade de hoje [ um tema que] vem sendo frequentemente trazido discusso, em vrios contextos. Muito j foi dito sobre o que se espera dos museus. Em diversas ocasies o ICOM, em particular, levantou a questo, e j em 1974 a Assemblia Geral escolheu, como principal tema para discusso, O Museu e o Mundo Moderno. O desenvolvimento do mundo no deixou de afetar e causar mudanas no museu. A sociedade e seus diferentes componentes a comunidade, a regio, o Estado, a Nao, etc. colocam novas demandas para os museus. Para fazer frente a essas demandas, os museus desenvolveram, ativa e propositalmente, um processo interno de mudana e de adaptao. A longa e interessante evoluo do Museu, das colees do rei Nabonidus e, um pouco mais tarde, do imperador Adriano ao museu atual, reflete as vrias demandas sobre os museus e os vrios papis do Museu atravs do tempo. Foi uma longa caminhada, desde a tarefa de coletar e posteriormente dispor, sistematizar e preservar objetos para a de iniciar e desenvolver estudos e pesquisas sobre as colees de museus. E mais ainda, foi apenas no incio deste sculo3 que a funo educacional passou a ser considerada uma das mais importantes tarefas dos museus. Hoje, grandes museus centrais coexistem com pequenos museus locais, todos prontos a servir sociedade. Os primeiros, como estabelecimentos-padro de colees, pesquisa e educao, com centenas de especialistas e acesso s mais avanadas tcnicas e tecnologias; os ltimos, desenvolvendo o que pode ser ainda mais importante, um contato mais prximo e imediato com suas prprias comunidades.

A pesquisa uma das principais tarefas dos museus


O pr-requisito lgico que permite aos museus desempenhar seu papel nos dias atuais o amlgama entre as suas trs principais funes, isto , preservar, pesquisar e difundir conhecimento. Estas trs tarefas no tm o mesmo valor e importncia, sendo cada uma delas uma condio para as duas outras a serem desenvolvidas. Sem pesquisa no campo do Museu para abordar o tema desta conferncia a funo de coleta, registro e preservao seria incompleta e frequentemente impossvel. Nem
2

Entre as universidades associadas est a UNIRIO, com o projeto de pesquisa Museologia e Sociedades em Transformao, vinculado ao PPG-PMUS. [N.T.] O autor refere-se ao sculo 20.
http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus

80

MUSEOLOGIA E PATRIMNIO - vol.II no 1 - jan/jun de 2009

haveria qualquer conhecimento a ser difundido para o pblico. Na melhor das hipteses, o museu seria uma coleo de objetos talvez registrados, conservados e restaurados mas no mais do que isso. Uma fonte ou reserva de conhecimento, mas sem utilizao. Isto algo que no desejamos hoje, algo que de forma alguma corresponde idia moderna de museu. Desejamos saber que objetos coletamos e porqu. Desejamos saber em que medida nossos objetos relacionam-se entre si e, mais que tudo, com o mundo nossa volta natureza e humanidade. E desejamos difundir o conhecimento que adquirimos examinando os nossos objetos. Desta forma, estaremos aptos a colocar os resultados de nossas pesquisas disposio da comunidade.

