You are on page 1of 12

NOTAS SOBRE A ESSNCIA DO PODER POLTICO SEGUNDO MAQUIAVEL

Jos Luiz Furtado


1

Sumrio
1 MAQUIAVEL E AS FORMAS CONSTITUCIONAIS DA ITLIA DO "Quattrocento"......................1 2 FORTUNA E VIRTUDE...........................................................................................................................5 3 MAQUIAVEL E A RAZO DE ESTADO..............................................................................................9

1 MAQUIAVEL E AS FORMAS CONSTITUCIONAIS DA ITLIA DO "Quattrocento" A principal questo relativa aos principados e repblicas da Itlia do sculo XV, onde e quando viveu Maquiavel, consiste em estabelecer a legitimidade do exerccio do poder poltico quando as antigas instituies tais como a Igreja catlica e o Imprio Romano, no podem mais garanti-lo. Como governar um domnio poltico sem vnculo com nenhum imprio e sem depender da tutela da igreja? Desse ponto de vista a fragilidade das instituies republicanas, laicizadas, isoladas de qualquer unidade poltica maior que um simples principado, as dificuldades em mant-las contra as agresses internas e externas, o sentimento geral de insegurana, fazem da falta de fundamento do poder poltico, onde quer que ele se exera, a experincia fundamental onde se espelha o pensamento de Maquiavel. "A ilegitimidade o pecado original que macula o poder dos prncipes",2 escreve Burckhart. Na Itlia da renascena um condottiere, isto , um chefe militar a servio de um prncipe, podia elevar-se condio de soberano, mesmo sem usurpao, quando, por exemplo, na falta de dinheiro lhe pagavam em terras e em homens".3 Quando a segurana do Estado passa a apoiar-se na criao de milcias compostas por membros da "plebe" e no mais por mercenrios, os problemas apenas mudam de figura pois agora so os soldados recrutados entre o prprio povo que tero a incumbncia de reprimi-lo em sua reivindicaes polticas e materiais para evitar tumultos sociais.4 No sem razo que Dante comparava Florena, refazendo e corrigindo sem cessar a sua constituio, a um doente mudando de posio a cada instante sem ser capaz de escapar ao sofrimento, comparao que podia ser estendida ao restante de toda a Itlia. Mas, apesar dessa constante busca da melhor organizao do Estado, prevalecia a crena na possibilidade de implantar
5

1 Professor 2 Cf.

de Filosofia Poltica e Social da UFOP; doutor em filosofia poltica pela UFMG. BUCKHART, O Renascimento italiano. Lisboa: Editorial Presena, 1973, p. 15. 3 Buckhart, op. cit., p. 23. 4 BIGNOTO, N. Maquiavel Republicano. So Paulo: Loyola, 1987, p. 44. 5 Segundo Sabine a sociedade italiana da poca, intelectualmente brilhante e artisticamente criativa, mais emancipada das peias da autoridade do que qualquer outra da Europa, disposta a enfrentar o mundo com um esprito friamente racional e emprico, era, ainda assim vtima do pior tipo possvel de corrupo poltica e degradao moral (p. 331).

uma constituio estvel "com base no clculo das foras e tendncias existentes", desde que os legisladores e governantes renunciassem ao desejo de realizar ideais utpicos. Da a necessidade de refletir sobre a instabilidade poltica das diversas formas constitucionais existentes, instabilidade que, uma vez no mais atribuda ao distanciamento das constituies em relao a um ideal, exigia a anlise da lgica das suas transformaes", caracterstica da historiografia do "quattrocento" em geral, como assinala Bignotto.
6 7

Para os historiadores do "quattrocento" a repblica se identificava "politia" de Aristteles, na medida em que a potncia econmica, cultural, poltica e militar de um Estado depende da possibilidade de assegurar o direito efetivo dos cidados participarem dos negcios pblicos. A esta capacidade republicana de realizar internamente a liberdade deveria se sobrepor a fora para reagir s ameaas externas e para limitar internamente a liberdade, at o ponto em que no comprometesse a estabilidade do prprio governo. Porm, mais ligadas idia de usar a habilidade diplomtica e arte da negociao do que a fora, a fim de garantir a soberania interna e externamente, as instituies republicanas mostravam-se frgeis. Esta crise da liberdade se faz acompanhar de outra, de natureza terica, quanto aos fundamentos da prpria repblica em particular e da poltica em geral, que encontrar em Maquiavel seu intrprete mais brilhante" . Porm, o que faz o brilhantismo dessa interpretao justamente a capacidade de acender aos fundamentos da ao poltica definida enquanto instituio continuada,9 ultrapassando o domnio imediato dos fatos histricos que ela nos permite compreender em toda sua amplitude essencial. Assim o poder poltico essencialmente fora de estabilizao e realizao radicada, em ltima instncia, na capacidade poltica pessoal, na vontade e astcia de um indivduo que encarna a vontade do Estado. a esta vontade de poder assim definida que O Prncipe ser dedicado.
8

