You are on page 1of 4

n 20 Fevereiro 2013

Boletim da Comisso Nacional de Sade Suplementar

(COMSU)

Conselho Federal de Medicina (CFM) Associao Mdica Brasileira (AMB) Federao Nacional dos Mdicos (FENAM)

25 de abril
Dia Nacional de Alerta aos Planos de Sade
Em reunio convocada pela Comisso Nacional de Sade Suplementar (COMSU), mais de 100 representantes de entidades mdicas dentre associaes, conselhos, sindicatos e sociedades de especialidades aprovaram o dia 25 de abril como o Dia Nacional de Alerta aos planos de sade. Nesta data, a critrio das entidades mdicas locais, sero realizados atos pblicos, como audincias nas Cmaras Legislativas, com a presena do Judicirio estadual, rgos de defesa do consumidor, Ordem dos Advogados do Brasil e outras representaes. Tambm ocorrero, conforme deliberao em assembleia estadual, manifestaes de rua e, se necessria, suspenso do atendimento de consultas e procedimentos eletivos, mantendo sempre a assistncia nos casos de urgncia e emergncia. Desde 2010, o movimento se consolida, ganha visibilidade na mdia, desperta a ateno de parlamentares e tem apoio da opinio pblica. J grande a adeso e movimentao dos mdicos, desde a deliberao da manifestao, em plenria ampliada da COMSU, que aconteceu na sede da APM, no dia 1 de maro. O encontro (foto) contou com a presena de lideranas mdicas de todo o pas.

pauta de REIVINDICAES 1 2 3 4 5
Reajuste das consultas, a partir de critrios a serem denidos em cada Estado; Reajuste dos procedimentos, tendo como balizador a CBHPM em vigor (2012); Por uma nova contratualizao, baseada na proposta das entidades mdicas nacionais; Rehierarquizao dos procedimentos, feita com base na CBHPM; Apoio ao Projeto de Lei 6.964/10, que trata da contratualizao e da periodicidade de reajuste dos honorrios pagos aos mdicos.

CRONOGRAMA DO MOVIMENTO
Maro/abril:
As Comisses Estaduais de Honorrios Mdicos iro avaliar, em reunio com as sociedades de especialidades e em assembleias, os valores pagos pelos planos de sade que atuam no Estado. A partir da, sero denidas as metas de reajustes especcos a serem aplicados ainda no ano de 2013.

abril/maio:
Ser iniciado o processo de negociao com os planos, com remessa de carta convite para as operadoras (modelo na pgina 2). No dia 25 de abril, as Comisses Estaduais organizaro a agenda do Dia Nacional de Alerta aos planos de sade, com a pauta de reivindicaes.

Justia probe indicao do CID de paciente em formulrio do TISS


A Justia deu sentena favorvel ao impetrada pelo Cremesp e proibiu a Agncia Nacional de Sade Suplementar (ANS) de requerer a incluso de dados condenciais de paciente, em especial a indicao do CID, em qualquer documento ou formulrio do sistema de Troca de Informaes em Sade Suplementar (TISS). De acordo com a sentena da 24 Vara Civil Federal, a ANS deve abster-se, permanentemente de fazer qualquer exigncia sobre essas informaes sigilosas de forma que condicione a prestao de servio contratado e o pagamento dos custos decorrentes de servios mdicos. A deciso refora a ilegalidade da exigncia de preenchimento do CID de pacientes, por parte das operadoras, para pagamento de honorrios mdicos. O Cremesp entrou com ao, em 2007, contra a Resoluo da ANS n 153/2007 que estabelecia o compartilhamento de informaes de procedimentos mdicos de pacientes vinculados aos planos, facilitando, inclusive, a criao de listas negras de usurios. Na ao, o Conselho defendeu o segredo mdico sobre qualquer ato administrativo externo, protegendo os pacientes, que eram obrigados a autorizar a identicao de sua doena para ter cobertura do plano; e os prossionais, que, por no colocarem o CID do paciente na guia TISS, no receberiam honorrios. A deciso, ainda de primeira instncia e cabe recurso. Entretanto, a justia concedeu antecipao da tutela jurisdicional, ou seja, j vlida.

Andr Longo nomeado presidente da ANS


Andr Longo Arajo de Melo, cardiologista e ex-conselheiro Federal de Medicina, foi conrmado no cargo de Diretor-Presidente da ANS. A designao foi publicada pela Presidncia da Repblica no Dirio Ocial da Unio de 26 de fevereiro e a posse ser no dia 21 de maro. Andr Longo est na ANS desde 11 de janeiro de 2012, aps ter sido aprovado por unanimidade em sabatina na Comisso de Assuntos Sociais do Senado para mandato de trs anos. Na Agncia, ocupou a Diretoria de Gesto at novembro de 2012. Com o m do mandato de Mauricio Ceschin, passou a ocupar interinamente a Presidncia e assumiu a Diretoria de Normas e Habilitao dos Produtos (DIPRO).

