You are on page 1of 25

ESCOLA DOMINICAL DE ITU A OBRA DE JESUS EM NOSSAS VIDAS 1.

INTRODUO

2. A OBRA CRIADORA DE JESUS DEUS CRIADOR 3. A OBRA PROFTICA DE JESUS DEUS REVELADOR 4. A OBRA DISCIPULADORA DE JESUS DEUS TRANSFORMADOR
5. A OBRA SALVADORA DE JESUS DEUS RESTAURADOR

6. A OBRA SACERDOTAL DE JESUS DEUS INTERCESSOR / MEDIADOR


7. A OBRA DOMINADORA DE JESUS DEUS SOBERANO

8. A OBRA MILAGROSA DE JESUS DEUS PODEROSO 9.


A OBRA VITORIOSA DE JESUS DEUS INVENCVEL

10. A OBRA PRESENTE DE JESUS DEUS AMOROSO 11. A OBRA FUTURA DE JESUS DEUS RECOMPENSADOR 12. A OBRA DE JESUS A NOSSA OBRA DEUS EM NS

ESCOLA DOMINICAL DE ITU Lio 1 INTRODUO A OBRA DE JESUS


Algum se lembra desta sigla WWJD? (em portugus OQJF). O que significava as letras e a idia comunicada? A sigla significa: o que Jesus faria?. Este movimento encorajava a que fizssemos esta pergunta para meditarmos nas atitudes de Cristo diante de decises e situaes importantes do dia a dia. Acredito que uma boa estratgia para nos ajudar a tomar decises acertadas, especialmente, se estamos familiarizados com as atitudes e decises que Jesus tomou, se no for assim, corremos o risco de impormos decises e atitudes prprias e atribu-las a Jesus. Para sabermos o que Jesus faria em nosso lugar extremamente importante saber o que Jesus fez? Como agiu? Quais foram as suas atitudes e a qual foi a Sua Obra em ns e por ns. Nosso estudo focalizar na Obra de Jesus. Aprenderemos sobre o Que Ele veio fazer,por que veio fazer,o que pretendia realizar,quais foram suas prioridades e realizaes.

I.

O ASPECTO TRPLICE DA OBRA DE CRISTO

A. Existem vrias formas de analisar e classificar a Obra de Jesus. B. A obra de Cristo com relao ao tempo:
1. No passado: Jesus estava presente e ativo antes do tempo comear a ser contado. (Jo 1:1-3). Desde a eternidade, de sua encarnao e ascenso vemos Jesus agindo poderosamente em nosso favor. 2. No presente: Jesus encarnou,morreu,ressuscitou e ascendeu ao cu para estar a destra de Deus Pai. (At 1:11) Por que? Por que Jesus no permaneceu na terra ensinando mais seus Discpulos? O que Ele faz hoje nos cus? O que Cristo faz hoje tambm importante e determinar o que Ela far no futuro. 3. No Futuro: A Bblia nos diz que o Cristo fez por ns uma amostra em escala menor do que Ele far no futuro (Rm 5:6-11).O que Cristo far por ns uma continuao e ampliao do que Ele j tem feito. A obra futura de Cristo e a concluso de tudo que Ele veio realizar.

C. A obra de Cristo com relao a Sua funo: 1. Profeta: A tarefa principal de um profeta era anunciar a revelao de Deus ao homem. Era anunciar
a Palavra de Deus. Jesus foi o maior e melhor de todos os profetas esperado pelo povo judeu (Dt 18:18-19)

2. Sacerdote: O livro de Hebreus nos revela que Jesus o nosso Sumo sacerdote de ordem,
sacrifcio e atuao superior (Hb 4:14-16).Como sacerdote Jesus se compadeceu e intercedeu por ns diante do Pai.

3. Rei: Jesus o rei dos judeus. Esta foi a acusao que gerou a sua morte (Jo 19:19-22),esta foi a Sua
confisso diante de Pilatos(Jo 18:33-37).Jesus foi, e ser sempre o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores (Ap 17:14;19:16).

II.

O PROPSITO DA OBRA DE CRISTO

A. Por que Jesus fez o que fez? Qual era a motivao, a razo e o propsito de Sua obra? B. A Bblia nos mostra que tudo que Jesus fez, era cumprir o eterno propsito de Deus (Ef 1:9-11;3:9-11) C. Entendemos assim que a obra de Cristo era a obra de Deus, Jesus fez o que o Pai lhe determinou
fazer (Jo 4:34;17:4) D. Observe nestes versculos, o que envolvia a obra de Deus que Jesus veio realizar? 2

ESCOLA DOMINICAL DE ITU


E. Pessoas! A obra de Deus inclui, focaliza e prioriza pessoas. No so instituies, estruturas
materiais, mas sim, pessoas. Para Deus o mais importante so as pessoas. (1Ts 4:3;Tt 2:13-14) F. Jesus viveu desta forma, perseguiu este alvo, realizou esta obra (Mc 10:45;Lc 19:10). Como seus Discpulos ns devemos cumprir esta mesma obra (Mt 28:18-20;Mc 16:15-16)

CONCLUSO
Qual a obra mais importante de Jesus? O que Ele veio realizar? Voc quer mesmo saber? Olhe para trs! Para frente e para os lados. Estas pessoas, voc mesmo, est a mais importante obra de Jesus e de Deus e conseqentemente da igreja.

ESCOLA DOMINICAL DE ITU Lio 2 A OBRA CRIADORA DE JESUS


Introduo Muitas pessoas acreditam que a vida e o universo so frutos do acaso, de uma exploso que originou tudo o que conhecemos hoje. Esta teoria conhecida como Evoluo. Ns cremos que Deus o criador da vida e do universo, e que tudo foi criado por Ele e sem Jesus nada foi feito. Parece-me ento que h uma tenso entre estes 2 pensamentos: Evoluo X Criao. Afinal, quem tem a razo? Qual a verdade? Faz diferena em qual eu acredito? Posso acreditar na Evoluo e ainda crer na Bblia como Palavra verdadeira de Deus? Pode haver harmonizao entre estes 2 pensamentos? Estas idias so complementares ou exclusivas? A Bblia aponta para Jesus como o criador da vida e do Universo. Jesus a resposta para a polmica em torno da origem de tudo. Em Jesus encontramos a resposta. Por isso fundamental compreender a natureza e Ministrio de Jesus. Hoje vamos aprender sobre o papel de Jesus na criao natural e em nossa recriao espiritual.

I.

JESUS: O PRIMOGNITO DE TODA A CRIAO (Cl 1:15,17)

A. Primognito, do grego protokos = primeiro no sentido de lugar e tempo e tambm de posio. O sentido usado por Paulo no de tempo,mas de posio de honra (Ex 4:22; Sl 89:27;Hb 12:23). Jesus superior a criao. B. Havia uma heresia que ensinava que tudo que era material era corrompido e mal, ento o Deus verdadeiro no criou o mundo material, mas alguns seres angelicais e astrolgicos inferiores haviam criado tudo. Como Cristo havia se tornado carne, logo Ele no seria Deus, mas um ser inferior, uma criatura como outra qualquer. C. Paulo escreve para ressaltar a superioridade de Cristo em relao Criao. Observe como Paulo descreve a supremacia de Cristo:

1. 2. 3. 4. 5.

Jesus a imagem do Deus invisvel (v.15) (Jo 1:14;14:7-9;2Co 4:4-6;Hb 1:3) Jesus eterno (anterior a criao)(v.17) (Jo1:1-3) Jesus primeiro em tudo e sobre tudo (v.18) Jesus completamente Deus (v.19)(2:9) Jesus o reconciliador de tudo (v.20)

D. Negar a criao tambm negar a superioridade de Jesus sobre a criao. Afirmar a criao tambm afirmar a divindade de Jesus, pois Ele o criador e no criatura.

II.