Para Maquiavel o ideal poltico deve ser realizvel por um poder munido do conhecimento das foras histricas em jogo, mesmo que esse poder e este saber estejam em desacordo com as ideologias religiosas e morais da poca.10 Assim ele estabelece, no plano terico, a autonomia da ao eficaz contra os valores ideais da liberdade e moralidade, a fim de permitir ao agente poltico (identificado por Maquiavel ao prncipe) salvar com sua fora astuciosa a cidade ameaada por uma violncia que as instituies polticas, por mais justas e verdadeiras que possam parecer, por mais conformes aos ideais religiosos e morais, no puderam e no podem impedir. Portanto a teoria da autonomia da ao eficaz pressupe o atestado da ineficcia poltica dos valores morais e religiosos, quando se trata de estabelecer a estabilidade de um Estado. As filosofias polticas clssicas contentaram-se em elaborar a noo do melhor governo, criando utopias que em nada contriburam para solucionar os problemas do Estado e da sociedade, afirma o autor de O Prncipe.11 Ao contrrio, ele se prope elaborar uma filosofia poltica fundamentada na verit efetualle de la cosa(verdade efetiva da coisa) , isto , no ser e no no ideal ou dever-ser. Assim a filosofia poltica deve renunciar a legislar sobre os fatos, partindo da realidade
12

6 Buckhart,

op. cit., p. 72. op. cit., p. 31. 8 Idem, p. 74. 9 Idem, p. 56. 10 Cf. GRANSCI, A. Note sul Maquiavelli, sulla politica e sullo stato moderno, Torino: Einaudi, 1949, p. 10. Cit in LEFORT, C. Le Travail de loeuvre - Maquiavel. Paris: Gallimard, 1972, p. 8, nota. 11 O Prncipe, cap. XV. Cf. 12 Ibidem.
7 BIGNOTTO,

efetiva a fim de verificar quais ideais so alcanveis mediante as foras existentes atualmente, pois todo ideal e projeto polticos so impotentes at que uma vontade efetiva de poder possa lhes dar corpo.13 Comentando a filosofia poltica de Hegel, aqui de acordo com Maquiavel , afirma Bourgeois: no um contrato, mas a fora do grande homem que pode criar o Estado; a idia no se pode realizar diretamente por ela mesma, mas unicamente como sentido de uma fora real: a fora, natureza do Estado, igualmente sua origem . E, mais adiante: De fato, a vontade geral no pode ser apreendida primeiramente seno como poder anterior e superior s vontades individuais, sob o domnio de um tirano. Todos os Estados foram criados pela violncia sublime de grandes homens, no pela fora fsica ... algo no carter dos grandes homens faz com que sejam espontaneamente declarados senhores.
14 15 16

O projeto maquiavlico de construir uma teoria do exerccio efetivo do poder poltico supe o rebaixamento das exigncias da filosofia clssica que, subordinando a poltica moral, fazia do aperfeioamento da humanidade o objetivo do bom governo. Para Maquiavel os homens so naturalmente maus. No devemos esperar nenhum aumento da moralidade nas aes e instituies humanas. Deste ponto de vista Maquiavel o primeiro arauto do sentimento que tornar-se- uma convico definitiva a partir do sculo XVII, de que nem a filosofia moral nem os preceitos religiosos bastam para controlar as paixes destrutivas dos homens, na ausncia da fora de outras paixes, suscitadas, em contraposio, e na medida adequada, pelo poder. 17 Portanto Maquiavel no inova, em relao tradio, afirmando a maldade natural dos homens. A novidade que essa natureza, mesmo sendo considerada inultrapassvel, no impossibilita a criao de "instituies boas". A poltica implica em saber administrar as paixes mantendo-as sob controle. "A existncia de faces e dissenses, longe de erodir toda a possibilidade de leis boas e eficientes, pode ser condio para cri-las.19 Naturalmente egostas, os indivduos destinam suas vidas busca exclusiva de benefcios privados, realizao dos seus interesses particulares. As leis devem proteger a segurana do Estado contra a inconstncia e a fraqueza das paixes humanas, mas no podem faz-lo se no estiveram fundamentadas em um poder eficaz encarnado na figura do prncipe astucioso, capaz de inspirar, conforme a ocasio, o medo ou a esperana, o terror ou a paz. A lei se impe pois pela fora da inteligncia das circunstncias que podem requere tanto a crena na bondade e honestidade do prncipe quanto sua capacidade de amedrontar - e no simplesmente pela conscincia da sua justeza.
18

Na filosofia antiga em geral o Estado pensado enquanto princpio da organizao da sociedade para alm das motivaes que imperam na vida cotidiana, quais sejam, a concorrncia, a busca de enriquecimento pessoal, o egosmo etc. Por essa via a poltica aparece sob a forma de contraposio das motivaes efetivas que regem originariamente a vida dos homens, aos valores propriamente ticos da liberdade, justia, fraternidade, igualdade etc., valores que devem ser institudos na qualidade de princpios orientadores das leis objetivas. Assim, o Estado se justificaria eticamente pelo fato da imperfeio dos vnculos que renem primordialmente os indivduos na sociedade. Para isso deve recorrer a princpios intemporais e universais dos quais seria o porta-voz no mundo histrico. Ora o que ir caracterizar a concepo de Estado em Maquiavel, elaborada a partir da verdade efetiva, justamente o fato do poder no mais se justificar em funo de qualquer
1 .3 17