Limites e possibilidades da pesquisa disciplinar nos museus


Assim sendo, a pesquisa disciplinar nos museus torna-se uma necessidade. Todos concordamos com isso. Esta uma das principais concluses de nosso tema principal. Mas mais fcil dizer do que faz-lo. O limite de pessoal e de recursos econmicos no fator insignificante, tanto para os grandes museus como para os museus menores. Os grandes museus encontram freqentes dificuldades em reivindicar mais recursos econmicos, os recursos nunca so adequados para as extensas tarefas dos museus. A reduo e/ou realocao forada das atividades e entre os diferentes ramos de atividades frequentemente resulta num desequilbrio entre as tarefas fundamentais do museu. Frequentemente ocorre que as necessidades mais bsicas e vitais recebam a maior fatia do bolo, enquanto a pesquisa tem que se satisfazer com o que sobra, ou aguardar melhores dias que viro. Tambm no fcil mesmo para os museus maiores reivindicar seu direito pesquisa. A organizao da pesquisa e da educao deve ser planejada de diferentes formas, da cooperao e coordenao ao caso extremo onde as funes so totalmente separadas uma da outra: a pesquisa desenvolvida por uma instituio de pesquisa, a tarefa educacional atribuda a outros rgos, e os museus so feitos para servir como reservas de objetos, abrigando informaes acumuladas e apenas excepcionalmente servindo para uma investigao despretensiosa. A pesquisa de campo muitas vezes eliminada das atividades dos museus, interrompendo o processo de investigao lgica e de avaliao. Quais seriam, ento, as possibilidades de mudar esta situao e esta atitude, uma vez que elas continuam se apresentando? Como poderemos ultrapassar os reais obstculos que restringem as possibilidades de pesquisa nos museus os quadros organizacionais existentes, to difceis de aumentar ou modificar; a carga administrativa e outras tarefas para as quais o curador no est treinado e que consomem todo o seu tempo; os recursos inadequados de pessoal e de material que no raramente caracterizam o campo cultural, sendo o museu sempre o ltimo a obter sua parte? O primeiro passo uma cooperao sensvel, isenta de prestgio, entre todos aqueles que, no interesse da causa, possam contribuir para a pesquisa avanada, orientada para campos especficos e interdisciplinar. Numa primeira instncia, e prioritariamente, entre museus - os grandes e os pequenos, os centrais, os regionais e os locais. Em segundo lugar, entre museus e instituies de pesquisa e universidades. Em ambos os casos, dever haver cooperao tanto em nvel nacional como internacional. Assim como a enorme base de fatos existente nos museus, sob a forma de objetos originais, encontra-se aberta pesquisa externa, todos os equipamentos sofisticados e toda a informao coletada e trabalhada sob a forma de bibliotecas, arquivos, registros, cartes de indexao, bases de dados, etc., que outros rgos de pesquisa tm sua disposio devem ser disponibilizados para o curador do museu. Coordenao, co-processamento e cooperao devem ser as palavras-chave. Do ponto de vista mais geral, existe apenas uma cincia. No importa onde seja desenvolvida, ela tem o mesmo valor e a mesma importncia, desde que responda s demandas qualitativas que lhe sejam feitas. As mesmas condies devem, portanto, ser aplicadas. direito e mesmo dever dos museus desenvolver pesquisas, e eles deveriam ter o mesmo status das demais instituies de pesquisa. Ser um curador deveria,

Revista Eletrnica do Programa de Ps-Graduao em Museologia e Patrimnio PPG-PMUS Unirio | MAST

81

obviamente, ser to adequado quanto ser um pesquisador genuno. Mais do que isso [a pesquisa no museu] deveria receber os mesmos recursos. Isto facilitaria o recrutamento e a consolidao da autoconfiana dos curadores. O desenvolvimento dos museus deveria ser feito tanto em termos de pessoal como de equipamentos, de modo que eles pudessem desenvolver pesquisas. O que se necessita para atingir tais metas poder de convencimento e fortes argumentos. Em cada pas, os rgos que decidem sobre a alocao e a priorizao de recursos devem compreender que os museus de hoje no consistem apenas de prateleiras abrigando centenas de objetos inteis e empoeirados. Eles devem entender que ao preservar, pesquisar e disseminar conhecimento sobre nosso meio ambiente natural e cultural, o museu pode ajud-los a solucionar os problemas sociais. Mas h ainda um outro modo de atuao. propiciar aos curadores atuais e futuros todo o conhecimento necessrio sobre o prprio museu esta formidvel combinao de reserva de objetos e base informacional, instituio de pesquisa e meio de educao de massas. Um curador dotado de tal conhecimento museolgico poder, com segurana e autoconfiana, enfrentar todas as demandas que se apresentam, hoje, aos museus. Muitos problemas cotidianos desapareceriam, a perda desnecessria de tempo diminuiria e haveria tempo para a pesquisa disciplinar.