JESUS: O AGENTE DA CRIAO (Cl 1:16;Jo 1:1-3;Hb1:2)

A. Jesus superior a criao porque Ele tambm o criador de tudo. (v.16,17) (Hb 1:2) B. O Novo Testamento revela a verdade de que a criao veio a existncia por causa de Jesus. Observe o uso da preposio grega dia, traduzida: por meio , por intermdio, indicando a razo,o motivo ou meio pelo qual algo feito. Todas as coisas foram feitas por intermdio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez (Jo 1:3) ...Tudo foi criado por meio dele e para ele (Cl 1:16) C. O versculo 16 mostra a extenso da obra criadora de Jesus: 1. Ele criou todas as criaturas terrestres e angelicais 2. Ele criou todos os seres visveis e invisveis D. Tudo o que foi criado no cu e na terra foi criado por Jesus. Tudo o que Jesus criou bom (Tg 1:13;1Jo 1:5), mas a criao inteligente e com livre arbtrio decidiu tornar-se mal.

ESCOLA DOMINICAL DE ITU III. JESUS: O ALVO DA CRIAO (Cl 1:16;Hb 2:10)
A. Por que Deus/Jesus criou tudo o que existe? Qual era o propsito? B. A Bblia revela o propsito da criao: 1. Para manifestar a Glria, majestade e poder de Deus/Jesus (Sl 19:1; Rm 1:19-20) 2. Para ser glorificado pela criao (Sl 98:7,8;Sl 148:1-10) 3. Para pertencer e glorificar a Jesus (Cl 1:16;Hb 2:10) 4. Para tudo convergir para Jesus (Ef 1:10) 5. Para ser a herana de Cristo (Hb 1:2) 6. Para cumprir os propsitos de Cristo em relao humanidade (Is 61:1-3;Ef 1:11,12;1Pe 2:9) C. Podemos sintetizar na afirmao de Paulo aos Romanos:

Porque dele, e por meio dele, e para ele so todas as coisas. A ele, pois, a glria eternamente. Amm! (Rm 11:36)

IV.
A.

JESUS: O SUSTENTADOR DA CRIAO


O versculo 17 de Colossenses 1 diz que em Jesus tudo subsiste. A palavra subsiste no original transmite a idia de unir, fortalecer, permanecer, colocar no mesmo lugar.

B. O verbo indica a atividade contnua de Jesus na sustentao de todas as coisas em todos os tempos. Jesus sempre susteve Sua criao. Sem esta "atividade contnua de sustentao... tudo se desintegraria. Nenhuma criatura autnoma. C. Hoje muito se fala a respeito de conservao e preservao do planeta, do meio ambiente e dos animais. Sobre o perigo do aquecimento global e outras ameaas ao planeta. A grande verdade que o planeta e as pessoas neles esto nas mos de Cristo. Ele o criador, Sustentador e ser o finalizador de sua criao (2Pe 3:9-10). A criao s chegar ao fim quando Cristo decidir.

V.

JESUS E A NOVA CRIAO (Jo 3:5,6;Ef 1:10;2:15)


universo e criou a raa humana. Quando criou tudo,tudo o que havia criado era bom e perfeito. Entretanto, a criao humana decidiu ser independente de Deus/Jesus e desobedeceu e pecou. Dali em diante a criao estava em decadncia e se corrompendo cada vez mais. (Gn 6:5)

A. A Bblia nos ensina claramente que a obra da criao a obra de Jesus. Ele o criador. Ele criou o

B. A Bblia ensina tambm que Jesus o restaurador de sua criao. Ele veio para realizar uma nova
criao Nele. Em Cristo somos novas criaturas (2Co 5:17).

C. Cristo no abandonou sua criao decada, mas a amou e veio restaur-la. Ele veio realizar uma
grande obra de recriao.

D. O ensino bblico da criao mostra que fomos criados a imagem de Deus e por causa da queda nos
afastamos desta imagem e perfeio que havia na criao original. E que somente em Jesus e atravs de Jesus a imagem e semelhana de Deus pode ser restauradas em ns.

E. A Teoria da Evoluo nega uma criao e queda e afirma que estamos progredindo e evoluindo sem
precisar de qualquer interveno Divina.

F. Qual mais razovel crer? A quem devemos ouvir? A Cincia que nega Jesus ou a Bblia que revela
a obra de Jesus em nossas vidas?

CONCLUSO
Voc e eu somos novas criaturas em Jesus Cristo e atravs de Jesus Cristo. Agora somos uma nova criao ainda repleta de falhas, erros,pecados e limitaes. Jesus j comeou uma grande obra de restaurao em nossas vidas,esta obra ainda continua em progresso,mas chegar o dia em que Cristo a completar e seremos como Ele sempre desejou e planejou que fossemos - iguais a Ele (Rm 8:29)

ESCOLA DOMINICAL DE ITU Lio 3 A OBRA PROFTICA DE JESUS


Introduo Os profetas eram homens chamados por Deus com a misso de proclamar a vontade de Deus para os povos e motivar os povos a trilharem ou retornarem ao caminho designado por Deus. Jesus foi o maior de todos os profetas revelados na Bblia, mas Jesus no foi apenas profeta,Ele foi o alvo e o contedo da mensagem dos profetas. Em Seu ministrio proftico Jesus fez as maiores e mais importantes revelaes e tambm, por causa de seu ministrio proftico, a igreja, o povo de Jesus, herdou o ministrio de anunciar as grandes revelaes de Jesus.

I.

O PROFETA NA BBLIA
Era um homem de profunda comunho e intimidade com Deus. Eram chamados homens de Deus (1Sm 9:6,8;2Rs 4:9) Era um homem chamado por Deus. O profeta verdadeiro havia recebido um chamado de Deus para anunciar a mensagem de Deus (Jr 1:1-2;Ez 1:3;Hb 1:1) Era algum fundamental em tempos de crise (Ez 33:1-7)

A. Suas caractersticas e exigncias:

B. Sua Funo:
Eram porta vozes de Deus aos povos. Anunciavam condenao,destruio,perdo e renovao. Escolhiam e ungiam reis,profetas e at destituam pessoas destes cargos (1Sm 13:11-13) Anunciavam eventos futuros (Is 53)

II.

JESUS COMO PROFETA


A. O profeta profetizado:
Moiss profetizou a vinda do maior de todos os profetas (Dt 18:15,18) Jesus em seu ministrio terrestre foi reconhecido como este profeta (Jo 6:14;7:40;Lc 7:16) Os apstolos testemunharam que Jesus cumpriu esta profecia (At 3:22;7:37)

B. O Profeta rejeitado:
Jesus enfrentou muita oposio e ataques ao seu ministrio proftico (Jo 7:52) Jesus foi rejeitado pelos seus familiares e compatriotas (Mt 13:57;Jo 1:11;7:5) Jesus foi morto como um criminoso

C. O Profeta reconhecido:
Jesus foi reconhecido pela autoridade de seu ensino (Mt 9:6;Mc 1:22) Jesus foi reconhecido pelos milagres que realizou (Mt 21:11;Jo 3:2;Lc 7:16)

III.