PREPARE-SE PARA AS NEGOCIAES 2013

MODELO DE CARTA CONVITE S OPERADORAS DE PLANOS DE SADE


Diretoria da _____________ Prezado Doutor _____________, Ao tempo em que apresentamos cordiais saudaes, vimos informar que o Conselho Regional de Medicina, o Sindicato dos Mdicos e Sociedade Mdica do Estado de _______________, atravs da Comisso Estadual de Honorrios, iro iniciar o processo de negociaes com as operadoras de sade para o ano de 2013. Reivindicaes do Movimento: 1. _______________________________; 2. _______________________________; 3. _______________________________. Desta forma, solicitamos agendar reunio com representantes da __________, para o prximo dia __ de _________ (___ feira), s ___horas , na sede do __________, situado no endereo_____________. Caso no seja possvel, solicitamos que nos envie datas disponveis. Se estiver de acordo, solicitamos conrmar sua disponibilidade, com a maior brevidade possvel, atravs dos telefones _______________ ou respondendo a esta mensagem. Atenciosamente, Assinaturas

Conselho de Defesa Profissional da AMB debate contratualizao e CBHPM


A proposta de contratualizao entre mdicos e operadoras de planos de sade, elaborada pela COMSU e entregue Agncia Nacional de Sade Suplementar (ANS) em abril do ano passado, foi um dos temas debatidos pelo Conselho de Defesa Prossional da Associao Mdica Brasileira (AMB), durante reunio realizada em 21 de fevereiro. A proposta das entidades mdicas, apresentada no encontro pelo representante da Fenam na COMSU, Mrcio Bichara, tratou de aspectos como reajustes anuais de valores pagos, negociao coletiva, parmetros para a xao de honorrios e critrios para credenciamento e descredenciamento dos mdicos, entre outros assuntos. Tambm foi abordada a proposta de rehieraquizao da CBHPM, sugerida pela diretoria da ANS, que tambm participou do encontro. O diretor de defesa prossional da AMB e membro da COMSU, Emlio Zilli, foi categrico em armar que no abrir mo de discutir o contedo e a forma da nova CBHPM com todas as sociedades de especialidades. A reviso do rol de cobertura mnima estabelecido pela Agncia teve incio com a abertura de coleta das sugestes de insero ou excluso de procedimentos. A ANS, no nal do ano passado, colocou em consulta pblica sua Agenda Regulatoria para 2013/2014. Dentre os eixos da agenda est a relao entre operadoras e prestadores, que inclui a nova hierarquizao dos procedimentos mdicos e a nova contratualizao.

IV Frum Nacional sobre a CBHPM


Para discutir a consolidao da Classicao Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Mdicos (CBHPM) a nvel nacional, no dia 19 de abril ser realizado o IV Frum Nacional sobre a CBHPM. Com a responsabilidade da Comisso Estadual de Honorrios Mdicos de Minas Gerais e apoio das trs entidades mdicas nacionais, o evento acontecer na Associao Mdica de Minas Gerais, em Belo Horizonte. So esperadas as comisses estaduais e nacional de honorrios mdicos, as entidades e lideranas mdicas e sociedades de especialidades.

PROGRAMAO:
8h30 Credenciamento e Caf de boas vindas 9h Abertura 9h30 Cenrio atual da Sade Suplementar: - Limites do Capital Internacional na Sade Suplementar - Defasagem do rol da ANS x CBHPM 2012 - Defasagem dos honorrios mdicos atualmente praticados x CBHPM 2012 10h30 Aspectos jurdicos da Sade Suplementar: - O CADE e as entidades mdicas - Atuao do Legislativo na implantao da CBHPM - A Viso da ANS sobre a CBHPM - Judicializao da CBHPM

11h30 A CBHPM no SUS - Perspectivas de implantao - A viso da Fenam - A PBH e a Complementao da tabela do SUS: estratgias administrativas e resultados - vlida no Estado a experincia de BH sobre a complementao da tabela do SUS? 12h30 Intervalo 14h As Operadoras de Sade e a implantao da CBHPM 15h Perspectivas para a CBHPM - Cmaras Tcnicas da CBHPM: entenda seu funcionamento - CFM na Cmara Tcnica da CBHPM - Cobrana de disponibilidade obsttrica - Plano Enfermaria x Plano Apartamento 16h Movimento Nacional da Sade Suplementar - A viso da OAB-MG sobre cartelizao - Conquistas do Movimento Mdico em 2012 e Diretrizes do Movimento para 2013 16h50 Encerramento