Cf. HIRSCHMAN, A. O. As Paixes e os interesses. Rio: Paz e Terra, 1978, p. 23. p. 86. 19 HELD, D. Modelos de democracia. Belo Horizonte: Paidia, 1995, p. 42.
18 Idem,

fundamento exterior ou transcendente ao jogo de interesses efetivamente motivadores da atividade social, em no mais recorrer a uma suposta fora de convico atribuda aos valores transcendentes e universais, que perdem assim sua funo na organizao da sociabilidade. De fato tradicional a idia de que a poltica uma estrutura transcendente em relao s motivaes imediatas da vida humana. Segundo os sofistas a organizao poltica origina-se da deficincia das artes linguagem, arquitetura, tecelagem, carpintaria, agricultura etc. em dar aos homens meios para se protegerem contra os perigos naturais, o que os levava a unirem-se por ser mais vantajoso. Porm, visto que no dispunham da arte poltica da convivncia, a unio fracassava, o que suscitou a interveno de Zeus distribuindo reverncia, amizade e justia a todos os homens, dando, por esta via, cidade uma ordem duradoura.20 Esta posio coaduna-se imediatamente com a de Aristteles, quando ele afirma que a verdadeira cidade deve acima de tudo ter (o exerccio da, JLF) virtude em considerao, pois sem isso no passaria de liga ou associao de armas.21 Ao contrrio da tradio, Maquiavel no pretende suprimir a transcendncia dos valores por causa da distncia que separa o ser do dever-ser e o real do racional. A transcendncia condenada porque falsa se considerada como caracterstica da verdade em si dos valores.22 O Estado e o governo tornam-se construes artificiais, no sentido mais radical da palavra, na medida em que o homem no pode contar com nenhuma regra fixa, nenhum modelo pr-fixado23, enfim, com nada alm da fora e astcia que constituem os elementos fundamentais da virt poltica do prncipe. Assim ao contrrio de contrapor simplesmente paixo e razo Maquiavel nos prope pensar um ideal realizvel a partir das prprias paixes e foras humanas efetivas em jogo. O poltico deve trabalhar as foras positivas da necessidade para que ela termine por se abrir, a partir das suas fontes prprias, ao ideal.24 E, de acordo com a natureza efetiva das sociedades humanas, o Estado nada pode realizar, de bom ou mal, sem consolidar, antes de mais nada, sua prpria soberania. H tanta violncia em agir sem
uma tica quanto em recusar a agir, comprometendo a vida da sociedade, em nome desses mesmos ideais.

Por este prisma a afirmao da transcendncia deriva da insuficincia da razo ignorante da forma de considerar os assuntos humanos a partir das verdades de fato. Ao contrrio, a transcendncia dos valores boa enquanto imanente aos atos de efetuao do poder. Essa transcendncia imanente dos valores possvel enquanto aparncia dos atos destinada a despertar a confiana dos sditos. melhor aparentar misericrdia, lealdade, humanitarismo, sinceridade e religiosidade do que possu-las efetivamente. E, continua, ouso mesmo dizer que se efetivamente as possusse, e sempre as demonstrasse em sua conduta, poderiam ser-lhe nocivas, ao passo que sempre til possuir a sua aparncia ... Todo mundo v o que pareceis, poucos conhecem a fundo o que sois, e essa minoria no ousar elevar-se contra a opinio da maioria, sustentada ainda pela
25

2 Cf.

Plato, Protgoras, 322. 0 1 II, V, 1. 2Cf. ROSSET, C. A Anti-natureza, elementos para uma filosofia trgica, Rio: Espao e Tempo, 2 1989, p. 182. "Em toda cidade encontram-se esses dois humores diversos; que nascem do fato do povo desejar no ser oprimido pelos grandes, e dos grandes desejarem comandar e oprimir o povo. Desses dois apetites diferentes nasce na cidade um desses trs efeitos: principado, liberdade ou licensiosidade"(O Prncipe, IX). 2Maquiavel no acreditava que havia um princpio dado ou fixo de organizao ... que o governo 3 deveria articular e sustentar. No havia uma estrutura natural ou dada por Deus para ordenar a vida poltica"(Held, op. cit., p. 41). 24 Raviello, Anne-Marie. Les choses politiques. Paris: PUF, 1990, p. 251. Cf. 25 Prncipe, XVIII, 4.
2 Poltica,