AS REVELAES DE JESUS
Uma das revelaes primordiais de Jesus era revelar o Pai (Jo 14:8-10) Desde o nascimento de Jesus havia sido dito que Ele seria a revelao mais intima e pessoal de Deus (Mt 1:23)

A. Jesus veio revelar a Deus (Jo 1:14,18)

B. Jesus veio revelar a verdade (Jo 1:17;8:32;14:6;18:37,38)


Jesus no apenas revelou e ensinou a verdade divina,mas Ele mesmo era a verdade em pessoa Rejeitar a Jesus era rejeitar a verdade. 6

ESCOLA DOMINICAL DE ITU


C. Jesus veio revelar a Salvao (Jo 3:5,6,16,17)
Jesus foi o pnico que nos revelou a fonte da Salvao Ele (Jo 14:6) e como receber esta salvao (Mc 16:15-16)

D. Jesus veio revelar o futuro


1. 2. 3. Jesus profetizou sua morte e ressurreio muito antes de acontecer (Mt 16:21;Jo 3:19-22) Jesus profetizou a destruio de Jerusalm (Mt 24;Mc 13:1-2;Lc 21:5-6) Jesus profetizou a sua segunda vinda e os eventos do fim (Mt 24:36-37)

O juzo final (Mt 25:31-33) A ressurreio dos mortos (Jo 5:28-29) O Cu (Jo 14:1-3) O inferno (Mt 13:42;25:41)

IV. A OBRA PROFTICA CONTNUA DE JESUS


A. As revelaes de Jesus cessaram aps a sua morte,ressurreio e ascenso aos cus? B. No! Jesus o maior de todos os profetas porque a sua profecia,as suas revelaes, ainda
continuaram aps a sua ascenso e ainda continuam hoje. 1. Jesus continuou revelando atravs do Esprito Santo na vida dos apstolos (Jo 14:25-26;16:13) 2. Jesus continuou profetizando ao povo atravs da pregao inspirada dos apstolos (At 2:14;18:9-11) 3. Jesus continua profetizando atravs de sua igreja (Mt 28:20;Ef 3:10;1Pe 2:9)

C. A igreja a grande comunicadora das verdades j reveladas por Jesus. No comunicamos novas
revelaes porque toda a verdade de Jesus j foi revelada no Novo Testamento. (Jo 16:13;2Pe 1:3,4)

D. Todo profeta verdadeiro profeta se anunciar a Palavra que j foi revelada por Deus, ele no inventa
revelaes e mensagens divinas. Sejamos profetas fiis anunciando as verdades j reveladas de Jesus ao mundo que no conhece Jesus.

CONCLUSO
Jesus o profeta de Deus para todas as naes da terra. Como profeta, Ele revelou e revela os propsitos e desgnios de Deus para a salvao e a santificao da humanidade. Algumas religies afirmam que Jesus foi apenas um profeta,no mais do que isso,mas pelo prprio ministrio proftico de Jesus vemos que Ele foi muito mias do que um profeta. Jesus no apenas ensinou e falou sobre Deus,mas Ele era e ainda o prprio Deus. Ele revelou o Pai e o nico caminho que leva ao PaiEle mesmo. Nenhum profeta antes dele ou depois dele tem esta prerrogativa,apenas Jesus.

ESCOLA DOMINICAL DE ITU Lio 4 A OBRA DISCIPULADORA DE JESUS


Introduo O que Jesus veio fazer aqui na terra? Por que Ele encarnou? Qual era o propsito e alvo de sua misso? Certamente as respostas mais comuns que daremos que Ele veio para morrer na cruz por ns,que veio para revelar o pai,e que veio realizar milagres. Todas so respostas corretas, mas h ainda outro aspecto fundamental da obra de Cristo que precisamos lembrar. Todas as respostas acima indicam a sua obra relacionada ao seu tempo de vida na terra e fim de seu ministrio. Se fosse apenas isso,quando Jesus partisse,sua obra terminaria, este no era o alvo de Cristo. Jesus queria e quer continuidade em sua obra, para isso, uma parte fundamental de seu ministrio foi fazer discpulos de seus seguidores. Jesus dedicou uma grande parte de seu tempo,energia e amor discipulando pessoas. Esta tambm deve ser a prioridade da obra da igreja hoje e de cada cristo pessoalmente.

I.

O MESTRE JESUS
pessoas a Palavra de Deus com autoridade. (Mc 10:17;Mt 12:38;Jo 13:13)

A. Em seu ministrio terreno Jesus foi reconhecido como um mestre, um professor que ensinava as B. Vejamos algumas caractersticas do ministrio pedaggico de Jesus:
1. 2. 3. 4. Sua audincia: A quem Jesus ensinava? Todas as pessoas (Mt 11:28-30) Sua Mensagem: O que Jesus ensinou? Principalmente o Reino de Deus (Mt 13:1-52) Seu diferencial: O que tornava o ensino de Jesus diferente? Ele ensinava com autoridade (Mc 1:22) Sua fonte: De onde Jesus extraa a sua sabedoria? Do Pai (Jo 17:6-8) Ele ensinou.

C. Jesus foi o maior de todos os mestres, por causa do que Ele ensinou para quem Ele ensinou e como

II.

O DISCIPULADO DE JESUS
O que discipulado? um processo de desenvolvimento progressivo que conduz o discpulo da infncia para a maturidade espiritual, a tal ponto que ele seja capaz de reproduzir o processo com outra pessoa.

A. Um aspecto importante do ministrio de ensino de Jesus foi o seu discipulado dos seus seguidores.

B. O alvo do discipulado (Mt 10:25) Jesus no queria apenas ouvintes,admiradores ou curiosos, Jesus
queria que os que aprendiam dele se tornassem iguais a Ele.

C. A estratgia e mtodo de Jesus para fazer discpulos: a. Seleo (Lc 6:12-13). Dentre as multides que o seguiam,Jesus escolheu 12 homens para investir
neles. b. Comunho (Mc 3:14). Jesus conviveu com seus alunos,teve contato pessoal com eles,vivenciaram juntos vrias situaes. c. Imitao (Mt 10:25;Jo 13:13-17). Os 12 deveriam observar aprender e depois praticar o que viram em Jesus. d. Desafio (Lc 14:25-33) Ser discpulo envolver aceitar desafios.Decidir se tornar um discpulo j um grande desafio,mas no discipulado seremos constantemente desafiados pelo mestre e. Correo (Mc 10:35-45) Jesus corrigiu vrias vezes seus discpulos para que aprendessem a maneira certa de pensar e agir.(Mt 16:21-23) f. Afirmao (Mt 16:17-19). Jesus no era um mestre crtico que apenas apontava os erros, mas Ele sabia elogiar os acertos e afirmar seus discpulos de forma positiva. g. Reproduo (Mt 28:18-20). Todo discpulo gera outro discpulo. Esta a prova de seu discipulado. Este o mandamento de Jesus. Esta a estratgia infalvel de crescimento da igreja. Queremos crescer? Devemos ento querer fazer discpulos! 8

ESCOLA DOMINICAL DE ITU


D. Ser um discpulo de Jesus o nosso maior alvo de vida. Mas no acontece por acaso ou por
absoro, um processo intencional. Algum deve querer me ajudar a ser um discpulo de Jesus, e eu devo querer pagar o preo de me tornar um discpulo de Jesus.

III.

A. Suas Marcas: Quais so as marcas de um autntico discpulo de Cristo?


1. Amor (Mc 12:28-34;Jo 13:34-35)- O discpulo algum que ama a Deus supremamente e ao seu prximo como Cristo ama. 2. Fidelidade Palavra (Jo 8:31) O discpulo permanece fiel aos ensinos do mestre.No d para seguir,obedecer e imitar a Jesus ignorando a Sua palavra; 3. Fruto (Jo 15:8) A diferena entre um discpulo e um mero religioso freqentador o fruto que ele produz.O fruto outro discpulo feito (2Tm 2:2) e o carter de Cristo expresso na vida do discpulo (Gl 5:22) B. Seu alvo maior: Ser como Jesus (Lc 6:40;Rm 8:29;1Co 11:1;2Co 3:18;1Jo 3:2)

O DISCPULO DE JESUS

C. Sua Misso : Os 3 Es
1. Evangelizar os perdidos (Rm 1:14-16) 2. Edificar os novos cristos (Cl 2:6-7) 3. Equipar (Ef 4:11-16)

D. Suas exigncias: (Lc 14:25-33)


1. Prioridade a Jesus nos relacionamentos (v.25,26) 2. Sofrimento pela causa de Cristo (v.27) 3. Renuncia de seus privilgios (v.33) E. Estou sendo algum que vivencia estas qualidades de um autntico discpulo de Jesus. O Mestre v em mim estas marcas?

QUESTES PARA REFLEXO O que pode ser feito para que a igreja seja uma comunidade de discpulos e no apenas
um grupo de membros de uma religio? Quais as maiores barreiras encontradas para se fazer discpulos atualmente? Qual das marcas de um discpulo mais difcil para voc viver? Por que?