Informaes e inscries: (31) 3247-1634 / benecios01@ammgmail.org.br

GOVERNO ABANDONA O SUS EM FAVOR DE PROPOSTAS DE PLANOS A BAIXO CUSTO


No dia 27 de fevereiro deste ano, a Folha de So Paulo publicou matria intitulada Unio quer ampliar acesso a Planos de Sade, segundo a qual a Presidenta Dilma Rousseff estaria negociando com as empresas do setor privado da sade (Qualicorp, Bradesco e Amil) medidas de reduo de impostos para estimular as operadoras de planos de sade a oferecerem planos de baixo custo, para ampliao da assistncia da sade suplementar. A iniciativa vem sendo criticada publicamente por diversos setores da sociedade, como a Associao Brasileira de Sade Coletiva (Abrasco) e o Centro Brasileiro de Estudos de Sade (Cebes), que entendem tratarse de um grande engodo, pois, na verdade, o que se prope so planos baratos no preo, medocres na cobertura e, certamente, com baixa remunerao aos mdicos. Com essa medida, os mdicos entendem que o governo se dene claramente pelo abandono do Sistema nico de Sade (SUS) como melhor opo para o povo brasileiro, com apoio pseudo-americanizao da sade. A inteno do governo federal fere a Constituio, comprometendo o SUS. H tempos, as entidades mdicas e a sociedade alertam para o baixo nanciamento da sade pblica; para o m da administrao direta na sade, com indenio de modelos heterodoxos de gesto; para a consequente precarizao do trabalho na rede prpria, com falta em larga escala de prossionais; e para a grande desassistncia em todo o pas, gerada pela irrisria TabelaSUS de remunerao. Ao reduzir impostos e dar subsdios para as operadoras de planos de sade, o governo estar destinando recursos que poderiam melhorar o acesso universal de todos os brasileiros a um sistema de sade pblico igualitrio. No tico premiar com recursos pblicos um setor que, a cada ano, bate recordes de faturamento, vendendo produtos de baixa qualidade, desrespeitando pacientes, remunerando mal os prestadores, restringindo a autonomia dos mdicos e sobrevivendo, em parte, s custas do Sistema nico de Sade. Ao tornar os planos de sade protagonistas do sistema de sade, o governo brasileiro segue na contramo dos sistemas universais, que valorizam a equidade, a integralidade, o acesso a toda populao e no o lucro com a doena. Em uma sociedade democrtica, que vislumbra o desenvolvimento social, inaceitvel a inteno do governo de abdicar da consolidao do SUS, ao apostar na autorregulao do mercado e no avano de um modelo privado caro e ineciente. A sociedade brasileira, junto com as entidades mdicas e da sade, parlamentares, Ministrio Pblico e Judicirio devem se mobilizar para no permitir que os interesses nanceiros e comerciais decidam os rumos sistema de sade brasileiro.

Planos de sade lideram queixas no Idec pelo 11 ano


H dcadas o setor responsvel por maior parte dos problemas dos consumidores, seguido por nanceiro, produtos e telecomunicaes

O setor de planos de sade responsvel pelo maior nmero de queixas em 2012, segundo o ranking anual do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Segundo o rgo, os planos de assistncia mdica lideram o relatrio de atendimentos do Idec. O principal motivo seria o crescimento dos planos coletivos ou falsos coletivos (oferecidos a pequenos grupos de consumidores). As principais queixas dos consumidores ao Idec so: negativa de cobertura; reajuste por faixa etria e anual; e descredenciamento de prestadores de servio. Para a gerente de relacionamen-

to do Idec, Karina Alfano, os problemas se do, em grande parte, por uma scalizao ineciente da ANS e pela falta de investimento das empresas. Alm disso, ressalta: Em muitos casos, a falta de informao e a diculdade na interface entre consumidor e fornecedor so fontes recorrentes de problemas. Sobre o ranking - Ao lado de outro trs setores (nanceiro, produtos e telecomunicaes), os planos apareceram h 11 anos em primeiro lugar - com exceo de 2011, quando por uma pequena diferena a li-

Orientaes por Setor

derana cou com o setor nancou nanceiro. Somente no ano passado, os quatro setores representam 59,1% das orientaes fornecidas pelo Brasileiro de Defesa do Consumidor.

COMISSO NACIONAL DE SADE SUPLEMENTAR (COMSU)


Coordenador: Alosio Tibiri Miranda. Membros: lvaro Noberto Valentin da Silva, Celso Murad, Emlio Zilli, Florisval Meino, Isaas Levy, Joo Ladislau Rosa, Mrcia Rosa de Arajo, Mrcio Costa Bichara, Paulo Ernesto e Waldir Cardoso. Conselho Federal de Medicina - Tel: (61) 3445-5900 Fax: (61) 3246-0231 e-mail comissoes@portalmedico.org.br

You might also like