majestade do poder soberano".26 Assim Maquiavel inverte a ordem clssica da causalidade eficiente. Os valores morais e religiosos esto a servio do Estado enquanto foras sociais que o poltico virtuoso pode e deve utilizar em seu benefcio. Sempre que possvel a vontade soberana de poder deve disfarar-se em vontade respeitosa e submissa aos valores tradicionais da moral e das leis. Na verdade os valores polticos sempre funcionaram como caues ideolgicas do poder. O poder, afirma Leford s considerado legtimo pelos sditos enquanto mantm a fico da lei, estando sempre constrangido a dar a razo de suas aes, razo que por no ser a sua vem sob a mscara de Deus ou da vontade universal: deve exercer a violncia numa bruma de justia e piedade tecida pela imaginao coletiva. O realismo, portanto, permanece secreto, pois, se proclamado, destruiria o fundamento da sua autoridade.27 Enquanto integrantes da aparncia majestosa do poder os valores esto a servio da vontade de potncia, no limitando, por isso, sua prpria ao, como no caso em que o prncipe age efetivamente de modo moral, determinando sua vontade pela representao de imperativos ticos que lhe prescreveriam a priori o que deveria ou no fazer. pois uma condio do exerccio eficaz da vontade de potncia que sua soberania seja estabelecida, antes de tudo, na subjetividade do seu principal agente: o prncipe.
28

Examinando o governo civil, no captulo IX do Prncipe, Maquiavel considera que o governo obtido por atos criminosos inferior ao obtido por atos retos. Porm, ao contrrio do que parece, o seu julgamento no parte de consideraes ticas. O governo obtido torpemente no mal em comparao com um governo bom, isto , honestamente assumido. Na verdade o exerccio do poder poltico jamais se d plenamente sem a violncia. Por isso, o governante deve evitar usa-la, no em nome de preceitos morais, mas para melhor preservar sua eficcia enquanto instrumento de poder, quando tiver de ser convocada. Deve-se, enfim, aprender a usar a violncia a fim de melhor usufruir seus benefcios. Na verdade, um governo obtido por meios retos, ou seja, sem violncia, tende a ser mais duradouro. A violncia essencial a toda ao poltica concreta, mas seu uso ou no depende das circunstncias. Ela deve ser admitida como princpio fundador do poder em ato, sem ser um princpio moral, isto, transcendente no sentido em que se justificaria por si mesma. H uma diferena fundamental entre o terror que tem em vista sua prpria perpetuao e o que se limita ao estritamente necessrio s necessidades de manuteno do Estado. O ttulo do Prncipe j nos mostra imediatamente que o objeto da investigao o indivduo que pessoalmente detm o poder do Estado, embora isso no signifique governar em proveito da prpria pessoa, ou seja, a simples tirania.

2 FORTUNA E VIRTUDE

A virtu que caracteriza o homem poltico, cessa de ser, na obra de Maquiavel, a "virtude" clssica, ou seja, a reta conduta para o Bem, passando a designar, no homem, a capacidade astuciosa de contrapor-se fortuna ou dela utilizar-se, conforme a ocasio, a fim de impedir a corrupo
26

Prncipe, XVIII, 4. op. cit., p. 238. 28 verdade no h distino entre bem e mal seno na perspectiva de uma vontade de potncia Na politicamente definida. Fora da tica do poder esta distino meramente abstrata.
27 LEFORT,

histrica que atravessa toda instituio social submetida s agruras do tempo e ao jogo das foras antagnicas que permeia necessariamente sua existncia. A fortuna assim definida a partir dos fatores que interferem na ao poltica na qualidade de obstculos interiores, exteriores ou de condies favorveis, mas que no podem ser previstos nem esto em poder do prncipe criar ou evitar por meios prprios. A fortuna alinha-se essa outra categoria fundamental do pensamento de Maquiavel que a ocasio, ou situao de fato. A situao de fato, "locus operanti" de toda ao humana e "verdade efetiva" de toda prxis, uma doao da fortuna.29 A virt consiste precisamente na capacidade de, a partir da estrutura efetiva da situao particular, arregimentar os meios eficazes de produzir o efeito esperado ou de alcanar os fins propostos. O homem virtuoso sabe agir extraindo o mximo da ocasio que se apresenta. O ato supremo da virt consiste em saber aproveitar em benefcio do poder, sem hesitar, as ocasies propcias oferecidas pela fortuna e em contrapor a ela, quando adversa, uma outra energia criativa. Deste modo, para Maquiavel nada se faz em poltica sem a ocasio e a fortuna. A oportunidade o nico meio de realizar o possvel e as ocasies mudam constantemente. Mas isso no implica nenhuma forma de imobilismo. Ao contrrio, o pior dos males um poder hesitante que, incapaz de agir, almeja se beneficiar da passagem do tempo, esperando uma ocasio oportuna. Se a ao se faz necessria preciso extrair da situao tudo o que pode beneficiar sua execuo, sabendo contrapor aos obstculos uma energia criativa, pois em poltica a finalidade da ao sempre relativa s circunstncias. A situao exige sempre a adaptao recproca entre meios e fins, adaptao que no significa apenas adequao entre eles, mas reviso de um em funo de outro conforme a exigncias circunstaciais. Toda ao poltica comporta o risco do malogro, o perigo do insucesso. A questo saber se o perigo seria, para o principado, menor do que ocorreria se a ao no fosse encetada.31 Em poltica no se trata de realizar o bem mas de agir bem, e agir assim e agir da melhor maneira possvel. A virt arte de desvendar na fortuna uma possibilidade deste tipo adaptando a ela os fins e meios de agir. Nada mais estranho ao pensamento de Maquiavel do que a definio de uma vontade boa, porm impotente, ou, mais do que isto, incompetente.
30