ESCOLA DOMINICAL DE ITU Lio 5 A OBRA SALVADORA DE JESUS


Introduo A mais importante e mais profunda de todas as perguntas feitas na Bblia : o que farei para ser salvo?, para herdar a vida eterna? (Mt 19:16;At 16:30). Muitas pessoas fizeram e ainda fazem esta pergunta, ainda mais, muitos ainda buscam a resposta para ela. A resposta foi nos dada, a resposta Cristo (Jo 14:6). Cristo o nosso salvador e somente nele est a Salvao.

I- A SALVAO NO ETERNO PLANO DE DEUS


A. A morte de Jesus Cristo na Cruz no foi um acidente ou fatalidade. Observe nestes textos como a salvao fazia parte do eterno plano de Deus.
1. Foi planejada por Deus na eternidade (Ef 1:4,5;3:8-11;1Pe 1:19-20;Ap 13:8) 2. Foi profetizada no Antigo Testamento (Is 53:1-12;Sl 22:1-31) 3. Foi pregada pelo prprio Jesus em seu ministrio terreno (Mt 16:21;26:26;Mc 9:31;10:45)

B. Percebemos ento que a salvao era o propsito principal da obra de Cristo na terra. Foi sempre o plano e propsito de Deus salvar o homem atravs de Seu Filho Jesus (Jo 3:13-17)

II- A SALVAO NO MINISTRIO DE JESUS


A. Sua necessidade. Por que Jesus pregou sobre a salvao? Por que o homem precisa ser
1. 2. 3. 4. 5. B.
1.

salvo?

Por causa do pecado e suas terrveis conseqncias (Is 53:5;Rm 6:23) Porque a justia de Deus tinha que ser satisfeita (2Co 5:21) Por causa do grande amor de Deus (Jo 3:16-17) Para cumprir as Escrituras (Lc 18:31-33) Para cumprir o propsito de Deus (At 2:23) Sua Realizao. A Salvao foi concretizada atravs do sacrifcio de Jesus na Cruz do
Calvrio. Um sacrifcio voluntrio (por livre vontade) (Jo 10:18)

2. Um sacrifcio vicrio (em favor de outros) (1Pe 3:18) 3. Um sacrifcio substitutivo (em nosso lugar) (Jo 1:29;1Pe 2:24) 4. Um sacrifcio perfeito (sem pecados e definitivo) (Hb 9:14) 5. Um sacrifcio definitivo (sem repetio) (Hb 9:28) 6. Um sacrifcio expiatrio (sofreu as conseqncias do pecado)(Gl 3:13) 7. Um sacrifcio redentor (resgatou o homem da escravido do pecado)(Cl 1:13-14) 8. Um sacrifcio propiciatrio (satisfez a ira de Deus contra o pecador) (1Jo 2:2) 9. Um sacrifcio reconciliatrio (removeu a inimizade entre Deus e o homem)( Rm 5:10) 10. Um sacrifcio justificador (removeu a culpa e condenao de nossos pecados)(Rm 5:9)

C. Sua ratificao. A morte de Cristo foi a conquista da Salvao, a Ressurreio foi a


confirmao (At 2:24;1Co 15:13-19;Ef 1:20-23;1Pe 3:22) D. Sua extenso. A salvao universal e eterna. Alcana a todos indistintamente. (Rm 1:14,16;Gl 3:26-28;Ap 5:9-10)

10

ESCOLA DOMINICAL DE ITU III- A SALVAO NA VIDA E OBRA DA IGREJA


A. A oferta da salvao. A Salvao abrangente, universal e indistinta, mas isto no significa
que todos esto automaticamente salvos. A Bblia ensina que a salvao vem pela Graa de Deus e que recebemos esta Graa pela f (Ef 2:8-10) e a obedincia ao evangelho (Mc 16:1516;At 2:38;2Ts 1:7-9)

B. Os frutos da Salvao. Como se evidncia a salvao? Quais as marcas na vida de um salvo?


Adorao (Ef 1:4-6) Boas obras(Ef 2:10; Tt 3:8) Santificao (Rm 6:1,2;1Pe 2:9) Frutificao (Jo 15:5;Gl 5:22,23) Evangelizao (Mt 28:18-20) C. O ministrio da Salvao. A obra principal de Jesus foi pregar, realizar e confirmar a salvao. (Lc 19:10;Mc 10:45). O ministrio da igreja o mesmo de Cristo: anunciar a todo mundo a salvao exclusiva em Jesus (2Co 5:18-21;Mt 28:18-20;Mc 16:15-16). 1. 2. 3. 4. 5.

A Salvao para ser compartilhada,no monopolizada!

CONCLUSO
A Salvao a grande mensagem da Bblia, a mais importante obra de Cristo e a maior necessidade humana. O nosso maior alvo ao estudar a Bblia aprender sobre a salvao em Jesus Cristo e como compartilhar a todas as pessoas. Voc j desfruta da segurana e certeza da salvao? Sabe onde passar a eternidade? Gostaria de ter esta esperana e certeza? Creia em Jesus ! obedea o evangelho da salvao e fique fiel at o fim!

11

ESCOLA DOMINICAL DE ITU Lio 6 A OBRA SACERDOTAL DE JESUS


Introduo O sacerdote na Bblia era o homem que servia de intercessor entre Deus e o homem. Era a ponte que ligava a pessoa a Deus. Ele era quem comunicava a vontade de Deus e tambm era quem fazia a expiao pelo pecado do povo diante de Deus. O Ministrio sacerdotal Levtico era uma sombra e figurao do Ministrio sacerdotal perfeito de Jesus. Jesus como Sumo sacerdote perfeito fez o sacrifcio perfeito para perdoar um povo imperfeito e torn-los uma comunidade de sacerdotes em processo de aperfeioamento constante.

I. O SACERDOTE NA BBLIA

A. Sua Necessidade- Por que Deus instituiu sacerdotes? Por que o homem precisava deles? Por causa da pecaminosidade humana universal (Rm 3:23) O sacerdote era a pessoa que oferecia sacrifcios pelo povo diante de Deus (Hb 5:1) B. Suas exigncias Ser sem defeito fsico (Lv 21:17-21) Ser da Tribo de Levi (Hb 7:5,11) Ser descendente de Aro (Lv 21:1,17) Ter esposa exemplar (Lv 21:7,13-15) C. Sua funo Mediar entre Deus e o povo (Hb 5:1) Consultar a Deus (Urim e Tumim) (Nm 27:21;Dt 33:8) Interpretar e ensinar a Lei (Lv 10:11;Ez 44:23) Ministrar o culto no Tabernculo/Templo (Lv 8-10)

II. O SUMO SACERDOTE JESUS


A- A necessidade de um novo sacerdcio. A mudana de Aliana demanda uma mudana de sacerdcio tambm (Hb 7:11-19). A antiga Aliana e sacerdcio no eram perfeitos e no aperfeioava ningum (Hb 10:4;Rm 3:20) e foi revogada na Cruz de Cristo (Hb 8:7;Cl 2:14;Ef 2:15)

B- A Superioridade do sacerdcio de Jesus


1. 2. 3. 4. 5. um sacerdcio Divino (Sl 110:4;Zc 6:12,13;Hb 7:20-22) um sacerdcio Eterno (Hb 7:16;23-25) um sacerdcio Superior (Hb 7:11,15,17) um sacerdcio perfeito (Hb 7:19) um sacerdcio expiatrio definitivo (Hb 7:27)

C- A Funo sacerdotal de Jesus


a. No passado: Ele ofereceu a si mesmo como sacrifcio definitivo pelos nossos pecados (Hb 9:24-28;10:12) Ele foi ao cu fazer a expiao (Hb 1:3) Ele assentou-se a destra de Deus (Hb 4:14) b. No presente: Ele nosso precursor (Hb 6:19-20) Ele nosso intercessor (Hb 7:25;1Jo 2:1-2) Ele nosso auxiliador em tempo de necessidade (Hb 2:17-18) Ele sempre presente e acessvel (Mt 28:20;Hb 4:14-16)

III. A OBRA SACERDOTAL DA IGREJA


A. Jesus o sumo sacerdote perfeito (Hb 7:20-28)
12

ESCOLA DOMINICAL DE ITU


B. A igreja de Jesus uma comunidade de sacerdotes em aperfeioamento
(1Pe 2:5,9;Ap 1:6;5:10)

C. Como a igreja desempenha este sacerdcio? O que faz? 1. Adorao: Oferece sacrifcios espirituais a Deus (1Pe 2:9;Rm 12:1;Hb 3:15-16)
2. Misso: Coopera com Cristo na obra de reconciliao com Deus (2Co 5:18-21) 3. Santificao: Consagra-se a Deus e foge da impureza do mundo (Tt 2:14;Hb 12:14) D. Como Jesus foi sempre fiel em seu sacerdcio,devemos tambm sermos em nosso sacerdcio a Deus e as pessoas.