Pesquisa sobre o Museu uma parte indispensvel da pesquisa no museu


Devido a suas caractersticas, o museu moderno coloca extensas e complexas exigncias sobre aqueles que ali escolheram trabalhar. Estas podem ser brevemente expressas nos seguintes termos: 1.Alm do conhecimento especializado no campo especfico das colees, um curador deve ter uma viso ampla e abrangente de toda a esfera museolgica. Todas as atividades de um museu so integradas e isso constitui parte essencial do trabalho museolgico. Focalizando as colees, os museus baseiam e desenvolvem seu trabalho segundo resultados produzidos por muitos outros ramos independentes de pesquisa, equivalentes ao prprio objeto cientfico de estudo das colees. Contribuies amadorsticas do curador no so mais [consideradas] adequadas pela comunidade atual. Exigir que o curador deva ser qualificado e esteja familiarizado em todos os ramos da cincia que dizem respeito ao trabalho no museu seria, entretanto, absurdo. Contudo, alm da qualificao para uma disciplina especfica, altamente necessrio que ele tenha uma formao geral, de carter museolgico. O curador deve ter a oportunidade de obter essa formao, no apenas durante o tempo em que est estudando e se preparando para seu futuro trabalho. Durante os seus anos de atividade, ele tambm necessita de qualificao complementar no campo, para estar em dia com a evoluo dos vrios ramos da cincia e com os resultados alcanados, e que podem ser de grande importncia para o trabalho no museu. 2.Alm do ramo de pesquisa referente s suas colees especficas, o museu moderno, quando preenche suas tarefas primordiais, tambm afetado por questes que so investigadas e pesquisadas por vrias cincias no abrangidas [diretamente] pelo museu e pela pesquisa disciplinar que nele se desenvolve. Tomemos como exemplo a sociologia, a psicologia, a pedagogia, a esttica, as tcnicas de informao e comunicao, a engenharia estrutural, a eletrnica, a informtica, a engenharia de transportes, a estatstica, a economia, o direito e muitas outras reas. Estas reas de pesquisa tm seus prprios campos de atividade, mais ou menos relacionados aos museus. raro que elas iniciem pesquisas por conta prpria sobre os problemas dos museus. Vrios encontros internacionais com pblico interdisciplinar tm mostrado claramente que outros ramos da cincia quase nada sabem sobre o papel, o trabalho e os problemas dos museus, ou sobre a ajuda e cooperao que lhes podem prestar. Despertar o interesse [dessas reas] para os problemas dos museus, iniciar pesquisas interdisciplinares e cooperar em pesquisas [j existentes] so tarefas

82

MUSEOLOGIA E PATRIMNIO - vol.II no 1 - jan/jun de 2009

http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus

importantes para um curador. A percepo e o entendimento do curador sobre a necessidade de cooperao interdisciplinar e sua maestria na arte de trazer para o museu e coordenar toda a expertise necessria so de grande importncia para o futuro desenvolvimento do museu. No [se trata aqui de] uma viso estreita do museu e de seu papel, vinculada a um tema especfico, mas de um amplo insight sobre todo o campo museolgico e uma clara percepo de que todo museu, grande ou pequeno, especializado ou no, uma instituio onde se faz necessrio o pensamento interdisciplinar. 3.Uma slida base cientfica um pr-requisito para o preenchimento bem sucedido das crescentes tarefas dos museus, para o seu desenvolvimento futuro, para a soluo rpida e objetiva de vrios problemas dos museus em toda a sua amplitude, bem como para a desejada qualificao do curador. Uma pesquisa ativa e aplicada sobre o museu e sua organizao uma pesquisa que coloque questes, que comece com o trabalho que est sendo desenvolvido e que possa sempre voltar-se para o futuro; que considere o que ocorre nos demais campos da cincia e que seja de interesse para o objeto central da pesquisa o museu. Uma pesquisa construda sobre bases interdisciplinares, que coordene as diferentes cincias, focalizando os museus e sua organizao.

Diversas tentativas foram feitas para definir mais claramente esta cincia do Museu que hoje se denomina Museologia4.
No inteno do autor, entretanto, analisar aqui este conceito ou responder exaustivamente a esta questo. Nem debater aqui o argumento sobre o fato de que a Museologia no uma cincia. Digamos, entretanto, que a pesquisa aplicada e comparada predominante na Museologia mas h certamente um nmero expressivo de questes e de problemas de pesquisa que afetam apenas os museus e que, consequentemente, constituem pesquisa bsica em museologia. Existem, alm disso, no mundo, inmeras instituies que desenvolvem pesquisa museolgica e que oferecem formao em museologia. Livros e teses j foram publicados sobre o assunto. A resposta questo acima dever ser encontrada neles. Estabeleamos pragmaticamente aqui que museus e curadores necessitam deste suporte terico em seu trabalho dirio, [bem como] em sua formao.