De qualquer modo, para Maquiavel, as circunstncias da histria no trazem obstculos absolutos soluo dos problemas humanos que justifiquem o enclausuramento da poltica em valores abstratos. Nem h circunstncias onde todos os meios, igualmente eficazes, de realizar uma ao estariam a nosso dispor. Liberdade significa agir inventivamente e no se pode renunciar a agir em nome da finitude de uma situao que no nos oferecesse todos os meios pr-vistos, isto , idealizados, de realiz-la. A fim de pensar a ao humana imersa num campo finito ele se refere secretamente estrutura ontolgica do horizonte onde se desenrola a prxis humana cuja finitude impede a sua completa racionalidade. De fato, os dados que devem ser tomados a fim de assegurar a oportunidade da ao no so apenas extremamente complexos: mudam a cada momento. "A urgncia impede que se obtenha a elucidao sistemtica e definitiva de uma situao determinada" de modo que "a ao humana seria impossvel sem uma fora de resoluo que supere a finitude do
29

O homem igual em todas as pocas, por isso tambm o mundo poltico idntico no tempo, as foras que determinam sua figura so sempre as mesmas ... o que manda no mundo poltico o destino( HOLSTEIN, G. Historia de la filosofia poltica. Madrid: Instituto de estudios politicos, 1950, p. 187). 31 "Quando da conjurao tramada pelos Pazzi contra Loureno e Juliano de Mdicis (1478), uma das causas do malogro parcial da conspirao foi que o capito Joo Batista de Monteseco se recusou abater na catedral de Florena as vtimas designadas, visto que se tinha comprometido a mat-las durante um festim. Dois padres que frequentavam habitualmente os lugares sagrados e no tinham medo de ensanguentar uma igreja, tomaram o seu lugar"(Burckhart, op. cit., p. 53).

nosso conhecimento, incapaz de elevar, em presena da vida prtica e dos seus objetivos, certeza da evidncia imperativa e indubitvel".32 Embora escritas em outro contexto estas consideraes revelam bem o que Maquiavel tem em vista ao falar do enfrentamento da fortuna e do momento histrico que definem o conceito de momento. Trata-se de efetuar, afirma Merleau-Ponty, uma "leitura do presente to completa e fiel quanto for possvel", sem nenhum preconceito quanto ao seu sentido, que chega mesmo a estar disposta a reconhecer o caos e a insensatez, quando for o caso, mas que, por outro lado, no se recusa a discernir na prpria situao concreta uma direo e uma significao, quando elas se oferecem.33 O sentido do conceito de "momento" em Maquiavel no pois o de um instante da histria, nem mesmo a poca em que o autor viveu em Florena, mas a essncia de toda ao e liberdade possveis. "O conceito maquiavlico de virt, afirma Arendt significa a excelncia com que o homem responde s ocasies que o mundo lhe revela sob a forma da fortuna"34 e no a firmeza com que adere a princpios que, predeterminando o sentido da histria, nos impedem de ver a ordem nova que aflora, ainda que dificilmente legvel, na superfcie dos fatos. Deste modo o mrito da filosofia poltica de Maquiavel no consistiu tanto em contrapor a busca de eficcia inerente ao poder poltico, e a necessidade imperativa de manter o poder em equilbrio, bondade exemplar do soberano onde deve se espelhar a vida da nao. Maquiavel mostra que, como todo mundo, o prncipe tambm se encontra forado a decidir com urgncia. A teoria da "virt" uma teoria da urgncia com que a fortuna, ao excluir os fundamentos da ao do mbito do conhecimento racional tico ou terico -, faz entrever a astcia, na qualidade de inteligncia prtica ampliada que, no somente leva em considerao as causas e meios objetivos, mas antecipa a representao subjetiva que os agentes faro dos efeitos provocados pela ao. Por exemplo, do ponto de vista moral evidente que um tratado de paz entre dois pases deve ser respeitado, por honestidade. Mas se esse tratado se apia sobre o clculo da correlao das foras presentes, seria absurdo, e no tico, cumpri-lo quando a correlao se altera. mesmo uma lei da poltica que "um prncipe bem avisado no deve cumprir sua promessa quando isso se torna nocivo a si mesmo e quando as razes que lhe fizeram prometer no existem mais". Por isso um tratado entre sujeitos polticos pressupe mais do que a simples liberdade dos contratantes: a capacidade efetiva de cada um fazer cumprir a promessa feita. Deste ponto de vista um tratado de paz nunca uma reprovao moral da guerra (quem reprova a guerra no precisaria de um tratado de paz). Ele apenas o seu adiamento para uma ocasio mais favorvel a um dos contratantes. No levando isso em conta um prncipe coloca seu povo em perigo iminente de ser derrotado por ataque de surpresa, se de fato acreditar na inteno de paz do oponente. Toda poltica de pacificao eficiente, num ambiente de conflito, , pois, necessariamente, uma poltica armada. Porque do axioma segundo o qual no se pode fazer nada se no, primeiro, o poder faze-lo, segue-se que, em geral, toda situao poltica, mesmo que parea pacificada, conflituosa. Da a regra hermenutica que dita interpretar a realidade social a partir das relaes de fora do combate entre elas. A melhor anlise poltica, afirma Delacampagne, consiste em perguntar sempre: neste momento, quem combate contra quem? Quem o aliado, ou o adversrio, de quem? E quais so os motivos do combate?. Em uma passagem famosa de O Prncipe, Maquiavel afirma que nas aes do prncipe deve imperar a mxima: onde no h outro juzo a fazer, olha-se os fins. Com isto Maquiavel ope radicalmente, mais uma vez, ao poltica e moral. De fato, a ao moral depende de uma norma que
35 36