Concluso
Na igreja de Jesus Cristo h apenas um Sumo Sacerdote - Jesus,mas h muitos sacerdotes.Todo o cristo um sacerdote que deve adorar e servir a Deus e as pessoas. O ministrio sacerdotal comea aqui na terra na atualidade, mas se estender por toda a eternidade no cu junto ao Sumo Sacerdote Jesus no Cu.

13

ESCOLA DOMINICAL DE ITU Lio 7 A OBRA GOVERNADORA DE JESUS


Introduo A Bblia apresenta Jesus como o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores (Mt 2:2;21:5;27:37;Jo 18:36,37;Hb 1:8;Ap 19:16),mas existem um pensamento religioso popular que ensina que o reino de Cristo algo exclusivamente futuro,no fim dos tempos. A raiz deste pensamento a situao decadente de nosso mundo atual. O aumento da maldade,sofrimento e injustias,como entender que Jesus est reinando? Se Cristo est reinando e no controle de tudo,ento por que h tanta maldade e sofrimento? Hoje veremos as evidncias abundantes do reinado de Cristo e como Ele afeta o nosso mundo e a nosa vida em particular como povo de Deus

I.
1. 2.

A NATUREZA DO REINO DE CRISTO


Sentido territorial: Local onde o reinado do monarca exercido (Mc 6:23;Ap 16:10) Sentido autoritativo:: A autoridade e poder exercido pelo Rei (Lc 19:12,15;Ap 17:17,18)

A. Definies importantes: A palavra reino tem dois sentidos bsicos:

B. Distines de reino: A palavra reino muito usada no Novo Testamento e importante entender o seu uso e suas distines. Reino dos cus & Reino de Deus: So variaes linguisticas da mesma idia (Mt 19:23-24)

Reino de Deus & Reino de Cristo: O Reino de Deus tambm o Reino de Cristo. Deus
confiou o Reino a Cristo (Lc 22:29) e quando voltar entregar de volta o Reino ao Pai (1Co 15:24)

Reino de Cristo X Reino de Satans: O Reino de Deus o Governo de Cristo,derrotando satans e


os poderes do mal e libertando os homens do domininio do mal (Cl 1:13;1Co 15:23-28;2Co 4:4;Lc 11:18)

C. A extenso do Reino de Cristo:


Universal e Eterno Terrestre e Celestial

II.

O PERFIL DO REI JESUS

A. O Reino de Deus tem um nico Rei: Jesus . Ele o Monarca supremo. B. Quais as credenciais de Jesus como Rei? 1. O Rei profetizado (2Sm 7:12,13;Jr 23:5,6;Is 9:6;Dn 2:44;Zc 6:12,13) 2. O Rei encarnado (Lc 1:26-35) 3. O Rei Crucificado (Jo 18:33-37;19:14,15,19) 4. O Rei Ressurreto (Mt 20:19;28:5-6) 5. O Rei rntronizado (Lc 1:32;At 2:29-36) 6. O Rei reinando (1Tm 6:15;Ap 1:5) 7. O Rei retornando (Mt 25:31-46;1Co 15:24)

III.
A. B. 1. 2. 3.

A IGREJA E O REINO DE CRISTO


A igreja no o Reino. A igreja o fruto do Reino. O reino gera a igreja (Mt 21:43;Mc 9:1).

O ReiNO DE Cristo atua e se expande atravs da Igreja:


A igreja prega a mensagem do Reino de Deus (At 8:12;19:8;28:23) A igreja operava os sinais do Reino A igreja recebeu as chaves do reino (Mt 16:19-20)

14

ESCOLA DOMINICAL DE ITU


CONCLUSO
Jesus estabeleceu o Reino de Deus na sua vinda.Ele preparou um grupo de sditos dedicados a operar e expandir este reino no mundo.Ele voltar para entregar este reino(ns) ao Pai celestial.

15

ESCOLA DOMINICAL DE ITU Lio 8 A OBRA MILAGROSA DE JESUS


Introduo Um dos aspectos mais impressionantes e ao mesmo tempo mais polmicos da obra de Jesus so os seus milagres. Jesus realizou muitos milagres,tantos que muitos deles no foram registrados no Novo Testamento (Jo 20:30-31). Os milagres de Jesus no eram o ponto central de seu ministrio,mas eles apontavam para a sua importncia e de sua obra,nunca eram um fim em si mesmos e no eram permanentes. Cumpriram a um propsito especifco e temporrio. Hoje vamos aprender sobre a importncia e o significado dos milagres no ministrio de Jesus e na vida da igreja.

I.

OS MILAGRES COMO EVIDNCIA DO MESSIAS

A. As profecias do Antigo Testamento revelaram que o Messias realizaria sinais e milagres em seu ministrio (Is 26:19;29:18-19;35:5-6;61:1)
B. O povo reconheceu ser Jesus o messias por causa dos seus milagres (Jo 7:31;Mt 8:16-17) C. Jesus confirmou sua identidade messinica atravs dos milagres (Mc 6:1-6;Lc 4:16-30;7:18-23)

II.

OS PROPSITOS DOS MILAGRES DE JESUS

A. Provar que Jesus era Filho de Deus (Jo 20:30,31) B. Provar que Jesus tinha poder para perdoar pecados (Mc 2:9-12) C. Evidnciar que uma nova doutrina tinha sido introduzida (Mc 1:27) D. Provar que Jesus tinha sido enviado por Deus (Jo 5:36). E. Demonstrar sua compaixo pelos em sofrimento(Mt 14.14; 20.30, 34; Lc 7.13)

III.

CARACTERSTICAS DOS MILAGRES DE JESUS

1. Eles foram realizados em lugares pblicos. 2. Eles foram realizados por um longo perodo de tempo. 3. Eles foram realizados na presena de seus inimigos. 4. Eles foram realizados com grande variedade. 5. Eles foram realizados sem sensacionalismo. 6. Eles nunca fizeram seu operador rico. 7. Eles nunca foram satisfatoriamente repudiados pelos seus inimigos. 8. Eles no eram absurdos ou tolos. 9. Eles no exigiam sempre f daqueles abenoados pelos milagres.

IV.

CLASSIFICAO DOS MILAGRES DE JESUS

A. Durante seu ministrio, Jesus operou vrios milagres, mostrando assim seu poder sobre a doena, a natureza e at mesmo sobre a morte. B. Tipos de milagres que Jesus realizou: 1. Milagres de Cura (Mt 8:2-4;Lc 7:1-10)
16

ESCOLA DOMINICAL DE ITU


2. 3. 4. Milagres que demonstram poder sobre a natureza (Mc 4:37-41;Jo 6:19-21) Milagres de ressurreio (Mt 9:18-19;23-25;Lc 7:11-15;Jo 11:1-44) Exorcismos (Mc 1:23-26;Lc 8:27-35)

C. Sem dvida alguma, os milagres relatados na Bblia no representam a totalidade de maravilhas que Jesus realizou durante seus 3 anos e meio de pregao do Reino de Deus. (Joo 20:30-31)

V.