Os limites e as possibilidades da Museologia


Faamos, portanto, um chamamento pesquisa museolgica. E para dar condies, possibilidades e limites a esta pesquisa, pode-se aplicar o que j foi dito sobre a pesquisa temtica nos museus, e num sentido ainda mais restrito. A Museologia um novo ramo de pesquisa, e, a despeito de sua justificativa lgica, ainda deve lutar por seu lugar no museu e entre as demais cincias. Que metas possveis podem ser estabelecidas para a Museologia em futuro prximo? Em breves palavras, as seguintes: 1.Os estudos sobre desenvolvimento museolgico devem ser objetivo de cada museu de acordo com suas necessidades, e tambm sistematicamente. Para a pesquisa museolgica sistemtica, se deveria, em futuro prximo, [criar] um instituto de pesquisa em cada pas. Uma instituio que pudesse desenvolver pesquisa museolgica intensiva, coorden-la em nvel nacional e ser responsvel pela cooperao em nvel internacional. Como no presente nossos recursos econmicos so restritos, um ou mais centros internacionais para estudos museolgicos sob [a gide d]o ICOM facilitariam a realizao de projetos integrados de pesquisa e [permitiriam] amplo intercmbio de conhecimento e de idias entre as
4

[N.T.] grifo nosso.


Revista Eletrnica do Programa de Ps-Graduao em Museologia e Patrimnio PPG-PMUS Unirio | MAST

83

fronteiras. 2.Uma discusso cientfica sobre a Museologia e seus problemas deveria desenvolverse para alm do que j foi realizado alcanando, sobretudo, todos aqueles que possam fazer uso dela: os curadores de todo o mundo. Teses, artigos, livros, deveriam ser includos no debate e ser rapidamente divulgados. No grandes e pretensiosas enciclopdias que demandam tempo e recursos econmicos, mas simples documentos de trabalho com um contedo fatual. Um manual de Museologia, editado internacionalmente, seria de grande ajuda a todos os curadores. Ele no necessitaria apresentar um panorama completo e final [do campo] o mundo est mudando rapidamente e tambm os museus , mas deveria ser editado o mais rapidamente possvel, ser o mais barato possvel e ser continuamente implementado. 3.Finalmente, h extrema urgncia em formao museolgica. Ela deveria ser oferecida queles que, aps qualificar-se em suas prprias disciplinas, desejam trabalhar em museus. Aqui, as universidades tm uma importante misso, que deveria ser considerada pelos centros de museologia. No necessrio dizer que ambos devero trabalhar em cooperao. A formao, entretanto, no deve restringir-se queles que se preparam para trabalhar em museus. Os que j trabalham no meio deveriam tambm ter oportunidade de obter formao continuada. Os museus, por seu lado, devem estimular a formao de seus empregados, de preferncia em cooperao mtua e em associao com centros museolgicos e/ou universidades. A formao em Museologia, juntamente com estudos sobre o campo, deveria ser considerada como matria em toda universidade que oferea qualificao em reas ligadas a museus, ou pelo menos em uma universidade em cada pas. Um planejamento coordenado de currculo e publicao de livros-texto e material didtico facilitaria o incio destas atividades. A formao museolgica organizada em nvel internacional, isto , nos j propostos centros museolgicos, seria uma contribuio positiva para a soluo deste vasto problema. Sendo internacionais, tanto em termos de docentes como de estudantes, estes centros promoveriam ao mesmo tempo o intercmbio de idias e a cooperao entre naes, tornando mais eficiente o desempenho dos museus no mundo moderno.

O objetivo pesquisa em e sobre o Museu em todo museu


A pesquisa cientfica nos museus uma das tarefas primordiais, uma necessidade bvia. to bvia que j no pode ser restrita apenas s colees de um museu especfico. Mas, para os museus e a sua organizao, no menos importante o desenvolvimento de trabalhos no campo museolgico, bem como de pesquisas sobre os museus. Apenas a pesquisa em museus que abranja esses dois aspectos a pesquisa disciplinar e a pesquisa museolgica poder possibilitar que os museus ocupem seu lugar na sociedade de hoje.

84

MUSEOLOGIA E PATRIMNIO - vol.II no 1 - jan/jun de 2009

http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus

You might also like