3 HENRY, 3 Pour

2 M. Philosophie et phnomnologia du corps. Paris: PUF, 1965, p. 275. 3 la verit, in Sens et Non-sens, Paris, Nagel, 1946, p. 295. 3 4 Hannah Arendt, Qu'est-ce que la libert? in La Crise de la culture, Paris, Gallimard, 1972, p. 198. 3 5 Prncipe, XVIII.

se impe categoricamente: faa o que teu dever te impe, sejam quais forem as conseqncias dos teus atos. Responsvel pela manuteno da ordem do Estado e, conseqentemente, pelo destino dos seus sditos, se o prncipe agisse assim procederia de maneira irresponsvel supondo-se que um dever moral o impedisse de fazer o que a situao poltica exige para sustentar a estabilidade social. Ao contrrio, se age de modo a vencer e manter o Estado ... todos os meios sero julgados honrosos e por todos louvados. Assim em poltica o critrio a eficcia no emprego dos meios adequados para alcanar uma finalidade proposta, a tica do dever sendo substituda pelo clculo dos efeitos, porque o prncipe ser julgado pelo sucesso efetivo e nunca pelas boas intenes, como em moral. Mas um meio, considerado em si mesmo, como por exemplo a violncia, no bom nem ruim, e sim oportuno ou inoportuno, ou seja, relativo, como os valores, trama das foras histricas em presena. "H crueldades bem e mal praticadas" , e as ltimas so justamente aquelas que, praticadas alm da medida, produzem efeitos que ultrapassam a prpria finalidade do seu uso para assegurar o poder. De modo que se verdade que os fins justificam os meios, impondo-lhes a medida inexorvel da eficcia, requerida para vencer e manter o Estado, esta mesma medida impede que se transformem, por sua vez, em fins, que a violncia seja desejada e praticada, por exemplo, por simples crueldade. O prncipe deve poder fazer tudo o que for necessrio, e possvel na situao concreta em questo, para atingir os seus fins, que so tambm os do Estado que ele encarna. Ora, a tica o domnio do dever, no da possibilidade. Se no houvesse possibilidade no haveria tica porque o dever uma restrio da possibilidade. Posso fazer muitas coisas, mas s devo fazer o que o dever me impe. Mas em poltica no se age pela imposio de um dever e sim pela vontade de potncia. Em poltica se est sempre aqum da utopia, na medida em que esta quer o ideal e no o possvel, e sempre alm do dever, na medida em que este prescreve os realizar apenas as possibilidades eticamente permitidas, independentemente da sua viabilidade prtica. Deste modo a poltica no pode dispensar nenhuma viabilidade prtica da vontade de potncia.
37 38

3 Cap.

XVIII. 3 Prncipe, VIII.

7 8

3 MAQUIAVEL E A RAZO DE ESTADO Um dos principais temas de discusso, implicitamente propostos pela obra de Maquiavel, consiste na "razo de Estado". Essa idia moderna no surge a propsito da contraposio entre interesses particulares e universais, entre o bem comum e os objetivos da vida particular dos indivduos. Ao contrrio a razo de Estado representa o monoplio da fora fsica de coero (violncia) que se estabelece na base da idia moderna de soberania. Deste ponto de vista a segurana do Estado o primeiro imperativo da poltica que, para preserv-la, pode transgredir as normas jurdicas, morais, religiosas, polticas e econmicas, tanto enquanto condies vigentes da sociedade, quanto em termos de valores transmitidos pela tradio filosfica e religiosa. Maquiavel ser o primeiro a pensar a razo de Estado como elemento fundador que faz emergir, no seio de uma sociedade dilacerada pelos conflitos entre diferentes faces que desejam o poder, o monoplio da violncia. Esse monoplio surge por um ato de conquista, em oposio concepo jusnaturalista posterior que far repousar a consolidao poltica da sociedade na idia de contrato livremente efetuado, de um pacto de sujeio. Os Estados no surgem de uma comunidade prvia de qualquer espcie, de um acordo entre os homens acerca do bem comum, seja ele resultante de um clculo racional (Hobbes) ou da amizade. A multido, como dir Kant, precisa de um senhor. Assim, os Estados so criaes da vontade de homens que desejam prevalecer sobre todos os outros. A sociedade um efeito do domnio com que um prncipe subjuga uma multido atomstica de indivduos egostas. E o faz com uma vontade apaixonada que pe a razo a seu servio como um simples instrumento de clculo e guia de conduta, mas nunca enquanto centro teleolgico autodeterminante. sempre o interesse pelo poder o comandante do prprio prncipe. O interesse pelo domnio a verdadeira razo do Estado, o tirano dos tiranos. Antes da deciso de agir e dominar, antes da vontade potncia e do desejo de poder, no h nada sobre que uma verdadeira filosofia poltica possa refletir.
39 40