A MENSAGEM DOS MILAGRES DE JESUS

A. Jesus no realizou milagres apenas para se promover e ficar famoso,nem to pouco somente pra aliviar a dor das pessoas. B. Os milagres de Jesus apontavam para uma verdade espiritual mais profunda. A pessoa e importncia de Jesus. C. Observe os seguintes exemplos:
MILAGRE
Multiplicao dos pes (Jo 6:1-15) A cura de um cego em Betsaida (Mc 8:22-26) A cura de um cego de nascena (Jo 9:1-12)

LIO
Jesus,o po da vida (Jo 6:22-59) A cegueira dos discpulos (Mc 8:14-21;27-30) Jesus a luz do mundo (Jo 8:12;9:39)

VI.

IGREJA DE MILAGRES x IGREJA:O GRANDE MILAGRE

A. Hoje muitas igrejas promovem milagres e correm atrs de milagres e milagreiros alegando ser esta anica e mais poderosa evidncia do poder de Deus agindo naquela comunidade.Ser mesmo? Deus s age atravs de feitos sobrenaturais? B. Creio que um dos maiores milagres de Jesus o povo transformado,santificado e consagrado chamado igreja. 1. O milagre da reconciliao com Deus (Rm 5:1) 2. O milagre da unidade e paz entre os homens (Ef 2:11-22) 3. O milagre de uma nova vida (2Co 5:17) C. O milagre de Deus ter se tornado homem produz um outro milagre.Homens se tornando semelhante a Deus (Ef 5:1;2Pe 1:3,4)

CONCLUSO
Jesus fez muitos milagres provando ser o Filho de Deus e nosso Salavdor (Jo 20:30-31).Mas o maior e mais belo milagre de Jesus,somos ns,seu povo,sendo transformado a sua imagem dia a dia (Rm 8:29;2Co 3:18). Um milagre em processo contnuo.

17

ESCOLA DOMINICAL DE ITU Lio 9 A OBRA VITORIOSA DE JESUS


Introduo Para muitas pessoas a palavra morte est asscoidada a derrota,fracasso,fim ou runa.Mas olhando pelo ngulo da cruz de Cristo a morte adquire novo significado e dimenso.Em Cristo a morte sinnimo de vitria.A vitria de Cristo sobre todos os inimigos e a nossa vitria juntamente com Ele e atravs Dele. Jesus o segredo para viver uma vida vitoriosa,uma vida de conquistas espirituais e vitrias sobre as tentaes e tribulaes da vida.

I- VITRIA SOBRE A TENTAO

A. A Bblia revela que Jesus nunca pecou,mas sempre venceu as tentaes do diabo(Hb 4:15) B. Alguns racionalizam: mas Ele venceu todas as tentaes porque era Deus! Ns no podemos vencer
a tentao como Ele fez. A Bblia discorda completamente (1Co 10:13).Jesus como ser humano foi tentado e nunca pecou. C. Observando um exemplo de sua tentao pelo diabo podemos aprender o que preciso para ter a vitria sobre a tentao.(Lc 4:1-13)

1. preciso estar cheio do Esprito Santo (v.1-2) 2. preciso conhecer as estratgias do inimigo (v.3,5-7,9-11) Distorcer a palavra de Deus (v.10-11)(Gn 3:1,4) Atrair nosso desejo carnal (v.3) Despertar a cobia dos nossos olhos (v.5)(Gn 3:6) Aguar a vaidade e soberba humana (v.9) 3. preciso lutar com as armas certas (v.4,8,11) (Ef 6:12;2Co 10:4) 4. preciso estar alerta para novos ataques (v.13) D. A vitria sobre a tentao no uma impossibilidade,mas uma realidade espiritual possvel para
cada cristo (Mt 6:13;26:41)

II- VITRIA SOBRE O PECADO

A. Jesus venceu as tentaes do diabo em sua vida pessoal e atravs de sua morte na cruz Ele venceu
a tirania da escravido do pecado (Jo 8:32,34,36)

B. Na Cruz Jesus venceu o pecado porque o seu sacrficio satisfez todas as exigncias divinas quanto a
salvao humana:

1. 2. 3. 4. C.

Substituio do pecador (Is 53:5;Jo 1:29) Redeno da escravido do pecado (1Co 6:20;Gl 3:13;Tt 2:14;Ap 5:9) Propiciao da ira de Deus contra o pecado (Rm 3:23,24;1Jo 2:1,2;4:10) Justificao da culpa do pecado (At 13:39;Rm 1:17;5:9,18;8:33;2Co 5:21)
O fruto direto da vitria de Jesus sobre o pecado a nossa reconcliao com Deus (Rm 5:9-11) o que era antes impossvel por causa do pecado (Is 59:1,2). Em Cristo o pecado no nos separa mais de Deus.

III- VITRIA SOBRE O DIABO E OS PODERES DO MAL

A. O diabo o inimigo do povo de Deus (1Pe 5:8) no inimigo de Deus,ele no pode lutar contra
Deus. B. Ele pode e quer fazer oposio ao povo de Deus na tentativa de assim frustrar os planos de Deus,mas nunca conseguiu e unca conseuir (J 42:2) C. Jesus sabendo disso veio para vencer e destituir o diabo de seu poder e controle (1Jo 3:8):

1. 2. 3. 4.

Ele tirou o poder da morte do diabo (Hb 2:14,15) Ele foi condenado e aguarda destruio (Mt 25:41;Rm 16:20;Ap 20:10) Ele foi vencido,desrmado e humilhado na cruz (Cl 2:13-15) Ele foi limitado em seu poder pela sua derrota (Ap 20:7-10)
18

ESCOLA DOMINICAL DE ITU


D. Satans um inimigo perigoso e astucioso,ele no onipotente e nem eterno,ele um inimigo j
derrotado e condenado,mas ainda assim devemos ficar alertas porque ele quer levar quantos puder com ele (1Pe 5:8).

IV- VITRIA SOBRE A MORTE


A. B. C. D.
A morte era trunfo do diabo e maldio do pecado (Rm 6:23). Quando Jesus morre na cruz Ele vence o dominio do diabo (Hb 2:14-15) Quando ressuscita Ele vence o poder da morte que residia no pecado (1Co 15:54-55) Se Cristo venceu a morte ento porque as pessoas ainda morrem?

1. Na sua morte na cruz Jesus venceu a tirania da morte espiritual gerada pelo pecado (Rm 6:23;Ef 2:1-6)

2. Na Sua ressurreio e na sua vinda Jesus vencer definitivamente a morte fsica (2Tm 1:10;Ap 21:4) E. Por causa da obra de Cristo a morte passa ser uma passagem para uma nova vida presente com
Jesus,ainda que ausente deste mundo fsico. (Fp 1:23)

V- A NOSSA VITRIA EM CRISTO

A. Jesus vitorioso e a fonte de vitria. Ele foi vencedor desde o princpio (Gn 3:15) e retornar vencedor. B. Ns servimos a um Senhor poderoso e vencedor. E por causa de Sua vitria ns tambm somos vencedores (Rm 8:31-39) C. Em Cristo e por Cristo ns obtemos a vitria sobre todos os inimigos vencidos por Jesus e que tentam nos destruir. a. Em Cristo temos a vitria sobre a escravido do pecado (Jo 8:32,36) b. Em Cristo temos a vitria sobre a tentao (Hb 4:14-16) c. Em Cristo temos a vitria sobre o mundo (Jo 16:33) d. Em Cristo temos a vitria sobre o Diabo (1Jo 2:13;4:4;5:18;2Ts 3:3) e. Em Cristo teremos a vitria final sobre a morte (1Co 15:53-58) D. Em Jesus somos mais do que vencedores,aqui nesta vida e na eternidade (Rm 8:31-39).

CONCLUSO
Nosso Senhor vencedor e Ele garante a vitria a todos os seus seguidores tambm (1Co 15:57;1Jo 5:4). A vitria j foi conquistada por Cristo pra ns,mas precisamos crer e viver uma vida vitoriosa em Jesus. Trs requesitos para um verdadeiro vitorioso em Cristo:

1. No deixar a chama se apagar durante a corrida 2. No desistir nunca,no vence se chegar em 1 ,vence se chegar ao final. 3. No chega sozinho na linha de chegada,traga sua famlia,seus amigos e principalmente,os seus irmos em Cristo.
Decida hoje viver a vida vitoriosa conquista por Cristo para todos ns, no viva derrotado pelo pecado,pelo medo da morte e do diabo. Viva como mais que vencedor (Rm 8:31-39)

19

ESCOLA DOMINICAL DE ITU Lio 10 A OBRA PRESENTE DE JESUS


Introduo O que Jesus est fazendo hoje? Apenas sentado a destra de Deus desfrutando de sua Glria,autoridade e poder? No! A Bblia revela que Cristo est bem ativo e presente na vida de sua igreja e do mundo. A obra de Cristo atualmente to importante quanto foi no passado e ser no futuro. Hoje vamos aprender o que Cristo est fazendo por ns no cu,na terra e dentro de cada um de ns.

I. A OBRA DE CRISTO NO CU
A. Cristo no cu hoje realizando uma obra extremamente importante para nossas vidas

espirituais.Veja o que Ele est fazendo hoje no cu:


1.

Reina em Glria- A Bbia nos ensina que Cristo est nos ces sentado a destra de Deus (Fp 2:5-11;Ap
19:16).

O reino de Cristo no ser futuro,mas presente e ativo (Cl 1:13).Cristo subiu ao cu para assumir o trono ao lado de Deus (At 2:36)

2. Intercede por ns- Alm de sua posio de Rei no cu,Cristo tambm assume a funo sacerdotal intercedendo por ns (1Jo 2:1-2). Temos o privilgio de orar em nome de Jesus e ser atendidos.Mas privilgio maior saber que Jesus tambm intercede por ns diante de Deus (Rm 8:34) 3. Perdoa nossos pecados- Alm de pedir em nosso favor,Jesus pede para que nossos pecados sejam perdoados (1Jo 2:1-2;Hb 4:15-16). Jesus nosso advogado para defender e perdoar nossos pecados (1Jo 1:7-9) 4. Prepara nosso lar eterno- Tambm Jesus foi preparar um lar celestial para morarmos com Ele na eternidade (Jo 14:1-3). Um lar perfeito como recompensa para os seus discpulos fiis (Mt 25:21,46)

II. A OBRA DE CRISTO NA TERRA

A. Jesus est no cu,mas sua obra est na terra,como Ele realiza esta obra terrena? Atravs de sua
igreja. B. Algum disse uma vez que ns(igreja) somos os ps e mos de Jesus para servir e ajudar as pessoas. Atravs da Igreja Jesus continua agindo no mundo. 1. Edifica sua igreja. Jesus prometeu a Pedro que edificaria a sua igreja (Mt 16:18). Esta promessa se cumpriu no dia de Pentecistes e se estende at os dias hoje. A. A cada nova congregao que plantada,Cristo est edificando sua igreja.

2. Salva os perdidos. A misso de Jesus era buscar e salvar o perdido (Lc 19:10). Ele delegou
esta misso aos seus discpulos (Mc 16:15-16). Esta a nossa misso como igreja, esta a grande necessidade do mundo sem Deus.

Sem evangelizao no h salvao!


3. Restaura vidas. Esta salvao de Cristo no apenas afeta o nosso lado espiritual e tem eficcia futura numa eternidade,mas afeta e transforma nosssas vidas no presente momento. Jesus nos convida para uma mudana,uma renovao e restaurao (Mt 11:28-30;Jo 8:31,32,36)

20

ESCOLA DOMINICAL DE ITU III. A OBRA DE CRISTO EM NS


A. Mas Jesus aqui na terra no apenas realiza uma obra atravs de ns,Ele tambm continua a realizar uma obra em ns.
1. Jesus est nos instruindo hoje pela Sua Palavra (Hb 1:1-2;Rm 10:17). Ainda aprendemos de Jesus hoje sempre que estudamos,meditamos na Sua Palavra (Jo 6:66)
2.

Jesus est nos acompanhando em nossa misso (Mt 28:20). Jesus um bom mestre.Ele
ensina,depois ele ordena e ainda acompanha. capacita para cumprirmos a grande comisso.

Ele no nos deixa sozinhos nesta importanbte misso. E a Sua presena conosco nos fortalece e

3. Jesus nos aperfeioa diariamente (Fp 1:6). Ns somos uma obra inacabada,uma obra em progresso.Todos os dias Jesus est assentando mais um tijolo,aplainando mais uma aresta. At a Sua volta,Jesus tem muito trabalho para fazer em nossas vidas! No atrapalhe! No dificulte a obra de Cristo! Se submeta a Ele e deixe Ele fazer o que no podemos fazer e que precisa ser feito.

CONCLUSO
A obra de Cristo fundamental em nossas vidas,na verdade,o que Cristo faz hoje a continuao do que Ele fez no passado e parte integrande do que Ele vai fazer no futuro. muito imprtante lembrar que no somos a nca obra de Jesus hoje em dia.Existem muitas pessoas que Cristo quer encontrar,salvar,transformar e aperfeioar e Jesus conta conosco para realizar esta obra. Vamos ajud-lo?

21

ESCOLA DOMINICAL DE ITU Lio 11 A OBRA FUTURA DE JESUS


Introduo A obra futura de Cristo tem sido talvez a parte mais polmica e popular entre muitas pessoas nos ltimos tempos. Entretanto, muitos apenas focalizam na parte escatolgica (eventos do fim),na verdade,antes do final de tudo, Cristo continuar aperfeioando e completando a sua obra at a Sua vinda no ltimo dia. O que Cristo far no futuro vai afetar significativamente a maneira como vou viver e servir a Ele no presente.

I.

O QUE CRISTO NO FAR


A. H muitos ensinos e teorias equivocadas sobre a futura obra de Cristo. Elas no tem base na bblia,mas apenas em doutrinas e supersties humanas. a. Cristo no realizar todos os nossos desejos e ambies egostas (Mt 6:33) b. Cristo no vai estabelecer um reino terrestre milenar. 1. A Bblia afirma que Ele entregar o Reino e no comear um reino (1Co 15:24) 2. A Bblia afirma que Jesus j esta reinando hoje (Lc 22:29;Jo 18:36;Cl 1:13) 3. A Bblia afirma que Jesus no tem direito a um reino terrestre (Jr 22:30-Mt 1:11) c. Cristo no vir para salvar os procrastinadores 1. A Bblia ensina que devemos buscar a Deus enquanto h tempo (Is 55:6) 2. A Bblia afirma que aps a morte e na volta de Cristo os destinos j esto selados (2Ts 1:7-9;Hb 9:27) d. Cristo no vir secretamente para arrebatar alguns deixar outros (1Ts 4:14-16) e. Cristo no vai criar um paraso na terra (2Pe 3:9-10) f. Cristo no vai salvar a todos (No haver salvao universalista - todos de todas as crenas) 1. Ele vai separar os verdadeiros dos falsos cristos (Mt 13:36-43;47-52;25:31-46) 2. Ele vai separar os que creram Nele e o obedeceram dos incrdulos rebeldes (Mt 7:21-23;2Ts 1:7-9) B. A futura obra de Cristo claramente ensinada na Bblia. Ele no vir fazer o que alguns imaginam,pensam ou querem,mas o que O Pai determinar.

II.