Por esta via o problema de saber qual a "essncia dos principados" se d no plano da investigao acerca de como so conquistados, conservados e por que se perdem" 41, no sendo resolvido a partir da simples classificao das espcies de principados ou a partir de uma interrogao metafsica e puramente terica. A determinao da essncia das formas de governo surge sob a tica prtica das possibilidades e problemas relativos conquista e conservao do poder. Todo povo , essencialmente, ao mesmo tempo conquistador e alvo de conquista. A tica da vontade de domnio abre o campo fenomenolgico onde se revelam as formas fundamentais de governo. As repblicas, por exemplo, so, Maquiavel reconhece, de um ponto de vista filosfico estrito, as melhores formas de governo. Mas elas so sociedades efetivamente circundadas por uma diversidade de principados concorrentes entre si e imersas numa histria onde triunfa sempre a maior fora. Se existissem dois Estados igualmente perfeitos e bons, essa diversidade inelutvel faria cessar precisamente a perfeio de ambos na medida em que se encontrariam contrapostos no plano
3 Holstein, 9 op. cit., p. 191. 0 cit in HIRSCHMAN, A. As paixes e os interesses; argumentos polticos a favor do capitalismo antes de seu triunfo, Rio: Paz e Terra, 1979, p. 38. 4 Maquiavel, 41

Carta a Vettori de 10 de dezembro de 1513, cit. in: Chevallier, J.-J, As Grandes obras polticas

de Maquiavel a nossos dias, Rio: Agir, 1993, p. 25.

histrico efetivo, como alvo e objeto de conquista, e voltaramos de novo ao ponto de partida: a violncia. Portanto poltica e violncia, governo e fora, no podem ser separados. De acordo com as determinaes essenciais, reveladas pela reflexo guiada pela prcompreenso da essncia da poltica sob o ponto de vista da vontade de domnio, a mudana do poder pertence natureza das instituies humanas. Para o cidado italiano do sculo XVI, uma experincia a evidncia de que no h nenhum governo efetivo no submetido ordem temporal da desagregao. Mas h, por detrs dessa evidncia corriqueira, uma determinao essencial: o poder est sempre em trnsito de se constituir. Jamais uma sociedade se estabiliza completamente, mesmo que suas instituies possam ser consideradas ideais de um ponto de vista ticofilosfico. Os povos so naturalmente inconstantes. Assim, nenhuma frmula jurdica, nenhum modelo constitucional so capazes de impedir a transformao de uma sociedade poltica se a organizao do Estado no estiver assentada sobre "saber prtico do Prncipe.
42 43

O Prncipe" no , portanto, um tratado sobre os meios prticos de obter e conservar o poder, e das regras do seu emprego, conforme as circunstncias e a maneira como uma sociedade encontra-se internamente organizada. Ao contrrio, a principal obra de Maquiavel contm uma reflexo transcendental sobre a essncia do poder e da organizao interna das sociedades enquanto eterno jogo de foras antagnicas, de poderes e contra-poderes. Deste ponto de vista a constituio da sociedade uma tarefa aberta. E porque sempre assim, o horizonte do poder no pode ser limitado no sentido de fechado pela representao de normas fixas, morais, religiosas ou metafsicas. O principado novo a essncia de todo principado possvel na medida em que a roda da fortuna o impulsionador maior da poltica enquanto conquista permanente do poder, contra os infortnios que acometem a sociedade, fundamentalmente instvel, porque histrica. O sonho da filosofia poltica tem sido, desde Plato, afirma Gunnel, ultrapassar, atravs do conhecimento terico, o carter incerto e singular do comportamento humano, substncia da histria e da poltica, desenvolvendo instituies novas embasadas na sabedoria do prncipe, seu fundador.
44