O QUE CRISTO FAR


A. Cristo completar a obra que comeou em ns (Fp 1:6) B. Cristo recompensar a cada segundo as suas obras (Mt 16:27;Ap 22:12) C. Cristo voltar novamente. a. A Segunda vinda de Cristo uma certeza A promessa de Jesus (Jo 14:1-3; At 1:9-11). O testemunho dos apstolos (1Ts 4:16-17;2Ts 1:3-10;1Co 11:26).

b. O tempo da Segunda vinda de Cristo uma incerteza. (Mc 13:22;Mt 24:42-44). Por qu?Por que Deus no nos revelou este importante evento? c. A sua segunda vinda desencadear os eventos finais: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. A Ressurreio dos mortos (1Co 15:20-24;1Ts 4:14-16) A Transformao dos vivos (1Co 15:51,52;1Ts 4:17) O juzo final (2Tm 4:1;Jo 5:22;At 17:31) A destruio da terra (2pe 3:4-10;Ap 20:11) A destruio do Diabo e dos perdidos (Mt 25:41;1Ts 2:8;Ap 20:7-10;21:8) O Reino ser entregue a Deus (1Co 15:24-28) A eternidade comea (Ap 22:1-5) 22

ESCOLA DOMINICAL DE ITU


d. Como ser a vinda de Cristo? Pessoal (Jo 14:3;1Ts 4:16) Fsica (At 1:11) Visvel (At 1:11) Inesperada (Mt 25:1-13;1Ts 5:2;2Pe 3:10) Triunfante e Gloriosa (1Co 15:24-26;Mt 16:27;2Ts 1:7-9)

IMPLICAES E APLICAES DA FUTURA OBRA DE CRISTO PARA NS


1. As decises que tomamos hoje nesta vida determinaro a nossa vida futura por toda a
eternidade. Sejamos sbios nas decises que vamos tomar!

2. As condies desta vida (boas e ms) so transitrias. A condio da vida por vir ser eterna
e superior.

3. Na vinda de Cristo a histria chegar ao seu final,a sua consumao,os propsitos de


Deus sero cumpridos.

4. A natureza dos estados futuros muito mais intensa do que experimentamos nesta vida. O
sofrimento futuro(inferno) ser muito mais intenso. A felicidade e prazer ser muito mais intenso.

5. O cu ser muito mais do que ter prazer e alegria sem fim,mas principalmente a felicidade
de estar na presena de Deus para toda a eternidade sem nada para interferir.

6. A condenao do inferno no ser tanto um ato de um Deus vingativo e punitivo,mas o


resultado natural da escolha dos que rejeitaram a Cristo e abraaram uma vida de pecados e rebeldia contra Deus.

7. Todo cristo deve estar vigilante e ativo na obra do Senhor enquanto aguarda a volta do
seu Senhor. O Cu ser o descanso para os cansados!

8. Chegar o tempo que a verdadeira justia ser feita. Todo mal e justia ser punido e a f e
fidelidade sero recompensados.

9. A segunda vinda de Jesus e o juzo final so realidades certas, necessrio que a nossa
conduta diante de Deus tambm seja certa,isto ,viver segunda a vontade Dele.

10. A obra futura de Cristo no ser o fim do que era bom,mas o comeo do que ser
infinitamente superior!

23

ESCOLA DOMINICAL DE ITU Lio 12 A OBRA DE JESUS A NOSSA OBRA


Introduo Nestas lies temos aprendido que a obra de Jesus principal envolve pessoas.Tudo que Cristo fez,est fazendo e ainda far visa glorificar a Deus e aproximar as pessoas de Deus. O povo de Cristo herda ento a mesma obra Dele,como seguidores de Jesus devemos fazer tudo para glorificar a Deus e aproximar as pessoas mais perto de Deus .

I. A MISSO DE JESUS A NOSSA MISSO


A. Qual era a misso principal de Jesus? A Bblia nos ensina em Lucas 19:10 que Jesus veio buscar e salvar o perdido. B. Todos os milagres,todas as parbolas e ensinamentos,todo o esforo e sofrimento de Cristo visava cumprir esta misso. C. A igreja da mesma forma deve concentrar todos os seus esforos para fazer tudo para glorificar a Deus e aproximar as pessoas de Deus (Mt 28:18-20;Mc 16:15-16) D. Na sua opinio o que tem o potencial de desviar a igreja da misso de Jesus? Como evitar que isto acontea?

II. A PRIORIDADE DE JESUS A NOSSA PRIORIDADE


A.Observando nos Evangelhos vemos que Jesus era um homem que tinha prioridades bem estabelecidas para cumprir a sua misso. B.A prioridade maior de Jesus era fazer a obra de Deus (Jo 4:31-38).Nada distraia Jesus desta prioridade. C. Em nosso dia a dia fazemos muitas coisas, temos muitos compromissos, temos muitos trabalhos, mas nem todos esto focalizados em realizar a obra de Deus e de Jesus. D. A Bblia ensina que a igreja de Jesus tambm deve priorizar fazer a vontade de Deus e realizar a obra Dele. 1. Deus deve ser a prioridade em nossos pensamentos (Fp 4:8;Mt 6:33) 2. Deus deve ter a prioridade em nossos relacionamentos (Lc 14:25-33) 3. Deus deve ter a prioridade de nossos investimentos (Mt 6:19-21,24) 4. Deus deve ter a prioridade de nossos esforos (Mc 12:28-34) E.Muitas igrejas priorizam outras coisas,investem em outras reas e realizam outras obras,mas no a de Deus e Jesus. Somos verdadeiramente igreja de Cristo se partilhamos das mesmas prioridades de Cristo.

III. A AMBIO DE JESUS A NOSSA AMBIO


A.Uma coisa marcante sobre a pessoa de Jesus notvel era a sua simplicidade e humildade. Jesus no era um homem governado por ambies materialistas egostas,pelo contrrio, Ele as condenou veemente (Mt 6:24;13:22). B.Mas Jesus tinham uma grande ambio espiritual e ministerial que impulsionava sua obra na terra. Voc sabe qual era a ambio de Jesus? C. Resposta: Converter o mundo! (Mc 16:15-16;Mt 28:18-20;Lc 24:47;At 1:8) D. Jesus veio para morrer e salvar o mundo perdido,de todas as raas,tribos,lnguas e culturas. Jesus no monoplio da nossa cultura Ocidental, mas Jesus globalizado.(Gl 3:28;Ap 5:9;14:6) E.Jesus veio para salvar a todos, Jesus nunca ficou lidando com dilemas de quantidade X qualidade. Ele veio para todos,em todos os lugares. (Mt 11:28-30) F. Da mesma forma a igreja no seleciona a quem vai servir e pregar,mas todos so chamados e bem vindos. Cada um pela sua atitude estabelecer sua prpria seletividade (Mt 13:1-9)

24

ESCOLA DOMINICAL DE ITU IV. A FORA DE JESUS A NOSSA FORA


A. Vemos em Jesus algum determinado e bem sucedido em cumprir a sua misso. Jesus enfrentou inimigos
poderosos,sofreu perseguio popular e decepes com seu prprio grupo de seguidores. Como conseguia lidar com tudo isto? De onde vinha a fora para vencer estes desafios? B. Jesus tinha um profundo,constante e amoroso relacionamento com Deus. A sua fora vinha da vida de intima comunho diria com Deus. (Mc 1:35;Lc 22:41) C. A obra de Deus desafiadora,vai exigir muito de ns,por isso muitos a negligenciam,no querem sofrimento e dificuldades. Jesus sempre mostrou a dificuldade da obra (Mt 5:11,12;10:23;Jo 15:20),mas tambm Jesus mostrou em seu prprio exemplo que a fora viria do Senhor (Sl 28:7;Is 40:31;Mt 17:21) D. Deus a nossa fonte permanente de poder para vencer os desafios da vida e da obra de Deus em nossas vidas (Ef 3:20-21)

CONCLUSO
Ns somos a obra de Cristo,somos a sua obra de arte de valor inestimvel para Ele. Ele pagou o preo mais caro,Ele sofreu a dor maior e Ele desfruta tambm da alegria maior quando somos fiis. A Obra maior de Cristo em voc e atravs de voc!

25

You might also like