Compreendida, assim, no sentido de uma conquista permanente, a idia de razo de Estado visa exprimir teoricamente as condies que tornam possvel, e legtimo, aniquilar as diferenas fazendo um Estado triunfar pela fora sobre o outro. "O desejo de conquistar - escreve Maquiavel - sem dvida algo de ordinrio e natural, e todo aquele que se dedica a tal desejo quando possui os meios para realiza-lo antes louvado que censurado". Assim, cada Estado isolado deve ser percebido a partir da perspectiva da conquista, nica suscetvel de aglutinar as diferenas num todo nico e, ao mesmo tempo, da perspectiva da manuteno do poder que consolida a primeira, consolidando, assim, a unidade da ptria italiana. Segundo Chevallier, o "segredo" do Prncipe, a chave da sua compreenso, consiste no "amor e na nostalgia" pela Itlia: "a ptria dilacerada, subjugada e devastada". Se de um lado Maquiavel censura com dureza os prncipes que no souberam manter o poder em seus principados, conduzindo-os desagregao e expondo-os s invases estrangeiras, principalmente no Captulo XXVI, por outro se compadece da Itlia que, governada por tantos homens ineptos, que no sabem erguer, com astcia e inteligncia, obstculos fora das fortunas, devastada como uma plancie pela inundao dos rios. Por isso, a razo de Estado maquiavlica
45 46

4 Bignotto, 4 Idem,

2 N. Maquiavel Republicano. So Paulo: Loyola, 1987, p. 173. 3 p. 125, ver O Prncipe, cap. III. 4 4 GUNNEL, J. Teoria poltica. Braslia: UFB, 1979, p. 110. 4 Prncipe, Cap. III, Dos Principados Mistos. 5 O 4 6 Op. cit., p. 42.

limitada ao mbito do Estado fundador da unidade de uma nao.47 Por nao (Provncia) Maquiavel compreende uma unidade histrica, psicolgica, tica, geogrfica e lingstica. No entanto, como o caso da Itlia em oposio Frana, essa unidade jamais efetiva sem uma autoridade poltica forte capaz de subtra-la da corrupo inevitvel qual se encontra condenada pela violncia e inpcia dos prncipes. O Prncipe deve consolidar politicamente, atravs da soberania absoluta do seu poder, a unidade essencial da nao constantemente sacrificada pelo egosmo humano. Para uma nao os meios e recursos disponveis para sua consolidao como unidade poltica so a vontade de poder e astcia prprias dos novos prncipes. Para Maquiavel o Estado deve ajustar-se sempre s novas configuraes sociais oriundas do embate entre os "humores" das duas faces principais da sociedade, os pobres, que no querem ser oprimidos e os ricos que desejam oprimir. Deste modo, o poder deve ser renovado em intervalos freqentes. Mas alm dos atos administrativos prprios e cotidianos, a renovao do poder implica, principalmente, uma reforma das estratgias do poder "como se fosse o caso de fundar o Estado novamente". Assim a renovao das estratgias do poder inerente sua prpria conservao. Em poltica no h solues definitivas. Nem a justeza das leis, nem o consenso ou a tirania, podem pretender ser o fundamento absoluto do poder. No h poder sem contra-poder, e o jogo das foras em confronto varia com a ocasio. Assim, governar significa manter o poder assegurando-se, pela virt, da supremacia sobre um contra-poder, ameaa iminente de todo prncipe e Estado. A precariedade histrica das sociedades e regimes revela a ausncia de qualquer fundamento estvel ao modo de uma natureza sobre a qual pudssemos fazer repousar as instituies humanas. Fora do poder e sua astcia, alm da ao humana e das suas virtudes, este artifcio - que o Estado desagrega-se por falta de qualquer fundamento slido capaz de ancor-lo na areia movedia onde se passa a histria efetiva dos homens. E sobre a sombra de Maquiavel desenha-se o contorno da mais radical teoria do carter absoluto do poder, tal com vir a ser, a obra de Hobbes.
48

BIBLIOGRAFIA MAQUIAVEL, N. Euvres compltes. Paris: Gallimard, 1962. BIGNOTO, N. Maquiavel Republicano. So Paulo: Loyola, 1987.
BUCKHART, O Renascimento italiano. Lisboa: Editorial Presena, 1973.

CHEVALIER, J.-J. As Grandes obras polticas de Maquiavel a nossos dias. Rio: Agir, 1993. LEFORT, C. Le Travail de loeuvre - Maquiavel. Paris: Gallimard, 1972. HIRSCHMAN, A. O. As Paixes e os interesses. Rio: Paz e Terra, 1978. HOLSTEIN, G. Historia de la filosofia poltica. Madrid: Instituto de estudios politicos, 1950. MERLEAU-PONTY, M. Pour la verit, in Sens et Non-sens. Paris: Nagel, 1946. PARKINSON, N. Lvolution de la pense politique. Paris: Gallimard, 1965 (2 Vols.). QUIRINO, C. G. & SOUZA, M. T. S., O Pensamento poltico clssico. So Paulo: T. A. Queiroz, 1980.
RAVIELLO, Anne-Marie. Les choses politiques. Paris: PUF, 1990. SKINNER, Q. Maquiavel. So Paulo: Brasiliense, 1988.

STRAUSS, L. Niccolo Maquiavelli. In: STRAUSS, L. & CROPSEY, J. History of political phisosophy, Chicago: Chicago press, 1987.
47 48 VILLEFOSSE,

L Maquiavel et nous. Paris: Grasset, 1937, p. 214.

VILLEFOSSE, L. Maquiavel et nous. Paris: Grasset, 1937.

You might also like